Sie sind auf Seite 1von 37

Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva no Estado de Gois, Brasil

Relato preparado para o Banco Mundial, baseado no trabalho do consultor e nos documentos gerados pela Superintendncia de Ensino Especial, da Secretaria de Educao do Estado de Gois.

Romeu Kazumi Sassaki Consultor de educao inclusiva

Brasil - 2004

Sumrio
1. A EDUCAO INCLUSIVA NO BRASIL 1.1 Apresentao da educao inclusiva no Brasil. 1.2 Antes da experincia inclusiva do estado de Gois. 2. A EXPERINCIA INCLUSIVA DO ESTADO DE GOIS 2.1 Histrico. 2.2 Dados da situao inicial em 1999 e planejamento das aes inclusivas. 2.3 Princpios da educao inclusiva adotados no estado de Gois. 2.4 Argumentos da poltica inclusiva defendidos no estado de Gois. 2.5 Apresentao da educao inclusiva no estado de Gois. 2.5.1 - Diretrizes do Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva. 2.5.2 - Aes bsicas do Programa Estadual. 2.5.3 - Interfaces e parcerias do Programa Estadual. 2.6 - Desenvolvimento do Programa Estadual. 2.6.1 - Implementao das aes bsicas. A Escolas inclusivas. B Unidades de referncia. C Atendimento educacional hospitalar. D Metodologias e recursos especiais. E Interfaces e parcerias. 2.6.2 - Implementao de projetos nas escolas. A Projeto Escola Inclusiva . B Projeto Depende Ns. C Projeto Hoje. D Projeto R-Fazer. E Projeto Unidades de Referncia. F Projeto Caminhar Juntos. G Projeto Comunicao. H Projeto Despertar. I Projeto Espao Criativo . J Projeto Prevenir. 4 4 5 5 5 6 8 9 9 10 11 11 12 12 12 12 13 14 14 14 14 15 15 16 16 16 16 17 17 17

2.6.3 - Operacionalizao Anual do Programa Estadual. A - Sensibilizao (ano 1999). B - Implantao (ano 2000). C - Expanso (ano 2001). D - Consolidao (ano 2002). 2.7 Processo de avaliao do Programa Estadual. 3. CONCLUSO 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 ANEXOS Anexo 1. Anexo 2. Anexo 3. Anexo 4. Anexo 5. Anexo 6. Anexo 7. Anexo 8. Anexo 9. Anexo 10. Anexo 11. Anexo 12. Anexo 13. Anexo 14. Capacitao em 1999. Capacitao em 2000. Capacitao em 2001. Capacitao em 2002. Capacitao em 2003. Demonstrativo do Resultado Geral do Programa Estadual (1999-2003). Demonstrativo das escolas estaduais e municipais includas no Programa Estadual. A incluso escolar de Leonardo. A incluso escolar de Luiz. A incluso escolar de Natlia. A incluso escolar de Fernando. A incluso escolar de Viviane. Legislaes estadual e federal em vigor no perodo de 1953 a 1998. Programa Federal Educao Inclusiva Direito Diversidade. - Reflexes sobre os aspectos positivos e as limitaes. - Avanos obtidos e fatores determinantes para o sucesso do Programa Estadual. - Futuros desdobramentos e desafios ao Programa Estadual. - Sustentabilidade do Programa Estadual ao longo das futuras administraes governamentais. - Exemplaridade do Programa Estadual para outros estados brasileiros ou pases.

18 18 18 19 19 19 20 20 20 21 22 24 25 26 26 26 27 28 28 28 30 30 31 31 31 33 34

CAPTULO 1 A EDUCAO INCLUSIVA NO BRASIL 1.1 - Apresentao da Educao Inclusiva no Brasil


O tema Educao Inclusiva no Brasil comeou a ser debatido nos trs primeiros anos da dcada de 90, portanto antes do primeiro documento internacional que tratou especificamente do tema - a Declarao de Salamanca e Linhas de Ao sobre Educao para Necessidades Especiais (aprovada em junho de 1994, em Salamanca, Espanha ). Os debates ocorriam em reunies com poucos educadores que j vinham introduzindo, em suas escolas comuns, a prtica de pelo menos alguns dos princpios da educao inclusiva. E uma parte muito pequena dos debates comeou a aparecer na literatura, geralmente aps sua apresentao em palestras sobre incluso escolar de alunos com deficincia. A propsito, antes da Declarao de Salamanca, havia pouca clareza a respeito da diversidade do alunado como parmetro do processo inclusivo. Naquela poca, muitos acreditavam que a educao inclusiva se referia apenas aos alunos com deficincia (fsica, mental, visual, auditiva e mltipla). E tambm havia entre ele s o entendimento de que o termo necessidades especiais abrangia to somente os diversos tipos de deficincia. O Brasil poderia ter iniciado em grande escala o movimento pela educao inclusiva j em 1994, mas isso no ocorreu devido, possivelmente, a um fato inusitado. Os educadores que, desde o final de 1994 (1 edio) at depois de 1997 (2 edio), tiveram acesso traduo oficial da Declarao de Salamanca no tomaram conhecimento dos conceitos pertinentes Educao Inclusiva quanto a definies, filosofia, princpios, metodologias, polticas, procedimentos etc. Pois a referida publicao continha expresses como: integrao, educao integradora (integrada), princpio da integrao, orientao integradora, sociedade integradora, ensino integrador, escolarizao integradora e polticas integradoras. Na verso original em ingls constam os seguintes termos, respectivamente: incluso, educao inclusiva, princpio da incluso, orientao inclusiva, sociedade inclusiva, ensino inclusivo, escolarizao inclusiva e polticas inclusivas. Apesar desse fato e graas em parte aos educadores que estudaram o texto em ingls da Declarao de Salamanca, o movimento pela educao inclusiva prosseguiu, de incio vagarosa e relutantemente. Hoje, ele um fato consumado em todo o Brasil, embora no necessariamente envolvendo todas as escolas comuns. Inmeros eventos sobre educao inclusiva foram realizados em todo o Pas. A bibliografia especfica hoje vastssima. Vrios consultores foram contratados por escolas pblicas e privadas e por secretarias estaduais e municipais e instituies sociais particulares, para agilizar o movimento inclusivo. Um fato sintomtico foi o surgimento, nos ltimos quatro anos, de uma enorme quantidade de trabalhos de concluso de curso, seja na graduao seja na especializao e no mestrado ou doutorado, apresentados por estudantes que escolheram a Educao Inclusiva como tema central.

1.2 - Antes da experincia inclusiva do estado de Gois


Em outras palavras, o incio do movimento inclusivista no estado de Gois em 1999 foi o ponto final de uma longa prtica da Educao Especial como um sistema paralelo ao sistema regular de ensino, prtica essa que foi respaldada em leis e polticas pblicas, tanto federais quanto estaduais, bem como em 45 anos de prticas integrativas realizadas em Gois por iniciativas governamentais e particulares. Um breve histrico legislativo desse perodo apresentado no Anexo 13 - Legislaes estadual e federal em vigor no perodo de 1953 a 1998. Ressalte-se que em 1999 foi dado o incio do processo de incluso escolar em Gois, tendo o mesmo sido implementado, com todos os seus ingredientes, at 2002 (ltimo ano do governo estadual). Isto significa dizer que, do ponto de vista qualitativo, o processo inclusivo foi implementado completamente nas escolas tornadas inclusivas. Nesses 4 anos, como optamos desde 1999 pela abordagem gradual transformao das escolas estaduais em escolas inclusivas, o processo inclusivo, do ponto de vista quantitativo, atingiu apenas as escolas estaduais que decidiram tornar-se inclusivas. No segundo mandato do governador do estado de Gois (20032006), o processo inclusivo prosseguiu mantendo essa qualidade nas escolas j inclusivas e estendendo-a s demais escolas estaduais que passaram, aos poucos, a ser inclusivas. Em todo o Brasil, tem havido uma polmica entre duas opes: a educao inclusiva deve ser implementada compulsoriamente em todas as escolas de cada Secretaria de Educao (estadual ou municipal) ou ela deve ser decidida por cada unidade escolar? O Governo de Gois escolheu a segunda opo e est feliz com os resultados. Aquelas escolas que inicialmente decidiram no ser inclusivas esto agora aos poucos tornando-se inclusivas mediante adeso espontnea ao Programa Estadual aps verem os bons resultados demonstrados pelas escolas inclusivas.

CAPTULO 2 A EXPERINCIA INCLUSIVA NO ESTADO DE GOIS 2.1 - Histrico


A experincia inclusiva no Estado de Gois foi oficialmente iniciada pelo Governo em 1999, atravs da Superintendncia de Ensino Especial, na Secretaria de Educao. No ano anterior, aconteceu um dos mais importantes eventos ocorridos at ento no campo educacional voltado a alunos com deficincias: o Frum Estadual de Educao de Gois. O evento aconteceu em Goi nia por iniciativa da hoje extinta Fundao da Criana, do Adolescente e da Integrao do Deficiente (Funcad) em parceria com a Universidade Catlica de Gois, a Secretaria Municipal de Educao de Goinia e outros. No frum foi exaustivamente discutido pelo pblico o documento preliminar Uma Nova Proposta Educacional com Base nos Princpios da Incluso. Este documento ge rou enorme interesse e compromisso, em 1999, por parte da Superintendncia de Ensino Especial, que criou, treinou e manteve, durante todo seu mandato 5

(1999-2002), uma equipe tcnica especializada em incluso escolar. O imenso desafio de se proporcionar, em Gois, uma educao de alta qualidade sem excluir um nico aluno foi denominado Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva (ou simplesmente: Programa Estadual).

A logomarca do Programa Estadual consiste do desenho estilizado da mo humana, um smbolo milenar das diferenas individuais, pois na afirmativa popular os dedos da mo no so iguais. Nesta logomarca, a mo focaliza nossa ateno na diversidade humana e nas diferenas individuais dentro do universo escolar. Ns trabalhamos baseados no princpio de que cada aluno diferente, como tambm so diferentes os professores, as famlias, as unidades escolares. A mo na logomarca a esquerda, indicando a nossa crena de que a verdadeira incluso acontece pelas vias do corao e de que o portal de entrada a eliminao da barreira mais difcil, a barreira atitudinal. Acreditamos que a incluso acontece pela compreenso dos direitos iguais, pela aceitao da diversidade humana e pelo respeito s diferenas individuais. Aberta e espalmada, a mo sinaliza algum que d boas-vindas a todos os alunos, partilha com eles, ensina-os e aprende deles a conviver e a conhec- los, e a transformar cada complexa tessitura que envolve o ser humano em valiosas oportunidades de experincia de aprendizagem pessoal e coletiva.

2.2 - Dados da situao inicial em 1999 e planejamento das aes inclusivas


Iniciou-se o Programa Estadual recebendo a seguinte situao real: Dos 242 municpios goianos da poca (hoje so 246), apenas 77 ofereciam algum tipo de atendimento educacional s pessoas com deficincia. Assim, 165 municpios encontravam-se sem oferecer atendimento de ensino especial. Havia em todo o estado 52 escolas especiais, sendo 12 na capital e 40 no interior, que atendiam 5.767 alunos. Havia 138 classes especiais, sendo 31 na capital e 107 no interior, 6

que atendiam 1.283 alunos. Havia 159 salas de recursos pedaggicos, sendo 34 na capital e 125 no interior, que atendiam 2.469 alunos. Portanto, estavam envolvidos no conjunto desses atendimentos cerca de 9.000 educandos. Era um nmero extremamente pequeno em relao demanda estimada (100.000 alunos). Como se chegou ao nmero 100.000? Tomando os ndices da Organizao Mundial da Sade, segundo a qual 10% da populao possuiriam algum tipo de deficincia, o Estado de Gois, com cerca de 4 milhes de habitantes, teria aproximadamente 400 mil pessoas com deficincia. Na poca, as unidades escolares tinham pelo menos 1 milho de estudantes, dos quais, portanto, 100 mil deveriam ser alunos com deficincia. Diante de tal realidade situacional, procedemos ao planejamento das aes entendendo que a magnitude do desafio no comportaria transformaes abruptas, radicais e impositivas. Portanto, para construir o Programa Estadual, levou-se em considerao as recomendaes estabelecidas em documentos internacionais e brasileiros, bem como em publicaes em portugus, conforme seguem:

Documentos internacionais estudados pela Superintendncia de Ensino Especial em 1999: Declarao de Cuenca (1981); Declarao de Sundberg (1981); Anais da XXIII Conferncia Sanitria Pan-Americana (1990); Declarao Mundial sobre Educao para Todos (1990); Anais do Seminrio sobre Polticas, Planejamento e Organizao da Educao Integrada para Alunos com Necessidades Especiais (1992); Declarao de Santiago (1993); Declarao de Salamanca (1994); Carta para o Terceiro Milnio (1999). Documentos brasileiros estudados pela Superintendncia de Ensino Especial em 1999 Constituio da Repblica Federativa do Brasil (de 5-10-88); Constituio do Estado de Gois (1989); Resolues do Conselho Nacional de Educao (vrias datas); Resolues do Conselho Estadual de Educao (vrias datas); Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n 9.394, de 20-12-96); Lei Complementar n 26, do Governo de Gois (1998); Poltica Nacional de Educao (Lei n 10.172, de 9-1-01); Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069, de 13-7-90). Publicaes em portugus consultadas pela Superintendncia de Ensino Especial em 1999 Anais do 2 Encontro sobre Incluso: Qualidade de Ensino para Todos. (So Paulo: Grupo 25, 1999). A Nova LDB e a educao especial. Rosita Edler Carvalho (Rio de Janeiro: WVA, 1999); Educao Especial em Gois (Goinia: Secretaria Estadual de Educao, c1994); Educando o Ser Humano: Uma Abordagem da Psicologia Humanista. Zenita Cunha Ghenther (Campinas: Mercado das Letras, 1997).

Incluso: Construindo uma Sociedade para Todos. Romeu Kazumi Sassaki (Rio de Janeiro: WVA, 1997); Incluso: Um Guia para Educadores. Susan Stainback & William Stainback (Porto Alegre: Artmed, 1999).

2.3 - Princpios da educao inclusiva adotados em Gois


Incluso Escolar. Uma das condies para que a educao se efetive que o sistema de ensino deve adequar-se ao aluno e no o inverso. A incluso escolar parte do princpio de que todas as crianas podem aprender juntas e de que todas elas se beneficiam e aprendem melhor quando lhes oferecida a oportunidade de aprender uma da outra em um ambiente aberto e estimulador. Equiparao de Oportunidades. As oportunidades educacionais devem ser proporcionadas a qualquer aluno em escolas tornadas acessveis nas seis dimenses de acessibilidade: atitudinal, arquitetnica, metodolgica, instrumental, comunicacional e programtica. Necessidades Especiais . Cada segmento da diversidade humana pode apresentar necessidades peculiares, que variam de acordo com cada pessoa e a situao na qual ela se encontre. Diferenas Individuais . No h duas pessoas iguais e todas tm o direito de serem o que so e de serem respeitadas em suas diferenas. Estilo de Aprendizagem. Cada aluno tem o direito de aprender usando o seu estilo de aprendizagem, motivo pelo qual todo professor precisa preparar suas aulas em formatos que atinjam todos os estilos de aprendizagem: o visual, o auditivo, o artstico, o cinestsico e todas as combinaes destes quatro estilos. Inteligncias Mltiplas . Todas as pessoas tm mltiplas inteligncias e deve ser assegurada a cada pessoa possibilidade de utilizar esse conjunto de inteligncias para estudar, preparar projetos, realizar tarefas, brincar etc. Educao de Qualidade . O sistema de ensino deve oferecer a cada aluno oportunidades que o ajudem a realizar seus interesses, expectativas, sonhos e objetivos de vida. Plano Individualizado de Educao . Cada aluno com necessidades especiais tem direito a um plano de ensino que contribua para que aprenda e progrida atingindo seus objetivos individuais. Diversidade Humana . O sistema de ensino deve receber todas as pessoas, independentemente de seus atributos tnicos, raciais, culturais, lingsticos, sexuais, fsicos, mentais, sensoriais e outros. Empoderamento. O aluno constri seu saber, fazendo uso do poder de escolher, de decidir e de assumir o controle de sua situao de aprendizagem. O desafio da educao inclusiva est claramente baseado nas leis e nos regulamentos de acordo com os quais a prtica da segregao injusta. Em consonncia com a poltica educacional do Governo de Gois e a legislao vigente, a Superintendncia de Ensino Especial elaborou o presente programa de ao, com fundamento nos princpios de uma educao para todos, tendo como valores a eqidade, o dinamismo, a parceria, 8

o compromisso e a busca contnua de excelncia nos diversos nveis de ensino. Estes valores facilitam a preparao de cada aluno para o desempenho de seus papis sociais como pessoa e como cidado. As estruturas, os programas e os projetos devem assegurar todo apoio tanto aos profissionais como aos alunos, e devem ser realizados de forma consistente com a poltica inclusiva, ou seja, valorizando o empenho na eqidade e o acesso qualidade do ensino. Isto requer um desenvolvimento contnuo de melhores resultados para as pessoas com necessidades educacionais especiais e a criao de escolas mais eficazes para todos. O Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva, que um elemento significativo para a construo de um sistema educacional que celebre a diversidade humana e considere as diferenas individuais em seus anseios e necessidades, espossui cinco aes bsicas.

2.4 Argumentos da poltica inclusiva defendidos em Gois


Trs principais argumentos deram sustentao poltica inclusiva goiana. Direitos Humanos. Todas as crianas tm o direito de aprender e brincar juntas. As crianas no devem ser desvalorizadas ou discriminadas e nem excludas ou separadas por causa da sua deficincia ou dificuldade de aprendizagem. No h razes legtimas para separar as crianas uma da outra. Educao de Qualidade. As pesquisas mostram que as crianas atuam melhor, tanto academicamente quanto socialmente, em ambientes formados pela diversidade humana. No h um bom ensino ou atendimento em uma escola segregada que no possa existir em uma escola inclusiva. A educao inclusiva consiste em usar mais eficientemente os recursos educacionais. Bom sentido social. A segregao ensina as crianas a serem receosas, estimula o alheamento e alimenta o preconceito, enquanto que a incluso tem potencial para reduzir receios e construir amizade, respeito e compreenso. Todas as crianas necessitam de uma educao que as ajude a desenvolver relacionamentos e a preparar-se para a vida na sociedade. Este foi o mago do Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva.

2.5 Apresentao da educao inclusiva no Estado de Gois

O Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva foi concebido respeitando princpios inspirados no paradigma da incluso social. As aes bsicas deste Programa Estadual foram planejadas e executadas em interfaces e parcerias estabelecidas com a Superintendncia de Ensino Especial, da Secretaria de Estado da Educao, conforme segue.

2.5.1 - Instrues para o Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva (o Programa Estadual)
A incluso escolar, praticada a partir de 1999, o processo de adequao da realidade das escolas realidade do alunado que, por sua vez, deve representar toda a diversidade humana. A nenhum tipo de aluno fo i recusada a sua matrcula nas escolas inclusivas. As escolas passaram a ser chamadas inclusivas no momento em que decidiram aprender com os alunos o que deve ser eliminado, modificado, substitudo ou acrescentado nas seis reas de acessibilidade (arquitetnica, atitudinal, comunicacional, metodolgica, instrumental e programtica), a fim de que cada aluno pudesse aprender pelo seu estilo de aprendizagem e com o uso de todas as suas inteligncias. As seguintes instrues foram estabelecidas para o Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva: Desenvolver escolas abertas para a diversidade humana e no para as pessoas com deficincia somente. Adotar o conceito mais amplo de necessidades educacionais especiais, decorrente do conceito de diversidade humana. Capacitar os agentes multiplicadores que, por sua vez, capacitariam as demais pessoas. Adotar o processo gradativo, comeando pelas escolas que espontaneamente desejassem tornar-se inclusivas. Implantar as seis dimenses de acessibilidade (arquitetnica, atitudinal, metodolgica, instrumental, comunicacional e programtica) nas escolas inclusivas. Prover os multiplicadores com materiais de capacitao. Prover os professores e pais com recursos que facilitem sua atuao junto a alunos e filhos. Montar uma rede de apoio em todo o estado para assessorar, acompanhar, ajudar, ensinar e incentivar as escolas inclusivas.

Em conseqncia dos desenvolvimentos acima descritos, teve incio em 1999 a experincia de educao inclusiva no Estado de Gois, sob a direo da Superintendncia de Ensino Especial, cuja estrutura organizacional foi reformulada conforme mostrado abaixo: Gabinete do Superintendente de Ensino Especial, que coordena duas Assessorias e dois Departamentos. Cada Departamento possui duas Divises. Assessoria Administrativa. Assessoria Tcnica. Departamento Pedaggico: o Diviso de Apoio s Instituies. o Diviso de Acompanhamento de Projetos e Parcerias. Departamento de Aes Institucionais: 10

o Diviso de Apoio Formao de Professores. o Diviso de Apoio ao Educando. O Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva foi planejado para promover, no perodo de 1999 a 2002, o processo de mudana no sistema de ensino tendo como objetivo a implementao dos seguintes princpios da educao inclusiva:

2.5.2 - Aes bsicas do Programa Estadual


Implantao de escolas inclusivas. Implementao de unidades de referncia. Implantao do atendimento educacional hospitalar. Implementao de metodologias e recursos especiais. Desenvolvimento de interfaces e parcerias.

Estas aes delinearam a filosofia de uma poltica de educao inclusiva abrangente e positiva, baseada no conceito de equiparao de oportunidades dentro da diversidade humana, ou seja, sem discriminao quanto a inmeros atributos, tais como: raa, gnero, classe social, deficincia ou dificuldade de aprendizagem. Outras informaes sobre estas aes bsicas encontram-se no item 2.6.1 Implementao das aes bsicas , mais adiante.

2.5.3 - Interfaces e parcerias do Programa Estadual


Devido viso inclusivista do mandato governamental (1999-2002), a Superintendncia de Ensino Especial entendeu, desde o incio, que as escolas estaduais no se tornariam inclusivas se o rgo, sozinho, quisesse implantar o Programa Estadual. Evidentemente, esse Programa precisaria ser entendido e aprovado, antes de tudo, por duas autoridades do Governo de Gois: o prprio Governador e a Secretria de Educao, os quais ofereceram total apoio durante o mandato. Assim, desenvolvemos muitas atividades estabelecendo interfaces e parcerias. Interfaces. O trabalho em interface significa que nele esto envolvidos subsistemas de um mesmo sistema. Por exemplo, considerando o sistema Governo do Estado de Gois, vrios de seus subsistemas trabalharam em estreita colaborao, cada um realizando o que lhe prprio em benefcio de um nico objetivo (a implantao do Programa Estadual). Assim, tivemos um trabalho conjunto envolvendo as demais Superintendncias centrais e as Subsecretarias Regionais de Educao, alm das outras Secretarias estaduais (Sade, Obras Pblicas, Transportes, Assistncia Social etc.). Parcerias . J o trabalho em parceria consiste em estabelecer colaborao entre sistemas distintos ou entre subsistemas pertencentes a sistemas distintos. Assim, a Superintendncia de Ensino 11

Especial, juntamente com as Subsecretarias Regionais de Educao, trabalhou com a comunidade, envolvendo principalmente as organizaes de pessoas com deficincia, empresrios, rgos municipais e outros. Por exemplo, em 2001, vrias prefeituras municipais participaram do Encontro Estadual de Secretrios Municipais de Educao a fim de conhecerem o programa estadual de educao inclusiva e, em 2002, muitas delas assinaram o Termo de Acordo a fim de, juntamente com o Estado, transformarem suas escolas municipais em inclusivas. Outros detalhes desta parceria esto relatados no item 2.6.3 - D - Consolidao (ano 2002). Ver tambm o ANEXO 7 Demonstrativo das escolas estaduais e municipais includas no Programa Estadual.

2.6 - Desenvolvimento do Programa Estadual


O Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva constou de cinco aes bsicas, que foram assim executadas:

2.6.1 Implementao das aes bsicas.


A Escolas inclusivas. Escolas inclusivas so escola s comuns tornadas inclusivas. As escolas inclusivas foram norteadas por uma filosofia de aceitao das diferenas individuais, o que exigiu a reformulao Projeto Poltico-Pedaggico da escola nos seguintes termos: observncia dos princpios de uma educao inclusiva; disponibilidade de currculos amplos e flexveis; disponibilidade de servios de apoio a todos os professores; organizao de prticas reflexivas pelos membros do trabalho em equipe e adoo de critrios e procedimentos flexveis na avaliao da aprendizagem dos alunos. Para a viabilizao desta ao bsica, foi necessria a realizao de ciclos de estudos, cursos de treinamento, encontros pedaggicos, seminrios regionais, congressos estaduais e outros eventos. As escolas inclusivas adotaram metodologias apropriadas que garantissem o acesso dos educandos ao sistema educacional, modificado de acordo com o conceito de Desenho Universal, nas seguintes dimenses de acessibilidade: arquitetnica, instrumental e comunicacional. Os profissionais que trabalham em escolas inclusivas repensaram suas prticas pedaggicas e, sobretudo, aceitaram as diferenas individuais inerentes aos seres humanos como uma oportunidade para experincias de mtua aprendizagem. A avaliao do processo de aprendizagem dos alunos foi constante e participativa, envolvendo toda a comunidade escolar na construo do Projeto Poltico-Pedaggico. As escolas inclusivas foram implantadas e/ou implementadas de maneira gradativa, em conformidade com os seguintes critrios: Situao geogrfica, condies estruturais, condies de funcionamento, situao metodolgica, profissionais da escola inclusiva, projeto polticopedaggico, envolvimento da famlia e organizao de turmas. B Unidades de referncia.

12

As unidades de referncia so as antigas escolas especiais estaduais redefinidas em seu objetivo ou misso. As unidades de referncia incluem os atuais Centros de Ensino Especial e os Centros de Apoio Pedaggico, que foram transformados em trs setores dentro de cada unidade, tendo suas funes e atribuies reformuladas numa perspectiva inclusiva: Setor de Reabilitao No-hospitalar, destinado a oferecer atendimento a crianas, jovens e adultos que necessitarem de reabilitao no-hospitalar. Setor de Apoio Pedaggico, destinado a oferecer servios de apoio aos professores e/ou aos alunos das escolas inclusivas, oferecendo-lhes materiais didticos e pedaggicos, recursos tecnolgicos e instrucionais etc. Setor de Ensino Especial, destinado para oferecer atendimentos pedaggicos, atividades da vida diria e socializao aos alunos com deficincia (fsica, mental ou sensorial), cujo grau de severidade no lhes possibilita freqentarem uma classe comum por enquanto.

As unidades de referncia tm, entre outras atribuies: (1) dar suporte tcnico e instrucional aos profissionais das escolas inclusivas, orientando-as na elaborao de materiais didticos e recursos inerentes s especificidades dos educandos; (2) monitorar; (3) acompanhar e (4) avaliar o trabalho pedaggico num processo contnuo e sistemtico, com o objetivo de verificar a efetividade das aes realizadas; e (5) executar aes de preveno, habilitao/reabilitao no-hospitalar e outras em interface com rgos das reas de sade, assistncia social, previdncia, trabalho e justia, bem como em parceria com entidades da comunidade. As unidades de referncia so administradas, obedecendo aos critrios de situao geogrfica e de condies estruturais.

C Atendimento educacional hospitalar. Conforme a Resoluo n 41 (13 de outubro de 1995), do Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente, o atendimento educacional hospitalar um direito de toda criana ou adolescente que, devido s suas condies especiais de sade, esteja hospitalizada. Este atendimento dado em continuidade ao ensino dos mesmos contedos curriculares prprios de cada faixa etria, levando esses alunos a sanarem dificuldades de aprendizagem e/ou oportunidade de aquisio de novos contedos e garantindo o acesso da criana ou do adolescente aos direitos previstos na Lei Orgnica da Sade e na Lei da Educao Nacional. O atendimento educacional hospitalar tem o objetivo de garantir a retorno de uma criana hospitalizada ou acamada em casa para a mesma sala de aula em escola inclusiva onde ela estudava, graas ao atendimento de suas necessidades educacionais nos mesmos contedos que seus colegas de classe estiverem estudando. Este servio preserva suas conexes com os colegas de turma. Ver mais sobre este atendimento no item C Projeto Hoje e tambm no Anexo 12 A Incluso Escolar de Viviane.

13

D Metodologias e recursos especiais. Esta ao bsica corresponde ao desenvolvimento de todo o suporte didtico, pedaggico e informacional necessrio implementao da poltica de educao inclusiva, formando uma rede de apoio incluso. Esse suporte estruturado em equipes multiprofissionais, centros de apoio pedaggico, aes comunitrias de acompanhamento, informao pblica, conscientizao, de modo a conectar esforos locais conforme o crescente campo da educao inclusiva. Esta ao tambm estruturada em forma de projetos, beneficiando vrios setores escolares ou comunitrios a fim de abrir espaos de incluso para todas aquelas crianas, adolescentes e jovens que ainda estavam, at ento, fora das escolas. Estes servios foram disponibilizados para escolas inclusivas e unidades de referncia em todas as Subsecretarias Regionais de Educao e em todos os seus respectivos municpios circunscritos.

E Interfaces e parcerias. Esta ao bsica refere-se forma moderna de administrar programas, projetos e servios, ou seja, atravs de interfaces e parcerias com rgos e instituies, evitando-se assim a duplicidade de esforos, com a conseqente minimizao de custos e maximizao de resultados. O estabelecimento, a consolidao e a articulao de interfaces e parcerias foram conduzidos pela Superintendncia de Ensino Especial e demais rgos gestores de polticas pblicas, bem como por rgos e entidades de sociedade civil. Ver mais sobre este tpico no item 2.5.3 Interfaces e parcerias do Programa Estadual .

2.6.2 Implementao de projetos nas escolas.


Dez projetos foram executados nas escolas inclusivas apoiadas pelo Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva. Cada um deste projetos tem as suas metas especficas, mas todos eles tm em comum a capacidade de atrair mais e mais crianas e jovens adultos que haviam abandonado a escola ou que nunca tiveram a oportunidade de matricular-se numa escola.

A Projeto Escola Inclusiva. A escola inclusiva uma escola aberta para TODOS, ela acolhe as diferenas. onde todos aprendem juntos, pois a aprendizagem cooperativa e a famlia parceira insubstituvel no processo de ensino e aprendizagem. onde se trabalha a eqidade nas relaes interpessoais para que contribuam para a construo de uma sociedade justa e solidria, cujos valores so: aprendizado cooperativo, busca de identidade, dignidade humana, exerccio da cidadania, direito de pertencer e celebrao das diferenas.

14

A implantao deste projeto foi gradativa considerando a remoo das barreiras arquitetnicas, atitudinais, comunicacionais, metodolgicas, instrumentais e programticas. Inicialmente, foram implantadas 315 escolas inclusivas estaduais, o que exigiu: (1) preparao de professores de salas de aula, professores de recurso, profissionais dos Setores de Apoio Incluso; (2) coleta de relatos de experincias inclusivas; (3) orientao sobre adaptaes curriculares, estilos de aprendizagem, inteligncias mltiplas; (4) realizao de encontros pedaggicos e ciclos de estudos; (5) realizao de cursos de mediao de prticas pedaggicas. Ver mais sobre este projeto no item 2.6.1 A Escolas inclusivas .

B Projeto Depende de Ns. Consiste num trabalho socioeducativo para dar apoio s famlias, visando contribuir na orientao e no aumento da conscincia a respeito dos seus direitos e deveres na educao dos filhos. Este trabalho fortalece valores socioafetivos, mostrando a importncia das famlias no processo ensino-aprendizagem e a influncia delas na vida escolar dos alunos. O projeto tambm ajuda a estender a educao queles segmentos sociais ainda marginalizados e serve como um importante espao para os pais apresentarem suas reclamaes e sugestes. Aes executadas: Encontros mensais com as famlias. Capacitao das famlias em Libras e braile. Elaborao de textos para estudo e orientao s famlias das escolas inclusivas e das unidades de referncia. Preparao do instrumental Plano Individualizado de Educao para efetivar a participao pedaggica das famlias.

C Projeto Hoje. Atravs deste projeto, a escola inclusiva se estende a um hospital ou ao domiclio do aluno. O atendimento educacional hospitalar prestado organizando-se aulas nos hospitais, com a autorizao da Secretaria Estadual de Educao/Superintendncia de Ensino Especial. Ver mais sobre este projeto no item 2.6.1 C Atendimento educacional hospitalar. O atendimento educacional domiciliar oferecido nos casos em que os alunos apresentam condies de sade de tal monta que no lhes permitem comparecer escola ou ser hospitalizados. Ver o ANEXO 12 A Incluso Escolar de Viviane. Foram executadas as seguintes aes: 8 grupos hospitalares na capital goiana (Hospital Jorge Arajo, Albergue ACCG, Hospital das Clnicas - Pediatria, Hospital das Clnicas Hemodilise, Hospital das Clnicas Ortopedia, Casa de Apoio So Luiz). 1 grupo hospitalar no interior (Itumbiara). Alguns atendimentos educacionais domiciliares.

15

D Projeto R -Fazer. uma proposta de atendimento educativo destinada s pessoas com autismo e outros atrasos do desenvolvimento. Seu principal objetivo o de estruturar um programa educativo que permita desenvolver as possibilidades e competncias, favorecendo aquisio de conhecimentos, melhoria na comunicao, bem-estar emocional e interao social, o que aproximar alunos autistas do mundo das relaes significativas e garantir um melhor resultado nas classes inclusivas. Para propiciar o atingimento desse objetivo principal do projeto, foram preparadas 37 salas, sendo 13 na capital e 24 no interior, para receber 74 turmas de alunos autistas. Ver o ANEXO 9 A Incluso Escolar de Luiz.

E Projeto Unidades de Referncia. Este projeto visa contribuir para o processo de implantao da educao inclusiva, mediante a redefinio das escolas especiais estaduais que havia antes de 1999. As unidades de referncia atendem alunos com deficincias muito severas. Aquelas poucas escolas especiais foram redefinidas pelo Programa Estadual para darem seu lugar a unidades de referncia. Ver mais sobre este projeto no item 2.4.1 B Unidades de referncia. Ver o ANEXO 11 A Incluso Escolar de Fernando.

F Projeto Caminhar Juntos. Consiste no estabelecimento de parceria entre a Secretaria Estadual de Educao e Secretarias Municipais de Educao por todo o estado de Gois, a fim de implantar escolas inclusivas dentro do sistema educacional municipal. Atravs de parcerias oficiais, a Superintendncia de Ensino Especial fornece diretrizes do Programa Estadual e organiza capacitao continuada aos professores e profissionais das escolas municipais, alm de orientaes metodolgicas e avaliativas. Um total de 128 parcerias foi estabelecido com Secretarias Municipais de Educao, como resultado do Primeiro Encontro Estadual para Secretrios Municipais de Educao, organizado pelo Programa Estadual. E um encontro estadual foi organizado para os coordenadores dos Setores de Apoio Incluso daqueles municpios que assinaram a parceria com o Programa Estadual. [Ver o item 2.6.3 D Consolidao (ano 2002), nmero 1 ]

G Projeto Comunicao . Este projeto uma proposta que visa oportunizar a todos aqueles discentes com necessidades comunicacionais diferenciadas, sua incluso na rede regular de ensino e/ou sua insero na comunidade, garantindo- lhes acesso aos contedos curriculares ou atividades 16

comunitrias mediante a utilizao, valorizao e divulgao da lngua de sinais, braile e demais recursos necessrios conforme as particularidades inerentes a cada diferena individual. Aes executadas: Criao dos cargos de professor de recurso, intrprete de Libras e instrutor de Libras no quadro da Secretaria de Educao. Sistematizao do portugus para surdos. Utilizao do sistema braile e de materiais especficos. Capacitao para intrpretes, instrutores e profissionais dos Setores de Apoio Incluso em: lngua de sinais nos nveis I, II, III e IV, em portugus para surdos, em braile e em sorob. Aprendizado de Libras e braile para a comunidade escolar e famlias. Orientaes aos Setores de Apoio Incluso. Elaborao de textos para palestras.

Ver o ANEXO 10 A Incluso Escolar de Natlia. H Projeto Despertar. Trata-se de implementar atendimentos a alunos com indcios de altas habilidades, dentro das escolas inclusivas, atravs do enriquecimento curricular, acelerao do processo ensinoaprendizagem e viabilizao de cursos em reas de talentos especficos. Este projeto foi realizado atravs de acordos e parcerias com instituies governamentais e no-governamentais, buscando oferecer atividades em diversas reas de interesse dos alunos e favorecendo seu desenvolvimento geral e de talentos especficos. Foi feita uma anlise das fichas para identificao de alunos com indcios de altas habilidades, em 24 Subsecretarias Regionais de Educao. Em seguida, foram dadas orientaes aos pais, s escolas e aos Setores de Apoio Incluso sobre os atendimentos necessrios a estes alunos. I Projeto Espao Criativo. Este projeto busca a sensibilizao e mobilizao das escolas e da comunidade a respeito da importncia da arte no processo de construo da aprendizagem, possibilitando o acesso arte e a produes prprias a partir do atendimento s suas diferenas individuais e condies de estudos e realizao de experincias com arte nos diversos contextos. Foram efetivadas parcerias e interfaces com organizaes governamentais e nogovernamentais na realizao de seminrios, encontros, cursos, exposies e eventos que estimulassem a participao inclusiva das pessoas com necessidades especiais na sociedade, de maneira produtiva. Foram criados corais inclusivos, teatro inclusivo e grupos de dana inclusivos. E foi resgatada a cultura local em vrias regies do estado. [Ver o item 2.6.3 D Consolidao (ano 2002), nmero 1 ] J Projeto Prevenir. 17

Atravs de interfaces e parcerias entre escolas e rgos governamentais e nogovernamentais, foi viabilizado um trabalho de sensibilizao dos educandos, educadores, famlias e sociedade em geral sobre os cuidados necessrios preveno e deteco precoce de deficincias.

2.6.3 Operacionalizao Anual do Programa Estadual


As aes do Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva foram agendadas para quatro anos, ficando cada ano para um tipo de operacionalizao. O Programa Estadual cump riu as seguintes aes ao longo dos primeiros quatro anos: A Sensibilizao (ano 1999). Esta operacionalizao constou de: [1] Elaborao do Programa Estadual de Educao numa Perspectiva Inclusiva. [2] Realizao do curso de Educao Inclusiva para 80 professores e diretores de escola, como agentes multiplicadores. Ver ANEXO 1 Capacitao em 1999. [3] Reestruturao das escolas especiais em Unidades de Referncia (UR). [4] Realizao de seminrios regionais, reunies e ciclos de estudos sobre educao para a diversidade, atingindo cerca de 20.000 pessoas. [5] Opo por implantao gradativa. [6] Critrios para a escolha das escolas que iniciariam o processo inclusivo (por regio, pela demanda, por escolas que possuam classes especais, por escolas que tinham alunos com necessidades especiais encaminhados para serem integrados). B Implantao (ano 2000). Esta operacionalizao consistiu de: [1] Lanamento oficial do Programa Estadual, em solenidade com 2.000 pessoas e presena do Governador, Secretrios Estaduais e representantes do MEC e outros rgos oficiais. [2] Implantao do Programa Estadual em 17 escolas da capital (atingindo 320 professores, dos quais 125 com alguma especializao, e 6.800 alunos, dos quais 1.560 com deficincia) e 38 do interior. [3] Implantao de 13 classes hospitalares, sendo 10 na capital e 3 no interior (atendendo ao todo 3.500 alunos e acompanhantes analfabetos). [4] Reestruturao de 35 escolas especiais em URs (sendo 1 em cada Subsecretaria Regional de Educao e 2 na capital), ficando com a Secretaria Estadual de Educao toda a escolarizao e com as URs os atendimentos em parceria com as Secretarias de Sade e de Assistncia Social. Ver o ANEXO 8 A Incluso Escolar de Leonardo. [5] Estruturao de Setores de Apoio Incluso (sete na capital e 34 no interior), cada um composto de pedagogo, psiclogo, fonoaudilogo, assistente social, intrprete da lngua de sinais e instrutor da lngua de sinais. [6] Capacitao continuada (sete cursos, atingindo 2.100 profissionais). Ver ANEXO 2 Capacitao em 2000. 18

[7] Laboratrios itinerantes - Superintendente de Ensino Especial e sua equipe tcnica (e s vezes, o consultor de educao inclusiva) visitando todas as Subsecretarias Regionais de Educao, envolvendo municpios circunscritos e suas comunidades escolares e demais segmentos sociais, para uma troca de experincias, informaes e formao para o fortalecimento da ao pela incluso (houve 36 laboratrios, atingindo 25.000 pessoas). C Expanso (ano 2001). Nesta operacionalizao, foram realizados: [1] Total de 315 escolas inclusivas, sendo 30 na capital e 285 no interior, atingindo todos os municpios goianos (630 professores e 12.600 alunos). [2] Unidades de Referncia. [3] Setores de Apoio Incluso. [4] Capacitao profissional (13 cursos atingindo 3.521 profissionais). Ver ANEXO 3 Capacitao em 2001. [5] Laboratrios itinerantes (nas 37 Subsecretarias Regionais, atingindo 29.579 pessoas). D Consolidao (ano 2002). Nesta operacionalizao, realizaram-se: [1] Parcerias com municpios na implantao de escolas municipais inclusivas, com 150 prefeituras (60,9%) participando do Encontro Estadual de Secretrios Municipais de Educao, dos quais 136 assinaram o Termo de Adeso (beneficiando 256 professores e 5.120 alunos municipais) e 45 pediram maior prazo para estudar a proposta de parceria com o Estado. [Ver o item 2.6.2 F Projeto Caminhar Juntos . [2] Laboratrios itinerantes, em 11 regies envolvendo 1.200 pessoas. [3] Cursos de capacitao continuada, sendo 29 de Libras (atingindo 1.160 professores em todo o estado), 5 de braile e sorob (atingindo 200 professores), Teorias de Prticas para a Diversidade (atingindo 139 profissionais),Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva (atingindo 188 pedagogos) e 38 de mediao de prticas pedaggicas em educao para a diversidade (em 37 Subsecretarias Regionais de Educao, atingindo 1.900 professores ou cerca de 50 por curso). Ver ANEXO 4 Capacitao em 2002. [4] Seminrios municipais para a implantao do Peedi, realizados por 128 prefeituras, envolvendo cerca de 200 pessoas por municpio. [5] 2 Encontro Nacional sobre atendimento educacional hospitalar (atingindo 1.200 participantes) e Encontros Estaduais e Regionais (com pblico variando de 200 a 600 participantes). [6] Quatro encontros regionais com a famlia, atingindo 2.800 pessoas. [7] Encontros Pedaggicos para fortalecimento da ao pedaggica das escolas inclusivas, nas 37 Subsecretarias Regionais atingindo 8.600 pessoas (abordando os temas: educao inclusiva, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de comunicao visual, dificuldades de comunicao auditiva e sndromes).

2.7 - Processo de avaliao do Programa Estadual

19

A avaliao da eficcia e da eficincia do Programa Estadual consistiu de um processo contnuo, no-pontual, baseado no dia-a-dia das escolas inclusivas e aberto a todos os que desejassem manifestar-se positiva ou negativamente a respeito de como ia transcorrendo a implantao dos 10 Projetos do Programa Estadual. Todas as aes realizadas serviram de base para produzir feedbacks por parte dos usurios, colaboradores, professores, diretores, pais, consultor, profissionais de apoio, sem descartar a equipe tcnica central cuja atitude autocrtica a ajudou a abrir-se, por quatro anos, para reclamaes, sugestes, elogios e outras expresses espontneas de todas as comunidades atingidas pelo Programa Estadual. Ao longo dos quase seis anos em que este Programa Estadual est em funcionamento, ele tem sido avaliado tambm por um incontvel nmero de profissionais de educao, professores, estudantes universitrios de graduao e de ps-graduao que tm procurado a Secretaria de Educao, a Superint endncia de Ensino Especial, as Subsecretarias Regionais de Educao, os Setores de Apoio Incluso e diretamente as escolas inclusivas, a fim de visitarem, observarem, acompanharem e at realizarem estgios e monografias baseadas na experincia de Gois. As observaes orais e escritas feitas por tanta gente tm ajudado as equipes do Programa Estadual em todo o estado de Gois a ver os acertos e erros. Estas observaes ajudaram, evidentemente, a fortalecer os pontos positivos e a corrigir os pontos negativos. Em resumo, o Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva continua sendo aperfeioado a cada dia graas a numerosas avaliaes recebidas em todas as escolas inclusivas do estado de Gois.

CAPTULO 3 CONCLUSO 3.1 - Reflexes sobre os aspectos positivos e as limitaes


Os expressivos nmeros acima referidos refletem os aspectos quantitativos alcanados, muito significativos diante do tamanho do Estado de Gois e da sua populao escolar. oportuno mencionarmos aqui a qualidade dos eventos em prol da implementao da educao inclusiva (empenho dos organizadores e colaboradores na montagem dos eventos) e a qualidade da produo dos professores, alunos, coordenadores, supervisores, diretores e outras pessoas no dia-a-dia das escolas inclusivas. O processo inclusivo foi sempre acompanhado de recursos complementares tais como: vdeos produzidos pelo Programa Estadual (ao todo 12, focalizando os principais temas da educao inclusiva) que os participantes multiplicadores receberam aps sua capacitao a fim de poderem utiliz- los no repasse dos cursos, apostilas fornecidas pelos palestrantes e instrutores e pelo consultor, um pacote de livros sobre educao inclusiva entregue a todas as Subsecretarias Regionais de Educao, cartazes de sensibilizao e conscientizao da comunidade, entre outros. As limitaes ficaram por conta de vrios fatores, tais como: a grande extenso territorial de Gois, o longo tempo de deslocamento dos profissionais dos Setores de Apoio Incluso pelos municpios e da equipe tcnica central para o interior, a escassez de tempo para se fazer tudo o que estava previsto, a escassez de recursos financeiros (apesar dos R$ 10.624.552,00 20

disponibilizados e utilizados em 4 anos, seriam necessrios mais recursos), a escassez e/ou falta de certos recursos humanos em algumas regies do estado. Apesar desses entraves, o Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva cumpriu as metas planejadas, conseguindo realizar a sensibilizao, a implantao, a expanso e a consolidao sem traumas e propiciando motivos de orgulho e satisfao para milhares de pessoas. Paralelamente implantao do Programa Estadual, ocorreram dois fatos de abrangncia nacional. O primeiro foi a aprovao do Decreto federal n 3.298, de 20-12-99. Ele mantm a viso integracionista ao determinar a matrcula compulsria em cursos regulares de estabelecimentos pblicos e particulares de pessoa portadora de deficincia capaz de se integrar na rede regular de ensino [grifo meu]. Por que apenas as pessoas com deficincias capazes de se integrar? Como e quem decide se uma pessoa capaz de se integrar? E os que forem considerados no-capazes de se integrar na escola comum? E o segundo fato se deu com a aprovao da Resoluo CNE/CEB n 2, de 11-9-01, que se configura como um avano na direo da incluso ao estabelecer no art. 2 que Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo s escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condies necessrias para uma educao de qualidade para todos [grifo meu]. Quando examinamos o texto desta Resoluo, pudemos constatar que os seus principais pontos j estavam contemplados no Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva desde 1999.

3.2 - Avanos obtidos e fatores determinantes para o sucesso do Programa Estadual


Em termos gerais, houve muitos avanos em relao ao ponto em que se encontrava a questo da educao de pessoas com necessidades especiais antes de 1999 em Gois. Avanos que esto refletidos nas seguintes conquistas mais importantes: 1) Efetiva mudana de mentalidade (da integrao para a incluso) onde quer que a educao inclusiva tenha chegado, desde escolas, famlias, alunos com e alunos sem necessidades especiais e profissionais em geral, at autoridades, estudantes universitrios e outras pessoas; 2) Efetiva mudana arquitetnica nas escolas e nos espaos urbanos; 3) Efetiva mudana nas metodologias, nos instrumentais, nas formas de comunicao (convencional, braile, Libras, computador etc.) e nas polticas e leis; 4) Efetiva mudana no enfoque dado pela mdia goiana aos assuntos pertinentes a necessidades especiais e incluso escolar Contriburam para o sucesso do Programa alguns fatores subjetivos: a slida crena no paradigma da incluso, a compreenso de que era chegada a hora da reestruturao do sistema de ensino, a confiana na capacidade de todos os alunos independentemente de suas condies pessoais, a autoconfiana dos professores e demais profissionais de educao para enfrentarem o desafio da incluso escolar, a vontade de fazer e de fazer acontecer, o desejo de construir um mundo melhor atravs das escolas inclusivas, entre outros. 21

3.3 - Futuros desdobramentos e desafios ao Programa Estadual


J na montagem do Programa em 1999, decidiu-se que se entregaria ao Governo sucessor, cujos integrantes poderiam ser outros, uma realidade consolidada, na qual haveria a necessidade adicional de desenvolver as escolas ainda no-inclusivas. Com a reeleio do Governador e a manuteno da equipe da Superintendncia Ensino Especial, esse trabalho adicional j comeou a acontecer. Por exemplo, as atividades de capacitao de pessoal em 2003 abordaram os curso de Lngua de Sinais Brasileira (4 nveis) e Prtica e Formao de Professores em Resposta s Necessidades Pedaggicas Atuais (2 mdulos). Ver o ANEXO 5 Capacitao em 2003. No perodo de 2003 a 2006, h a inteno de trabalhar-se para que haja sucesso na realizao das seguintes dimenses da educao inclusiva - a implantao dos seis tipos de acessibilidade em TODAS AS ESCOLAS e o aperfeioamento das prticas inclusivas de TODAS AS PESSOAS envolvidas no processo de ensino e aprendizagem a fim de que TODOS OS ALUNOS exeram plena e alegremente o seu direito de aprender. O Governo de Gois, mobilizando todas as suas Secretarias e todos os seus programas de incluso social, deseja matricular TODAS AS CRIANAS, com ou sem deficincia, que ainda esto fora de escola e melhorar continuamente a qualidade da educao, por exemplo em termos de habilidades de leitura dos alunos, reduo do ndice de evaso escolar e reduo da repetncia escolar. Neste sentido, apenas no ano 2003, o Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva j atendeu 5.880 alunos, capacitou 4.161 professores de sala de aula, abrangeu 246 munic pios goianos (100%) e 479 escolas estaduais, investindo-se a quantia de R$ 4.188.552,94 nesses atendimentos. Os nmeros de novos alunos com deficincia que o Programa Estadual atendeu esto marcados com um asterisco a partir de 2000, conforme mostra o quadro abaixo: Fase do Programa Sensibilizao Implantao Expanso Consolidao Prosseguimento TOTAL Ano de operao 1999 2000 2001 2002 2003 Nmero de alunos com deficincia 9.000 3.547 * 2.994 * 5.312 * 5.880 * 26.733

Observao: Os 9.000 alunos com deficincia atendidos em 1999 so aqueles que j estavam matriculados em 1998 nas escolas especiais e classes especiais da rede estadual de ensino antes de 1999 e que continuaram na rede enquanto o Programa Estadual executava a sua fase de Sensibilizao. A partir de 2000, com a desativao das classes especiais e com a transformao das escolas especiais em unidades de referncia, a maioria destes 9.000 alunos foram remanejados para as classes inclusivas e aqueles alunos com deficincia muito severa foram transferidos para as unidades de referncia. Os nmeros com um asterisco so daqueles 22

novos alunos com deficincia que foram acrescentados a cada ano, perfazendo o total de 17.733. Assim, 9.000 mais 17.733 totalizam 26.733 alunos com deficincia. Ver mais n o ANEXO 6 Demonstrativo do Resultado Geral do Programa Estadual (1999-2003).

3.4 Sustentabilidade do Programa Estadual ao longo das futuras administraes governamentais


O Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva, pioneiro no Brasil por ter sido implantado em 1999, dever ser mantido pelas futuras administraes governamentais, pelo simples fato de que atualmente a poltica de educao inclusiva encontra-se definitivamente incorporada na legislao em nvel nacional. Nada justificar a descontinuidade do Programa Estadual de Educao para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva. A prpria Secretaria de Educao Especial, do Ministrio da Educao, j iniciou em 2003 e prossegue em 2004 a implantao do Programa Educao Inclusiva Direito Diversidade. Ver o ANEXO 14 Programa Educao Inclusiva Direito Diversidade . Os principais instrumentos jurdicos, que garantem a manuteno da poltica nacional de construo de sistemas educacionais inclusivos nos estados e municpios, bem como em sistemas de ensino particulares, so os seguintes: Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996). O artigo 4, inciso III, estabelece que o atendimento educacional especializado s pessoas com deficincia ser provido preferencialmente na rede regular de ensino. Poltica Nacional de Educao (Lei n 10.172, de 9 de janeiro de 2001, cujo item 8 trata da educao especial). Parecer n 17 - Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica (de 3 de julho de 2001). Trata-se de extenso trabalho tcnico realizado pela Cmara de Educao Bsica, do Conselho Nacional de Educao. Parecer serviu de fundamento para a Resoluo n 2, de 11 de setembro de 2001. Resoluo n 2 - Diretrizes Nacionais para Educao Especial na Educao Bsica (de 11 de setembro de 2001). O Conselho Nacional de Educao aprova a primeira resoluo com fora de lei a defender a implantao de escolas inclusivas, na perspectiva de uma sociedade que acolha a diversidade humana e as diferenas individuais. Neste sentido, o artigo 2 bastante claro: Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo s escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condies necessrias para uma educao de qualidade para todos. E define as condies que determinam necessidades educacionais especiais e as medidas necessrias incluso escolar. Decreto n 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Conveno Interamericana para Eliminao de Todas as Formas de Discriminao de Pessoas Portadoras de Deficincia, tambm conhecida como a Conveno da Guatemala, e incorpora o texto dessa 23

Conveno, aprovada em 6 de junho de 1999 pela Assemblia Geral da Organizao dos Estados Americanos (OEA) . O art. III, inciso 1, letra a, toca no assunto educacional. Portaria MEC n 3.284 - 7 de novembro de 2003. Esta portaria dispe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas com deficincia, para instruir os processos de autorizao e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituies. [Esta Portaria revoga a Lei n 1.679, de 2 de dezembro de 1999] Lei n 10.845 - 2004. Esta Lei institui o Programa de Complementao ao Atendimento Educacional Especializado s pessoas com deficincia.

3.5 Exemplaridade do Programa de Educao Inclusiva de Gois para outros estados brasileiros ou pases.
A experincia do estado de Gois poder ser replicada em outras regies brasileiras, seguindo exatamente os mesmos princpios e diretrizes da educao inclusiva sem desconsiderar a realidade local em termos histricos, polticos, geogrficos, econmicos, culturais e sociais. E, a propsito, vale citarmos o estado de Minas Gerais que, a partir de agosto de 2001, adotou o modelo de Gois contando com a consultoria do mesmo profissional que orientou a experincia goiana. E o programa mineiro de educao inclusiva foi mantido na nova administrao governamental (2003-2006). Estando os estados de Gois e de Minas Gerais localizados na regio centro-oeste do Pas e tendo eles uma populao e um desenvolvimento econmico que podem representar a mdia da nao, razovel concluir-se que a experincia goiana poder ser replicada, com adaptaes regionais ou locais, em outras partes do Brasil. De fato, esta exemplaridade pde ser observada pelo prprio consultor, que tem viajado por todo o territrio brasileiro nos ltimos 6 anos realizando consultorias, cursos e palestras sobre educao inclusiva. Da mesma forma, poderamos conceber que a experincia do Brasil, realizada no estado de Gois, poder ser replicada em outros pases latino-americanos cujas realidades histricas, polticas, geogrficas, econmicas, culturais e sociais guardam certas semelhanas entre um pas e outro.

24

ANEXOS

25

ANEXO 1 CAPACITAO EM 1999.


Curso ou atividade Estudos sobre Educao Inclusiva (mdulo 1) Estudos sobre Educao Inclusiva (mdulo 2) Pblico-alvo Pedagogos, psiclogos, assistentes sociais Idem Participantes 56 Carga horria 40 h Localidade Goinia

47

40 h

Anpolis

ANEXO 2 CAPACITAO EM 2000.


Curso ou atividade Introduo Lngua de Sinais Brasileira (Libras) numa Perspectiva Inclusiva: Nvel 1 Introduo ao Sistema Braile numa Perspectiva Inclusiva Introdutrio de Mtodos e Tcnicas em Sorob numa Perspectiva Inclusiva Avaliao e Adaptao Curricular Construindo uma Proposta Pedaggica para a Pessoa com Deficincia Mental Pblico-alvo Participantes Carga horria 40 h Localidade Caldas Novas

Professores das escolas 3 turmas: inclusivas estaduais 68, 49 e 50

Professores Professores

2 turmas: 31 e 43 2 turmas: 39 e 40 70

40 h 40 h

Goinia Goinia

Professores

40 h 40 h

Tcnicas da Suee, 87 multiplicadores das Subsecretarias Regionais de Educao (SREs), professores de mtodos e recursos

Pousada do Rio Quente Caldas Novas

ANEXO 3 CAPACITAO EM 2001.


Curso ou atividade Escrita e Leitura no Sistema Braile e Clculos no Sorob Mediao do Conhecimento em Salas Alternativas de Jovens e Adultos Pblico-alvo Participantes Carga horria 120 h Localidade Caldas Novas Pousada do Rio Quente

Professores de apoio 72 incluso (capital e interior) Professores de salas 82 alternativas de jovens e adultos

40 h

26

Construo do Saber na Escola Inclusiva

Poltica Educacional

Inteligncias Mltiplas na Educao Inclusiva Atuao Fonoaudiolgica na Escola Dinmica para Trabalhar Limite e Disciplina na Sala de Aula Servio Social: Atuao na Escola Inclusiva Aprimoramento de Instrutores da Libras: Etapa 1 Atuao do Intrprete de Libras na Escola Inclusiva Libras: Nveis I, II, III e IV

Coordenadores e professores de apoio incluso (capital e interior) Pedagogos, psiclogos, fonoaudilogos, assistentes sociais Professores Fonoaudilogos Psiclogos

89

40 h

Caldas Novas

89

40 h

Caldas Novas

85 41 52

40 h 40 h 40 h

Caldas Novas Caldas Novas Caldas Novas Caldas Novas Caldas Novas Caldas Novas 35 SREs

Assistentes sociais Instrutores

36 41

40 h 40 h

Intrpretes Professores, coordenadores e equipe Fonoaudilogos, psiclogos, intrpretes e instrutores

80 2.503

40 h 160 h

Capacitao dos Profissionais dos Setores de Apoio Incluso e das Escolas Inclusivas Formao de Monitores das reas: Deficincia Mental, Altas Habilidades, Sndromes, Deficincia Visual e Deficincia Auditiva

4 turmas: 48, 39, 68 e 42

40 h

Caldas Novas

Tcnicas da Suee e 5 turmas: 40 h tcnicas dos Setores de 39, 20, 22, 26 Apoio Incluso e 36

Caldas Novas

ANEXO 4 CAPACITAO EM 2002.


Curso ou atividade Teorias e Prticas para a Diversidade Pblico-alvo Participantes 3 turmas: 28, 38 e 73 188 Carga horria 40 h Localidade Caldas Novas Caldas Novas

Psiclogos, fonoaudilogos e assistentes sociais Educao para a Diversidade Pedagogos numa Perspectiva Inclusiva

40 h

27

Mediao de Prticas Pedaggicas em Educao para a Diversidade Mediao de Prticas Pedaggicas em Educao para a Diversidade Libras: Nveis I, II, III e IV Escrita e Leitura no Sistema Braile e Clculos no Sorob

Psiclogos e fonoaudilogos

1.011

80 h

35 SREs

Em andamento Resoluo n 097 07/07/2002 Em andamento Resoluo n 097 07/07/2002 Em andamento Resoluo n 097 07/07/2002

ANEXO 5 CAPACITAO EM 2003.


Curso ou atividade Libras: Nveis I, II, III e IV Prtica e Formao de Professores em Resposta s Necessidades Pedaggicas Atuais Carga horria Em andamento Resoluo n 097 07/07/2002 Pblico-alvo Participantes Localidade

Em andamento Resoluo n 097 07/07/2002

ANEXO 6 DEMONSTRATIVO DO RESULTADO GERAL DO PROGRAMA ESTADUAL (1999-2003)


Ano 1999 2000 2001 2002 2003 Total Alunos atendidos 3.547 2.994 5.312 5.880 17.733 Professores capacitados 3.789 4.532 4.130 4.161 16.612 Municpios atendidos 246 246 246 246 246 Escolas atendidas 54 281 363 479 1.177 Recursos alocados 289.448,00 1.550.000,00 1.618.624,94 730.480,00 4.188.552,94

ANEXO 7 DEMONSTRATIVO DAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS INCLUDAS NO PROGRAMA ESTADUAL.


MC = municpios circunscritos MP = municpios parceiros EE = escolas estaduais EM = escolas municipais CE = conveniadas estaduais CM = conveniadas municipais EEM = escolas especiais municipais EI = escolas inclusivas

28

Subsecretarias Regionais de Educao

MC

MP

EE

EM

CE

CM

EEM

EI

Anpolis Aparecida de Goinia Campos Belos Catalo Ceres Formosa Goiansia Gois Goiatuba Inhumas Ipor Itabera Itapaci Itapuranga Itumbiara Jata Jussara Luzinia Minau Mineiros Morrinhos Metropolitana Palmeiras Piracanjuba Piranhas Pires do Rio Planaltina Porangatu Posse Quirinpolis Rio Verde Rubiataba Santa Helena So Lus de Montes Belos So Miguel do Araguaia Silvnia Trindade Uruau TOTAL

13 5 6 10 77 6 7 9 5 11 9 3 4 5 6 9 6 5 2 4 7 1 9 6 5 5 6 8 11 5 4 5 4 9 4 7 8 10 246

6 4 3 3 6 3 7 4 2 4 5 3 3 6 8 2 4 1 2 4 5 3 1 5 7 5 5 22 3 3 3 4 1 7 6 140

70 66 16 34 24 35 41 34 10 31 32 11 12 29 28 22 16 57 6 13 28 167 24 19 21 19 36 22 38 23 23 20 13 28 25 23 50 38 1.204

154 49 11 45 25 87 82 110 23 51 49 11 26 25 34 54 49 109 19 8 41 141 40 34 16 39 138 52 141 10 61 35 17 20 20 43 52 104 2.052

14 21 3 2 4 3 2 1 2 1 3 2 1 2 1 1 3 29 1 1 5 3 1 3 4 4 1 121

3 4 1 1 1 1 1 1 70 1 1 85

1 1 3 1 1 2 1 1 1 1 1 1 3 2 7 2 1 1 7 2 7 1 2 2 1 1 1 1 1 1 3 61

40 120 5 10 15 92 50 9 13 41 22 6 6 5 31 3 9 66 3 7 49 37 44 10 12 26 6 18 12 23 3 25 11 9 9 7 11 9 874

Fonte: Subsecretarias Regionais de Educao do Estado de Gois. Dados coletados entre 22 e 25 de junho de 2004.

29

ANEXO 8 A INCLUSO ESCOLAR DE LEONARDO.


O menino Leonardo, quando tinha 2 anos e meio de idade, ainda no andava, no falava e tinha baixssima tolerncia ao barulho e a contatos fsicos. Aos 4 anos de idade, com diagnstico de microcefalia, tendo como conseqncia um atraso no seu desenvolvimento neuropsicomotor, ele foi encaminhado nossa escola inclusiva pelo Centro de Regional de Reabilitao. O intuito era o de proporcionar ao aluno a sua socializao junto s crianas de sua faixa etria. A nossa proposta pedaggica para Leonardo, numa perspectiva inclusiva, foi direcionada para o desenvolvimento da sua socializao e comunicao. Proporcionamos a ele oportunidades ldicas de convivncia junto s demais crianas. Atualmente, ele no chora, aprendeu a andar, adora brincar de roda, cantar e danar. J se comunica oralmente com pala vras isoladas e com significado. Ele atende a ordens simples. As outras crianas sempre respeitaram a singularidade de Leonardo e o aceitaram incondicionalmente. O sucesso desta experincia demonstra a importncia de se iniciar o processo inclusivo o mais cedo possvel, o que aumenta as chances de reduzir os dficits e de potencializar as competncias das crianas com necessidades educacionais especiais. Ivanise Rezende Ferreira, professora da Escola Estadual Augusto Monteiro de Godoy, em Pires do Rio GO.

ANEXO 9 A INCLUSO ESCOLAR DE LUIZ.


O aluno Luiz, com sndrome de Asperger, chegou a ns rotulado de aluno difcil, agressivo e, principalmente, aquele que no aprende. No relatrio de encaminhamento, constava que ele chegou a ser chamado de doido porque ele, ao mesmo tempo em que usava palavras idiossincrticas, pegava do lixo uma goma de mascar e a colocava na boca. Na realidade, Luiz no era compreendido ao apresentar caractersticas que lhe so peculiares, tais como: resistncia a mtodos tradicionais de ensino, risos e gargalhadas sem motivo aparente, conduta simulando ser surdo, conduta de se morder quando no entendia o que o professor falava. Ele causava medo s pessoas desinformadas de tal sndrome. Atravs do nosso Projeto R-Fazer, temos aproveitado bem a capacidade de memria e o interesse nas questes sociais, demonstrados por Luiz. Com o que ele aprendeu neste projeto, os professores conheceram formas diferentes de ensinar e de se comunicar com o aluno. Na educao inclusiva, todos so envolvidos no processo ensino-aprendizagem. E neste sentido, foi valiosa a contribuio da famlia de Luiz, bem como dos professores de recursos e de apoio para que ele pudesse realizar bem as atividades escolares. Participando de concursos na escola e realizando clculos matemticos, que antes ele no sabia fazer, Luiz. est nos surpreendendo o tempo inteiro. A professora de apoio lhe sugeriu que, daqui a dois meses, ele deveria escrever mais com a caneta, ao que ele comentou: Quer dizer que para aposentar o lpis?. Antes ele s compreendia o que era literal. Hoje Luiz est cursando a 8 srie do Ensino Fundamental, no turno vespertino, deste Colgio. Assinam este relato, juntamente comigo, a diretora da escola e os pais do aluno. Celma Maria de Oliveira Alves, coordenadora pedaggica, 30

do Colgio Estadual Leo Lynce, em Piracanjuba GO.

ANEXO 10 A INCLUSO ESCOLAR DE NATLIA.


A aluna Natlia tem deficincia auditiva e iniciou sua escolarizao numa poca em que a escola no lhe proporcionava acompanhamento pedaggico correspondente filosofia da incluso. E, conseqentemente, o processo de sua alfabetizao ficou prejudicado. A partir de 2000, esta escola tornou-se inclusiva e pde proporcionar Natlia os apoios necessrios (como, por exemplo, intrprete da lngua de sinais brasileira). Atualmente, ela tem 13 anos de idade e est cursando a 6 srie do Ensino Fundamental. Mostra muito interesse e facilidade em socializar e estudar. Participa com xito de todas as atividades propostas, tais como: tnis de mesa, futebol de salo, coral de Libras e informtica. Solange Maria Vieira Pucci, Supervisora do Departamento Tcnico Pedaggico, da Escola Estadual Dom Prada, em Uruau - GO.

ANEXO 11 A INCLUSO ESCOLAR DE FERNANDO.


O jovem Fernando tem deficincia mental e apresenta limitaes na aprendizagem. Sua iniciao escolar foi na Unidade de Referncia em 2000. A partir de 2001, passa pelo processo de alfabetizao nesta escola inclusiva, tendo sido colocado na sala alternativa devido sua idade (19 anos). Em 2003, ele participou do concurso municipal gua, Fonte da Vida. Este concurso possui critrios rigorosos e a escolha feita por profissionais selecionados que desconhecem os participantes. O trabalho de Fernando conquistou o primeiro lugar. Em 2004, ele cursa a 2 srie com satisfatrio nvel no processo de escrita e leitura. A evoluo do processo de aprendizagem deste aluno foi possvel com a atuao dos professores titulares, de recurso e de toda a comunidade escolar, incluindo a sua famlia (sob orientao do Setor de Apoio Incluso) e, hoje, tamb m pela Equipe Multiprofissional de Apoio Educacional, que tem desenvolvido palestras, ciclos de estudo, encontros pedaggicos, seminrios regionais, curso de Libras e reunies de apoio em geral. Equipe Multiprofissional de Apoio Educacional, do Colgio Estadual Dr. Francisco Antonio de Azevedo, em Uruau GO.

ANEXO 12 A INCLUSO ESCOLAR DE VIVIANE.


A aluna Viviane, da 5 srie do Ensino Fundamental, teve todas as disciplinas ministradas em seu domiclio, no horrio das 7 h s 11 h., em todos os dias letivos exceto quando ela foi para as sesses de tratamento de sade. Nestas ocasies, Viviane leva consigo as atividades escolares e repe aulas aos sbados. 31

A aprendizagem da Viviane foi extraordinria. Ela participativa, esforada, aplicada, de uma grande capacidade de entendimento e assimilao. Em todas as aulas, uma aluna determinada e demonstra um grande carter. Apresentou humor muito bom, alegre, positiva, apesar da precariedade de sua sade. Ela est de bem com a vida. Sua presena um exemplo de vida. Ao terminar o ano letivo de 2003, sinto uma enorme satisfao e uma alegria muito grande ao perceber o quanto a aluna Viviane aprendeu e se desenvolveu. Durante todo o ano, ela se dedicou bastante aos estudos e seu esforo, interesse e inteligncia fizeram com que ela conseguisse superar seus limites de sade. muito gratificante observar esse desenvolvimento intelectual e crtico da aluna Viviane, mas importante tambm ressaltar que isso s foi possvel porque houve oportunidade para ela ter acesso ao conhecimento e porque em nenhum momento ela se sentiu excluda da comunidade escolar. Todos ns conhecemos o interesse e o compromisso que a Secretaria de Educao e toda a sua equipe mantiveram, no s com esta aluna mas tambm com outras crianas que, por alguma razo de sade, no podem freqentar pessoalmente uma sala de aula. maravilhoso saber que hoje o estado de Gois consegue atender alunos nestas condies de sade precria, como a Viviane que foi aprovada com as melhores mdias da turma. Estas foram as mdias alcanadas pela Viviane : Portugus (9,7), Matemtica (9,8), Cincias (10,0), Educao Religiosa (9,9), Educao Fsica (10,0), Educao Artstica (10,0), Geografia (9,9) e Histria (9,8). Clia Martins Gonalves, professora da Escola Estadual Pedro Alves de Moura, em Rubiataba GO.

32

ANEXO 13 LEGISLAES ESTADUAL E FEDERAL EM VIGOR NO PERODO DE 1953 A 1998


No nvel estadual, a Lei n 926/53 criou o Instituto Pestalozzi de Goinia, uma instituio pblica que a partir de 1955 passou a dar atendimento educacional a crianas e jovens com deficincia. Nos 40 anos seguintes, outros dispositivos legais (p.ex., Lei n 8.780/80, Portaria n 1.674/82, Lei n 10.160/87, Resoluo n 121/91, Resoluo n 727/93, Lei Complementar n 26/98, Constituio de Gois/89) foram dando estrutura a um rgo que coordenasse as aes de educao especial e que, a partir de 1987 (atravs da Lei n 10.160, de 9/4/87), passou a chamarse SUPERINTENDNCIA DE ENSINO ESPECIAL. Esta Superintendncia, inicialmente identificada pela sigla Supee (hoje Suee), tinha como objetivo: elaborar e fazer cumprir polticas, planejar, coordenar, supervisionar, assessorar e executar os programas de educao especial nos nveis de pr-escola, 1, 2 e 3 graus, baseando-se nos princpios de integrao, normalizao, individualizao e descentralizao regional. No nvel federal, foram publicadas as trs Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN (n 4.024/61, n 5.692/71 e n 9.394/96), bem como foi criado o Centro Nacional de Educao Especial atravs do Decreto n 72.425/73, com sede inicialmente no Rio de Janeiro e muitos anos depois em Braslia, onde foi transformado na atual Secretaria de Educao Especial do Ministrio da Educao. A nova Constituio Federal foi promulgada em 1988 e o Estatuto da Criana e do Adolescente foi aprovado em 1990. Quanto s prticas integrativas aplicadas entre 1953 e 1998, anote-se que a integrao escolar o processo tradicional de ajustar os alunos s estruturas fsica, administrativa, curricular, pedaggica e poltica da escola. A integrao trabalha com o pressuposto de que os alunos precisam ser capazes de aprender de acordo com um certo critrio pr-estabelecido pelo sistema de ensino. No caso de alunos com deficincia (mental, auditiva, visual, fsica ou mltipla), a escola comum condicionava a sua aceitao a uma certa prontido que somente as escolas especiais (e, em alguns casos, as classes especiais) poderiam desenvolver. E mesmo aceitos sob esta condio, estes alunos ficavam sujeitos a serem devolvidos s classes especiais ou escolas especiais se mais tarde viessem a apresentar dificuldades de aprendizagem e/ou de relacionamento.

33

ANEXO 14 PROGRAMA EDUCAO INCLUSIVA: DIREITO DIVERSIDADE


Secretaria de Educao Especial Seesp Ministrio da Educao- MEC E- mail: seesp@mec.gov.br Site: www.mec.gov.br A educao inclusiva um movimento que compreende a educao como um direito humano fundamental e base para uma sociedade mais justa e solidria. Esse movimento preocupa-se em atender todas as crianas, jovens e adultos, a despeito de suas caractersticas, desvantagens ou dificuldades, a habilitar todas as escolas para o atendimento na sua comunidade, concentrando-se naqueles que tm sido mais excludos das oportunidades educacionais. No decorrer da sua histria, o Brasil tem gradativamente se movimentado na busca de se tornar uma sociedade que reconhece e respeita a diversidade que a constitui, e que a ela responde, com qualidade. Para tanto, a Secretaria de Educao Especial assumiu o compromisso de fomentar a poltica de construo de sistemas educacionais inclusivos, apoiando o processo de implementao nos municpios brasileiros e Distrito Federal, reunindo recursos da comunidade, firmando convnios e parcerias, para garantir o atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos. o Governo Federal, por meio do Ministrio da Educao, valorizando a educao especial. OBJETIVO Garantir o acesso e a permanncia de todas as crianas, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, bem como disseminar a poltica de construo de sistemas educacionais inclusivos e apoiar o processo de implementao nos municpios brasileiros. OBJETIVOS ESPECFICOS Subsidiar filosfica e tecnicamente o processo de transformao do sistema educacional brasileiro em um sistema educacional inclusivo. Sensibilizar e envolver a sociedade em geral e a comunidade escolar em particular. Capacitar gestores e educadores dos municpios-plo para implementar a poltica de educao inclusiva no seu municpio e nos municpios de sua rea de abrangncia.

META PARA 2004

34

Capacitar 114 (cento e quatorze) municpios-plo para atuarem como multiplicadores em 2.000 municpios da sua rea de abrangncia, realizando curso de Capacitao de Gestores e Educadores na perspectiva da educao inclusiva. FOCO DE ATUAO DO PROGRAMA Sensibilizao da sociedade para a garantia do direito dos alunos com necessidades educacionais especiais. Formao de uma rede de apoio poltica de incluso educacional e social. Realizao de convnios com rgos governamentais e no-governamentais. Capacitao de gestores e educadores para implantao da educao inclusiva no sistema educacional brasileiro.

PERODO DE EXECUO 2003 a 2004. CAPITAIS-PLO E MUNICPIOS-PLO Aracaju Propri Belm Altamira Santarm Belo Horizonte Betim Governador Valadares Juiz de fora Montes Claros Patos de Minas Poos de Caldas Uberaba Boa Vista Caracara So Lus do Amau Campo Grande Corumb Coxim Dourados Paranaba 35 Cuiab Alta Floresta Pontes e Lacerda Rondonpolis Sorriso Curitiba Cascavel Cruzeiro do Sul Guarapuava Londrina Maring Ponta Grossa Umuarama Florianpolis Blumenau Caador Chapec Cricima Fortaleza Cascavel Juazeiro do Norte Sobral

Goinia Anpolis Formosa Itumbiara Porangatu Joo Pessoa Campina Grande Itabaiana Patos Macap Caloene Oiapoque Macei Arapiraca Santana do Ipanema Manaus Benjamin Constant Parintins So Gabriel da Cachoeira Natal Currais Novos Mossor Pau de Ferros Palmas Araguana Gurupi Tocantinpolis Porto Alegre Bag Caxias do sul Passo Fundo Pelotas Santa Maria Santo ngelo Uruguaiana

Porto Velho Ji-Paran Vilhena Recife Rio Branco Brasilia Cruzeiro do Sul Feij Rio de Janeiro Campos dos Goitacazes Niteri Nova Friburgo Volta Redonda Salvador Barreiras Feira de Santana Juazeiro Vitria da Conquista So Lus Balsas Imperatriz So Paulo Araatuba Campinas Ourinhos Presidente Prudente Ribeiro Preto So Jos do Rio Preto Teresina Campo Grande do Piau Parnaba So Raimundo Nonato Vitria Cachoeiro do Itapemirim Colatina Nova Vencia

36

At o final do ano, educao inclusiva chegar em 2.000 municpios


Murilo Milhomem Braslia, abril de 2004 A Secretaria de Educao Especial (Seesp) do Ministrio da Educao vai implantar, em cerca de 2.000 municpios brasileiros, o programa Educao Inclusiva: Direito Diversidade at o final de 2004. A Seesp j encaminhou aos estados e municpios um documento que orientar as aes do programa. De maio a agosto, 114 municpios-plo estaro realizando um curso de capacitao em Braslia, destinado a gestores e educadores de cada cidade, visando a construo de sistemas educacionais inclusivos. Esses sistemas permitem o acesso de estudantes com necessidades especiais a escolas regulares, proporcionando maior interao entre os alunos e, conseqente, melhoria no rendimento. Os municpios-plo foram escolhidos entre aqueles que apresentam condies de disseminar as informaes para os demais municpios da regio e que participaram do primeiro curso de capacitao, realizado em Braslia em novembro de 2003. Cada um deles promover cursos de formao de gestores e educadores para cerca de 20 cidades de sua rea de abrangncia no estado, funcionando como multiplicador das aes propostas. A multiplicao acontecer entre os meses de agosto e novembro. Segundo a secretria substituta de Educao Especial, professora Claudia Griboski, " importante o estabelecimento de parcerias entre as secretarias de Educao estaduais e municipais para apoiar a execuo do programa, a fim de que a poltica de incluso seja efetivada". Fonte: Assessoria da Imprensa Oficial do Estado de So Paulo.

37

Das könnte Ihnen auch gefallen