Sie sind auf Seite 1von 13

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO PAR DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE FORMAO DE PROFESSORES E APOIO AO ESTUDANTE COORDENAO DE QUMICA

QUIMICA INORGANICA PROF. ADJAIR CORRA

QUMICA DESCRITIVA INTRODUO Na Qumica Descritiva estudaremos a ocorrncia dos elementos na natureza, os locais onde podem ser encontrados, o estado fsico em que se apresentam e suas combinaes qumicas mais comuns. de grande interesse estudarmos os processos usados para obteno dos elementos, a partir de fontes naturais e como so fabricadas algumas substncias de grande interesse industrial e comercial. 1. Constituio da Terra O planeta Terra, para efeitos de estudos, dividido basicamente em trs partes: litosfera, hidrosfera e atmosfera. 1.1. Atmosfera Atmosfera a camada gasosa ao redor da Terra. Sete elementos gasosos podem ser encontrados comumente na atmosfera, entre eles nitrognio, oxignio e gases nobres. Todos esses elementos so obtidos industrialmente a partir do ar atmosfrico, com exceo do gs hlio (He) que extrado do gs natural de certos poos no Kansas, Oklahoma e Texas, onde sua concentrao bem superior encontrada no ar atmosfrico. Dependendo do local, clima e altitude, a composio da atmosfera pode variar; mas, em geral, temos em ordem decrescente de porcentagem em volume:

1.2. Hidrosfera Hidrosfera a parte lquida da Terra que corresponde a cerca de 80% da superfcie. A gua dos oceanos apresenta uma grande variedade de sais dissolvidos, constituindo-se em fonte principal de obteno de vrios elementos, como bromo, magnsio, sdio, cloro, etc. Os sais dissolvidos correspondem a 3,3% da gua dos oceanos. Os elementos que podem ser obtidos da gua dos oceanos apresentam a seguinte abundncia:

1.3. Litosfera Litosfera a parte slida da Terra com cerca de 6.500 km de raio. A parte mais externa, que corresponde a uma espessura de aproximadamente 30 km, chamada de crosta terrestre. dela que extramos alguns principais elementos, os quais, em ordem decrescente de abundncia, so:

O oxignio e o silcio so os elementos mais abundantes da crosta terrestre, seguidos do alumnio e do ferro. Esses e os demais elementos encontrados na crosta terrestre compem os chamados minerais. Minerais so substncias presentes na crosta terrestre que se encontram em determinados depsitos. So provenientes da concentrao de vrios elementos que ocorreram com o passar das eras geolgicas, devido a vrios processos como fuso, cristalizao, dissoluo e precipitao, formando compostos estveis. Resumindo temos:

Grande parte dos minerais apresenta, na sua formao, elementos metlicos, cuja extrao desejada. Se o mineral apresenta facilidade de extrao, condies de transporte, baixo custo de mercado, ele passa a ser chamado de minrio.

Os principais minrios e os elementos qumicos extrados encontram-se no quadro a seguir:

Alguns elementos ocorrem na natureza no estado nativo, como Au, Ag, Pt, Hg e Cu, os quais so chamados metais nobres. O minrio encontrado na natureza em locais que so chamados minas ou jazidas. O processo de extrao do minrio das minas chamado de minerao. Os processos utilizados para obteno dos metais, a partir dos seus minrios, a metalurgia. Esses processos consistem, de um modo geral, em: I. Purificao (ou concentrao) do minrio Geralmente o minrio obtido da jazida apresenta uma quantidade muito grande de impurezas, material rochoso intil. Portanto, as impurezas devem ser removidas. II. Reduo do ction metlico ao tomo metlico Os elementos metlicos encontram-se nos minerais na forma de ctions metlicos, e, para que se possa obter o metal, tem-se que fazer a reduo do ction.

III. Purificao do Metal O metal obtido pelas etapas 1 e 2 contm geralmente pequenas quantidades de outros metais e/ou no-metais, que devem ser removidos ou no, dependendo da aplicao do metal. 2. SUBSTNCIAS SIMPLES E COMPOSTAS IMPORTANTES 2.1. Halognios Os elementos da famlia VIIA (atual 17) so conhecidos como halognios (formadores de sal). Os halognios, por serem altamente reativos, no so encontrados livres na natureza e ocorrem como ons halogenetos: F, Cl, Br e I. I. FLOR (F2)

um gs amarelo plido que ocorre em minerais, como fluorita (CaF2), criolita (Na3AlF6) e flor apatita [Ca5F(PO4)3]. A molcula de flor F2 , em princpio, o mais forte dos agentes oxidantes. Na prtica, o flor raramente utilizado como agente oxidante, pois o seu manuseio extremamente perigoso. A molcula de F2 retira eltrons de praticamente todas as espcies, incluindo a gua, geralmente com exploso violenta. O flor (F2) obtido pela eletrlise de uma mistura fundida de HF e KF usando nodo de carbono, no qual se produz F2, e um ctodo de prata ou ao inoxidvel no qual se forma o H2. Os produtos devem ser mantidos separados, pois reagem explosivamente. O F2 pode ser armazenado em recipiente de ao, cobre ou certas ligas, somente porque ele forma rapidamente, uma pelcula fluoreto na superfcie do metal, e impede o prosseguimento da reao. O flor reage violentamente com o hidrognio, formando o fluoreto de hidrognio (HF). HF, apesar de ser um cido fraco, possui propriedades que o tornam difcil de manusear. O HF(g), ou em soluo aquosa ataca o vidro. As solues de HF devem ser guardadas em recipientes de polietileno ou de parafina. O HF tem uma outra propriedade que o torna extremamente perigoso, que causar queimaduras extremamente dolorosas e que levam vrios meses para cicatrizar. Os ons fluoretos (F) so usados em preveno de crie dentria. A fonte de ons fluoreto pode ser SnF2 (fluoreto estanoso) encontrado no creme dental, ou NaF, adicionado gua potvel, na proporo de 1 p.p.m. II. CLORO (Cl2)

um gs amarelo-esverdeado, venenoso, pouco solvel em gua, reagindo com ela, dando ons cloreto e hipoclorito.

O cloro encontra-se combinado como cloreto, como os minerais habita (NaCl) e siluita (KCl) em depsitos subterrneos e tambm, nos oceanos. O cloro um germicida poderoso, usado na purificao da gua de beber. obtido industrialmente pela eletrlise de soluo aquosa de cloreto de sdio. 2NaCI + 2H2O 2NaOH + H2+ CI2 Em laboratrio, pela reao do cido clordrico com dixido de mangans: MnO2 + 4 HCI MnCI2+2H2O+CI2 O cloro usado como alvejante industrial no tratamento da celulose para a fabricao de papel, na obteno de compostos como o cido clordrico, o inseticida BHC (bezeno hexaclorado), etc. Quando o cloro borbulhado em uma soluo de hidrxido de sdio temperatura ambiente, ocorre a reao: Cl2(g) + 2OH-(aq) ClO-(aq) + Cl-(aq) + H2O(l) A soluo resultante comercializada como gua sanitria para uso domstico e como desinfetante.

III. BROMO (Br2)

um lquido castanho-avermelhado, de cheiro repugnante, txico, venenoso. Parcialmente solvel em gua, reagindo com ela e produzindo gua de bromo.

obtido industrialmente pela oxidao em meio cido do Br das guas do mar, usando cloro como agente oxidante. Cl2(g) + 2Br-(aq) 2Cl-(aq) + Br2(aq) O bromo gasoso arrastado por uma corrente de ar e, em seguida, condensado ao estado lquido. No laboratrio, o bromo pode ser obtido pele oxidao de Br por MnO2 em meio cido ou outro agente oxidante. O bromo produz queimaduras dolorosas na pele que dificilmente cicatrizam, por isso deve ser manuseado com extremo cuidado. usado na fabricao de bromofrmio (CHBr3), de desinfetantes, corantes e na indstria fotogrfica, principalmente na forma de brometo de prata (AgBr). IV. IODO (I2)

um slido cinza-escuro, com um brilho semimetlico. Sublima a 184 oC, dando vapor violeta. praticamente insolvel em gua. solvel em etanol, formando a tintura de iodo que era utilizada como desinfetante e antissptico. produzido industrialmente pela oxidao de I com gs Cl2: CI2(g) + 2I 2CI+ I2 ou pela reduo do a I : seguido de oxidao pelo prprio iodato:

Em laboratrio, obtido pelo tratamento de uma mistura de iodeto de potssio e dixido de mangans com cido sulfrico: 2KI + MnO2 + 3H2SO4 2KHSO4 + MnSO4 + 2H2O + I2 O iodo usado na produo do iodofrmio (CHI3), na fabricao de remdios, desinfetantes, corantes e na indstria fotogrfica (KI e AgI). O sal de cozinha iodado (NaCl + NaI) tem a finalidade de combater o hipotireoidismo (doena do bcio). 2.2. HIDROGNIO (H2)

O LZ 129 Hindenburg foi um dirigvel construdo pela Luftschiffbau-Zeppelin GmbHa, na Alemanha. O seu projeto foi encomendado pelo governo de Adolf Hitler, visando divulgar a superioridade tecnolgica do pas. Conhecido como Zeppelin, o dirigvel, com 245 metros de comprimento e sustentado no ar por 200 mil metros cbicos de hidrognio, o maior dirigvel da histria at 1937, saiu de Hamburgo e cruzou o Atlntico a 110 km/h. Na noite de 6 de maio de 1937, o gigantesco dirigvel Hindenburg preparava-se para descer na base de Lakenhurst, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, com 97 ocupantes a bordo, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes, vindos da Alemanha. Durante as manobras de pouso, um incndio tomou conta da aeronave e o saldo foi de 13 passageiros e 22 tripulantes mortos e um tcnico em solo, no total de 36 pessoas. um gs incolor, inodoro, combustvel (chamado combustvel do futuro). Na Terra, o hidrognio raramente se encontra livre, mas combinado, geralmente com o oxignio, formando gua. A molcula de hidrognio to leve que, ao ser libertada, rapidamente sobe aos nveis mais altos da atmosfera de onde, aos poucos, se perde no espao. obtido industrialmente: a) a partir do carvo

b) processo Lane 3 Fe + 4H2O c) eletrlise 2H2O 2NaCI + 2H2O 2H2 + O2 2NaOH + H2 + CI2 Fe3O4 + 4H2

d) Em laboratrio Pela reao de cidos com metais mais reativos que o hidrognio. Zn(S) + 2HCI(aq) ZnCI2(aq) + H2 O hidrognio usado na hidrogenao de leos vegetais para a produo de margarina, como combustvel, na formao de vrios compostos, como NH3 e HCl. 2.3. Oxignio (O2)

um gs incolor, inodoro e, no estado lquido, azul plido. o elemento mais abundante na Terra, quer em porcentagem de tomos, em massa. Ocorre livre na atmosfera, combinado com hidrognio na hidrosfera e combinado como silcio, ferro, alumnio e outros elementos na crosta terrestre (litosfera). usado como comburente, substncia que alimenta as combustes. obtido industrialmente por liquefao e posterior destilao fracionada do ar atmosfrico. Inicialmente, o ar atmosfrico submetido a sucessivas compresses e resfriamentos at atingir uma temperatura de aproximadamente 200 C. O ar torna-se lquido e, ento, faz-se a destilao fracionada.

Inicialmente, destila o componente mais leve que o nitrognio (PE = 195 C), depois argnio (PE 190 C) e, por ultimo, o oxignio (PE 185 C). obtido tambm pela eletrlise da gua: 2H2O 2H2+O2 Na Medicina, aplicado em inalaes e em aparelhos de respirao artificial contra envenenamentos provocados por certos gases como o monxido de carbono (CO). usado na fabricao do ao e em equipamentos de mergulho. 2.4. NITROGNIO (N2)

A vitrificao difere das tcnicas de refrigerao e de armazenagem tradicionais que permite a solidificao transparente instantnea dos ovos e dos embries sem a formao de cristais de gelo. Durante a vitrificao o embrio mergulhado no nitrognio lquido de -196C. um gs, incolor, inodoro e inspido. um gs inerte. Ocorre na Terra como o principal constituinte do ar atmosfrico (~ 78% em volume) onde se encontra livre (N2). difcil encontrar compostos inorgnicos do nitrognio como minerais, pois a maioria solvel em gua. O nitrognio encontrado em compostos orgnicos em todos os seres vivos, animais e plantas. Certas bactrias no solo e razes de algumas plantas, especialmente os legumes, convertem o nitrognio atmosfrico em nitrognio orgnico, que ento transformado por outras bactrias em nitrato, a forma de nitrognio mais usada pelas plantas na sntese de protenas. O nitrognio obtido industrialmente por liquefao e posterior destilao fracionada do ar atmosfrico. Em laboratrio, obtido pela decomposio do nitrito de amnio (NH4NO2): Por ser inerte, usado na forma gasosa no empacotamento de alimentos e no interior de lmpadas incandescentes. Na forma lquida, usado na conservao de alimentos, na de smen para inseminao artificial. usado tambm na sntese da amnia e na do cido ntrico. 2.5. AMNIA OU GS AMONACO (NH3)

um gs incolor (ponto de ebulio normal - 33,4 C), com odor caracterstico, sufocante, e sua inalao, em altas concentraes, causa problemas respiratrios. A amnia extremamente solvel em gua, produzindo o hidrxido de amnio, o qual no existe isolado. NH3 + H2O NH4OH NH4OH NH + OH obtida industrialmente pela sntese cataltica:

I. Processo Haber-Bosch Neste processo, a temperatura fica entre 500 a 600 C, a presso de 200 atmosferas e o catalisador o smio ou o urnio. O resultado uma soluo amoniacal com rendimento de 15%. II. Processo de Claude Neste processo, a temperatura tambm de 500 a 600 C, s que a presso de 1000 atmosferas e o catalisador o ferro. Resulta o gs amonaco liquefeito, com rendimento de 40%.

Em laboratrio a) Processo Solvay Ao da cal viva quente sobre o cloreto de amnio. 2NH4CI + CaO b) Sal de amnio com base solvel. CaCI2 + 2NH3 + H2O

A amnia utilizada em refrigerao, na produo de fertilizantes, na preparao de cido ntrico. 2.6. CIDO NTRICO (HNO3) Puro, um lquido incolor, voltil (PE = 86 C) e solvel em gua. Em soluo aquosa, d origem a um cido forte, (aqua fortis), de cheiro irritante, muito venenoso se inalado ou ingerido, e forte agente oxidante. obtido industrialmente pela oxidao da amnia, pelo processo Ostwald:

2.7. Enxofre (Sx)

O enxofre encontrado livre na crosta terrestre, bem como combinado com outros elementos, principalmente na forma de sulfetos, como a galena (PbS), pirita (FeS2) e vrios sulfatos, como o sulfato de clcio etc. obtido industrialmente pelo processo Frasch, no qual o vapor dgua superaquecido (a cerca de 170 C e sob presso) e ar comprimido so injetados por encanamentos at os depsitos subterrneos. O enxofre se funde e forado a subir para a superfcie como uma espuma de ar-gua-enxofre. O enxofre um slido cristalino amarelo, insolvel em gua e solvel em dissulfeto de carbono (CS2). Apresenta uma variedade de formas alotrpicas. temperatura ambiente, ou abaixo de 95,5 C, o enxofre estvel o rmbico ou enxofre cuja molcula cclica (S8). Quando aquecido lentamente, transforma-se na forma cristalina monoclnica, estvel acima de 95,5 C. Quando o enxofre lquido (ponto de fuso = 119 C) resfriado rapidamente, sendo despejado em gua, forma-se o enxofre plstico ou amorfo. Ele se parece muito com uma goma de mascar e, aparentemente, consiste em cadeias muito longas e entrelaadas. O enxofre usado na vulcanizao da borracha, na fabricao de plvora e em fogos de artifcio. Em medicina, empregado em pomadas ou sabonetes, no combate de certas molstias da pele. usado na sntese do cido sulfrico. 2.8. CIDO SULFRICO (H2SO4) um lquido incolor, viscoso, forte agente oxidante, desidratante, densidade igual a 1,84 g/cm3. Seu ponto de ebulio cerca de 330 C, sendo um cido fixo (difcil de vaporizar). um dos reagentes industriais mais importantes. obtido industrialmente de duas etapas: I. Obteno do dixido de enxofre (SO2) a) a partir da combusto do enxofre S+O2 SO2 b) a partir da ustulao da pirita (FeS2) 2Fe2O3+8SO2 4FeS2 + 11O2 II. Processo de Contato Oxidao cataltica do SO2 a SO3, pelo pentxido de divandio (V2O5) ou pela platina (Pt) finamente dividida. 2SO2+O2 2SO3

O SO3 dissolvido em H2SO4, produzindo o cido pirossulfrico, chamado antigamente de oleum ou cido sulfrico fumegante (H2S2O7). SO3(g) + H2SO4(l) H2S2O7(l) A adio de gua ao cido pirossulfrico produz um cido sulfrico de alta concentrao. H2S2O7(l) + H2O(I) 2H2SO4(I) Este processo de contato o mais moderno utilizado para a obteno de cido sulfrico. Antigamente, usavase o processo das camadas de chumbo. A dissoluo do cido sulfrico em gua deve ser feita com extremo cuidado, pois libera grande quantidade de calor. Devemos sempre adicionar o cido gua lentamente e sob agitao. Nunca adicionar gua no cido, porque o calor liberado vaporiza rapidamente a gua medida que ela vai sendo adicionada, o que pode provocar queimaduras graves. O cido sulfrico muito corrosivo e carboniza a matria orgnica. utilizado como eletrlito de bateria de autos, na fabricao de outros cidos, na produo de fertilizantes e na fabricao de explosivos. 2.9. ALUMNIO (Al)

o metal mais abundante da litosfera, ocorre nos aluminossilicatos, argilas, obtido industrialmente pelo processo Hall, que consiste na eletrlise gnea da alumina bauxita. O mineral de alumnio bauxita, que xido de alumnio e hidrato Inicialmente a bauxita purificada, pelo processo de Bayer, formando A alumina dissolvida em criolita (Na3AlF6) fundida e eletrolisada a cerca de 1.000C.

micas e feldspatos. (Al2O3) proveniente da impuro Al2O3 nH2O. a alumina (Al2O3).

O alumnio um metal extremamente verstil. Ele pode ser prensado, curvado, enrolado, moldado, estruturado, dando origem s mais variadas formas. Sua baixa densidade torna-o til na construo de aeronaves e est sendo cada vez mais utilizado nas indstrias automobilsticas para obter veculos mais leves. utilizado na fabricao de utenslios domsticos, como panelas, bacias, formas etc., e tambm na produo de fios para eletricidade. 2.10. FERRO (Fe)

O ferro obtido industrialmente pela reduo da hematita num alto-forno, atravs da siderurgia do ferro. O alto-forno funciona continuamente e carregado na parte superior, periodicamente, com minrio de ferro, calcrio (CaCO3) e coque (carbono). O ferro fundido e a escria, um material semifundido constitudo principalmente de silicatos, so drenados por aberturas de separao, que se encontram na parte inferior do forno. O ar quente injetado na parte inferior do alto-forno queima o carbono existente, formando monxido de carbono (CO), o principal agente redutor no forno. 2C(s) + O2(g) 2CO(g) Se o minrio for Fe2O3, ele reduzido pelo CO a Fe3O4 na parte superior do forno (300 C). CO(g)+3Fe2O3(s) 2Fe3O4(s)+CO2(g) O Fe3O4 vai aos poucos descendo para a parte inferior do forno onde reduzido a FeO (600 C). CO(g) + Fe3O4(s) 3FeO(s) + CO2(g) Na parte mais baixa do forno, FeO reduzido a ferro (Fe) (de 800 a 1600 C). CO(g) + FeO(s) Fe(l)+CO2(g) O calcrio introduzido no forno sofre uma decomposio trmica. CaCO3(s) CaO(s)+CO2(g) Aps ser produzido, CaO(s) reage com as impurezas de slica e silicato, formando uma escria de silicato que muito menos densa que o ferro, de modo que flutua e pode sair separadamente. Parte da escria utilizada para construo de estradas, blocos, pedras artificiais, fabricao de adubos etc.

O produto do alto-forno o ferro-gusa, que contm at 5% de Si, P, Mn e S. Estas impurezas so geralmente oxidadas e removidas do ferro. A purificao parcial fornece o ferro fundido, que ainda contm quantidades considerveis de carbono. O ao o ferro que contm 0,1 a 1,5% de carbono. Ferro doce, ferro praticamente puro, contm menos de 0,1% de C. Aos inoxidveis so ligas resistentes corroso e que apresentam geralmente crmio e/ou nquel. Outros metais, incluindo vandio, titnio e mangans, podem ser tambm usados em aos. 2.11. COBRE (Cu)

Ocorre na natureza tanto no estado nativo (Cu), como na forma de minrios, Cu2S (calcocita), Cu2O (cuprita), CuFeS2 (calcopirita) etc. A obteno do cobre pode ser feita a partir de sulfetos, aos quais se faz a ustulao do minrio concentrado por flotao. 2CuFeS2 + 5O2 2Cu + 2FeO + 4SO2 O cobre assim obtido apresenta uma pureza de 97 a 99%. Para se obter o cobre com aproximadamente 99,99%, faz-se uma purificao por eletrlise (cobre eletroltico). O cobre eletroltico usado em fios de eletricidade. 3. LIGAS METLICAS

Para produo de objetos, ornamentos, utenslios domsticos muitas vezes necessrio separar os componentes de um mistura para obteno das substncias puras, mas outras vezes necessrio fazermos misturas de substncias para obtermos alguns materiais. Quando nessas misturas um dos componentes um metal forma-se um liga metlica. As ligas metlicas apresentam caractersticas diferentes dos metais puros e por isso podem ser utilizadas com maior vantagem em relao ao metal puro. So materiais com propriedades metlicas que contm dois ou mais elementos qumicos sendo que pelo menos um deles metal. Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria no empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relao ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produo. As indstrias automobilsticas, aeronuticas, navais, blicas e de construo civil so as principais responsveis pelo consumo de metal em grande escala. So tambm representativos os setores de eletrnica e comunicaes, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importncia capital para a economia contempornea. Ligas metlicas so materiais de propriedade semelhantes s dos metais e que contm pelo menos um metal em sua composio. H ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (boro, silcio, arsnio, antimnio) e de metais e no-metais (carbono, fsforo). interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades so tais como: Aumento da dureza; Condutividade eltrica; Condutividade trmica; Aumento ou diminuio da temperatura de fuso; Brilho; Aumento da resistncia mecnica. Ligas metlicas mais comuns no cotidiano: Ao constitudo por Fe e C.

Ao inoxidvel constitudo por Fe, C, Cr e Ni. Ouro de Jias constitudo por Au, Ag e/ou Cobre. Amlgama dental (utilizada em obturao) constituda por Hg, Ag e Sn. Bronze constitudo por Cu e Sn. Lato (utilizado em armas e torneiras) constitudo por Cu e Zn. Classificaes As Ligas podem ser classificadas de diversas maneiras: Pelo metal predominante, como as ligas de cobre, as ligas de alumnio, as ligas do bismuto, as ligas de chumbo e assim por diante. Pelo cheiro: se possui odor azedo, possui enxofre em sua composio. Pelo nmero de elementos componentes, como as ligas binrias, formadas de dois elementos, as ternrias, de trs elementos e assim por diante... As ligas metlicas podem ser obtidas por diversos processos: Processos da fuso

Fundem-se quantidades adequadas dos componentes da liga, a fim de que estes se misturem perfeitamente no estado lquido. A fuso feita em cadinhos de ferro, de ao ou de grafite, em fornos de revrbero ou em fornos eltricos. A massa fundida, homognea, resfriada lentamente em formas apropriadas. So tomadas precaues especiais para evitar a separao dos componentes da liga durante o resfriamento, para evitar a oxidao dos metais fundidos, para minimizar as perdas dos componentes volteis, etc. Esse processo tambm pode ser efetuado na superfcie de um corpo. Assim, mergulhando-se folhas de ferro em estanho fundido, forma-se na sua superfcie uma liga de ferro e estanho. Obtm-se, assim, a folha-de-flandres,tambm chamada lata. Compresso O processo de compresso consiste em submeterem-se misturas em propores adequadas dos componentes a altssimas presses. Esse processo de importncia na preparao de ligas de alto ponto de fuso e quelas cujos componentes so imiscveis no estado lquido. Processo Eletroltico O processo eletroltico consiste na eletrlise de uma mistura apropriada de sais, com o fim de se efetuar deposio simultnea de dois ou mais metais sobre ctodos Processo de Metalurgia Associada O processo de metalurgia associada consiste na obteno de uma liga constituda de dois ou mais metais, submetendo-se ao mesmo processo metalrgico uma mistura de seus minrios. Processos de revestimento -Cromagem/niquelagem

Processo de revestimento de superfcies metlicas por eletrodeposio de cromo ou nquel. -Galvanizao

Processo de revestimento a quente de superfcies de ao por imerso em zinco fundido.

-Anodizao

um processo eletroqumico de oxidao forada e controlada aplicada somente ao alumnio e suas ligas especficas. A pelcula andica formada apresenta dureza de 7 a 8 Mhos. porosa, anidra e transparente, chama-se Perfis xido de Alumnio ou Alumina (Al2O3). Foi descoberta em laboratrio, por H. Buff e C.Pollack em 1857, a tendncia do Alumnio em, recobrir-se de uma pelcula xido) baseada na transformao superficial do prprio alumnio. Baseado nesta descoberta, inmeras pesquisas foram feitas, somente em 1911 o francs Francais Saint Martin desenvolveu os princpios bsicos para oxidao eletroltica em meio sulfrico. -Flandres

Processo de revestimento de superfcies metlicas por estanho. Oxidao

A maioria dos metais tende a se oxidar quanto expostos ao ar, especialmente em ambientes midos. Entre os vrios procedimentos empregados para evitar ou retardar a oxidao, os mais comuns so a aplicao de pinturas protetoras, a formao de ligas com outros elementos que reduzam ou eliminem tal propenso e a conexo a plos eltricos que impeam a ocorrncia do fenmeno. interessante o caso do alumnio, que, em presena do oxignio, forma uma delgada pelcula de xido que detm a oxidao.

Alguns tipos de Ligas Metlicas Ao

O ao a liga de ferro e carbono onde a porcentagem deste ltimo varia de 0,008% a 2,11%. Nos aos utilizados pela indstria geralmente essa porcentagem fica entre 0,1 a 1,0%. Em certos aos especiais, o carbono pode chegar a 1,5%. So tambm constituintes normais do ao o silcio (0,2%) e o mangans (1,5%). O enxofre e o fsforo so impurezas indesejveis, e seus teores no devem ser maiores do 0,05%. Quando se adicionam outras substncias, para aperfeioamento das qualidades do ao, obtm-se ligas denominadas aos especiais. Os principais aos especiais contm um ou mais dos seguintes metais: nquel, vandio, tungstnio, molibdnio, titnio, cobalto ou mangans. * Mais Ligas de Ferro: o Ferro-Fsforo. o Ferro-Silcio. o Ferro-Mangans. o Ferro-Cromo. o Ferro-Molibdnio. o Ferro-Silcio-Mangans. o Ferro-Silcio-Magnsio. o Ferro-Titnio. o Ferro-Tungstnio. o Ferro-Vandio. o Ferro-Nquel. Lato

O lato uma liga de cobre e zinco, tem cor amarelada e utilizado na fabricao de objetos de uso domstico, como tachos e bacias, de instrumentos musicais de sopro e de jias fantasia. Bronze

O bronze uma liga de cobre e estanho. Em bronzes especiais podem entrar pequenas quantidades de zinco, alumnio ou prata. Utilizado, por exemplo, na fabricao de sinos, de armas, de moedas, de esttuas, etc. Originalmente o termo bronze era empregado para ligas de cobre e estanho, este ltimo como principal elemento. Na atualidade, bronze nome genrico para ligas de cobre cujos principais elementos no so nquel nem zinco. Uma das principais propriedades a elevada resistncia ao desgaste por frico, o que faz do bronze um material amplamente usado em mancais de deslizamento. Bronzes podem ser agrupados em famlias de acordo com o processo de produo e a composio. Alguns exemplos esto abaixo: * Trabalhados: o Bronzes de fsforo (Cu, Sn, P) o Bronzes de chumbo e fsforo (Cu, Sn, Pb, P). o Bronzes de alumnio (Cu, Al). o Bronzes de silcio (Cu, Si). * Fundidos: o Bronzes de estanho (Cu, Sn). o Bronzes de estanho e chumbo (Cu, Sn, Pb). o Bronzes de estanho e nquel (Cu, Sn, Ni). o Bronzes de alumnio (Cu, Al). A tabela abaixo d caractersticas bsicas de alguns tipos de bronze. * Outras ligas de cobre: o Cobre Fosforoso, Cobre Silcio, Cobre Mangans, Cobre Crmio. o Cupronquel. o Zamac. o Alpaca.

Resumindo Liga metlica Lato Bronze Ao Ao inoxidvel Ao-Nquel Ao-Tungstnio Alnico Amlgama Ouro 18 quilates Prata de lei Eltron Liga magnsio Componentes Cobre e Zinco Cobre e Estanho Ferro e carbono Ao e Cromo Ao e Nquel Ao e Tungstnio Ao, alumnio, cobalto nquel e Caracterstica resistente corroso resistente corroso resistente corroso resistente corroso resistncia mecnica alta dureza propriedades magnticas Uso navios, tubos moedas, sinos navios, domsticos talheres, domsticos canhes, blindagem

temos...

utenslios utenslios material de

brocas, pontas de caneta fabricao de ims restaurao de dentes

Mercrio, prata e estanho Ouro e cobre Prata e cobre alta ductibilidade maleabilidade aumento da dureza mecnica e e

jias utenslios ornamentos domsticos,

de Mg, alumnio, mangans, resistncia zinco trmica

peas muito leves

Bibliografia recomendada LEE, J. D. Qumica inorgnica no to concisa. 5. ed. S. Paulo: Edgard Blcher, 1999. SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. W. Qumica inorgnica. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. HUHEEY, J. E.; KEITER, E. A.; KEITER, R. L. Inorganic chemistry: principles of structure and reactivity. 4. ed. Prentice Hall, 1993. BARROS, H. L. C. Qumica Inorgnica: uma introduo. Belo Horizonte, Brasil: Editora UFMG, 1992. BENVENUTTI, E. V. Qumica Inorgnica: tomos, molculas, lquidos e slidos. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003. FARIAS, R. F. (Org), Qumica de coordenao. Campinas: Editora tomo,2005. RODGERS, G. E. Introduction to Coordination, solid state, and descriptive inorganic chemistry. Singapore: McGraw-Hill, 1994. JONES, C. J. A Qumica dos Elementos dos Blocos d e f. Porto Alegre: Bookman, 2002..

Das könnte Ihnen auch gefallen