Sie sind auf Seite 1von 17

FUNCOGE

NORMATIZAODOUSODECESTOS AREOSACOPLADOSA GUINDASTESARTICULADOS

NR18 Portarian15
18.14.19 proibido o transporte de pessoas por equipamento de guindar no projetados para este fim. Com o atestado estamos assumindo que nossos guindastes articulados tambm foram projetados para movimentar pessoas dentro de cestos areos dentro de uma srie de requisitos.

NR18 Portarian15
6.DisposiesFinais 6.1 EsteanexonoseaplicasPTAparaservioseminstalaeseltricasenergizadas. QuestocolocadaemreuniodaABRATE:IstonoexcluiriaasCIAseltricasdeseguiraNR18??? NoWokshopSobratemaocorridoem21/10/2009emSP,o Sr.GianfrancoPampalomdo MTEdisse que a NR18 foi elaborada para a construo civil, equipamentos de guindar referemse aos elevadoresdecargaeasgruasdecontruocivil,noaosguindautos/guindastes.

No seria mais adequado incluir um captulo a parte sobre uso de guindastes e cestos areosnaNR12???

NR12 propostadeanexo
A convite do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), os fabricantes de guindastes e plataformas areas foram convidadas a participar durante os dias 26 e 27 de julho em Braslia, para discutir o texto proposta a ser anexado a NR12, a fim de regulamentar o uso de cestos areos para movimentao de pessoas. Durante os dias 9 e 10 de setembro em Caxias do Sul, ocorreu a segundareunioparadarcontinuidadeaotema. Duranteosdias4a6deoutubroemSoPaulo,ocorreuaterceira reunioparaajustesfinaisdotextodoanexocomasbancadasdo governo,fabricanteseusurios.

NR12 novosrequisitos
1. O guindaste articulado s poder executar servios em rede morta, porque o mesmo no s possuiisolamentoadequadopararedeviva(at 1000Volts). 2. Ocestodeveserequipadocomsistemadenivelamentoautomtico. 3. O cesto deve possuir ancoragem para cinto de segurana tipo paraquedista com duplo talabarte. 4. O guindaste/cesto deve possuir comandos de operao de dentro do cesto e na base do guindaste. 5. Em caso de emergncia o controle inferior deve ter recurso que permita sua priorizao de comandosobrepondoaocontrolesuperior. 6. Possuir vlvula seletora, junto a base do guindaste, que bloqueie a movimentao dos estabilizadoresduranteoperaodocestoareo. 7. Possuirparadadeemergncianoscomandossuperioreinferior. 8. Oguindastedeveserequipadocomumsistemalimitadordomomentodecarga. 9. Possuir sistema de patolamento que garanta estabilidade segura ou que limite a atividade em reasondenohajaestabilidade. 10. Possuirsistemasecundriodedescidadocestoareoemcasodepanedocaminho.

NR12 nivelamentoautomtico

A Mada Palfinger tem como soluo um modelo de cesto areo equipado com sistema de nivelamentoautomtico. Estesistemaest emacordocom anormaeuropiaEN280.

NR12 cintodesegurana

O cesto areo est provido de suportes para ancoragem do cinto desegurana.

NR12 comandosuperioreinferior

Um guindaste equipado com controle remoto tem automaticamente a possibilidade de usar o mesmo como comando superior no cesto. H um suporte dentro do cesto para fixaodotransmissor,bemcomoumcaboeltricoparafazeraconexosemondasde rdio. Ajustepara4velocidadesdeoperao(25,50,75e100%). Carregadorcom2baterias. 12faixasdefrequncia deoperao. Mudanaautomticadafreqnciadeoperaoquandohouverinterferncia. Partida,paradaeajustederotaodomotorfeitasdotransmissor. Coberturaat 100mdedistncia.

NR12 chaveseletoraeparadadeemergncia

O guindaste equipado com duas paradas de emergncia, uma na base do equipamento e outranotransmissordocontroleremoto. Qualquer um dos dois profissionais, o eletricista que est dentro do cesto ou o operador que est em solo na base do equipamento, pode interromper os movimentos do guindaste com um simples toque no boto da parada de emergncia. Sendo que o que est em solo tem autonomia de cancelar as funes do controle remoto por meio deumachaveseletora.

NR12 limitadordemomentodecarga

A Madal Palfinger oferece dois sistemas de proteo contra sobrecargaoulimitadordemomentodecarga: OSK(hidrulico). PALTRONIC50(eletrnico).

NR12 OSK

OSK um sistema de proteo contra sobrecarga operado hidraulicamente. Quando o cilindro de elevao atingir a sobrecarga enviado umsinal para um bloco conectado ao comando principal, que por sua vez trava as alavancas de operao.

NR12 Paltronic50
PAL50 um sistema de proteo contra sobrecarga operado eletronicamente. FUNES: 1. Paradadeemergncia. 2. Display indicador de uso da capacidadedecargaentre60e100%. 3. Liga/desligasistema. 4. HPLS(turbo). 5. OLP(funodedesbloqueio). 6. Indicadordafunosobrecarregada. 7. Chave selecionadora do tipo de operao: Patolamento. RRC. Acionamentonabase.

2 1

NR12 patolamentoelimitadordegiro
Normalmente, operao sobre a cabina do caminho crtica, pois nesta regioqueh maiorriscosdetombamentodevidoamenorestabilidade. A Madal Palfinger oferece como soluo um sistema limitador de giro que impede operao sobre a cabina ou reduz a capacidade de carga sobre a regio. Prximoacolunadegirosoinstaladossensoresdecontatoqueenviamsinais para o PALTRONIC 50, quando o guindaste atingir a regio crtica, o giro interrompido sobre aquela regio ou a capacidade reduzida automaticamente.

NR12 patolamentoelimitadordegiro

deresponsabilidadedofabricanteedoinstaladordoguindaste, agarantiade umaestabilidadeseguradoconjuntocaminho/guindaste. A Madal Palfinger realiza um estudo de integrao veicular para cada instalao,ondesocalculadososfatoresdeestabilidadeparacadaposiode trabalho(laterais,dianteiraetraseira). Para as posies de operao onde no so atingidos um fator de estabilidade seguro (menor que 1,30), so sugeridos solues como: sapatas de maior abertura,sapatasadicionais,limitadordegiroouusodelastro.

NR12 clculodeestabilidadeepesossobreeixos

Inserodedadosdimensionaisepesos

Clculodereaodepesosobreoseixos

Clculodedofatordeestabilidade

NR12 unidadesecundriadeenergia
Unidade secundria de energia (power pack), caso o caminho sofra alguma pane eltrica ou mecnica que impea o funcionamento do motor, uma bombadeemergnciaentraemoperaoparamovimentaroguindaste,afim debaixaraosolooprofissionalqueest dentrodocesto. Aunidadefuncionaeletricamentecom12ou24volts.

Obrigadopelaateno!

Das könnte Ihnen auch gefallen