Sie sind auf Seite 1von 20

4/16/2013

HISTRIA DAS CONSTITUIES

FUGA DA CORTE PARA O BRASIL - Ordem de Napoleo para aderir ao bloqueio continental e prender os ingleses residentes em Portugal (sob pena de invadir o pas e destronar a famlia). - D. Joo VI fez acordo com Inglaterra: fugiria para o Brasil, escoltado por navios ingleses e abriria os portos brasileiros para a Inglaterra. - Data da fuga: 29/11/1807 - Portugal invadido por 50.000 soldados franceses e espanhis

- Entre 10.000 e 15.000 pessoas - Pouca gua, ratos, baratas, piolhos etc. - 22/01/1808 aporta na Bahia - 07/03/1808 aporta no Rio de Janeiro - Constitucionalismo em Portugal (Revoluo do Porto) - 26/02/1821 juramento da futura Constituio Portuguesa para o Brasil. 21/04/1821 juramento da Constituio espanhola - 26/04/1821 volta de D. Joo VI - D. Pedro I o prncipe regente.

4/16/2013

D. Joo VI ordenou o retorno de D. Pedro I para Portugal (Decreto de 29 de setembro de 1821). - 9 de janeiro de 1822 (Dia do Fico): Como para o bem de todos e felicidade geral da nao, estou pronto: diga ao povo que fico - Em 7/09/1822:
-

Incio da Assembleia Constituinte em 3/5/23 Aceitarei e defenderei a Constituio, se for digna do Brasil e de mim - Anteprojeto: Constituio da mandioca (os eleitores de primeiro grau deveriam ter uma renda mnima equivalente a 150 alqueires de farinha de mandioca) - 11/11/23 D. Pedro I dissolveu a Assembleia Constituinte - Em 25/03/1824 D. Pedro I outorga a primeira Constituio.
-

CONSTITUIO DE 1824
-

Estado Unitrio (Provncias, cujos presidentes eram nomeados pelo imperador) Governo monrquico e hereditrio Religio oficial Quatripartio de Poderes (Benjamin Constant) Concentrao de Poder Sufrgio censitrio Constituio semirrgida Liberdades pblicas Habeas Corpus? (Cd. Criminal de 1830)

4/16/2013

(AGU 2007 CESPE) A histria constitucional do Brasil, de conhecimento indispensvel a quem busca estudar nossas instituies polticas e sociais, representa um dos mais profundos mergulhos na compreenso do passado nacional. O exame e a anlise dos sucessos polticos e das razes institucionais do pas ho de trazer sempre luz para o entendimento da realidade contempornea, na qual os acontecimentos transcorrem com a velocidade da crise e fazem, no raro, extremamente difcil a percepo das causas que de imediato devem ser removidas, em escala prioritria, a fim de se poder fazer estvel e seguro o destino da Nao e a preservao de sua unidade. (Paulo Bonavides e Paes de Andrade. Histria constitucional do Brasil). Julgue os itens subsequentes, que tratam da evoluo constitucional no Brasil.

(AGU 2007) Durante o Primeiro Reinado, o movimento cunhado como constitucionalismo era visto por muitos como uma ideia quase subversiva. ( X ) CERTO ( ) ERRADO (AGU 2007) O perodo constitucional do Imprio foi o perodo da histria brasileira em que o poder mais se apartou da Constituio formal, a qual teve baixo grau de eficcia e pouca presena na conscincia dos dirigentes do pas. Exemplo disso foi a no-utilizao da Constituio como instrumento para se solucionar a questo da escravido no Brasil. ( X ) CERTO ( ) ERRADO

(AGU 2007) A CF trouxe grandes avanos na rea dos direitos e das garantias fundamentais, atestando a modernidade e fazendo do racismo e da tortura crimes inafianveis, estabelecendo o habeas data e reforando a proteo dos direitos e das liberdades constitucionais, e restituindo ao Congresso Nacional prerrogativas que lhe haviam sido subtradas pela administrao militar. ( X ) CERTO ( ) ERRADO

4/16/2013

(TJ/MA 2008) Assinale a alternativa INCORRETA: a) A Constituio de 1934 foi promulgada, ao passo que a de 1937 foi outorgada. b) A Constituio de 1891 foi promulgada. c) Das constituies brasileiras, as duas primeiras eram semirrgidas. d) A Constituio de 1824 era semirrgida, j que previa a alterao de uma parte pelos chamados meios ordinrios.

(MP/SE/2009) A Constituio brasileira de 1824 previa, em seus artigos 174 e 178: "Art. 174. Se passados quatro anos, depois de jurada a Constituio do Brasil, se conhecer, que algum dos seus artigos merece reforma, se far a proposio por escrito, a qual deve ter origem na Cmara dos Deputados, e ser apoiada pela tera parte deles." "Art. 178. s Constitucional o que diz respeito aos limites e atribuies respectivas dos Poderes Polticos e aos Direitos Polticos e individuais dos Cidados. Tudo o que no Constitucional pode ser alterado sem as formalidades referidas, pelas Legislaturas ordinrias."

Depreende-se dos dispositivos acima transcritos que a Constituio brasileira do Imprio a) era do tipo semirrgida, quanto alterabilidade de suas normas, diferentemente da Constituio vigente, que, sob esse aspecto, rgida. b) previa hiptese especial de reviso constitucional, semelhante quela contemplada no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Constituio vigente, quanto a prazo e qurum para exerccio do poder de reviso. c) impunha limites temporais, materiais e circunstanciais ao exerccio regular do poder de reforma constitucional, a exemplo do que se tem na Constituio vigente.

4/16/2013

d) exigia quorum de maioria qualificada para propositura de emendas Constituio por membros do Legislativo, diferentemente da Constituio vigente, que admite iniciativa isolada de parlamentares para proposta de emenda. e) poderia ser classificada como sinttica e histrica, em oposio Constituio vigente, que analtica e dogmtica.

QUEDA DA MONARQUIA
-

Guerra do Paraguai (1868) Abolio da escravatura (13-05-1888) Esposo de Princesa Isabel (Conde DEu)

Decreto 1, de 15/11/1889 Eleio de Assemblia Constituinte em 1890 Promulgao da CF em 14/02/1891

CONSTITUIO DE 1891
-

Relator: Rui Barbosa Influncia da Constituio Americana - Estados Unidos do Brasil Federao, Repblica, Presidencialismo O Brasil um Estado laico Tripartio de Poderes Bicameralismo federativo Constituio rgida Habeas corpus (teoria brasileira do HC) Controle difuso de constitucionalidade Criou o STF

4/16/2013

(CEPERJ 2007) O habeas corpus surge no Direito Brasileiro na Constituio de: a) 1937 b) 1891 c) 1988 d) 1934 e) 1946

(PGE/AM 2010) Considerando a histria do constitucionalismo brasileiro, correto afirmar que a) o bicameralismo no Poder Legislativo brasileiro foi institudo apenas com a Constituio de 1946, como modo de assegurar a participao dos Estados-membros no processo legislativo federal. b) a primeira Constituio brasileira que previu expressamente direitos fundamentais foi a de 1988. c) a primeira Constituio brasileira que previu a forma federativa de Estado foi a de 1891, ainda que no se tenha, na ocasio, garantido aos Municpios autonomia de ente federativo.

d) o Supremo Tribunal Federal foi criado com a Constituio de 1946, que tambm previu a ao direta de inconstitucionalidade, atribuindo quele Tribunal a competncia para julg-la originariamente. e) o exerccio do controle de constitucionalidade pelo Poder Judicirio somente foi permitido no Brasil a partir da criao da representao interventiva pela Constituio de 1946.

4/16/2013

(PGE/AM 2010) Considerando a histria do constitucionalismo brasileiro, correto afirmar que a) o bicameralismo no Poder Legislativo brasileiro foi institudo apenas com a Constituio de 1946, como modo de assegurar a participao dos Estados-membros no processo legislativo federal. b) a primeira Constituio brasileira que previu expressamente direitos fundamentais foi a de 1988. c) a primeira Constituio brasileira que previu a forma federativa de Estado foi a de 1891, ainda que no se tenha, na ocasio, garantido aos Municpios autonomia de ente federativo.

d) o Supremo Tribunal Federal foi criado com a Constituio de 1946, que tambm previu a ao direta de inconstitucionalidade, atribuindo quele Tribunal a competncia para julg-la originariamente. e) o exerccio do controle de constitucionalidade pelo Poder Judicirio somente foi permitido no Brasil a partir da criao da representao interventiva pela Constituio de 1946.

(DPU-2010 CESPE) comum o emprego da expresso jurisdio constitucional para designar a sindicabilidade desenvolvida judicialmente tendo por parmetro a CF e por hiptese de cabimento o comportamento em geral, principalmente, do poder pblico, contrrio quela norma paramtrica. A fiscalizao do cumprimento da CF tem como pressuposto bsico a ideia desta como conjunto normativo fundamental, que deve ser resguardado em sua primazia jurdica, vale dizer, em que se impe a rigidez constitucional. Requer-se, ainda, a CF em sentido formal. Andr Ramos Tavares. Curso de direito constitucional, 6. ed., p. 240 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, assinale a opo correta, acerca do controle de constitucionalidade.

4/16/2013

a) A inconstitucionalidade formal se verifica quando a lei ou ato normativo apresenta algum vcio em seu processo de formao. O desrespeito a uma regra de iniciativa exclusiva para o desencadeamento do processo legislativo constitui exemplo de vcio formal objetivo. b) O controle de constitucionalidade preventivo realizado durante a etapa de formao do ato normativo, com o objetivo de resguardar o processo legislativo hgido. Caso haja proposta de emenda constitucional tendente a abolir direito fundamental, qualquer dos legitimados poder ajuizar, ainda durante o processo legislativo, ao direta de inconstitucionalidade para impedir o trmite dessa emenda.

c) O sistema jurisdicional institudo com a Constituio Federal de 1891, influenciado pelo constitucionalismo norteamericano, acolheu o critrio de controle de constitucionalidade difuso, ou seja, por via de exceo, que permanece at a Constituio vigente. No entanto, nas constituies posteriores de 1891, foram introduzidos novos elementos e, aos poucos, o sistema se afastou do puro critrio difuso, com a adoo do mtodo concentrado.

d) A CF mantm regra segundo a qual somente pelo voto de dois teros de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podem os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder pblico. Essa norma se refere reserva de plenrio. e) A inobservncia da competncia constitucional de um ente federativo para a elaborao de determinada lei enseja a declarao da inconstitucionalidade material do ato normativo.

4/16/2013

Crticas: distncia da realidade brasileira, domnio das oligarquias, fraude eleitoral institucionalizada Revoluo de 1930 (criao de Governo Provisrio, levando Getlio Vargas ao Poder) nomeou interventores para os Estados Getlio fez o Cdigo Eleitoral (Dec 21.076/32) criou o voto feminino

Washington Luis

Julio Prestes

Getlio Vargas Revoluo de 1932

CONSTITUIO DE 1934
-

Repblica, Federao, Tripartio de Poderes Aumento dos poderes da Unio Inexistncia de religio oficial Senado passou a ser mero colaborador da Cmara (bicameralismo desigual) Constituio rgida Previso de direitos de segunda gerao Previso do voto feminino Criao do mandado de segurana e ao popular

(PGE/SP 2009 FCC) A Constituio de 16 de julho de 1934 considerada o marco inicial do constitucionalismo social-democrtico no Brasil, nela estando presentes a introduo e a reconfigurao de institutos com o objetivo de conferir maior eficincia ao estatal. Nesse sentido, a) adotou-se nova disciplina para o habeas corpus e para o exerccio do poder regulamentar. b) extinguiu-se a Justia Federal e introduziu-se a tcnica de repartio vertical da competncia legislativa.

4/16/2013

c) introduziu-se o controle abstrato de normas e o veto presidencial. d) outorgou-se ao Presidente da Repblica autorizao para expedir decretos-leis e criou-se o mandado de segurana. e) atenuou-se o bicameralismo do Poder Legislativo e atribuiu-se certa europeizao ao sistema de controle de constitucionalidade.

(TJ/RJ-2011) Na evoluo poltico-constitucional brasileira, o voto feminino no Brasil foi expressamente previsto pela primeira vez num texto constitucional na Constituio de a) 1891. b) 1934 c) 1937. d) 1946.

Intentona Comunista de 1935 Getlio declara estado de stio Inveno do Plano Cohen Getlio determina o fechamento do Congresso Nacional e extino dos partidos polticos Trecho do prembulo da CF de 1937: ATENDENDO ao estado de apreenso criado no Pas pela infiltrao comunista, que se torna dia a dia mais extensa e mais profunda, exigindo remdios, de carter radical e permanente...

10

4/16/2013

CONSTITUIO DE 1937 (A POLACA)


-

Concentrao de poder no Executivo Federalismo nominal Senado Federal deixou de existir Declaraes de inconstitucionalidade poderiam ser revistas pelo Presidente e levadas ao parlamento (art. 96, p.u.) Fim do Mandado de segurana e ao popular Pena de morte, possibilidade de tribunais de exceo, censura prvia Proibio de greve e lock-out

Fim da segunda Guerra Mundial Ato Adicional de 1945 (convocando eleies) Vargas foi deposto pelos Generais Gaspar Dutra e Gis Monteiro Dutra foi eleito pelo voto popular Promulgao da nova Constituio em 18/09/1946 Finalidade: redemocratizao do pas

(MP/RN 2009) A Carta outorgada em 10 de novembro de 1937 exemplo de texto constitucional colocado a servio do detentor do poder, para seu uso pessoal. a mscara do poder. uma Constituio que perde normatividade, salvo nas passagens em que confere atribuies ao titular do poder. Numerosos preceitos da Carta de 1937 permaneceram no domnio do puro nominalismo, sem qualquer aplicao e efetividade no mundo das normas jurdicas. Raul Machado Horta. Direito constitucional. 2.a ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1999, p. 54-5 (com adaptaes).

11

4/16/2013

Considerando a classificao ontolgica das constituies, assinale a opo que apresenta a categoria que se aplica Constituio de 1937, conforme a descrio acima. a) constituio semntica b) constituio dogmtica c) constituio formal d) constituio outorgada e) constituio ortodoxa

CONSTITUIO DE 1946 Federao Repblica Presidencialismo Previso da transferncia da capital para o Planalto Central (art. 4, ADCT) Estado laico Tripartio de poderes Bicameralismo igual Restabelecimento do Mandado de Segurana e Ao Popular Reconhecimento do direito de greve

(AGU-2010 CESPE) O Brasil, desde a promulgao da Constituio de 1946, tem adotado o presidencialismo como forma de governo. Assim, a atividade executiva est concentrada na figura do presidente da Repblica, que , ao mesmo tempo, chefe de governo, chefe de Estado e chefe da administrao pblica. ( ) CERTO ( X ) ERRADO

12

4/16/2013

(MP/SE- 2010) Considerando a evoluo constitucional do Brasil, analise: I. A Constituio do Estado Novo (1937) no contemplava os princpios da legalidade e da retroatividade das leis, assim como, no previa o mandado de segurana. II. A Constituio Republicana (1891) instituiu a forma federativa de Estado atribuindo-lhe a competncia remanescente e fortaleceu os direitos individuais como a garantia do habeas corpus. III. A Constituio de 1967, inspirada na Carta de 1934, ostentou forte tendncia descentralizao polticoadministrativa da Unio com ampliao dos direitos individuais, especialmente do direito de propriedade.

IV. A Constituio de 1946, deu ao Brasil a forma de Estado unitrio com intensa centralizao poltico-administrativa e em matria de direitos fundamentais previu o habeas data e o mandado de injuno. Nesses casos, est correto o que consta APENAS em a) II, III e IV. b) I e III. c) II e IV. d) I e II. e) I, III e IV.

Renncia de Jnio Quadros em 1961 1 ano parlamentarista (1962) Golpe Militar de 1964 A existncia dos Atos Institucionais

13

4/16/2013

CONSTITUIO DE 1967
-

Concentrao do poder no Executivo Federalismo nominal Estado laico Previso dos decretos-leis Suspenso do HC em alguns crimes afastabilidade do controle jurisdicional
-

CONSTITUIO DE 1969 Constitucionalizao dos atos institucionais Perodo marcado por dissolues do Congresso Posterior movimento de redemocratizao

(TRT-2010 6a REGIO) Sobre o controle de constitucionalidade, leia atentamente as assertivas abaixo e, depois, assinale a alternativa CORRETA: I. Com a Constituio de 1934 surgiu a possibilidade de controle abstrato por meio da Ao Direta de Inconstitucionalidade Interventiva, mas s com a Emenda Constitucional n. 16, em 1965, que foi criada a Ao Direta de Inconstitucionalidade genrica, por meio da qual qualquer lei podia ser objeto do controle de constitucionalidade. II. A Emenda Constitucional n. 45 de 08.12.04 estendeu o efeito vinculante, que antes atingia apenas o Judicirio e o Executivo, a toda administrao direta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

III. A atuao do Poder Legislativo no processo de elaborao da lei, nas Comisses de Constituio e Justia, no consubstancia, em nenhum sentido, controle prvio de constitucionalidade. IV. A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal admite mandado de segurana impetrado pelo Chefe do Poder Executivo em face de projetos de lei que violam a sua iniciativa legislativa privativa. V. A competncia exclusiva do Congresso Nacional para sustar os atos normativos do Poder Executivo entendida, pela doutrina, como mecanismo poltico de controle repressivo de constitucionalidade.

14

4/16/2013

a) Apenas as assertivas II, IV e V esto corretas. b) Apenas as assertivas I e IV esto corretas. c) Apenas as assertivas II, III e IV esto corretas. d) Apenas as assertivas I e IV e V esto corretas. e) Nenhuma das assertivas est correta.

REFORMA CONSTITUCIONAL

(PROCURADOR DO TRABALHO 2006) Assinale a alternativa INCORRETA: a) a Constituio poder ser emendada mediante proposta de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados e do Senado Federal; do Presidente da Repblica; ou de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria absoluta de seus membros; b) a Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio;

15

4/16/2013

c) a proposta de emenda ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerandose aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros; d) no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e peridico; a separao dos Poderes; os direitos e garantias individuais; e) no respondida.

(DEFENSORIA PBLICA/ SP 2009) Em relao s clusulas ptreas, considere as seguintes afirmaes: I. Tem como significado ltimo prevenir a eroso da Constituio Federal, inibindo a tentativa de abolir o projeto constitucional deixado pelo constituinte. II. A Emenda Constitucional 45, na parte que criou o Conselho Nacional de Justia, violou, segundo julgamento proferido pelo Supremo Tribunal Federal, a clusula ptrea da separao dos poderes. III. Ao petrificar o voto cristalizou-se a impossibilidade do poder constituinte derivado excluir o voto do analfabeto ou do menor entre 16 e 18 anos.

IV. possvel que uma reforma constitucional crie novas clusulas ptreas segundo entendimento pacfico da doutrina constitucional. V. A mera alterao redacional de uma norma originria componente do rol de clasulas ptreas no importa em inconstitucionalidade. Esto corretas SOMENTE a) I, III e IV. b) I, III e V. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) III, IV e V.

16

4/16/2013

(TJ/GO 2009 FCC) No que se refere reforma da Constituio, correto afirmar que a) a reviso constitucional foi realizada aps cinco anos, contados da promulgao da Constituio, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sesso conjunta das Casas. b) a proposta de emenda constitucional discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros relativamente ao mesmo texto.

c) a Constituio pode ser emendada na vigncia de estado de defesa. d) a matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma legislatura. e) a Constituio pode ser emendada mediante proposta de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federao, manifestando- se, cada uma delas, pela maioria de todos os seus membros.

(TRT-9a REGIO 2004) Considere as proposies alusivas Emenda Constituio a seguir: I. A proposta de Emenda Constituio ser discutida em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos. II. A proposta de Emenda Constituio considerar-se- aprovada se obtiver em ambos os turnos trs quintos dos votos dos respectivos membros. III. A Emenda Constituio ser promulgada pelo Senado Federal exigindo-se para aprovao dois teros de seus membros. IV. A Constituio poder ser emendada mediante proposta do Presidente da Repblica ou de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal.

17

4/16/2013

V. No ser objeto de deliberao a proposta de Emenda Constituio tendente a abolir os direitos e garantias individuais. Marque a alternativa correta: a) todas as proposies esto corretas b) somente as proposies I e II esto corretas c) somente as proposies IV e V esto incorretas d) somente a proposio III est incorreta e) todas as proposies esto incorretas

(PROCURADOR DO ESTADO PB 2008) Com relao ao poder constituinte, teoria da recepo e s emendas constituio, assinale a opo correta. a) A teoria do poder constituinte, desenvolvida pelo abade Emmanuel Sieys no manifesto O que o terceiro estado? contribuiu para a distino entre poder constitudo e poder constituinte. b) Uma norma infraconstitucional que no seja compatvel, do ponto de vista formal ou material, com a nova constituio, por esta revogada. c) Considere-se que o Senado Federal tenha rejeitado, no final do ano de 2007, proposta de emenda CF. Nessa hiptese, nova proposta de emenda no poder ser apresentada, com a mesma matria, no ano de 2008.

d) Mutao constitucional, conforme doutrina majoritria, definida como a mudana no texto da constituio, seja por meio de emenda, seja por reviso e) Considere-se que a assembleia legislativa de um estado da Federao tenha promulgado emenda Constituio estadual, de iniciativa de parlamentar, dispondo acerca do regime jurdico dos servidores pblicos do estado. Nessa hiptese, no h qualquer violao Constituio estadual ou Federal, visto que a iniciativa privativa do chefe do executivo est restrita aos projetos de lei.

18

4/16/2013

(BACEN FCC 2006) O poder constituinte derivado se manifesta, na Constituio brasileira, pela possibilidade de promulgao de emendas constitucionais. Todavia, h limites formais e materiais ao poder de reforma constitucional, sendo correto afirmar que a) o Presidente da Repblica no pode encaminhar proposta de emenda constitucional, razo pela qual a emenda no est sujeita a sano ou veto. b) a Constituio no poder ser reformada na vigncia de interveno federal, estado de defesa e estado de stio.

c) no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a separao dos Poderes, a forma unitria e republicana de Estado e os direitos individuais e sociais. d) existem limites implcitos ao poder de reforma constitucional, decorrentes dos princpios de direito internacional, em virtude da adoo da teoria monista pelo Supremo Tribunal Federal. e) a proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada pode ser objeto de nova proposta a qualquer tempo, por conta da supremacia do poder constituinte.

(PGE/RR 2006) A proposta de emenda constitucional pode ser apresentada a) pelo Ministro da Justia. b) pelo Presidente da Repblica. c) por um quarto, no mnimo, dos membros do Senado Federal. d) pela Comisso de Constituio e Justia do Congresso Nacional. e) por mais de um tero das Assembleias Legislativas das unidades da Federao.

19

4/16/2013

(TCE/AL FCC 2008) A Constituio da Repblica veda que matria constante de proposta de emenda constitucional rejeitada ou havida por prejudicada seja objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa. Considerando a classificao doutrinria das limitaes ao poder constituinte reformador, esta vedao constitucional caracteriza-se como limitao de ordem a) material. b) formal. c) circunstancial. d) implcita. e) relativa.

(DEFENSORIA PBLICA/PI 2009 CESPE) Quanto aos limites de atuao do poder de reforma constitucional e ao alcance de proteo das clusulas ptreas, assinale a opo correta. a) Sendo um poder institudo, o poder de reforma constitucional sofre limitaes de contedo, mas no de forma. Assim, uma proposta de emenda CF que seja rejeitada poder ser reapresentada na mesma sesso legislativa. b) O STF entende que os direitos e garantias individuais considerados clusulas ptreas pela CF restringem-se queles expressos no elenco do art. 5., no admitindo interpretao extensiva.

c) Consideram-se limitaes temporais as situaes que impedem que a CF seja emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio d) No exerccio do poder de reforma constitucional, o Congresso Nacional dispe da faculdade de modificar a Lei Magna, no se admitindo que essa competncia seja restringida por limitaes outras que no aquelas constantes de forma explcita do texto constitucional. e) A jurisprudncia do STF considera que os limites materiais ao poder constituinte de reforma no significam a intangibilidade literal da disciplina dada ao tema pela Constituio originria, mas sim a proteo do ncleo essencial dos princpios e institutos protegidos pelas clusulas ptreas.

20

Das könnte Ihnen auch gefallen