Sie sind auf Seite 1von 6

Prof.

Andr Estefam

Direito Penal parte Geral

01 - (Procurador da Repblica 22. concurso 2005) Conforme o princpio tempus regit actum, a lei penal aplica-se s condutas ocorridas durante sua vigncia. Todavia, para solucionar as questes advindas da sucesso de leis penais, h princpios de direito intertemporal. Assim: I - a regra da irretroatividade vale apenas em relao nova lei mais gravosa; II - para aplicar a lei mais favorvel ao ru definitivamente condenado, deve-se esperar o trmino do respectivo perodo de vacatio legis; III - por serem dotadas de ultra-atividade, as leis excepcionais e temporrias aplicam-se a quaisquer delitos, desde que seus resultados tenham ocorrido durante sua vigncia; IV - a abolitio criminis alcana at os fatos definitivamente julgados. Analisando as assertivas acima, pode-se afirmar que: a) - ( ) todas esto corretas; b) - ( ) esto erradas as de nmeros I e II; c) - ( ) esto erradas as de nmeros II e III; d) - ( ) esto erradas as de nmeros I e IV. Resposta a. Gabarito oficial: c. Todas as assertivas esto corretas, embora as de nmero II e III sejam passveis de controvrsia.

02 - (Procurador do Municpio de So Paulo Fundao Carlos Chagas 2004) A retroatividade de lei penal que no mais considera o fato como criminoso: a) - exclui a imputabilidade. b) - afasta a tipicidade. c) - extingue a punibilidade. d) atinge a culpabilidade. e) causa de perdo judicial. Resposta c. Trata-se da abolitio criminis, prevista como causa extintiva da punibilidade no art. 107, III, do CP.

03 - (TJ/SP Magistratura 178. concurso 2006) JOS foi vtima de um crime de extorso mediante seqestro (artigo 159, do C. Penal), de autoria de CLVIS. O Cdigo Penal, em seu artigo 4., com vistas aplicao da lei penal, considera praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. No curso do crime em questo, antes da liberao involuntria do ofendido, foi promulgada e entrou em vigor lei nova, agravando as penas. Assinale a opo correta. a) - A lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, frente ao princpio geral da irretroatividade da lei. b) - A lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, em obedincia teoria da atividade. c) - A lei nova, mais severa, aplicvel ao fato, porque sua vigncia anterior cessao da permanncia. d) - A lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, porque o nosso ordenamento penal considera como tempo do crime, com vistas aplicao da lei penal, o momento da ao ou omisso e o momento do resultado, aplicando-se a sano da lei anterior, por ser mais branda. Resposta c. Smula 711 do STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia.

04 - (TJ/SP Magistratura 183. concurso - 2011) Antnio, quando ainda em vigor o inciso VII, do art. 107, do Cdigo Penal, que contemplava como causa extintiva da punibilidade o casamento da ofendida com o agente, posteriormente revogado pela Lei n. 11.106, publicada no dia 29 de maro de 2005, estuprou Maria, com a qual veio a casar em 30 de setembro de 2005. O juiz, ao proferir a sentena, julgou extinta a punibilidade de Antnio, em razo do casamento com Maria, fundamentando tal deciso no dispositivo revogado (art. 107, VII, do Cdigo Penal). Assinale, dentre os princpios adiante mencionados, em qual deles fundamentou-se tal deciso. a) - Princpio da isonomia. b) - Princpio da proporcionalidade. c) - Princpio da retroatividade da lei penal benfica. d) - Princpio da ultratividade da lei penal benfica. e) - Princpio da legalidade. Resposta d. Ocorre a ultratividade benfica da lei penal, pois quando revogada por outra gravosa, aplica-se mesmo aps sua revogao a fatos ocorridos durante sua vigncia.

05 - (Procurador do Municpio de So Paulo Fundao Carlos Chagas 2004) Uma semana antes de completar 18 (dezoito) anos Joo, durante uma briga, causou graves ferimentos em Jos. No mesmo dia, seqestrou Maria. Quinze dias aps os fatos, Jos faleceu em razo dos ferimentos e Maria foi libertada em razo do pagamento do resgate. correto afirmar que Joo: a) - responder pelo homicdio e pela extorso mediante seqestro pois, na sistemtica de nosso ordenamento jurdico, considera-se praticado o crime quando da ocorrncia do resultado; b) - responder pelos crimes de homicdio e de extorso mediante seqestro pois, embora vigente em nosso sistema a teoria da atividade, ambos os crimes so permanentes; c) - no responder nem pelo homicdio nem pela extorso mediante seqestro, ambos considerados pela doutrina crimes instantneos de efeitos permanentes, pois era inimputvel na data dos fatos; d) - no responder pelo homicdio, crime instantneo, mas responder pela extorso mediante seqestro, crime permanente, pois na sistemtica de nosso ordenamento, considera-se praticado o crime indistintamente no momento da ao ou do resultado, vigendo o princpio da ubiqidade; e) - no responder pelo homicdio, crime instantneo, mas responder pela extorso mediante seqestro, crime permanente, pois, na sistemtica de nosso ordenamento, considera-se praticado o crime no momento da ao ou da omisso, vigendo o princpio da atividade. Resposta e. A pergunta retrata dos crimes: homicdio e sequestro. O primeiro instantneo, de modo que sua consumao se d com a produo do resultado. O segundo permanente, de forma que seu momento consumativo se prolonga no tempo. Para o homicdio, decisiva a data do agente ao tempo da conduta (ao ou omisso), nos termos do art. 4 do CP (tempo do crime teoria da atividade). Quanto ao sequestro, se a fase consumativa se estendeu quando o agente completou a maioridade penal, dever responder pelo crime cometido.

06 - (Procurador do Municpio de So Paulo Fundao Carlos Chagas 2004) Em relao aplicao da lei penal no espao, INCORRETO afirmar que: a) - um dos princpios que regem a matria o da territorialidade. Este princpio absoluto e no admite excees; b) - possvel a aplicao da lei penal ptria a crime cometido fora do territrio nacional; c) - possvel a aplicao da lei penal ptria a crime cometido por estrangeiro contra brasileiro; d) - um dos princpios que regem a matria o da justia universal. Regula as situaes em que a punio de interesse da humanidade; e) - o brasileiro que comete um crime no exterior e se refugia no Brasil no poder ser extraditado. Resposta a. O art. 5 do CP adotou o princpio da territorialidade temperada ou mitigada, pois a lei penal brasileira aplica-se a todo o crime ocorrido no Brasil, salvo o disposto em tratado, conveno ou regras internacionais, como as imunidades diplomticas. 2

07 - (TJ/SP Magistratura 179. concurso 2006) Assinale a alternativa incorreta. A lei brasileira aplica-se, tambm, ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro, se: a) - a punibilidade estiver extinta no pas de origem, mas no no Brasil. b) - o fato tambm for punvel no pas em que foi praticado e na lei brasileira. c) - no tiver sido o agente perdoado no estrangeiro. d) - no tiver sido o agente absolvido no estrangeiro ou no tiver l cumprido a pena. Resposta a. O enunciado trata de um caso de extraterritorialidade condicionada (CP, 7, 3). Nesse caso, exigem-se diversas condies, dentre as quais, no ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, no estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorvel (CP, 7, 2, e).

08 - (TJ/SP Magistratura 181. concurso 2007) A Lei n. 11.343/06, que afastou a incidncia de pena privativa de liberdade e de multa quanto ao crime de porte de substncia entorpecente para uso prprio (cominadas na Lei n. 6.368/76) e estabeleceu, em seu lugar, a aplicao de outras medidas (advertncia, prestao de servios comunidade, etc.), configura hiptese de: a) - abolitio criminis. b) - novatio legis in pejus. c) - novatio legis incriminadora. d) - novatio legis in mellius. Resposta d. Trata-se de novatio legis in mellius, isto , a nova lei penal que mantm o carter criminoso do fato, mas abranda sua punio.

09 - (MP/SP Promotor 83. concurso 2003) Dados os enunciados: I - O princpio da legalidade, previsto no art. 1 do Cdigo Penal, tem como fundamento o princpio nullum crimen, nulla poena sine praevia lege. II - A lei penal, ao entrar em conflito com lei penal anterior, pode apresentar as seguintes situaes: novatio legis incriminadora, abolitio criminis, novatio legis in pejus e novatio legis in mellius. III - O Cdigo Penal Brasileiro, no que diz respeito ao tempo do crime, adotou a teoria da atividade, pelo que se considera a imputabilidade do agente no momento em que o crime cometido, sendo irrelevante, para tanto, o momento da produo do resultado. IV - No tocante ao lugar do crime, o Cdigo Penal Brasileiro adotou a chamada teoria mista, que leva em conta tanto o local onde ocorreu a conduta, quanto o local onde se deu o resultado. V - Em relao lei penal no espao, a legislao penal brasileira adotou o chamado princpio da territorialidade temperada, pelo qual a lei penal brasileira , em regra, aplicada aos crimes praticados no territrio nacional, tendo como excees as convenes, tratados e regras de direito internacional. So verdadeiros: a) - I, II, III, IV e V. b) - somente I e II. c) - somente I e V. d) - somente II e IV. e) - somente I, II e III. Resposta a. Os fundamentos das assertivas se encontram os arts. 1, 2, 4, 5 e 6 do CP. 10 - (PC/SP Delegado - 2011) Em relao ao tempo do crime, a teoria adotada : a) - da equivalncia dos antecedentes. b) - do resultado. c) - da ubiqidade. d) - da atividade. e) - da territorialidade temperada. Resposta d. CP, art. 4. 3

11 - (TRF 3. Regio SP/MS Magistratura - 2003) Frente ao princpio da extraterritoriedade penal pode-se afianar que a aplicao da lei penal: a) - no se estende fora do territrio nacional; b) - estende-se quanto propriedade privada de brasileiro quando a sua embarcao esteja atracada no exterior; c) - estende-se quanto a brasileiro vtima de tortura; d) - no se estende sendo a tortura tambm punvel no exterior. Resposta c. A lei penal brasileira aplica-se a crimes cometidos contra brasileiro no exterior (CP, art. 7, 3).

12 - (TJ/SP Magistratura 182. concurso Vunesp - 2009) A norma inserida no art. 7., inciso II, alnea b, do Cdigo Penal Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro (...) os crimes (...) praticados por brasileiro encerra o princpio: a) - da universalidade ou da justia mundial. b) - da territorialidade. c) - da nacionalidade ou da personalidade ativa. d) - real, de defesa ou da proteo de interesses. Resposta c. O princpio da nacionalidade ou personalidade ativa se d quando a lei brasileira aplicada em funo da nacionalidade do sujeito ativo da infrao penal.

13 - (TJ/SP Magistratura 182. concurso Vunesp - 2009) O Cdigo Penal Brasileiro, em seu art. 6., como lugar do crime, adota a teoria: a) - da atividade ou da ao. b) - do resultado ou do evento. c) - da ao ou do efeito. e) - da ubiquidade. Resposta d. Trata-se de uma das perguntas mais frequentes de concursos pblicos. O art. 6 do Cdigo Penal adotou a teoria mista ou da ubiqidade quanto ao lugar do crime.

14 - (PGE/SP - Procurador Fundao Carlos Chagas 2002) Em matria de eficcia da lei penal no tempo, adotada a regra geral do tempus regit actum (prevalncia da lei do tempo do fato), a lei aplicvel nos casos de crimes permanente ser a lei: a) - vigente quando se iniciou a conduta ilcita do agente. b) - mais benfica, independentemente de quando se iniciou ou cessou a conduta. c) - vigente quando cessou a conduta ilcita do agente. d) - mais severa, independentemente de quando se iniciou ou cessou a conduta. e) - vigente quando da prolao da sentena. Resposta c. Smula 711 do STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia.

Jurisprudncias:

STF Pleno Combinao de leis penais EMENTA: RECURSO EXTRAORDINRIO. CONSTITUCIONAL. PENAL. TRFICO DE ENTORPECENTES. CAUSA DE DIMINUIO DE PENA, INSTITUDA PELO 4 DO ART. 33 DA LEI 11.343/2006. FIGURA DO PEQUENO TRAFICANTE. PROJEO DA GARANTIA DA INDIVIDUALIZAO DA PENA (INCISO XLVI DO ART. 5 DA CF/88). CONFLITO INTERTEMPORAL DE LEIS PENAIS. APLICAO AOS CONDENADOS SOB A VIGNCIA DA LEI 6.368/1976. POSSIBILIDADE. PRINCPIO DA RETROATIVIDADE DA LEI PENAL MAIS BENFICA (INCISO XL DO ART. 5 DA CARTA MAGNA). MXIMA EFICCIA DA CONSTITUIO. RETROATIVIDADE ALUSIVA NORMA JURDICO-POSITIVA. INEDITISMO DA MINORANTE. AUSNCIA DE CONTRAPOSIO NORMAO ANTERIOR. COMBINAO DE LEIS. INOCORRNCIA. EMPATE NA VOTAO. DECISO MAIS FAVORVEL AO RECORRIDO. RECURSO DESPROVIDO. 1. A regra constitucional de retroao da lei penal mais benfica (inciso XL do art. 5) exigente de interpretao elstica ou tecnicamente generosa. 2. Para conferir o mximo de eficcia ao inciso XL do seu art. 5, a Constituio no se refere lei penal como um todo unitrio de normas jurdicas, mas se reporta, isto sim, a cada norma que se veicule por dispositivo embutido em qualquer diploma legal. Com o que a retroatividade benigna opera de pronto, no por mrito da lei em que inserida a regra penal mais favorvel, porm por mrito da Constituio mesma. 3. A discusso em torno da possibilidade ou da impossibilidade de mesclar leis que antagonicamente se sucedem no tempo (para que dessa combinao se chegue a um terceiro modelo jurdico-positivo) de se deslocar do campo da lei para o campo da norma; isto , no se trata de admitir ou no a mesclagem de leis que se sucedem no tempo, mas de aceitar ou no a combinao de normas penais que se friccionem no tempo quanto aos respectivos comandos. 4. O que a Lei das Leis rechaa a possibilidade de mistura entre duas normas penais que se contraponham, no tempo, sobre o mesmo instituto ou figura de direito. Situao em que h de se fazer uma escolha, e essa escolha tem que recair sobre a inteireza da norma comparativamente mais benfica. Vedando-se, por conseguinte, a fragmentao material do instituto, que no pode ser regulado, em parte, pela regra mais nova e de mais forte compleio benfica, e, de outra parte, pelo que a regra mais velha contenha de mais benfazejo. 5. A Constituio da Repblica proclama a retroatividade dessa ou daquela figura de direito que, veiculada por norma penal temporalmente mais nova, se revele ainda mais benfazeja do que a norma igualmente penal at ento vigente. Caso contrrio, ou seja, se a norma penal mais nova consubstanciar poltica criminal de maior severidade, o que prospera a vedao da retroatividade. 6. A retroatividade da lei penal mais benfazeja ganha clareza cognitiva luz das figuras constitucionais da ultra-atividade e da retroatividade, no de uma determinada lei penal em sua inteireza, mas de uma particularizada norma penal com seu especfico instituto. Isto na acepo de que, ali onde a norma penal mais antiga for tambm a mais benfica, o que deve incidir o fenmeno da ultra-atividade; ou seja, essa norma penal mais antiga decai da sua atividade eficacial, porquanto inoperante para reger casos futuros, mas adquire instantaneamente o atributo da ultra-atividade quanto aos fatos e pessoas por ela regidos ao tempo daquela sua originria atividade eficacial. Mas ali onde a norma penal mais nova se revelar mais favorvel, o que toma corpo o fenmeno da retroatividade do respectivo comando. Com o que ultra-atividade (da velha norma) e retroatividade (da regra mais recente) no podem ocupar o mesmo espao de incidncia. Uma figura repelente da outra, sob pena de embaralhamento de antagnicos regimes jurdicos de um s e mesmo instituto ou figura de direito. 7. Atento a esses marcos interpretativos, hauridos diretamente da Carta Magna, o 4 do art. 33 da Lei 11.343/2006 outra coisa no fez seno erigir quatro vetores categoria de causa de diminuio de pena para favorecer a figura do pequeno traficante. Minorante, essa, no objeto de normao anterior. E que, assim ineditamente positivada, o foi para melhor servir garantia constitucional da individualizao da reprimenda penal (inciso XLVI do art. 5 da CF/88). 8. O tipo penal ou delito em si do trfico de entorpecentes j figurava no art. 12 da Lei 6.368/1976, de modo que o ineditismo regratrio se deu to-somente quanto pena mnima de recluso, que subiu de 3 (trs) para 5 (cinco) anos. Afora pequenas alteraes redacionais, tudo o mais se manteve substancialmente intacto. 9. No plano do agravamento da pena de recluso, a regra mais nova no tem como retroincidir. Sendo (como de fato ) constitutiva de poltica criminal mais drstica, a nova regra cede espao ao comando da norma penal de maior teor de benignidade, que justamente aquela mais recuada no tempo: o art. 12 da Lei 6.368/1976, a incidir por ultra-atividade. O novidadeiro instituto da minorante, que, por fora mesma do seu ineditismo, no se contrapondo a nenhuma anterior regra penal, incide to imediata quanto solitariamente, nos exatos termos do inciso XL do art. 5 da Constituio Federal. 10. Recurso extraordinrio desprovido. (RE 596152, Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI, Relator(a) p/ Acrdo: Min. AYRES BRITTO, Tribunal Pleno, julgado em 13/10/2011, REPERCUSSO GERAL - MRITO ACRDO ELETRNICO DJe-030 DIVULG 10-02-2012 PUBLIC 13-02-2012)

6 Turma DOSIMETRIA DA PENA. USO DE ENTORPECENTE. M-CONDUTA SOCIAL. REFORMATIO IN PEJUS. Na hiptese, o juiz de primeiro grau fixou a pena-base acima do mnimo legal com o argumento de que o acusado seria usurio de drogas. Apresentado recurso da defesa, o Tribunal de origem manteve a deciso de primeiro grau e agregou novas fundamentaes deciso recorrida. Nesse contexto, a Turma reiterou o entendimento de que o uso de entorpecente pelo ru, por si s, no pode ser considerado como m-conduta social para o aumento da pena-base. Alm disso, o colegiado confirmou o entendimento de que no pode haver agravamento da situao do ru em julgamento de recurso apresentado exclusivamente pela defesa, por caracterizar reformatio in pejus. Assim, a pena foi reduzida ao mnimo legal previsto e foi fixado o regime aberto para o cumprimento de pena. HC 201.453-DF, Rel. Min. Sebastio Reis Jnior, julgado em 2/2/2012. Fonte: Informativo de Jurisprudncia n. 490 do STJ

5 Turma ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR CONTRA MENOR DE 14 ANOS. SUPERVENINCIA DE LEI PENAL BENFICA. RETROATIVIDADE. A Turma acolheu embargos de declarao com efeitos modificativos para fazer incidir a causa de aumento de pena prevista no art. 9 da Lei n. 8.072/1990, uma vez que reconhecida a existncia de violncia real no delito de atentado violento ao pudor contra adolescente. Contudo, concedeu habeas corpus de ofcio para determinar ao Juzo da Vara das Execues Criminais que realize nova dosimetria da pena, observada a legislao posterior mais benfica nos termos do disposto no art. 217-A do Cdigo Penal, com a redao dada pela Lei n. 12.015/2009. Segundo o entendimento firmado no STJ, a aplicao da referida causa especial de aumento de pena estava autorizada somente quando configurada a violncia real no cometimento dos crimes de estupro e atentado violento ao pudor contra menores de quatorze anos. Entretanto, com o advento da Lei n. 12.015/2009, tais delitos passaram a ser regulados por um novo tipo penal, sob a denominao de Estupro de Vulnervel, previsto no art. 217-A do CP. Nesse contexto, considerando-se a novel legislao mais favorvel ao condenado, deve ser ela aplicada retroativamente, alcanando os fatos anteriores a sua vigncia, inclusive os decididos definitivamente, nos termos do disposto no art. 2, pargrafo nico, do CP. Por fim, transitada em julgada a condenao, da competncia do Juzo da Execuo a aplicao da norma mais benigna nos termos do art. 66, I, da LEP e verbete da Sm. n. 611-STF. EDcl no HC 188.432-RJ, Rel. Min. Laurita Vaz, julgados em 15/12/2011. Fonte: Informativo de Jurisprudncia n. 489 do STJ

PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA. FURTO. REINCIDNCIA. A Turma denegou habeas corpus no qual se postulava a aplicao do princpio da insignificncia em favor de condenado por crime de furto qualificado e, subsidiariamente, a fixao da pena-base no mnimo legal. Na espcie, o paciente, por subtrair de veculos objetos avaliados em R$ 75,00, foi condenado pena de dois anos e sete meses de recluso em regime semiaberto. Inicialmente, ressaltou-se que o pequeno valor da vantagem patrimonial ilcita no se traduz, automaticamente, no reconhecimento do crime de bagatela. Em seguida, asseverou-se no ser possvel reconhecer como reduzido o grau de reprovabilidade na conduta do agente que, de forma reiterada e habitual, comete vrios delitos ou atos infracionais. Ponderou-se que, de fato, a lei seria incua se tolerada a reiterao do mesmo delito, seguidas vezes, em fraes que, isoladamente, no superassem certo valor tido por insignificante, mas o excedesse na soma. Concluiu-se, ademais, que, qualquer entendimento contrrio seria um verdadeiro incentivo ao descumprimento da norma legal, mormente tendo em conta aqueles que fazem da criminalidade um meio de vida. Quanto dosimetria da pena, diante da impossibilidade do amplo revolvimento da matria ftico-probatria na via do habeas corpus, consideraram-se suficientes os fundamentos apresentados para justificar a exacerbao da pena-base. HC 150.236-DF, Min. Rel. Laurita Vaz, julgado em 6/12/2011. Fonte: Informativo de Jurisprudncia n. 489 do STJ

Das könnte Ihnen auch gefallen