Sie sind auf Seite 1von 24

3/7/2013

CLASSIFICAO DAS CONSTITUIES (QSJ ESPECIAL)

1.- QUANTO AO CONTEDO Material, formal, mista 2.- QUANTO FORMA Escrita, no escrita 3.- QUANTO AO MODO DE ELABORAO Dogmtica, histrica 4.- QUANTO ORIGEM Promulgada, outorgada, cesarista

5.- QUANTO EXTENSO Sinttica, Analtica 6.- QUANTO IDEOLOGIA Ortodoxa, Ecltica, Compromissria 7.- QUANTO FUNO Garantia, Dirigente 8.- QUANTO SISTEMATIZAO Unitria, Variada

3/7/2013

9.- QUANTO AO SISTEMA Principiolgica, Preceitual 10.- QUANTO ESSNCIA (ONTOLGICA) Semntica, nominal, normativa 11.- QUANTO ORIGEM DA DECRETAO Heteroconstituio e homoconstituio 12.- SEGUNDO RAUL MACHADO HORTA Expansiva, Plstica

13.- QUANTO AO PAPEL NA ATIVIDADE LEGISLATIVA Constituio-lei, Constituio-fundamento (total), Constituio- moldura (quadro) 14.- SEGUNDO MARCELO NEVES Constituio simblica: a) destinada corroborao de determinados valores sociais; b) como frmula de compromisso dilatrio; c) constituio-libi. 15.- SEGUNDO GUSTAV ZAGREBELSKY Constituio suave ou dctil

16.- SEGUNDO PETER HBERLE Constituio aberta 17.- QUANTO AO CONTEDO IDEOLGICO (ANDR RAMOS TAVARES) Liberal, social 18.- SEGUNDO JORGE MIRANDA Provisria (pr-constituio) e definitiva 19.- CONSTITUIO-BALANO ou REGISTRO

3/7/2013

20.- CONSTITUIO Verfassung)

EM

BRANCO

(Blanko

21.- QUANTO ESTABILIDADE OU RIGIDEZ Imutvel, Rgida, Flexvel, Semirrgida Semiflexvel, Super-rgida

ou

CONSTITUIO - MOLDURA (QUADRO)

1.- (TCE/RS 2011) Sobre as constituies, assinale a alternativa correta. a) - Constituio dirigente um conceito utilizado para definir e explicar o modelo de constituio tpico do constitucionalismo liberal oitocentista. b) - O conceito de constitucionalizao simblica refere-se ao fenmeno pelo qual a funo normativa da Constituio se sobrepe a suas funes ideolgicas, morais e culturais.

c) - A primeira constituio brasileira a ser influenciada pelo paradigma do constitucionalismo social foi a de 1988. d) - A denominada Constituio-quadro ou Constituiomoldura aquela que restringe ao mximo a liberdade de conformao legislativa. e) - Por constituio em sentido formal compreendem-se as normas constitucionais promulgadas pelo Poder Constituinte Originrio e tambm aquelas promulgadas pelo Poder Constituinte Derivado.

3/7/2013

CONSTITUIO ABERTA / SUAVE Apesar de seu inegvel carter analtico, a Carta Poltica de 1988 constitui uma ordem jurdica fundamental de um processo pblico livre, caracterizando-se, nos termos de Hberle como uma constituio aberta, que torna possvel a sociedade aberta de Popper, ou uma constituio suave (mitte) sic, no conceito de Zagrebelsky, que permite, dentro dos limites constitucionais, tanto a espontaneidade da vida social como a competio para assumir a direo poltica, condies para a sobrevivncia de uma sociedade pluralista e democrtica (Gilmar Mendes, 05 de maro de 2009)

CONSTITUIO BALANO

2.- (DPU CESPE 2010) Acerca da Constituio Federal de 1988 (CF), assinale a opo correta. a) - A CF classificada como dogmtica, mesmo que haja a possibilidade de modificao no seu texto. b) - Quanto sua estabilidade, a CF um exemplo de constituio classificada como flexvel, pois possibilita a sua evoluo por intermdio de emendas constitucionais.

c) - Trata-se de uma CONSTITUIO BALANO, pois visa garantir a permanncia dos direitos, liberdades e garantias fundamentais, voltando-se precipuamente para o passado. d) - Caso existissem normas programticas na CF, ela seria um exemplo de constituio garantia. e) - Para que tivesse plena eficcia no mundo jurdico, a CF foi outorgada.

3/7/2013

CONSTITUIO EXPANSIVA 3 - (AGU CESPE - 2010) A CF sofreu, ao longo de sua existncia, enorme quantidade de emendas; apesar disso, ela classificada pela doutrina como rgida, escrita, democrtica, dogmtica, ecltica, formal, analtica, dirigente, normativa, codificada, social e expansiva. ( ) CERTO ( ) ERRADO

4. - (ESAF / AFRF / 2003) Da Constituio em vigor pode ser dito que corresponde ao modelo de Constituio escrita, dogmtica, promulgada e rgida. ( ) CERTO ( ) ERRADO

5 - (ESAF / MPOG / 2002) A Constituio brasileira de 1988 pode ser classificada como Constituio rgida, promulgada, escrita e programtica. ( ) CERTO ( ) ERRADO

6. - (ESAF / CGU / 2006) Uma constituio rgida no pode ser objeto de emenda. ( ) CERTO ( ) ERRADO

7. - (ESAF / CGU / 2004) Segundo a doutrina, no h relao entre a rigidez constitucional e o princpio da supremacia da constituio. ( ) CERTO ( ) ERRADO

3/7/2013

8 - (DEFENSORIA PBLICA / PA 2006) A Constituio Brasileira rgida e, como tal, suscetvel de modificaes. Deste modo, correto afirmar: a) - Somente por trs quintos de votos dos membros das duas Casas do Congresso Nacional, em dois turnos de votao, ser aprovada proposta de emenda Constituio. b) - A proposta de emenda constitucional rejeitada poder ser reapresentada na mesma sesso legislativa, desde que a requerimento da maioria absoluta dos membros da Cmara e do Senado.

c) - Aprovada, regularmente, a proposta de emenda constitucional ser promulgada pelo Presidente da Repblica. d) - A proposta de emenda, para ser aprovada, exige o quorum de 2/3 dos votos dos membros de cada Casa do Congresso Nacional.

9 - (MP/MT 2008) Segundo a doutrina, as constituies podem ser classificadas como: a) - dogmticas, quando resultantes de longa e progressiva formao histrica, fruto da evoluo das tradies e costumes sociais e culturais de um povo. b) - outorgadas, quando originrias de um rgo constituinte, formado por representantes do povo. c) - costumeiras, quando elaboradas por um rgo constituinte, sistematiza as idias polticas ou dogmas fundamentais do momento.

3/7/2013

d) - rgidas, quando somente podem ser alteradas por um processo legislativo mais dificultoso e solene, diferenciado daquele da legislatura ordinria. e) - flexveis, quando formadas por normas que estabelecem a estrutura do estado e normas que estabelecem programas governamentais (programticas).

10 - (MP/SP - 2010) Quanto ao grau de sua alterabilidade ou mutabilidade, as Constituies Federais se classificam em: a) - flexveis, rgidas, semirrgidas ou semiflexveis, e super-rgidas. b) - promulgadas, outorgadas, cesaristas e pactuadas. c) - analticas e sintticas. d) - escritas e costumeiras. e) - rgidas e super-rgidas.

11 (TRT 9.a REGIO Magistratura - 2009) Analise as proposies a seguir: I - As Constituies que se originam de uma Assembleia Geral Constituinte eleita pelo povo so chamadas de constituies outorgadas. II - As Constituies costumeiras tm como caracterstica fundamental o surgimento informal, originando-se da sociedade. III - A Constituio histrica aquela resultante da gradativa sedimentao jurdica de um povo, por meio de suas tradies.

3/7/2013

IV - A Constituio Brasileira de 1988 exemplo clssico de Constituio sinttica. a) - as proposies I e II esto corretas. b) - as proposies II e III esto corretas. c) - as proposies III e IV esto corretas. d) - nenhuma proposio est correta. e) - todas as proposies esto corretas.

12 (AGU 31/03/02) Quanto Constituio, s normas constitucionais, ao poder constituinte e aos direitos sociais, julgue os itens abaixo. Uma das classificaes das constituies leva em considerao os mecanismos previstos para a mudana delas, do que resultam as categorias de constituies rgidas, flexveis e semirrgidas; as flexveis so aquelas que no exigem mecanismos especiais de alterao, mais solenes e complexos que os aplicados produo do direito infraconstitucional; em todas essas espcies, devido supremacia da Constituio, deve haver mecanismos adequados de controle de constitucionalidade. ( ) CERTO ( ) ERRADO

13 - (DELEGADO / RJ 2009) Diz-se que a Constituio brasileira de 1988 rgida porque: a) - no admite a ocorrncia do fenmeno da mutao constitucional. b) - classifica como inafianveis os crimes de racismo e tortura, entre outros c) - prev, para sua reforma, a adoo de procedimento mais complexo, em tese, do que o adotado para a modificao das leis. d) - estabelece penalidades severas para os crimes de responsabilidade. e) - foi promulgada por Assembleia Nacional Constituinte convocada na forma de Emenda Constituio anterior.

3/7/2013

14 - (TCE/ES 2009) No que se refere aos elementos e classificao das constituies, assinale a opo correta. a) - Quanto ao modo de elaborao, a constituio dogmtica decorre do lento processo de absoro de ideias, da contnua sntese da histria e das tradies de determinado povo. b) - Sob o ponto de vista da extenso, a constituio analtica consubstancia apenas normas gerais de organizao do Estado e disposies pertinentes aos direitos fundamentais.

c) - O prembulo, o dispositivo que estabelece clusulas de promulgao e as disposies transitrias so exemplos de elementos de estabilizao constitucional. d) - Os direitos individuais e suas garantias, os direitos de nacionalidade e os direitos polticos so considerados elementos limitativos das constituies. e) - Os denominados elementos formais de aplicabilidade das constituies so consagrados nas normas destinadas a garantir a soluo de conflitos constitucionais, a defesa da Constituio, do Estado e das instituies democrticas.

15 - (MP/PI 2012) Assinale a opo correta no que diz respeito classificao das constituies. a) - A doutrina denomina constituio semntica as cartas polticas que apenas refletem as subjacentes relaes de poder, correspondendo a meros simulacros de constituio. b) - No que refere forma, as constituies recebem a denominao de materiais, quando consolidadas em instrumento formal e solene, e no escritas, quando baseadas em usos, costumes e textos esparsos. c) - A Constituio da Inglaterra classifica-se como ortodoxa, por ser produto do tempo, ou seja, de vagaroso processo de filtragem e absoro de ideias.

3/7/2013

d) - Diz-se que uma constituio prolixa quando, por decorrncia do tempo ou de radical mudana do contexto social e poltico, deixa de refletir os anseios e a realidade de determinado povo. e) - Quanto origem, as constituies se classificam em populares deliberadas democraticamente e promulgadas impostas pelos governantes.

16 - (MP/PI 2012) Assinale a opo correta no que diz respeito classificao das constituies. a) - A doutrina denomina constituio semntica as cartas polticas que apenas refletem as subjacentes relaes de poder, correspondendo a meros simulacros de constituio. b) - No que refere forma, as constituies recebem a denominao de materiais, quando consolidadas em instrumento formal e solene, e no escritas, quando baseadas em usos, costumes e textos esparsos.

c) - A Constituio da Inglaterra classifica-se como ortodoxa, por ser produto do tempo, ou seja, de vagaroso processo de filtragem e absoro de ideias. d) - Diz-se que uma constituio prolixa quando, por decorrncia do tempo ou de radical mudana do contexto social e poltico, deixa de refletir os anseios e a realidade de determinado povo. e) - Quanto origem, as constituies se classificam em populares deliberadas democraticamente e promulgadas impostas pelos governantes.

10

3/7/2013

17 - (AGU 2012) No que se refere ao conceito e classificao das constituies bem como das normas constitucionais, julgue os itens que se seguem. Consoante a concepo moderna de constituio material, ou substancial, o texto constitucional trata da normatizao de aspectos essenciais vinculados s conexes das pessoas com os poderes pblicos, no abrangendo os fatores relacionados ao contato das pessoas e dos grupos sociais entre si. ( ) CERTO ( ) ERRADO

18 - (DELEGADO/MA 2012) A respeito da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 1988, tendo em vista a classificao das constituies, assinale a afirmativa correta. a) A Constituio de 1988 exemplo de Constituio semirrgida, que possui um ncleo imutvel (clusulas ptreas) e outras normas passveis de alterao. b) A Constituio de 1988 exemplo de Constituio outorgada, pois resulta do exerccio da democracia indireta, por meio de representantes eleitos. c) O legislador constituinte optou pela adoo de uma Constituio histrica, formada tanto por um texto escrito quanto por usos e costumes internacionais.

d) - Na Constituio de 1988, materialmente constitucionais e formalmente constitucionais.

coexistem normas

normas apenas

e) - A Constituio de 1988 pode ser considerada como uma Constituio fixa (ou imutvel), pois o seu ncleo rgido no pode ser alterado nem mesmo por Emenda.

11

3/7/2013

19 - (MP/DF 2011) Analise as enunciaes e marque a alternativa correta: I As declaraes de direito, no constitucionalismo brasileiro, mostraram-se em geral mais avanadas do que as prticas polticas de seu tempo. II O Brasil adotou o cesarismo ou bonapartismo como efetiva tcnica de elaborao constitucional no curso de sua histria. III As eleies a bico de pena foram resultados da efetividade das normas constitucionais atinentes participao poltica do povo brasileiro.

IV - A fiscalizao abstrata de constitucionalidade no foi discutida em processos constituintes anteriores Constituio de 1946. a) - Apenas o item I verdadeiro. b) - Esto corretos os itens I, II e IV. c) - Apenas o item IV verdadeiro. d) - Apenas o item II falso. e) - Apenas II e IV so verdadeiros.

20 - (DELEGADO CIVIL/SP 2011) H uma idia difundida de que a Constituio no se caracteriza por ser: a) - a limitao do Poder do Estado. b) - um corpo sistemtico de normas. c) - a organizao poltica basilar de um Estado. d) - a cpula da ordem estabelecida. e) - uma oligarquia eletiva.

12

3/7/2013

21 - (TJ/MS-2009) Relativamente s espcies de Constituies, INCORRETO afirmar que: a) - uma Constituio pode ter partes rgidas e partes flexveis. b) - Constituies escritas excluem a possibilidade de costumes constitucionais. c) - toda Constituio rgida escrita. d) - toda Constituio costumeira , ao menos conceitualmente, flexvel. e) - nem toda Constituio escrita rgida.

22 - (ESAF - APOFP SEFAZ/SP - 2009) A Constituio Federal de 1988 costumeira, rgida e analtica. ( ) CERTO ( ) ERRADO 23 - (ESAF APOFP SEFAZ/SP - 2009) A Constituio Federal de 1988 rgida, parcialmente inaltervel, promulgada. ( ) CERTO ( ) ERRADO

24 - (ESAF EPPGG MPOG - 2009) A constituio material o peculiar modo de existir do Estado, reduzido, sob a forma escrita, a um documento solenemente estabelecido pelo poder constituinte e somente modificvel por processos e formalidades especiais nela prpria estabelecidos. ( ) CERTO ( ) ERRADO 25 - (ESAF EPPGG MPOG - 2009) A constituio formal designa as normas escritas ou costumeiras, inseridas ou no num documento escrito, que regulam a estrutura do Estado, a organizao dos seus rgos e os direitos fundamentais. ( ) CERTO ( ) ERRADO

13

3/7/2013

26 - (ESAF EPPGG MPOG - 2009) So classificadas como dogmticas, escritas e outorgadas as constituies que se originam de um rgo constituinte composto por representantes do povo eleitos para o fim de as elaborar e estabelecer, das quais so exemplos as Constituies brasileiras de 1891, 1934, 1946 e 1988. ( ) CERTO ( ) ERRADO 27 - (ESAF AFRFB - 2009) A constituio dogmtica se apresenta como produto escrito e sistematizado por um rgo constituinte, a partir de princpios e ideias fundamentais da teoria poltica e do direito dominante. ( ) CERTO ( ) ERRADO

28 - (ESAF AFRFB - 2009) A constituio sinttica, que constituio negativa, caracteriza-se por ser construtora apenas de liberdade negativa ou liberdade-impedimento, oposta autoridade. ( ) CERTO ( ) ERRADO

29 - (ESAF MPU - 2004) Constituies semirrgidas so as constituies que possuem um conjunto de normas que no podem ser alteradas pelo constituinte derivado. ( ) CERTO ( ) ERRADO

30 - (ESAF MPU - 2004) Constituies populares so aquelas promulgadas apenas aps a ratificao, pelos titulares do poder constituinte originrio, do texto aprovado pelos integrantes da Assembleia Nacional Constituinte. ( ) CERTO ( ) ERRADO 31 - (ESAF PGFN - 2007) As constituies outorgadas no so precedidas de atos de manifestao livre da representatividade popular e assim podem ser consideradas as Constituies brasileiras de 1824, 1937 e a de 1967, com a Emenda Constitucional n. 01 de 1969. ( ) CERTO ( ) ERRADO

14

3/7/2013

32 - (ESAF PGFN - 2007) A distino entre constituio em sentido material e constituio em sentido formal perdeu relevncia considerando-se as modificaes introduzidas pela Emenda Constitucional n. 45/2004, denominada de "Reforma do Poder Judicirio". ( ) CERTO ( ) ERRADO 33 - (ESAF PGFN - 2007) Considera-se constituio no escrita a que se sustenta, sobretudo, em costumes, jurisprudncias, convenes e em textos esparsos, formalmente constitucionais. ( ) CERTO ( ) ERRADO

33 - (ESAF PGFN - 2007) Apenas com o processo de redemocratizao do pas, implementado por meio da Constituio de 1946, que tomou assento a ideologia do Estado do Bem-Estar Social, sob a influncia da Constituio Alem de Weimar, tendo sido a primeira vez que houve insero de um ttulo expressamente destinado ordem econmica e social. ( ) CERTO ( ) ERRADO

34 - (ESAF SEFAZ/CE - 2007) A Constituio Federal de 1988 considerada, em relao estabilidade, como semirrgida, na medida em que a sua alterao exige um processo legislativo especial. ( ) CERTO ( ) ERRADO

15

3/7/2013

35 - (ESAF SEFAZ/CE - 2007) No que se refere origem, a Constituio Federal de 1988 considerada outorgada, haja vista ser proveniente de um rgo constituinte composto de representantes eleitos pelo povo. ( ) CERTO ( ) ERRADO 36 - (ESAF SEFAZ/CE - 2007) A constituio escrita apresenta-se como um conjunto de regras sistematizadas em um nico documento. A existncia de outras normas com status constitucional, per si, no capaz de descaracterizar essa condio. ( ) CERTO ( ) ERRADO

37 - (ESAF SEFAZ/CE - 2007) As constituies dogmticas, como o caso da Constituio Federal de 1988, so sempre escritas, e apresentam, de forma sistematizada, os princpios e ideias fundamentais da teoria poltica e do direito dominante poca. ( ) CERTO ( ) ERRADO 38 - (ESAF SEFAZ/CE - 2007) Nas constituies materiais, como o caso da Constituio Federal de 1988, as matrias inseridas no documento escrito, mesmo aquelas no consideradas "essencialmente constitucionais", possuem status constitucional. ( ) CERTO ( ) ERRADO

39 - (ESAF ENAP - 2006) Constituies rgidas so as que possuem clusulas ptreas, que no podem ser modificadas pelo poder constituinte derivado. ( ) CERTO ( ) ERRADO

40 - (ESAF ENAP - 2006) As constituies classificadas quanto forma como legais so aquelas sistematizadas e apresentadas em um texto nico. ( ) CERTO ( ) ERRADO

16

3/7/2013

41 - (ESAF ENAP - 2006) Segundo a doutrina, so caractersticas das constituies concisas: a menor estabilidade do arcabouo constitucional e a maior dificuldade de adaptao do contedo constitucional. ( ) CERTO ( ) ERRADO 42 - (ESAF CGU - 2006) O conceito formal de constituio e o conceito material de constituio, atualmente, se confundem, uma vez que a moderna teoria constitucional no mais distingue as normas que as compem. ( ) CERTO ( ) ERRADO

43 - (ESAF CGU - 2006) Quanto ao sistema da Constituio, as constituies se classificam em constituio principiolgica na qual predominam os princpios - e constituio preceitual na qual prevalecem as regras. ( ) CERTO ( ) ERRADO 44 - (ESAF AFRF - 2005) Segundo a doutrina do conceito de constituio, decorrente do movimento constitucional do incio do sculo XIX, deve ser afastado qualquer contedo que se relacione com o princpio de diviso ou separao de poderes, uma vez que tal matria no se enquadra entre aquelas que se referem de forma direta estrutura do Estado. ( ) CERTO ( ) ERRADO

45 - (ESAF AFRF - 2005) Uma constituio no-escrita aquela cujas normas decorrem de costumes e convenes, no havendo documentos escritos aos quais seja reconhecida a condio de textos constitucionais. ( ) CERTO ( ) ERRADO

46 - (ESAF CGU - 2004) A existncia de supremacia formal da constituio independe da existncia de rigidez constitucional. ( ) CERTO ( ) ERRADO

17

3/7/2013

47 - (ESAF CGU - 2004) Na histria do Direito Constitucional brasileiro, apenas a Constituio de 1824 pode ser classificada, quanto estabilidade, como uma constituio semirrgida. ( ) CERTO ( ) ERRADO 48 - (ESAF CGU - 2004) As constituies outorgadas, sob a tica jurdica, decorrem de um ato unilateral de uma vontade poltica soberana e, em sentido poltico, encerram uma limitao ao poder absoluto que esta vontade detinha antes de promover a outorga de um texto constitucional. ( ) CERTO ( ) ERRADO

49 - (ESAF CGU - 2004) Segundo a melhor doutrina, a tendncia constitucional moderna de elaborao de Constituies sintticas se deve, entre outras causas, preocupao de dotar certos institutos de uma proteo eficaz contra o exerccio discricionrio da autoridade governamental. ( ) CERTO ( ) ERRADO

50 - (ESAF CGU - 2004) Segundo a classificao das Constituies, adotada por Karl Loewenstein, uma constituio nominativa um mero instrumento de formalizao legal da interveno dos dominadores de fato sobre a comunidade, no tendo a funo ou a pretenso de servir como instrumento limitador do poder real. ( ) CERTO ( ) ERRADO

18

3/7/2013

51 - (AGU - 2010) No que se refere ao conceito e classificao de constituio, julgue o prximo item: A CF sofreu, ao longo de sua existncia, enorme quantidade de emendas; apesar disso, ela classificada pela doutrina como rgida, escrita, democrtica, dogmtica, ecltica, formal, analtica, dirigente, normativa, codificada, social e expansiva. ( ) CERTO ( ) ERRADO

52 - (AGU - 2010) Segundo a doutrina, quanto ao critrio ontolgico, que busca identificar a correspondncia entre a realidade poltica do Estado e o texto constitucional, possvel classificar as constituies em normativas, nominalistas e semnticas. ( ) CERTO ( ) ERRADO

53 - (MP/RN 2009) A Carta outorgada em 10 de novembro de 1937 exemplo de texto constitucional colocado a servio do detentor do poder, para seu uso pessoal. a mscara do poder. uma Constituio que perde normatividade, salvo nas passagens em que confere atribuies ao titular do poder. Numerosos preceitos da Carta de 1937 permaneceram no domnio do puro nominalismo, sem qualquer aplicao e efetividade no mundo das normas jurdicas.
Raul Machado Horta. Direito constitucional. 2.a ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1999, p. 54-5 (com adaptaes).

19

3/7/2013

Considerando a classificao ontolgica das constituies, assinale a opo que apresenta a categoria que se aplica Constituio de 1937, conforme a descrio acima. a) - constituio semntica. b) - constituio dogmtica. c) - constituio formal. d) - constituio outorgada. e) - constituio ortodoxa.

54 - (DELEGADO CIVIL / TO 2008) Constituiogarantia a que, alm de legitimar e limitar o poder do Estado em face da sociedade, traa um plano de evoluo poltica e metas a serem alcanadas no futuro. ( ) CERTO ( ) ERRADO

55 - (TJ/PB 2011) Com relao ao objeto, aos elementos e aos tipos de constituio, assinale a opo correta. a) - Quanto ao modo de elaborao, a vigente CF pode ser classificada como uma constituio histrica, em oposio dita dogmtica. b) - O objeto da CF a estrutura fundamental do Estado e da sociedade, razo por que somente as normas relativas aos limites e s atribuies dos poderes estatais, aos direitos polticos e individuais dos cidados compem a Constituio em sentido formal.

20

3/7/2013

c) - Por limitarem a atuao dos poderes estatais, as normas que regulam a ao direta de inconstitucionalidade e o processo de interveno nos estados e municpios integram os elementos ditos limitativos. d) - Os elementos formais de aplicabilidade so exteriorizados nas normas constitucionais que prescrevem as tcnicas de aplicao delas prprias, como, por exemplo, as normas inseridas no Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. e) - Distintamente da constituio analtica, a constituio dirigente tem carter sinttico e negativo, pois impe a omisso ou negativa de ao ao Estado e preserva, assim, as liberdades pblicas.

56 - (TJ/PA - 2008) A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 deve ser classificada como: a) - material, quanto ao contedo; escrita, quanto forma; histrica, quanto ao modo de elaborao; promulgada, quanto origem; flexvel, quanto estabilidade. b) - formal, quanto ao contedo; escrita, quanto forma; dogmtica, quanto ao modo de elaborao; promulgada, quanto origem; semiflexvel, quanto estabilidade. c) - formal, quanto ao contedo; escrita, quanto forma; histrica, quanto ao modo de elaborao; outorgada, quanto origem; rgida, quanto estabilidade.

d) - material, quanto ao contedo; escrita, quanto forma; dogmtica, quanto ao modo de elaborao; outorgada, quanto origem; semiflexvel, quanto estabilidade, haja vista as inmeras emendas constitucionais existentes. e) - formal, quanto ao contedo; escrita, quanto forma; dogmtica, quanto ao modo de elaborao; promulgada, quanto origem; rgida, quanto estabilidade.

21

3/7/2013

57 - (DELEGADO / PI 2009) Analisadas, em carter simultneo, as Constituies da Repblica Federativa do Brasil, de 1988, e a dos Estados Unidos da Amrica, de 1787, possvel enquadrar as referidas normas fundamentais, respectivamente e nesta ordem, nas seguintes classificaes: a) - escrita e no escrita. b) - sinttica e analtica. c) - outorgada e promulgada. d) - rgida e sinttica. e) - histrica e dogmtica.

58 - (Defensoria Pblica / SP 2010) A Constituio Dirigente determina tarefas, estabelece metas e programas e define fins para o Estado e para a sociedade. Nesse modelo, a) - so insindicveis as polticas pblicas no que se refere aos meios necessrios para atingi-las, pois nesse aspecto que reside a discricionariedade do Governante. b) - no se aplica o controle de constitucionalidade das polticas governamentais, pois o Poder Judicirio no tem legitimidade, nem atribuio sem que se viole a separao de poderes.

c) - no cabe controle de constitucionalidade de questes polticas desde a Constituio de 1934 que expressamente vedava ao Judicirio conhecer de questes exclusivamente polticas. d) - cabvel juzo de constitucionalidade de polticas pblicas que podem ser consideradas incompatveis com os objetivos constitucionais que vinculam a ao do Estado. e) - no suscetvel de controle de constitucionalidade as normas de carter programtico que integram o ncleo poltico da Constituio, mas no o normativo.

22

3/7/2013

59 - (TJ/AL 2008) Julgue os itens subsequentes, relativos teoria geral das constituies. I - Constituio cesarista aquela formada por dois mecanismos distintos de participao popular: o plebiscito e o referendo. II - Atribui-se ao abade Emmanuel Sieys o desenvolvimento da teoria do poder constituinte, com a obra Que o Terceiro Estado?

III - A constituio flexvel no adota o princpio da supremacia da constituio. IV - Denomina-se mutao constitucional o processo informal de mudana da constituio por meio do qual so atribudos novos sentidos letra da lei, sem que haja uma mudana formal do seu texto. A quantidade de itens certos igual a: a) 0. b) 1. c) 2. d) 3. e) 4.

Gabarito:

01 e 02 a 03 certo 04 certo 05 certo 06 errado 07 errado 08 a 09 d 10 a

11 - a 12 errado 13 c 14 d 15 a 16 a 17 errado 18 - d 19 a 20 e

21 - b 22 - e 23 - c 24 - errado 25 - errado 26 - errado 27 - certo 28 - certo 29 - errado 30 - errado

23

3/7/2013

31 certo 32 errado 33 errado 34 errado 35 errado 36 errado 37 errado 38 errado 39 errado 40 errado

41 errado 42 errado 43 certo 44 - certo 45 errado 46 errado 47 certo 48 certo 49 errado 50 - errado

51 - certo 52 - certo 53 - a 54 - errado 55 - d 56 - e 57 - d 58 - d 59 - e

24

Das könnte Ihnen auch gefallen