Sie sind auf Seite 1von 3

Presidncia da Repblica

Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos
DECRETO ! "#$%&' DE () DE *AR+O DE &,(Regulamenta a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, para dispor sobre a contratao no comrcio eletr nico.

Vigncia

A PRES.DE TA DA REP/01.CA, no uso da atribuio !ue l"e con#ere o art. 8$, caput, inciso %V, da &onstituio, e tendo em 'ista o disposto na Lei n o 8.078, de 11 de setembro de 1990, DECRETA( )rt. 1o *ste +ecreto regulamenta a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990 , para dispor sobre a contratao no comrcio eletr nico, abrangendo os seguintes aspectos( % , in#orma-es claras a respeito do produto, ser'io e do #ornecedor. %% , atendimento #acilitado ao consumidor. e %%% , respeito ao direito de arrependimento. )rt. /o 0s s1tios eletr nicos ou demais meios eletr nicos utili2ados para o#erta ou concluso de contrato de consumo de'em disponibili2ar, em local de desta!ue e de #3cil 'isuali2ao, as seguintes in#orma-es( % , nome empresarial e n4mero de inscrio do #ornecedor, !uando "ou'er, no &adastro 5acional de 6essoas 71sicas ou no &adastro 5acional de 6essoas 8ur1dicas do 9inistrio da 7a2enda. %% , endereo #1sico e eletr nico, e demais in#orma-es necess3rias para sua locali2ao e contato. %%% , caracter1sticas essenciais do produto ou do ser'io, inclu1dos os riscos : sa4de e : segurana dos consumidores. %V , discriminao, no preo, de !uais!uer despesas adicionais ou acess;rias, tais como as de entrega ou seguros. V , condi-es integrais da o#erta, inclu1das modalidades de pagamento, disponibilidade, #orma e pra2o da e<ecuo do ser'io ou da entrega ou disponibili2ao do produto. e V% , in#orma-es claras e ostensi'as a respeito de !uais!uer restri-es : #ruio da o#erta. )rt. =o 0s s1tios eletr nicos ou demais meios eletr nicos utili2ados para o#ertas de compras coleti'as ou modalidades an3logas de contratao de'ero conter, alm das in#orma-es pre'istas no art. /o, as seguintes( % , !uantidade m1nima de consumidores para a e#eti'ao do contrato.

%% , pra2o para utili2ao da o#erta pelo consumidor. e %%% , identi#icao do #ornecedor respons3'el pelo s1tio eletr nico e do #ornecedor do produto ou ser'io o#ertado, nos termos dos incisos % e %% do art. / o. )rt. $o 6ara garantir o atendimento #acilitado ao consumidor no comrcio eletr nico, o #ornecedor de'er3( % , apresentar sum3rio do contrato antes da contratao, com as in#orma-es necess3rias ao pleno e<erc1cio do direito de escol"a do consumidor, en#ati2adas as cl3usulas !ue limitem direitos. %% , #ornecer #erramentas e#ica2es ao consumidor para identi#icao e correo imediata de erros ocorridos nas etapas anteriores : #inali2ao da contratao. %%% , con#irmar imediatamente o recebimento da aceitao da o#erta. %V , disponibili2ar o contrato ao consumidor em meio !ue permita sua conser'ao e reproduo, imediatamente ap;s a contratao. V , manter ser'io ade!uado e e#ica2 de atendimento em meio eletr nico, !ue possibilite ao consumidor a resoluo de demandas re#erentes a in#ormao, d4'ida, reclamao, suspenso ou cancelamento do contrato. V% , con#irmar imediatamente o recebimento das demandas do consumidor re#eridas no inciso, pelo mesmo meio empregado pelo consumidor. e V%% , utili2ar mecanismos de segurana e#ica2es para pagamento e para tratamento de dados do consumidor. 6ar3gra#o 4nico. ) mani#estao do #ornecedor :s demandas pre'istas no inciso V do caput ser3 encamin"ada em at cinco dias ao consumidor. )rt. >o 0 #ornecedor de'e in#ormar, de #orma clara e ostensi'a, os meios ade!uados e e#ica2es para o e<erc1cio do direito de arrependimento pelo consumidor. ? 1o 0 consumidor poder3 e<ercer seu direito de arrependimento pela mesma #erramenta utili2ada para a contratao, sem pre@u12o de outros meios disponibili2ados. ? /o 0 e<erc1cio do direito de arrependimento implica a resciso dos contratos acess;rios, sem !ual!uer nus para o consumidor. ? =o 0 e<erc1cio do direito de arrependimento ser3 comunicado imediatamente pelo #ornecedor : instituio #inanceira ou : administradora do carto de crdito ou similar, para !ue( % , a transao no se@a lanada na #atura do consumidor. ou %% , se@a e#eti'ado o estorno do 'alor, caso o lanamento na #atura @3 ten"a sido reali2ado. ? $o 0 #ornecedor de'e en'iar ao consumidor con#irmao imediata do recebimento da mani#estao de arrependimento. )rt. Ao )s contrata-es no comrcio eletr nico de'ero obser'ar o cumprimento das condi-es da o#erta, com a entrega dos produtos e ser'ios contratados, obser'ados pra2os, !uantidade, !ualidade e ade!uao.

)rt. 7o ) inobser'Bncia das condutas descritas neste +ecreto ense@ar3 aplicao das san-es pre'istas no art. >A da Lei no 8.078, de 1990. )rt. 8o 0 +ecreto no >.90=, de /0 de setembro de /00A, passa a 'igorar com as seguintes altera-es( C)rt. 10. ........................................................................ 6ar3gra#o 4nico. 0 disposto nos arts. /o, =o e 9o deste +ecreto aplica,se :s contrata-es no comrcio eletr nico.D E5RF )rt. 9o *ste +ecreto entra em 'igor sessenta dias ap;s a data de sua publicao. Gras1lia, 1> de maro de /01=. 19/H da %ndependncia e 1/>H da Rep4blica. +%L9) R0IJJ*77 Jos Eduardo Cardozo *ste te<to no substitui o publicado no +0I de 1>.=./01= , *dio e<tra

Das könnte Ihnen auch gefallen