Sie sind auf Seite 1von 26

Grupo: Marina Azevedo Rafael Maciel

Processo de Fabrico
Oxi-corte
Corte por plasma

Corte por laser


Fundio Corte por jacto de gua

Definio do Oxi-corte
O processo baseia-se no aquecimento localizado , com um maarico especial de corte.,ao atingir a temperatura de oxidao segue-se a injeco de O2 atravs do orifcio central do bico de corte fixado no maarico.

Condies para obter oxi-corte


a temperatura no incio de oxidao viva deve ser inferior temperatura de fuso do metal. os xidos formados devem ser lquidos na temperatura de oxi-corte para facilitar o seu escoamento e dar continuidade ao processo. o material ao ser cortado deve ter baixa condutividade trmica. os xidos formados devem ter alta fluidez.

Gases Utilizados no Processo


Para a obter a chama oxi-combustvel, necessrios pelo menos 2 gases, sendo um deles o oxidante (O2) e o outro combustvel, que pode ser puro ou mistura de um gs combustvel.

Configurao mnima para o corte oxi-combustvel manual

Verificaes antes do corte

Na execuo do oxi-corte manual as verificaes principais encontram-se no estado do maarico, bicos e mangueiras,. J no corte automatizado algumas verificaes devem ser feitas antes da operao para segurar a qualidade e manuteno da qualidade de corte.

A chapa: Deve estar nivelada sobre a mesa, a verificao feita com o auxlio de um nvel. O maarico: Dever estar perpendicular a chapa, excepto cortes especiais inclinados.

O bico: A distncia correcta do bico/pea tem grande influncia na qualidade do corte.

Vantagens do oxi-corte
O processo no necessita electricidade. Os materiais necessrios como maaricos, reguladores e mangueiras so relativamente baratos e comparados a outros processos de corte , por exemplo o plasma ou LASER. O processo de fcil aprendizagem.

Desvantagens
Os materiais perifricos como cilindros de gs, so pesados e de difcil manuseio, o que dificulta o acesso a lugares altos ou postos de trabalho que se encontram afastados dos cilindros. O gs comburente est sob alta presso e requer a utilizao de ferramentas e procedimentos adequados para evitar vazamentos e exploses.

Corte por plasma


O Processo de corte por Plasma foi desenvolvido nos anos 50 para cortar metais condutores, principalmente o ao inoxidvel e o alumnio. Hoje um processo com maior crescimento nas indstria e nas oficinas, em geral uma boa ferramenta para o corte de metais por causa da velocidade e da preciso do corte.

O corte a Plasma um processo que utiliza um bico com um orifcio para constringir o gs ionizado em alta temperatura .E serve para cortar seces de metais, como o ao carbono, ao inoxidvel, o alumnio e outros metais electricamente condutores. O arco Plasma derrete o metal, e a alta velocidade do gs remove o material derretido.

Formao do Plasma

Gs Lquido

PLASMA

Slido Energia em forma de calor

Exemplo da tcnica de operao do corte de metais


1) Fixar o grampo terra na pea ao ser cortada, para que ocorra a transferncia do arco plasma.

2) Posicionar o bico da tocha na posio vertical em relao pea de trabalho.

3) Comear o corte a partir da borda da pea de trabalho.

4) Em seguida prosseguir com o corte do material nas dimenses necessrias para o trabalho. Obs: O uso de guias ou esquadros indicado para manter o corte na medida necessria e tambm cortes em linhas retas.

5) No caso do corte iniciar no meio da chapa ou para fazer furos, a tcnica indicada iniciar o corte com o bico inclinado.

Corte por Plasma


A tocha para corte por plasma semelhante quela utilizada no processo de soldagem TIG. O arco obriga a passar por um orifcio de pequenas dimenses de suportar a presso e forma um jacto altamente ionizado que remove o material por arraste . As temperaturas alcanadas so da ordem de K que pode ser aplicado sobre qualquer material.

Caractersticas
Versatilidade; Ao ao carbono pode ser cortado 2 ou 3 vezes mais rpido do que ultilizar o oxi-corte; Equipamentos de alta potncia mecanizados podem cortar metais de at 75 mm de espessura;

Modo de operao
Arco transferido

Arco no-transferido

Corte por Laser

Um feixe com alta densidade de potncia (entre 104 e 105 W/mm2) funde ou vaporiza o metal base. Posteriormente utilizado um jato de gs auxiliar para remover o material fundido e acelerar o processo.

Esquema bsico do processo

Vantagens do processo
Altas velocidades de corte; Pouca perda de material;

Alta qualidade da superfcie obtida;


Mnima distoro;

Processo de Fundio
A fundio consiste na transformao de metais e ligas metlicas tendo como ponto de partida o metal no estado lquido (fundido). O metal lquido vazado num molde que contm uma cavidade com a geometria da pea final. Aps o molde ter sido enchido necessrio que o metal solidifique para que de seguida se retire a pea. Os processos de fundio diferem no material do molde (areia, metal, etc.) e no mtodo de vazamento (gravidade, vcuo, por presso). Os processos de fundio mais comuns so: fundio com moldao em areia, fundio em coquilha e fundio por injeco.

Corte por jacto de gua


O jacto de gua permite cortar todo o tipo de materiais, com elevadas espessuras, a no afectar termicamente o material. O processo permite elevada preciso de corte, execuo de geometrias complexas, mximo aproveitamento do material e boa qualdade de corte.

Vantagens
Permite cortar todo o tipo de materiais at 150mmde espessura; Corte com elevada preciso mesmo em grandes espessuras ;

O jacto de gua amigo do ambiente. No existe libertao de fumos txicos e a gua de corte pode ser reciclada ; O jacto de gua permite cortar superfcies rugosas;

Das könnte Ihnen auch gefallen