Sie sind auf Seite 1von 17

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol.

1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

Anlise de um Sistema de Gesto Ambiental (SGA) em uma Indstria de Laticnios do Municpio de Ji-Paran-RO.
Samilla Renata Costalonga Gomes Acadmica do Curso de Cincias Contbeis CEULJI/ULBRA samillarenata@hotmail.com Silvia Masson Trescher de Souza Bacharel em Cincias Contbeis CEULJI/ULBRA silvia_masson@hotmail.com Alex Fabiano Bertollo Santana Mestre em Cincias Contbeis - UNISINOS CEULJI/ULBRA afbsantana@hotmail.com O Sistema de Gesto Ambiental todo procedimento efetuado em uma entidade para que se possa diminuir os impactos ambientais negativos, oriundos de seu processo produtivo, fazendo com que a empresa obtenha mais lucro e insira em seu meio uma produo mais limpa. Atravs da implantao e monitoramento de um SGA, consegue-se diminuir os gastos no setor de produo e a gerao de efluentes, tornando seus preos mais competitivos e evitando passivos ambientais, oriundos de multas e desperdcios. O presente trabalho teve como objetivo verificar os procedimentos de um Sistema de Gesto Ambiental. Utilizou-se o mtodo dedutivo, sendo as tcnicas baseada em estudos bibliogrficos, em revistas especializadas, internet, certificaes ambientais. Considera-se estudo de caso desenvolvido em uma indstria de Laticnios no municpio de Ji-Paran. Para alcanar os objetivos propostos, verificou-se que a empresa pesquisada no possui um Sistema de Gesto Ambiental implantado, mas que utiliza-se de manuais das Boas Prticas de Fabricao e mantm a higienizao correta de seus ambientes, maquinrios e funcionrios. Com constatao in loco foi possvel verificar que indstria no d o devido tratamento a seus efluentes, acarretando prejuzos ao meio-ambiente e exalando mau cheiro. Todos os seus funcionrios so devidamente orientados para que sigam todos os procedimentos corretamente, com fluxogramas em todos os seus setores, para que utilizem somente matria-prima e produtos na quantidade ideal, para que no haja perdas durante o processo de fabricao. O soro, subproduto do leite, que o principal efluente lquido gerado pelo laticnio, no reaproveitado, pois a indstria no possui equipamento adequado para o armazenamento do mesmo. A indstria no tem algumas certificaes obrigatrias, prtica no aceitvel pelo Sistema de Gesto Ambiental, mas que j est em processo de expedio. Palavras-chave: Gesto Ambiental, Laticnios, Efluentes.

Analysis of an Environmental Management System (EMS) in a Dairy Industry in the city of Ji-Paran- RO.
The Environmental Management System is any procedure performed on an entity so that we can reduce the negative environmental impacts, from its production process, causing the company to gain more profit and insert in their midst a cleaner production. Through the implementation and monitoring of an EMS can be lower costs in manufacturing and effluent generation, making their prices more competitive and avoiding environmental liabilities arising from fines and waste. This study aimed to verify the procedures for an Environmental Management System. We used the deductive method, and techniques based on bibliographical studies, in magazines, internet, environmental certifications. It is a case study developed in a Dairy industry in the city of JiParan. To achieve the proposed objectives, it was found that the company has not researched a Environmental Management System in place, but that makes use of manuals of Good Manufacturing Practices and maintains the proper cleaning of their environments, machinery and staff. With observation "in loco" was verified that the industry does not adequately treat their sewage, causing damage to the environment and exhaling stench. All employees are properly instructed to follow all procedures correctly, with flowcharts in all its sectors, to utilize only raw materials and products in the optimal amount, so there are no losses during the manufacturing process. The whey, milk product, which is the main liquid effluent generated by the dairy, it is not reused, as the industry does not have any equipment suitable for the storage thereof. The industry has some certifications required, practice is not acceptable to the Environmental Management System, but that is already in process of shipment. Key-words: Environmental Management, Dairy, Effluent.

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

18

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

1. Introduo

O aumento da produo Lctea brasileira teve uma alta alavancagem nos ltimos anos e segundo a EMBRAPA, isso se deve ao aumento de subsdio dado no Brasil a esse setor e os altos custos de produo principalmente em pases membros da Unio Europeia. Conforme projees efetuadas por este rgo, h indicaes de aumento da produo mundial de leite em aproximadamente 15,9% ao ano, entre 2005 e 2015. No mesmo perodo, estima-se que a produo brasileira expandir 22% ao ano. Conforme exposto na Constituio Federal e legislaes correlatas, todos tm obrigao de manter um meio-ambiente equilibrado para que se possa dele usufruir. E o setor lcteo um setor que j vem desenvolvendo prticas ambientais para diminuir os impactos ambientais advindos de sua produo, mas que normalmente oriundo de leis que os obrigam do que precisamente para agregar valor ao seu produto. Diante da exigncia do mercado consumidor interno e externo, a legislao ambiental cada dia mais rigorosa, a globalizao da economia e a descoberta de que os recursos naturais no so renovveis, as empresas, inclusive as de pequeno porte, para se manterem operando e com preos competitivos, precisam mudar a sua forma de produzir, reduzindo os custos e impactos ambientais negativos de forma mais racional possvel, atravs da aplicabilidade de um Sistema de Gesto Ambiental. A principal finalidade deste estudo foi verificar quais so os procedimentos de um Sistema de Gesto Ambiental em uma indstria de laticnios no municpio de Ji-Paran?

2. Referencial Terico

No Brasil, somente a partir da dcada de 80 que se firmou uma ao mais eficiente por parte das empresas, no que tange ao desenvolvimento social do Pas, atravs da modernizao dos parques industriais e dos valores de mercado. Alm claro da criao de polticas pblicas mais eficientes, pois, conforme Barbieri (2004, p. 87) no incio da dcada de 80 que eles passariam a ser considerados problemas generalizados e interdependentes que deveriam ser tratados mediante polticas pblicas integradas. Atualmente, nota-se uma preocupao constante tanto dos rgos governamentais, ONGs, mercado consumidor e mercado produtor com as questes ambientais, pois se tem conscincia que os recursos naturais no so renovveis. Por isso, como coloca Tachizawa

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

19

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

(2006, p. 25), As organizaes no novo contexto necessitam partilhar do entendimento de que deve existir um objetivo comum, e no um conflito, entre desenvolvimento econmico e proteo ambiental, tanto para o momento presente como para as geraes futuras.

2.1 Evoluo Histrica da Gesto Ambiental.

Desde os primrdios o homem vem modificando o ambiente em que vive, inicialmente com o plantio de culturas, depois com a implantao de indstrias no sculo XVIII. Mas as grandes modificaes vieram mesmo a partir do final do sculo XIX, com o surgimento de grandes indstrias no mundo, fazendo com que se consumissem mais recursos naturais do que a natureza consegue repor. S a partir de 70 e do incio dos anos 80 que comearam a aparecer principalmente na Europa e Estados Unidos, preocupaes com o que fazer com os resduos gerados na produo de bens e consumo, fazendo com que aparecessem algumas leis e regulamentaes a respeito do assunto (SEBRAE, 2004). Mas, foi somente em 1987, com a reavaliao do meio ambiente e publicao do Relatrio Nosso Futuro em Comum, feito pela Comisso Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente, originria da Conferncia de Estocolmo 1972, que se deu incio ao conceito de Desenvolvimento Sustentvel e mostrou s indstrias a necessidade de criao de um sistema de gesto ambiental eficiente. (SEBRAE, 2004) E, em 1992, a ONU (Organizao das Naes Unidas) resolveu organizar a ECO 92 Conferncia de Desenvolvimento e Meio Ambiente das Naes Unidas (Unced), no RJ, com representantes de vrios pases, de organizaes no-governamentais, grupos privados e jornalistas, para discutir o que poderia ser feito para que o mundo globalizado pudesse se desenvolver sem prejudicar mais o meio ambiente e com prticas sustentveis (SEBRAE, 2004, p.10). Verifica-se isso com a implantao dos sistemas de gesto ambiental, que no mundo inteiro feito de maneira voluntria nas empresas principalmente as indstrias, que ainda so consideradas as maiores vils do meio ambiente, tm buscado colocar em seus selos os produtos verdes, e inserindo vrias ferramentas ambientais em seu processo produtivo para diminuir os impactos ambientais negativos. Apesar de ainda ser voluntria essa implantao, tanto os governos como as Organizaes No-Governamentais, esto impondo a bancos e companhia de seguros, que

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

20

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

exijam que empresas tomadora de servios dessas entidades, empreguem solues para minimizar e reduzir os impactos ambientais negativos advindos de suas atividades.

2.2 Responsabilidade Ambiental Conforme o dicionrio Aurlio, responsabilidade a obrigao de responder pelas aes prprias, pelas dos outros ou pelas coisas confiadas, e ambiental relativo a ambiente, neste caso, responsabilidade ambiental a obrigao de responder pelo meio ambiente, atravs de um conjunto voltado para o desenvolvimento sustentvel da cadeia produtiva, com aes efetivas e responsveis, que devem levar em conta o crescimento econmico aliados a proteo da natureza para as geraes futuras. O mercado consumidor j est mais consciente e faz cobranas mais efetivas, haja vista, verificar a certificao dos produtos que est adquirindo, a prpria lei est mais punitiva, como declarado a Carta Magna (1988) em seus artigos expostos abaixo:

A lei, sem prejuzo da responsabilidade individual dos dirigentes da pessoa jurdica, estabelecer a responsabilidade desta, sujeitando-a as punies compatveis com sua natureza, nos atos praticados contra a ordem econmica e financeira e contra a economia popular (art. 173, 5o). As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. (art. 225, 3)

Como se pode notar uma boa poltica ambiental melhor arma para o aprimoramento do sistema da gesto ambiental da organizao, para que seu desempenho seja mantido exigese um comprometimento de todo o corpo da organizao ao atendimento aos requisitos ambientais legais aplicveis e outros requisitos ambientais, como a preveno poluio e melhoria continua. A poltica ambiental deve constituir a base sobre a qual a entidade estabelece suas metas e objetivos, sempre bem clara e analisada periodicamente, para o entendimento das partes interessadas, tanto externas como internamente, e que reflita sua natureza singular, escala e os impactos ambientais das atividades, produtos e servios, dentro do propsito definido do sistema da gesto ambiental, pois segundo Brito e Cmara (1998, p. 39) A questo ambiental complexa, por isso deve ser gerenciada dentro de uma poltica global, a partir de uma avaliao da magnitude da problemtica existente [...] Inserir em sua produo uma conscincia ambientalmente correta, com um SGA apropriado, faz com que todos se sintam responsveis pelo meio ambiente, pelo meio em que
R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011 21

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

vivem e ainda faz com que a entidade agregue valor a sua produo, alm de se evitar que passivos ambientais aumentem seus custos.

2.3 Gesto Ambiental A expresso gesto ambiental aplica-se a uma grande variedade de iniciativas relativas a qualquer tipo de problema ambiental (BARBIERI-2004, p. 21). Estas iniciativas vo desde a qualidade de vida dos funcionrios at o uso racional dos recursos naturais. Sistema de Gesto Ambiental (SGA), conforme expe Barbieri (2004, p. 20) so as diretrizes e as atividades administrativas ou operacionais, tais como planejamento, direo, controle, alocao de recursos e outras realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente [...]. A gesto ambiental fundamenta-se basicamente em quatro atividades principais: preveno das aes de degradao, recuperao dos danos j causados ao meio ambiente, monitoramento das aes implementadas para correo e/ou preveno e reciclagem de materiais e/ ou produtos. (SEBRAE, 2004). Todos esses elementos devem estar sob o controle do sistema de gesto ambiental e, portanto, devem integrar a base de dados do Sistema de Informao Contbil Ambiental (SICA), e que tem por objetivo subsidiar usurios internos e externos da entidade na tomada de deciso que envolva variveis ambientais. Num primeiro momento, problemas como a preveno e a reduo dos desperdcios e da poluio so cruciais para a melhoria do desempenho ambiental das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) (SEBRAE, 2004). Por isso, faz-se necessrio que empresas de pequeno e mdio porte entendam que so potenciais poluidores se no observar os requisitos de um sistema de gesto ambiental, empregado de forma correta e continua.

2.4 Legislao e Regulamentaes Ambientais

No Brasil, a Legislao e as Regulamentaes esto sendo criadas com punies mais severas, com relao a quem as descumprem, pois, os legisladores entendem que precisa-se tomar medidas mais enrgicas com as questes ambientais, para se evitar que o meioambiente seja degradado, e que fique sem condies de reposies. Conforme o site Portal so

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

22

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

Francisco, em pesquisa realizada sobre as Legislaes Ambientais, pode-se verificar a ordem cronolgica das leis sobre o tema. Quadro 01 Legislao Ambiental
Zoneamento Industrial nas reas Crticas de Poluio- Atribui aos estados e municpios o poder de estabelecer limites e padres ambientais Lei 6.803, de 02/07/1980 para a instalao e licenciamento das indstrias, exigindo Estudo de Impacto Ambiental. Poltica Nacional do Meio Ambiente - A mais importante lei ambiental. Define que o poluidor obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente de culpa. O Ministrio Pblico (Promotor de Justia ou Procurador da Repblica) pode propor aes de Lei 6.938, de 17/01/1981 responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, impondo ao poluidor a obrigao de recuperar e/ou indenizar prejuzos causados. Tambm esta lei criou os Estudos e respectivos Relatrios de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), regulamentados em 1986 pela Resoluo 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Ao Civil Pblica - Lei de Interesses Difusos, que trata da ao civil Lei 7.347 de 24/07/1985 pblica de responsabilidades por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor e ao patrimnio artstico, turstico ou paisagstico. Criou o IBAMA, incorporando a Secretaria Especial do Meio Ambiente (antes subordinada ao Ministrio do Interior) e as agncias federais na rea de pesca, desenvolvimento florestal e borracha. Ao IBAMA compete Lei 7.735, de 22/02/1989 executar e fazer executar a poltica nacional do meio ambiente, atuando para conservar, fiscalizar, controlar e fomentar o uso racional dos recursos naturais. Hoje, subordina-se ao Ministrio do Meio Ambiente MMA. Poltica Agrcola - Coloca a proteo do meio ambiente entre seus Lei 8.171 de 17/01/1991 objetivos e como um de seus instrumentos. Recursos Hdricos - Institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e cria o Sistema Nacional de Recursos Hdricos. Define a gua como Lei 9.433 de 08/01/1997 recurso natural limitado, dotado de valor econmico, que pode ter usos mltiplos (consumo humano, produo de energia, transporte, lanamento de esgotos). Crimes Ambientais - Reordena a legislao ambiental brasileira no que se refere s infraes e punies. A partir dela, a pessoa jurdica, autora ou Lei 9.605, de 12/02/1998 co-autora da infrao ambiental, pode ser penalizada, chegando liquidao da empresa, se ela tiver sido criada ou usada para facilitar ou ocultar um crime ambiental. Lei da Poltica Nacional de Resduos Slidos: esta lei introduz a Lei n 12.350 de responsabilidade compartilhada na gesto de resduos slidos en volvendo 02/08/2010 sociedade, empresas, e governos municipais, estaduais e federal. Fonte: adaptado do Portal So Francisco

No Brasil, o primeiro passo para instalao de uma legislao com referncia a leites e seus derivados foi dado por So Paulo, quando instituiu a obrigatoriedade da pasteurizao do leite e a criao do leite A, B e C, em 1939. E, em 1952, passou a ter abrangncia no pas todo, denominada RIISPOA Regulamento de Inspeo Industrial Sobre Produtos de Origem Animal (MAGANHA, 2006).

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

23

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

Em 1950, com a instituio da Lei 1.283, cria-se o Servio de Inspeo Federal (SIF) sobre a produo de leite e derivados, com vrias alteraes efetuadas por portarias do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, por decretos governamentais, e do Departamento de Inspeo de Produtos de Origem Animal (DIPOA), que estabeleceu as Normas da Inspeo Industrial e Sanitria Sobre Produtos de Origem Animal (site JUSBRASIL/LEI 1.283/1950). A Lei Federal N 7.889 de novembro 1989, criou o Servio de Inspeo Estadual (SIE) delegando aos Estados e Municpios a obrigatoriedade da prestao do Servio de Inspeo Sanitria e Fiscalizao dos Produtos de Origem Animal. As agroindstrias leiteiras so reguladas pelo Sistema de Inspeo Estadual e Federal (Secretarias e Ministrio da Agricultura), e pelo Sistema de Vigilncia Sanitria (Municipais, Estaduais e Federal) (site JUSBRASIL/LEI 7889/1989).

2.5 Aspectos e Impactos Ambientais

Conhecer tanto os impactos ambientais quanto os aspectos ambientais do processo industrial faz-se necessrio para que todos os setores se integralizao para diminuir os custos de produo e evitar que o meio ambiente seja prejudicado, pois os desperdcios ocorrem desde a entrada do produto in-natura at o produto final. Conforme definio proposta pela norma NBR ISO 14001 da ABNT, aspecto ambiental o elemento das atividades, produtos e/ou servios de uma organizao que pode interagir (alterar) com o meio ambiente de forma adversa ou benfica, ou seja, so todos os aspectos inseridos na produo, como por exemplo, consumo de matrias- primas, gua, energia, etc. Impactos Ambientais segundo Maganha (2006, p. 48), pode ser definido como qualquer alterao das propriedades fsico-qumicas e/ou biolgicas do meio ambiente, devida a qualquer forma de matria ou energia gerada por atividades humanas. A variao desses impactos depende da estrutura fsica do laticnio, de seus maquinrios, do uso racional de produtos qumicos, do despejo e tratamento de efluentes, de todo o corpo funcional da indstria, etc., pois parte do pressuposto que todo aspecto ambiental gera um ou mais impactos ambientais. Principais impactos ambientais gerados por um laticnio segundo Maganha, (2006, p. 27) so: Alto consumo de gua; Gerao de efluentes com alta concentrao de orgnicos;

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

24

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

Alto consumo de energia; Gerao e gerenciamento de resduos; Emisses atmosfricas e Rudo e vibrao provenientes de mquinas e equipamentos. Consumo de gua: o consumo de gua muito alto, tendo em vista que ela utilizada em todo o processo de limpeza, na lavagem da massa lctea, na gerao de vapor e no setor de resfriamento do produto.

- Gerao de efluentes lquidos: a gerao de efluente lquidos em laticnio o principal causador de impactos ambientais, pois, pode ocorrer gerao de 1 a 6 litros de efluentes para cada um de leite processado, no caso de fabricao de queijo ficam em mdia 4 litros por cada litro de leite que entra na indstria. A gerao de efluentes pode ocorrer normalmente: na lavagem e limpeza de caminhes, lates, tanques, linhas e mquinas e equipamentos diretamente envolvidos na produo; nos derramamentos, vazamentos, operaes deficientes de equipamentos e transbordamento de tanques; perdas no processo, tais como em operaes de partida e de parada do pasteurizador e extravazo dos produtos e aquelas resultantes do acerto das acondicionadoras, no incio do processo de embalagem; descarte de produtos, tais como: soro ou leite cido. Consumo de Energia: usado principalmente no processo de tratamento trmico, refrigerao e armazenamento. O consumo exagerado de energia, tanto a eltrica como a trmica, podem ocorrer em virtude de instalaes mal projetadas, maquinrios velhos, etc. Na fabricao de queijos utilizado em mdia - 0,21 Kwh de eletricidade e 1,20 litros de combustvel por quilo do produto vendido.

- Gerao de resduos: a gerao de resduos d-se em todos os departamentos da fbrica, mas alguns resduos podem ser reaproveitados eou reciclados, tornando-se necessrio a verificao do mesmo antes do seu descarte final. Pois a sua destinao final, se no for feita do modo apropriado, pode gerar um grande nmero de resduos.

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

25

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

- Emisses atmosfricas: as provveis fontes de emisses de gases so: as mquinas de fabricao e resfriamento do produto e a caldeira, com as seguintes emisses: Gases resultantes da queima de combustvel: monxido de carbono (CO), xidos de nitrognio (NOX) e de enxofre (SOX) e material particulado; Gases refrigerantes, oriundos de eventuais vazamentos nos tubos de refrigerao; Vazamentos de vapor das tubulaes; Exausto de ar quente do evaporador de leite, que por sua vez transporta partculas de produto; Odores; Vapores da(s) torre(s) de resfriamento. Todas essas emisses do-se muitas vezes por falta de manuteno nos equipamentos e por mquinas e equipamentos velhos.

- Rudo e/ou vibrao: normalmente os que mais sofrem com os rudos e as vibraes, provocados por indstrias, so as pessoas que necessitam morar prximas, isso devido ao barulho da caldeira, dos caminhes de carga e descarga, etc.

2.6 Setor Lcteo e as etapas do processo de produo.

Conforme a Instruo Normativa n 16 de 23 de Agosto de 2005, do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, produto lcteo o produto obtido mediante qualquer elaborao do leite que pode conter aditivos alimentcios e ingredientes funcionalmente necessrios para sua elaborao (MAPA, 2005). Segundo a Portaria n 146, de 1996, do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), o queijo apresenta a seguinte definio:
Entende-se por queijo o produto fresco ou maturado que se obtm por separao parcial do soro do leite ou leite reconstitudo (integral, parcial ou totalmente desnatado), ou de soros lcteos coagulados pela ao fsica do coalho, de enzimas especficas, de bactrias especificas, de cidos orgnicos, isolados ou combinados, todos de qualidade apta para uso alimentar, com ou sem agregao de substncias alimentcias e/ou especiarias e/ou condimentos, aditivos especificamente indicados, substncias aromatizantes e matrias corantes. (MAPA, 1996)

Os laticnios em geral mantm um grande nmero de operaes e atividades, mas, as operaes fundamentais so comuns a todos os processos iniciais, conforme abaixo, descrito por Maganha (2006):

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

26

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

Quadro 02: Etapas do Processo de Produo


Leite e Ingredientes - Transportado em caminhes isotrmicos ou vasilhames adequados, o leite depois de pesado e filtrado encaminhado para o(s) tanque(s) de recepo e mantido refrigerado at sua utilizao. Os produtos auxiliares so Recepo armazenados em condies apropriadas a fim de que sejam conservadas suas caractersticas e qualidade. O processamento consiste em submeter o leite in natura a operaes de filtrao, clarificao, padronizao e pasteurizao /esterilizao para consumo ou para obteno de derivados. A filtrao tem por finalidade remover as partculas grosseiras e impurezas eventualmente presentes. Processamento A clarificao consiste na centrifugao para remoo das impurezas contidas no leite e o desnate, na remoo de quantidade desejada de gordura ou creme de leite. A operao de separao e ajuste de teor de gordura no leite denominada padronizao. Para assegurar a destruio dos micro-organismos patognicos, necessrio aquecer o leite a determinada temperatura, e mant-lo nessa temperatura durante certo Tratamento Trmico intervalo de tempo, antes de resfri-lo novamente. A relao entre temperatura e tempo de reteno importante para determinar a intensidade do tratamento trmico. Depois de termicamente tratado, o leite destinado a elaborao de outros produtos encaminhado para as etapas produtivas posteriores, as quais variam em funo dos Elaborao de produtos a serem obtidos. As atividades produtivas inerentes a cada derivado sero Produtos individualmente descritas. Os produtos prontos passam para a fase de acondicionamento em recipientes Envase e Embalagem apropriados e identificados a fim de serem comercializados. os produtos devem permanecer armazenados em condies adequadas at que sejam encaminhados ao seu destino final. Os produtos acabados devem ser armazenados em Armazenamento condies que impeam a contaminao ou a sua deteriorao. A expedio e a distribuio dos produtos devem ser realizadas de modo a garantir que sua qualidade seja preservada. Deve-se: * Impedir a alterao do produto e danos sua embalagem; * Ser adotado sistema FIFO (primeiro que entra, primeiro que sai); Expedio * Na expedio de produtos acabados, garantir que os veculos para o transporte estejam: isentos de presena de pragas, vazamentos, umidade, materiais estranhos e odores desagradveis, bem como adequados temperatura exigida pelo produto. Fonte: Adaptado de Maganha (2006)

2.7 - Certificaes obrigatrias para o setor Lcteo:

Certificaes um dos mecanismos de garantia de qualidade que pode ser usado nos sistemas agroindstrias e uma forma de dar informaes sobre a segurana do produto, baseado em um documento de certificado formal. Pois conforme a Confederao Nacional da Indstria:
Certificaes um conjunto de atividades realizadas por uma organizao de terceira parte (organizao independente) para atestar e declarar que um produto, servio, pessoa ou sistema est em conformidade com os requisitos tcnicos especificados.

Abaixo constam apenas as certificaes obrigatrias, as certificaes como as exigidas pela ISO 14.000, no so obrigatrias, mas so exigncias, caso a indstria queira exportar:
R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011 27

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

Quadro 03 Certificaes obrigatrias


ORGO MINISTRIO DA AGRICULTURA PREFEITURA VIGILNCIA SANITRIA MUN. POLCIA FEDERAL IBAMA CORPO DE BOMB. SEDAM Fonte Os autores TIPO DE DOCUMENTO Servio de Inspeo Federal - SIF Alvar de Local. e Func. Alvar de Sade Certificado de Licena de Funcionamento Cadastro de moto-serra DOF Licena do C.B Licena de Operao OBSERVAES Dependendo da empresa pode ter o SIE (Servio de Inspeo Estadual) ou o SIM (Servio de Inspeo Municipal)

Para uso de produtos qumicos. Empresa que tiver e fizer uso de moto-serra -Em substituio a ATPF autoriza a operao da atividade ou empreendimento.

As certificaes do SIF, SIE E SIM, so emitidas por veterinrios, aps laudo de verificao e concluso que o estabelecimento cumpre rigorosamente o que estabelece a lei, com referncia aos procedimentos de limpeza e higiene. O Documento de Origem Florestal DOF, institudo pela Portaria n253 de 18 de agosto de 2006, do Ministrio do Meio Ambiente - MMA, representa a licena obrigatria para o controle do transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa, inclusive o carvo vegetal nativo, em substituio ATPF, que acompanhar o produto ou subproduto florestal nativo ao destino nele consignado.

3. Metodologia

A Metodologia um conjunto de procedimentos que dever ser utilizado para se efetuar a pesquisa, devendo ser feito de forma clara, exata e detalhada para o desenvolvimento do trabalho. O mtodo utilizado foi o dedutivo, partindo de uma situao abrangente para uma particularidade, pois se procurou um aprofundamento nas teorias e legislaes pertinentes ao meioambiente e sua aplicao em particular na empresa pesquisada. O mtodo dedutivo, parte das teorias e leis, na maioria das vezes prediz ocorrncia dos fenmenos particulares (conexo descendente). (LAKATOS e MARCONI, 1995, p. 106). Foi realizado um estudo de caso em uma indstria de Laticnios no municpio de Ji-Paran, de porte mdio, com inscrio no SIF, onde, utilizou-se a pesquisa qualitativa para embasar os procedimentos encontrados na organizao. A coleta de dados foi efetuada no perodo de Maio a Julho de 2011, onde realizou-se uma observao direta dos procedimentos de recepo de matria-prima e outros materiais at

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

28

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

o produto final. Verificaram-se as certificaes ambientais mantidas na entidade e no escritrio de contabilidade. Neste estudo de caso, foram utilizados os procedimentos de SGA determinado pelo SEBRAE, pois, notou-se que a metodologia determinada pelo mesmo, mais clara e acessvel s pequenas e mdias empresas.

4. Apresentao e Anlise dos Resultados

A empresa estudada conta com 26 funcionrios, sendo 19 (dezenove) homens e 7 (sete) mulheres, divididos entre o setor de produo e o administrativo. Para a captao de 17.000 (dezessete mil) litros dirios de leite in natura, dos quais 3.000 (trs mil) litros so em lates e 14.000 (quatorze mil) litros resfriados (recepo por caminho tanque) para fabricao do queijo mussarela. Os setores da indstria so separados e independentes sendo composto de: setor administrativo, setor produtivo, caldeira, almoxarifado e lagoa. Toda matria-prima recebida vem em caminhes com boas condies de higiene e em bom estado de conservao, com carrocerias apropriadas para transportes das mesmas e com transportadores treinados para efetuar o servio. Gales em bom estado de conservao, haja vista, passar por inspees regulares. Poucas perdas durante a retirada do leite da plataforma. A empresa possui boas prticas de higienizao da plataforma de recepo, sendo a mesma efetuada constantemente. Ainda na recepo, o leite passado por anlises para verificao da acidez do leite, se est em condies de ser usado e no ir afetar a qualidade do queijo que ser produzido, pois a boa maturao do produto depende da quantidade da mesma, a acidez do leite dever estar com a mnima de 14 e mxima de 18 DORNIC. Aps anlises, o leite entra no pasteurizador que tem temperatura mnima de 72 e mxima de 75 Celsius, durante 15 segundos e resfriado com gua gelada a uma temperatura de 2 a 3C., eliminando a contaminao causada por bactrias, que por ventura venha no leite, dando mais segurana e controle no processo. Desta forma, destri os microorganismos presente no leite, dando mais qualidade ao produto final e protegendo a sade do consumidor. Nas cmaras de salga, secagem e estocagem a iluminao deficitria e com perfuraes na cmara de estocagem, o que pode ocasionar contaminao dos produtos. As lmpadas do almoxarifado de embalagens secundrias esto sem os devidos protetores. O responsvel nos informou que esses problemas sero corrigidos.

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

29

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

A armazenagem da produo feita em cmaras frias em perfeito estado de conservao, sem ausncia de falhas no isolamento das paredes, painis, portas e tubulaes, com drenos sobre os foradores de ar e com termmetros calibrados, de fcil leitura para os funcionrios do setor e com os registros de monitoramento dirio. Neste setor esta indstria utiliza o sistema PVPS, ou seja, o primeiro que vence o primeiro que sai, e sempre em temperatura ideal. No almoxarifado, a estocagem feita dividindo os ingredientes por aditivos e embalagens primrias e secundrias, sem ter contato com o cho, e as embalagens depois de retirada do mesmo, recebe o devido tratamento para evitar contaminaes. Nas dependncias administrativas da empresa no existe iluminao natural suficiente, fazendo com que necessite manter lmpadas acessas o dia inteiro. No setor de estocagem do produto final, existe uma sada prpria e controlada para que no haja necessidade de se transitar por dentro da indstria para carregar os caminhes, com temperatura ideal e pessoal capacitado e devidamente uniformizado para tal atividade. Para o estoque a empresa utiliza-se do mtodo PEPS, Primeiro que Entra, Primeiro que sai. Todo o maquinrio da indstria e instalaes internas esto em boas condies de utilizao, com barreiras sanitrias adequadas (telas nas janelas, higienizao de funcionrios etc). Com fluxogramas adequados para que no haja contaminaes e desperdcios e para que no tenha trnsito de material que no seja utilizado na produo. O Laticnio mantm laboratrio prprio, com pessoal qualificado e com vestimentas apropriadas, para a realizao de anlises de controle de qualidade de gua, matria-prima, ingredientes e outros produtos, oferecendo confiabilidade aos seus controles. Com registros de temperatura mxima e mnima no banho, geladeira, estufa e congeladores. Neste setor os aparelhos requeridos pela legislao vigente encontram-se a disposio para ser usado como: termolactodensmetro, butirmetro, termmetros. Na primeira visita a indstria, constatou-se que no possua um pHmetro, que uma das exigncias das agncias fiscalizadoras, pois, permite medir o PH da gua aceitvel que de 6,0 a 9,5%, que ser usada na produo, mas que j foi adquirido. O PH da gua do laticnio encontra-se num padro de 6,7 e 6,8. Toda a limpeza das reas internas e externas realizado periodicamente, para que no ocorram contaminaes. Os funcionrios so treinados e trajados adequadamente para efetuar o servio, com produtos e materiais adequados e nas quantidades determinadas, conforme fluxogramas utilizados pela empresa e determinao dos fabricantes, inclusive com desmontagem de equipamentos que requerem este tipo de procedimento para sua efetiva higienizao.

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

30

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

Os seus Procedimentos Padres de Higiene Operacional (PPHO) esto em conformidade com o que determina a Resoluo n 1022003 DIPOADAS, com aplicaes correcionais, atualizados, assinados, confiveis e auditveis. Nos seus programas de qualidade a indstria mantm procedimentos de recall, atendimento ao consumidor com registros de reclamaes e com rotulagem dos produtos com memoriais descritivos de fabricao e croquis aprovados. Na indstria no se sente odor forte caracterstico desse tipo estabelecimento, pois a mesma mantm local prprio e adequado em reservatrios com tampa e com acionamento indireto, sendo a sua retirada efetuada com freqncia adequada, fazendo com que a eliminao de resduos lquidos no oferea perigo de contaminao aos produtos. Aps a limpeza interna da indstria e da plataforma de captao de leite, os resduos lquidos so conduzidos por tubulaes, sem rachaduras aparentes, at uma caixa coletora, que deveria conter microorganismos vivos para desintegrao da gordura, mas que no ocorre, indo parar na lagoa sem nenhum tipo de tratamento. Os funcionrios da indstria apresentam hbitos de higiene condizentes com as Boas Prticas de Fabricao (BPF), pois se utilizam de todos os equipamentos de proteo individual, como mscaras, luvas, gorros, vestimentas brancas, etc. Sempre com unhas bem aparadas, sem acessrios como anis, correntes, etc., com atestado de sade e de aptido de manipulao ao manuseio do trabalho com alimentos e com higienizao rotineira das mos. Conforme anlises de medidas estabelecidas no BPF, descritas abaixo: Quadro 04 Boas Prticas de Fabricao adotadas
1. Higiene Pessoal dos funcionrios 2. Uniformes e acessrios 3. Hbitos Comportamentais - procedimentos para identificao de necessidade de treinamento 4- Higiene Ambiental 5- Edificaes 6- Instalaes Sanitrias 7- Servios Gerais 8-Higiene Operacional 9- Geral principais atividades e aes corretivas. 10- Recepo de matrias-primas inspecionadas, inclusive caminhes 11- Armazenamento de matria-prima, insumos e embalagens 12- Processo 13- Equipamentos e utenslios 14- Armazenamento e transporte de produto acabado 15- Manuteno (pessoal treinado, para que se evite desperdcios de lubrificantes, graxas, leo, etc) 16- Manual de BPF assinado, revisado e constantemente monitorado. Fonte: Os Autores

O estabelecimento mantm medidas para restringir a entrada de pessoal com enfermidades transmissveis ou leses em suas reas internas, para que no ocorram contaminaes em seus equipamentos, produtos e utenslios e ainda que no seja transmitido para seus funcionrios. Todos

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

31

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

os visitantes recebem equipamentos de proteo individual para a sua visitao na indstria e pedese que sejam retirados todos os seus adornos. Todos os banheiros so limpos com frequncia e possuem acionadores indiretos, para que seus funcionrios e visitantes possam utilizar-se deles, evitando assim, contaminar os ambientes internos da indstria por onde transitarem. O refeitrio e local de descanso, so bem higienizados e condizentes com o propsito para que foram construdos. Todos os setores possuem fluxogramas, que denotam quanto de produto utilizado em cada etapa da produo, evitando-se assim aumento de custos na produo e todos os setores possuem profissionais habilitado para a funo. A lagoa que recebe os efluentes lquidos, principalmente o soro, produzidos pela indstria, que sai da caixa coletora, est a cu aberto, sem nenhum tipo de proteo, fazendo com que o ambiente ao seu redor, tenha um odor desagradvel, no recebendo nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e gua. A empresa no recebe nenhum tipo de reclamao porque a mesma encontra-se longe do laticnio e longe de residncias, que poderiam originar denncias, pois empresa est localizada em uma zona rural do municpio. O soro, o mais importante efluente produzido pela indstria, no reaproveitado, pois a empresa no tem o balo de resfriamento de soro, que o mantm em temperatura adequada para fabricao de outros produtos, podendo assim, revend-lo para indstrias que produzem leite em p. A indstria pesquisada possui apenas o protocolo do processo de liberao da Licena de Operao (LO) expedida pela SEDAM, que autoriza a operao da atividade ambiental. E como para liberao do DOF (Documento de Origem Florestal) emitido pelo IBAMA, que controla a quantidade de madeira adquirida e o motivo do uso dessa madeira, necessrio primeiramente obter a LO, no se consegue a liberao desta certificao tambm. Quanto ao SIF (Servio de Inspeo Federal) emitido pelo Ministrio de Abastecimento e Agricultura (MAPA), encontra-se em conformidade com as suas exigncias, pois a empresa mantm manual e planilhas implantados com todos os procedimentos da BPF (Boas Prticas de Fabricao) e PPHO (Procedimento Padro de Higiene Operacional), obtendo a classificao final A. As outras certificaes esto corretas e validadas. A entidade no possui maquinrio prprio para reaproveitamento de gua usada na lavagem de equipamentos, produtos e plataforma de recepo de leite, somente dispe de um processo que retira a gordura e massa, originados a partir do seu processo produtivo, o que limpa a gua, para reaproveitamento na lavagem do ptio do laticnio. No existe controle de emisses de gases

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

32

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

proporcionado pela combusto de materiais empregados na gerao de energia para alimentao dos equipamentos utilizados na produo. Como a empresa passa por auditorias permanentes do SIF (Servio de Inspeo Federal), para o recebimento da certificao, no existe uma necessidade real de contratar auditorias ambientais independentes, haja vista, os auditores do MAPA (Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento) realizam auditorias em todos os setores da indstria periodicamente.

5. Consideraes Finais

Conclui-se com o presente trabalho, que esta indstria causa impactos ambientais negativos ao meio ambiente ao jogar seus efluentes lquidos dentro de uma lagoa sem o tratamento adequado, prejudicando o solo, lenis freticos e mananciais de guas que esto localizados prximos, situao que se torna difcil reverter no curto prazo. A empresa em questo tambm no possui controle e nem efetua amostragens peridicas sobre os gases emitidos pela caldeira, apenas manuteno preventiva, feita por controle visual da fumaa, por um funcionrio treinado para a devida funo. Verificou-se que apesar da empresa pesquisada no manter manuais apropriados para um Sistema de Gesto Ambiental, ela mantm manuais das BPF e do PPHO, o que faz com seus custos sejam minimizados e diminuam os impactos ambientais oriundos do seu setor produtivo. Todos os seus funcionrios mantm-se constantemente uniformizados, conforme determina a legislao e com equipamentos de proteo individual novos, sem adornos e a higienizao efetuada frequentemente, com unhas bem aparadas, cabelos todo dentro da touca e com atestados em dia. A orientao aos funcionrios quanto manuteno de boas prticas de fabricao realizada periodicamente, dentro das normas ambientais, com orientaes de uma pessoa capacitada para tal funo e monitoramento efetuado pelo responsvel do setor de produo (queijeiro). As certificaes ambientais obrigatrias, como a LO e o DOF, esto em processo de obteno, dentro dos requisitos exigidos pelos respectivos rgos, dependendo nica e exclusivamente da liberao dos responsveis pelos mesmos. A empresa no mantm auditoria ambiental externa, que um dos requisitos para a boa prtica de um SGA, mas em virtude da inspeo permanente do SIF, que emite laudo com todos os procedimentos avaliados e com as correes que tem que ser providenciado, a mesma fica desobrigada deste procedimento, o que decresce seus gastos.

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

33

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2 - Set/Dez 2011

ISSN 2238-1376

Notou-se que a manuteno constante de um SGA uma grande ferramenta, mesmo de forma indireta, como a que acontece com esta empresa, pois facilita o cumprimento das obrigaes ambientais e evita multas para a empresa, alm de evitar paralisao da produo, o que far com que seus custos operacionais aumentem, diminuindo assim a lucratividade da entidade.
6. Referncias Bibliogrficas
BARBIERI, Jos Carlos Gesto ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos So Paulo Edit. Saraiva 2004. BRASIL. Congresso Nacional Lei 128350 Lei n 1.283, 18 de dezembro de 1950 Disponvel em http:www.jusbrasil.com.brLegislao110854lei-1283-50 BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituiao.htm) Acesso dia 23052011. Disponvel em

BRASIL. Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria -O Brasil no cenrio mundial de lcteos Disponvel em http://www.cnpgl.embrapa.br Acesso dia 21042011. BRASIL. Lei Federal 7889 - Lei n 7.889, de 23 de novembro de 1989 Disponvel em http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/109000/lei-7889-89 - Acesso dia 21052011 BRASIL. Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. Instruo Normativa N 16, de 23 de agosto de 2005. Regulamento Tcnico de Identidade e Qualidade de Bebida Lctea. Braslia: Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, 2005. BRASIL. Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. Portaria n 146, de 07 de maro de 1996. Regulamento Tcnico de Identidade e Qualidade de Queijos. Braslia: Ministrio da Agricultura e do Abastecimento, 1996. BRASIL Ministrio do Meio Ambiente - MMA - Portaria n 253 de 18 de agosto de 2006 Documento de Origem Florestal-DOF. Braslia. Ministrio do Meio Ambiente, 2006. BRITO, Francisco A.,CMARA, Joo B.D. Democratizao e Gesto Ambiental Rio de Janeiro; Vozes 1998. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda Dicionrio On-line. Disponvel em http://www.dicionariodoaurelio.comacesso dia 25/032011. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995. MAGANHA, Martha Faria Brnils -Guia tcnico ambiental da indstria de produtos lcteos- Edit. CETESB So Paulo 2006. PORTAL SO FRANCISCO. Meio ambiente extino das espcies. Leis Ambientais do Brasil. Disponvel em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-extincao-das-especies/leis-ambientais - Acesso dia 04/04/2011. SEBRAE Curso bsico de gesto ambiental- Braslia - Edt. Haltem Produes - 2004. TACHIZAWA, Takeshy. Gesto Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: estratgicas de negcios focadas na realidade brasileira. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2006.

R.E.S.C Revista Eletrnica Saber Contbil - Vol. 1 n 2:18-34 - Set/Dez 2011

34

Das könnte Ihnen auch gefallen