Sie sind auf Seite 1von 3

Lygia Fagundes Telles: o amor, as mulheres e os gatos

Diante de si mesmo, diante do papel o escritor se sente grande porque sua tarefa digna. Pode ser corrompido mas s raramente corrompe. (Lygia Fagundes Telles, A disciplina do amor)

O amor e seus encontros

A primeira mulher por quem me apaixonei nasceu h 90 anos e far aniversrio dia 19 de abril, mesmo dia do amado poeta menor Manuel Bandeira. Mentira. A primeira mulher, na verdade, foi Clarice. , a Clarice Lispector. A ruiva, de descendncia ucraniana que mudou meu mundo aos 17 anos quando li A paixo segundo G.H. que, naquela altura, tal era meu envolvimento com ela, resolvi nomear A paixo segundo Clarice Lispector. O primeiro amor perdura uma vida, cheio de arroubos infantis, de inseguranas, de devaneios, de insistncias e de desconhecimentos. Clarice invadiu meu mundo com, no bastasse toda a aprendizagem dos prazeres, todos esses sentimentos e, acima de tudo conduzindo-me, como o poeta Virglio, pelos infernos da palavra, pelos purgatrios da compreenso, at o cu da Literatura. Essa outra mulher de quase 90 anos foi meu segundo amor. O amor jovem, descoberto na graduao, entre os corredores da universidade e os corredores da biblioteca. E ela veio por intermdio da Clarice. Mulheres, como se sabe no vivem ermits. Podem viver solitrias, podem ser solitrias, mas h uma diferena entre ser solitria e ser ermit. E, por isso, se falam, se citam, se parecem, dialogam entre si, ainda que em silncio. So solidrias. Em toda a literatura que j li, o ermito ou eremita, aquele que se isola numa ermida para se peninteciar de seus pecados, normalmente, do sexo masculino. No que as mulheres no tenham pecados para se penitenciar, na verdade, biblicamente, elas so o prprio pecado. Pecado petrificado na voz de muitos poetas: lvares de Azevedo, Vincius de Moraes, Carlos D. de Andrade e tantos outros. Porm, as mulheres precisam de solido, no de penitncias. J h muitas delas na vida de uma mulher. Enfim, conheci a escritora Lygia Fagundes Telles, essa ariana que ir comemorar 90 anos no ms de abril, entre corredores universitrios e entre dvidas filosficas, literrias e milenares: quem sou, de onde vim, para onde vou

Lygia Fagundes Telles foi meu amor acadmico. Fui apresentada, em uma das disciplinas da graduao, ao conto Natal na barca, do livro Antes do baile verde (1970). Narrativa simblica cuja temtica fulcral nos textos da autora se far presente: a morte. Assim como em conto pertencente mesma obra, e um dos mais conhecidos, Venha ver o pr-do-sol, que me lembrou os contos de Edgar Allan Poe e referncia dessa temtica embrigadoramente mrbida que atravessa grande parte da obra da autora. Ainda nesse livro de contos, deparei-me mais tarde com um dos que mais me desconcertou, Apenas um saxofone. Neste conto, li a frase mais dramtica e mais desconcertante dos perigos do amor, Se voc me ama mesmo, eu disse, se voc me ama mesmo ento saia e se mate imediatamente. Ah, o amor, aliado e primo da morte e da morte vencedor, j nos disse Carlos Drummond de Andrade. Novamente a morte cumprindo seus desgnios. Em o Seminrio dos ratos (1977), j estava comprometida com Lygia. O olhar, o encontro, o desassossego, especialmente, com o conto As formigas o ambiente das penses estudantis que sempre povoaram os seus contos, as jovens e suas inseguranas e a crueldade ou a soturnez que emanavam das narrativas me seduziram tornaram-se elementos constantes de nossa relao. Em As formigas, o esqueleto do ano sendo montado pelas formigas deixou-me sem sono tal qual a personagem do conto. Pomba enamorada ou uma histria de amor, coincide com os exageros do amor feminino. O amor cruel, possessivo, audacioso e doentil. Mas acima de tudo, piegas a ponto de se emocionar com os boleros dedicados na rdio pelo codinome Pomba Enamorada. Conto inclusive considerado uma obra prima pelo escritor portugus Jos Saramago.

Mulher, mulheres

visvel que as mulheres esto ali, a brotar das narrativas de Lygia Fagundes Telles, como as formigas do cho da penso a montar os ossos. A difcil Revoluo da mulher sem agressividade, ela que foi to agredida.() Respeitando a si mesma e nesse respeito, o respeito pelo prximo, o que quer dizer amor o que assinala Lygia F. Telles em seu texto Mulher, mulheres, do livro Durante aquele estranho ch (2002). As mulheres e a luta pelos seus direitos fazem-se presentes no somente nas narrativas da autora que, foi a responsvel pela publicao de um dos romances que destaca a presena feminina no momento crtico da ditadura militar no Brasil, As meninas

(1973), mas tambm, corresponde preocupao poltica que a autora sempre buscou expressar em sua literatura. A prpria autora empreendeu uma revoluo num perodo em que estudar Direito era um curso direcionado apenas aos homens. E no satisfeita com esse curso, dedicou-se tambm Educao Fsica e, no bastasse, a preocupao com a lei e o corpo, decidiu tornar-se escritora. Novamente, poca, um ambiente dominado pela ala masculina. Como um inseto subindo pelo spero casco de uma rvore fao minha escolha e sigo meu caminho, afirma sobre o ofcio de escrever. O texto da autora, portanto, evidencia o que Silviano Santiago considera o conhecimento da vida no que ela tem de carne. da carne feminina agredida pela violncia diria, pelos socos no estmago das negligncias sociais, pelo pico na veia dos preconceitos machistas e pelo esmaecimento dos hematomas psicolgicos que conduzem luta por direitos iguais para todos.

E os gatos, onde esto os gatos?

Os gatos so presena constante na literatura de Lygia Fagundes Telles, so o caviloso Rahul, um dos narradores de As horas nuas (1989) ou a gatinha Iracema, memria autobiogrfica da autora em seu A disciplina do amor (1980), gato tem um certo ar de latinista que vai at a raiz das coisas ou Gato no gosta de dana, gosta de poesia, rios de poetas foram se inspirar em gatos com suas emanaes de sortilgio, diz a autora. Os gatos, sorrateiramente, penetram os quartos estudantis, as salas de estar e deslizam pelo telhado das casas. E os gatos so arredios, aproximam-se de ns quando querem, so impassveis, comodistas e apticos. Afinal, os gatos so estranhamente humanos, j disse o poeta americano William Borroughs. Assim como a literatura de Lygia Fagundes Telles, uma literatura estranhamente humana.

Adenize Franco, escreve no blogue: http://literaturaintempestiva.blogspot.com.br/ e gosta de gatos, sons e preto e branco. Tambm mestre em Literatura Brasileira com estudo sobre Angstia, de Graciliano Ramos, e a Deformao Expressionista (UFSC), doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Lngua Portuguesa (USP) e Docente de Literaturas de Lngua Portuguesa (UENP/Campus Jacarezinho), (e-mail: adenizeafranco@gmail.com).

Das könnte Ihnen auch gefallen