Sie sind auf Seite 1von 36

BC 1507 Instrumentao e Controle

Jeroen Schoenmaker CECS


Catequese 5 andar

Magno Mendoza Meza CECS

24/05/10

BC 1507 Instrumentao e Controle


Objetivos
Apresentar conceitos bsicos de medio de grandezas fsicas e conceitos envolvidos em instrumentao. Abordar o comportamento dos circuitos e sensores utilizados em instrumentos, assim como a modelagem de sistemas din micos e princpios bsicos de controle. Abordar as metodologias de pro!eto para desenvolvimento de sistemas de instrumentao e controle.

Competncias
" aluno deve ser capaz de selecionar sensores adequados #s necessidades de medio, identificar os tipos de erros associados #s metodologias adotadas nas medidas e #s diferentes caractersticas dos instrumentos e sensores, pro!etar controladores simples para um determinado desempen$o do sistema definido pela resposta din mica e pela estabilidade.

Recomendao
Como a carga horria da disciplina de 4 horas/semana, e recomendado dedicao individual de 5 horas/semana.

24/05/10

Planejamento de BC 1507 Instrumenta !o e Controle "uadr#mestre $


%emana

Aula ( )

&ata )5*+5 )-*+5 +(*+3 +2*+3 +7*+3 (+*+3 (5*+3 (-*+3

Conte'do
Apresentao da disciplina. &ef de instrumentao e grandeza fsica. Metrolog#a e Padron#za !o% " sistema ,nternacional de medidas. &efini.es de transdutor& sensor e atuador% Pr#nc'(#os )'s#cos em #nstrumenta !o * A lei de ,nduo de /arada0 e a /ora de 1orentz. Aplica.es da le# de +arada, e a +or a de -orentz. 4er.*motor*trafos, microf.*alto5falante, freio regenerativo, medidor de consumo de energia e instr. indicadores eletromec nicos. +er#ado. Cor(us Chr#st# /(l#ca 0es da le# de +arada,. caractersticas construtivas do gal1an2metro de sus(ens!o. /m(er'metro cc 3olt'metro cc. 4hm'metro tipo s8rie e o$mmetro tipo s$unt9 Pontes: ;te de <$eatstone. ;te de =elvin. Potenc#2metros. Intrumenta !o ut#l#zando elementos 56s#cos de c#rcu#tos. 7es#stor >?@Cs. A@&sB. Indutor% " solenCide e o torCide. >1D&@ E vlvula solenCideB. Ca(ac#tor% Capacitor de placas paralelas. >capacitor
como sensor de deslocamento, nvel, presso, acelerao, umidadeB

2 6

5 3

5 3

F (+ (( 24/05/10 ()

))*+3 )6*+3 )F*+3 +(*+-

Intr% ut#l#zando elementos 56s#cos de c#rcu#tos >continuaoB ;adr.es de medio, 8uant#za !o& d#scret#za !o e d#g#tal#za !o9 Caracter'st#cas de Sensores. /uno de transferGncia, linearidade,
$isterese, eHatido, preciso, sensibilidade, resoluo, erro, alg. significativos

P743/ 1

Planejamento de BC 1507 Instrumenta !o e Controle "uadr#mestre $


%emana

Aula &ata (2 (6 +3*++7*+(2*+(5*+)+*+))*+)-*+)F*++2*+7 +5*+7 (+*+7 ()*+7 17:0;

Conte'do
;rincpios de controle automtico: caracterizao, origens, defini.es, diagramas de blocos, controle de mal$a aberta e de mal$a fec$ada, eHemplos de sistemas de controle de velocidade e de temperatura. Crit8rio de estabilidade de 10apunov e anlise de estabilidade de sistemas din micos de primeira e segunda ordem descritos por equa.es diferenciais $omogGneas. Anlise e especificao da resposta transitCria e de regime estacionrio de sistemas din micos de primeira e segunda ordem. Iodelagem matemtica de sistemas din micos no espao de estados. Controladores on-off, proporcional5integral5derivativo com implementao atrav8s de amplificadores operacionais, eHemplo de aplicao em um sistema massa5mola5amortecedor.

7 F (+ (( () (2

(5 (3 ((7 (F )+ )( )) )2 )6

P743/ $ Pro1a Su5st#tut#1a 1anamento de notas

)2 e )6 de agosto 24/05/10

BC 1507 Instrumentao e Controle


CRITRIOS DE AVALIAO DE APRENDIZAGEM
;rovas dissertativas relacionadas ao conte'do teCrico das aulas e 1istas. ?ota final ser calcula da seguinte maneira:

1 2 NOTA FINAL = 0,9 Pi + 0,1 2 i= 1

1 n Listasi n i= 1

A (ro1a su5st#tut#1a < )echada, ou se!a, somente poder fazG5la quem faltou em uma das provas regulares por motivos relacionados a doena etc >no $ necessidade de apresentao de atestadoB. A (ro1a sus5t#tut#1a ser6 un#)#cada >com quest.es de instrumentao e quest.es de controleB e abranger toda a mat<r#a do 8uadr#mestre. A prova susbtitutiva 8 concebida com um nvel de dificuldade superior em relao #s provas regulares. >recado: n!o )alte nas (ro1as regulares& a n!o ser (or )or a ma#orB. +raudes =cola> ser!o (un#das com re(ro1a !o #med#ata do aluno%

24/05/10

?ota +#nal @ Conce#to

24/05/10

BC 1507 Instrumentao e Controle


Jstrat8gias do Curso ,nstrumentao e controle so assuntos distintos, por8m encontram5se altamente relationados em diversos ramos da ind'stria e da ciGncia. Jsse curso ser dividido em duas partes. ?a primeira parte teremos uma introduo a instrumentao e na segunda parte teremos uma introduo a controle.

Conceitos bsicos de instrumentao e controle so 'teis em todas as reas da engen$aria pois permitem uma viso crtica e conteHtualizada de toda a gama de dispositivos que nos cercam.

;ara quem seguir em cursos como Jngen$aria de ,nstrumentao, Automao e AobCtica, Aeroespacial, ,nformao, Kioengen$aria, Jnergia, esse curso serve de preparao para outras disciplinas mais avanadas.

24/05/10

BC 1507 Instrumentao e Controle

Consulte regularmente esse s#te% /8u# 1ocA (ode acessar os sl#des de aula& as l#stas de e@erc'c#os e recados relat#1os B mon#tor#a& notas e outros assuntos (ert#nentes%

$ttp:**sites.google.com*site*bc(5+-*

24/05/10

,?%@ALIJ?@AMN"

24/05/10

BC 1507 Instrumentao e Controle


7e)erAnc#as
O

4s sl#des das aulas

/ #nternet E @udo pode ser encontrado na internet, principalmente se a procura for feita em inglGs
O

B#5l#ogra)#a 56s#ca do curso.


O

Kalbinot, A., Krussamarello, D. P. QQ,nstrumentao e /undamentos de IedidaQQ, 1@C, (a edio, )++3. RJ1/A,C=, A.&., C"";JA, <.&. S,nstrumentao JletrTnica Ioderna e @8cnicas de IedioS, ;rentice Rall do Krasil, (a edio, (FF6.
O

24/05/10

BC 1507 Instrumentao e Controle


Estrat<g#as do Curso de #nstrumenta !o

Ao inv8s de cobrir de forma superficial toda a gama de assuntos referentes a instrumentao, procuraremos introduzir o assunto tratando eHemplos especficos com mais detal$e. ;or eHemplo, quando falarmos sobre as - unidades fundamentais do %,, analisaremos com mais detal$es uma delas e acompan$aremos sua $istCria. Uuando tratarmos de princpios de medio de grandezas fsicas, nos aprofundaremos mais em alguns efeitos e dispositivos utilizados para este fim. "utros sero apenas citados e comentados. ,sso no indica que os efeitos e dispositivos apenas citados se!am menos importantes. A escol$a 8 feita por motivos didticos.
O

24/05/10

Instrumenta !o 8 o ramo do con$ecimento que estuda os dispositivos e os processos de medio de grandezas fsicas

En1ol1e .
O

&efinio de grandezas fsicas e suas unidades de medida @8cnicas e dispositivos de medio

24/05/10

Ce)#n# !o de grandezas )'s#cas e suas un#dades de med#da

" que so grandezas fsicasV " que 8 tempoV J se algu8m dissesse que tempo 8 o que acontece quando mais nada aconteceV J se outro dissesse que tempo 8 a medida do quanto a gente esperaV Como a definio e a marcao do tempo est relacionada com a epistemologia e a metalurgiaV
Segundo o C#c#on6r#o /ur<l#o. Dem(o s.m. Iedida de durao dos fenTmenos. * &urao limitada: empregar bem o tempo. * Iomento fiHado: c$egar a seu tempo. * ;razo: dG5me tempo para pagar5l$e. * @empo disponvel: no ten$o tempo. * Wpoca, relativamente a certas circunst ncias, ao estado das coisas, aos costumes, #s opini.es: no meu tempo, era diferenteX * Jstao: o tempo da vindima. * Jstado da atmosfera: tempo 'mido. * I'sica &iviso do compasso: compasso de dois, de quatro tempos. * 4ramtica. Iodificao da forma do verbo, para eHprimir relao de tempo >passado, presente, futuroB com o momento em que se fala ou com o momento indicado pelo verbo principal. ** @er tempo, no estar apressado. ** 4an$ar tempo, contemporizar. ** Iau tempo, tempestade, c$uva. ** ;assar o tempo a, empreg5lo em. ** ;erder seu tempo, aplicar5se a coisas in'teis ou sem resultado. ** Astronomia. @empo civil, tempo m8dio adiantado de () $oras: o tempo civil conta5se de zero a )6 $oras a partir da meia5noite, com mudana de data # meia5noite. **

24/05/10

&efinir e quantificar o tempo 8 um problema eHistente at8 os dias atuais. &esde os primCrdios o $omem busca solu.es para medir o tempo.

A mel$or soluo sempre foi utilizar5se de um evento periCdico: " nascer do %ol A lua C$eia " equinCcio da ;rimavera
"K%: ?ote que a unidade de tempo no %,, o segundo, foi definida $istoricamente como uma subdiviso do dia.

$ttp:**en.YiZipedia.org*YiZi*/ile:AHial@ilt"bliquit0.png

24/05/10

"utras formas de medir o tempo

24/05/10

$ttp:**en.YiZipedia.org*YiZi*/ile: <ooden[$ourglass[2.!pg

A $umanidade se especializou na utilizao de osciladores para a marcao do tempo.


;rimeiramente com os relEg#os de (Andulo
(3+) 5 Fal#leu Fal#le# descobriu que o perodo de oscilao de um pGndulo simples pouco dependente da amplitude da oscilao. Iais tarde, verificou5se que essa propriedade era mel$orada no regime de oscila.es pequenas. &esde a descoberta de 4alileu at8 a d8cada de (F2+, o pGndulo simples foi a tecnologia mais precisa utilizada da marcao do tempo. " relCgio de pGndulo >de fatoB foi inventado em (353 e patenteado em (35- por Chr#st#aan Gu,gens. Jste 8 o \relCgio de Aiefler] utilizado para marcar o tempo oficial nos Jstados Lnidos de (F+6 a (F)F. Atualmente est no museu do ?,%@ >National Institute of Standards and TechnologyB em 4ait$ersburg, I&. JLA. " pGndulo 8 composto de invar >uma liga metlica /e36?i23 de baiHo coeficiente de eHpanso t8rmicaB, e mantido num recipiente de baiHa presso para evitar flutua.es de empuHo atmosf8rico. " relCgio possui um sofisticado dispositivo atuador sobre o pGndulo >para que este no perca a energia de oscilaoB patenteado por %igmund Aiefler em (77F.

24/05/10

4BS. em aula& real#zar o e@(er#mento do (Andulo de Fal#leu

Iais tarde, os pGndulos foram substitudos por diapas.es de quartzo na construo de dispositivos marcadores de tempo. &esde a d8cada de -+, 8 a tecnologia mais usada em relCgios convencionais.

" quartzo 8 um material piezel8trico, isto 8, capaz de transformar deforma.es mec nicas em potencial el8trico >ou vice5versaB. Assim, as vibra.es de um diapaso de quartzo podem ser utilizadas para gerar oscila.es de corrente el8trica num circuito eletrTnico. " diapaso de quartzo mostrado nas figuras ao centro e # direita possuem uma freq^Gncia de vibrao de 2)-37 Rz >)(5 RzB, podendo ser facilmente convertido em segundos, minutos e $oras.
$ttp:**aemc.!pl.nasa.gov*images*tuning/orZ5)5+.!pg

24/05/10

$ttp:**YYY.p$0siZ.uni5regensburg.de*forsc$ung*giessibl*neu*researc$*qplus5sensor[e.p$tml $ttp:**YYY.p$0s.cYru.edu*ccpi*@uning[forZ.$tml

Ro!e em dia a tecnologia mais sofisticada para medir o tempo utiliza5se do tomo como oscilador. @rata5se do relCgio atTmico.

" ?,%@5/( 8 um relCgio atTmico de C8sio. W utilizado atualmente como marcador oficial do tempo nos JLA. ;ossui uma incerteza de 5H(+5(3 s.
$ttp:**en.YiZipedia.org*YiZi*/ile:?istf(p$.!pg

24/05/10

Ias paralelamente ao desenvolvimento de osciladores mais estveis e precisos, os cientistas enfrentaram outro problema: Como de)#n#r uma un#dade )undamental de tem(oH

Ristoricamente o segundo sempre foi uma das unidades bsicas de tempo, assim como o dia, a $ora e o minuto. ;or8m sua definio mudou in'meras vezes ao longo da $istCria. ;or eHemplo, entre (F53 e (F3+, o segundo foi definido como a frao de (*2(.553.F)5,F-6- do ano solar para (F++ #s () $oras em tempo efGmero >ephemeris timeB Jm (F3-, na (2 ConferGncia 4eral de ;esos e Iedidas, o segundo foi definido como \a durao de 9.192.6 1.!!" per#odos da radiao correspondente a transio entre os dois n#$eis hiperfinos do estado fundamental do %tomo de &'sio 1 ]. A partir de (FF- foi adicionada a condio \esta definio se refere ao %tomo de &'sio em repouso( a uma temperatura de " )] e ainda considerando5se as devidas corre.es de dilata.es temporais geradas pela gravidade >relatividade geralB.
24/05/10

htt(.::en%I#k#(ed#a%org:I#k#:D#me
D#me is a component of t$e measuring s0stem used to sequence events, to compare t$e durations of events and t$e intervals betYeen t$em, and to quantif0 t$e motions of ob!ects. @ime $as been a ma!or sub!ect of religion, p$ilosop$0, and science, but defining it in a non5controversial manner applicable to all fields of stud0 $as consistentl0 eluded t$e greatest sc$olars. ,n p$0sics as Yell as in ot$er sciences, time is considered one of t$e feY fundamental quantities._(` @ime is used to define ot$er quantities E suc$ as velocit0 E so defining time in terms of suc$ quantities Yould result in circularit0 of definition._)` An operational definition of time, Y$erein one sa0s t$at observing a certain number of repetitions of one or anot$er standard c0clical event >suc$ as t$e passage of a free5sYinging pendulumB constitutes one standard unit suc$ as t$e second, is $ig$l0 useful in t$e conduct of bot$ advanced eHperiments and ever0da0 affairs of life. @$e operational definition leaves aside t$e question Y$et$er t$ere is somet$ing called time, apart from t$e counting activit0 !ust mentioned, t$at floYs and t$at can be measured. ,nvestigations of a single continuum called spacetime brings t$e nature of time into association Yit$ related questions into t$e nature of space, questions t$at $ave t$eir roots in t$e YorZs of earl0 students of natural p$ilosop$0.
24/05/10

J o espaoV Como definimos espao e sua unidade bsicaV

J assim comeamos tudo de novo...

24/05/10

Casos de rele1Jnc#a )undamental da metrolog#a / esta5#l#dade do PrEton


Iassa: ;rCton E F27,)-) IeD ?Gutron E F2F,535 IeD "u se!a,o prCton tem FF,73)a da massa do nGutron. " nGutron 8 instvel por ser pesado demais. DocG poderia imaginar o que ocorreria se o prCton fosse instvelV

/ #ntens#dade da )or a nuclear )orte

%e a fora nuclear forte fosse 6a mais intensa, o universo como con$ecemos no eHistiria. ;or eHemplo: toda a din mica nuclear >nucleossnteseB do %ol seria diferente, elementos eHCticos seriam formados e o %ol se eHtinguiria em um curto intervalo de tempo, no $avendo tempo para a \evoluo] da @erra. "u se!a, nCs no con$eceramos o universo porque simplesmente no estaramos aquiX

4 (rocesso tr#(lo*al)a

"s elementos qumicos carbono e oHigGnio so formados no interior de estrelas \antigas]. A formao ocorre por meio do processo triplo5alfa que depende fortemente de uma \resson ncia] em um nvel energ8tico nuclear do Carbono predito teoricamente por /red Ro0le como sendo de -,- IeD. Jste nvel de energia foi determinado eHperimentalmente como tendo -.33 IeD. %e o valor real fosse de -,5 ou -,F IeD, o processo triplo5alfa no seria ressonante e os elementos Carbono e "HigGnio seria rarssimos. DocG pode imaginar as conseq^GnciasV

24/05/10

Ietrologia e ;adronizao
Lnidades bsicas do %istema ,nternacional de Lnidades >%,B Grandeza Comprimento Massa empo Corrente el!tri"a emperatura termodin$mi"a 'uantidade de mat!ria (ntensidade luminosa Unidade metro quilograma segundo ampere kel%in mol "andela Smbolo m kg s # & mol "d

As sete unidades bsicas so dimensionalmente aHiomticas >independentesB. @odas as outras unidades de medida do %, so derivadas das unidades bsicas. A partir das unidades de medida 8 possvel quantificar as grandezas fsicas >por vezes c$amadas de variveis ou quantidades a serem medidasB.

24/05/10

,nstrumentao e /undamentos de Iedidas Dol. ( E A. Kalbinot e D. P. Krusamarello, 1@C >)++3B pg ((.

24/05/10

Ietrologia e ;adronizao

Dariveis E@tens#1as. a magnitude da varivel 8 aditiva para subsistemas JHemplos: *olume( massa( etc. Intens#1as. a magnitude da varivel 8 independente da eHtenso do sistema. JHemplos: Temperatura( presso( etc. R eHemplos de variveis que no podem ser classificadas como eHtensivas nem como intensivas. JHemplos: momento angular( %rea( fora( comprimento( tempo( etc.

24/05/10

Ietrologia e ;adronizao
Kureau ,nternational des ;oids et Iesures E K,;I Conf8rence 48n8rale des ;oids et Iesures E C4;I Comit8 ,nternational des ;oids et Iesures E C,;I

%o as trGs organiza.es internacionais, sob os termos do \Convention du Ictre], responsveis pelo estabelecimento e manuteno do %istema ,nternacional de unidades >%,B.

?ational ,nstitute of %tandards and @ec$nolog0 E ?,%@ >JLAB "ramento )++F: L%b (,3 Kil$.es 2 prGmios \?obel] na rea de fsica: <illiam &. ;$illips >(FF-B, Jric A. Cornell >)++(B, e Po$n 1. Rall in >)++5B.
+ission ,To promote -.S. inno$ation and industrial competiti$eness .y ad$ancing measurement science( standards( and technology in /ays that enhance economic security and impro$e 0uality of life.1

24/05/10

A Ietrologia Ro!e: um eHemplo

24/05/10

A Ietrologia Ro!e: um eHemplo

24/05/10

Ietrologia e ;adronizao
Inmetro
%ua misso 8 prover confiana # sociedade brasileira nas medi.es e nos produtos, atrav8s da metrologia e da avaliao da conformidade, promovendo a $armonizao das rela.es de consumo, a inovao e a competitividade do ;as.
)*e"utar as polti"as na"ionais de metrologia e da qualidade+ O ,eri-i"ar a obser%$n"ia das normas t!"ni"as e legais. no que se re-ere /s unidades de medida. m!todos de medi01o. medidas materializadas. instrumentos de medi01o e produtos pr!2medidos+ O Manter e "onser%ar os padr3es das unidades de medida. assim "omo implantar e manter a "adeia de rastreabilidade dos padr3es das unidades de medida no 4as. de -orma a torn52las 6arm7ni"as internamente e "ompat%eis no plano interna"ional. %isando. em n%el prim5rio. / sua a"eita01o uni%ersal e. em n%el se"und5rio. / sua utiliza01o "omo suporte ao setor produti%o. "om %istas / qualidade de bens e ser%i0os+ O 8ortale"er a parti"ipa01o do 4as nas ati%idades interna"ionais rela"ionadas "om metrologia e qualidade. al!m de promo%er o inter"$mbio "om entidades e organismos estrangeiros e interna"ionais+ O 4restar suporte t!"ni"o e administrati%o ao Consel6o 9a"ional de Metrologia. 9ormaliza01o e 'ualidade (ndustrial 2 Conmetro. bem assim aos seus "omit:s de assessoramento. atuando "omo sua Se"retaria2)*e"uti%a+ O 8omentar a utiliza01o da t!"ni"a de gest1o da qualidade nas empresas brasileiras+ O 4lane;ar e e*e"utar as ati%idades de a"redita01o de laborat<rios de "alibra01o e de ensaios. de pro%edores de ensaios de pro-i"i:n"ia. de organismos de "erti-i"a01o. de inspe01o. de treinamento e de outros. ne"ess5rios ao desen%ol%imento da in-ra2estrutura de ser%i0os te"nol<gi"os no 4as+ e O Coordenar. no $mbito do Sinmetro. a "erti-i"a01o "ompuls<ria e %olunt5ria de produtos. de pro"essos. 24/05/10 de ser%i0os e a "erti-i"a01o %olunt5ria de pessoal=
O

Ietrologia e ;adronizao
" Krasil 8 membro via ,nmetro, AK?@, etc Aesponsvel pelo ,%" F+++, ,%" (6+++, etc ,%" >,nternational "rganization for %tandardizationB is t$e YorldQs largest de1elo(er and publis$er of Internat#onal Standards. ,%" is a netIork of t$e national standards institutes of 1K$ countr#es, one member per countr0, Yit$ a Central %ecretariat in 4eneva, %Yitzerland, t$at coordinates t$e s0stem. ,%" is a non*go1ernmental organ#zat#on t$at forms a bridge betYeen t$e public and private sectors. "n t$e one $and, man0 of its member institutes are part of t$e governmental structure of t$eir countries, or are mandated b0 t$eir government. "n t$e ot$er $and, ot$er members $ave t$eir roots uniquel0 in t$e private sector, $aving been set up b0 national partners$ips of industr0 associations. @$erefore, ,%" enables a consensus to be reac$ed on solutions t$at meet bot$ t$e requirements of business and the 5roader needs o) soc#et,.

24/05/10

6ttp>//???=iso=org/iso/6ome=6tm

D<cn#cas e d#s(os#t#1os de med# !o de grandezas )'s#cas

Dransdutor
Jlemento especfico que transforma uma forma de energia em outra forma de energia. @rata5se de uma definio mais geral quando comparado # definio de um sensor. @anto sensores quanto atuadores cont8m transdutores. JHemplo: motor el8trico

24/05/10

6ttp>//ele"troni"s=6o?stu--?orks="om/motor1=6tm

D<cn#cas e d#s(os#t#1os de med# !o de grandezas )'s#cas

Sensor
Jlemento especfico que transforma uma determinada varivel fsica de interesse em uma grandeza passvel de processamento >geralmente uma grandeza el8tricaB.

JHemplo: termopar

24/05/10

6ttp>//a""essories=pi"ote"6="om/t6ermo"ouples=6tml

D<cn#cas e d#s(os#t#1os de med# !o de grandezas )'s#cas

atuador Jlemento especfico que transforma uma grandeza el8trica numa grandeza mec nica >fora ou movimentoB.
JHemplo: rel8

24/05/10

6ttp>//en=?ikipedia=org/?iki/@elaA

D<cn#cas e d#s(os#t#1os de med# !o de grandezas )'s#cas sensores transdutores atuadores

m#cro)one " microfone 8 um sensor e o alto5falante 8 um atuador. Ambos so transdutores. Lm 8 a contra5parte do outro.

/lto*)alante

24/05/10

6ttp>//en=?ikibooks=org/?iki/#"ousti"s/4rintF%ersion 6ttp>//ele"troni"s=6o?stu--?orks="om/speakerE=6tm 6ttp>//???=Aoutube="om/?at"6B%C,90tmAAC0akD-eatureCrelated

D<cn#cas e d#s(os#t#1os de med# !o de grandezas )'s#cas


sensores transdutores atuadores

$ttp:**YYY.animations.p$0sics.unsY.edu.au*!Y*electricmotors.$tml

24/05/10

D<cn#cas e d#s(os#t#1os de med# !o de grandezas )'s#cas Sensores JHistem dois tipos de sensores: Sensores d#retos E @ransformam um estmulo no el8trico diretamente em um sinal el8trico. R vrios efeitos fsicos que podem gerar os sensores diretos. "s mais comuns so: o efeito fotoel8trico, o efeito termoel8trico >%eebecZB e o efeito piezel8trico. Sensores com(le@os E R muitas situa.es onde a transformao direta da grandeza estudada em sinal el8trico 8 compleHa. Assim, utiliza5se uma composio de transdutores para realizar o trabal$o.
24/05/10

Das könnte Ihnen auch gefallen