Sie sind auf Seite 1von 6

Falar sobre fotografias

Publicado maro 26, 2010 por ssalvess Categorias: 1

A postagem de hoje (depois de tanto tempo parado) sobre o silncio gritante das fotografias interessantes, intensas. E sobre o nada das imagens e, especialmente, das fotografias em geral. Prlogo

A imagem muda ou no ser (Elyeser Szturm). [...] a imagem envolve um certo nada. Seu objeto no um simples retrato, ele se afirma: mas ao se afirmar, se destri. (Sartre em O imaginrio. p. 28. tica)

Brincando, uma nova amiga consentiu com minha idia de falar sobre algumas imagens, sem legendas, por ela editadas e montadas em um ensaio. Minha idia era falar sem conhecimentos mais diretos sobre as imagens, tais quais autor, poca etc. Ela consentiu brincando e disse que eu fizesse uma anlise, que transmitisse minhas impresses tal qual em um dever de casa de primeiro semestre (me esmerei em usar os deslisamentos de significado e sentidos inerentes poderes da parfrase. O texto da minha nova amiga est aqui em uma intertextualidade bem espertinha da minha parte).

Figurino criado pelo prprio modelo. Foto: Sandro Alves (no pude colocar aqui a foto de autoria da minha nova amiga, assim, eis uma parfrase fotogrfica, bem aqui, diante de seus olhos, leitor espectvel!

Meu dever de casa de ativista daquilo que pr mim muito incerto. Meu julgamento a necessidade de no ser covarde diante do esttico e, assim, emitir sempre juizos. Viva a intertextualidade, o dialogismo e a beleza da foto acima!* * No era uma fotografia minha que estava acima do texto original, mas sim uma de autoria de minha nova amiga. Primo aqui nesse espao digital por postar, a quase todo

custo, somente fotografias e imagens em geral de minha autoria. Devo tambm usar imagens que estejam em domnio pblico, tais como algumas gravuras de Goya e clssicos da fotografia. Em um outro momento tambm devo postar imagens feitas por amigos. tudo uma questo de passo a passo, de passo a olho e de passar olho sem passar a perna. No sou contra a pirataria (gosto de uma crnica na qual Machado de Assis defende a falsificao de vinho no sculo IXX). Ponto de virada I: a volta do prlogo prdigo ou a vez de Roland Barthes:

Encerrando: se no me dei por inteiramente satisfeita com este projeto crtico sobre o objeto fotogrfico, isso se deve a razes que, finalmente, se atm ao fato de que a fotografia um objetoterico e incide de maneira reflexiva tanto sobre o projeto crtico como sobre o projeto histrico que a escolhem como objeto (Rosalind Kraus ao fim do prlogo de O fotogrfico. Editora Gustavo Gili). [...] ele [Niepce diante do que Barthes acreditava, como muita gente, ser a primeira fotografia] sabia [com grifo no original], no entanto, que estava face a face com um mutante (um marciano pode parecer com um homem); sua conscincia colocava o objeto encontrado fora de qualquer analogia, como o ectoplasma do que fora: nem imagem, nem real, um ser novo, verdadeiramente: um real que no se pode mais tocar. (Roland Barthes no maguinficoA cmara clara: nota sobre a fotografia [dedicado a O imaginrio, de Sartre. p. 130. Editora Nova fronteira. Nota nmero 36) Certamente, mais que outra, a fotografia coloca a presena imediata do mundo -- uma co-presena; mas essa presena no apenas de ordem poltica ("participar dos acontecimentos contemporneos pela imagem"), ela tambm de ordem metafsica. Flauber zombava (mas zombava realmente) de Bouvard e

Puchet a se interrogarem sobre o cu, as estrelas, o tempo, a vida, o infinito, etc. So questes desse tipo que a Fotografia me coloca: questes que dependem de uma metafsica "boba", ou simples (as respostas que so complicadas): provavelmente a verdadeira metafsica." (Barthes mais uma vez em A cmara clara. Nota 36, p. 127 na edio de 1984 da nova fronteira.) I Ato (O trio apenas do grande labirinto, mas j nesse grande e magunifico labirinto [brincando com uma frase de C. S. Peirce]). Meu dever de casa de ativista daquilo que pr mim muito incerto, repito. Falar de imagens mudas. Peo o impossvel, pois nem o possvel me dem (Cervantes em Dom Quixote, mais ou menos assim. Em 1983 escrevi: Figuras retidas na retina o brinquedo perdido no escuro o escuro do perdido brinquedo.

Meus olhos: auto-retrato. No dado ao homem ver sua prpria face sem o intermdio de algum artifcio. (Foto: Sandro Alves)

No dado aos homens ver a face de Deus? E a prpria face? Onde a vemos? Em artefatos tais como espelhos que somente se popularizaram no quatrocento ou um sculo depois? poca onde avultam auto-retratos na pintura. Onde mais vemos nossa face? Em uma poa dgua, de lama? Tive o prazer de ouvir a resposta de Srgio Mambert: No outro, vemos nossa face no outro. Ponto de virada dois: dose dupla: mais Cmera clara:

A fotografia no fala (forosamente) daquilo que no mais, mas apenas e com certeza daquilo que foi. Essa sutileza decisiva. Os realistas, entre os quais estou, e entre os quais eu j estava quando afirmava que a Fotografia era uma imagem sem cdigo mesmo que, evidentemente cdigos venham infletir sua leitura no consideram de modo algum a foto como uma cpia do real mas como uma emanao do real passado: uma magia, no uma arte. [Continuando a partir do ponto que parou a citao acima] O importante que a foto possui uma fora constativa, e que o constativo da Fotografia incide, no sobre o objeto, mas sobre o tempo. (Nota nmero 36; p. 132) Todos os autores esto de acordo, diz Sartre, ao notarem a pobreza das imagens que acompanham a leitura de um romance: sei fico preso por esse romance, no h imagem mental. A pouco-de-Imagem da leitura corresponde o Tudo-de_Imagem da Foto; no somente porque ela j em si uma imagem, mas porque essa imagem muito especial se d por completo integra, diramos, fazendo jogo com a palavra. A imagem fotogrfica plena, lotada: no tem vaga, a ela no se pode acrescentar nada. (Barthes na nota 37 de a Cmara clara. p. 133. [os grifos coloridos so meus]).

Foto: (Sandro Avles)] (Foto: Sandro Alves)]

Menina aos 4 anos de idade no colo da me - 1988 [circa

Das könnte Ihnen auch gefallen