Sie sind auf Seite 1von 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof.

Rodrigo Fontenelle Aula 01

AULA 01: Auditoria Interna versus Auditoria Externa. Conceito, Objetivos, Responsabilidades, Funes, Atribuies.
SUMRIO Introduo 1. Conceito de Auditoria 2. Evoluo da Auditoria 3. Auditoria Interna versus Auditoria Externa 3.1. Conceitos 3.2. Semelhanas e diferenas entre a Auditoria Interna e a Externa 3.3. Funes da Auditoria Interna 3.4. Funes da Auditoria Externa 4. Rotao dos responsveis tcnicos da Equipe de Auditoria 5. Rotao da Firma de Auditoria Questes comentadas Referncias bibliogrficas Ol Pessoal! Se vocs esto lendo este texto porque gostaram da nossa aula demonstrativa e optaram pelo nosso curso para ajud-los a gabaritar a prova de Auditoria da Receita Federal do Brasil. Ento, nesse momento, agradecemos a confiana depositada e ratificamos, mais uma vez, o compromisso de trazer pra vocs um curso completo e com muitos exerccios, de modo a possibilitar o alcance desse objetivo. Na aula de hoje abordaremos um tema bastante tranquilo, que a diferenciao entre auditoria interna e independente, explicando seus conceitos, objetivos e principais funes. Nos itens 4 e 5 vamos abordar um tema que deveria ter sido dado na aula 00, quando falamos dos aspectos gerais da auditoria independente. Embora o contedo seja curto e de fcil entendimento, h muitas questes sobre o tema, o que demonstra que as bancas examinadoras gostam do assunto. Por esse motivo, resolveremos diversas questes, principalmente da ESAF, para no corrermos nenhum risco de errar na hora da prova. Continuamos disposio nos emails claudenir@estrategiaconcursos.com.br e rodrigofontenelle@estrategiaconcursos.com.br. O retorno de vocs sobre
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

PGINA 01 02 04 05 05 09 10 12 13 13 15 52

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 o andamento das aulas muito importante para corrigirmos eventuais desvios de rota, ok? Bons estudos e vamos aula!

1. Conceito de Auditoria
Pessoal, pra comear esta aula vamos relembrar, em apenas duas pginas, a conceituao de auditoria por que, alm de ser muito cobrado em prova, essencial para entendermos as diferenas entre auditoria interna e independente, que o nosso principal tpico da aula de hoje. Escolher um conceito universal para Auditoria no uma tarefa simples. A maioria dos autores escreve sobre uma das diversas especializaes da matria, e, no momento da definio, acaba privilegiando a Auditoria Interna ou a Auditoria Externa (no se preocupem com essa diferena, trataremos dela mais a frente). Crepaldi (2012) afirma que se pode definir Auditoria, de forma bastante simples, como o levantamento, estudo e avaliao sistemtica das transaes, procedimentos, operaes, rotinas e das demonstraes financeiras de uma entidade. Aprofundando a definio, podemos dizer que se trata de testar a eficincia e a eficcia do controle patrimonial, sem nos limitarmos aos aspectos contbeis do conceito. Por ser uma atividade crtica, em sua essncia, traduz-se na emisso de uma opinio sobre as atividades verificadas. Quanto ao termo auditor, a doutrina se divide em citar sua origem latina audire, audio, ouvinte e a expresso inglesa to audit examinar, certificar. De forma prtica, auditar ouvir o gestor aquele que detm a responsabilidade pela administrao do patrimnio alheio para saber como que ele est agindo na conduo de suas atividades, e se essa conduta est alinhada com o que o proprietrio espera dele. Em linhas gerais, vamos mais uma vez nos remeter obra de Franco e Marra (2011) para definir o objeto da auditoria (em sentido amplo):
conjunto de todos os elementos de controle do patrimnio administrado, os quais compreendem registros contbeis, papis, documentos, fichas, arquivos e anotaes que comprovem a veracidade dos registros e a legitimidade dos atos da administrao, bem como sua sinceridade na defesa dos interesses patrimoniais. (grifamos)

Neste ponto, vamos dividir a Auditoria em dois grandes grupos, e a partir daqui, centrar nosso foco no que ser cobrado no concurso da
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Receita Federal. De acordo com o ambiente em que ser aplicada, a Auditoria poder ser Governamental ou Privada. A Auditoria Governamental ou Pblica, do Setor Pblico , conforme disposto na Instruo Normativa 01/2001, da Secretaria Federal de Controle Interno (da Controladoria-Geral da Unio), o conjunto de tcnicas que visa avaliar a gesto pblica, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicao de recursos pblicos por entidades de direito pblico e privado, mediante a confrontao entre uma situao encontrada com um determinado critrio tcnico, operacional ou legal. Tem por objetivo primordial garantir resultados operacionais na gerncia da coisa pblica. A Auditoria Governamental engloba todas as esferas de governo federal, distrital, estadual e municipal e nveis de poder - Executivo, Legislativo e Judicirio -, e, claro, alcana as pessoas jurdicas de direito privado, caso se utilizem de recursos pblicos. Essa auditoria ser objeto da nossa aula 6. A Auditoria Privada ou Empresarial, das Demonstraes Contbeis, das Demonstraes Financeiras o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo a emisso de parecer sobre as demonstraes contbeis das empresas privadas em relao a sua adequao aos Princpios de Contabilidade e legislao especfica. Nesse sentido, a NBC TA 200 define como objetivo da Auditoria das Demonstraes Contbeis (Auditoria Independente):
aumentar o grau de confiana nas demonstraes contbeis por parte dos usurios. Isso alcanado mediante a expresso de uma opinio pelo auditor sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel. (grifamos)

Aqui j podemos lembrar o seguinte. A questo falou em objetivo do auditor independente, temos que pensar logo em emisso de uma opinio sobre as demonstraes contbeis, ok? No d pra errar isso e algumas questes cobram apenas esse conhecimento, como veremos nos exerccios comentados. Para atingir suas finalidades, a Contabilidade utiliza-se das seguintes tcnicas contbeis: Escriturao (registro dos fenmenos patrimoniais); Demonstraes (balanos e outras demonstraes); Auditoria; e Anlise de balanos.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Assim, podemos concluir que a Auditoria tem a natureza de tcnica contbil utilizada pela Contabilidade para atingir seus objetivos, sendo a Auditoria Contbil a tcnica contbil cujo objetivo emitir uma opinio sobre as demonstraes contbeis (tambm denominadas financeiras).

2. Evoluo da Auditoria
Esta parte da matria no cobrada com frequncia nos certames (apesar de constar em alguns editais) e por isso no vamos perder mais que uma pgina e meia nela. De qualquer modo, entendemos que importante para um entendimento mais abrangente do assunto, e essa viso vai auxili-lo na resoluo das questes, por meio de um raciocnio sistemtico sobre os conceitos que estamos apresentando. A doutrina no pacfica quando trata da evoluo da auditoria. Assim, vamos nos pautar pela obra de William Attie (2010) para traarmos uma sequncia lgica da evoluo da auditoria, nos remetendo a outros autores, quando necessrio. A Contabilidade foi a primeira disciplina desenvolvida para auxiliar e informar o administrador, e podemos afirmar que a auditoria, como uma tcnica contbil, uma especializao da Contabilidade, destinada a ser usada como ferramenta de confirmao dessa prpria cincia. O surgimento da Auditoria est ancorado na necessidade de confirmao por parte dos investidores e proprietrios quanto realidade econmico-financeira espelhada no patrimnio das empresas investidas. Tudo como fruto da evoluo do sistema capitalista. Attie afirma ser desconhecida a data de incio da atividade de auditoria, mas cita alguns momentos marcantes para o desenvolvimento do assunto, sendo o primeiro a criao do cargo de auditor do Tesouro, na Inglaterra, em 1314. Em 1880, foi criada a Associao dos Contadores Pblicos Certificados, na Inglaterra, e em 1886, sua congnere nos Estados Unidos. A partir da, o ponto principal da evoluo da auditoria foi a criao da SEC Security and Exchange Comission (algo como a CVM aqui no Brasil), em 1934, nos Estados Unidos, quando a profisso de auditor assume sua importncia, tendo em vista que as empresas listadas em
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Bolsa de Valores foram obrigadas a se utilizarem dos servios de auditoria para dar mais credibilidade a suas demonstraes financeiras. No Brasil, a evoluo da auditoria esteve primariamente relacionada com a instalao de filiais e subsidirias de firmas estrangeiras, e a consequente obrigatoriedade de se auditar suas demonstraes contbeis. Como resultado, tivemos a chegada ao pas de empresas internacionais de auditoria independente. Com a evoluo do mercado de capitais, a criao da Comisso de Valores Mobilirios CVM e da Lei das Sociedades por Aes, em 1976, a atividade de auditoria tomou grande impulso, mas ainda atrelada s empresas integrantes do mercado de capitais e do Sistema Financeiro. Quadro cronolgico da evoluo da auditoria Datas Fatos ? Desconhecida a data de incio da atividade de auditoria. 1314 Criao do cargo de auditor do Tesouro na Inglaterra. 1559 Sistematizao e estabelecimento da auditoria dos pagamentos a servidores pblicos pela Rainha Elizabeth I. 1880 Criao da Associao dos Contadores Pblicos Certificados, na Inglaterra. 1886 Criao da Associao dos Contadores Pblicos Certificados, nos Estados Unidos. 1894 Criao do Instituo Holands de Contadores Pblicos 1934 Criao do Security end Exchange Comission (SEC), nos Estados Unidos.
Adaptado de Auditoria conceitos e aplicaes William Attie, 2010.

3. Auditoria Interna versus Auditoria Externa. 3.1 Conceitos


Bom pessoal, agora sim entraremos na principal parte da aula que, embora simples, tem sido bastante explorada pelas bancas de concursos, como veremos mais a frente. J vimos que a Auditoria surgiu pela necessidade de formao de opinio independente quanto forma pela qual determinado patrimnio estava sendo gerenciado.

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Pois bem. Essa opinio pode vir de dentro da prpria empresa, desde que independente, ou de fora da mesma, por profissionais que no fazem parte da organizao. Assim, podemos definir Auditoria Interna como uma atividade de avaliao independente dentro da empresa, para verificar as operaes e emitir uma opinio sobre elas, sendo considerada como um servio prestado administrao. De acordo com Crepaldi (2012), executada por profissional ligado empresa, ou por uma seo prpria para esse fim, sempre em linha de dependncia da direo empresarial. Vamos ver um exemplo de uma empresa que est bastante na mdia, j que seu acionista majoritrio apenas o Sr. Eike Batista a EBX. Observem que a Auditoria Interna est ligada ao Conselho de Administrao, no estando subordinada a nenhuma Diretoria especfica:

Fonte: www.ebx.com.br

Essa ligao com a Alta Administrao da empresa que d a necessria autonomia aos trabalhos da Auditoria Interna, pois no dependente de qualquer setor da entidade.

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Essa autonomia exigida, inclusive, pela NBC PI 01, norma profissional do auditor interno, emitida pelo CFC, que em seu item 3.2.1 estabelece que O auditor interno, no obstante sua posio funcional, deve preservar sua autonomia profissional. Nesse ponto, o aluno poderia ter alguma dvida quanto ao fato de afirmarmos ser uma opinio independente. Como uma opinio independente seria emitida por algum que est em linha de dependncia da direo? Bom, vamos entender o seguinte: se a Auditoria Interna presta um servio prpria administrao, com que objetivo o auditor iria alterar um resultado, modificar uma opinio para encobrir um fato? Nenhum, ou vocs imaginam que o administrador pediria para ser enganado pela Auditoria Interna? O fato que a Auditoria Interna tem como objetivo auxiliar a administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. A Auditoria Interna no tem por objetivo principal a identificao de fraudes e erros, tampouco a punio de gestores que cometam as impropriedades ou irregularidades. Ou seja, se a Auditoria Interna no puder emitir uma opinio independente, autnoma, no cumprir seu papel na estrutura organizacional. E essa ideia muito importante para a prova de vocs.

Se a banca fizer uma comparao entre a independncia da auditoria interna e da auditoria externa, claro que ns vamos dizer que a auditoria externa mais independente que a interna. Vamos tratar agora de uma norma muito importante quando o assunto a Auditoria Interna: a NBC T-12 Da Auditoria Interna aprovada pela Resoluo n 986/03, do Conselho Federal de Contabilidade. Na verdade, A Resoluo CFC n. 1.329/11 alterou a sigla e a numerao desta Norma NBC TI 01. Assim, a nomenclatura correta NBC TI 01. Com relao ao conceito de Auditoria Interna, a norma estabelece:
A Auditoria Interna compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01
informaes e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. (grifamos)

Como se v, o CFC deixa claro que a Auditoria Interna deve avaliar processos, sistemas e controle, a fim de auxiliar a administrao no cumprimento dos objetivos da entidade. E essa definio muito importante! Quanto Auditoria Externa, vocs j devem estar imaginando que realizada por auditores que no fazem parte da estrutura da empresa, e esto certos. executada por profissional independente, sem ligao com os quadros da empresa, tendo sua atuao regulada por contrato de servios. Seu objetivo dar credibilidade s demonstraes contbeis, examinadas dentro dos parmetros de normas de auditoria e princpios contbeis. Podemos concluir tambm que tem como clientes o pblico externo empresa, usurio final dessa informao.
A Auditoria Externa ou Independente realizada por auditores que no fazem parte da estrutura da empresa. executada por profissional independente, tendo sua atuao regulada por contrato de servios. Seu objetivo dar credibilidade s demonstraes contbeis, examinadas dentro dos parmetros de normas de auditoria e princpios contbeis, e tem como principal cliente o pblico externo, usurio final dessa informao.

Para ficar bastante claro, vamos nos colocar na situao do interessado nessa informao produzida pela Auditoria. Os investidores se contentariam em receber dados gerenciais da prpria empresa, ainda que da Auditoria Interna, sabendo que seus integrantes fazem parte da folha de pagamentos da auditada? Lembrem-se do que dissemos... se for para comparar, devemos dizer que a Auditoria Interna menos independente que a Auditoria Externa. Assim, a Auditoria Externa cumpre esse objetivo de emitir opinio sobre as demonstraes contbeis, a fim de permitir a diversos interessados uma tomada de deciso mais racional sobre os investimentos feitos na organizao.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Pelas normas antigas (NBC T-11), as demonstraes contbeis deveriam ser elaboradas conforme os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislao especfica. Pelas novas normas (NBC TA 200), conforme uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel. Para esclarecer, de acordo com a NBC TA 200, estrutura de relatrio financeiro aplicvel aquela que aceitvel em vista da natureza da entidade e do objetivo das demonstraes contbeis ou que seja exigida por lei ou regulamento. Explicando melhor. a regra do jogo a ser aplicada para aquela empresa que est elaborando as demonstraes.

3.2 Semelhanas e diferenas entre a Auditoria Interna e Externa


A principal semelhana entre a Auditoria Interna e a Externa relacionada aos mtodos de trabalho, que, via de regra, so bastante parecidos, tanto quanto s caractersticas desejveis pessoa do auditor quanto aos aspectos de planejamento, execuo e emisso de relatrios. Quanto s diferenas, vamos observar o quadro abaixo, retirado da obra de Crepaldi, sendo que muitas das quais j foram comentadas nesta aula. Elementos
Sujeito Ao e objetivo Finalidade Relatrio principal Grau de independncia Interessados no trabalho Responsabilidade Continuidade do trabalho

Auditoria Interna
Funcionrio da empresa Exame dos controles operacionais Promover melhorias nos controles operacionais Recomendaes Menos amplo Empresa Trabalhista Contnuo

Auditoria Externa
Profissional independente Exame das demonstraes financeiras Opinar sobre as demonstraes financeiras Parecer Mais amplo Empresa e pblico em geral Profissional, civil e criminal Peridico (pontual)

Fonte: Auditoria Contbil teoria e prtica Crepaldi (2012) - Adaptado

Entendendo esse quadro vocs acertaro boa parte das questes relacionadas ao tema.

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Cabe explicar, em relao ao elemento Relatrio Principal, que o auditor interno emite recomendaes empresa auditada (da qual, como vimos, faz parte). J o auditor externo d um parecer (no sentido de um juzo tcnico). O documento por meio do qual o auditor interno emite suas recomendaes, bem como o auditor independente exprime sua opinio chamado, atualmente, de Relatrio.

3.3 Funes da Auditoria Interna


Como vimos, o papel da Auditoria Interna auxiliar a administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. Para tanto, tem exercido a importante funo de identificar oportunidades e estratgias para minimizar os riscos inerentes atividade da organizao a qual faz parte. elemento chave na avaliao e na sugesto de melhorias nos processos, sendo eficiente suporte na gesto empresarial. Outro ponto de destaque na NBC TI 01 que a norma afirma que A Auditoria Interna exercida nas pessoas jurdicas de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado. Dessa forma, deixa claro que no se limita a discutir conceitos exclusivos do setor privado, incluindo as pessoas jurdicas de direito pblico. Sobre a finalidade da Auditoria Interna, a NBC TI 01 a coloca da seguinte forma: agregar valor ao resultado da organizao, apresentando subsdios para o aperfeioamento dos processos, da gesto e dos controles internos, por meio da recomendao de solues para as no conformidades apontadas nos relatrios. Papel da Auditoria Interna:
PROCESSOS

AGREGAR VALOR

APERFEIOAMENTO

GESTO

CONTROLES INTERNOS

Outro ponto que merece destaque quanto s funes da Auditoria Interna o relacionado preveno de fraudes e erros.

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 De acordo com a norma, atribuio da Auditoria Interna assessorar a administrao da entidade nesse sentido, informando-a, sempre por escrito e de maneira reservada, quaisquer indcios de irregularidades detectadas no decorrer do trabalho. A diferena entre fraude e erro bastante simples: enquanto a fraude resulta de um ato intencional, o erro consequncia de um ato no intencional (o famoso foi sem querer). O que mais nos interessa nesse assunto saber que a preveno de fraudes e erros no atribuio principal, finalidade precpua, objetivo maior, e outras afirmaes desse tipo, da Auditoria Interna. Se a questo apresentar que , podemos considerar ERRADO sem medo, pois a responsabilidade primria por essa deteco a prpria administrao da entidade. De qualquer forma, para assessorar a administrao, a preveno de fraudes ou erros acabar fazendo parte dos objetivos da auditoria interna, no sendo, entretanto, o principal, precpuo, maior, etc.. Outros pontos da NBC TI 01 sero abordados ao longo do nosso curso, quando tratarmos de temas especficos (planejamento, testes, relatrio). Entretanto, cabe adiantar aqui, em relao forma de opinio do auditor interno, que o relatrio da Auditoria Interna deve ser apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar , devendo ser preservada a confidencialidade do seu contedo. Alm disso, a Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emisso de relatrio parcial, na hiptese de constatar impropriedades / irregularidades / ilegalidades que necessitem providncias imediatas da administrao da entidade, e que no possam aguardar o final dos exames. Nesse aspecto cabe lembrar que o auditor independente no emite relatrio parcial. Cabe ressaltar a cooperao que deve existir entre o auditor interno e o independente. Segundo a NBC PI 01, o auditor interno, quando previamente estabelecido com a administrao da entidade em que atua, e no mbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cpias, quando este entender necessrio. Por fim, importante verificarmos o que o item A3 da NBC TA 610 estabelece, j que as bancas tm buscado muitas questes no final das normas. Segundo essa norma, as atividades da funo de auditoria interna podem incluir um ou mais dos itens a seguir: Monitoramento do controle interno. Exame das informaes contbeis e operacionais. Reviso das atividades operacionais.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Reviso da conformidade com leis e regulamentos. Gesto de risco. Governana

3.4 Funes da Auditoria Externa (Independente)


Pode-se resumir a finalidade da Auditoria Externa com a afirmao de que busca conferir credibilidade s demonstraes contbeis, visto que, para os interessados nas informaes financeiras, no basta uma opinio interna, sendo indispensvel a opinio independente da Auditoria Externa. No atribuio do auditor independente garantir a viabilidade futura da entidade ou fornecer algum tipo de atestado de eficcia da administrao na gesto dos negcios. De acordo a NBC TA 200, ao conduzir a auditoria de demonstraes contbeis, os objetivos gerais do auditor so:
(a) obter segurana razovel de que as demonstraes contbeis como um todo esto livres de distoro relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinio sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel; e (b) apresentar relatrio sobre as demonstraes contbeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constataes do auditor. (grifamos)

Ou seja:

Obter segurana razovel de que as demonstraes contbeis esto livres de distores relevantes.

Expressar sua opinio sobre se as demonstraes foram elaboradas conforme a estrutura de relatrio financeiro aplicvel.

Apresentar relatrio sobre as demonstraes contbeis.

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Distores so a diferena entre o valor, a classificao, a apresentao ou a divulgao de uma demonstrao contbil relatada e o valor, a classificao, a apresentao ou a divulgao que exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel (ou seja, a diferena entre o que para o que deveria ser). As distores podem originar-se de erro ou fraude. Uma distoro relevante quando pode vir a modificar a opinio do usurio. O auditor tambm pode ter outras responsabilidades de comunicao e de relatrio, perante os usurios, a administrao, os responsveis pela governana ou partes fora da entidade, a respeito dos assuntos decorrentes da auditoria, como, por exemplo, de comunicao com os responsveis pela Governana, responsabilidades em relao a fraudes, dentre outras, desde que estabelecidas por lei, regulamento ou normas do CFC.

4. Rotao dos responsveis tcnicos da Equipe de Auditoria


Segundo a NBC PA 290, de forma geral, objetivando impedir o risco de perda da objetividade (imparcialidade) e do ceticismo do auditor, necessria a aplicao das seguintes aes, no caso de entidade de interesse do pblico: (a) rotao do scio encarregado do trabalho e do revisor de controle de qualidade a intervalos menores ou iguais a cinco anos consecutivos; e (b) intervalo mnimo de dois anos para o retorno desses responsveis tcnicos equipe de auditoria. Entretanto, pode ser necessrio certo grau de flexibilidade em relao ao momento de rotao, como por exemplos: Situaes em que a continuidade de um dos responsveis tcnicos especialmente importante para a entidade auditada. Situaes em que as entidades de auditoria so de pequeno porte pequeno e/ou no caso de auditores pessoas fsicas. Nesse caso, haver a chamada reviso por pares.

5. Rotao da Firma de Auditoria


De acordo com o Art. 31 da Instruo CVM n 308/99, que dispe sobre o registro e o exerccio da atividade de auditoria independente no mbito do mercado de valores mobilirios, o Auditor Independente Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Pessoa Fsica ou Jurdica -, no podem prestar servios para um mesmo cliente por prazo superior a cinco anos consecutivos, contados a partir da data da Instruo, exigindo-se um intervalo mnimo de trs anos para a sua recontratao. Mas ATENO! Segundo a Instruo CVM n 509/2011, a nova redao desse artigo passou a ser:

O prazo estabelecido no art. 31 desta Instruo de at 10 (dez) anos consecutivos caso: I - a companhia auditada possua Comit de Auditoria Estatutrio - CAE em funcionamento permanente; e II - o auditor seja pessoa jurdica. 1 Para a utilizao da prerrogativa prevista no caput, o CAE dever estar instalado no exerccio social anterior contratao do auditor independente. 2 Adotada a prerrogativa prevista no caput, o auditor independente deve proceder rotao do responsvel tcnico, diretor, gerente e de qualquer outro integrante da equipe de auditoria com funo de gerncia, em perodo no superior a 5 (cinco) anos consecutivos, com intervalo mnimo de 3 (trs) anos para seu retorno." (grifamos)

Portanto, no se deve confundir a rotao do responsvel tcnico com a rotao da empresa de auditoria. Resumindo, em regra (h excees, conforme NBC PA 290), temos o seguinte:

Rotao do responsvel tcnico pela Auditoria

Rotao em intervalos menores ou iguais a 5 anos consecutivos. Dois anos para retornar empresa auditada. Rotao da Firma de Auditoria

Empresa auditada tem CAE e auditor PJ, pode ficar at 10 anos consecutivos na mesma empresa auditada. De qualquer forma, na situao anterior, os responsveis tcnicos no podem ficar mais que 5 anos, podendo retornar depois de 3 anos.

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Pessoal, aqui terminamos os principais assuntos relacionados ao tema da aula de hoje que, como vimos, muito importante, embora no seja extenso e nem apresente grandes dificuldades. Passamos agora para a resoluo de diversos exerccios da ESAF, bem como das principais bancas examinadoras do pas, objetivando medir o aprendizado e rever os conceitos. Os temas das aulas 00 e 01 se misturam, por isso, para acertarem todas as questes devero ter um bom entendimento do contedo abordado da aula demonstrativa.

QUESTES COMENTADAS
1 - (ESAF / RFB / 2012) - A empresa Betume S.A. uma empresa de interesse pblico que vem sendo auditada pela empresa Justos Auditores Independentes, pelo mesmo scio-principal h sete anos. Considerando a NBC PA 290, deve a firma de auditoria externa: a) ser substituda por outra, no podendo retornar a fazer a auditoria da empresa no prazo de dez anos. b) fazer a substituio desse scio-principal, podendo o mesmo retornar a fazer trabalhos de auditoria nessa companhia somente aps cinco anos. c) substituir toda a equipe de auditoria, podendo retornar aos trabalhos nessa companhia, decorridos no mnimo trs anos. d) trocar o scio-principal e demais scios-chave do trabalho, podendo retornar a fazer auditoria aps decorrido o prazo de dois anos. e) comunicar ao cliente a manuteno do scio-principal, ficando a cargo do rgo regulador a determinao ou no da substituio. Comentrios: Embora a NBC PA 290, que trata do tema, estabelea em seu texto algumas situaes em que o rodzio do scio-principal pudesse ser exigido em prazo diferente, a regra que essa alternncia ocorra em cinco anos. Da mesma forma, em regra, o prazo para o retorno desse scio e dos scios-chave para o trabalho de dois anos. Nesse contexto, como o caput da questo deixa claro que j se passaram at mais de cinco anos, a nica alternativa a expressa na opo D. Resposta: D 2 - (ESAF / SEFAZ/SP - APOFP / 2009) - Sobre a auditoria independente, correto afirmar que tem por objetivo:

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 a) auxiliar a administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. b) apresentar subsdios para o aperfeioamento da gesto e dos controles internos. c) emitir parecer sobre a adequao das demonstraes contbeis. d) levar instncia decisria elementos de prova necessrios a subsidiar a justa soluo do litgio. e) recomendar solues para as no-conformidades apontadas nos relatrios. Comentrios: Para comear, questo bastante comum em provas de auditoria. Para respond-la, basta saber o objetivo de uma auditoria independente, que , segundo a NBC TA 200, aumentar o grau de confiana nas demonstraes contbeis por parte dos usurios. Isso alcanado mediante a expresso de uma opinio pelo auditor sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel. (grifos nossos) Deve-se ressaltar que a questo ainda traz a opinio do auditor independente com a nomenclatura antiga (Parecer), pois foi elaborada antes da nova normatizao. A partir da edio da NBC TA 700, o produto do auditor independente, por meio do qual ele manifesta sua opinio, passou a chamar Relatrio do Auditor Independente. As letras a, b e e so caractersticas e/ou objetivos da Auditoria Interna, conforme vimos na parte terica e veremos em questes mais adiante. A alternativa d no corresponde a um objetivo da auditoria, mas da percia. Resposta: C 3 - (ESAF / RECEITA FEDERAL / 2009) - Com relao aos relatrios de auditoria interna, pode-se afirmar que: a) podem considerar posies de interesse da administrao e dos gestores, sendo conduzidos aos interesses desses. b) devem estar disponveis a qualquer administrador da empresa, sem restrio. c) podem relatar parcialmente os riscos associados aos possveis pontos a serem levantados pela auditoria externa. d) somente devem ser emitidos antes do final dos trabalhos, quando houver irregularidades que requeiram aes imediatas. e) no devem ser emitidos antes do final dos trabalhos, por no possurem informaes completas. Comentrios: Segundo o item 12.3 da NBC TI 01 (antiga NBC T12), o relatrio o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade,
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 de forma a expressar, claramente, suas concluses, recomendaes e providncias a serem tomadas pela administrao da entidade. (Grifos nossos). Dessa forma, a alternativa a est errada, pois o auditor interno deve ser imparcial em seu trabalho. A mesma norma determina que o relatrio da Auditoria Interna deve ser apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar, devendo ser preservada a confidencialidade do seu contedo, devendo, portanto, a letra b ser considerada incorreta. Por fim, a norma supracitada indica que a Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emisso de relatrio parcial, na hiptese de constatar impropriedades/irregularidades/ ilegalidades que necessitem providncias imediatas da administrao da entidade, e que no possam aguardar o final dos exames. Deste modo, a alternativa c e e esto erradas e a letra d corresponde exatamente oportunidade em que deve ser emitido o relatrio parcial. Resposta: D 4 - (ESAF / RECEITA FEDERAL / 2009) - A responsabilidade primria na preveno e deteco de fraudes e erros : a) da administrao. b) da auditoria interna. c) do conselho de administrao. d) da auditoria externa. e) do comit de auditoria. Comentrios: Segundo a NBC T 11, norma vigente quando da aplicao dessa prova, a responsabilidade primria na preveno e identificao de fraudes e erros da administrao da entidade, atravs da implementao e manuteno de adequado sistema contbil e de controle interno. Entretanto, o auditor deve planejar seu trabalho de forma a detectar fraudes e erros que impliquem efeitos relevantes nas demonstraes contbeis. Embora essa norma tenha sido revogada, o item 4 da NBC TA 240 (vigente) estabelece que a principal responsabilidade pela preveno e deteco da fraude dos responsveis pela governana da entidade e da sua administrao. Por fim, conforme verificamos na NBC TI 01, a Auditoria Interna deve assessorar a administrao da entidade no trabalho de preveno de fraudes e erros, obrigando-se a inform-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indcios ou confirmaes de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. (grifos nossos) Resposta: A 5 - (ESAF / PMRJ / 2010) - A respeito dos objetivos da auditoria interna e da auditoria independente, correto afirmar que:
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 a) o objetivo da auditoria interna apoiar a administrao da entidade no cumprimento dos seus objetivos, enquanto o da auditoria independente a emisso de parecer sobre as demonstraes contbeis. b) a auditoria interna se preocupa em avaliar os mtodos e as tcnicas utilizadas pela contabilidade, enquanto a auditoria externa cuida de revisar os lanamentos e demonstraes contbeis. c) a atuao de ambas no difere na essncia uma vez que os objetivos da avaliao sempre a contabilidade. d) a auditoria interna cuida em verificar os aspectos financeiros da entidade, enquanto a auditoria externa se preocupa com os pareceres a respeito das demonstraes contbeis. e) o objetivo da auditoria interna produzir relatrios demonstrando as falhas e deficincias dos processos administrativos e os da auditoria externa emitir parecer sobre a execuo contbil e financeira da entidade. Comentrios: Pessoal, essa uma tpica questo de prova, quando o assunto a diferenciao entre auditoria interna e externa. Para respond-la no era necessrio um conhecimento mais profundo das principais diferenas entre esses dois tipos de auditoria, mas apenas o entendimento dos seus objetivos. Segundo a NBC TA 200, o objetivo da auditoria aumentar o grau de confiana nas demonstraes contbeis por parte dos usurios. Isso alcanado mediante a expresso de uma opinio pelo auditor sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel. J a auditoria interna (NBC TI 01) compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. Portanto, pessoal, a partir de agora no d pra errar!

Auditoria Interna Auditoria Externa

Assessora a administrao Opina sobre as demonstraes contbeis

Dessa forma, a nica alternativa que demonstra de forma correta e completa os principais objetivos dessas duas auditorias a letra a,
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 ressalvando, apenas, que o produto final do auditor independente agora chamado de Relatrio e no mais de Parecer. A alternativa b est errada, pois a auditoria externa no revisa os lanamentos das demonstraes contbeis, apenas emite uma opinio e a auditoria interna tem uma funo muito mais ampla do que avaliar as tcnicas utilizadas pela contabilidade. A letra c est incorreta, pois como vimos, os objetivos desses dois tipos de auditoria so bem distintos. A auditoria interna no cuida apenas dos aspectos financeiros da entidade, conforme verificamos a partir de sua definio. Portanto, a letra d tambm est errada. Por fim, a letra e est incorreta, pois o responsvel primrio pela preveno e deteco de erros, falhas e fraudes a prpria administrao e no a auditoria interna. Dessa forma, seu objetivo no emitir um relatrio apontando as falhas e deficincias e sim emitir um relatrio avaliando os processos administrativos e operacionais da empresa, que podem ou no apresentar erros. Qualquer dvida nesse tipo de questo, recorram ao quadro comparativo que consta no item 3.2 desta aula. Resposta: A 6 - (ESAF / ANA / 2009) - Entre as Normas Brasileiras de Contabilidade, a NBC-T-12 trata da atividade e dos procedimentos da Auditoria Interna. Nesse contexto, correto afirmar: a) o relatrio do auditor interno deve ser redigido com objetividade e imparcialidade. b) o termo erro aplica-se a atos voluntrios de omisso e manipulao de transaes e operaes, adulterao de documentos, registros, relatrios e demonstraes contbeis. c) para dar suporte aos resultados de seu trabalho, o auditor interno deve se valer, unicamente, da anlise e interpretao das informaes contbeis. d) o termo fraude aplica-se a atos involuntrios de omisso, desateno, desconhecimento ou m interpretao de fatos na elaborao de registros e demonstraes contbeis. e) o uso de tcnicas de amostragem estatstica vedado na auditoria interna. Comentrios: Conforme visto na questo 3 desta aula, o relatrio o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas concluses, recomendaes e providncias a serem tomadas pela administrao da entidade. Portanto, o gabarito da questo a letra a.

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 A letra b e d apresentaram as definies de erro e fraude de forma inversa. Assim, para torn-las corretas basta substituir a palavra erro por fraude na letra b e fraude por erro na letra d. A letra c est incorreta, pois o foco do auditor interno no a anlise das demonstraes contbeis, mas a avaliao do controle interno, processos, sistemas, etc. da entidade. Portanto, ir se valer de toda a documentao utilizada para analisar esses itens para dar suporte aos resultados do seu trabalho. Por fim, a letra e est completamente errada, pois, assim como o auditor externo, o auditor interno pode utilizar tanto a amostragem estatstica quanto a no estatstica. Resposta: A 7 - (ESAF / ICMS-RN / 2005) - A responsabilidade primria na preveno e identificao de fraude e erros da entidade : a) da auditoria independente da entidade. b) do contador da entidade. c) da consultoria contbil da entidade. d) do advogado da entidade. e) da administrao da entidade. Comentrios: Pessoal, trouxemos essa questo s para vocs verem que, como falamos no incio desta aula, as questes se repetem! Parece ou no com a questo 4 resolvida aqui? Mesma banca e quatro anos de diferena entre as duas provas. Como vocs j sabem, a responsabilidade primria pela preveno e deteco de fraude e erros da administrao da entidade. Resposta: E 8 - (ESAF / ICMS-RN / 2005) - O auditor externo, ao auditar entidade que controle outras empresas e que registre seus investimentos pelo mtodo de equivalncia patrimonial, tem responsabilidade sobre: a) as demonstraes contbeis das controladas que serviram de base para clculo da equivalncia patrimonial. b) o clculo das equivalncias patrimoniais registradas nos investimentos das entidades controladas. c) a apresentao da reserva de reavaliao efetuada nas controladas no Patrimnio Lquido da Controladora. d) os pareceres emitidos para as entidades controladas e emitidos por outros auditores independentes. e) a apresentao da reavaliao efetuada nas controladas e registrada no Patrimnio Lquido da Controlada. Comentrios:
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Entendemos que a questo ficou mal formulada, pois o auditor externo no tem responsabilidade sobre a apresentao da reserva de avaliao nem sobre nenhuma outra parte das demonstraes contbeis. Ele tem responsabilidade sobre a opinio acerca dessas demonstraes. De qualquer forma, no adianta brigar com a banca. A resposta a letra c, pois a nica que se refere a uma caracterstica da demonstrao contbil da controladora (de responsabilidade do auditor). Todas as outras alternativas se referem a caractersticas das demonstraes contbeis das controladas e, dessa forma, fora da responsabilidade do auditor externo. Resposta: C 9 - (ESAF / RFB / 2003) - Assinale a assertiva correta quanto s caractersticas da auditoria interna e externa. a) A auditoria interna independente da empresa e a auditoria externa deve realizar testes nos controles internos e modific-los quando necessrio. b) A auditoria interna obrigatria, conforme determina a Lei 6.404/76, e a auditoria externa deve disponibilizar seus papis de trabalho sempre que solicitados. c) A auditoria interna tem como objetivo atender gesto da empresa e a auditoria externa atender s necessidades da diretoria da empresa. d) A auditoria interna no avalia os controles internos e a auditoria externa os elabora, modifica e implanta na empresa auditada. e) A auditoria interna tem como objetivo a reviso das atividades da empresa continuamente e a auditoria externa independente em todos os aspectos. Comentrios: Mais uma questo que tenta buscar do concurseiro se ele sabe diferenciar auditoria interna e externa. Tanto o trabalho do auditor interno quanto o do externo deve ser independente. A diferena que o interno funcionrio da empresa, portanto, seu grau de independncia tende a ser menor. Dessa forma, ele dependente da estrutura da empresa. Os dois tambm realizam testes nos controles internos (chamados de Testes de Controle). Entretanto, a responsabilidade pela mudana nos controles internos da prpria administrao e no do auditor, seja ele interno ou externo. Portanto, a letra a est errada. A letra b tambm est incorreta, pois a Lei n 6.404/76 estabelece que as demonstraes financeiras das companhias abertas sero obrigatoriamente submetidas a auditoria por auditores independentes registrados na CVM. No fala nada de auditoria interna. Alm disso, veremos em aulas posteriores que os papis de trabalho so propriedade do auditor, e no h obrigatoriedade de que os apresentem sempre que solicitados. Devem ser disponibilizados a partir de obrigao legal ou quando autorizado pela entidade auditada.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 A auditoria interna assessora a alta administrao da empresa, mas a auditoria externa no tem como funo atender s necessidades da diretoria da empresa. Ela apenas contratada para emitir uma opinio acerca das demonstraes contbeis. Portanto, a letra c est errada. A letra d est incorreta, pois, como j vimos, a auditoria interna avalia sim os controles internos, sendo responsabilidade da prpria empresa, e no do auditor, a elaborao, implantao e modificao desses controles. Por fim, a letra e est correta, pois uma caracterstica do trabalho da auditoria interna , por ser um departamento da prpria empresa auditada, a continuidade de suas atividades, ao contrrio da auditoria independente, que pontual. Resposta: E 10 - (ESAF / ANA / 2009) - No processo de auditoria independente, deve-se: a) garantir a viabilidade futura da entidade. b) dividir a responsabilidade entre a equipe tcnica e o auditor. c) abolir o uso de prticas consagradas pela Profisso Contbil. d) certificar a continuidade da empresa pelos prximos 5 anos. e) emitir o parecer com assinatura de contador devidamente registrado. Comentrios: A alternativa a est incorreta, pois, de acordo com a NBC T -11 (vigente poca da prova), o parecer do auditor independente tem por limite os prprios objetivos da auditoria das demonstraes contbeis e no representa, pois, garantia de viabilidade futura da entidade ou algum tipo de atestado de eficcia da administrao na gesto dos negcios. A NBC TA 200, vigente atualmente, no modificou esse entendimento. Segundo essa norma, o auditor no pode prever esses eventos ou condies futuras. Consequentemente, a ausncia de qualquer referncia incerteza de continuidade operacional, no relatrio do auditor independente, no pode ser considerada uma garantia da capacidade de continuidade operacional. A letra b est incorreta, pois a responsabilidade pe lo trabalho de auditoria exclusiva do auditor. A norma especifica que, na ausncia de disposies especficas, prevalecem as prticas j consagradas pela Profisso Contbil, formalizadas ou no pelos seus organismos prprios. Portanto, a letra c est incorreta. A alternativa d tambm est errada, pelos mesmos motivos apresentados na anlise da letra a, no sendo possvel, para o auditor, garantir a continuidade da empresa, pois estaria atestando certa eficcia da administrao. Por fim, a letra e o gabarito da questo. De acordo com a NBC T-11, o parecer de exclusiva responsabilidade de contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Ateno! CRC e no CFC. Embora a
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 NBC T-11 tenha sido revogada, essa exclusividade continua, uma vez que a Resoluo CFC n 560/83 continua vigente. Resposta: E 11 - (ESAF / RFB / 2003) - Das atribuies adicionais do auditor independente, quando na execuo de trabalhos de auditoria de empresas que tenham aes negociadas no mercado de valores mobilirios, no est previsto: a) verificar se as demonstraes e o parecer de auditoria publicados esto de acordo com as demonstraes auditadas e com o parecer emitido. b) verificar se as informaes divulgadas no relatrio da administrao esto em consonncia com as demonstraes auditadas. c) elaborar relatrio sobre deficincias encontradas nos controles internos das companhias auditadas, informando administrao e ao Conselho Fiscal. d) verificar se as informaes constantes da Demonstrao do Fluxo de Caixa, bem como a estrutura utilizada correspondem determinada pela CVM. e) verificar se a destinao dada ao resultado foi feita de acordo com o estabelecido na Lei 6.404/76, no estatuto da empresa e nas normas da CVM. Comentrios: A Instruo CVM n 308, de 14/05/99, que dispe sobre o registro e o exerccio da atividade de auditoria independente no mbito do mercado de valores mobilirios, em seu Art. 25, estabelece que, no exerccio de suas atividades no mbito do mercado de valores mobilirios, o auditor independente dever verificar adicionalmente: - se as demonstraes contbeis e o parecer de auditoria foram divulgados nos jornais em que seja obrigatria a sua publicao e se estes correspondem s demonstraes contbeis auditadas e ao relatrio ou parecer originalmente emitido; - se as informaes e anlises contbeis e financeiras apresentadas no relatrio da administrao da entidade esto em consonncia com as demonstraes contbeis auditadas; - se as destinaes do resultado da entidade esto de acordo com as disposies da lei societria, com o seu estatuto social e com as normas emanadas da CVM; - o eventual descumprimento das disposies legais e regulamentares aplicveis s atividades da entidade auditada e/ou relativas sua condio de entidade integrante do mercado de valores mobilirios, que tenham, ou possam vir a ter reflexos relevantes nas demonstraes contbeis ou nas operaes da entidade auditada; - elaborar e encaminhar administrao e, quando solicitado, ao Conselho Fiscal, relatrio circunstanciado que contenha suas
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 observaes a respeito de deficincias ou ineficcia dos controles internos e dos procedimentos contbeis da entidade auditada. Assim, podemos verificar que a nica alternativa que no atende ao pedido a de letra d. Resposta: D 12 - (ESAF / ICMS-RN / 2005) - Analise as afirmativas a seguir e assinale a opo correta. I. A auditoria interna deve assessorar a administrao na preveno de fraudes e erros; II. A auditoria interna independente e imparcial; III. Fraude o ato intencional de omisso praticado para manipular documentos, registros e relatrios. a) As assertivas I, II e III esto erradas. b) As assertivas I, II e III esto corretas. c) As assertivas I e II esto corretas e a III est incorreta. d) As assertivas II e III esto incorretas e a I est correta. e) As assertivas I e III esto corretas e a II est incorreta. Comentrios: Como vimos h pouco, a assertiva I est correta, por ser uma das atribuies da auditoria interna. Embora no concordemos, a banca considerou a assertiva II incorreta, pois entendeu que auditoria interna no independente e imparcial, embora necessite de certa autonomia para a realizao de seus trabalhos. A auditoria interna deve ser sim independente e imparcial. As questes mais atuais tm procurado comparar a independncia da auditoria interna com a da auditoria externa. Nesse caso, deve-se ter o entendimento de que a interna menos independente que a externa, por estar localizada dentro da empresa auditada, o que faz com que dependa, dessa forma, da estrutura da empresa (espao fsico, salrios, etc.). A assertiva III est correta, pois a diferena entre fraude e erro que enquanto a fraude resulta de um ato intencional, o erro consequncia de um ato no intencional. Resposta: E 13 - (ESAF / CGU / 2004) - No funo da auditoria interna avaliar a: a) eficcia dos processos dos controles internos. b) eficincia dos sistemas de informaes. c) eficincia dos processos de produo. d) integridade do ambiente de controles internos. e) economicidade dos controles internos. Comentrios: Conforme vimos anteriormente, a NBC TI 01 define Auditoria Interna da seguinte forma:
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01
compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. (grifamos)

Como se pode observar, a nica alternativa que no corresponde definio de auditoria interna proposta pela NBC TI 01 a de letra C. A eficincia dos processos produtivos deve ser uma preocupao do prprio gerente dessa rea. Resposta: C 14 - (ESAF / CGU / 2006) - Preencha a lacuna com a expresso adequada. A ___________________ compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. a) Auditoria Independente. b) Auditoria Governamental. c) Tcnica de amostragem em Auditoria. d) Auditoria Externa. e) Auditoria Interna. Comentrios: Questo bastante simples, em que a banca trouxe uma transcrio exata da norma, no caso a NBC TI 01, que define que a Auditoria Interna compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. A alternativa a e d esto incorretas, pois a Auditoria Independente (externa) no tem por objetivo assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos, mas emitir uma opinio sobre as demonstraes contbeis. J a letra b tambm est errada, pois, embora exista uma Auditoria Interna Governamental, a expresso utilizada (Auditoria Governamental) inclui as auditorias realizadas pelos Tribunais de Contas, que no fazem parte da Auditoria Interna. Por fim, a alternativa c est incorreta. A tcnica de amostragem utilizada durante a fase de planejamento da auditoria, a fim de se definir o escopo (objetivo da auditoria), tendo em vista que, em geral, no
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 possvel que se efetue uma avaliao da totalidade das operaes (censo). Resposta: E 15 - (ESAF/TCU-ACE/2006) - Em relao auditoria interna podese afirmar que: A) com relao s pessoas jurdicas de direito pblico no sua atribuio avaliar a economicidade dos processos, visto que o objetivo do governo de controle, independente do valor. B) sua atribuio aperfeioar, implantar e fazer cumprir as normas por ela criadas em sua plenitude. C) deve relatar as no-conformidades sem emitir opinio ou sugestes para que sejam feitas as correes ou melhorias necessrias. D) seu objetivo prevenir fraudes ou roubos, sendo que sempre que tiver quaisquer indcios ou constataes dever informar a administrao, de forma reservada e por escrito. E) sua funo exclusivamente de validar os processos e transaes realizadas, sem ter como objetivo assistir administrao da entidade no cumprimento de suas atribuies. Comentrios: A alternativa A est incorreta, pois a NBC TI 01 afirma que a Auditoria Interna exercida nas pessoas jurdicas de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado, deixando claro que no se limita a discutir conceitos exclusivos do setor privado, mas inclui as pessoas jurdicas de direito pblico, no fazendo excluso da anlise da economicidade em relao ao setor pblico. A alternativa B est incorreta, pois aperfeioar, implantar e fazer cumprir as normas internas da empresa atribuio da administrao. A alternativa C est incorreta, pois, dentro de sua finalidade de auxiliar a administrao no cumprimento de seus objetivos, a auditoria interna deve emitir opinio ou sugestes para que sejam feitas as correes ou melhorias necessrias ao desempenho da administrao. A alternativa D est correta, pois, como vimos, um ponto que merece destaque quanto s funes da Auditoria Interna o relacionado preveno de fraudes e erros. De acordo com a NBC TI 01, atribuio da Auditoria Interna assessorar a administrao da entidade nesse sentido, informando-a, sempre por escrito e de maneira reservada, quaisquer indcios de irregularidades detectadas no decorrer do trabalho. O que mais nos interessa nesse assunto saber que a preveno de fraudes e erros no atribuio principal da Auditoria Interna. A alternativa E est incorreta, pois um objetivo da auditoria interna assistir administrao da entidade no cumprimento de suas atribuies. Resposta: D

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Pessoal, conforme combinado no incio, trouxemos as principais questes da ESAF acerca do tema da nossa aula de hoje. A partir de agora selecionamos algumas questes das principais bancas e concursos do pas, para que entendam como o assunto tem sido abordado por essas examinadoras. 16 - (FCC / ISS-SP / 2012) - NO uma atividade da funo da auditoria interna: (A) a avaliao do processo de governana. (B) a gesto de risco. (C) o monitoramento do controle interno. (D) o exame das informaes contbeis e operacionais. (E) a aprovao do relatrio de auditoria externa. Comentrios: A letra E, gabarito da questo, no faz sentido. Vejamos. Se a auditoria externa contratada para emitir uma opinio independente acerca das demonstraes contbeis, no faria sentido em ter que passar por alguma aprovao da empresa auditada, seja da auditoria interna, seja de qualquer setor da administrao. As outras quatro alternativas se encaixam perfeitamente no que foi visto como funes de auditoria interna, na parte terica desta aula, e foram retiradas quase que de forma literal da NBC TA 610. Resposta: E 17 - (FCC / TRF 2 Regio / 2012) O auditor independente ou externo: (A) tem como objetivo principal a preveno e a deteco de falhas no sistema de controle interno da entidade. (B) deve produzir relatrios que visam atender, em linhas gerais, a alta administrao da entidade ou diretorias e gerncias. (C) tem que fazer anlise com alto nvel de detalhes, independentemente da relao custo-benefcio, para minimizar o risco de deteco. (D) deve produzir um relatrio ou parecer sobre as demonstraes contbeis da entidade auditada. (E) tem menor grau de independncia em relao entidade auditada do que o auditor interno. Comentrios: A letra A est errada, pois o objetivo principal do auditor independente emitir uma opinio sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel. Em relao alternativa B, trata-se de auditoria interna e no externa.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 A letra C tambm est incorreta, pois o custo-benefcio deve ser levado em conta em qualquer tipo de auditoria. Por fim, foi visto que quem tem menor grau de independncia a auditoria interna e no a externa. Portanto, a alternativa E est errada. Resposta: D 18 - (FCC / TCE-SP / 2012) Em relao s diferenas entre a auditoria interna e externa das demonstraes contbeis, correto afirmar: (A) A auditoria externa de competncia exclusiva de contador registrado no Conselho Federal de Contabilidade, enquanto a auditoria interna pode ser realizada por um funcionrio qualificado que receba treinamento adequado para tal fim. (B) O grau de autonomia do auditor interno maior que o do auditor externo independente, em virtude de se reportar diretamente controladoria da entidade. (C) O auditor externo executa as auditorias operacional e contbil e o auditor interno, apenas a contbil. (D) O auditor externo responsvel pelo exame e avaliao do controle interno da entidade, cabendo ao auditor interno apenas implementar as modificaes julgadas necessrias pelo auditor externo para o seu correto funcionamento. (E) Regra geral, os relatrios do auditor interno so de uso exclusivo da administrao da entidade, enquanto os elaborados pelo auditor independente so destinados tambm aos usurios externos da informao contbil. Comentrios: A letra A est incorreta, pois tanto a auditoria interna quanto a externa tem que ser exercida por bacharel em cincias contbeis, conforme Resoluo n 560/83 do CFC. A alternativa B tambm est errada, pois o grau de autonomia do auditor interno menor do que a do auditor externo. Alm disso, a auditoria interna deve estar ligada alta administrao e no controladoria. Conforme visto no quadro comparativo, o auditor externo executa auditoria contbil e o auditor interno, contbil e operacional, dentre outras. Embora o auditor externo faa avaliao do controle interno para definir o volume de seus procedimentos substantivos, conforme veremos em captulo posterior, o auditor interno que tem essa responsabilidade. Alem disso, quem implementa as recomendaes feitas pelo auditor interno a prpria empresa. Resposta: E 19 - (FCC / TRE-CE / 2012) correto afirmar com relao aos objetivos da auditoria interna que:
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 (A) os objetivos no variam e independente do tamanho da empresa ou do quadro funcional devem cobrir totalmente as atividades. (B) totalmente responsvel pela gesto de riscos, garantindo gesto e governana da empresa a mitigao ou eliminao dos mesmos. (C) est subordinada aos rgos de governana da empresa, sendo limitada sobre a possibilidade de avaliar as questes de ordem tica, valores e cumprimento de suas funes. (D) ela pode ser responsvel por revisar a economia, eficincia e eficcia das atividades operacionais, incluindo as atividades no financeiras de uma entidade. (E) suas atribuies com relao ao cumprimento de leis e normas limitam-se a aquelas pertinentes rea contbil e financeira, ficando as demais normas e leis sob responsabilidade das reas especficas. Comentrios: A capacidade operacional de trabalho da auditoria interna ir depender do seu quadro funcional, portanto, a letra A est incorreta. O responsvel primrio pela gesto de riscos o prprio gestor. Cabe ao auditor interno avaliar essa gesto. Por isso a alternativa B est errada. A letra C est incorreta, pois o auditor interno pode avaliar as questes de ordem tica, valores e cumprimento de suas funes, independente de estar ligado alta administrao. Por fim, a letra E tambm est errada, pois vimos que, alm de auditoria contbil o auditor interno tambm realiza auditorias operacionais, dentre outras. Resposta: D 20 - (FCC / TRE-CE / 2012) Para que a auditoria externa possa utilizar os trabalhos dos auditores internos obrigatrio que: (A) as reunies sejam aleatrias e sem previso dos assuntos a serem tratados, mantendo assim a independncia. (B) haja subordinao dos auditores internos aos auditores externos. (C) os trabalhos sejam desenvolvidos de acordo com as determinaes da administrao da empresa e dos rgos de governana. (D) a determinao da amostra, a seleo dos documentos e a reviso sejam feitas pela auditoria externa. (E) avalie a objetividade da funo da auditoria interna e a competncia tcnica dos auditores internos. Comentrios: Veremos mais detalhadamente essa situao (de uso do trabalho do auditor interno pelo auditor independente) em captulo posterior. De qualquer forma, para que ele se utilize do trabalho do auditor interno, o auditor externo dever avaliar a competncia tcnica, a objetividade e a independncia da auditoria interna da empresa auditada, dentre outros
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 fatores. As outras alternativas esto incorretas e sero explicadas oportunamente. Resposta: E 21 - (FCC / SEFAZ/SP - APOFP / 2010) - As normas brasileiras que estabelecem os preceitos de conduta para o exerccio profissional, especificamente para aqueles que atuam como auditores independentes, so estruturadas como: a) NBC TI. b) NBC PI. c) NBC TA. d) NBC PA. e) NBC TP. Comentrios: Temos certeza de que quando estudaram esse assunto na aula demonstrativa no imaginaram que poderia ser cobrado dessa forma, acertamos? Infelizmente, como dizia um professor nosso: a vida de concurseiro no fcil... Segundo a Resoluo CFC n 1.328/2011, que dispe sobre a Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade, as NBC PA so as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas, especificamente, aos contadores que atuam como auditores independentes. Essa mesma Resoluo define, ainda: NBC TI so as normas tcnicas aplicveis aos trabalhos de Auditoria Interna; NBC PI so as normas profissionais aplicadas especificamente aos contadores que atuam como auditores internos; NBC TA so as normas tcnicas aplicadas Auditoria convergentes com as Normas Internacionais de Auditoria Independente emitidas pela IFAC (Federao Internacional de Contadores); e NBC TP so as normas tcnicas aplicveis aos trabalhos de Percia. As palavras-chave para identificar que a questo tratava da NBC PA eram: profissional e auditor independente. Resposta: D 22 - (FGV / SEFAZ/RJ Fiscal de Rendas / 2009) - A respeito de conceituao e objetivos da auditoria independente, analise as afirmativas a seguir: I. A auditoria das demonstraes contbeis constitui o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo a emisso de parecer sobre a sua adequao, consoante os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, legislao especfica.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 II. Na ausncia de disposies especficas, prevalecem as prticas j consagradas pela profisso contbil, formalizadas ou no pelos seus organismos prprios. III. O auditor considera adequadas e suficientes, para o entendimento dos usurios, as informaes divulgadas nas demonstraes contbeis, apenas em termos de contedo, salvo declarao expressa em contrrio, constante do parecer. Assinale: a) se somente a afirmativa III estiver correta. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Comentrios: O item I est correto, como j vimos, j que expressa o principal objetivo de uma auditoria independente. Ressalvamos, mais uma vez, que a nomenclatura parecer mudou para relatrio. O item II tambm est correto, pois foi retirado, na literalidade, da norma vigente poca (NBC T 11). Pela mesma razo, o item III est errado, uma vez que a norma estabelecia que as informaes divulgadas nas demonstraes contbeis devessem ser consideradas adequadas e suficientes no apenas no contedo, mas tambm na forma. Deve-se ressaltar que, atualmente, a NBC TA 200 traz os mesmos conceitos, embora um pouco mais abrangente. Ela estabelece, por exemplo, que o auditor deve formar sua opinio sobre se as demonstraes contbeis so elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel. Alm disso, determina que, em alguns casos, a estrutura de relatrio financeiro aplicvel pode abranger fontes como: interpretaes contbeis publicadas de diferente autoridade emitidas por organizaes normatizadoras, profissionais ou reguladoras; pontos de vista publicados de diferentes autoridades sobre assuntos contbeis emergentes, emitidos por organizaes normatizadoras, profissionais ou reguladoras; prticas gerais e de setor amplamente reconhecidas e prevalecentes ; e literatura contbil. Resposta: B 23 - (FGV / SEFAZ/RJ Auditor Fiscal / 2011) - Considerando o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta. a) Pessoa externa qualificada uma pessoa de dentro da firma com competncia e habilidades que poderia atuar como scio encarregado do trabalho. b) Pelo menos uma vez a cada seis meses, a firma deve obter confirmao por escrito do cumprimento de suas polticas e
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 procedimentos sobre independncia de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigncias ticas relevantes. c) No caso especfico de trabalho de auditoria, o perodo de reteno seria normalmente de pelo menos quatro anos, a partir da data do relatrio do auditor independente ou, se superior, da data do relatrio do auditor independente do grupo. A documentao do trabalho de propriedade da firma. A firma pode, a seu critrio, disponibilizar partes ou trechos da documentao do trabalho aos clientes, desde que essa divulgao no prejudique a validade do trabalho realizado ou, no caso de trabalhos de assegurao, a independncia da firma ou do seu pessoal. d) Equipe de trabalho so os scios e o quadro tcnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede. e) Recomenda-se, com vistas manuteno da qualidade (independncia), que seja efetuado o rodzio do scio do trabalho aps o perodo de trs anos. Comentrios: Da mesma forma que a questo anterior, a FGV retirou definies literais da norma (no caso, a NBC PA 01), apenas trocando ou inserindo palavras para torn-las incorretas. Segundo essa norma, Pessoa externa qualificada uma pessoa de fora da firma com competncia e habilidades que poderia atuar como scio encarregado do trabalho. Portanto, a letra a est errada. A mesma norma estabelece que pelo menos uma vez por ano, a firma deve obter confirmao por escrito do cumprimento de suas polticas e procedimentos sobre independncia de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigncias ticas relevantes. Dessa forma, a assertiva b tambm est incorreta. Em relao reteno da documentao de auditoria, foi estabelecido que, no caso especfico de trabalho de auditoria, o perodo de reteno seria normalmente de pelo menos cinco anos, a partir da data do relatrio do auditor independente ou, se superior, da data do relatrio do auditor independente do grupo. Portanto, a letra c e st errada. Ressalta-se que a segunda parte dessa assertiva est correta. Por fim, a norma profissional que trata da independncia do auditor independente reconhece que a ameaa de familiaridade especialmente relevante no contexto de auditoria de demonstraes contbeis de modo que requer o rodzio do scio do trabalho aps o perodo de cinco anos, e no trs anos, como foi colocado pela alternativa e. Ressalta-se que, a partir da NBC PA 290, que trata da independncia do auditor, o retorno desse scio auditoria naquela empresa auditada deve observar pelo menos dois anos, e no trs, como era previsto na NBC PA 02, revogada.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Resposta: D 24 - (CESGRANRIO / BACEN / 2009) - Quanto s caractersticas da auditoria interna e externa, analise as afirmativas a seguir. I - O processo pelo qual o auditor se certifica de que as demonstraes financeiras representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da empresa, por meio da emisso de parecer, caracteriza a auditoria externa. II - O exerccio da auditoria interna privativo de contabilista registrado no Conselho Regional de Contabilidade da jurisdio. III - A principal caracterstica da auditoria interna a independncia, ou seja, no possui vnculo com a empresa auditada. IV - O parecer do auditor independente pode ser classificado em: sem ressalva, com ressalva, adverso ou com absteno de opinio. Est correto SOMENTE o que se afirma em: a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) III e IV. e) I, II e III. Comentrios: Conforme j tnhamos visto nas questes da ESAF, as bancas exploram bastante a diferenciao entre auditoria interna e externa. Nesta questo, o item I est correto, pois descreve exatamente o objetivo do auditor independente, que emitir uma opinio sobre a fidedignidade das demonstraes contbeis. Ressalta-se, mais uma vez, que a questo de 2009, antes da edio das novas normas de auditoria, e por isso a forma de emitir essa opinio era por meio do Parecer do Auditor Independente. A partir da NBC TA 700, como j sabemos, mudouse o nome desse documento para Relatrio do Auditor Independente. O item II est errado, pois segundo a Resoluo CFC n 560/83, as atividades de auditoria interna so privativas de contadores, assim como a dos auditores independentes e dos peritos contbeis. Dessa forma, no permitido aos tcnicos em contabilidade o exerccio da auditoria interna. Como a expresso contabilista abrange tanto o bacharel em cincias contbeis quanto o tcnico em contabilidade, a alternativa est errada. O item III tambm est incorreto, pois quem no possui vnculo com a empresa auditada o auditor independente. O auditor interno funcionrio da empresa, mas tambm possui independncia tcnica, embora esta seja menor que a do auditor externo, conforme j vimos anteriormente. Por fim o item IV est correto, pois quando da vigncia da NBC T 11, era exatamente essa a classificao do parecer do auditor independente. Veremos na aula 8 a nova nomenclatura para a classificao dos relatrios do auditor independente. Resposta: B
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 25 - (CESGRANRIO / PETROBRS / 2011) - Com a crescente expanso dos negcios, as administraes das empresas instituram o rgo de auditoria interna, que, em muitos ramos, tornou-se um setor obrigatrio por fora de lei. A auditoria interna auxilia a organizao a alcanar seus objetivos, adotando uma abordagem sistemtica para a: a) avaliao e melhoria da eficcia dos processos de gerenciamento de riscos, de controle e governana corporativa. b) avaliao dos ndices de liquidez e financeiros a fim de assegurar a boa sade financeira da empresa. c) elaborao do mapeamento organizacional por meio de entrevistas com todos os funcionrios. d) emisso do parecer sobre as demonstraes contbeis e publicao em jornal de grande circulao. e) reviso das contas contbeis para elaborao do balano. Comentrios: Conforme visto anteriormente, segundo a NBC TI 01 a auditoria interna compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. (grifos nossos) Dessa forma, a letra a aborda exatamente as caractersticas da auditoria interna. As alternativas b, c e e apresentam procedimentos que so de responsabilidade da prpria administrao e no do auditor interno. J a emisso do parecer sobre as demonstraes contbeis de responsabilidade do auditor independente. Cabe ressaltar, mais uma vez, que a CESGRANRIO continua adotando, mesmo em provas recentes como esta (2011), a nomenclatura Parecer, apesar de esse termo j ter sido substitudo, desde 2009, quando da edio da NBC TA 700, pelo Relatrio do Auditor Independente. Portanto, ateno! Resposta: A 26 - (CESGRANRIO / PETROBRS / 2011) - O gerenciamento de riscos dentro da empresa uma atividade fundamental que servir de apoio para diversas outras atividades, como planejamento estratgico, auditoria interna, etc. Nesse contexto, durante uma auditoria, o auditor interno deve: a) preparar toda a estrutura da gesto de riscos, realizando o mapeamento de todas as atividades chaves relacionadas ao processo auditado. b) justificar alta administrao da empresa os pontos levantados em consequncia de falhas na gesto de riscos dos processos auditados.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 c) identificar o tipo de risco associado aos processos auditados, verificando se esto classificados adequadamente quanto sua natureza, evitando a ocorrncia de duplicidade nos testes de auditoria. d) avaliar a aplicao de ferramentas de alta tecnologia que so eficazes para a realizao da gesto dos riscos associados aos processos auditados. e) avaliar e monitorar os riscos dos processos auditados, verificando as consequncias quando os objetivos no so atingidos e se os controles associados mitigam os riscos existentes. Comentrios: A questo tenta confundir o candidato, combinando procedimentos que so de responsabilidade da prpria administrao, do prprio controle interno da empresa, com responsabilidades que so do auditor interno. A alternativa a est incorreta, pois quem elabora a estrutura de gesto de riscos dos processos da empresa so os gerentes, diretores, etc. e no o auditor interno, o que no impede que o auditor interno utilize gesto de riscos e auditoria baseada em riscos para traar seu planejamento de auditoria. A letra b tambm est errada, pois tambm so os gerentes, diretores, etc. os responsveis por justificativas alta administrao de alguma falha na gesto de riscos. A classificao de risco dos processos no tem relao com a ocorrncia ou no de duplicidade nos testes de auditoria. Alm disso, a avaliao realizada pelo auditor interno da gesto de riscos da empresa e no das ferramentas de alta tecnologia. Portanto, as opes c e d esto incorretas. Por fim, a alternativa e aborda exatamente a maneira como o auditor interno deve agir em relao aos riscos dos processos auditados, que monitorar esses riscos, avaliando o controle interno e os resultados alcanados. Resposta: E 27 - (FCC / SEFAZ/SP Fiscal de Rendas / 2009) - O trabalho da auditoria interna: a) tem maior independncia que o de auditoria externa. b) responsvel pela implantao e pelo cumprimento dos controles internos. c) deve estar subordinado ao da Controladoria da empresa. d) deve emitir parecer, que ser publicado com as demonstraes contbeis. e) deve efetuar a reviso e o aperfeioamento dos controles internos. Comentrios: A Fundao Carlos Chagas procurou, da mesma forma como as outras bancas que vimos at agora, verificar o conhecimento do candidato
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 acerca da auditoria interna, mas tambm das diferenas entre esta e a auditoria independente. A letra a est incorreta, pois ambas tm independncia, embora a da auditoria independente seja considerada maior por no ter vnculo empregatcio com a entidade auditada. A alternativa b tambm est errada, j que a implantao e cumprimento dos controles internos so de responsabilidade da prpria administrao e no da auditoria interna. A letra c falsa porque a auditoria interna deve estar ligada diretamente a mais alta administrao da entidade e no Controladoria, para que no haja nenhuma influencia nos resultados dos trabalhos de auditoria interna. Quem deve emitir Parecer (atualmente, Relatrio de Auditoria Independente) o auditor independente e no o auditor interno. Dessa forma, a alternativa d est incorreta. Por fim, a letra e a resposta certa, j que responsabilidade do auditor interno a reviso e o aperfeioamento dos controles internos por meio das recomendaes contidas no relatrio do auditor interno. Resposta: E 28 - (FCC / SEFAZ/SP - APOFP / 2010) - As auditorias internas e externas atuam em diferentes graus de profundidade e de extenso nas tarefas de auditoria. Embora exista uma conexo nos trabalhos de ambas, funo da auditoria externa: a) acompanhar o cumprimento de normas tcnicas e a poltica de administrao da empresa, na consecuo dos seus objetivos. b) avaliar e testar os sistemas de controles internos e contbil, em busca da razovel fidedignidade das demonstraes financeiras. c) desenvolver continuamente o trabalho de auditoria na empresa, concluindo as tarefas com a elaborao de relatrios. d) seguir as normas e procedimentos de auditoria na execuo dos trabalhos, com grau de independncia limitado. e) prevenir erros e fraudes, sugerindo aos administradores da empresa os ajustes necessrios. Comentrios: Novamente, exige-se do concurseiro a distino entre auditoria interna e externa. Os procedimentos apresentados nas alternativas a, c, d e e referem-se a funes da auditoria interna. A nica opo que aborda procedimentos adotados pelos auditores externos a letra b, j que o objetivo destes auditores expressar opinio sobre a fidedignidade das demonstraes contbeis. Cabe ressaltar que a FCC traz, na letra d, o termo independncia limitada. Algumas bancas consideram a auditoria interna menos independente que a externa, outras tratam essa independncia como limitada, e h tambm aquelas que preferem utilizar o termo autonomia e
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 no independncia, quando se referem auditoria interna. Portanto, ateno na forma de cobrana pelas diversas bancas! Resposta: B 29 - (FGV / SENADO FEDERAL / 2008) Assinale a afirmativa incorreta sobre a diferena entre Auditoria Interna e Auditoria Externa. a) O auditor interno possui autonomia enquanto o auditor externo possui independncia. b) O auditor interno empregado da empresa e o auditor externo contratado. c) Uma finalidade da auditoria interna emitir parecer para a adequao do controle interno e da auditoria externa, emitir parecer sobre adequao das demonstraes contbeis. d) Na auditoria interna so realizados testes substantivos, e na auditoria externa, testes de relevncia. e) O auditor interno executa auditoria contbil e operacional, e a auditoria externa executa apenas auditoria contbil. Comentrios: Mais uma questo, desta vez da FGV, que cobra do candidato o conhecimento das principais diferenas entre auditoria interna e externa. A letra a est correta. A FGV uma das bancas que utiliza o termo autonomia do auditor interno com o objetivo de diferenciar da independncia do auditor externo. A alternativa b tambm est certa, uma vez que so essas as relaes de trabalho existentes entre auditor interno/externo e empresa. As alternativas c e e apresentam corretamente os objetivos e procedimentos executados pelos auditores internos e externos. Por fim, a letra d a opo errada, pois na auditoria interna so realizados testes substantivos e de observncia (NBC TI 01, item 12.2.3), mas o auditor externo tambm executa esses dois tipos de testes (agora denominados Procedimentos Substantivos e Testes de Controle, respectivamente, como veremos na Aula 3). A relevncia uma caracterstica a ser observada nos dois tipos de auditoria, e no um teste. Resposta: D 30 - (FGV / SEFAZ/RJ Fiscal de Rendas / 2010) De acordo com a Resoluo CFC n. 1229/09, as atividades inerentes a auditoria interna esto relacionadas nas alternativas a seguir, exceo de uma. Assinale-a. a) Reviso da conformidade com leis e regulamentos. b) Monitoramento da auditoria externa. c) Exame das informaes contbeis e operacionais. d) Reviso das atividades operacionais. e) Gesto de risco.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 Comentrios: Nesta questo a FGV cobrou, explicitamente, uma nova norma de auditoria. A Resoluo CFC n. 1229/09 aprovou a NBC TA 610, que trata da utilizao do trabalho de auditoria interna. Segundo o item A3 dessa norma, as atividades da funo de auditoria interna podem incluir um ou mais dos itens a seguir: Monitoramento do controle interno. Exame das informaes contbeis e operacionais. Reviso das atividades operacionais. Reviso da conformidade com leis e regulamentos. Gesto de risco. Governana. Verifica-se, portanto, que a banca cobrou, mais uma vez, a literalidade da norma. Desse modo, a nica opo que no considerada uma atividade inerente auditoria interna a letra b, j que o monitoramento que realizado pelo auditor interno o do controle interno e no da auditoria externa. Resposta: B 31 - (FGV / SEFAZ/RJ Fiscal de Rendas / 2010) Com relao Resoluo 986/03, que estabelece os procedimentos relacionados Auditoria Interna, analise as afirmativas a seguir. I. Tem por finalidade agregar valor ao resultado da organizao, apresentando subsdios para o aperfeioamento dos processos, da gesto e dos controles internos, por meio da recomendao de solues para as no-conformidades apontadas nos relatrios. II. Deve ser documentada por meio de papis de trabalho, elaborados em meio fsico ou eletrnico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemtica e racional. III. Deve assessorar a administrao da entidade no trabalho de preveno de fraudes e erros, obrigando-se a inform-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indcios ou confirmaes de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. Assinale: a) se somente a afirmativa II estiver correta. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Comentrios: Os itens desta questo foram retirados na ntegra da NBC TI 01. O item I est exatamente como descrito no item 12.1.1.4 da norma, que estabelece que a auditoria interna tem por finalidade agregar valor ao resultado da organizao, apresentando subsdios para o aperfeioamento dos processos, da gesto e dos controles internos, por
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 meio da recomendao de solues para as no-conformidades apontadas nos relatrios. O item II foi retirado do item 12.1.2.1: A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papis de trabalho, elaborados em meio fsico ou eletrnico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemtica e racional. Por fim, o item III foi transcrito do item 12.1.3.1, que determina que a auditoria interna deve assessorar a administrao da entidade no trabalho de preveno de fraudes e erros, obrigando-se a inform-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indcios ou confirmaes de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. Resposta: E 32 - (FGV / SEFAZ/RJ Fiscal de Rendas / 2009) - De acordo com a Resoluo CFC n. 986/03, com relao auditoria interna, assinale a afirmativa incorreta. a) Compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos. b) Est estruturada em procedimentos, com enfoque tcnico, objetivo, sistemtico e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organizao. c) Compreende, para fins de planejamento, os exames preliminares das reas, atividades, produtos e processos que definem a amplitude e a poca do trabalho a ser realizado. d) Realiza exames e investigaes, incluindo testes de observncia e testes substantivos, que permitem obter subsdios suficientes para fundamentar as concluses e recomendaes administrao da entidade. e) fundamentada por informaes denominadas de referncias, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e teis, de modo a fornecer base slida para as concluses e recomendaes administrao da entidade. Comentrios: Como podemos observar, a FGV tem cobrado a NBC TI 01 na literalidade, e esta mais uma questo cujas alternativas foram retiradas sem alteraes dos itens dessa norma. At mesmo na alternativa errada, letra e, a banca trocou apenas uma palavra, para tentar confundir o candidato. Na verdade, o auditor interno fundamenta seus resultados por meio de informaes denominadas evidncias e no referncias. Mas no se preocupem. Abordaremos o tema evidncias em outra aula. Resposta: E

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 33 - (CESPE / TCE/TO / 2009) - De acordo com a relao do auditor com a entidade auditada, distinguem-se as auditorias interna e externa. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. a) O vnculo de emprego do auditor interno lhe retira a independncia profissional desejvel para atuar nos termos das normas vigentes. b) As empresas, de um modo geral, independentemente de seu porte e da relao custo-benefcio, devem dispor de auditoria interna permanente. c) A auditoria interna no tem como objetivo precpuo a emisso de parecer sobre as demonstraes contbeis, sendo executada mais para fins administrativos internos do que para prestao de contas a terceiros. d) A auditoria externa deve prescindir do concurso da auditoria interna, sob pena de ser induzida em seus exames e perder a desejvel independncia. e) A auditoria externa deve atuar permanentemente e continuamente, exercendo um controle prvio, concomitante e consequente. Comentrios: O vnculo empregatcio do auditor interno no retira sua independncia profissional. Portanto, a letra a est errada. Auditoria Interna um princpio do controle interno e deve ser instituda observando outro princpio, que o da relao custo-benefcio. Dessa forma, a alternativa b est incorreta, pois o custo de uma auditoria interna no pode ser maior que seus benefcios para a empresa. A letra d tambm est errada, pois a auditoria externa pode utilizar os trabalhos da auditoria interna, conforme verificado no item 11 da NBC TA 610: Para que o auditor independente possa utilizar um trabalho especfico dos auditores internos, o auditor independente deve avaliar e executar os procedimentos de auditoria nesse trabalho para determinar a sua adequao para atender aos seus objetivos como auditor independente. A alternativa e est incorreta, pois a auditoria interna que deve atuar permanentemente e continuamente na entidade, e no a externa. Por fim, a letra c est correta, j que o objetivo de emitir uma opinio sobre as demonstraes contbeis do auditor externo e no do interno. Resposta: C Bom pessoal, por hoje isso. Esperamos que tenham gostado desta aula. Segue, a partir de agora, a relao de questes comentadas durante a aula, a fim de que possam resolver as questes sem os comentrios, como um simulado. O gabarito est ao final. At a prxima aula e bons estudos!
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01

QUESTES COMENTADAS DURANTE A AULA


1 - (ESAF / RFB / 2012) - A empresa Betume S.A. uma empresa de interesse pblico que vem sendo auditada pela empresa Justos Auditores Independentes, pelo mesmo scio-principal h sete anos. Considerando a NBC PA 290, deve a firma de auditoria externa: a) ser substituda por outra, no podendo retornar a fazer a auditoria da empresa no prazo de dez anos. b) fazer a substituio desse scio-principal, podendo o mesmo retornar a fazer trabalhos de auditoria nessa companhia somente aps cinco anos. c) substituir toda a equipe de auditoria, podendo retornar aos trabalhos nessa companhia, decorridos no mnimo trs anos. d) trocar o scio-principal e demais scios-chave do trabalho, podendo retornar a fazer auditoria aps decorrido o prazo de dois anos. e) comunicar ao cliente a manuteno do scio-principal, ficando a cargo do rgo regulador a determinao ou no da substituio. 2 - (ESAF / SEFAZ/SP - APOFP / 2009) - Sobre a auditoria independente, correto afirmar que tem por objetivo: a) auxiliar a administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. b) apresentar subsdios para o aperfeioamento da gesto e dos controles internos. c) emitir parecer sobre a adequao das demonstraes contbeis. d) levar instncia decisria elementos de prova necessrios a subsidiar a justa soluo do litgio. e) recomendar solues para as no-conformidades apontadas nos relatrios. 3 - (ESAF / RECEITA FEDERAL / 2009) - Com relao aos relatrios de auditoria interna, pode-se afirmar que: a) podem considerar posies de interesse da administrao e dos gestores, sendo conduzidos aos interesses desses. b) devem estar disponveis a qualquer administrador da empresa, sem restrio. c) podem relatar parcialmente os riscos associados aos possveis pontos a serem levantados pela auditoria externa. d) somente devem ser emitidos antes do final dos trabalhos, quando houver irregularidades que requeiram aes imediatas. e) no devem ser emitidos antes do final dos trabalhos, por no possurem informaes completas.

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 4 - (ESAF / RECEITA FEDERAL / 2009) - A responsabilidade primria na preveno e deteco de fraudes e erros : a) da administrao. b) da auditoria interna. c) do conselho de administrao. d) da auditoria externa. e) do comit de auditoria. 5 - (ESAF / PMRJ / 2010) - A respeito dos objetivos da auditoria interna e da auditoria independente, correto afirmar que: a) o objetivo da auditoria interna apoiar a administrao da entidade no cumprimento dos seus objetivos, enquanto o da auditoria independente a emisso de parecer sobre as demonstraes contbeis. b) a auditoria interna se preocupa em avaliar os mtodos e as tcnicas utilizadas pela contabilidade, enquanto a auditoria externa cuida de revisar os lanamentos e demonstraes contbeis. c) a atuao de ambas no difere na essncia uma vez que os objetivos da avaliao sempre a contabilidade. d) a auditoria interna cuida em verificar os aspectos financeiros da entidade, enquanto a auditoria externa se preocupa com os pareceres a respeito das demonstraes contbeis. e) o objetivo da auditoria interna produzir relatrios demonstrando as falhas e deficincias dos processos administrativos e os da auditoria externa emitir parecer sobre a execuo contbil e financeira da entidade. 6 - (ESAF / ANA / 2009) - Entre as Normas Brasileiras de Contabilidade, a NBC-T-12 trata da atividade e dos procedimentos da Auditoria Interna. Nesse contexto, correto afirmar: a) o relatrio do auditor interno deve ser redigido com objetividade e imparcialidade. b) o termo erro aplica-se a atos voluntrios de omisso e manipulao de transaes e operaes, adulterao de documentos, registros, relatrios e demonstraes contbeis. c) para dar suporte aos resultados de seu trabalho, o auditor interno deve se valer, unicamente, da anlise e interpretao das informaes contbeis. d) o termo fraude aplica-se a atos involuntrios de omisso, desateno, desconhecimento ou m interpretao de fatos na elaborao de registros e demonstraes contbeis. e) o uso de tcnicas de amostragem estatstica vedado na auditoria interna. 7 - (ESAF / ICMS-RN / 2005) - A responsabilidade primria na preveno e identificao de fraude e erros da entidade : a) da auditoria independente da entidade. b) do contador da entidade.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 c) da consultoria contbil da entidade. d) do advogado da entidade. e) da administrao da entidade. 8 - (ESAF / ICMS-RN / 2005) - O auditor externo, ao auditar entidade que controle outras empresas e que registre seus investimentos pelo mtodo de equivalncia patrimonial, tem responsabilidade sobre: a) as demonstraes contbeis das controladas que serviram de base para clculo da equivalncia patrimonial. b) o clculo das equivalncias patrimoniais registradas nos investimentos das entidades controladas. c) a apresentao da reserva de reavaliao efetuada nas controladas no Patrimnio Lquido da Controladora. d) os pareceres emitidos para as entidades controladas e emitidos por outros auditores independentes. e) a apresentao da reavaliao efetuada nas controladas e registrada no Patrimnio Lquido da Controlada. 9 - (ESAF / RFB / 2003) - Assinale a assertiva correta quanto s caractersticas da auditoria interna e externa. a) A auditoria interna independente da empresa e a auditoria externa deve realizar testes nos controles internos e modific-los quando necessrio. b) A auditoria interna obrigatria, conforme determina a Lei 6.404/76, e a auditoria externa deve disponibilizar seus papis de trabalho sempre que solicitados. c) A auditoria interna tem como objetivo atender gesto da empresa e a auditoria externa atender s necessidades da diretoria da empresa. d) A auditoria interna no avalia os controles internos e a auditoria externa os elabora, modifica e implanta na empresa auditada. e) A auditoria interna tem como objetivo a reviso das atividades da empresa continuamente e a auditoria externa independente em todos os aspectos. 10 - (ESAF / ANA / 2009) - No processo de auditoria independente, deve-se: a) garantir a viabilidade futura da entidade. b) dividir a responsabilidade entre a equipe tcnica e o auditor. c) abolir o uso de prticas consagradas pela Profisso Contbil. d) certificar a continuidade da empresa pelos prximos 5 anos. e) emitir o parecer com assinatura de contador devidamente registrado. 11 - (ESAF / RFB / 2003) - Das atribuies adicionais do auditor independente, quando na execuo de trabalhos de auditoria de empresas que tenham aes negociadas no mercado de valores mobilirios, no est previsto:
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 a) verificar se as demonstraes e o parecer de auditoria publicados esto de acordo com as demonstraes auditadas e com o parecer emitido. b) verificar se as informaes divulgadas no relatrio da administrao esto em consonncia com as demonstraes auditadas. c) elaborar relatrio sobre deficincias encontradas nos controles internos das companhias auditadas, informando administrao e ao Conselho Fiscal. d) verificar se as informaes constantes da Demonstrao do Fluxo de Caixa, bem como a estrutura utilizada correspondem determinada pela CVM. e) verificar se a destinao dada ao resultado foi feita de acordo com o estabelecido na Lei 6.404/76, no estatuto da empresa e nas normas da CVM. 12 - (ESAF / ICMS-RN / 2005) - Analise as afirmativas a seguir e assinale a opo correta. I. A auditoria interna deve assessorar a administrao na preveno de fraudes e erros; II. A auditoria interna independente e imparcial; III. Fraude o ato intencional de omisso praticado para manipular documentos, registros e relatrios. a) As assertivas I, II e III esto erradas. b) As assertivas I, II e III esto corretas. c) As assertivas I e II esto corretas e a III est incorreta. d) As assertivas II e III esto incorretas e a I est correta. e) As assertivas I e III esto corretas e a II est incorreta. 13 - (ESAF / CGU / 2004) - No funo da auditoria interna avaliar a: a) eficcia dos processos dos controles internos. b) eficincia dos sistemas de informaes. c) eficincia dos processos de produo. d) integridade do ambiente de controles internos. e) economicidade dos controles internos. 14 - (ESAF / CGU / 2006) - Preencha a lacuna com a expresso adequada. A ___________________ compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. a) Auditoria Independente. b) Auditoria Governamental. c) Tcnica de amostragem em Auditoria. d) Auditoria Externa.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 e) Auditoria Interna. 15 - (ESAF/TCU-ACE/2006) - Em relao auditoria interna podese afirmar que: A) com relao s pessoas jurdicas de direito pblico no sua atribuio avaliar a economicidade dos processos, visto que o objetivo do governo de controle, independente do valor. B) sua atribuio aperfeioar, implantar e fazer cumprir as normas por ela criadas em sua plenitude. C) deve relatar as no-conformidades sem emitir opinio ou sugestes para que sejam feitas as correes ou melhorias necessrias. D) seu objetivo prevenir fraudes ou roubos, sendo que sempre que tiver quaisquer indcios ou constataes dever informar a administrao, de forma reservada e por escrito. E) sua funo exclusivamente de validar os processos e transaes realizadas, sem ter como objetivo assistir administrao da entidade no cumprimento de suas atribuies. 16 - (FCC / ISS-SP / 2012) - NO uma atividade da funo da auditoria interna: (A) a avaliao do processo de governana. (B) a gesto de risco. (C) o monitoramento do controle interno. (D) o exame das informaes contbeis e operacionais. (E) a aprovao do relatrio de auditoria externa. 17 - (FCC / TRF 2 Regio / 2012) O auditor independente ou externo: (A) tem como objetivo principal a preveno e a deteco de falhas no sistema de controle interno da entidade. (B) deve produzir relatrios que visam atender, em linhas gerais, a alta administrao da entidade ou diretorias e gerncias. (C) tem que fazer anlise com alto nvel de detalhes, independentemente da relao custo-benefcio, para minimizar o risco de deteco. (D) deve produzir um relatrio ou parecer sobre as demonstraes contbeis da entidade auditada. (E) tem menor grau de independncia em relao entidade auditada do que o auditor interno. 18 - (FCC / TCE-SP / 2012) Em relao s diferenas entre a auditoria interna e externa das demonstraes contbeis, correto afirmar: (A) A auditoria externa de competncia exclusiva de contador registrado no Conselho Federal de Contabilidade, enquanto a auditoria interna pode ser realizada por um funcionrio qualificado que receba treinamento adequado para tal fim.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 (B) O grau de autonomia do auditor interno maior que o do auditor externo independente, em virtude de se reportar diretamente controladoria da entidade. (C) O auditor externo executa as auditorias operacional e contbil e o auditor interno, apenas a contbil. (D) O auditor externo responsvel pelo exame e avaliao do controle interno da entidade, cabendo ao auditor interno apenas implementar as modificaes julgadas necessrias pelo auditor externo para o seu correto funcionamento. (E) Regra geral, os relatrios do auditor interno so de uso exclusivo da administrao da entidade, enquanto os elaborados pelo auditor independente so destinados tambm aos usurios externos da informao contbil. 19 - (FCC / TRE-CE / 2012) correto afirmar com relao aos objetivos da auditoria interna que: (A) os objetivos no variam e independente do tamanho da empresa ou do quadro funcional devem cobrir totalmente as atividades. (B) totalmente responsvel pela gesto de riscos, garantindo gesto e governana da empresa a mitigao ou eliminao dos mesmos. (C) est subordinada aos rgos de governana da empresa, sendo limitada sobre a possibilidade de avaliar as questes de ordem tica, valores e cumprimento de suas funes. (D) ela pode ser responsvel por revisar a economia, eficincia e eficcia das atividades operacionais, incluindo as atividades no financeiras de uma entidade. (E) suas atribuies com relao ao cumprimento de leis e normas limitam-se a aquelas pertinentes rea contbil e financeira, ficando as demais normas e leis sob responsabilidade das reas especficas. 20 - (FCC / TRE-CE / 2012) Para que a auditoria externa possa utilizar os trabalhos dos auditores internos obrigatrio que: (A) as reunies sejam aleatrias e sem previso dos assuntos a serem tratados, mantendo assim a independncia. (B) haja subordinao dos auditores internos aos auditores externos. (C) os trabalhos sejam desenvolvidos de acordo com as determinaes da administrao da empresa e dos rgos de governana. (D) a determinao da amostra, a seleo dos documentos e a reviso sejam feitas pela auditoria externa. (E) avalie a objetividade da funo da auditoria interna e a competncia tcnica dos auditores internos. 21 - (FCC / SEFAZ/SP - APOFP / 2010) - As normas brasileiras que estabelecem os preceitos de conduta para o exerccio profissional, especificamente para aqueles que atuam como auditores independentes, so estruturadas como: a) NBC TI.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 b) NBC PI. c) NBC TA. d) NBC PA. e) NBC TP. 22 - (FGV / SEFAZ/RJ Fiscal de Rendas / 2009) - A respeito de conceituao e objetivos da auditoria independente, analise as afirmativas a seguir: I. A auditoria das demonstraes contbeis constitui o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo a emisso de parecer sobre a sua adequao, consoante os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, legislao especfica. II. Na ausncia de disposies especficas, prevalecem as prticas j consagradas pela profisso contbil, formalizadas ou no pelos seus organismos prprios. III. O auditor considera adequadas e suficientes, para o entendimento dos usurios, as informaes divulgadas nas demonstraes contbeis, apenas em termos de contedo, salvo declarao expressa em contrrio, constante do parecer. Assinale: a) se somente a afirmativa III estiver correta. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 23 - (FGV / SEFAZ/RJ Auditor Fiscal / 2011) - Considerando o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta. a) Pessoa externa qualificada uma pessoa de dentro da firma com competncia e habilidades que poderia atuar como scio encarregado do trabalho. b) Pelo menos uma vez a cada seis meses, a firma deve obter confirmao por escrito do cumprimento de suas polticas e procedimentos sobre independncia de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigncias ticas relevantes. c) No caso especfico de trabalho de auditoria, o perodo de reteno seria normalmente de pelo menos quatro anos, a partir da data do relatrio do auditor independente ou, se superior, da data do relatrio do auditor independente do grupo. A documentao do trabalho de propriedade da firma. A firma pode, a seu critrio, disponibilizar partes ou trechos da documentao do trabalho aos clientes, desde que essa divulgao no prejudique a validade do trabalho realizado ou, no caso de trabalhos de assegurao, a independncia da firma ou do seu pessoal.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 d) Equipe de trabalho so os scios e o quadro tcnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede. e) Recomenda-se, com vistas manuteno da qualidade (independncia), que seja efetuado o rodzio do scio do trabalho aps o perodo de trs anos. 24 - (CESGRANRIO / BACEN / 2009) - Quanto s caractersticas da auditoria interna e externa, analise as afirmativas a seguir. I - O processo pelo qual o auditor se certifica de que as demonstraes financeiras representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posio patrimonial e financeira da empresa, por meio da emisso de parecer, caracteriza a auditoria externa. II - O exerccio da auditoria interna privativo de contabilista registrado no Conselho Regional de Contabilidade da jurisdio. III - A principal caracterstica da auditoria interna a independncia, ou seja, no possui vnculo com a empresa auditada. IV - O parecer do auditor independente pode ser classificado em: sem ressalva, com ressalva, adverso ou com absteno de opinio. Est correto SOMENTE o que se afirma em: a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) III e IV. e) I, II e III. 25 - (CESGRANRIO / PETROBRS / 2011) - Com a crescente expanso dos negcios, as administraes das empresas instituram o rgo de auditoria interna, que, em muitos ramos, tornou-se um setor obrigatrio por fora de lei. A auditoria interna auxilia a organizao a alcanar seus objetivos, adotando uma abordagem sistemtica para a: a) avaliao e melhoria da eficcia dos processos de gerenciamento de riscos, de controle e governana corporativa. b) avaliao dos ndices de liquidez e financeiros a fim de assegurar a boa sade financeira da empresa. c) elaborao do mapeamento organizacional por meio de entrevistas com todos os funcionrios. d) emisso do parecer sobre as demonstraes contbeis e publicao em jornal de grande circulao. e) reviso das contas contbeis para elaborao do balano. 26 - (CESGRANRIO / PETROBRS / 2011) - O gerenciamento de riscos dentro da empresa uma atividade fundamental que servir de apoio para diversas outras atividades, como
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 planejamento estratgico, auditoria interna, etc. Nesse contexto, durante uma auditoria, o auditor interno deve: a) preparar toda a estrutura da gesto de riscos, realizando o mapeamento de todas as atividades chaves relacionadas ao processo auditado. b) justificar alta administrao da empresa os pontos levantados em consequncia de falhas na gesto de riscos dos processos auditados. c) identificar o tipo de risco associado aos processos auditados, verificando se esto classificados adequadamente quanto sua natureza, evitando a ocorrncia de duplicidade nos testes de auditoria. d) avaliar a aplicao de ferramentas de alta tecnologia que so eficazes para a realizao da gesto dos riscos associados aos processos auditados. e) avaliar e monitorar os riscos dos processos auditados, verificando as consequncias quando os objetivos no so atingidos e se os controles associados mitigam os riscos existentes. 27 - (FCC / SEFAZ/SP Fiscal de Rendas / 2009) - O trabalho da auditoria interna: a) tem maior independncia que o de auditoria externa. b) responsvel pela implantao e pelo cumprimento dos controles internos. c) deve estar subordinado ao da Controladoria da empresa. d) deve emitir parecer, que ser publicado com as demonstraes contbeis. e) deve efetuar a reviso e o aperfeioamento dos controles internos. 28 - (FCC / SEFAZ/SP - APOFP / 2010) - As auditorias internas e externas atuam em diferentes graus de profundidade e de extenso nas tarefas de auditoria. Embora exista uma conexo nos trabalhos de ambas, funo da auditoria externa: a) acompanhar o cumprimento de normas tcnicas e a poltica de administrao da empresa, na consecuo dos seus objetivos. b) avaliar e testar os sistemas de controles internos e contbil, em busca da razovel fidedignidade das demonstraes financeiras. c) desenvolver continuamente o trabalho de auditoria na empresa, concluindo as tarefas com a elaborao de relatrios. d) seguir as normas e procedimentos de auditoria na execuo dos trabalhos, com grau de independncia limitado. e) prevenir erros e fraudes, sugerindo aos administradores da empresa os ajustes necessrios. 29 - (FGV / SENADO FEDERAL / 2008) Assinale a afirmativa incorreta sobre a diferena entre Auditoria Interna e Auditoria Externa. a) O auditor interno possui autonomia enquanto o auditor externo possui independncia.
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 b) O auditor interno empregado da empresa e o auditor externo contratado. c) Uma finalidade da auditoria interna emitir parecer para a adequao do controle interno e da auditoria externa, emitir parecer sobre adequao das demonstraes contbeis. d) Na auditoria interna so realizados testes substantivos, e na auditoria externa, testes de relevncia. e) O auditor interno executa auditoria contbil e operacional, e a auditoria externa executa apenas auditoria contbil. 30 - (FGV / SEFAZ/RJ Fiscal de Rendas / 2010) De acordo com a Resoluo CFC n. 1229/09, as atividades inerentes a auditoria interna esto relacionadas nas alternativas a seguir, exceo de uma. Assinale-a. a) Reviso da conformidade com leis e regulamentos. b) Monitoramento da auditoria externa. c) Exame das informaes contbeis e operacionais. d) Reviso das atividades operacionais. e) Gesto de risco. 31 - (FGV / SEFAZ/RJ Fiscal de Rendas / 2010) Com relao Resoluo 986/03, que estabelece os procedimentos relacionados Auditoria Interna, analise as afirmativas a seguir. I. Tem por finalidade agregar valor ao resultado da organizao, apresentando subsdios para o aperfeioamento dos processos, da gesto e dos controles internos, por meio da recomendao de solues para as no-conformidades apontadas nos relatrios. II. Deve ser documentada por meio de papis de trabalho, elaborados em meio fsico ou eletrnico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemtica e racional. III. Deve assessorar a administrao da entidade no trabalho de preveno de fraudes e erros, obrigando-se a inform-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indcios ou confirmaes de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. Assinale: a) se somente a afirmativa II estiver correta. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 32 - (FGV / SEFAZ/RJ Fiscal de Rendas / 2009) - De acordo com a Resoluo CFC n. 986/03, com relao auditoria interna, assinale a afirmativa incorreta. a) Compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos
Prof. Claudenir Brito Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01 processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos. Est estruturada em procedimentos, com enfoque tcnico, objetivo, sistemtico e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organizao. Compreende, para fins de planejamento, os exames preliminares das reas, atividades, produtos e processos que definem a amplitude e a poca do trabalho a ser realizado. Realiza exames e investigaes, incluindo testes de observncia e testes substantivos, que permitem obter subsdios suficientes para fundamentar as concluses e recomendaes administrao da entidade. fundamentada por informaes denominadas de referncias, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e teis, de modo a fornecer base slida para as concluses e recomendaes administrao da entidade.

b) c) d)

e)

33 - (CESPE / TCE/TO / 2009) - De acordo com a relao do auditor com a entidade auditada, distinguem-se as auditorias interna e externa. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. a) O vnculo de emprego do auditor interno lhe retira a independncia profissional desejvel para atuar nos termos das normas vigentes. b) As empresas, de um modo geral, independentemente de seu porte e da relao custo-benefcio, devem dispor de auditoria interna permanente. c) A auditoria interna no tem como objetivo precpuo a emisso de parecer sobre as demonstraes contbeis, sendo executada mais para fins administrativos internos do que para prestao de contas a terceiros. d) A auditoria externa deve prescindir do concurso da auditoria interna, sob pena de ser induzida em seus exames e perder a desejvel independncia. e) A auditoria externa deve atuar permanentemente e continuamente, exercendo um controle prvio, concomitante e consequente. GABARITO 1D 5-A 9-E 13 - C 17 - D 21 - D 25 - A 29 - D 33 - C
Prof. Claudenir Brito

2-C 6A 10 - E 14 - E 18 - E 22 - B 26 E 30 - B

3-D 7-E 11 - D 15 - D 19 - D 23 - D 27 - E 31 - E

4-A 8-C 12 - E 16 - E 20 - E 24 - B 28 - B 32 E

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 52

Auditoria p/ Receita Federal - 2013 Teoria e exerccios comentados Prof. Claudenir Brito e Prof. Rodrigo Fontenelle Aula 01

Referncias utilizadas na elaborao das aulas


ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2010. ARAGO, Marcelo. Auditoria CESPE questes comentadas e organizadas por assunto. 1. ed. Rio de janeiro: Mtodo, 2010. ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicaes. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2010. ________. Auditoria Interna. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2009. CASTRO, Domingos Poubel de. Auditoria e controle interno na administrao pblica. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2009. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas Brasileiras de Contabilidade. CONTROLADORIA-GERAL DA UNIO. Instruo Normativa 01, de 06 de abril de 2001. Braslia, 2001. CREPALDI, Slvio Aparecido. Auditoria contbil: teoria e prtica. 8. ed. So Paulo: Atlas, 2012. FONTENELLE, Rodrigo. Auditoria - Questes. Rio de Janeiro: Elsevier. 1. ed. 2012. FRANCO, Hilrio e MARRA, Ernesto. Auditoria contbil. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2011. INSTITUTO CHIAVENATO (Org.). Auditoria e gesto de riscos. 1. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. RIBEIRO, Juliana Moura e RIBEIRO, Osni Moura. Auditoria fcil. 1. ed. So Paulo: Saraiva, 2012.

Prof. Claudenir Brito

Prof. Rodrigo Fontenelle

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 52

Das könnte Ihnen auch gefallen