Sie sind auf Seite 1von 9

QUARENTA ANOS ADIANTE:

BREVES ANOTAES A RESPEITO DO NOVO DECRETO DE EDUCAO PROFISSIONAL


*

Jos Rodrigues**

Consideraes gerais

Em 23 de julho de 2004, o presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva, juntamente com o chefe da Casa Civil Jos Dirceu, cumpriu um de seus compromissos de campanha junto aos educadores. Revogou o decreto 2.208/97 que reformulou profundamente o ensino tcnico brasileiro. Contudo, para cobrir um santo, descobriu outro. O decreto de FHC foi revogado atravs de um novssimo decreto da Educao Profissional (Dec.n 5.154/04). Este texto pretende apenas levantar alguns questionamentos oriundos da simples, mas detida, leitura do novo documento legal emanado do Planalto. De uma maneira geral, podemos dizer que o novssimo decreto estabelece um salto de 40 anos adiante na educao brasileira. Com efeito, se o decreto 2.208/97 reproduzia, de certa forma, a reforma Gustavo Capanema (tambm conhecida como leis orgnicas do ensino), de 1942, o novssimo decreto parece inspirar-se na lei 7.044 de 1982. Lei essa que reformou a reforma do regime militar (lei 5.692/71). Em sntese, a educao profissional brasileira deu um salto no tempo: deixamos o ano de 1942 e avanamos at 1982. Alm disso, o decreto em tela mostra-se bastante adequado caracterstica mais importante do atual padro de acumulao: a flexibilidade1. De fato, como mostraremos mais adiante, o novssimo decreto flexibiliza ainda mais a possibilidades de relacionamento entre o ensino mdio e a educao profissional de nvel tcnico, j que agrega s possibilidades anteriores (formao subseqente, formao concomitante) a formao integrada. Nesse sentido, o novssimo decreto parece apenas vir para acomodar interesses em conflito, como alis fizera a lei 7.044/82. Contudo, todos os aspectos supramencionados mostram-se de pequena monta se
*

Verso preliminar, de 03 de agosto de 2004. Doutor em Educao (UNICAMP/1997), professor da Faculdade de Educao da UFF, membro do NEDDATE e pesquisador do CNPq. <jrodrig@vm.uff.br>. 1 Cf. Harvey (1992).
**

comparados ao contedo do artigo 8 do decreto em questo: Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Ora, nos idos de 1997, diversos educadores progressistas mostraram-se concordes com o contedo do decreto 2.208, por um lado. Por outro lado, atacaram a forma antidemocrtica com que aquele decreto transformou a relao entre ensino mdio e educao profissional. Na verdade, o decreto presidencial de Fernando Henrique Cardoso e seu ministro da Educao Paulo Renato de Souza (e no seu chefe da Casa Civil) fora baixado em substituio ao projeto de lei 1.603/96 que estava tramitando com grandes dificuldades no Congresso Nacional. Em outras palavras, foi mais fcil usar a prpria caneta em vez de aguardar a concluso dos trabalhos legislativos. O presidente Lula, tambm nesse aspecto, segue as lies do professor FHC. Em poca de compresso espao-temporal, um decreto presidencial, agora, eletronicamente assinado, parece ser o meio mais adequado para tentar conciliar (ou desrespeitar) interesses. Em seguida, apresentaremos breves anotaes sobre os artigos do decreto 5.154/04 de 23 de julho de 2004. Breves anotaes ao decreto da educao profissional2
Presidncia da Repblica Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurdicos DECRETO N 5.154 DE 23 DE JULHO DE 2004. Regulamenta o 2 do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituio, DECRETA: Regulamenta o 2 do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, e d outras providncias

Vamos supor que os artigos da LDB referidos na ementa do decreto precisassem de


2

Nesta verso preliminar, para agilizar a anlise e, ao mesmo tempo, divulgar a letra do decreto, optamos por transcrev-lo integralmente.

devida regulamentao. Ora, por que, ento, o governo democrtico de Luiz Incio Lula da Silva, no enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional que tratasse dessa regulamentao? Lembramos que o primeiro governo FHC assim procedera (PL 1.603/96)3 at que foras sociais, notadamente os CEFETs, levantaram-se contra o contedo do referido PL. Antidemocraticamente, FHC baixou o mesmo contedo sob a forma do famigerado decreto 2208/97. Ora, se a forma decreto era, antes, antidemocrtica, agora, tambm . Com relao ao artigo 1, podemos fazer dois questionamentos. Como veremos a seguir.
Art. 1o A educao profissional, prevista no art. 39 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional), observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educao, ser desenvolvida por meio de cursos e programas de: I - formao inicial e continuada de trabalhadores; II - educao profissional tcnica de nvel mdio; e III - educao profissional tecnolgica de graduao e de psgraduao.

O que significaria exatamente formao inicial e continuada de trabalhadores, registrado no inciso I? Ser o antigo nvel bsico de educao profissional previsto no decreto 2.208/97, agora travestido, o qual era destinado a trabalhadores sem escolaridade prvia? De forma anloga, pode-se ficar um tanto confuso ao se ler o inciso III. Ora, pelo que consta, j existe uma srie de regulamentaes sobre graduao e ps-graduao. Por que, ento, o novo decreto trata disso? Seria a persistncia da dualidade estrutural, na Educao Superior, atravs da verticalizao da EP? Cabe lembrar que, no Brasil, para o bem e para o mal, toda a Educao Superior j tem carter profissionalizante. Aos Cursos seqenciais, cursos superiores de tecnologia, curso normal superior, MBAs, mestrados profissionais, somam-se, agora, os cursos de educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao. Devemos aguardar para breve uma regulamentao para o doutorado profissional ou doutorado tecnolgico?

Para uma anlise do PL 1.603/96, ver Kuenzer (1997).

Cabe ainda dizer que, exceto pela novilngua do decreto atual (inciso I), os trs nveis da Educao Profissional reproduzem tal e qual o decreto 2.208/97, agora legalmente caduco.
Art. 2 premissas: A educao profissional observar as seguintes

I - organizao, por reas profissionais, em funo da estrutura scio-ocupacional e tecnolgica; II - articulao de esforos das reas da educao, do trabalho e emprego, e da cincia e tecnologia.

A julgar que o decreto pretende regulamentar, ou seja, prover regulamento EP, o artigo 2 diz muito pouco. Diria at que prov mais dvidas do que regulamentos. O que significaria articulao de esforos das reas da educao, do trabalho e emprego, e da cincia e tecnologia? Seria um determinao interna Esplanada dos Ministrios (MEC, MTE e MCT) para que trabalhem em sinergia? Ou seria o prenncio dos contratos de gesto previstos pelo Plano Diretor da Reforma do Estado de Bresser Pereira? Alis, o site do atual MPOG ainda exibe o referido Plano. Tambm notvel a ausncia de premissas como a busca permanente da formao de seres humanos plenamente desenvolvidos, ou colocar cada cidado brasileiro na condio de poder ser governante e de controlar quem governa, ou ainda preparar os indivduos para o domnio dos recursos cientficos e tecnolgicos que lhes permitem utilizar as possibilidades do meio em funo do bem comum?4
Art. 3 Os cursos e programas de formao inicial e continuada de trabalhadores, referidos no inciso I do art. 1o, includos a capacitao, o aperfeioamento, a especializao e a atualizao, em todos os nveis de escolaridade, podero ser ofertados segundo itinerrios formativos, objetivando o desenvolvimento de aptides para a vida produtiva e social. 1o Para fins do disposto no caput considera-se itinerrio formativo o conjunto de etapas que compem a organizao da educao profissional em uma determinada rea, possibilitando o aproveitamento contnuo e articulado dos estudos. 2o Os cursos mencionados no caput articular-se-o, preferencialmente, com os cursos de educao de jovens e adultos, objetivando a qualificao para o trabalho e a elevao do nvel de escolaridade do trabalhador, o qual, aps a concluso com aproveitamento dos referidos cursos, far jus a certificados de formao inicial ou continuada para o trabalho.
4

Excertos do artigo 1 do Primeiro projeto de LDB apresentado Cmara dos Deputados em dezembro de 1988, in: Saviani (1997).

O contedo do artigo 3, principalmente em seu pargrafo 1, parece expressar uma das idias-mestra do decreto 2.2208: a modularizao. Alis, idia j bastante criticada pelos educadores, por ocasio do decreto de 1997. A modularizao ideologicamente promete enfrentar o problema do desemprego atravs da promessa da empregabilidade. Em poucas palavras, pode-se dizer que por uma inverso da realidade, o discurso hegemnico atribui ao mdulo o poder de produzir ocupao (como agora se chama o emprego flexibilizado)5. Alm disso, pressupe uma homogeneidade dos inmeros projetos poltico-pedaggicos das entidades de educao profissional, por todo o pas., que a prpria idia-mestra flexibilizao desautoriza. Como sabido, a dualidade educacional no uma inveno do sistema educacional e nem mesmo do modo de produo capitalista. Como nos ensinou o mestre Mario Manacorda (1989), a dualidade estrutural da educao milenar. Nesse sentido, no podemos ter a veleidade de aspirar a superao da dualidade no plano da sociedade de classes, ou muito menos, atravs de um decreto presidencial, mesmo que o presidente da repblica tenha sido eleito por um partido que se reivindica dos trabalhadores. Contudo, cabe assinalar que o pargrafo 2, de certa forma, naturaliza a expulso das crianas filhas dos trabalhadores (mais explorados) da Educao Bsica regular destinando a esses desvalidos da sorte um ramo especfico de ensino. Com o artigo 4, chegamos ao cerne do novo decreto: a relao entre ensino mdio e educao profissional. Samos de 1942 e avanamos at 1982. A flexibilidade prevista total. Contudo, por conta dos artigos 4 e 5, cabe uma pequena digresso preliminar sobre o papel do CNE. Deve-se lembrar que, pela lei 9.131/95, o CNE mero rgo assessor do ministro da Educao. Nesse sentido, se o atual governo pretendesse aplicar o princpio da Gesto Democrtica (Art.3, inciso VIII, lei 9394/96) ao sistema educacional brasileiro, lhe caberia enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei que reestruturasse o CNE. Essa reestruturao deveria conferir ao CNE carter autnomo, alm de reformular sua composio e respectivos procedimentos de escolha dos conselheiros. Posto isso, observase que o inciso I do artigo 4 acaba por naturalizar e perpetuar as DCNs da EP de lavra da senhora Guiomar Namo de Melo, brao direito do ex-ministro Paulo Renato de Souza, e
5

Sobre a questo, ver Rodrigues (1997).

como ele ex-funcionria do BID. Vejamos a questo da flexibilidade.


Art. 4o A educao profissional tcnica de nvel mdio, nos termos dispostos no 2o do art. 36, art. 40 e pargrafo nico do art. 41 da Lei no 9.394, de 1996, ser desenvolvida de forma articulada com o ensino mdio, observados: I - os objetivos contidos nas diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educao; II - as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino; e III - as exigncias de cada instituio de ensino, nos termos de seu projeto pedaggico. 1o A articulao entre a educao profissional tcnica de nvel mdio e o ensino mdio dar-se- de forma: I - integrada, oferecida somente a quem j tenha concludo o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno habilitao profissional tcnica de nvel mdio, na mesma instituio de ensino, contando com matrcula nica para cada aluno; II - concomitante, oferecida somente a quem j tenha concludo o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino mdio, na qual a complementaridade entre a educao profissional tcnica de nvel mdio e o ensino mdio pressupe a existncia de matrculas distintas para cada curso, podendo ocorrer: a) na mesma instituio de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponveis; b) em instituies de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponveis; ou c) em instituies de ensino distintas, mediante convnios de intercomplementaridade, visando o planejamento e o desenvolvimento de projetos pedaggicos unificados; III - subseqente, oferecida somente a quem j tenha concludo o ensino mdio. 2o Na hiptese prevista no inciso I do 1o, a instituio de ensino dever, observados o inciso I do art. 24 da Lei no 9.394, de 1996, e as diretrizes curriculares nacionais para a educao profissional tcnica de nvel mdio, ampliar a carga horria total do curso, a fim de assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades estabelecidas para a formao geral e as condies de preparao para o exerccio de profisses tcnicas.

Como j foi apontado, o decreto em tela mostra-se bastante adequado caracterstica mais importante do atual padro de acumulao: a flexibilidade. De fato, o decreto flexibiliza ainda mais a possibilidades de articulao entre o ensino mdio e a educao profissional de nvel tcnico, j que prev a possibilidade de uma formao integrada, alm daquelas j arroladas no decreto 2.208/97, a saber, formao subseqente

e formao concomitante. Eis a o cerne da flexibilidade que busca conciliar alguns dos interesses em conflito desde a decretao do 2.208 em 1997. Nesse sentido, o novssimo decreto parece repetir a lgica que informou a lei 7.044/82, na medida em que essa reconheceu legalmente a existncia que cursos de 2 grau eminentemente propedutico ao 3 grau, ou mais precisamente, 2 grau preparatrio ao vestibular, por um lado, e de cursos tcnicos de 2 grau (ditos integrados), por outro lado. Cabe lembrar que a lei 5.692/71 j previa a possibilidade da concomitncia externa e mesmo da formao subseqente. Enfim, qual a inovao promovida pelo decreto 5.154/04? Tudo indica que o decreto apenas reconhece os diferentes projetos polticopedaggicos, clivados pela dualidade estrutural social, presentes na sociedade de classes em que vivemos.
Art. 5o Os cursos de educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao organizar-se-o, no que concerne aos objetivos, caractersticas e durao, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educao.

O artigo supra, mais uma vez, ratifica uma indeterminao conceitual, aspecto grave j que se trata de uma decreto que tem por finalidade prover regulamentos LDB. Ou seja, o decreto imiscui a EP na Educao Superior, verticalizando a educao profissional ratificando um continum de oferta de ensino com rgida seletividade (Kuenzer, 1987, p.48).
Art. 6o Os cursos e programas de educao profissional tcnica de nvel mdio e os cursos de educao profissional tecnolgica de graduao, quando estruturados e organizados em etapas com terminalidade, incluiro sadas intermedirias, que possibilitaro a obteno de certificados de qualificao para o trabalho aps sua concluso com aproveitamento. 1o Para fins do disposto no caput considera-se etapa com terminalidade a concluso intermediria de cursos de educao profissional tcnica de nvel mdio ou de cursos de educao profissional tecnolgica de graduao que caracterize uma qualificao para o trabalho, claramente definida e com identidade prpria. 2o As etapas com terminalidade devero estar articuladas entre si, compondo os itinerrios formativos e os respectivos perfis profissionais de concluso.

O artigo 6 apenas, e mais uma vez, retoma o caduco na medida em que ratifica a idia da modularizao da EP nos nveis tcnico e tecnolgico.
Art. 7o Os cursos de educao profissional tcnica de nvel

mdio e os cursos de educao profissional tecnolgica de graduao conduzem diplomao aps sua concluso com aproveitamento. Pargrafo nico. Para a obteno do diploma de tcnico de nvel mdio, o aluno dever concluir seus estudos de educao profissional tcnica de nvel mdio e de ensino mdio.

O artigo supra, coerente com a perspectiva da modularizao e da concomitncia, ratifica dois paradoxos j presentes no decreto de 1997: o legal e o pedaggico. Durante as aulas da disciplina Organizao da Educao no Brasil, destinada Pedagogia e s demais Licenciaturas, comum os estudantes questionarem o conflito legal entre certificao e diplomao. O que significaria, na prtica social, ser portador de um certificado de educao profissional de nvel tcnico ou de um diploma de tcnico? Perguntam, eles, ainda, os portadores poderiam pedir registro nos respectivos conselhos profissionais6? Enfim, os portadores de certificados teriam os mesmos direitos profissionais daqueles que portarem os diplomas? Alm dessa preocupao, tentamos levantar aos estudantes uma outra preocupao: a formao humana no caso, a educao profissional passvel de ser to eficazmente repartida? Ora, por um lado, cabe perguntar: se o educando foi capaz de acompanhar satisfatoriamente o curso de educao profissional de nvel tcnico sem a concluso (simultnea) do ensino mdio, como lhe retirar o direito diplomao? Por outro lado, poderamos questionar: qual a qualidade de um tcnico certificado, em pleno padro de acumulao flexvel, que no possui as bases cientficas de sua profisso que seriam construdas ao longo do ensino mdio? Em poucas palavras, o artigo 7 ratifica a dualidade legal (e profissional) entre o tcnico de fato ( isto , certificado) e o tcnico de direito (isto , diplomado). Finalmente, os dois ltimos artigos encerram talvez as maiores antinomias.
Art. 8o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Art. 9o Revoga-se o Decreto no 2.208, de 17 de abril de 1997. Braslia, 23 de julho de 2004; 183 da Independncia e 116 da Repblica.

Sobre uma crtica perspectiva corporativista dos conselhos profissionais, ver Rodrigues (2002).

LUIZ INCIO LULA DA SILVA

O presidente da repblica cumpre seu compromisso de campanha: revoga do decreto 2.208/1997. Contudo, o faz mediante outro decreto que, alis, j est em vigor. Um decreto que apenas reconhece - como reconhecia a lei 7.044/82 - a dualidade estrutural social e escolar e busca acomodar - de forma mais flexvel que o decreto 2.208/97 - os interesses antagnicos em luta. Mas, o que fazer diante de interesses antagnicos em luta ao longo da histria? Se a dualidade milenar, anterior ao modo de produo capitalista, se no uma inveno autnoma da escola contempornea, o que caberia fazer? Penso que o debate sobre a concepo de educao politcnica precisa ser urgentemente retomado7.

Referncias Bibliogrficas: HARVEY, David. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. (5 ed.). So Paulo: Loyola, 1992. KUENZER, Accia. Ensino mdio e profissional: as polticas do Estado neoliberal. So Paulo: Cortez, 1997. MANACORDA, Mario Alighiero. Histria da educao: da Antiguidade aos nossos dias. (2 ed.). So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989. RODRIGUES, Jos. Da teoria do capital humano empregabilidade: um ensaio sobre as crises do Capital e a Educao Brasileira. Trabalho & Educao. Belo Horizonte: NETE-UFMG, n 2, 1997. ---------. Alm da cruz do corporativismo e da espada do mercado: um ensaio sobre a regulamentao profissional dos trabalhadores em educao e a luta por um novo CNE. Conferncia proferida no 4 CONED - Congresso Nacional de Educao, So Paulo, 2002. (mimeo). ----------. A educao politcnica no Brasil. Niteri: EdUFF, 1998. SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educao: LDB trajetria, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997. ----------. O Choque terico da politecnia. Trabalho, Educao e Sade. Rio de Janeiro: EPSJV-FIOCRUZ, n1, 2003.

Sobre a questo, ver Rodrigues (1998) e Saviani (2003).

Das könnte Ihnen auch gefallen