Sie sind auf Seite 1von 12

BORO

um fato
o boro exigido pelas culturas
um fato que o boro (B) exigido pelas culturas para seu crescimento e produo. A deficincia de boro, entre os micronutrientes, , juntamente com a de zinco (Zn), a mais freqente no Brasil. A resposta ao B tem sido constatada tanto em culturas temporrias, como o algodo e o trigo, quanto em perenes, como o cacau e o caf, para no falar de hortalias (batatinha, couve-flor, tomate).
Tabela 1. Efeito da calagem (6 t/ha) e do B (1,5 kg/ha) em produo de algodo.

Considere os fatos boro nos solos


Vrios fatores influenciam a disponibilidade do B no solo: Matria orgnica A matria orgnica (m.o.) a mais importante fonte de B. Quando o tempo est quente e seco a decomposio diminui nas camadas mais superficiais do solo, onde h mais matria orgnica e mais razes, de um modo geral. Isto pode levar deficincia. No frio, a decomposio da matria orgnica tambm diminui, pois a atividade dos microrganismos por ela responsveis reduzida e com isso as culturas de inverno podem sofrer a deficincia de boro. Condies de clima A seca restringe a atividade dos microrganismos que decompem a matria orgnica e o desenvolvimento das razes causando uma deficincia temporria de B. Os sintomas tendem a desaparecer logo que as camadas superficiais do solo recebem a chuva. As razes voltam a crescer mas a colheita pode j ter sido prejudicada em parte. O crescimento radicular continua, mas a produo potential freqentemente reduzida.

Em um hectare de milho em crescimento h cerca de 100.000 km de razes um fato! Surpreendentemente, essa tremenda quantidade de razes est em contato com menos de 1% de solo. Essa pequena proporo de razes fazendo contato com o solo uma das razes porque to importante manter a fertilidade do solo em um nvel alto para se ter uma rendosa produo de qualquer cultura.

Calagem

Boro Sem 2.595 2.383 Com 2.946 3.770 - - - - - - - - kg/ha - - - - - - - - -

Sem Com

Textura do solo Os solos arenosos de textura grosseira, pobres em matria orgnica, com mais freqncia so deficientes em B. Lixiviao O boro mvel no solo, sujeito lixiviao, particularmente em solos arenosos e em regies de muita chuva.

pH do solo A disponibilidade do B adequada entre pH 6,0 e 7,0 (Figura 1), diminuindo em valores abaixo ou acima dessa faixa, tal como acontece com a dos elementos nitrognio e enxofre.

Conhea os fatos - boro para as culturas


As culturas variam muito na sua necessidade ou capacidade de responder ao B aplicado (Tabela 2). A maioria das leguminosas, como tambm algumas frutferas e hortalias, so altamente responsivas. Outras hortalias e os cereais (com a possvel exceo do trigo) respondem menos.
Tabela 2. Escala de resposta das culturas ao boro. Muito responsivas Aipo Alfafa Algodo Alho Amendoim Batatinha Beterraba Cafeeiro Couve Eucalipto Girassol Macieira Nabo Medianamente responsivas Alface Brcolos Cacaueiro Cenoura Colza Espinafre Mamoeiro Milho Rabanete Repolho Tomateiro Trigo Videira
Pouco

responsivas Cebola Centeio Cevada Citros Feijes Frutferas de bagas Gramneas forrageiras Pepino Soja

Figura 1. A disponibilidade de B geralmente mxima no pH 6,5.

Traduo e adaptao do original "It's a Fact Boron Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

Doses muito pesadas de calcrio, fazendo o pH subir demasiadamente, podem diminuir a disponibilidade do B e prejudicar a produo, que volta a crescer com a aplicao de boro junto com a calagem. o que mostram os dados do IAC resumidos na Tabela 1.

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

13

Funes e sintomas de deficincia


O boro essencial para o crescimento das clulas, principalmente nas regies mais novas da planta, gemas, pontas das razes. Polinizao, desenvolvimento das sementes, formao da parede celular, florescimento e pegamento da florada, formao dos ndulos das leguminosas, crescimento dos ramos e frutos, tudo depende do B, quase sempre ajudado pelo clcio. Outro papel do B a formao de protenas. Embora o B seja mvel no solo, praticamente imvel na planta (outra caracterstica que partilha com o clcio) e por isso os sintomas de deficincia aparecem nas folhas mais novas ou nos pontos de crescimento. Alguns sintomas especficos de deficincia de B em vrias culturas so os seguintes: Amendoim: vagens vazias e manchas pretas nas sementes. Algodoeiro: pecolos fendidos; morte de gemas terminais e superbrotamento; mas partidas; folhas mais grossas e que permanecem verdes, dificultando a colheita.

Alfafa: folhas novas amareladas, morte da gema terminal e formao de rosetas. Cafeeiro: interndios mais curtos, folhas pequenas e deformadas, morte de gemas terminais e superbrotamento. Citros: formao de goma no albedo e nos gomos, casca mais grossa. Couve-flor: manchas negras na cabea . Macieira: cortia na parte interna do fruto. Mamoeiro: calombos no fruto, exsudao de leite. Trigo: panculas com poucos gros. Videira: cachos com bagas pequenas e outras grandes (galinha e pintinhos).

prticas culturais, textura e teor de matria orgnica. O boro pode ser aplicado a lano ou localizado no sulco, cova ou faixa, casos esses geralmente preferidos pois usa-se menos. Pode tambm ser aplicado em pulverizao foliar que, dependendo da cultura, tem que ser repetida vrias vezes. No caso das culturas mais responsivas, as doses para aplicao no solo podem chegar a uns 3 kg/ha e s vezes mais. As culturas medianamente ou pouco responsivas em geral recebem 0,5-1,0 kg B/ha. A Tabela 3 mostra resultados de ensaios com batatinha e com cafeeiro, conduzidos, respectivamente, pelo IAC, em So Paulo, e pelo IBC, em Minas Gerais.
Tabela 3. Resposta da batatinha e do cafeeiro aplicao de B no solo. Tratamento Batatinha t/ha Sem boro Com boro
1

Como resolver os problemas de deficincia de boro


Os adubos contendo B devem ser aplicados bem uniformemente, evitando-se concentraes em manchas, devido pequena distncia que separa a dose adequada da quantidade txica. As doses de B dependem de vrios fatores: teor no solo e no tecido da planta, espcie cultivada, rotao de culturas, condies de clima,

Caf1 sacos/ha 21 31

10 19

Mdia de 3 safras.

Teores adequados de boro aumentam a produo... e os lucros.

Deficincia de boro em algodoeiro: acima, flores com ptalas atrofiadas em plantas deficientes (Original: IAC).

Deficincia de boro em cafeeiro: direita, ramo normal.

Deficincia de boro em citros: goma na pele e nos lculos (Original: CATI).

Deficincia de boro em feijoeiro: secamento dos pontos de crescimento (Original: Quirino A.C. Carmello).

14

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

COBRE
certo
o cobre exigido pelas culturas
O cobre (Cu) um micronutriente. Isto quer dizer que as plantas contm menos Cu do que outros nutrientes, como o nitrognio (N). De fato, as plantas possuem 2.500 vezes menos Cu do que N e, no entanto, o cobre to essencial para o crescimento da planta quanto o nitrognio. As culturas necessitam de Cu para completar o seu ciclo vital, isto , para produzir sementes viveis isto certo. Fotossntese a produo de acares a partir da luz do sol, do ar e da gua um dos processos qumicos mais importantes no mundo. a nica maneira de introduzir energia no mundo vivo. E, no entanto, sem Cu no haveria fotossntese, seja porque ele necessrio para a formao da clorofila o material que d s plantas sua cor verde e que lhes garante a absoro da luz usada na fotossntese seja por participar do complicado processo que faz gua + gs carbnico + luz = acar.
Tabela 1. Respostas das culturas ao cobre.
Mais responsivas Alface Alfafa Arroz Beterraba de mesa Cana-de-acar Cebola Cenoura Citros Dendezeiro Espinafre Trigo Medianamente responsivas Abacaxi Aipo Aveia Beterraba Brcolos Cafeeiro Couve-flor Milho Nabo Rabanete Repolho Trevo Menos responsivas Aspargo Batatinha Centeio Colza Ervilha Feijes Gramneas forrageiras Pinheiros Soja

Os sintomas de deficincia de Cu podem no ser to fceis de identificar quanto os de outros micronutrientes. Como o cobre praticamente no se redistribui dentro planta, as deficincias aparecem primeiro nos rgos mais novos.

Disponibilidade de cobre no solo


As principais caractersticas que influenciam a disponibilidade de Cu so as seguintes: matria orgnica: as deficincias so freqentemente encontradas em culturas localizadas em solos com muita matria orgnica, como turfas e vrzeas. O cobre preso pela matria orgnica mais firmemente que qualquer outro micronutriente. textura: os solos arenosos, como os dos tabuleiros do Nordeste, apresentam maior tendncia para serem deficientes em cobre que os argilosos ou barrentos. As argilas seguram o Cu em forma trocvel, disponvel para as plantas. Outros componentes do solo, entretanto, como xidos e carbonatos, diminuem a disponibilidade.

pH do solo: a disponibilidade do Cu, tal como acontece com a do ferro, do mangans e do zinco, diminui medida que o pH aumenta, principalmente se passar de 6-7. O pH mais alto reduz a solubilidade e aumenta a fora pela qual o Cu preso s argilas e matria orgnica, tornando-o menos disponvel. O excesso de calcrio pode causar falta de Cu. balano de nutrientes: a deficincia de Cu muitas vezes o resultado da interao negativa entre ele e outros nutrientes do prprio solo ou do adubo. Assim, altos nveis de N agravam a deficincia. Excesso de fsforo (P), ferro (Fe), zinco (Zn) e alumnio (Al) pode reduzir a absoro de cobre.

Sintomas de deficincia
Os sintomas de deficincia de Cu podem no ser to fceis de se identificar quanto os de outros micronutrientes. Uma deficincia pequena ou moderada s vezes causa apenas menor crescimento e reduo na colheita. Deficincias mais severas podem causar amarelecimento das folhas, murchamento das mesmas e morte das regies de crescimento dos ramos. Como o cobre praticamente no se redistribui dentro da planta, as deficincias aparecem primeiro nos rgos mais novos. As plantas deficientes mostram caules ou colmos fracos e tendncia de murchar mesmo quando h umidade suficiente. Nos cereais, os sintomas so mais evidentes entre o fim do perfilhamento e a emergncia da folha bandeira. A cor parda da pancula e o encurvamento desta e do colmo so sintomas comuns no trigo e na cevada. As panculas so freqentemente vazias ou contm gros enrugados. Na cana-de-acar, as touceiras raquticas se inclinam para o cho adquirindo o aspecto de pisoteadas pelo gado.

Cobre para as culturas


As culturas diferem em sua resposta ao Cu (Tabela 1). Os cereais, os citros e a cana-de-acar so mais sensveis aos baixos nveis de Cu. O centeio muito tolerante aos teores baixos. Na verdade, consegue extrair do solo duas vezes mais Cu que o trigo. Nos cereais, a ordem de sensibilidade geralmente a seguinte: trigo > cevada > aveia = milho > centeio. As diferenas entre variedades so tambm importantes e s vezes podem ser to grandes quanto as diferenas entre espcies.

Como resolver o problema da deficincia de cobre


As culturas exigem quantidades muito pequenas de Cu. Uma boa cultura de

Traduo e adaptao do original "It's for Certain Copper Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

15

trigo, por exemplo, contm menos de 10 g de Cu nos gros e na palha. Uma saca de caf beneficiado tem pouco menos de 1 g e em 100 t de colmo de cana h 180 g apenas. Os produtos mais usados para fornecer Cu s culturas no Brasil so os seguintes, com os respectivos teores (% de Cu): fritas (0,8-3,5% Cu); xido (7589%); oxicloreto (50-59%); sulfato (25%); quelados (5-13%). Em culturas temporrias (cereais, cana-de-acar) a aplicao no solo a maneira mais comum para se corrigir a deficincia de Cu ou evitar que aparea. As doses vo de 2 a 14 kg/ha nos solos minerais e de 10 a 45 kg/ha nos orgnicos. Devido baixa solubilidade do cobre no solo d-se preferncia s aplicaes localizadas nas faixas, covas ou sulcos, junto com os demais adubos. Doses pequenas podem ser misturadas com a semente. A aplicao foliar entre o perfilhamento e o emborrachamento dos cereais eficiente, porm o seu uso se faz como medida de emergncia, de modo geral. Em culturas perenes (citros, cafeeiro), as aplicaes foliares so bastante eficientes. Quando se usam defensivos contendo cobre (calda bordalesa, oxicloreto ou outros), alm do controle fitossanitrio so fonte eficiente do elemento como nutriente.

A resposta ao Cu pode ser espetacular, como mostram os dados do Planalsucar, na Figura 1: 10 kg do elemento aumentaram a produo de cana em quase 60 toneladas.

Figura 2. Resposta do cafeeiro aplicao foliar de oxicloreto de cobre (mdia de 5 safras, doses divididas em 7 aplicaes por ano).

Figura 1. Resposta da cana-planta aplio do cobre no sulco de plantio em tabuleiro de Alagoas.

Tabela 2. A adubao com cobre aumenta a colheita e a porcentagem de gros de cevada e de trigo1. Cultura Tratamento Colheita kg/ha Gros cheios % 48 92 59 72

Alm de controlar a ferrugem, o oxicloreto de cobre pulverizado nas folhas funciona como fonte de cobre, causando aumentos na produo devido ao controle da doena: o que mostra a Figura 2, feita com dados obtidos pela ESAL e aqui simplificados. Em solos minerais deficientes, o Cu, alm de aumentar a produo, aumenta tambm a porcentagem de gros cheios, como mostram os dados canadenses da Tabela 2.

Cevada

Sem Cu Com Cu

3.875 5.750 937 2.250

Trigo

Sem Cu Com Cu

Dose: 10 kg de Cu/ha como sulfato de cobre.

O cobre tem algumas funes vitais na planta e isto certo.

Deficincia de cobre em folhas de cafeeiro, com nervuras salientes.

Deficincia de cobre em cafeeiro, com as folhas curvadas para baixo, confundindo s vezes com estresse hdrico.

Deficincia de cobre em cana-de-acar: as folhas se curvam (Original: J. Orlando Filho).

Deficincia de cobre em citros (Original CATI).

16

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

FERRO
No surpresa
o ferro exigido pelas culturas

O ferro (Fe) essencial para o crescimento das plantas e para a produo de alimentos, embora somente pequenas quantidades sejam exigidas, comparadas s de outros nutrientes, tais como nitrognio (N), fsforo (P) e potssio (K). Assim, por exemplo, uma produo de 100 sacos de milho remove apenas 60 g de Fe do solo; 100 toneladas de colmo de cana-de-acar contm apenas 2,5 kg de ferro. Porm, estas pequenas quantidades de Fe devem estar disponveis para que a cultura se desenvolva normalmente e produza milho, cana ou qualquer outro produto. Sem o Fe, os benefcios de todas as outras boas prticas de manejo tero pouco ou nenhum valor.

Os sintomas de deficincia de Fe aparecem primeiro nas folhas mais novas. Nveis excessivos de P no solo podem provocar a deficincia de ferro.

sivos de P no solo podem induzir a uma deficincia de Fe. Deve-se dar especial ateno ao Fe em solos com pH alto e que tambm tm alto teor de P.

Outros fatores do solo


A combinao dos fatores de solo, incluindo calagem elevada, frio, condies de umidade e nveis altos de bicarbonato, pode levar deficincia de Fe. Isto especialmente crtico em culturas sensveis ao Fe, tais como sorgo (gros) e rvores frutferas. A deficincia tambm comum nos viveiros de cacau e caf em que os saquinhos contm substrato rico em matria orgnica, so feitas muitas regas e entra pouco sol.

Tenha presente o ferro no solo


A maior parte dos solos contm milhares de quilos de Fe, 200.000 por hectare ou mais. Mesmo com todo esse ferro, normalmente muito pouco est disponvel para o desenvolvimento da cultura; assim, as deficincias no so raras em muitas regies. Existem vrios fatores do solo que influenciam a disponibilidade de Fe:

Funes e sintomas de deficincia de Fe nas plantas


O ferro age como catalisador na formao da clorofila e como carregador de oxignio. Ele essencial para a sntese de protenas e ajuda a formar alguns sistemas respiratrios enzimticos. Ele tem funes na respirao da planta, na fotossntese e na transferncia de energia. Os sintomas de deficincia de Fe aparecem primeiro nas folhas mais novas, na parte superior da planta, na ponta dos ramos (cacau, caf, citros) ou na sua base (coco, dend) porque ele no se transloca, isto , permanece quase todo no rgo em que primeiro se acumulou. A deficincia de Fe apresenta-se com uma colorao verde-plido (clorose), com acentuada distino entre as nervuras verdes da folha e o tecido internerval. A deficincia severa pode tornar a planta inteira amareloesbranquiado. s vezes, a deficincia de Fe difcil de ser identificada porque os efeitos podem ser mascarados pela deficincia de outro nutriente ou pelo desequilbrio nutricional. Doenas, infestao de insetos ou dano por

pH do solo
O ferro est mais disponvel quando o pH menor que 6,0. Sua disponibilidade diminui rapidamente medida que o pH atinge 7,0 ou mais. A calagem de solos cidos necessria para a tima produo da cultura, mas a calagem em excesso pode induzir deficincia de Fe. A Figura 1 mostra a disponibilidade de Fe nos pHs normalmente encontrados nos solos agrcolas.

Figura 1. medida que sobe o pH cai a disponibilidade do ferro.

Matria orgnica
Os solos ricos em matria orgnica so aqueles mais provavelmente pobres em Fe e onde as deficincias so bastante comuns, particularmente quando encharcados.

Equilbrio nutricional
Como ocorre para outros nutrientes essenciais planta, o equilbrio um fator importante na determinao da disponibilidade de Fe. O equilbrio entre Fe, cobre (Cu), mangans (Mn) e molibdnio (Mo) particularmente importante. Nveis exces-

Traduo e adaptao do original "It's Not Surprising Iron Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

17

herbicidas podem ser diagnosticados incorretamente como deficincia de Fe (ou outro nutrientes). Anlises de solo, de planta, o passado histrico e outras informaes de cultivo podem ajudar na separao das deficincias verdadeiras das de outras doenas.

Tabela 1. Adubos com ferro. Fonte Sulfatos de ferro xidos de ferro Sulfato ferroso amoniacal Polifosfato de ferro e amnio Quelados de ferro Fritas Teor de Fe (%) 19-23 69-73 14 22 5-14 2-6

As culturas respondem adubao com ferro


Quando os solos esto com baixo suprimento de Fe disponvel, as culturas respondem adubao com Fe. A Tabela 2 mostra a resposta da soja aplicao de Fe, aplicado como quelado foliar. Observe que houve uma resposta acentuada no local 2, enquanto pouca ou nenhuma resposta foi observada nos outros dois locais. Esses dados ilustram o fato de que as deficincias de Fe so particularmente especficas do solo e do local.
Tabela 2. Resposta da soja aplicao foliar de ferro (dados norte-americanos).
Dose de Fe kg/ha Produo Local 1 Local 2 Local 3

Como resolver o problema de deficincia de ferro


A Tabela 1 mostra algumas fontes comuns de fertilizantes com Fe e seu contedo nelas. A aplicao no solo, ou a pulverizao foliar, corrige razoavelmente as deficincias das culturas. A aplicao de materiais solveis no solo, tais como sulfato ferroso, geralmente no efetiva, porm, porque o Fe rapidamente convertido em formas no disponveis. Quando tais materiais so aplicados via pulverizao foliar, eles so muito mais efetivos. Mltiplas aplicaes geralmente so necessrias para a correo completa da deficincia de Fe e so econmicas somente em culturas de alto valor.

Injees de sais de Fe diretamente dentro dos caules e limbos tm controlado a clorose em rvores frutferas. A alterao do pH do solo dentro de uma faixa restrita tambm tem sido efetiva na correo das deficincias de Fe nas culturas. Vrios produtos com enxofre (S) diminuem o pH do solo e convertem o Fe insolvel do solo em formas que as plantas podem usar. Entretanto, este tratamento muito caro, sendo usado somente em culturas de alto valor econmico. De um modo geral, nas condies brasileiras, as aplicaes foliares de sais ou quelados e as das fritas no solo so os mtodos preferidos. Como os nossos solos so quase sempre cidos, a deficincia no muito comum, exceto quando se faz calagem excessiva.

- - - - - - - - - sacos/ha - - - - - - - - Testemunha 0,112 0,140 0,167 30 33 33 30 3 31 32 46 47 51 49 53

No surpresa o Fe exigido pelas culturas.

Deficincia de ferro em cafeeiro.

Deficincia de ferro em cana-de-acar (Original: J. Orlando Filho).

Foto 3. Deficincia de ferro em citros (Original:CATI).

Deficincia de ferro em soja (Original: ureo Lantmann).

18

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

MANGANS
obrigatrio
o mangans exigido pelas culturas
O mangans (Mn), juntamente com carbono (C), hidrognio (H), oxignio (O), nitrognio (N), fsforo (P), potssio (K), clcio (Ca), magnsio (Mg), enxofre (S), boro (B), cloro (Cl), cobalto (Co), cobre (Cu), ferro (Fe), molibdnio (Mo), nquel (Ni), selnio (Se), silcio (Si) e zinco (Zn), um dos elementos essenciais para a planta. Sem ele as plantas no vivem. Faz parte da lista dos micronutrientes (ao lado do B, Cl, Co, Cu, Fe, Mo, Ni, Se e Si), ou seja, dos elementos exigidos em pequenas propores. Este fato, porm, no est relacionado a sua abundncia relativa nos solos ou a sua importncia como nutriente da planta. Quantidades relativamente grandes de Mn podem ocorrer nos solos, mas somente uma pequena frao nornalmente est disponvel a qualquer hora. amareladas e, em casos severos, quase brancas. Diminui o nmero de cerejas nas rosetas. Citros: aparece uma clorose entre as nervuras das folhas mais novas. As nervuras e uma estreita faixa de tecido ao longo delas permanecem verdes, com o aspecto de um reticulado grosso. O sintoma facilmente confundido com o provocado pela deficincia de zinco (Zn). No caso da falta de Zn, entretanto, as folhas so menores, mais estreitas, os interndios mais curtos. Na ponta dos ramos forma-se um tufo (roseta) de folhinhas, o que no ocorre quando h falta de Mn, a qual no provoca diminuio no tamanho das folhas. A Tabela 1 d os teores de Mn considerados adequados nas folhas de algumas culturas e a sua tendncia para agradecer a adio desse elemento na adubao.
Tabela 1. Teores adequados de Mn nas folhas de algumas culturas e possibilidade de resposta ao elemento aplicado como adubo. Cultura Alfafa Algodo Batatinha Cacaueiro Cafeeiro Citros Milho Soja Sorgo Trigo Teor adequado de Mn (ppm) 30-100 25-350 30-200 150-200 80-100 25-100 30-150 20-100 18-190 20-200 Resposta Mdia Baixa Mdia Mdia Alta Mdia Mdia Alta Alta Alta

A deficincia de Mn ocorre com mais freqncia em solos ricos em matria orgnica, em solos com pH de neutro a alcalino e em solos que naturalmente contm baixo contedo de Mn.

ralmente tm baixo contedo de Mn. Os sintomas de deficincia variam pouco entre as culturas: Soja e batatinha: as folhas superiores primeiramente ficam amareladas entre as nervuras que permanecem verdes durante algum tempo. As folhas mais novas no princpio so verde-plidas e depois amarelo-plidas. medida que a deficincia se toma mais severa aparecem reas pardas e mortas. Algodo: as folhas superiores (mais novas) so afetadas primeiro. Elas tornam-se cinza-amareladas ou cinza-avermelhadas com nervuras verdes. Milho e sorgo: as plantas ficam ligeiramente raquticas e as folhas mais novas mostram ligeira perda de cor entre as nervuras. Os sintomas geralmente no so severos e podem facilmente ser confundidos com outras anormalidades. Outros cereais: a aveia das culturas mais sensveis. As folhas mostram manchas necrticas marginais de cor marrom-acinzentado e listras na terceira folha superior. Em estdios avanados, a metade superior da folha curva-se com uma dobra distinta, enquanto a poro restante da folha permanece verde e ereta. Os sintomas observados no campo devem ser confirmados pela anlise das folhas. Cafeeiro: as folhas mais novas apresentam inicialmente numerosas pontuaes pequenas e claras. Ficam depois

Funes do mangans nas plantas


O mangans funciona principalmente como parte dos sistemas enzimticos da planta. Funciona em vrios processos importantes como a fotossntese e a converso do N-nitrato em forma que a planta usa para fazer aminocidos e protenas. A sntese de clorofila o pigmento verde tpico das plantas superiores depende do Mn. Por causa desta funo, os sintomas de deficincia de Mn geralmente envolvem amarelecimento da folha ou clorose.

Sintomas de deficincia e nveis de suficincia


O mangans no translocado na planta, assim, os sintomas de deficincia aparecem primeiro nas folhas mais novas. As deficincias ocorrem com mais freqncia em solos com alto teor de matria orgnica, em solos com pH de neutro a alcalino, e em solos que natu-

Causas diversas podem fazer subir ou descer o teor foliar de Mn em relao aos nveis considerados suficientes ou adequados: Concentraes acima do nvel adequado baixo pH do solo; doses altas de N (amoniacal ou amdico) e K na adubao em solos cidos e pobres em matria orgnica;

Traduo e adaptao do original "It's Mandatory Manganese Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

19

contaminao da amostra por solo ou poeira; resduos de fungicidas portadores de Mn. Concentraes abaixo do nvel adequado baixos nveis de Mn nativo nos solos; baixa disponibilidade devido ao alto pH do solo (7,0 ou maior); alto contedo de matria orgnica no solo; alta umidade do solo; excesso de calagem.

A baixa disponibilidade de Mn em solo com alto pH e rico em matria orgnica pode ser devida formao de compostos quelatados de Mn indisponveis.

bilidade de Mn. As fontes de N amoniacal, que produzem acidez no solo, tais como sulfato de amnio, uria, nitrato de amnio e amnia, aumentam a absoro de Mn pela planta. O cloreto de potssio (KCl), um sal neutro, pode aumentar a disponibilidade de Mn, especialmente em solos cidos.

Como corrigir as deficincias de mangans


O mangans pode ser aplicado a lano no pr-plantio, na adubao de plantio (sulco, faixa, cova) ou como pulverizao nas folhas. As aplicaes a lano raramente so feitas pois necessrio usar doses maiores que custam mais. As doses usadas a lano vo de 10-25 kg/ha; no plantio usam-se 3-5 kg/ha e por via foliar as doses vo de 0,5-2,0 kg/ha, em mdia. A escolha do mtodo de aplicao depende do custo e da cultura. Como se v na Tabela 3, feita com dados originais do PROCAFE (MARA/SNPA), a aplicao foliar de Mn foi o mtodo mais eficiente para corrigir a deficincia no cafeeiro cultivado na Bahia. A acidificao do solo e, portanto, o aumento na disponibilidade causada pelo sulfato de amnio ajudou mas no foi to eficiente como a aplicao foliar.
Tabela 3. Tratamentos e produo de caf beneficiado em funo dos mtodos de correo da deficincia de mangans. Tratamento 1. Sulfato de Mn a 1%, 2 apl. folhas 2. Sulfato de Mn, 100 g/cova, solo 3. Sulfato de amnio, 200 g/cova 4. Testemunha Sacos/ 1.000 covas 21 17 12 5

Fatores que afetam a disponibilidade pH do solo: as deficincias de Mn


freqentemente so associadas com o alto pH do solo. A Figura 1 ilustra a influncia do pH do solo na disponibilidade de Mn. A elevao do pH favorece as transformaes do mangans que levam ao aparecimento de formas menos disponveis. Solos muito cidos, por sua vez, podem causar toxidez de Mn s plantas neles cultivadas. Nas condies brasileiras, a causa mais freqente de deficincia de Mn parece ser a elevao do pH devido calagem excessiva. A resposta das culturas a aplicaes de Mn em solos deficientes ou onde o pH alto pode ser muito lucrativa, especialmente em culturas responsivas como soja, beterraba e cereais (Tabela 2). Matria orgnica do solo: as deficincias de mangans ocorrem freqentemente em solos frios, midos e ricos em matria orgnica. Os sintomas desaparecem medida que o solo seca e as temperaturas aumentam. Esta condio pode ser relacionada menor atividade microbiolgica nos solos frios e midos.
Figura 1. Subindo o pH cai a disponibilidade de mangans.

Tabela 2. Resposta da soja ao Mn em solos de pH alto. Dose e modo de aplicao Testemunha 15 kg Mn/ha, a lano 5 kg Mn/ha, na linha 0,5 kg Mn/ha, foliar Colheita (sacos/ha) 76 85 88 88

Balano nutricional: nveis altos de cobre disponvel (Cu), ferro (Fe) ou zinco (Zn) no solo reduzem a absoro de Mn pelas plantas. A alta disponibilidade de clcio (Ca) ou magnsio (Mg) tambm pode diminuir a absoro de Mn. O rpido crescimento das culturas bem fertilizadas com N, P e K mas cultivadas em solos que esto marginais na disponibilidade de Mn com freqncia mostram concentraes foliares de Mn abaixo do nvel crtico. Esta condio pode ser um fator limitante da produo. Outros fertilizantes: as fontes de nitrognio podem influenciar a disponi-

Para alta qualidade e colheitas rendosas as culturas necessitam de Mn obrigatrio.

Deficincia de mangans em folhas novas de milho (Original: ARBORE).

Deficincia de mangans em soja (Original: EMBRAPA-CNPSo).

20

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

ZINCO
a lei
o zinco exigido pelas culturas
Aqui esto algumas noes simples que se deve ter em mente: os solos arenosos freqentemente so mais deficientes em Zn que os argilosos; solos com pH alto (neutros ou alcalinos) tendem mais para ser carentes do que solos com pH baixo (cidos). Mas lembre-se: solos cidos, como os do cerrado, por exemplo, tambm podem ser pobres em Zn. Analise o solo e as folhas das suas culturas para ter a certeza de que no est se esquecendo do Zn, este elemento to importante. Consulte o seu Engenheiro Agrnomo.

No apenas um conceito a afirmao de que a velocidade da luz de 300.000 km/segundo a Lei. Sem essa lei da Fsica seria impossvel, por exemplo, nivelar com preciso um campo com a ajuda do laser. No somente um bom conceito o de que as plantas exigem zinco (Zn) a Lei. O zinco um dos 20 elementos que as plantas necessitam para crescer e produzir. um micronutriente, sendo exigido em quantidades menores que outros elementos mas essencial. Se o Zn est deficiente ou fornecido em pouca quantidade, as produes e os lucros diminuiro, e a utilizao pela cultura de outros nutrientes, tais como nitrognio, diminuir. A m utilizao de um nutriente devido a um programa de adubao desequilibrado uma preocupao ambiental e, alm disso, diminui os lucros.

A concentrao de zinco no solo pode diminuir 30 vezes para cada aumento na unidade de pH entre 5,0 e 7,0 a lei.

ocorrer nos perodos iniciais de desenvolvimento, quando os solos esto quentes e midos. Isto ocorre devido ao lento crescimento radicular comparado ao rpido crescimento da plntula. O sistema radicular, crescendo lentamente, incapaz de absorver Zn suficiente para suprir a plntula.

a lei o zinco nas culturas


O Zn foi um dos primeiros micronutrientes reconhecidos como tal, isto , como essencial para todas as plantas. Embora exigido em pequenas quantidades, altas colheitas so impossveis sem a sua presena. Algumas culturas respondem adio de Zn mais que outras, como indicado na Tabela 1.
Tabela 1. Resposta das culturas ao zinco. Muito responsivas Arroz Cacaueiro Cafeeiro Cebola Citros Feijoeiro Medianamente responsivas Alfafa Algodoeiro Batatinha Beterraba Cevada Gramneas forrageiras Soja Tomateiro Trevo Trigo
Pouco

a lei o zinco nos solos


Solos deficientes em zinco so muito comuns em todo o Brasil do Oiapoque ao Chu, passando por todo o cerrado do Planalto Central. Alm disso, a disponibilidade j baixa do Zn devida pobreza original pode diminuir ainda mais pela aplicao de doses pesadas de calcrio. Aumentando o pH o zinco convertido no solo em formas menos aproveitveis pelas culturas (Figura 1). Observa-se que as plantas que se desenvolvem em solos com teor muito alto em fsforo (P) e baixo em Zn sofrem mais a deficincia de Zn. Esta sndrome s vezes erroneamente explicada pensando-se que o P fixa o Zn. A aplicao de P em um solo com nveis suficientes de Zn no produzir deficincia de Zn. As deficincias de Zn tendem a

responsivas Aipo Alface Aspargo Aveia Cenoura Centeio Ervilha Repolho Videira

Figura 1. Tal como acontece com o cobre, o ferro e o mangans, a disponibilidade do zinco tende a cair quando o pH sobe.

Traduo e adaptao do original "It's the Law Zinc Is Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

Algumas vezes as plantas, ao crescer, parecem superar a deficincia. Entretanto, o prejuzo j foi feito e a colheita ser reduzida. Muito do Zn disponvel do solo est associado matria orgnica na superfcie do solo. O nivelamento do solo, o cultivo e a eroso podem causar deficincia de Zn nas culturas pela exposio do subsolo com baixa quantidade de matria orgnica, baixo teor de Zn nativo, ou com alto pH.

Linho Lpulo Milho Pecan Pessegueiro Pinheiro Tungue

Funes e sintomas de deficincia


O zinco essencial para muitos sistemas enzimticos da planta. Ele controla a produo de importantes reguladores de crescimento que afetam o novo crescimento e o desenvolvimento. Um dos 21

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

primeiros indicadores da deficincia de Zn o crescimento raqutico das plantas, resultado da diminuio dos reguladores de crescimento. Os sintomas de deficincia de Zn incluem: plantas raquticas; reas verde-claras entre as nervuras das folhas novas; folhas menores (folhas pequenas); interndios curtos (roseta); largas faixas brancas em cada lado da nervura central do sorgo e do milho.

Como resolver o problema da deficincia de zinco


As recomendaes de Zn variam de cultura para cultura. As anlises do solo e da planta so ferramentas importantes para a diagnose e a correo das deficincias de zinco. A melhor estratgia geralmente aplicar Zn no plantio para impedir que a deficincia aparea: prevenir, como diz o ditado, melhor que remediar. Os principais produtos contendo zinco existentes no mercado brasileiro com o respectivo teor (%Zn) so os seguintes: sulfato de zinco (23%), xido (30-78%), quelados (5-14%) e fritas (3,5-18%). O zinco geralmente aplicado no solo nos sulcos ou covas de plantio em doses que vo de 5-10 kg/ha e tem sido observado um efeito residual considervel, at de 5 anos. As doses dependem do teor no solo e da cultura.

Quando o solo sob alto pH est deficiente em Zn ou onde existe uma situao de emergncia em uma cultura estabelecida, o Zn pode ser aplicado na forma de pulverizao foliar. Em culturas perenes (cacaueiro, cafeeiro, citros, frutferas em geral) rotina a aplicao foliar de zinco, muitas vezes junto com produtos usados no tratamento fitossanitrio. Nas aplicaes foliares as doses variam entre 0,5 e 2 kg Zn/ha. As solues, geralmente a alto volume, tem uma concentrao de Zn da ordem de 0,05 a 0,2%. A Figura 1, preparada com dados do CPAC/EMBRAPA, mostra o efeito notvel do Zn no milho no ano de aplicao, bem como o efeito residual em trs cultivos seguintes.

O efeito da aplicao foliar de zinco como sulfato na produo do cafeeiro no cerrado de Minas Gerais visto na Figura 2. Os dados originais so do CENA-USP em colaborao com a EPAMIG e ESAL. As doses totais indicadas foram divididas em 3 aplicaes, a primeira delas pouco antes da florada.

Figura 2. Efeito da aplicao foliar de sulfato de zinco na produo de caf.

Figura 1. Resposta de culturas sucessivas aplicao de zinco para o milho no cerrado.

No deixe que a falta deste nutriente importante limite suas produes... e seus lucros.

Deficincia de zinco em cafeeiro.

Deficincia de zinco em citros (Original: CATI).

Deficincia de zinco em milho (Original: ARBORE).

Folha de feijoeiro deficiente em zinco, direita (Original: Quirino A.C. Carmello).

22

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

CLORO, MOLIBDNIO E COBALTO


bem entendido
o cloro, o molibdnio, o cobalto so exigidos pelas plantas e o vandio s vezes benfico
Cloro
bem entendido as plantas necessitam de cloro
At recentemente, o cloro (Cl) era considerado um nutriente sem importncia para a planta. Ns sabemos hoje que o Cl, corrigindo deficincias e controlando organismos causadores de doenas, pode aumentar a produo de muitas culturas, principalmente cereais e palmeiras (coqueiro, dendezeiro). O cloro est envolvido na fotossntese, especificamente no desdobramento da molcula de gua (H2O) em presena de luz. Ele ativa vrias enzimas e est envolvido no transporte de ctions, tais como potssio (K), clcio (Ca) e magnsio (Mg), dentro da planta. Ele ajuda a controlar a perda de gua e aumenta a resistncia seca. A pesquisa tem demonstrado que o Cl diminui os efeitos de doenas causadas por fungos e que provocam o apodrecimento das razes dos cereais, como o caso do mal-do-p do trigo. interessante que o mangans (Mn) parece andar junto com o Cl tanto na fotossntese quanto na proteo do trigo contra o mal-do-p. O cloro ajuda tambm a controlar infeces fngicas das folhas e espigas dos cereais e diminui a incidncia da podrido do caule do milho. O Cl pode ter efeitos negativos em algumas culturas... diminui a combustibilidade das folhas de fumo, a qualidade da batatinha. Os efeitos dependem da variedade ou do porta-enxerto.

Os micronutrientes descritos aqui Cl, Co, Mo no so to conhecidos quanto outros. A aplicao prtica do conhecimento das suas funes na planta atravs da adubao pode aumentar a produo.

Molibdnio
bem entendido as plantas exigem molibdnio O molibdnio (Mo) um dos nutrientes essenciais para todas as plantas. Alguns poucos gramas de Mo por hectare so capazes de corrigir deficincias que limitam a produo. O molibdnio necessrio para a sntese e ativao (funcionamento) da redutase do nitrato, uma enzima que reduz o nitrato na planta. tambm exigido para a fixao simbitica do N pelas bactrias que vivem nos ndulos das razes das leguminosas. Os sintomas de deficincia de molibdnio consistem geralmente no amarelecimento das folhas e diminuio no crescimento. No caso das leguminosas, a falta de Mo provoca sintomas de deficincia de N pois diminui a fixao de N de que tais plantas necessitam para viver. O molibdnio no solo
Ao contrrio dos outros micronutrientes, a disponibilidade de Mo no solo aumenta nos pHs mais altos do solo. A Figura 1 mostra a relao.

O cloro e a produo das culturas


Os nveis de Cl no solo adequados para as culturas no so bem conhecidos. Acredita-se, entretanto, que 30 kg de cloro nos 20 cm superficiais de um hectare de solo sejam adequados para os cereais em geral. Do ponto de vista prtico, a fonte mais comum o cloreto de potssio (KCl) que tem cerca de 47% de Cl. O cloreto pode ser distribudo a lano em rea total antes do plantio, aplicado na semeadura ou em cobertura. Devido possibilidade de dano por salinidade, no se deve colocar muito Cl em contato direto com a semente. Doses maiores podem ser usadas antes do plantio ou em cobertura. A pesquisa tem demonstrado que a poca de aplicao no influencia significativamente os resultados. Entretanto, chuvas pesadas podem diminuir o efeito do Cl em solos arenosos. Como o Cl muito mvel no solo, deve ser usado adequadamente. A Tabela 1 mostra a resposta do trigo ao Cl (mdia de 2 anos), nos EUA, e do dendezeiro, na Colmbia.
Tabela 1. Resposta do trigo e do dendezeiro ao cloreto. Dose de Cl Trigo kg/ha 3.625 3.906 4.030 Dend kg/planta 210 225 231

O cloro no solo
O cloro no fixado pela matria orgnica do solo ou pelas argilas. Ele facilmente lixiviado e um dos primeiros elementos removidos dos minerais pelos processos de intemperizao. Por isso, a maior parte do Cl do mundo encontrado nos mares. Na forma de cloreto, em que est presente nos adubos, no sal de cozinha e na gua das chuvas, no prejudicial aos organismos do solo.
1

Traduo e adaptao do original "It's Understood Chloride, Molybdenum, Cobalt and Vanadium Are Required by Plants", PPI, Norcross, EUA, por Eurpedes Malavolta.

Sem Intermediria Alta

Figura 1. Aumentando o pH aumenta a disponibilidade do Mo e do Cl.

POTAFOS - Caixa Postal 400 CEP 13400-970 Piracicaba-SP Telefone e fax: (0194) 33-3254

23

Os solos arenosos so mais aptos a apresentar deficincia de Mo que os solos de textura mais fina. Adubaes pesadas com P aumentam a absoro de Mo do solo pelas plantas, enquanto a adubao com enxofre (S) reduz a absoro de Mo e pode induzir a sua deficincia.

Os fertilizantes contendo Mo podem ser misturados com os fertilizantes NPK, aplicados em pulverizao via foliar ou usados como tratamento de sementes. O tratamento de sementes provavelmente o mtodo mais comum de se corrigir a deficincia de Mo porque so exigidas quantidades muito pequenas do nutriente.

dado o melhor resultado. A dose tima de aplicao foi de 0,05 kg (50 gramas) por hectare.

Cobalto
As bactrias que fixam N do ar em simbiose nos ndulos das leguminosas necessitam de cobalto (Co) para efetuar esse processo. A aplicao de Co juntamente com Mo no tratamento das sementes de feijo pode aumentar muito a produo, como foi demonstrado em ensaios feitos em Viosa pela Universidade Federal. Tem sido observado que o Co aumenta a vida til das rosas depois de colhidas e reduz a m formao de flores, aumentando a produo da mangueira.

Como corrigir a deficincia de molibdnio


Devido relao entre pH do solo e disponibilidade de Mo, a calagem de solos cidos geralmente corrige as deficincias de Mo, como mostra a Tabela 2. Isto possvel, porm, somente quando o solo contm Mo suficiente para satisfazer as necessidades da cultura.
Tabela 2. Resposta da soja ao Mo em vrios valores de pH (dados do IAC). pH (em H2O) 4,3 5,4 6,3 Sem Mo Com Mo

Vandio
O vandio (V) ainda no entrou na lista dos micronutrientes. Entretanto, tem sido observados aumentos na produo como conseqncia do seu uso. Assim, por exemplo, aplicaes foliares em algodo, feitas nos EUA, aumentaram a produo de fibras em 50 kg/ha, em culturas irrigadas ou no, sem aumentar a necessidade de gua. O vandio melhorou tambm a qualidade da fibra. Os melhores resultados tem sido obtidos quando as aplicaes so feitas de manh, enquanto as temperaturas so baixas. Uma nica aplicao, cerca de 2 semanas antes da iniciao do florescimento, tem

- - - - - - - - kg/ha - - - - - - - 1.274 1.870 2.309 2.688 2.711 2.719

Embora os micronutrientes no recebam tanta ateno quanto os macronutrientes, eles so to importantes quanto estes o que se deve entender.

Pense nisto...
A globalizao da economia faz dos melhores agricultores do mundo nossos concorrentes diretos. Como sobreviver dentro do novo panorama mundial?

24

ARQUIVO DO AGRNOMO N 10 MARO/96

Das könnte Ihnen auch gefallen