Sie sind auf Seite 1von 5

Alqueva Transgnico |

http://revistaalambique.wordpress.com/2012/12/14/alqueva-tr...

RSS Subscrever: Feed RSS

Alqueva Transgnico
Posted on 14 de Dezembro de 2012 6 About these ads (http://en.wordpress.com/about-these-ads/)

(http://revistaalambique.wordpress.com/2012/12/14/alqueva-transgenico/url/) A multinacional Monsanto (atravs da sua academia de estudos Dekalb) encontra-se a desenvolver em 48 hectares junto a Serpa, um campo de ensaios de variedades de milho. A lder mundial de sementes transgnicas (OGM), referia numa publireportagem (http://www.clipquick.com/Files /Imprensa/2012/10-19/2/1_1922619_BAB5CF3D1ABFAF16C54149D095C41B1F.pdf) neste Dirio do Alentejo (19.10) que sendo certo que o Alqueva est a proporcionar uma mudana nos campos do Alentejo () neste sentido, a Dekalb est certa de que a cultura do milho ser a mais propcia para iniciar o regadio naquelas terras. Nessa mesma edio do DA uma reportagem (como tal no paga como a anterior) reiterava a evidncia de como A Agricultura Est a Mudar no Alentejo (http://da.ambaal.pt/noticias/?id=2301), exemplicando com a diversidade de culturas que so atradas para l do olival intensivo (ou os outrora campos cerealferos), e que vo desde a papoila para a indstria farmacutica aos campos de cebolais. Em 2012 o cultivo de milho geneticamente modicado alcanou em Portugal 9.278,1 hectares, um aumento de 20% relativamente ao ano anterior (que por sua vez registara um crescimento de 60%). A crescente propagao deste milho transgnico (MON810), presente na sua esmagadora maioria na regio do Alentejo (5.796,2 ha) nos ltimos 3 anos caiu no maior dos silncios, esmorecida a discusso levantada pelas aces directas anti-OGM em 2007 em Silves. A consolidao de um sistema agro-industrial subjugado s grandes multinacionais (Monsanto, Pioneer, Syngenta) que monopolizam a venda das sementes transgnicas e dos agro-txicos, tem sido legitimada pela agricultura portuguesa. E o campo de ensaios de Serpa somente mais um passo em frente na estratgia da Monsanto, no meramente para a conquista do mercado possibilitado pelo Alqueva, 1 of 5 13/09/23 17:28 mas sobretudo para tornar Portugal a sua rampa de legitimizao e disseminao em espao europeu

Alqueva Transgnico |

http://revistaalambique.wordpress.com/2012/12/14/alqueva-tr...

das variedades de milho transgnico, semelhana do que j iniciara em outros campos experimentais no Alentejo e Ribatejo. Uma escolha bvia pois o Alentejo o melhor dos cenrios para multinacionais agro-industriais dependentes do sistema por excelncia da agricultura latifundiria.

(http://revistaalambique.wordpress.com/2012/12/14/alqueva-transgenico /milhogmevolucaoquadro/) Urge relanar e promover a informao e o debate sobre a questo dos OGM, dos seus impactos ambientais, sociais, econmicos e no bem-estar dos consumidores, o que signica colocar no topo da agenda do Alqueva e do Alentejo, dois conceitos que convergem entre si: biodiversidade e soberania alimentar. Uma das consequncias mais comprovadas da marcha da Monsanto a irreversvel contaminao gentica dos ecossistemas pelos OGM, sendo que a presena desse cdigo gentico implica o pagamento das patentes desses genes cobrado pelas companhias. Est para votao no Parlamento Europeu a Nova Lei das Patentes ou Patente Unitria Europeia acerca dos direitos dos agricultores sobre as sementes e animais reprodutores. A sua aprovao signica simplesmente a criminalizao dos agricultores que guardem as suas prprias sementes, consideradas propriedade intelectual na forma de material gentico patenteado, chegando ao ponto de poderem-se apreender colheitas quando contaminadas por genes patenteados. Mas a maior das facturas advm da deliberada diminuio da agrobiodiversidade (cerca de 75% no ltimo sculo), consequncia que os transgnicos apenas aceleram, e que nasceu da perspectiva cega da produtividade industrial da agricultura, exemplicada que foi pelas monoculturas de cereais ou recentemente pelos olivais intensivos. O contra-argumento a esta crtica surge de imediato acenando s necessidades alimentares mundiais, mas o que acontece que a falta e o excesso de comida esto par a par na desequilibrada produo e distribuio dos nossos recursos. O tal mundo da globalizao econmica que determina a produo em larga escala de um nmero reduzido de espcies agrcolas de elevado valor acrescentado (cash-crops como a soja, o milho, a colza e o trigo), em detrimento de centenas de espcies e milhares de variedades de plantas tradicionais, na base da sustentabilidades das populaes locais agora 2 of 5 13/09/23 17:28 subjugadas aos indicies de exportaes das monoculturas.

Alqueva Transgnico |

http://revistaalambique.wordpress.com/2012/12/14/alqueva-tr...

Urge por isso reclamar a nossa soberania alimentar: a liberdade e capacidade de cada pessoa e cada comunidade de exercer os seus direitos econmicos, sociais, culturais e polticos relativos produo da sua alimentao. Pelo que lutar pela alimentao indissocivel de reconhecer o direito s sementes. Precisamente o oposto do que a Monsanto e a agro-indstria nos cobra como progresso e desenvolvimento. Filipe Nunes Crnica de opinio, publicada hoje (14.12) no Dirio do Alentejo P.S.: Nesta mesma semana foi aprovada no Parlamento Europeu a Nova Lei das Patentes ou Patente Unitria Europeia.

(http://revistaalambique.wordpress.com/2012/12/14/alqueva-transgenico /sementeslivres_titom_web_high/) Saber mais em: Campanha pelas Sementes Livres (http://gaia.org.pt/sosementes) (GAIA) COLHER PARA SEMEAR (http://colherparasemear.wordpress.com/) PLATAFORMA TRANSGNICOS FORA (http://www.stopogm.net/) PROJECTO 270 (http://projecto270.blogspot.pt/) (Soberania Alimentar) Ver:

3 of 5

13/09/23 17:28

Alqueva Transgnico |

http://revistaalambique.wordpress.com/2012/12/14/alqueva-tr...

O Mundo segundo a Monsanto. A histria da principal fabricante de organismos geneticamente modicados (OGM). Realizado por Marie-Monique Robin, o documentrio destaca os perigos do crescimento exponencial das plantaes de transgnicos, que, em 2007, cobriam 100 milhes de hectares, com propriedades genticas patenteadas em 90% pela Monsanto. A pesquisa durou trs anos e a levou aos Estados Unidos e a pases como Brasil, ndia, Paraguai e Mxico, comparando as virtudes proclamadas dos OGM com a realidade de camponeses mergulhados pelas dvidas com a multinacional, de moradores das imediaes das plantaes pessoas que sofrem com problemas de sade ou de variedades originais de gros ameaadas pelas espcies transgnicas. Posted in: Lutas e Informao (http://revistaalambique.wordpress.com/category/lutas-e-informacao/)

6 Responses Alqueva Transgnico !


1. revistaalambique 17 de Dezembro de 2012 Em sentido contrrio. http://www.publico.pt/local/noticia/algarve-recria-arca-de-noe-das-arvores-de-fruto-1577650 Resposta 2. Ewerton Conde Da Matta Machado 18 de Maio de 2013 ABAIXO A MONDEMNIO!!! Resposta 3. LuzazuL 22 de Maio de 2013
4 of 5 13/09/23 17:28

Alqueva Transgnico |

http://revistaalambique.wordpress.com/2012/12/14/alqueva-tr...

favor lerem o livro de F. William Engdahl *The Seeds of Destruction*. Encontra-se disponvel para download gratuito algures na internet. Resposta 4. Culto do Conhecimento 27 de Maio de 2013 Reblogged this on Culto do Conhecimento and commented: Fonte: Revista Alambique Resposta 5. Jorge de Castro 9 de Agosto de 2013 difcil escrever-se tanta asneira e irresponsabilidade em to pouco espao!!!! Resposta

1 Trackback For This Post


1. Sbado: Contra a Monsanto e os Transgnicos! | ! Maio 21st, 2013 ! 21:28 [] na Praa Marqus de Pombal. A ver ainda Alqueva Transgnico j publicado AQUI ou AQUI porque a [] Blog em WordPress.com. The Inuit Types Theme.

5 of 5

13/09/23 17:28

Das könnte Ihnen auch gefallen