Sie sind auf Seite 1von 22

Teoria Geral dos Ttulos de Crdito 1. Introduo necessrio inicialmente abordar o conceito de crdito.

. A palavra crdito tem sua raiz etimolgica (Etimologia o estudo da origem e formao das palavras de determinada lngua) no latim creditum, credere, ou seja, confiar, ter f. Joo Eunpio Borges discorre a respeito do conceito de crdito nas seguintes palavras: Cumpre, pois, antes de dizer o que o ttulo de crdito, lembrar o conceito de crdito, sob o aspecto que interessa a nossa disciplina. Em qualquer operao de crdito o que sempre se verifica a troca de um valor presente e atual por um valor futuro. Numa venda a prazo, o vendedor troca a mercadoria - valor presente e atual - pela promessa de pagamento a ser feito futuramente pelo comprador. No mtuo ou em qualquer modalidade de emprstimo, a prestao atual do credor corresponde prestao futura do devedor. O crdito , pois, economicamente, a negociao de uma obrigao futura; a utilizao dessa obrigao futura para a realizao de negcios atuais. , em suma, como diz Werner Sombart, o poder de compra conferido a quem no tem o dinheiro necessrio para realiz-la. Juridicamente falando, crdito consiste basicamente no direito a uma prestao futura baseada fundamentalmente na confiana. Como forma de ampliar esse pressuposto (confiana), se criou um instrumento jurdico apto a garantir/assegurar os direitos do credor, diante de eventual no pagamento do devedor. A este instrumento deu-se o nome de Ttulo de Crdito. 2. Regime Jurdico O conjunto de normas que regem os ttulos de crdito recebem o nome de direito cambirio ou cambial, ramo do direito empresarial. Sobre as cambiais (nota promissria e letra de cmbio) vigora, no Brasil, a Lei Uniforme de Genebra (Conveno de Genebra, 1930), promulgada pelo Decreto n 57.663/66. A Lei Uniforme permite que sejam estabelecidas reservas pelos pases signatrios, permitindo a introduo de limitaes ao seu texto. Por conta disto, permanecem em vigor, as disposies do Decreto n 2.044/1908, que vigia antes da Lei Uniforme, nas matrias objeto de reserva quele diploma internacional. Em matria de cheques, a Lei n 7.357/85 incorpora os dispositivos da Lei Uniforme sobre a matria. E as duplicatas so regidas pela Lei n 5.474/68. Por fim, com a entrada em vigor do Novo Cdigo Civil, que passou a regular uma srie de institutos de direito comercial, dentre os quais esto os ttulos de crdito. Contudo, a sua aplicao apenas supletiva (art. 903), quando no contrariar a legislao especfica.

Art. 903. Salvo disposio diversa em lei especial, regem-se os ttulos de crdito pelo disposto neste Cdigo. 3. Conceito O conceito mais completo de ttulos de crdito foi elaborado por Vivante, para quem Ttulo de crdito o documento necessrio para o exerccio do direito, literal e autnomo, nele mencionado. Este conceito to completo que praticamente repetido pelo artigo 887 do Cdigo Civil: "O ttulo de crdito, documento necessrio ao exerccio do direito literal e autnomo nele contido, somente produz efeito quando preencha os requisitos da lei." Todavia, a definio dada por Fabio Ulhoa Coelho, tambm merece destaque: os ttulos de crdito so documentos representativos de obrigaes pecunirias. No se confundem com a prpria obrigao, mas se distinguem dela na exata medida que a representam. A obrigao, por sua vez, pode ter origem extracambial, p. ex. compra e venda, ou cambial, p. ex. obrigao do avalista. 4. Caractersticas Trs caractersticas so essenciais aos ttulos de crdito: a) negociabilidade: a facilidade da circulao do crdito representado pelo ttulo de crdito, que uma vez sacado, obriga o emitente a efetivar o pagamento a pessoa que na data do vencimento estiver com a posse do ttulo. b) executividade: o ttulo de crdito apresenta maior eficincia em sua cobrana. Trata-se de ttulo executivo extrajudicial (art. 585, I, CPC) e, portanto, goza de liquidez, certeza e exigibilidade, podendo ser executado de plano, independendo de prvia ao conhecimento. c) independncia ou substantividade: os ttulos de crdito no se integram, no surgem e nem resultam de nenhum outro documento. Eles existem por si s. 5. Princpios So 4 princpios, cartularidade (incorporao), literalidade e autonomia. a) Cartularidade ou incorporao: o ttulo de crdito se assenta numa crtula, num documento. Sem a posse desse documento no se pode exercer o direito ali representado, ou seja, o possuidor do ttulo de crdito, aos olhos do devedor e de terceiros, representa o real credor. Em obedincia a este princpio, (i) a posse do ttulo pelo devedor representa seu pagamento. (ii) s possvel protestar o ttulo apresentando-o, (iii) no se transmite o ttulo sem a sua respectiva tradio, (iv) o ttulo original deve ser levado a juzo por ocasio da sua execuo, no se admitindo a sua substituio sequer por cpia autenticada.

Esta caracterstica, mais especificamente, vem sendo colocada em xeque, em razo do desenvolvimento tecnolgico. Embora alguns doutrinadores, a exemplo de Marcelo Bertoldi, Marcia Carla Pereira Ribeiro e Wille Duarte Costa, no admitam a existncia de ttulo de crdito que no esteja gravado em meio fsico, em razo do desenvolvimento tecnolgico dos dias atuais, com o crescente uso da informtica no cotidiano da administrao do crdito, o papel vem sendo substitudo como suporte de informaes e esta caracterstica vem sendo questionada. A este processo a doutrina tem dado o nome de desmaterializao dos ttulos de crdito. Exemplos claros disto so os chamados cartes de dbito que substituem os cheques, e as duplicatas virtuais. Fabio Ulhoa Coelho observa que o ambiente informatizado tornou obsoletos os preceitos do direito cambirio, intrinsecamente, ligados condio de documentos dos ttulos de crdito. O prprio Cdigo Civil se rende aos avanos tecnolgicos e prev em seu artigo 889, 3: 3o O ttulo poder ser emitido a partir dos caracteres criados em computador ou meio tcnico equivalente e que constem da escriturao do emitente, observados os requisitos mnimos previstos neste artigo. A duplicata uma exceo a esse principio, porque pode ser protestada, cobrada e executada sem que sequer tenha sido emitida. b) Literalidade: nas relaes cambiais somente os atos que so devidamente lanados no prprio ttulo produzem efeitos jurdicos perante o seu legtimo portador. O que no se encontra expressamente consignado no ttulo de crdito no produz consequncias nas relaes jurdicocambiais. Assim, o ttulo de crdito no pode ser complementado, modificado ou anulado por qualquer outro documento. na literalidade que se determina o contedo, a extenso e a modalidade do direito constante do ttulo. P. ex. aval fora do ttulo, no tem valor; uma quitao parcial deve ser dada no prprio ttulo. Atos documentados em instrumentos apartados, ainda que vlidos e eficazes entre os sujeitos diretamente envolvidos, no produziro efeitos perante o portador do ttulo. Consequncias do princpio da literalidade: 1) Nenhum credor pode pleitear mais direitos de que os resultantes exclusivamente do contedo do ttulo de crdito. Isso corresponde para o devedor, a garantia de que no ser obrigado a mais do que o mencionado no documento. 2) O titular do crdito pode exigir todas as obrigaes decorrentes das assinaturas constantes da cambial.

No se possvel opor excees (defesas) pessoais ao terceiro de boa f. Ex: P. ex. A emite promissria para B. B endossa para C. A no poder, no vencimento do ttulo, alegar contra C que no paga a promissria por ser B seu devedor de igual ou superior soma. c) Autonomia: essa caracterstica dos ttulos de crdito que o torna apto a circular entre inmeras pessoas. As obrigaes representadas por um mesmo ttulo de crdito so independentes entre si. Se uma dessas obrigaes for nula ou anulvel, eivada de vcio jurdico, tal fato no comprometer a validade e eficcia das demais obrigaes constantes do mesmo ttulo de crdito. Este princpio representa a garantia efetiva de circulabilidade do ttulo de crdito. Ele se desdobra em duas facetas: 1) abstrao, ocorrendo a circulao do ttulo de crdito, esse desvinculado do negcio jurdico que lhe deu causa, chamada causa subjacente. Veja-se que enquanto no houve a circulao do ttulo e as partes da relao jurdico cambial so as mesmas do negcio que originou o ttulo, h uma vinculao entre estas e o ttulo dela originado. P. ex. A emite promissria para B (compra e venda). B, por sua vez, endossa o ttulo para C. A no se livrar de pagar C, se a coisa comprada apresentou vcio redibitrio, devendo acionar B. 2) inoponibilidade das excees pessoais a terceiros o aspecto processual do princpio da autonomia, limitando as matrias que podero ser argidas como defesa pelo devedor de um ttulo de crdito executado. As nicas excees admitidas contra o terceiro de boa-f so com relao ao prprio crdito ou ao ttulo (prescrio, falta de requisitos da lei, falsificao, etc.). O artigo 17 da LU prev: As pessoas acionadas em virtude de uma l etra no podem opor ao portador as excees fundadas sobre as relaes pessoais delas com o sacador ou com os portadores anteriores, a menos que o portador ao adquirir a letra tenha procedido conscientemente em detrimento do devedor.. E o artigo 916 do CC As excees, fundadas em relao do devedor com os portadores precedentes, somente podero ser por ele opostas ao portador, se este, ao adquirir o ttulo, tiver agido de m-f.. 6. Espcies e tipicidade dos ttulos de crdito Segundo Waldrio Bulgarelli: A legalidade ou tipicidade consiste na impossibilidade estabelecida pela Lei, de se emitirem ttulos de crdito que no estejam previamente definidos e disciplinados por lei (numerus clausus). 7. Classificao dos ttulos de crdito a) quanto ao modelo: os ttulos de crdito podem ser classificados como livre ou vinculado. So chamados livres, os ttulos de crdito que no tem uma forma especfica estabelecida em lei, p. ex. a letra de cmbio e a nota promissria, que podem ser criados a partir de uma simples folha de papel, bastando que ali estejam presentes os requisitos de contedo essenciais a estes ttulos.

Por sua vez, so chamados vinculados, aqueles ttulos cuja legislao estabeleceu rgida padronizao, de modo que eles s produzem efeitos legais, quando atendidas todas as suas formalidades. Para eles h uma forma pr-estabelecida e que deve ser totalmente obedecida. So exemplos o cheque e a duplicata. b) quanto estrutura: podem ser ordem de pagamento ou promessa de pagamento. Na ordem de pagamento, a emisso (saque) do ttulo de crdito faz nascerem trs situaes jurdicas distintas: a de quem d a ordem emitente do ttulo, sacador , a do destinatrio da ordem sacado e a do beneficirio da ordem de pagamento, chamado tomador. Exemplo. letra de cmbio, duplicata e cheque. Na promessa de pagamento, apenas duas situaes jurdicas nascem do saque da crtula: a de quem promete pagar e o beneficirio da promessa. Exemplo: nota promissria. c) quanto hiptese de emisso: podem ser causais ou no-causais (abstratos), segundo a lei circunscreva ou no as causas que autorizam a sua criao. Os ttulos causais somente podem ser emitidos se ocorrer o fato que a lei elegeu como causa possvel para a sua emisso. Exemplo: duplicata que exige prvia compra e venda mercantil ou prestao de servio. Os ttulos no-causais podem ser criados por qualquer causa, para representar obrigao de qualquer natureza no momento do saque. Exemplo: Cheque. d) quanto forma de transferncia de titularidade ou circulao: os ttulos podem ser ao portador, nominativos ordem e nominativos no ordem. Ttulo ao portador aquele que circula por mera tradio (entrega) uma vez que nele no h identificao expressa do credor. Assim qualquer pessoa que tenha a posse do ttulo considerada titular do crdito nele mencionado (art. 904 do CC - A transferncia de ttulo ao portador se faz por simples tradio.). Estes ttulos so marcados pela expresso: Pague -se ao portador deste. Obs.: No permitido, no Brasil, nenhum ttulo de crdito, ao portador, com valor superior a R$ 100,00 (cem reais). Ttulo nominativo aquele que identifica expressamente o seu credor, de forma que, a transferncia da titularidade do crdito se d por meio de um ato formal, completada pela tradio do ttulo. Nos ttulos nominativos ordem, esse ato formal o endosso, tpico do regime jurdico-cambial (art. 910 do CC). Nesse caso encontra-se no ttulo a expresso: Pague-se a Fulano, ou sua ordem a quantia de. Em regra, a letra de cambio, a nota promissria, o cheque e a duplicata so ttulos nominas a ordem podendo circular via endosso. J nos ttulos nominativos no ordem, contrariando a vocao dos ttulos de crdito, esse ato formal a cesso civil de crdito, submetida ao regime jurdico civil.

Letra de Cmbio e Nota Promissria O estudo da letra de cmbio permite uma anlise de todos os atos cambiais, de modo que, possvel estudar os demais ttulos de crdito (nota promissria, cheque, duplicata) a partir dela, esmiuando apenas as peculiaridades de cada um deles. 1. Conceito A letra de cmbio ordem de pagamento a vista ou a prazo. O conceito preciso, pois diferencia a letra da Nota promissria que promessa de pagamento e do cheque que uma ordem de pagamento a vista. Nota promissria que promessa de pagamento e do cheque que uma ordem de pagamento a vista. 2. Legislao Aplicvel A letra de cmbio est regulada, no Brasil, por uma verdadeira colcha de retalhos que se costura com dispositivos da Lei Uniforme de Genebra (Decreto n 57.663/66) e da legislao interna (decreto n. 2044/08), fonte de indesejveis disputas e de incertezas jurdicas. A nota promissria est sujeita s mesmas normas aplicveis letra de cmbio, com algumas excees estabelecidas pela Lei Uniforme, em seus arts. 77 e 78. Lembrando que o Cdigo Civil tem apenas carter supletivo (art. 903). 3. Sujeitos da Relao Jurdico Cambial; A letra de cmbio, conforme a classificao quanto a estrutura, uma ordem de pagamento. E, como tal, nela existiro trs situaes jurdicas distintas na relao jurdica cambial. So elas: Emitente ou sacador: aquele que deu a ordem de pagamento; Sacado: aquele contra quem foi emitida a ordem de pagamento; Beneficirio ou tomador: aquele em favor de quem emitida a ordem de pagamento. Embora o saque crie trs situaes jurdicas distintas, a lei faculta que uma mesma pessoa ocupe mais de uma dessas situaes. Assim, a letra poder ser sacada em benefcio do prprio sacador a mesma pessoa ocupando, simultaneamente, as situaes jurdicas de sacador e tomador ou, ainda, sobre o prprio sacador a mesma pessoa ocupando, simultaneamente, as situaes jurdicas de sacador e sacado (LU, art. 3). Com o saque da nota promissria, surgem duas situaes jurdicas distintas: a situao daquele que promete pagar quantia determinada (sacador, emitente ou subscritor) e a daquele que se beneficia de tal promessa (beneficirio ou sacado). 4. Requisitos de Validade da Letra de Cmbio

A lei estabelece determinados requisitos. So elementos indispensveis produo, pelo instrumento, dos efeitos cambiais previstos por lei. Ao documento em que falte algum desses requisitos no se pode aplicar a disciplina do regime jurdico-cambial. So requisitos da letra de cmbio: a) a expresso "letra de cmbio" inserta no prprio texto do ttulo, no bastando constar fora do texto, mesmo que com destaque; tal expresso dever ser na lngua empregada na redao do ttulo (LU, art. 1, n. 1); b) o mandato puro e simples, ou seja, no-sujeito a nenhuma condio, de pagar quantia determinada (LU, art. 1, n. 2); c) o nome do sacado (LU, art. 1, n. 3) e sua identificao pelo nmero de sua Cdula de Identidade, de inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica, do Ttulo Eleitoral ou da Carteira Profissional (Lei n. 6.268, de 1975, art. 3); d) A poca do vencimento deve, tambm, constar da letra (art. 1, n. 4). Mas, sua falta, no se descaracterizar o instrumento como ttulo de crdito porque a lei dispe que, neste caso, a letra ser vista (LU, art. 2, segunda alnea). NO ESSENCIAL e) o lugar do pagamento ou a indicao de um lugar ao lado do nome do sacado, o qual ser tomado como lugar do pagamento e como domiclio do sacado (LU, art. I, n. 5, c/c o art. 2, terceira alnea); NO ESSENCIAL f) o nome do tomador, o que quer dizer que no se admite letra de cmbio sacada ao portador (LU, art. I, n. 6); g) local e data do saque, podendo ser a indicao deste local substituda por meno de um lugar ao lado do nome do sacador (LU, art. 1, n. 7, c/c o art. 2, ltima alnea); NO ESSENCIAL h) assinatura do sacador (LU, art. 1, n. 8). Se o sacador como, de resto, qualquer outro obrigado cambial no souber ou no puder assinar, somente poder praticar o ato cambial por procurador nomeado por instrumento pblico e com poderes especiais. No se admite a insero no ttulo de impresso digital ou a assinatura a rogo. Tambm no se admite, em relao letra de cmbio, a utilizao de chancela mecnica. So requisitos da nota promissria (arts. 75 e 76 da LU): 1. A denominao "nota promissria" lanada no texto do ttulo. 2. A promessa de pagar uma quantia determinada. 3. A poca do pagamento, caso no seja determinada, o vencimento ser considerado vista. 4. A indicao do lugar do pagamento, em sua falta ser considerado o domiclio do subscritor (emitente). 5. O nome da pessoa a quem, ou a ordem de quem deve ser paga a promissria.

6. A indicao da data em que, e do lugar onde a promissria passada, em caso de omisso do lugar ser considerado o designado ao lado do nome do subscritor. 7. A assinatura de quem passa a nota promissria (subscritor). 8. Assinatura de duas testemunhas identidade e (ou) cpf e endereo das mesmas. 9. Sem rasuras, pois perde o valor a nota promissria. Finalmente, registre-se que, por fora do art. 3 do Decreto n. 2.044/1908, em consonncia com a interpretao que lhe deu a Smula 387 do STF (A cambial emitida ou aceita com omisses, ou em branco, pode ser completada pelo credor de boa-f antes da cobrana ou do protesto.), e o art. 891 do CC, os requisitos da letra de cmbio assim tambm de qualquer ttulo de crdito no precisam constar do instrumento no momento do saque. Poder ela ser sacada incompleta, como poder circular incompleta. Os requisitos devem estar totalmente cumpridos antes da cobrana ou do protesto do ttulo. Entende-se que o portador de boa-f procurador bastante do sacador para completar a letra de cmbio emitida com omisses. claro, se preencher o ttulo em desacordo com o avenado, ou com a realidade dos fatos, ter o portador agido de m-f, e deixar, por isso, de ser considerado procurador do emitente do ttulo. 5. Constituio e Circulao; 5.1 SAQUE: o ato de criao, de emisso da letra de cmbio. A partir dele o tomador poder procurar o sacado para receber a quantia referida no ttulo. O saque produz outro efeito, tambm: o de vincular o sacador ao pagamento da letra de cmbio. O sacado que se encontra na posio de destinatrio da ordem de pagamento; ele que, em princpio, dever pagar o ttulo. No entanto, se no o fizer, ou se no se realizarem as condies da obrigao do sacado, o tomador poder cobrar a letra de cmbio do prprio sacador, que, ao praticar o saque, tornou-se codevedor do ttulo (LU, art. 9). 5.2 ACEITE: somente para a letra de cmbio. a) conceito: o ato cambial pelo qual o sacado concorda em acolher a ordem incorporada pela letra. O sacado de uma letra de cmbio no est obrigado a cumprir a ordem de pagamento que lhe foi dirigida. Estar vinculado ao pagamento do ttulo apenas se concordar em atender ordem. O aceite resulta da simples assinatura do sacado lanada no anverso do ttulo, mas poder ser firmado tambm no verso, desde que identificado o ato praticado pela expresso "aceito" ou outra equivalente. O aceitante o devedor principal da letra de cmbio. b) recusa do aceite: ocorre o vencimento antecipado, previsto no art. 43 da LU. Se o sacado no aceitar a ordem de pagamento que lhe foi dirigida, o tomador ou o credor poder cobrar o ttulo de imediato do sacador.

O sacador, para evitar o vencimento antecipado da letra, pode se valer de duas clusulas especiais. - clusula no aceitvel ou de proibio de aceite: Uma letra de cmbio com esta clusula no poder ser apresentada ao sacado para aceite. O credor somente poder apresentar o ttulo ao sacado no seu vencimento, e para pagamento portanto. - Clusula de proibio de aceite antes de determinada data: a eventual recusa do aceite e consequente vencimento antecipado do ttulo ficam postergados para uma data futura. c) Aceite pode ser total ou parcial. O aceite total a regra geral, quando o aceitante assume se obriga integralmente com a ordem de pagamento. O aceite parcial por sua vez, pode ser de duas espcies: - Limitativo: o aceite em que o sacado concorda em pagar apenas uma parte do valor do ttulo - modificativo: o aceite em que o sacado adere ordem alterando parte das condies fixadas na letra, como, por exemplo, o adiamento do vencimento. Mesmo havendo o aceite parcial haver o vencimento antecipado da letra, podendo ser exigida a respectiva obrigao imediatamente do sacador. d) prazo de apresentao: ser em regra, de 1 ano a contar da data do saque. A inobservncia desse prazo pelo credor acarreta a perda do direito de cobrana do ttulo contra os coobrigados (art. 53). e) prazo de respiro: se destina a possibilitar ao sacado a realizao de consultas ou a meditao acerca da convenincia de aceitar ou recusar o aceite (art. 24). 5.3 Endosso: A letra de cmbio ttulo sacado, em regra, com a clusula " ordem". Isto significa que o seu credor pode faz-lo circular mediante endosso. A clusula " ordem" pode ser expressa ou tcita. Ou seja, basta que no tenha sido inserida a clusula "no ordem" na letra de cmbio para que ela seja transfervel por endosso (LU, art. 11). Esta clusula pode ser inserida pelo sacador ou por qualquer endossante. O alienante do crdito documentado por uma cambial chamado de endossante ou endossador; o adquirente, de endossatrio. a) Endosso prprio (translativo ou direto): o ato pelo qual se opera a transferncia do crdito representado por ttulo " ordem". claro, a alienao do crdito fica, ainda, condicionada tradio do ttulo, em decorrncia do princpio da cartularidade. O primeiro endossante de qualquer letra de cmbio ser, sempre, o tomador. O endosso produz, em regra, dois efeitos: a) transfere a titularidade do crdito representado na letra, do endossante para o endossatrio; b) vincula o endossante ao pagamento do ttulo, na qualidade de coobrigado (LU, art. 15).

Quanto ao segundo efeito, o endossante pode evit-lo, desde que grave na letra a Clusula sem garantia: (art. 15 da LU). Com esta clusula, o endossante transfere a titularidade da letra, sem se obrigar ao seu pagamento. - Lugar do endosso: Via de regra, o endosso feito no verso do ttulo de crdito. Poder, porm, ser feito no anverso, mas desde que seja identificado obrigatoriamente o ato cambirio praticado. Obs.: A lei veda ao endossante limitar o endosso a uma parte do valor da letra, considerando nulo o endosso parcial (LU, art. 12; CC, art. 912, pargrafo nico). O endosso prprio pode ser: "em branco", quando no identifica o endossatrio. Neste caso, a letra sacada nominativa se torna um ttulo ao portador. No endosso "em preto", quando o identifica. b) endosso imprprio no transfere a titularidade do crdito representado na letra. Ele poder ser: a) mandato: permite que o endossatrio pratique todos os atos de cobrana do crdito. Utiliza-se os termos: por procurao ou para cobrana. b) cauo: o ttulo de crdito dado como garantia para uma obrigao de natureza contratual. O ttulo de crdito tem que ser a prazo. Cheque no pode servir como cauo, pois uma ordem de pagamento a vista. 5.4. Aval: ato cambial de garantia, no qual, uma pessoa, chamada avalista, garante o pagamento do ttulo em favor do devedor principal ou de um coobrigado. O devedor em favor de quem foi garantido o pagamento do ttulo chamado de avalizado. O avalista responsvel da mesma forma que o seu avalizado, diz o art. 32 da LU (CC, art. 899). O aval resulta da simples assinatura do avalista no anverso da letra de cmbio, sob alguma expresso identificadora do ato praticado ("Por aval" ou equivalente) ou no. Se o avalista pretender firmar o verso do ttulo, somente poder faz-lo identificando o ato praticado. a) Espcies: O aval pode ser "em branco" ou "em preto". Do primeiro tipo o aval que no identifica o avalizado; do segundo, aquele que o identifica. O aval em branco, determina o art. 31 da LU, dado em favor do sacador. b) Aval sucessivo X aval simultneo ou coaval: no aval sucessivo o avalista garante o pagamento do ttulo para um devedor e tem a sua prpria obrigao tambm garantida por aval. Neste caso, no existe entre eles solidariedade e, portanto, o 1 avalista no tem direito de regresso contra o seu prprio avalista. O avalista sucessivo s pode regressar contra o avalizado. Ex.: B avalista de A. C, por sua vez, garante por aval a obrigao de B. No aval simultneo, o devedor pode ter sua obrigao garantida por mais de um avalista. Neste caso, os coavalistas respondem solidariamente pelo cumprimento da obrigao avalizada. Assim, se um dos coavalistas arcar com o pagamento da totalidade do ttulo de crdito, poder regressar contra o outro a metade do montante despendido. c) AVAL PARCIAL: possvel se falar em aval parcial, muito embora o art. 897, par nico, vede-o, isto porque, o art. 30 a LU admite o aval parcial. Art. 903, CC.

d) AVAL ANTECIPADO: o aval dado em favor de algum que ainda no se obrigou cambialmente. P. ex.: A emite letra contra B. Se antes de B dar o aceite. Y avaliza o ttulo em favor de B temos o aval antecipado. Neste caso, se B no aceitar a letra, no subsiste a obrigao de Y. e) NECESSIDADE DE OUTORGA UXRIA: o aval dado sem o consentimento de outro cnjuge pode ser invalidado, salvo se o casamento se deu sob o regime da separao absoluta de bens (artigo 1.647, III, CC). No caso de recusa injustificada do cnjuge possvel requerer o suprimento judicial. 6. Vencimento O vencimento da letra pode ser extraordinrio ou ordinrio. Este ltimo se d com o decurso do tempo. J o extraordinrio se d em duas respostas, no caso de recusa do aceite pelo sacado e na falncia do aceitante. As letras classificam-se segundo o vencimento em: a) Letra com vencimento em dia certo: aquela que o sacador escolhe uma data para o vencimento. b) Letra vista: vence com a apresentao do ttulo ao sacado.

c) Letra a certo termo da vista: tem o seu vencimento definido pelo transcurso de um prazo, fixado pelo sacador, iniciado com a data do aceite. P. ex. 3 meses aps o aceite. d) Letra a certo termo da data: a que vence com o transcurso de prazo, igualmente fixado pelo sacador, contado da data do saque. P. ex. seis meses desta data pagar. A contagem dos prazos regida pelo artigo 36 da LU: a) o ms se conta pelo ms; b) meio ms significa o lapso de 15 dias; c) o vencimento designado para o incio, meados ou fim de determinado ms ocorrer nos dias 1, 15 e no ltimo dia do referido ms, respectivamente. 7. Pagamento Os devedores de um ttulo de crdito so de duas categorias: o chamado devedor principal, que, na letra de cmbio, o aceitante, e os coobrigados, que, nesta espcie de ttulo, so o sacador e os endossantes. Os avalistas se enquadram em um ou outro grupo em funo do enquadramento do respectivo avalizado. Para tornar-se exigvel o crdito cambirio contra o devedor principal, basta o vencimento do ttulo. J em relao aos coobrigados, necessria, ainda, a negativa de pagamento do ttulo vencido por parte do devedor principal. Em virtude do princpio da literalidade, a comprovao deste fato deve ser feita por protesto do ttulo, o qual se consubstancia, ento, em condio da exigibilidade do crdito cambirio contra os coobrigados. O protesto do ttulo tambm condio de exigibilidade deste crdito, nos mesmos termos, na hiptese de recusa do aceite. Para produzir este efeito, contudo, o protesto deve ser providenciado pelo credor dentro de um prazo estabelecido por lei.

O coobrigado que paga o ttulo de crdito tem o direito de regresso contra o devedor principal e contra os coobrigados anteriores. As obrigaes representadas por um ttulo de crdito s se extinguem, todas, com o pagamento, pelo aceitante, do valor do crdito. Se o pagamento feito por um coobrigado ou pelo avalista do aceitante, so extintas a prpria obrigao de quem pagou e mais as dos coobrigados posteriores; se o pagamento feito pelo aceitante da letra de cmbio, extinguem-se todas as obrigaes cambiais. Para uma letra de cmbio pagvel no exterior, o credor deve apresentar o ttulo ao aceitante no dia do vencimento ou num dos dois dias teis seguintes (LU, art. 38). J se a letra de cmbio pagvel no Brasil, o credor dever apresent-la ao aceitante para pagamento no dia do vencimento ou, recaindo este num dia no-til, no primeiro dia til seguinte (art. 52 do Anexo II da Conveno de Genebra c/c o art. 20 do Dec. n. 2.044/1908). Se no for observado o prazo de apresentao para pagamento, o credor no perder o direito ao crdito cambirio. Mas, nesta hiptese, qualquer devedor poder depositar, em juzo, por conta do credor, o valor do ttulo. A inobservncia do prazo de apresentao para pagamento importa na perda do direito de crdito contra todos os coobrigados, nos termos do art. 53 da LU. Cautelas para se fazer um pagamento: Se voc vai pagar um ttulo, a primeira cautela exigir a exibio (apresentao) do ttulo e a sua entrega (p. da cartularidade), para que a pessoa prove ser o credor do mesmo. A segunda cautela exigir a quitao no prprio ttulo (princpio da literalidade). Por mais que esse ttulo caia em outras mos (terceiro de boa f), o ttulo estar quitado. Serve ainda para assegurar o direito de regresso. A terceira cautela analisar a cadeia de endossos, para se saber se a pessoa realmente o legtimo credor ou no daquele ttulo. Ora sempre o ltimo endossatrio o credor do ttulo. Essas cautelas vm sendo minimizadas por fora do cdigo de defesa do consumidor. Tem-se admitido, para se proteger o consumidor, uma flexibilizao dessas regras do regime cambial. Assim, por exemplo, se ele provar que pagou a uma pessoa que se dizia preposto do credor, e essa efetivamente o parecia (teoria da aparncia), ento essa obrigao ser dada como quitada, e o credor arcar com o prejuzo. O devedor de uma letra de cmbio deve negar-se a efetuar o pagamento ao portador do ttulo, sempre que ocorrer justa causa para esta oposio. So exemplos desta espcie de causa: extravio da letra, falncia ou incapacidade do portador. 8. Protesto: Protesto o ato praticado pelo credor, perante o competente cartrio, para fins de incorporar ao ttulo de crdito a prova de fato relevante para as relaes cambiais, p. ex. a falta de aceite ou a falta de pagamento da letra. Alm destes protestos existe o protesto por falta de data do aceite, para os casos em que o sacado aceita o ttulo, porm se esquece de mencionar a data em que pratica o ato.

Convm aqui tratar do protesto por falta de pagamento. No havendo o pagamento no vencimento da letra com vencimento em dia certo, o credor deve protest-la nos 2 dias teis seguintes quele em que pagvel (art. 44, LU). Para as demais hipteses de vencimento as diferenas so poucas e explicveis pela legislao. Caso o credor perca o prazo para protesto, a consequencia a inexigibilidade do crdito mencionado na letra contra o sacador, os codevedores e seus avalistas (art. 53, LU). Trata-se de hipteses de protesto necessrio. O direito creditcio permanece contra o aceitante e seus avalistas. Trata-se de hipteses de protesto facultativo. Obs.: Exceo: CLUSULA SEM DESPESAS: dispensa o credor do protesto cambial contra quaisquer devedores. possvel que o endossante e o avalista individualmente incluam esta clusula especificamente para que produzam efeito contra eles. P. ex. pague-se, sem despesas, a 9. Ao de Cambial: A ao cambial a execuo, pois os ttulos de crdito so definidos como ttulos executivos extrajudiciais (art. 585, I, CPC). preciso observar o prazo prescricional da letra de cmbio. A execuo deve ser ajuizada contra o devedor principal e seus avalistas num prazo de 3 anos a contar do vencimento; J contra os codevedores, o prazo de 1 ano contado do protesto ou do vencimento, no caso de clusula sem despesas. Para o exerccio de direito de regresso contra codevedor o prazo de 6 meses, a partir do pagamento ou do ajuizamento da execuo. As regras de suspenso e interrupo do prazo de prescrio so as mesmas do Cdigo Civil. Aps a prescrio da ao de execuo, somente ser possvel exigir a obrigao representada pelo ttulo de crdito de origem extracambial. Neste caso, o seu devedor poder ser demandado por ao de conhecimento prpria (Dec. n. 2.044/1908, art. 48) ou por ao monitria, nas quais a letra servir, apenas, como elemento probatrio. Essas aes so chamadas de aes causais, porque discutem a causa da obrigao e no o seu documento. Um coobrigado cuja obrigao tenha-se originado, exclusivamente, no ttulo de crdito, como , em geral, o caso do avalista, aps a prescrio da execuo, no poder, em nenhuma hiptese, ser responsabilizado perante o credor da letra. Esta ao de conhecimento prescrever de acordo com a disposio de lei aplicvel espcie, e, inexistindo regra especfica, de acordo com o art. 205 do CC. 10. Prescries especficas da nota promissria

a) A nota promissria uma promessa de pagamento e, por isso, no se aplicam, a ela, as normas relativas letra de cmbio incompatveis com esta natureza da promissria. Assim, no h que se cogitar de aceite, vencimento antecipado por recusa de aceite, clusula no-aceitvel etc. b) O subscritor da nota promissria o seu devedor principal. Por essa razo, a lei prev que a sua responsabilidade idntica do aceitante da letra de cmbio (art. 78). Neste sentido, pode-se concluir que o protesto facultativo para o exerccio do direito de crdito contra o emitente; tambm se pode concluir que o exerccio desse direito prescreve em 3 anos. c) O aval em branco da nota promissria favorece o seu subscritor (art. 77, in fine). d) As notas promissrias, embora no admitam aceite, podem ser emitidas com vencimento a certo termo da vista. Nesta hiptese, o credor dever apresentar o ttulo ao visto do emitente no prazo de 1 ano do saque (art. 23), sendo a data desse visto o termo a quo do lapso temporal de vencimento. A nota promissria desta espcie pode ser protestada por falta de data (art. 78, segunda alnea). Portanto, desde que observadas as especificidades da nota promissria acima mencionadas, estar este ttulo sujeito ao mesmo regime jurdico da letra de cmbio, quanto constituio e exigibilidade do crdito cambirio. Cheque 1. Conceito e Legislao Aplicvel uma ordem de pagamento vista, sacada contra um banco e com base em suficiente proviso de fundos depositados pelo sacador em mos do sacado ou decorrente de contrato de abertura de crdito entre ambos. O cheque possui lei prpria, Lei n 7.357/85. Trata-se de ttulo de crdito de modelo vinculado, s podendo ser eficazmente emitido no papel fornecido pelo banco sacado (em talo ou avulso). 2. Sujeitos da Relao Jurdico Cambial Emitente: a pessoa que d a ordem de pagamento para o sacado, aps a verificao dos fundos, pagar. o devedor principal. o correntista. Sacado: o banco ou instituio financeira a ele equiparada. O sacado no garante o pagamento do cheque, nem pode garanti-lo, posto que a lei probe o aceite do ttulo (art. 6) bem como o endosso (art. 18, 1) e o aval de sua parte (art. 29). Ou seja, o banco responde por ato ilcito que venha a praticar, mas no pode assumir qualquer obrigao cambial referente a cheques sacados por seus correntistas. Beneficirio: a pessoa a quem o sacado deve pagar a ordem emitida pelo sacador. 3. Requisitos de Validade

O cheque deve atender aos requisitos legalmente estabelecidos, a saber: a) a expresso "cheque" inserta no prprio texto do ttulo na lngua empregada para a sua redao (art. 1, I); b) a ordem incondicional de pagar quantia determinada vista (art. 1, II). Qualquer tentativa de lhe subtrair esta caracterstica considerada no escrita e, portanto, ineficaz. (artigo 32, Lei 7.357/85). Havendo divergncia entre o valor por extenso e em algarismos, a primeira prevalece; c) a identificao do banco sacado (art. 1, III); no vale, no Brasil, como cheque aquele que for emitido contra um sacado no-banqueiro (art. 3). Cooperativa de crdito pode ser sacado do cheque; d) o local de pagamento, na falta, considera-se o lugar do Banco Sacado (arts. 1, IV, e 2, I e II); e) data de emisso e local da emisso (art. 1, V). o local em que se encontra o sacador, no momento em que preenche o cheque. Na sua ausncia, entende-se como tendo sido o cheque emitido no local designado ao lado do nome do sacador (art. 2, II). f) assinatura do sacador, ou seu mandatrio com poderes especiais, admitido o uso de chancela mecnica ou processo equivalente (art. 1, VI, e pargrafo nico). O sacador deve ser identificado pelo nmero de sua Cdula de Identidade, de inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica, do Ttulo Eleitoral ou da Carteira Profissional (Lei n. 6.268/75, art. 3).

4.4. Constituio e Circulao A sua circulao segue o regramento da circulao da letra de cmbio. O cheque no admite aceite considerando-se no escrita qualquer declarao com esse sentido. (art. 6, LC). O cheque tem implcita a clusula ordem. Poder ser inserida a clusula no a ordem, quando o cheque poder ser transferido mediante cesso civil. A clusula no a ordem no impede a transmisso do cheque. possvel gravar no cheque a clusula no transmissvel, a qual impede a circulao do cheque. O cheque de valor superior a R$ 100,00 deve adotar, necessariamente, a forma nominativa e pode conter a clusula " ordem" ou a clusula "no ordem". Ainda vale observar que: a) no se admite o endosso-cauo, em razo da natureza do cheque de ordem de pagamento vista;

b) o endosso feito pelo sacado nulo como endosso, valendo apenas como quitao, salvo se o sacado tiver mais de um estabelecimento e o endosso feito por um deles em cheque a ser pago por outro estabelecimento (art. 18, I e 2); c) o endosso feito aps o prazo para apresentao tardio e, por isso, gera os efeitos de cesso civil de crdito (art. 27). No tocante ao aval, a lei estabelece que o aval em branco, aquele que no identifica o avalizado, favorece o sacador (art. 30, pargrafo nico); alm disso, probe-se o aval por parte do sacado (art. 29). No mais, aplica-se o mesmo regime reservado ao aval da letra de cmbio. 5. Modalidades H 4 modalidades de cheque: visado, administrativo, cruzado e para se levar em conta. a) visado: aquele em que o banco sacado, a pedido do sacador ou do portador legtimo, lana e assina no verso, declarao confirmando a existncia de fundos suficientes para a liquidao do ttulo (art. 7, LC). Somente pode ser visado o cheque nominativo no endossado. Ao visar o cheque, o banco sacado deve reservar, da conta do emitente, numerrio suficiente para a sua quitao. Se deixar de proceder a reserva o Banco sacado poder ser responsabilizado civilmente, se os fundos no existiam ou deixaram de existir. Todavia, o visamento no exonera o emitente, endossantes e demais devedores da obrigao cambial assumida. b) administrativo: O cheque administrativo aquele sacado pelo banco contra um de seus estabelecimentos. Sacador e sacado se identificam no cheque administrativo. O cheque administrativo somente pode ser emitido nominativamente. Exemplo de cheque administrativo o cheque viajante (traveller's check). c) cruzado: o cheque que se destina a possibilitar, a qualquer tempo, a identificao da pessoa em favor de quem foi liquidado. O cheque cruzado deve ser obrigatoriamente depositado na conta do beneficirio. Resulta da aposio, pelo emitente ou pelo portador, no anverso do ttulo, de dois traos transversais, no interior dos quais poder, ou no, ser designado um determinado banco. H duas espcies de cruzamento: - geral ou em branco: no qual no h a identificao de nenhum banco no interior dos dois traos. Neste caso, o cheque pode ser depositado em qualquer banco no qual o beneficirio seja cliente; - especial ou em preto: em que o banco identificado por seu nome ou nmero no sistema financeiro. Neste caso, o cheque deve ser depositado especificamente no banco indicado no cruzamento. d) para se levar em conta: O cheque para se levar em conta tem o mesmo objetivo que o cheque cruzado. Destinam-se, ambos, a possibilitar a identificao da pessoa em favor de quem o cheque foi liquidado. Um cheque com a clusula "para ser creditado em conta", inserida pelo emitente ou pelo portador, no pode ser pago em dinheiro. Um cheque para se levar em conta sem suficiente

proviso de fundos pode ser pago em dinheiro, diretamente ao seu credor, por qualquer devedor do ttulo. 4.6. Vencimento O cheque deve ser apresentado a pagamento, no banco sacado, no prazo definido em lei, qual seja, em 30 dias da emisso se for cheque da mesma praa e em 60 dias da emisso se for cheque de praas distintas. Entende-se por cheque da mesma praa, aquele em que o local designado como sendo o de emisso o mesmo municpio onde se encontra a agncia pagadora do sacado. A praa ser distinta, quando no houver esta coincidncia (art. 11 da Res. BC n. 1.682/90). No interessa, a rigor, o local efetivo da emisso, mas aquele que como tal consta do ttulo. Um cheque no-apresentado durante o prazo legal pode ser pago pelo sacado, desde que no se encontre prescrito e, evidentemente, haja suficiente proviso de fundos em seu poder (art. 35, pargrafo nico). A inobservncia do prazo de apresentao, portanto, no desconstitui o ttulo de crdito como ordem de pagamento vista, mas importa as graves sanes: a) perda do direito de executar os coobrigados do cheque, ou seja, os endossantes e avalistas de endossantes, em qualquer hiptese; b) perda do mesmo direito contra o emitente do cheque, se havia fundos durante o prazo de apresentao e eles deixaram de existir, em seguida ao trmino deste prazo, por culpa no-imputvel ao correntista (como, por exemplo, a falncia do banco, o confisco governamental etc). o que prev o art. 47, II, e seu 3 da LC. Vide smua 600 do STF. 7. Ao de Cobrana; A execuo do cheque prescreve em 6 meses, a contar do trmino do prazo de apresentao. P. ex.: cheque da mesma praa emitido em 2 de maro prescreve em 1 de outubro do mesmo ano. Para fins de cambiais, dias se contam pelos dias (art. 36, LU). O correto contar os 30 ou 60 dias e depois os 6 meses. No caso de cheque ps-datado: AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. TTULO DE CRDITO. CHEQUE PS-DATADO. PRAZO PARA APRESENTAO COM REFLEXO NO PRAZO PRESCRICIONAL. DILAO. IMPOSSIBILIDADE. AO EXECUTIVA. PRESCRIO. INTERPRETAO. ARTS. 32, 33 E 59 DA LEI N. 7.357/85. RECURSO IMPROVIDO.3233597.3571. O cheque ordem de pagamento vista a ser emitida contra instituio financeira (sacado), para que, pague ao beneficirio determinado valor, conforme a suficincia de recursos em depsito, no sendo considerada escrita qualquer clusula em contrrio, conforme dispe o art. 32 da Lei n. 7.357/85 2. Cheque ps-datado. Modalidade consagrada pela prtica comercial. Dilao do prazo de apresentao. Impossibilidade. A ps-datao da crtula no altera as suas caractersticas cambiariformes. O ajuste celebrado no tem o condo de modificar preceito normativo especfico de origem cambial, sob pena de descaracterizar o ttulo de crdito. 3. Nos termos dos arts. 33 e 59 da Lei n. 7.357/85, o prazo prescricional para propositura da ao executiva de 6 (seis) meses, a

partir do prazo de apresentao que, por sua vez, de 30 (trinta) dias, a contar do dia da emisso, quando sacado na praa em que houver de ser pago. 4. A alterao do prazo de apresentao do cheque ps-datado, implicaria na dilao do prazo prescricional do ttulo, situao que deve ser repelida, visto que infringiria o artigo 192 do Cdigo Civil. Assentir com a tese exposta no especial, seria anuir com a possibilidade da modificao casustica do lapso prescricional, em razo de cada pacto realizado pelas partes. 5. Agravo regimental a que se nega provimento. (1159272 DF 2009/0034257-7, Relator: Ministro VASCO DELLA GIUSTINA (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RS), Data de Julgamento: 13/04/2010, T3 - TERCEIRA TURMA, Data de Publicao: DJe 27/04/2010) Prescrita a ao de execuo, o credor do cheque sem fundos poder, nos 2 anos seguintes, promover a ao de enriquecimento indevido contra o emitente, endossante e avalistas (LC, Art. 61). Trata-se ao cognitiva na qual se pleiteia a condenao judicial de qualquer devedor cambirio no pagamento do valor do ttulo, sob o argumento de que se operou o enriquecimento indevido. Ambas so aes no causais, as quais so aplicveis os princpios do direito cambirio. Prescrita ambas as aes ser ainda possvel promover ao causal (LC, art. 62), cuja admisso depende da existncia de relao extracambial entre os litigantes. O regresso dever ser feito em 6 meses. 8. Sustao O objetivo da sustao impedir a liquidao do cheque. No cabe ao banco apreciar as razes do ato, nem a sua validade ou invalidade. Esta somente poder ser apreciada pelo juiz. O cheque pode ser sustado em duas hipteses. a) revogao, tambm chamada contra-ordem (LC, art. 35). Trata-se de ato exclusivo do emitente, pelo qual, limita ao prazo de apresentao previsto em lei a eficcia do cheque como ordem de pagamento vista. S produz efeitos depois do prazo de apresentao. b) oposio, (LC, art. 36). Ato que pode ser praticado pelo emitente ou portador legitimado do cheque. Produz efeitos a partir da cientificao do banco sacado desde que anterior liquidao do ttulo. fundado em relevante razo de direito (extravio, roubo, furto, falncia do credor, etc.). 9. Outros Aspectos a) cheque ps-datado: segundo o art. 32 da lei do cheque totalmente insubsistente qualquer clusula inserida no cheque, cujo objetivo seja o desvio de sua natureza como ordem de pagamento vista. Embora a ps-datao no produza efeitos perante o sacado, ela representa um acordo entre o tomador e o sacador. O descumprimento deste acordo, franqueia ao emitente do cheque o direito de demandar o tomador pelos prejuzos materiais sofridos e danos morais.

b) cheque sem fundo: a emisso de cheque sem fundos crime. Todavia, bom frisar que no h crime quando o cheque emitido pr ou ps-datado, pois se desconfigura o ttulo como ordem de pagamento vista, descaracterizando assim, elemento material do tipo penal. c) no pode ser protestado o cheque devolvido pelas alneas 20, 25, 28, 30 e 35, salvo se a sustao decorrer de desacordo comercial. DUPLICATA 1. Conceito e Legislao Aplicvel; Segundo Ricardo Negro o ttulo de crdito causal que representa saque relativo a crdito oriundo de contrato de compra e venda mercantil ou de prestao de servios, firmado entre pessoas domiciliadas em territrio nacional, com prazo no inferior a 30 dias, a partir da discriminao de operaes constantes de fatura expedida por emitente. Trata-se de ordem de pagamento. A duplicata est sujeita Lei n 5.474/68. A duplicata mercantil um ttulo de modelo vinculado, devendo ser lanada em impresso prprio do vendedor, confeccionado de acordo com o padro previsto na Resoluo n. 102 do Conselho Monetrio Nacional (LD, art. 27). No configura uma duplicata, nem gera efeitos cambiais, o documento que preencha todos os requisitos acima, mas no observe o padro legal. 2. Sujeitos da Relao Jurdico Cambial; So 3: sacador, sacado e tomador. Normalmente se confundem o sacador e tomador. 3. Requisitos de Validade; a) a expresso "duplicata", a data de sua emisso e o nmero de ordem (art. 2, l,I); b) o nmero da fatura ou da NF-fatura da qual foi extrada (art. 2, l, II); c) a data certa do vencimento ou a declarao de ser o ttulo vista (art. 2, l, III), de onde se conclui que a lei no admite duplicata a certo termo da vista ou da data; d) o nome e o domiclio do vendedor e do comprador (art. 2, l, IV), sendo o comprador identificado, tambm, pelo nmero de sua Cdula de Identidade, de sua inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica, do Ttulo Eleitoral ou da Carteira Profissional (Lei n. 6.268/75, art. 3); e) a importncia a pagar, em algarismos e por extenso (art.2,l,V); f) o local de pagamento (art. 2, l, VI); g) a clusula " ordem", sendo que no se admite a emisso de duplicata mercantil com clusula "no ordem", a qual somente poder ser inserida no ttulo por endosso (art. 2, l, VII);

h) a declarao do reconhecimento de sua exatido e da obrigao de pag-la destinada ao aceite do comprador (art. 2, 1, VIII); ) a assinatura do emitente (art. 2, 1, IX), podendo ser utilizada a rubrica mecnica nos termos da Lei n. 6.304, de 1975. 4. Causalidade da Duplicata; A duplicata mercantil um ttulo causal. A sua emisso somente possvel para representar crdito decorrente de uma determinada causa prevista por lei. Somente quando o pressuposto de fato escolhido pelo legislador a compra e venda mercantil se encontra presente, que se autoriza a emisso do ttulo. Este o nico sentido til que se pode emprestar causalidade da duplicata mercantil. 5. Constituio e Circulao; A duplicata mercantil ttulo de aceite obrigatrio, ou seja, independe da vontade do sacado (comprador). Ao contrrio do que ocorre com a letra de cmbio, em que o sacado no tem nenhuma obrigao de aceitar a ordem que lhe foi endereada. A sua recusa somente poder ocorrer em determinados casos legalmente previstos (art. 8 da LD). a) avaria ou no recebimento de mercadorias, quando no expedidas ou no entregues por conta e risco do comprador; b) vcios na qualidade ou quantidade das mercadorias; c) divergncia nos prazos ou nos preos ajustados. A recusa da duplicata se d com a sua devoluo no assinada e acompanhada de declarao de recusa do aceite que pode, se efetivamente havia causa para a recusa, liber-lo da obrigao cambial documentada pela duplicata mercantil. Em funo do seu carter obrigatrio, o aceite da duplicata mercantil pode ser discriminado em trs categorias: a) Aceite ordinrio resulta da assinatura do comprador aposta no local apropriado do ttulo de crdito. b) Aceite por comunicao resulta da reteno da duplicata mercantil pelo comprador autorizado por eventual instituio financeira cobradora, com a comunicao, por escrito, ao vendedor, de seu aceite. c) Aceite por presuno resulta do recebimento das mercadorias pelo comprador, desde que no tenha havido causa legal motivadora de recusa, com ou sem devoluo do ttulo ao vendedor. No tocante aos demais atos constitutivos do crdito cambirio, aplicam-se duplicata as normas relativas letra de cmbio, por expressa disposio do art. 25 da LD.

Obs.: o aval em branco da duplicata prestado em favor daquele cuja assinatura estiver acima da do avalista, ou, se inexistir uma assinatura assim situada, em favor do comprador; Obs. 2: se os avais em branco so superpostos, consideram-se simultneos (os obrigados so coavalistas do sacador) e no sucessivos (os obrigados no so avalistas de avalistas), conforme dispe a Smula 189 do STF; Obs.3: na duplicata sem aceite, o endossatrio deve exigir que a tradio do ttulo seja acompanhada da entrega do comprovante de entrega de mercadoria ou da prestao de servio, ou a sua cpia autenticada. Obs. 4: No caso de perda ou extravio da duplicata, o art 23 da LD, autoriza a emisso da triplicata. Triplicata uma cpia da duplicata, uma segunda via, feita com base nos registros constantes da escriturao que obrigatoriamente o comerciante deve manter (art. 19). 6. Ao de Cobrana; De acordo com o tipo de aceite ocorrido ordinrio, por comunicao ou por presuno a execuo judicial poder ser manejada a partir de determinados pressupostos. - aceite ordinrio: bastar o ttulo de crdito para a constituio do ttulo executivo. O seu protesto ser necessrio ou facultativo exclusivamente em funo da categoria a que pertence o devedor; - aceite por comunicao: o ttulo executivo ser a prpria carta enviada pelo comprador ao vendedor, em que se informa o aceite e a reteno da duplicata (art. 7, 2, LD). O aceite por comunicao impede a circulao do ttulo. - aceite por presuno: a execuo segundo o art. 15, I, da LD, a constituio do ttulo executivo depende dos seguintes elemento: a) protesto cambial; b) comprovante de entrega de mercadoria. A ao de execuo prescreve em 3 anos, a contar do vencimento do ttulo, contra o devedor principal (o sacado) e seus avalistas. Em 1 ano a partir do protesto, contra os coobrigados (sacador, endossantes e seus avalistas). Em 1 ano, para o exerccio do direito de regresso, contado do dia do pagamento do ttulo. 7. Protesto. Qualquer que seja a causa do protesto, se o comprador no restituiu o ttulo ao vendedor, ele se far por indicaes do credor fornecidas ao cartrio de protesto, segundo o que faculta o art. 13, 1, in fine, da LD. Trata-se de norma jurdica que excepciona o princpio da cartularidade, posto permitir o exerccio de direitos cambirios sem a posse do ttulo. O protesto deve ser efetuado na praa de pagamento constante da duplicata e no prazo de 30 dias a contar de seu vencimento.

A inobservncia do prazo legal para encaminhamento do ttulo a cartrio de protesto importa a perda, por parte do credor, do direito creditcio contra os coobrigados, vale dizer, os endossantes e seus avalistas. Contra o devedor principal do ttulo o sacado e seu avalista, no necessrio o protesto, ou seja, a inobservncia do prazo de 30 dias a contar do vencimento para se promover o protesto da duplicata no importa a perda do direito creditcio contra o comprador das mercadorias e um eventual seu avalista (art. 13, 3 e 4). A duplicata pode ser protestada por falta de aceite, de devoluo ou de pagamento (Lei n. 9.492/97, art. 21). O protesto por falta de devoluo feito por indicaes. No h que se falar em qualquer destas modalidade de aceite aps o vencimento, somente havendo a possibilidade do protesto por falta de pagamento.

Das könnte Ihnen auch gefallen