Sie sind auf Seite 1von 15

ERIK APARECIDO PESCARE

SENSORES TICOS

Londrina 2013

NDICE
1. Aspectos Histricos .............................................................................................. 3 2. Introduo ............................................................................................................. 4 3. O que so sensores .............................................................................................. 5 4. Sensores ticos .................................................................................................... 6 5. Comparativo ....................................................................................................... 13 6. Noes de custos (nacionais e internacionais) ................................................... 14 7. Referncias bibliogrficas ................................................................................... 15

1.

Aspectos Histricos
H pelo menos 5 milhes de anos a humanidade utiliza sinais visuais para

comunicao. No sculo II AC, Polibio (Gegrafo e historiador da Grcia Antiga) props um sistema de transmisso do alfabeto grego por meio de sinais de fogo. No sculo XVII houve descobertas no campo da tica com Snell (Fsico holands), Huygens (Fsico, matemtico, astrnomo e horologista Neerlands)

entre outros. A partir do sculo XX, veio ento exploso tecnolgica com surgimento da era moderna. A ptica nota um ramo da Fsica que estuda a luz, mais amplamente, a radiao eletromagntica, visvel ou no. A ptica explica os fenmenos de reflexo, refrao e difrao, a interao entre a luz e o meio, entre outras coisas. Geralmente estuda fenmenos envolvendo a luz visvel, infravermelha, e ultravioleta; entretanto, uma vez que a luz uma onda eletromagntica, fenmenos anlogos acontecem com os raios X, micro-ondas, ondas de rdio, e outras formas de radiao eletromagntica. A ptica, nesse caso, pode se enquadrar como uma subdisciplina do eletromagnetismo. Alguns fenmenos pticos dependem da natureza da luz e, nesse caso, a ptica se relaciona com a mecnica quntica. Segundo o modelo para a luz utilizada, distingue-se entre os seguintes ramos, por ordem crescente de preciso (cada ramo utiliza um modelo simplificado do empregado pela seguinte): ptica geomtrica: Trata a luz como um conjunto de raios que

cumprem o princpio de Fermat. Utiliza-se no estudo da transmisso da luz por meios homogneos (lentes, espelhos), a reflexo e a refrao. ptica ondulatria: Considera a luz como uma onda plana, tendo em

conta sua frequncia e comprimento de onda. Utiliza-se para o estudo da difrao e interferncia. ptica eletromagntica: Considera a luz como uma onda

eletromagntica, explicando assim a reflexo e transmisso, e os fenmenos de polarizao anisotrpicos. ptica quntica ou ptica fsica: Estudo quntico da interao entre as

ondas eletromagnticas e a matria, no que a dualidade onda-corpsculo joga um papel crucial.

Porm notamos que tica ou ptica est relacionado luz visvel, e luz visvel est relacionado viso, como dito anteriormente j usamos de sinais visuais para interpretarmos uma ao, um exemplo tpico que conhecemos de comunidades indgenas que utilizavam de sinais de fumaa para se comunicar ou dar avisos de ameaas a suas tribos conforme ilustra a figura abaixo.

Em uma maneira figurada, dizemos que apesar da tecnologia h situaes que efeitos visuais que nunca sero substitudos como, por exemplo, em uma partida de truco (tpico jogo de cartas do Brasil), onde se tenta passar por sinais visuais dicas de cartas para os participantes do mesmo time no jogo.

2.

Introduo

A principal caracterstica dos sensores ticos ausncia de cabos metlicos entre transmisso e recepo de sinal, pois so baseados na emisso e recepo de luz infravermelha, e tambm so conhecidos como sensores fotoeltricos, e podem ser aplicados e contagem de peas, medio de velocidade, medio de deslocamento, sistemas de segurana, comunicao de dados entre muitos outros. A figura abaixo mostra em uma escala onde est situada a ondas eletromagnticas da luz infravermelhas dentro da escala de luz.

O fim de curiosidade abaixo v o espectro eletromagntico do infravermelho.

3.

O que so sensores

Um sensor um dispositivo que responde a um estmulo fsico/qumico/tico de maneira especfica, podemos dizer que so interruptores inteligentes que possuem a funo de fechar um circuito ou enviar um sinal como mostra a figura abaixo.

4.

Sensores ticos

Sensores ticos (ou pticos) esto dentro de um grupo de sensores que tem como objetivo detectar a presena ou passagem de objetos slidos, lquidos ou gasosos. Os principais componentes deste grupo so: Sensores Capacitivos (liquido orgnico, solido p, etc..); Sensores Indutivos (objeto metlico); Sensores ticos (foco deste trabalho);

Sensores Reed (utilizados em cilindros pneumticos);

Sensores Ultrassnicos (alta freq.: transparente, gua, lquidos, etc.).

Os sensores ticos geralmente so formados por um emissor de luz (LED) que quando a juno PN polarizada, os eltrons do lado N so direcionados para o lado P, ocorrendo o processo de recombinao, momento que os ftons so emitidos.

E tambm so formados por um receptor desta luz emitida que podem ser: Fotodiodo = Altera a corrente. (Geralmente necessita de um transistor)

Fototransistor = Altera a corrente. (Princpios de um transistor)

Fotoresistor = Alterara a resistncia.

4.1 Tipos de sensores ticos Em muitas aplicaes industriais automatizadas existe a necessidade de monitorar determinadas grandezas fsicas da planta ou processo a controlar, a fim de que o controlador possa aplicar o adequado sinal de excitao dos atuadores para obter a resposta desejada uma das caractersticas de uma planta que precisamos observar frequentemente, se uma pea sendo trabalhado, um objeto qualquer se deslocando no espao de trabalho, uma parte mvel da planta, ou um efetuador em uma mquina-ferramenta, entre outras possibilidades, est (ou no) num determinado local ou posio a fim de desativar os atuadores que deslocam essa pea, na maioria dos casos. Esta caracterstica denomina-se presena ou proximidade de um objeto, e h diversos tipos de sensores para tal fim, com diferentes caractersticas que os faro adequados para diferentes aplicaes especficas. Entre eles, podemos mencionar sensores de proximidade difusa ou difuso, sensores Retro reflexivos ou de reflexo e sensores de barreira ou interrupo de luz.

Proximidade difusa ou difuso

Retro reflexivos ou de reflexo

Barreira ou interrupo de luz

4.1.1 Sensores de proximidade difusa ou difuso So sensores cujos elementos de emisso e recepo esto no mesmo conjunto ptico. Os raios emitidos pelo transmissor refletem na superfcie do objeto detectado e retornam ao elemento receptor.

Abaixo algumas imagens deste tipo de sensor

A figura abaixo ilustra as dimenses aproximadas deste tipo de sensor de um grande fabricante.

Alm das dimenses tambm h vrios modelos.

Algumas aplicaes deste

sensor na indstria

deteco de

posicionamento de rtulos e logomarcas, deteco de posicionamento de produtos, e at mesmo os antigos sensores de estacionamento de veculos.

4.1.2 Sensores retro reflexivos ou de reflexo So sensores cujos elementos de emisso e recepo esto justapostos no mesmo conjunto ptico. Os raios emitidos pelo transmissor refletem em um espelho prismtico colocado a sua frente e retornam ao elemento receptor.

Abaixo algumas imagens deste tipo de sensor, uma caracterstica que podemos notar na frente do sensor o emissor e o receptor de luz juntos.

Tambm h vrios modelos de acordo com a aplicao.

Abaixo os espelhos prismticos necessrios para este sensor.

Algumas aplicaes deste sensor na indstria na contagem de produtos, posicionamento dos produtos na linha de produo, alinhamento de uma esteira, entre outros.

4.1.3 Sensor de barreira ou interrupo de luz So sensores cujos elementos de emisso esto alinhados frontalmente ao receptor a uma distncia pr-determinada. Qualquer interrupo desta irradiao deixar de atingir o receptor, ocasionando um chaveamento eletrnico.

Abaixo algumas imagens deste tipo de sensor, uma caracterstica que podemos notar que ele composto de um par de dispositivos.

Assim como os outros h vrios modelos de acordo com a aplicao.

Algumas aplicaes deste sensor na indstria na contagem de produtos, posicionamento dos produtos na linha de produo, deteco de passagem do produto. Esse sensor muito utilizado em segurana para deteco de passagem de grandes objetos.

5.

Comparativo

Apesar das diferenas mostradas entre eles, no possvel diferenciar os sensores somente olhando para eles, pois podero ser muito parecidos como mostra a figura abaixo.

Abaixo fazemos um comparativo entre eles, para adequarmos a cada aplicao.

6.

Noes de custos (nacionais e internacionais)

Para termos uma ideia de custo, foi realizado um comparativo entre os preos do Brasil, China e Estados Unidos.

7.

Referncias bibliogrficas

BALBINOT, Alexandre; BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e fundamentos de medidas, volume 1. Rio de Janeiro, LTC Ed., 2006. BALBINOT, Alexandre; BRUSAMARELLO, Valner Joo. Instrumentao e fundamentos de medidas, volume 2. Rio de Janeiro, LTC Ed., 2007. BASTOS, Arilson. Instrumentao eletrnica analgica e digital para telecomunicaes : Arilson Bastos. 2. ed. Rio de Janeiro: ed: News, 2004. www.ifmefector.com Acesso em: 03/11/2013 www.festo.com.br Acesso em: 03/11/2013 www.weg.com.br Acesso em: 03/11/2013

Das könnte Ihnen auch gefallen