Sie sind auf Seite 1von 6

UNIVERSIDADE SALVADOR UNIFACS CURSO DE ENGENHARIA QUMICA

ATIVIDADE VIRTUAL 02- MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

LUCAS EMANUEL SOUSA TINTI

Salvador, Bahia, Brasil 2012

LUCAS EMANUEL SOUSA TINTI

QUESTES DA ATIVIDADE VIRTUAL 2

Atividade virtual 2, apresentada ao curso de Engenharia Qumica, na disciplina de meio ambiente e sustentabilidade, lecionada pelo professor Marcelo Flor. 4 semestre.

Salvador, Bahia, Brasil 2012

Questo 01 (valor 3,0)

Analise a seguinte situao hipottica: A populao pobre, nos arredores de uma cidade de grande porte, vive s margens de uma lagoa, onde os moradores praticam regularmente a pesca como forma de lazer e subsistncia. De fato, os pescadores e suas famlias, duas a trs vezes por semana, comem o pescado proveniente da lagoa. A imprensa local divulgou que provvel que as guas da lagoa estejam contaminadas por substncias qumicas. Mas como, at agora, os moradores no apresentaram quaisquer sintomas de doenas, continuam com a rotina de pesca. Apresente duas situaes que evidenciem de que modo a EDUCAO AMBIENTAL, direta ou indiretamente, poder ajudar na soluo do problema.

Resposta: A Educao Ambiental defende que dever existir uma necessidade crtica que se direcione para transformaes na sociedade, apontando para o surgimento de novos modelos de qualidade de vida e qualidade ambiental. A prtica da Educao Ambiental na situao hipottica proposta, deve partir do ensino nas escolas e das reparties do Estado prximas da comunidade em que vive as famlias que dependem da pesca para a sua sobrevivncia, mas no s deve atingir quem usufrui diretamente do convvio em meio escolar e sim da sociedade como um todo fazendo com que esta participe de projetos, seminrios, palestras e tudo o que possa a vir contribuir para a conscincia de que a preservao do meio ambiente imprescindvel para a melhoria ou manuteno da qualidade de vida da comunidade. Alm disso, de suma importncia que a Educao Ambiental tambm seja uma realidade nas empresas aos arredores da lagoa, atuando na conscientizao dos diretores e funcionrios destas sobre a importncia e os possveis impactos que as suas aes podem causar no meio ambiente.
Questo 02 (valor 4,0) Consumo consciente faz bem para a natureza e para o bolso O Projeto Nova Geladeira, desenvolvido pela Coelba, desde 2008, retira de circulao geladeiras em pssimo estado de conservao, evitando que o gs CFC-R12 seja lanado na atmosfera e ainda contribui com a economia de energia eltrica, principalmente de famlias de baixa renda.
FONTE: A TARDE, 22/10/11

a) O que se entende por consumo consciente? Como os princpios do Consumo Consciente estabelecem relao com sua GRADUAO? b)Faa uma anlise crtica do Programa Interno de Consumo Consciente (PICC) da UNIFACS abordando os aspectos positivos e negativos.

Resposta: a) O consumo consciente a busca pelo ponto de equilbrio entre as demandas da sociedade e os limites naturais de produo que o planeta pode sustentar, tambm transformar o ato de consumir em uma prtica permanente de cidadania, levando em conta os seus reflexos sobre a sociedade, economia e meio ambiente. A engenharia qumica dos dias de hoje, est estritamente ligada ao consumo consciente, principalmente no que se diz respeito demanda de matria-prima que envolve todos os processos da indstria qumica, sendo que inovaes tecnolgicas nos mtodos de produo so imprescindveis para que insumos de processos sejam ao mximo reciclados evitando maiores demandas de matria prima e consequentemente que mais insumos sejam descartados. b) O Programa interno de consumo consciente (PICC) um grande exemplo de ao para a racionalizao de que as aes demasiadas de consumo um grande empecilho para o desenvolvimento sustentvel, e tal programa atua na comunidade acadmica fazendo com que a conscientizao dos alunos seja repassada para a sociedade atravs de projetos voluntrios, seminrios e palestras. Pode-se destacar diversos ideias positivas, dentre os quais a substituio do uso do papel convencional pelo reciclado, a criao de um software para monitoramento do consumo de energia visando otimizao para um consumo consciente. Mas aspectos negativos ainda so visveis como: a lenta implementao das vertentes adotadas pelo programa nos diversos prdios da universidade, a falta de participao em massa da comunidade acadmica e ainda a pequena divulgao da existncia do programa principalmente para os cursos universitrios que no participam diretamente da implementao de novos projetos voltados para o desenvolvimento sustentvel.

Questo 03(valor 3,0) Utilizando o texto como referncia, analise as afirmativas e marque V para a alternativa
VERDADEIRA e F para a alternativa FALSA.

Resposta:

1 ( V ) No Brasil, a dimenso poltica ligada sustentabilidade construda atravs de agentes sociais atuantes em seu ambiente scio-econmico-cultural, utilizando se de escassos recursos para decises mais coerentes em relao defesa do meio ambiente. 2 ( F ) A questo tica no interfere na sustentabilidade, pois os princpios bsicos que envolve esse conceito como afetividade, cooperao, responsabilidade e cuidado no se relacionam com os objetivos traados pelo organizadores. 3 ( V ) As empresas j comeam a considerar os custos sociais e ambientais de sua produo, incorporando-os aos seus balanos. Porm, no se faz correes semelhantes no PIB. De acordo com os manuais econmicos, o PIB ainda d um valor equivalente a zero a bens ecolgicos vitais como ar limpo, gua e biodiversidade, bem como no leva em conta o trabalho no remunerado (na criao dos filhos, por exemplo), que constituem uma grande parte de toda a produo. Por isso se torna to difcil falar em sustentabilidade. 4 ( V ) Alm das empresas, das organizaes no governamentais e representantes da sociedade civil, dever do poder pblico a gesto ambiental. 5 ( F ) bem provvel que neste encontro cheguem a concluso de que as lacunas foram preenchidas principalmente no que se refere a formao de uma sociedade j economicamente inclusiva e socialmente justa.

Referncias Bibliogrficas:

Ministrio do Meio Ambiente. Identidades da Educao Ambiental Brasileira. Acesso em: 12 de Outubro de 2012. <http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/og/pog/arqs/livro_ieab.pdf>

GUIMARES, Mauro Educao Ambiental: No consenso um embate? 5 Ed, So Paulo. Papirus, 2007, 19-21p.

Sua pesquisa. Educao Ambiental. Acesso em: 12 de outubro de 2012. <http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/educacao_ambiental.ht m>

Das könnte Ihnen auch gefallen