Sie sind auf Seite 1von 8

04/11/13

A Doena da Classe Mdia Brasileira ~ DoLaDoDeL

DoLaDoDeL
No sei para onde minhas escolhas vo me levar, mas para l que eu quero ir.
INCIO

DoLaDoDeL
No sei para onde minhas escolhas vo me levar, mas para l que 31/10/2013 eu quero ir.

Search

BLOG SUJO

A Doena da Classe Mdia Brasileira


9 comments

NOSSO EXEMPLO PARA O FUTURO

por Renato Santos de Souza (UFSM/RS)

O GRANDE IRMO

COM O BARO AO NOSSO LADO

RECOMENDO
A primeira vez que ouvi a Marilena Chau bradar contra a classe mdia, cham-la de fascista, violenta e ignorante, tive a reao que provavelmente a maioria teve: fiquei perplexo e tendi a rejeitar a tese quase impulsivamente. Afinal, alm de pertencer a ela, aprendi a saudar a classe mdia. No d para pensar em um pas menos desigual sem uma classe mdia forte: igualdade na misria seria retrocesso, na riqueza seria impossvel. Ento, o engrossamento da classe mdia tem sido visto como sinal de desenvolvimento do pas, de reduo das desigualdades, de equilbrio da pirmide social, ou mais, de uma positiva mobilidade social, em que muitos tm ascendido na vida a partir da base. A classe mdia seria como que um ponto de convergncia conveniente para uma sociedade mais igualitria. Para a esquerda, sobretudo, ela indicaria uma espcie de relao capital-trabalho com menos explorao. Ento, eu, que bebi da racionalidade desde as primeiras gotas de leite materno, como afirmou certa vez um filsofo, no comprei a tese assim, facilmente. No sem uma razo. E a Marilena no me ofereceu esta razo. Ela identificou algo, um fenmeno, o reacionarismo da classe mdia brasileira, mas no desvendou o sentido do fenmeno. Descreveu O QUE estava acontecendo, mas no nos ofereceu o PORQUE. Por que logo a classe mdia? No seria mais razovel afirmar que as elites que so o atraso de vida do Brasil, como sempre foi dito? E mais, ela fala da classe mdia brasileira, no da classe mdia de maneira geral, no como categoria social. Ento, para ela, a identificao deste fenmeno no tem uma fundamentao eminentemente filosfica ou sociolgica, e sim emprica: fruto da sua observao, sobretudo da classe mdia paulistana. E por que a classe mdia brasileira e no a classe mdia em geral? Estas indagaes me perturbavam, e eu ficava reticente com as afirmaes de dona Marilena. Com o passar do tempo, porm, observando muitos representantes da classe mdia prximos de mim (coisa fcil, pois fao parte dela), bem como a postura desta mesma classe nas manifestaes de junho deste ano,
Tecnologia do Blogger. Extra! Extra! Globo fecha acordo milionrio com ex-funcionrio. Sabe-se que o valor da ao foi calculado em um milho e cem mil reais, mas os termos do acordo - que acaba de ser fechado - ainda no fora... Parece uma Festa da Uva. E ! Estava tudo pronto! Peguei o Gabriel logo cedo e fomos ao Parque de Exposies para visitar a 50a. Festa da Uva de Vinhedo. - Chegaram cedo ... Minha Solidariedade Carla Vilhena A nova direo de jornalismo da TV Globo parece que no gostar muito de investir nas relaes humanas. Nem mesmo o departamento de RH, que... O tatu ta? No, mas a mulher do tatu t. A mulher do tatu tando o mesmo que o tatu t. Quem tem ou teve filhos conhece trava-lnguas assim. Tem um... Patrcia Poeta, o nome da vez Conheo Patrcia desde o incio da carreira, quando era editor-coordenador do Bom Dia Brasil em So Paulo e ela, recm-chegada do sul, vir... Maria Fr
H 57 minutos

Eduardo Guimares
H uma hora

Paulo Nogueira

AS MAIS MAIS

H uma hora

Miro
H 2 horas

Ouro de Tolo
H 6 horas

Miguel do Rosrio
H 8 horas

Fazendo Media
H 16 horas

SQN
H 19 horas

Mello
H 22 horas

Luis Soares
H 3 dias

coxi-Xan-do
H uma semana

Maurcio Caleiro
H 2 semanas

Cloaca News
H um ms

maureliomello.blogspot.com.br/2013/10/a-doenca-da-classe-media-brasileira.html

1/8

04/11/13

A Doena da Classe Mdia Brasileira ~ DoLaDoDeL


Tudo de Bonn
H 5 meses

comecei lentamente a dar razo filsofa. A classe mdia parece mesmo reacionria, talvez no toda, mas grande parte dela. Mas ainda me perguntava por que a classe mdia, e por que a brasileira? Havia um elo perdido neste fenmeno, algo a ser explicado, um sentido a ser desvendado. Ento adveio aquela abominvel reao de grande parte da categoria mdica justamente uma categoria profissional com vocao para classe mdia - ao Programa Mais Mdicos, e me sugeriu uma resposta. Aqueles episdios me ajudaram a desvendar a espuma. Mas no sem antes uma boa pergunta! Como pode uma categoria profissional pensar e agir assim, de forma to unificada, num pas to plural e to cheio de nuanas intelectuais e polticas como o nosso? Estudantes de medicina e mdicos parecem exibir um padro de pensamento e ao muito coesos e com desvios mnimos quando se trata da sua profisso, algo que no se v em outros segmentos profissionais. Isto no pode ser explicado apenas pelo que se convencionou chamar de corporativismo. Afinal, outras categorias profissionais tambm tem potencial para o corporativismo, e no o so, ao menos no da mesma forma. Ento deveria haver outra interpretao para isto. Bem, naqueles episdios do Mais Mdicos, apesar de toda a argumentao pretensamente responsvel das entidades mdicas buscando salvaguardar a sade pblica, o que me parecia sustentar tal coeso era uma defesa do mrito, do mrito de ser mdico no Brasil. Ento, este pensamento nico provavelmente fora forjado pelas longas provaes por que passa um estudante de medicina at se tornar um profissional: passar no vestibular mais concorrido do Brasil, fazer o curso mais longo, um dos mais difceis, que tem mais aulas prticas e exigncias de estrutura, e que est entre os mais caros do pas. um feito se formar mdico no Brasil, e talvez por isto esta formao, mais do que qualquer outra, seja uma celebrao do mrito. Sendo assim, supe-se, no se pode aceitar que qualquer um que no demonstre ter tido os mesmos mritos, desfrute das mesmas prerrogativas que os profissionais formados aqui. Ento, aquela reao episdica, e a meu ver descabida, da categoria mdica, incompreensvel at para o resto da classe mdia, era, na verdade, um brado pela meritocracia. A minha resposta, ento, ao enigma da classe mdia brasileira aqui colocado, comeava a se desvelar: que boa parte dela reacionria porque meritocrtica; ou seja, a meritocracia est na base de sua ideologia conservadora. Assim, boa parte da classe mdia contra as cotas nas universidades, pois a etnia ou a condio social no so critrios de mrito; contra o bolsafamlia, pois ganhar dinheiro sem trabalhar alm de um demrito desestimula o esforo produtivo; quer mais prises e penas mais duras porque meritocracia tambm significa o contrrio, pagar caro pela falta de mrito; reclama do pagamento de impostos porque o dinheiro ganho com o prprio suor no pode ser apropriado por um Governo que no produz, muito menos ser distribudo em servios para quem no produtivo e no gera impostos. contra os polticos porque em uma sociedade racional, a tcnica, e no a poltica, deveria ser a base de todas as decises: ento, deveramos ter bons gestores e no polticos. Tudo uma questo de mrito. Mas por que a classe mdia seria mais meritocrtica que as outras? Bem, creio que isto tem a ver com a histria das polticas pblicas no Brasil. Ns nunca tivemos um verdadeiro Estado do Bem Estar Social por aqui, como o europeu, que forjou uma classe mdia a partir de polticas de garantias pblicas. O nosso Estado no mximo oferecia oportunidades, vagas em universidades pblicas no curso de medicina, por exemplo, mas o estudante tinha que enfrentar 90 candidatos por vaga para ingressar. O mesmo vale para a classe mdia empresarial, para os profissionais liberais, etc. Para estes, a burocracia do Estado foi sempre um empecilho, nunca uma aliada.

Azenha
H 3 anos

Cynara Paulo Henrique Nassif Marasa Ribeiro Rodrigo Vianna

ARQUIVOS
Arquivos

maureliomello.blogspot.com.br/2013/10/a-doenca-da-classe-media-brasileira.html

2/8

04/11/13
geralmente concursada, portanto, atingiu

A Doena da Classe Mdia Brasileira ~ DoLaDoDeL


sua posio de forma

Mesmo a classe mdia estatal atual, formada por funcionrios pblicos, meritocrtica. Ento, a classe mdia brasileira se constituiu por mrito prprio, e como no tem patrimnio ou grandes empresas para deixar de herana para que seus filhos vivam de renda ou de lucro, deixa para eles o estudo e uma boa formao profissional, para que possam fazer carreira tambm por mritos prprios. Acho que isto forjou o ethos meritocrtico da nossa classe mdia. Esta situao bem diferente na Europa e nos EUA, por exemplo. Boa parte da classe mdia europeia se formou ou se sustenta das polticas de bem estar social dos seus pases, estas mesmas que entraram em colapso com a atual crise econmica e tem gerado convulses sociais em vrios deles; por l, eles vo para as ruas exatamente para defender polticas antimeritocrticas. E a classe mdia americana, bem, esta convive de forma quase dramtica com as ambiguidades de um pas que ao mesmo tempo das oportunidades e das incertezas; ela sabe que apenas o mrito no sustenta a sua posio, portanto, no tem muitos motivos para ser meritocrtica. Se a classe mdia adoecer nos EUA, vai perder o seu patrimnio pagando por servios privados de sade pela absoluta falta de um sistema pblico que a suporte; se advm uma crise econmica como a de 2008, que independe do mrito individual, a classe mdia perde suas casas financiadas e vai dormir dentro de seus automveis, como se via poca. Ento, no mundo dos ianques, o mrito no d segurana social alguma. As classes brasileiras alta e baixa (os nossos ricos e pobres) tambm no so meritocrticas. A classe alta patrimonialista; um filho de rico herda bens, empresas e dinheiro, no precisa fazer sua vida pelo mrito prprio, portanto, ser meritocrata seria um contrassenso; ao contrrio, sua defesa tem que ser dos privilgios que o dinheiro pode comprar, do direito propriedade privada e da livre iniciativa. Alm disso, boa parte da elite brasileira tem conscincia de que depende do Estado e que, em muitos casos, fez fortuna com favorecimentos estatais; ento, antes de ser contra os governos e a poltica, e de se intitular apoltica, ela busca forjar alianas no meio poltico. Para a classe pobre o mrito nunca foi soluo; ela vive travada pela falta de oportunidades, de condies ou pelo limitado potencial individual. Assim, ser meritocrata implicaria no s assumir que o seu insucesso fruto da falta de mrito pessoal, como tambm relegar apenas para si a responsabilidade pela superao da sua condio. E ela sabe que no existem solues pela via do mrito individual para as dezenas de milhes de brasileiros que vivem em condies de pobreza, e que seguramente dependem das polticas pblicas para melhorar de vida. Ento, nem pobres nem ricos tem razes para serem meritocratas. A meritocracia uma forma de justificao das posies sociais de poder com base no merecimento, normalmente calcado em valncias individuais, como inteligncia, habilidade e esforo. Supostamente, portanto, uma sociedade meritocrtica se sustentaria na tica do merecimento, algo aceitvel para os nossos padres morais. Alis, tenho certeza de que todos ns educamos nossos filhos e tentamos agir no dia a dia com base na valorizao do mrito. Ns valorizamos o esforo e a responsabilidade, educamos nossas crianas para serem independentes, para fazerem por merecer suas conquistas, motivamo-as para o estudo, para terem uma carreira honrosa e digna, para buscarem por mritos prprios o seu lugar na sociedade. Ento, o que h de errado com a meritocracia, como pode ela tornar algum reacionrio?

maureliomello.blogspot.com.br/2013/10/a-doenca-da-classe-media-brasileira.html

3/8

04/11/13

A Doena da Classe Mdia Brasileira ~ DoLaDoDeL

Bem, como o mrito est fundado em valncias individuais, ele serve para apreciaes individuais e no sociais. A menos que se pense, claro, que uma sociedade seja apenas um agregado de pessoas. Ento, uma coisa a valorizao do mrito como princpio educativo e formativo individual, e como juzo de conduta pessoal, outra bem diferente t-lo como plano de governo, como fundamento tico de uma organizao social. Neste plano que se situa a meritocracia, como um fundamento de organizao coletiva, e a que ela se torna reacionria e perversa. Vou gastar as ltimas linhas deste texto para oferecer algumas razes para isto, para mostrar porqu a meritocracia um fundamento perverso de organizao social. a) A meritocracia prope construir uma ordem social baseada nas diferenas de predicados pessoais (habilidade, conhecimento, competncia, etc.) e no em valores sociais universais (direito vida, justia, liberdade, solidariedade, etc.). Ento, uma sociedade meritocrtica pode atentar contra estes valores, ou pode obstruir o acesso de muitos a direitos fundamentais. b) A meritocracia exacerba o individualismo e a intolerncia social, supervalorizando o sucesso e estigmatizando o fracasso, bem como atribuindo exclusivamente ao indivduo e s suas valncias as responsabilidades por seus sucessos e fracassos. c) A meritocracia esvazia o espao pblico, o espao de construo social das ordens coletivas, e tende espcie a desprezar de a atividade poltica, transformando-a em uma excrescncia disfuncional da

sociedade, uma atividade sem legitimidade para a criao destas ordens coletivas. Supondo uma sociedade isenta de jogos de interesse e de ambiguidades de valor, prev uma ordem social que siga apenas a racionalidade tcnica do merecimento e do desempenho, e no a racionalidade poltica das disputas, das conversaes, das negociaes, dos acordos, das coalises e/ou das concertaes, algo improvvel em uma sociedade democrtica e pluralista. d) A meritocracia esconde, por trs de uma aparente e aceitvel tica do merecimento, uma perversa tica do desempenho. Numa sociedade de condies desiguais, pautada por lgicas mercantis e formada por pessoas que tem no s caractersticas diferentes mas tambm condies diversas, merecimento e desempenho podem tomar rumos muito distantes. O Mrio Quintana merecia estar na ABL, mas no teve desempenho para tal. O Paulo Coelho, o Sarney e o Roberto Marinho esto (ou estiveram) l, embora muitos achem que no merecessem. O Quintana, pelo imenso valor literrio que tem, no merecia ter morrido pobre nem ter tido que morar de favor em um hotel em Porto Alegre, mas quem amealhou fortuna com a literatura foi o Coelho. Um tem inegvel valor literrio, outro tem desempenho de mercado. O Jos, aquele menino nota 10 na escola que mora embaixo de uma ponte da BR 116 (tema de reportagem da ZH) merece ser mdico, sua sonhada profisso, mas provavelmente no o ser, pois no ter condies para isto (rezo para estar errado neste caso). Na msica popular nem preciso exemplificar, a distncia entre merecimento e desempenho de mercado abismal. Ento, neste mudo em que vivemos, valor e resultado, merecimento e desempenho nem sempre caminham juntos, e talvez raramente convirjam. Mas a meritocracia exige medidas, e o merecimento, que um juzo de valor subjetivo, no pode ser medido; portanto, o que se mede o desempenho supondo-se que ele seja um indicador do merecimento, o que est longe de ser. Desta forma, no mundo da meritocracia que mais deveria se chamar desempenhocracia - se confunde merecimento com desempenho, com larga vantagem para este ltimo como medida de mrito. e) A meritocracia escamoteia as reais operaes de poder. Como avaliao

maureliomello.blogspot.com.br/2013/10/a-doenca-da-classe-media-brasileira.html

4/8

04/11/13

A Doena da Classe Mdia Brasileira ~ DoLaDoDeL

e desempenho so cruciais na meritocracia, pois do acesso a certas posies de poder e a recursos, tanto os indicadores de avaliao como os meios que levam a bons desempenhos so moldados por relaes de poder; e o so decisivamente. Seria ingnuo supor o contrrio. Assim, os critrios de avaliao que ranqueiam os cursos de ps-graduao no pas so pautados pelas correntes mais poderosas do meio acadmico e cientfico; bons desempenhos no mercado literrio so produzidos no s por uma boa literatura, mas por grandes investimentos em marketing; grandes sucessos no meio musical so conseguidos, dentre outras formas, promovendo as msicas nas rdios e em programas de televiso, e assim por diante. Os poderes econmico e poltico, no raras vezes, esto por trs dos critrios avaliativos e dos bons desempenhos. Critrios avaliativos e medidas de desempenho so moldveis conforme os interesses dominantes, e os interesses so a razo de ser das operaes de poder; que por sua vez, so a matria prima de toda a atividade poltica. Ento, por trs da cortina de fumaa da meritocracia repousa toda a estrutura de poder da sociedade. At a tudo bem, isso ocorre na maioria dos sistemas polticos, econmicos e sociais. O problema que, sob o manto da suposta objetividade dos critrios de avaliao e desempenho, a meritocracia esconde estas relaes de poder, sugerindo uma sociedade tecnicamente organizada e isenta da ingerncia poltica. Nada mais ilusrio e nada mais perigoso, pois a pior poltica aquela que despolitiza, e o pior poder, o mais difcil de enfrentar e de combater, aquele que nega a si mesmo, que se oculta para no ser visto. e) A meritocracia a nica ideologia que institui a desigualdade social com fundamentos racionais, e legitima pela razo toda a forma de dominao (talvez a mais insidiosa forma de legitimao da modernidade). A dominao e o poder ganham roupagens racionais, fundamentos cientficos e bases de conhecimento, o que d a eles uma aparente naturalidade e inquestionabilidade: como se dominados e dominadores concordassem racionalmente sobre os termos da dominao. f) A meritocracia substitui a racionalidade baseada nos valores, nos fins, pela racionalidade instrumental, baseada na adequao dos meios aos resultados esperados. Para a meritocracia no vale a pena ser o Quintana, no racional, embora seus poemas fossem a prpria exacerbao de si, de sua substncia, de seus valores artsticos. Vale mais a pena ser o Paulo Coelho, a E.L. James, e fazer uma literatura calibrada para vender. Da mesma forma, muitos pais acham mais racional escolher a escola dos seus filhos no pelos fundamentos de conhecimento e valores que ela contm, mas pelo ndice de aprovao no vestibular que ela apresenta. Estudantes geralmente no estudam para aprender, estudam para passar em provas. Cursos de ps-graduao e professores universitrios no produzem conhecimentos e publicam artigos e livros para fazerem a diferena no mundo, para terem um significado na pesquisa e na vida intelectual do pas, mas sim para engrossarem o seu Lattes e para ficarem bem ranqueados na CAPES e no CNPq. A meritocracia exige uma complexa rede de avaliaes objetivas para distribuir e justificar as pessoas nas diferentes posies de autoridade e poder na sociedade, e estas avaliaes funcionam como guies para as decises e aes humanas. Assim, em uma sociedade meritocrtica, a racionalidade dirige a ao para a escolha dos meios necessrios para se ter um bom desempenho nestes processos avaliativos, ao invs de dirigi-la para valores, princpios ou convices pessoais e sociais. g) Por fim, a meritocracia dilui toda a subjetividade e complexidade humana na ilusria e reducionista objetividade dos resultados e do desempenho. O verso cada um de ns um universo do Raul Seixas prola da

maureliomello.blogspot.com.br/2013/10/a-doenca-da-classe-media-brasileira.html

5/8

04/11/13

A Doena da Classe Mdia Brasileira ~ DoLaDoDeL

concepo subjetiva e complexa do humano - uma verdadeira aberrao para a meritocracia: para ela, cada um de ns apenas um ponto em uma escala de valor, e a posio e o valor que cada um ocupa nesta escala depende de processos objetivos de avaliao. A posio e o valor de uma obra literria se mede pelo nmero de exemplares vendidos, de um aluno pela nota na prova, de uma escola pelo ranking no Ideb, de uma pessoa pelo sucesso profissional, pelo contracheque, de um curso de psgraduao pela nota da CAPES, e assim por diante. Embora a natureza humana seja subjetiva e complexa e suas interaes sociais sejam intersubjetivas, na meritocracia no h espao para a subjetividade nem para a complexidade e, sendo assim, lamentavelmente, h muito pouco espao para o prprio ser humano. Desta forma, a meritocracia destri o espao do humano na sociedade. Enfim, a meritocracia um dos fundamentos de ordenamento social mais reacionrios que existe, com potencial para produzir verdadeiros abismos sociais e humanos. Assim, embora eu tenda a concordar com a tese da Marilena Chau sobre a classe mdia brasileira, proponho aqui uma troca de alvo. Bradar contra a classe mdia, alm de antiptico pode parecer intil, pois ningum abandona a sua condio social apenas para escapar ao seu esteretipo. No se muda a posio poltica de algum atacando a sua condio de classe, e sim os conceitos que fundamentam a sua ideologia. Ento, prefiro combater conceitos, neste caso, provavelmente o conceito mais arraigado na classe mdia brasileira, e que a faz ser o que : a meritocracia.
Recommend 1k Tweet Google + LinkedIn ShareThis

9 D O L A D O D EC : Flavio Lima disse... Muito bom! Lucidez total!


31/10/13 08:27

Annimo disse... Parabns. O texto mais lcido que j li a respeito desse autntico "mantra" que assola o pas, a "meritocracia". Tomei a liberdade de compartilhar em meu perfil na malfadada rede social. Reinaldo Del Dotore
31/10/13 09:28

Gerson Pompeu disse... Os dois primeiros comentrios disseram tudo o que eu tinha para falar. Quem no concordar com o autor s pode ter o recionarismo em seu DNA. PARABENS!!!
31/10/13 10:49

Edvaldo Nunes disse... Renato, Excepcional a sua anlise quanto ao processo que tornou a classe mdia brasileira to afeita meritocracia. Lamento que a concluso no seja to boa quanto a anlise. Acho desnecessrio discutir ponto a ponto dos problemas que voc enxerga na meritocracia. Concordo com alguns. Mas lembro que, gostemos ou no, vivemos num sistema capitalista, coalhado de injustia e desigualdade, mas que contm um dinamismo que tem sido a garantia de sua sobrevivncia. Dinamismo esse em grande parte garantido pela meritocracia, apesar de todos os defeitos desta. Se o capitalismo se mantm predominante, apesar de todas as crises que enfrentou, isso se deve justamente ao incentivo ao esforo individual. Acho que o que ilustra bem a infelicidade de suas concluses est nos exemplos que voc cita. O fato de Mrio Quintana no ter conseguido entrar na

maureliomello.blogspot.com.br/2013/10/a-doenca-da-classe-media-brasileira.html

6/8

04/11/13

A Doena da Classe Mdia Brasileira ~ DoLaDoDeL


ABL?! Que importncia tem isso? No tem nada a ver com meritocracia e voc certamente sabe disso. um clube de "amigos". O fato dele no vender livros prova isso? Concordo com voc em relao ao valor literrio maior de Mrio Quintana. Mas uma avaliao minha, que no posso(ainda bem) impor a outros leitores. Estudante que se esfora pra tirar nota necessariamente no aprende nada? Pesquisador que se esfora para publicar sua pesquisa s est querendo volume de citaes? Me desculpe, mas no convence. A meritocracia, acredito, um aspecto importante de valorao social. No pode ser o nico. Mas essa a velha questo de igualdade de oportunidades. Qual a opo a ela: todo mundo merece a mesma coisa? Acho uma viso primria de igualitarismo. At o nosso velho barbudo Marx escreveu: De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades. Precisamos reconhecer tambm quem se esfora mais. Se esse for um defeito da classe mdia, como integrante dela, me enquadro perfeitamente.
31/10/13 13:43

Annimo disse... Excelente artigo! Parabns


31/10/13 14:02

Paulo Fardado Cheio de Bala disse... Pq tem duas letras "e"?


31/10/13 19:46

Annimo disse... Texto brilhante. Parabns! Demonstra a meritocracia como ideologia da classe mdia brasileira e como instrumento de legitimao e manuteno superestrutural. Alonso Borges.
31/10/13 23:08

Annimo disse... Perfeito!


01/11/13 10:15

Annimo disse... A meritocracia um problema mundial, especialmente em pases capitalistas. Achei que a sua descrio do fenmeno foi interessante. Mas voc no encontrou a causa do problema, voc novamente apenas descreveu o aspecto ideolgico do problema. A classe mdia brasileira, como voc bem descreveu, se desenvolveu em um contexto que favoreceu que passasse a ser meritocrtica, muito provavelmente porque muitos dependeram de seus mritos, sejam quais forem os parmetros de avaliao do mrito, para conseguir uma boa qualidade de vida no nosso pas. Reagir distribuio igualitria de renda pode ser uma tendncia tpica de algum que teve que melhorar de vida num contexto como este. A meritocracia uma descrio do funcionamento de um sistema, um sistema de ascenso social baseado no desempenho, mas que no foi criado e institudo pela classe mdia. Ela se estabeleceu nesse sistema e por isso ainda mantm este mesmo perfil. E ela ainda vive essa mesma realidade em diferentes contextos, como nas empresas, na academia, na escola. Se quisermos mudar a classe mdia, temos que atacar o sistema em que ela est includa, no atac-la. Esse ataque a uma classe (ou ao seus princpios) no passa de uma retrica com intenes polticas, para minimizar a importncia do discurso de um dos grupos que mais se ope ao governo. Talvez o que voc tenha feito, tenha sido um grande pao, se a meritocracia for o grande problema de fato. Assim, ao invs de apenas forar a redistribuio de renda no pas, tambm devemos modificar certos sistemas baseados no mrito, ou desempenho, que esto por todos os lados e que afetam em especial a classe mdia, pois, como voc mesmo disse, as classes mais baixas nem com mrito conseguem ascender. Acho que voc deu um passo importante, especialmente comparado ao que a prof. Marilena fez, de identificar ao menos uma causa ideolgica. Mas se quisermos resolver o problema, no classe que devemos atacar.

maureliomello.blogspot.com.br/2013/10/a-doenca-da-classe-media-brasileira.html

7/8

04/11/13

A Doena da Classe Mdia Brasileira ~ DoLaDoDeL


Categorias simplistas (e muitas vezes equivocadas) de anlise, como reacionrio, fascista, no ajudam muito a entender o problema. Muito menos a resolv-lo.
01/11/13 15:12

Postar um comentrio

Copyright 2011 DoLaDoDeL | Powered by Blogger

Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printab le Coupons

maureliomello.blogspot.com.br/2013/10/a-doenca-da-classe-media-brasileira.html

8/8

Das könnte Ihnen auch gefallen