Sie sind auf Seite 1von 8

SISTEMATIZAO DE FONTES DO FUNDO INSTRUO PBLICA DO CEAR (1844-1889). Jos Arimatea Barros Bezerra UFC Eixo Temtico 7.

. Arquivos, centros de documentao, museus e educao.

1. A problemtica das fontes sobre a educao no Cear A histria da educao do Cear ainda um universo pouco conhecido. Somente a partir de 1995 se inicia um processo mais sistemtico de pesquisas na rea, que tm resultado em teses e dissertaes, bem como alguns relatrios de pesquisas. Nesse sentido, o Ncleo Histria, Memria e Poltica Educacional, ligado ao Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal do Cear, tem empreendido esforos de fortalecimento das pesquisas na rea da histria educacional cearense. Contudo, os pesquisadores enfrentam dificuldades no que se refere localizao e informao de fontes documentais, to necessrias investigao historiogrfica, tendo em vista a situao em que se encontram os arquivos pblicos locais e as restries de acesso a arquivos particulares. Ademais, conta-se, cada vez mais, com prazos exguos para a realizao de estudos, impostos pelas instituies financiadoras, problema que se agrava quando se trata de estudos de carter histrico. O trabalho de identificao e catalogao de fontes sobre a educao cearense 1 um empreendimento que parte da seguinte problemtica: a escassez de informaes e a conseqente dificuldade de localizao de fontes, pelos pesquisadores, no acervo documental disponvel. Diante destas circunstncias, tornou-se premente a necessidade de identificao e catalogao de fontes referentes educao local, tarefa que tem como ponto de partida o Fundo Instruo Pblica do perodo imperial, pertencente ao acervo do Arquivo Pblico do Estado do Cear - APEC. A inteno que esse processo tenha efeito definidor de outras aes e seja capaz de mobilizar o debate sobre os espaos restritos, tais como arquivos particulares, eclesisticos, hemerotecas e bibliotecas, especialmente aqueles que concentram acentuado nmero de informaes e obras raras. Nesse sentido, tem-se

incentivado a prtica da identificao criteriosa das fontes utilizadas na produo de teses e dissertaes, por pesquisadores do Ncleo Histria, Memria e Poltica Educacional, da
1

Pesquisa financiada pela Fundao Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico FUNCAP, Edital 003/2003 Apoio instalao, modernizao, ampliao ou recuperao da infra-estrutura de CT&I. Tem a designao abreviada de Projeto Fontes e se desenvolve no Arquivo Pblico do Estado do Cear, desde setembro de 2004.

2 Ps-Graduao em Educao Brasileira da UFC, contribuindo para a formao de um banco inicial de dados, alimentado pelos atuais e futuros pesquisadores. Ainda que haja um significativo volume de fontes documentais no APEC, suas condies de preservao contribuem, desfavoravelmente, s iniciativas de investigao. Os sumrios disponveis no detalham, na sua totalidade, o acervo existente e no referenciam o valor significativo de cada volume documental, o que gera dois problemas: o primeiro um trabalho hercleo que o pesquisador tem de desenvolver, seja no manuseio de dezenas de caixas e, por vezes, milhares de documentos se catalogao, empoeirados e perecveis s intempries do tempo, sem indicao precisa de sua localizao e do seu potencial com relao ao que investiga; o segundo se relaciona com a segurana da documentao existente, em termos de conservao e controle, posto que em funo da forma como est disponvel, h uma exposio excessiva ao manuseio do pblico, tornando-a alvo fcil de deteriorao, o que se agrava com a inexistncia de atividades de restaurao. Trata-se, ento, do desencadeamento de um processo de criao de um lastro temtico para produo historiogrfica local e regional, considerando-se que, apesar das contribuies recentes do Ncleo Histria, Memria e Poltica Educacional, a histria educacional do Cear um campo de conhecimento em fase inicial de construo:
Um campo de estudos que s no esteve inteiramente descoberto, no interior da historiografia cearense porque, antes que ns nos ocupssemos com ele, o INEP, atravs do Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife e o Instituto Histrico do Cear cuidaram de preserv-la, em suas linhas mais gerais. Cabe, agora, preencher as lacunas nela deixadas, utiliz-la e deix-la como herana para as geraes que nos sucederem. (CAVALCANTE, 2002, p.08).

A relevncia do empreendimento de montagem de um banco de dados para a pesquisa em histria da educao cearense relaciona-se, assim, tanto com a busca de maior conhecimento e disponibilidade de tais fontes, o incentivo a futuros pesquisadores, bem como garantir a integridade e preservao dos acervos pblicos. Com isso, refora-se a defesa do argumento em relao importncia da catalogao de fontes para a melhoria qualitativa das pesquisas e seu conseqente aproveitamento em subsidiar a reflexo acerca de polticas educacionais locais. Autores como LE GOFF (1994, p. 35) alertam sobre o fato de que as marcas que restam do passado no so, muito comumente, nem as mais precisas, nem as mais adequadas para recompor uma determinada experincia social. Contudo, a partir delas que se recupera a memria.

3 2. O trabalho de sistematizao de fontes historiogrficas O ofcio de identificar e catalogar fontes enquadra-se numa categoria de investigao que pode ser classificada como pesquisa-meio, intermediria, instrumental, que no tem como objetivo, a princpio, a produo do conhecimento, porm a criao de condies para o processo de investigao propriamente dita (LUPORINI, 2004, p. 210). A princpio porque, medida que o contato com tais fontes vai acontecendo, a inquietao das leituras provoca iniciativas que resultam no delineamento de projetos e na produo de artigos. A esse respeito, em se tratando do projeto Fontes, tem-se um texto produzido e publicado por FREITAS (2005) e o trabalho em andamento de BASTOS (2005), que participam da pesquisa como bolsistas de iniciao cientfica. Considera-se que as fontes histricas (SAVIANI, 2004) so sempre produes humanas. Nesse sentido, pode-se dizer que a atividade de catalogao se relaciona com a constituio de fonte intencional, entendida como aquela que se pe em disponibilidade, tendo em vista possveis estudos futuros, independentemente do interesse especfico de pesquisa de quem a identifica e cataloga. As fontes espontneas so aquelas que se encontram nos mais diversos tipos de acervos com as mais diferentes formas, s quais se recorre quando se busca entender determinado fenmeno. So registros que se obtm, por exemplo, a partir de testemunhos orais, nos quais se baseia a investigao. A escolha das fontes para um estudo pode significar, dentre outros aspectos, a disponibilidade das mesmas tambm para eventuais estudos futuros. (SAVIANI, 2004). Todavia, considera-se que, em ambos os casos, os documentos, no so, em si mesmos, fontes; estatuto que adquirem somente quando o historiador formula seu problema ou questo de pesquisa, delimita aqueles elementos a partir dos quais buscar resposta s suas questes. Em conseqncia, aqueles documentos ou objetos em que real ou potencialmente estariam escritas as respostas buscadas, erigir-se-o em fontes a partir da quais o conhecimento histrico poder ser produzido (Idem, p. 07). As fontes servem de base para uma reconstruo historiogrfica, no plano epistemolgico, do objeto em estudo. Assim, a partir delas que se produz o conhecimento a respeito da histria. O processo de identificao e catalogao de fontes tem como pressuposto o esforo sobre o entendimento da necessidade de preservao material de documentos, tanto do passado como do presente, posto que esses, possivelmente, constituir-se-o como matria-prima fundamental para o desenvolvimento do trabalho futuro de historiadores.

4 Atualmente, em decorrncia das facilidades postas pelo avano tecnolgico, tem-se a possibilidade de melhor preservao de fontes documentais. Vem crescendo, nos ltimos anos, a tendncia de digitalizao das fontes histricas, que pode se tornar um instrumento favorvel a um acesso mais adequado s mesmas, com a conseqente diminuio do manuseio e melhora do fator preservao. Contudo, no se pode perder de vista o cuidado na construo de acervos histricos virtuais, que podem gerar a expectativa de descarte das fontes materiais ou da minimizao de sua relevncia social. A preservao de fontes por meios virtuais positiva para a pesquisa histrica, como forma de amenizar os riscos danosos integridade fsica do documento. No entanto, ser infrutfera a busca de preservao, por meio virtual, se no houver uma concomitante preservao dos instrumentos, das mquinas, que permitam a leitura de tais documentos.
Os perigos da nova tecnologia, seus desafios, esto relacionados sua rpida obsolescncia. Um livro abre-se sempre leitura. Os segredos que guardam precisam ser decifrados, mas o olhar percorre suas pginas. Os cdigos de leitura necessitam ser partilhados e construdos historicamente. No entanto, seu fechamento nunca to completo quanto o disquete ou Cd-rom, cuja leitura deve ser sempre mediatizada por uma mquina. (VIDAL, 2000, p.25).

3. O APEC e as fontes para a histria da educao cearense

Os arquivos so de fundamental importncia para a pesquisa em histria da educao, uma vez que neles se encontram valiosas matrias-prima para conhecimento da experincia escolar. Como se pode verificar nos documentos do acervo do APEC, atravs de Ofcios, livros de movimento de professores e alunos, cartas aos professores e inspetores escolares, relatrios de diretores de instruo, processos de concursos e admisso de professores so exemplos de fontes que podem proporcionar a reconstituio de uma histria da escola, da preparao de professores, dos currculos, das hierarquias, das punies, da conduo do processo de ensinar e aprender, de avaliar. Enfim, podem evidenciar o cotidiano escolar situado na teia de relaes polticas, corporativistas, clientelistas, de intrigas. No entanto, a leitura e anlise do documento podem trazer o risco de equvocos, em caso descuido com rigor metodolgico, que se busca com a constante preocupao com o sentido de cada documento, com o significado de sua produo e sua relao com outros documentos do mesmo conjunto, srie, bem como seu cruzamento com outras fontes primrias. De que resultados se pode falar nesse momento? Inicialmente, podem ser listados alguns avanos significativos. Em dois anos e meio de atividades, foram organizados e

5 catalogados 2 cerca de 10.000 documentos, notadamente, correspondncia oficial da Instruo Pblica, do intervalo histrico compreendido entre a criao da Instruo Pblica, em 1844, e a dcada de 1889. O produto da primeira etapa da pesquisa, ou seja, de seus dois primeiros anos, foi finalizada com a disponibilizao aos pesquisadores e interessados, na forma de catlogo impresso, em CD-ROM e na pgina eletrnica do APEC. O formato digital trouxe a possibilidade de montagem de um banco de dados, pelo APEC, que permite a consulta a distncia, o que facilitar sobremaneira a atividade de pesquisadores e do pblico em geral. Considerando uma peculiaridade da correspondncia oficial desse perodo, a escrita rigorosa a partir de parmetros legais de argumentao e fundamentao, foram realizadas buscas de identificao de textos completos de leis e regulamentos, vigentes no perodo, costumeiramente referenciados no corpo dos ofcios e outras correspondncias. Essa coletnea de 26 documentos (leis, regulamentos e resolues), publicada na Revista Documentos do APEC (ANDRADE & BEZERRA, 2006), no pretende dar conta de todos os fundamentos legais sobre a educao cearense no perodo, posto que parte significativa dela ainda no foi sistematizada. Contudo, a pesquisa no foge sua meta bsica: promover a maximizao do acesso do pblico a esse conjunto documental, que permite uma melhor aproximao do significado do documento e do sentido de sua produo para a produo historiogrfica sobre a educao cearense. Como padro para a catalogao dessa documentao, estabeleceu-se o seguinte modelo: um cabealho de abertura indicando a origem e o tipo de documento da srie, em bloco de ano; cada unidade de documento sumariamente descrita com a data, a numerao original, remetente, destinatrio, assunto e palavras-chaves; quando h anexos, procede-se a descrio do documento anexado, que permanece junto ao documento principal. Segue-se um exemplo de cada uma das situaes:
DIRETORIA GERAL DA INSTRUCO PBLICA Documentos (Ofcios) _Expedidos Ano: 1860. Data: 07 de janeiro de 1860 / Doc.n. 03 Do Diretor Geral da Instruco Pblica, Pe Carlos Augusto Peixoto de Alencar. Ao Presidente da Provncia, Antonio Marcellino Nunes Gonalves.
2

Tem-se seguido normas tcnicas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas, discusses e relatrios das experincias (Cruz, 1999) de grupos de pesquisa que, em diversos estados brasileiros, vm executando o trabalho de catalogao de fontes, desde incio dos anos de 1990.

Assunto: Comunicado sobre entrada em exerccio de cadeira, em 24/10/1859, dos seguintes professores primrios interinos: Antonio Coelho de Albuquerque, da povoao de Tucunduba; Manoel Pereira de Vasconcelos, da povoao de Santa Cruz, Comarca de Sobral. Palavras-chaves: Exerccio de cadeira - ensino primrio Povoao de Tucunduba Povoao de Santa Cruz. Data: 09 de janeiro de 1860 / Doc.n. 04 (com anexo) Do Diretor Geral da Instruco Pblica, Pe Carlos Augusto Peixoto de Alencar. Ao Presidente da Provncia, Antonio Marcellino Nunes Gonalves. Assunto: Remessa de Ata do Conselho Diretor da Instruco Pblica, que versa sobre soluo das queixas contra a professora primria da Villa Jardim, Joanna Henriqueta Almeida e contra o professor primrio da Villa de So Francisco, Jos Bezerra de Menezes Filho. Palavras-chaves: Ata Conselho Diretor da Instruco Pblica queixa contra professores Villa Jardim - Villa So Francisco. Anexo: Ata do Conselho Diretor da Instruco Pblica. Doc. 04a. Presidente do Conselho: Pe Carlos Augusto Peixoto de Alencar. Secretrio: Igncio Ferreira Gomes. Data: 09 de janeiro de 1860. Assunto: deciso acerca de uma representao dos habitantes da Villa Jardim contra a professora primria, D. Joanna Henriqueta Almeida; uma representao do inspetor de aulas, da Villa de So Francisco, contra o professor primrio Jos Bezerra de Menezes Filho. Palavras-chaves: Ata Conselho Diretor da Instruco Pblica representao contra professores Villa Jardim - Villa So Francisco.

Contudo, os resultados vo alm desses, que provm de seu carter de pesquisameio, instrumental. No incio dos trabalhos, aconteceu um curso sobre os fundamentos de paleografia e arquivologia, aberto a alunos e professores, sendo que algumas dessas pessoas participaram de parte do levantamento e outros se engajaram em pesquisas, motivadas pela experincia ou por assuntos que emergiram do contato com a documentao, como o caso de BIND e FROTA (2005). O desenvolvimento da habilidade de leitura paleogrfica, pelos membros do grupo de pesquisa, chegou a um nvel bastante satisfatrio, posto que, com o passar do tempo, foi-se ganhando familiaridade com os amanuenses da poca e suas escritas, cujas caligrafias ora eram boas, ora eram pssimas; conhecendo as caractersticas prprias da gramtica e da ortografia do perodo, com seus vcios, erros e diferenas significativas em

7 relao ao portugus atual; desenvolvendo o hbito da consulta do dicionrio de abreviaturas. Em se tratando de divulgao de resultados parciais da pesquisa, tem-se at o momento, as seguintes publicaes: um resumo nos anais do XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN), que aconteceu em Belm do Par, entre 14 e 17 de junho de 2005 (BEZERRA, FREITAS e BASTOS, 2005); dois resumos nos anais IV Encontro Cearense de Historiadores da Educao (FREITAS, 2005; BASTOS, 2005) e anais do XXIV (2005) e XXV (2006) Encontro Universitrio de Iniciao Pesquisa da UFC. Nesse ltimo evento, o Projeto Fontes foi objeto de discusso em uma mesa redonda intitulada Arquivos, documentos e outras fontes para a histria educacional. Tem-se ainda o artigo de Freitas (2005), que traz uma discusso fundamentada e rica em detalhes sobre concursos e formao de professores, no perodo de 1845 a 1865. No I Encontro Norte e Nordeste de Histria da Educao e V Encontro Cearense de Historiadores da Educao foi apresentado o trabalho Catalogao de fontes sobre a educao no Cear: fundo instruo pblica (BEZERRA, BASTOS, FREITAS, PEREIRA JR.). Acrescenta-se o desencadeamento de um subprojeto de iniciao cientfica, com bolsa do CNPq, em desenvolvimento desde agosto de 2005, intitulado Professores, inspetores, rotinas e equipamentos escolares: inventrio sobre a Instruo Pblica do Cear, no sculo XIX. O desenvolvimento do Projeto Fontes tem contribudo para a articulao com grupos de pesquisa em histria educacional da Universidade Estadual Regional do Cariri (URCA) e Universidade Estadual Vale do Acara (UVA). Na Urca, o Grupo de Estudo e Pesquisas em Histria da Educao, vinculado ao Diretrio de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Zuleide Fernandes Queiroz, desenvolve aes voltadas para identificao de fontes sobre instituies escolares do Cariri cearense. Na regio norte do Cear, em Sobral, trabalho semelhante executado pelo Grupo de Pesquisas Histria e Memria da Educao e da Cultura 3 , vinculado ao diretrio de grupos de pesquisa do CNPq e liderado pelo professor Jos Edvar Costa Arajo, ligado UVA. Assim, aproximase da meta do Ncleo Histria, Memria e Poltica Educacional de intensificar as atividades integradas de pesquisadores e instituies que se dedicam problemtica da histria e memria da educao no Cear. Finalizando, evidenciam-se os primeiros passos de um processo de identificao, inventrio e catalogao de fontes sobre a histria da educao cearense. Passos de um

Vinculado ao Diretrio de Grupos de Pesquisas do CNPq, liderado pelo professor Jos Edvar Costa Arajo.

8 longo percurso que jamais se finalizar, dada a complexidade conhecimento histrico e das fontes. Os resultados parciais demonstram o efeito pedaggico da crescente preocupao e zelo dos pesquisadores com as fontes documentais. uma ao que no se apartaria, tambm, de uma possvel poltica de manuteno e garantia dos arquivos pblicos, em suas diversas categorias, naquilo que eles tm contribudo, ao longo de suas existncias, no trabalho daqueles que se dedicam pesquisa historiogrfica, em particular no campo da educao, quando elegem as fontes primrias como instrumento possvel de reconstruo de um determinado momento histrico. Nesse sentido, tais instituies carecem da preocupao dos poderes pblicos estadual e municipais, considerando o que representam como espaos de guarda, cuidado e disponibilizao de material essencial preservao da memria poltica, educacional e cultural do Cear.

Das könnte Ihnen auch gefallen