Sie sind auf Seite 1von 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Direito
1 Srie Introduo ao Estudo do Direito - Histria
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Lara Vanessa Millon


AESA

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito - Histria

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Leitura, compreenso e elaborao de textos, atos e documentos jurdicos ou normativos, com a devida utilizao das normas tcnico-jurdicas. Pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito.

Produo Acadmica

Produo de textos nas Etapas 1, 2, 3 e 4.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de 3 a 5 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

DESAFIO
Este desafio consiste em elaborar dois textos acadmicos. O primeiro, analtico, que verse sobre a seguinte questo: A estrutura apresentada por Norberto Bobbio para um ordenamento jurdico coerente e adequada atualidade? O segundo, crtico, que responda ao seguinte questionamento: As relaes jurdicas so influenciadas pelas normas jurdicas existentes ou as relaes jurdicas derivam apenas das relaes sociais?

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Lara Vanessa Millon

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito - Histria

Pg. 3 de 3

Objetivo do desafio

Produo de dois textos acadmicos.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Definio de Direito. Direito Positivo e Direito Natural. Incio da Histria do Direito. Esta atividade importante para compreender os primeiros conceitos jurdicos e entender diferenas bsicas essenciais para o estudo do Direito, servindo de base para a construo de um raciocnio fundamentado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler atentamente o captulo IV do PLT, que trata sobre Definio e elementos do Direito, Direito Positivo, Direito Natural e Direitos Humanos, Direito Objetivo, Instituies e Ordem Jurdica, lcito e ilcito e outras temticas acerca dos conceitos preliminares de Direito. Bibliografia bsica

GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo ao Estudo do Direito. 43 ed. So Paulo: Forense, 2010.

Passo 2 (Equipe) Pesquisar nas outras bibliografias indicadas para a disciplina, os conceitos e caractersticas sobre o Direito Natural e o Direito Positivo. Passo 3 (Equipe) Considerando as noes iniciais sobre direito obtidas nas primeiras aulas do curso, e as pesquisas realizadas, identificar as principais diferenas entre o Direito Natural e Direito Positivo. Essa pesquisa ser utilizada na construo da resposta final do desafio, por isso, quanto melhor ela for feita, mais simples ser para o seu grupo responder ao questionamento proposto no desafio.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Direito Objetivo. Instituies e ordem jurdica. Esta atividade importante para que voc aprenda a formular um raciocnio lgico e a analisar uma questo jurdica. o primeiro passo para a construo do raciocnio jurdico, que ser indispensvel ao aluno nas demais sries do curso. Esta etapa tambm importante para o grupo exercitar o dilogo, a discusso e a formulao de uma ideia coesa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Lara Vanessa Millon

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito - Histria

Pg. 4 de 4

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler o captulo V do PLT que trata da noo de direito, justia e equidade. Bibliografia bsica:

GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo ao Estudo do Direito. 43 ed. So Paulo: Forense, 2010.

Passo 2 (Equipe) Ler o texto:

GASPERIN, Antnio Augusto Tams. Sntese comentada teoria do ordenamento jurdico de Norberto Bobbio. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 737, 12 jul. 2005. Disponvel em: < http://jus.com.br/revista/texto/6953/sintese-comentada-a-teoriado-ordenamento-juridico-de-norberto-bobbio > e compartilhado em: <https://docs.google.com/open?id=0B615vhmWOCFMDQzYTI1NWItMWExYy00MGM0LWEzZDQtM2I1YjY1YTNjOTc2 >. Acesso em: 24 out. 2012.

Focalizar a leitura nas etapas utilizadas por Bobbio para a construo de um ordenamento jurdico. Passo 3 (Equipe) Debater com a sua equipe o seguinte tema: A estrutura apresentada por Bobbio para um ordenamento jurdico coerente e adequada atualidade? Passo 4 (Equipe) Produzir um texto de no mximo 3 laudas, que dever ser entregue ao professor, e que represente a ideia do grupo sobre a questo proposta, respondendo a questo colocada no Passo 3.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Direito e Moral. Norma Jurdica. Esta atividade importante para que voc estude os conceitos bsicos do Direito, relacionados norma jurdica. Esta atividade servir como base slida para a continuidade dos seus estudos em Direito e essencial na formao de alunos ingressantes. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Lara Vanessa Millon

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito - Histria

Pg. 5 de 5

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar, em conjunto com sua equipe de trabalho, sobre a teoria pura do Direito, de Hans Kelsen. Focar sua pesquisa nos elementos primordiais, segundo Hans Kelsen, para a existncia e validade de uma norma jurdica. Para essa pesquisa procurar utilizar fontes diversas, tais como livros, revistas jurdicas impressas e on-line, pesquisas cientficas publicadas e todo o material que encontrar. Sites sugeridos para pesquisa:

ZACHARIAS, Rodrigo. Breves Consideraes sobre Kelsen. Revista do Instituto de Pesquisa e Estudos, Bauru, n. 20, 1997-1998. Disponvel em: < https://docs.google.com/open?id=0B615vhmWOCFZjkxMzg0OTAtMDNlZC00MTkzLWI3OWItNTk0ZTY4MzZjY2Rm>. Acesso em: 24 out. 2012. GALVO FILHO, Dirceu Marques. Kelsen: a pureza metdica. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/13/kelsen-a-pureza-metodica> e compartilhado em: <https://docs.google.com/open?id=0B615vhmWOCFZGJkYTQ5N2UtODZmMi00ZWExLWJmNjMtNGI3NWEzMmVlYWU2>. Acesso em: 24 out. 2012. FERRAZ JR., Trcio Sampaio. Hans Kelsen, um divisor de guas, 1881-1981. Revista n. 4, ano 2, Dez. 1981, p. 133-138. Disponvel em: < http://pt.scribd.com/Filipe17/d/58263188-Ferraz-Junior-Tercio-Sampaio-HansKelsen-um-divisor-de-aguas-1881-1981>. Acesso em: 24 out. 2012.

Bibliografia complementar:

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Trad. J. Cretella Jr. e Agnes Cretella. So Paulo: RT, 2000. (verso condensada pelo Autor). KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Trad. Joo Batista Machado. So Paulo: Martins Fontes, 1991.

Passo 2 (Equipe) Ler o captulo VI do PLT sobre norma jurdica. Bibliografia bsica:

GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo ao Estudo do Direito. 43 ed. So Paulo: Forense, 2010.

Passo 3 (Equipe) Com base nas pesquisas e na leitura do captulo indicado, responder, em conjunto com sua equipe de trabalho, aos seguintes questionamentos: a) b) c) d) O que uma norma jurdica? Qual a funo da norma jurdica? O que uma norma geral? O que uma norma abstrata?

Lara Vanessa Millon

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito - Histria

Pg. 6 de 6

e) f) g) h)

Explique a imperatividade da norma. Explique a coercibilidade da norma. Como se identifica o destinatrio de uma norma? Pela teoria pura do Direito, como deve ser construda uma norma jurdica?

Passo 4 (Equipe) Elaborar um trabalho escrito contendo as respostas aos questionamentos acima formulados, com fundamentao terica, e entregar ao professor da disciplina.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Norma Jurdica. Relao Jurdica. Esta atividade importante para que voc verifique a importncia do pensamento jurdico estruturado, adequado ao seu desenvolvimento no curso. Esta etapa fundamental para que voc se familiarize com a interpretao de textos e com a elaborao de textos jurdicos, elementos essenciais ao aluno de Direito. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler os captulos IX e X do PLT sobre as fontes do Direito. Bibliografia bsica:

GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo ao Estudo do Direito. 43 ed. So Paulo: Forense, 2010.

Passo 2 (Equipe) Ler o artigo:

CATO, Adrualdo de Lima. O critrio identificador da norma jurdica. A necessidade de um enfoque sistemtico. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 51, 1 out. 2001. Disponvel em: < http://jus.com.br/revista/texto/2249/o-criterio-identificador-danorma-juridica> e compartilhado em: <https://docs.google.com/open?id=0B615vhmWOCFODRkMDVhYjgtMTJmYi00MmVhLTgwYWItMjZiYjBkMzNhMWYw>. Acesso em: 24 out. 2012.

Passo 3 (Equipe) Debater com a equipe o seguinte questionamento: As relaes jurdicas so influenciadas pelas normas jurdicas existentes ou as relaes jurdicas derivam apenas das relaes sociais?.

Lara Vanessa Millon

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito - Histria

Pg. 7 de 7

Passo 4 (Equipe) Redigir, em conjunto com sua equipe de trabalho, um texto de no mximo 3 laudas e que represente a ideia do grupo sobre a questo formulada no Passo 3, respondendo-a com base nos estudos feitos. Entregar ao professor da disciplina o texto elaborado.

Livro-Texto da disciplina:

GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo ao Estudo do Direito. 44 ed. So Paulo: Forense, 2011. PLT 330

Lara Vanessa Millon

Das könnte Ihnen auch gefallen