Sie sind auf Seite 1von 52

CENTRO UNIVERSITRIO DO MARANHO UNICEUMA COORDENADORIA DE GRADUAO DA REA DE CINCIAS DA SADE COORDENADORIA DE ENFERMAGEM

ALIENE RODRIGUES CORREIA

RELATRIO FINAL DE ESTGIO CURRICULAR I EM SADE COLETIVA

So Lus 2009

ALIENE RODRIGUES CORREIA

RELATRIO FINAL DE ESTGIO CURRICULAR I EM SADE COLETIVA


Relatrio apresentado ao Curso de Graduao em Enfermagem do Centro Universitrio do Maranho UNICEUMA, com a finalidade de demonstrar as atividades do estgio Curricular I, desenvolvidas no Centro de Sade Gapara na rea de Sade Coletiva.

So Lus 2009

Correia, Aliene Rodrigues Relatrio de estgio curricular em Sade Coletiva/ Aliene Rodrigues Correia. __So Lus, 2009. 51 f. Relatrio (Graduao em Enfermagem) Centro Universitrio do Maranho UniCEUMA, 2009.

1.Enfermagem Relatrio I . Sade Coletiva. CDU 616-083 (047.3)

ALIENE RODRIGUES CORREIA

RELATRIO FINAL DE ESTGIO CURRICULAR I EM SADE COLETIVA


Relatrio apresentado ao Curso de Graduao em Enfermagem do Centro Universitrio do Maranho UNICEUMA, com a finalidade de demonstrar as atividades do estgio Curricular I, desenvolvidas no Centro de Sade Gapara na rea de Sade Coletiva.

Aprovado em ____/____/____ Nota ____________________

______________________________________

Gilmrcia Pinheiro Pereira Supervisor Tcnico e Docente

Dedico primeiramente a Deus e s pessoas mais importantes da minha vida: meus pais Francisco Lima Correia e Francisca de Lourdes Rodrigues Correia, meus irmos Alysson e Abilene, meu namorado Fernando Lira.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeo a Deus o meu eterno e fiel amigo que me ajuda em todos os momentos da minha vida e que o autor das minhas realizaes. E em segundo lugar a todos que ao longo desta caminhada colaboraram de alguma forma para o meu crescimento. Especialmente, aos meus pais que no mediram esforos para que eu pudesse chegar at aqui. Aos meus irmos, Alysson e Abilene que me ajudaram ao longo desta caminhada. Ao meu namorado Fernando Lira por sua pacincia, dedicao e conforto nas horas difceis. E no poderia esquecer os funcionrios do Centro de Sade Gapara, em especial as dirigentes locais: Tnia Maria Normando Alves e Lindalva Pinto Pereira pela receptividade e educao em nos receber, a tcnica de enfermagem Brbara Lopes pela sua generosidade em passar seus conhecimentos e experincias sobre vacinao. A todos os meus colegas do grupo pelo companheirismo, disponibilidade em ajudar durante todos os estgios que participamos juntos. Enfim, a todos que de forma direta ou indireta participam para que mais uma etapa na minha vida fosse realizada.

O treinamento o aprendizado das regras. A experincia o aprendizado das excees." (Kathy Wagoner)

LISTA DE SIGLAS ACS: Agente Comunitrio de Sade AIDS: Sndrome da Imunodeficincia adquirida BCF: Batimentos Crdio-Fetal CSG: Centro de Sade Gapara DSTs: Doenas Sexualmente Transmissveis DUM: Data da ltima Menstruao DPP: Data Provvel do Parto ECA: Estatuto da Criana e Adolescente HA: Hipertenso Arterial HAN: Hansenase HIPERDIA: Hipertenso e Diabetes HIV: Vrus da Imunodeficincia Humana PCCU: Preventivo do Cncer do Colo Uterino PQT: Poliquimioterapia RG: Registro Geral RN: Recm Nascido SAME: Servios de Arquivos Mdicos e Estatsticos SISPRNATAL: Sistema de Informao do Pr-Natal SSVV: Sinais Vitais SUS: Sistema nico de Sade VOP: Vacina Oral contra Poliomielite

SUMRIO

1 2 3 4 4.1 4.2 4.3

IDENTIFICAO................................................................................................... 9 INTRODUO........................................................................................................ 10 FUNDAMENTAO TERICA.......................................................................... 12 CARACTERIZAO DO CAMPO DE ESTGIO............................................ 14 Histrico.................................................................................................................... 14 rea de atuao e caracterizao do campo de estgio........................................ 15 Estrutura do Campo................................................................................................ 16 16 17

4.3.1 Fluxograma................................................................................................................ 4.3.2 Organograma.............................................................................................................

4.3.4 Nmero de funcionrios............................................................................................. 18 4.3.5 Estrutura Fsica da Unidade ...................................................................................... 18 4.4 4.5 5 5.1 5.2 6 A importncia do Centro de Sade para a comunidade...................................... Descrio dos setores onde foi realizado o estgio................................................ O ESTGIO............................................................................................................. Conhecimento e adaptao ao campo de estgio.................................................. Atividades desenvolvidas no campo de estgio..................................................... CONSIDERAOES FINAIS.................................................................................. ANEXOS................................................................................................................... 19 19 20 21 21 25 27

REFERNCIAS......................................................................................................... 26

IDENTIFICAO

a) Estagirio(a) Aliene Rodrigues Correia Curso de Enfermagem 7 perodo Turma 270716 Ano 2009 Iniciou o curso em 2006, via vestibular. Incio do estgio 03/08/09 e trmino 18/12/09 cumprindo uma jornada diria de 4,5 horas e semanal de18 horas, perfazendo uma carga horria total de 360 horas de estgio. Email: alienerc@hotmail.com

b) Campo de Estgio Centro de Sade Gapara, localizada na Rua Projetada, s/n Bairro Gapara So Lus MA. Telefone: (098) 3242-3656. Ramo de Atividade: Ateno Bsica de Sade. Supervisor Tcnico: Gilmrcia Pinheiro Pereira Enfermeira. Nome dos dirigentes locais: Tnia Maria Normando Alves /Dir. adm. Lindalva Pinto Pereira. rea do Estgio: Enfermagem em Sade Coletiva. Atividades: Consulta Mdica; Consulta de Enfermagem; Consulta Odontolgica; Preventivos; Curativos; Imunizao; Teste do Pezinho.

10

INTRODUO A Enfermagem a arte de cuidar e tambm uma cincia cuja essncia e

especificidade o cuidado ao ser humano, individualmente, na famlia ou em comunidade de modo integral e holstico, desenvolvendo de forma autnoma ou em equipe atividades de promoo, proteo, preveno e recuperao da sade. Para isso importante o enfermeiro conhecer as diretrizes do Sistema nico de Sade (SUS) e as normas tcnicas vigentes, podendo identificar e avaliar os problemas de sade como tambm elaborar planos de interveno. Segundo Brasil (2002a), a Sade Coletiva um movimento complexo definvel apenas em sua configurao mais ampla, pois h vrias formas de visualizao e nenhuma delas isoladamente define a complexidade terica de conceito. Tendo como direcionamento de ao a disciplina Sade Coletiva, cabe-nos lembrar na ntegra o conceito e p-lo em prtica no decorrer deste estgio curricular supervisionado. O estgio supervisionado de fundamental importncia na formao do graduando de enfermagem, pois onde se tem a oportunidade de complementar a teoria aprendida em sala de aula com a prtica no dia-a-dia. O alto nvel de satisfao da orientao do estgio nos deixa como estagirio vontade em colocar em prtica supervisionada o que nos foi passado em sala de aula e trocar informaes e atualizaes para melhor servir a comunidade. Os objetivos foram organizados em vista a um plano de estgio da disciplina adquiridos em sala de aula, desenvolvida no campo de estgio. O estgio curricular, realizado no Centro Sade Gapara, local de abrangncia de uma comunidade carente conta com uma equipe multiprofissional, integrada e homognea que em sincronismo com a equipe do Programa de Sade da Famlia, desta rea, vem realizando um belssimo trabalho neste Centro de Sade. Os servios oferecidos com dia e hora marcados evitam assim, transtornos em esperar e aglomeraes de filas cansativas, atendendo as demandas programadas e a espontnea. Sempre nos servios de odontologia, ginecologia, PPCU, acompanhamento dos Programas: HiperDia, Hansenase, Tuberculose, atendimento a criana e adolescente, imunizao, teste do pezinho, entre outros.

11

Estruturalmente o Centro de Sade Gapara, segue as normas de padronizao estabelecidas pela Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), possuindo, por exemplo: sala de imunizao climatizada, consultrio mdico e de enfermagem. O estgio no s tende a capacitar em realizar uma consulta de enfermagem como nos oferece um leque de conhecimentos nas diversas reas da Sade Coletiva: acompanhamento no tratamento da Hansenase (identificar uma reao hansncia, desmame exames de monitoramento para um paciente em tratamento); Hipertenso Arterial (frmacos mais utilizados, importncia da adeso ao tratamento, abandono do sedentarismo); Diabetes Melittus (identificar o tipo de HiperDia, adeso ao tratamento, auto cuidado); PPCU atendimento integral a mulher em idade frtil e ps-menopausa); imunizao e teste do pezinho, atendimento a criana e ao adolescente cumprindo os dispostos do Estatuto da Criana e Adolescente (ECA). As reas de estgio seguem o estabelecido no projeto pedaggico do Curso, aps avaliao do Colegiado de Curso e aprovao do CEPE, estando em consonncia com o que preconizam as Diretrizes curriculares dos Cursos de Graduao em Enfermagem, e constituem parte do conhecimento a ser explorado durante todo o Estgio Curricular do curso. Para uma maior avaliao do que foi abordado, o leitor convidado a verificar a exposio desse relato, iniciando com a fundamentao terica e em seguida os itens que vo caracterizar os Estgios Supervisionados de Sade Coletiva.

12

FUNDAMENTAO TERICA A estratgia do PSF prioriza as aes de preveno, promoo e recuperao da sade

das pessoas, de forma integral e contnua. O atendimento prestado na unidade bsica de sade ou no domiclio, pelos profissionais (mdicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitrios de sade) que compem as equipes de Sade da Famlia. Assim, esses profissionais e a populao acompanhada criam vnculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificao e o atendimento aos problemas de sade da comunidade. A idia hoje no mais s de tratar a doena, mas tambm preveni-la, atravs de aes coletivas de sade. Sabemos que a ausncia de doenas no significa ter sade, preciso buscar outros fatores que proporcione um bem-estar completo, como destaca kawamoto (2004), que considera que a sade resultante da influncia dos fatores sociais, econmicos e culturais, refletidos a partir da alimentao, habitao, educao, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso a servio de sade. A sade para Polignano (2000) comeou quando o homem descobriu que a vida em comunidade resultava em perigos especiais para a sade dos indivduos que constituem os grupos, e foi dessa forma que precisou descobrir meios de minimizar e at evitar esses perigos. A experincia dos resultados durante anos conduziu ao estabelecimento de estratgias que, sob forma de regras, leis e prticas individuais, comunitrias e religiosas, constituram o esboo que est no princpio de uma atuao coletiva e coordenada com finalidade de promover o bem estar e preservar a sade.
O acmulo tcnico-poltico dos trs nveis de gesto do SUS, na implantao do Programa de Agentes Comunitrios de Sade e da estratgia de Sade da Famlia, elementos essenciais para a reorientao do modelo de ateno, tem possibilitado a identificao de um conjunto de questes relativas s bases conceituais e operacionais do que se tem denominado "Ateno Bsica Sade" no Brasil, e de suas relaes com os demais nveis do sistema. Esta discusso fundamenta-se nos eixos transversais da universalidade, integralidade e eqidade, em um contexto de descentralizao e controle social da gesto, princpios assistenciais e organizativos do SUS, consignados na legislao constitucional e infraconstitucional (BRASIL, 2009, p.1).

De acordo com Ghiorzi (2004), a sade coletiva uma nova forma de pensar e de agir em relao problemtica de sade, o trabalho dos profissionais da rea de enfermagem articulado com os demais trabalhadores da rea de sade para atingir determinados objetivos.

13

O SUS dispe de um rgo colegiado por representantes do governo, dos prestadores de servio, dos profissionais de sade e dos usurios, que tem como uma de suas atribuies os acompanhantes e avaliao das aes e servio de sade (MURTA, 2007). O Programa Sade da Famlia (PSF) foi criado pelo Ministrio da Sade em 1994. Tem como objetivo desenvolver aes de promoo e proteo sade da populao carente brasileira (NORMA OPERACIONAL DE ASSISTNCIA SADE, 01/2002). de Abordagem Integral Ateno individual, familiar e comunidade. Segundo Ferreira (2005), podemos identificar que na atual conjuntura, a Sade Pblica orientada pela medocre vontade poltica, por relaes ideolgicas, por forte poder econmico de nossa sociedade capitalista que s querem o lucro e no o ser humano, pela incompetente administrao da rea da sade em seus diferentes nveis, pela pouca conscincia coletiva e pela indefinio de prioridades. Ao enfocarmos a problemtica da promoo da sade, precisamos compreender tambm a crescente necessidade de buscarmos estratgia mais ampla de interveno para o enfrentamento dos problemas sociais que incidem sobre a sade das populaes e que desafiam os diferentes setores a uma ao compartilhada, visando a construo coletiva de uma nova forma de compreender e abordar a sade, tendo a qualidade e a melhoria das condies de vida e de sade da populao como eixo norteador. Segundo Luz (2001) o caminho que se fez foi rduo e longo e o que esperado, dos profissionais de sade, que atuam na Sade pblica um enfrentamento real da problemtica que ainda assola o Brasil. Enfrentamento esse abastecido pela esperana que foi o combustvel de tantos, desde o primeiro curandeiro, at o epidemiologista e o agente de sade, este sentimento deve manter-se junto busca de uma sade mais justa para todos e com a participao.

14

CARACTERIZAO DO CAMPO DE ESTGIO

4.1 Histrico O Centro de Sade Gapara foi fundado no dia 08 de maro de 2006, na gesto do Sr prefeito municipal Dr. Tadeu Palcio e Secretrio municipal de Sade Dr. Edmundo Costa Gomes.

Foto 1: Inaugurao do Centro de Sade Gapara. Atualmente o Centro de Sade est localizado a 30 km do centro de So Luis, situado na Rua Projetada, S/N Bairro Gapara. Localizada na rea Itaqui-Bacanga, a nova unidade da rede municipal de sade oferece todos os servios essenciais e integra o Programa Sade da Famlia (PSF). Este centro de Sade foi construdo pela Prefeitura de So Lus em parceria com a organizao no-governamental Plan. O prefeito Tadeu Palcio descerrou a placa de inaugurao do Centro de Sade com o diretor de Pas da Plan, Daniel Stoner, o secretrio municipal de Sade, Edmundo Gomes, e representantes da comunidade. A nova unidade de sade atende cerca de 2.400 famlias das comunidades Argola e Tambor, Gapara, So Joo da Boa Vista e Residencial Primavera. Ali so oferecidos servios de atendimento bsico, consultas mdicas, atendimento odontolgico, vacinao, entre outros. Foi construdo pela PLAN INTERNACIONAL BRASIL (ONG) e transferido a

15

administrao para a prefeitura municipal de So Lus em uma inaugurao oficial em 15 de maro de 2006. A partir desse momento o Centro de Sade passou a ser mantido por recursos municipais.

4.2 reas de atuao e caracterstica do campo

Dar assistncia bsica comunidade do Gapara, em nvel de qualidade e quantidade, apresentando os problemas da comunidade onde se tenta solucionar atravs da equipe do PSF, baseadas na ateno bsica de sade e com concordncia com os Programas do MS, permitindo a cada pessoa um padro de sade que dar garantia e condies de vida social, proporcionando servios de promoo preventiva e medicamentosa. Por isso contamos com profissionais capacitados para alcanar metas e objetivos implantados para cumprir e para realizar as necessidades da comunidade em geral. O CSG atua de forma eficaz mediante sua demanda programada, atravs de agendamento pelos ACS, no SAME da unidade e sua demanda espontnea. Todos com atendimento nas reas de sade da mulher, sade da criana, adolescente e idoso, imunizao, teste do pezinho, acompanhamento dos programas HiperDia, Hansenase, Tuberculose, PPCU, sade bucal, programa de controle da malria e esquistossomose. Oferecendo uma assistncia com foco na promoo da recuperao da sade, atendendo o indivduo como um todo, por se tratar de diversas situaes de vida e trabalho que o leva a adoecer e morrer. Este centro de sade um rgo pblico que pertence esfera administrativa estadual, vinculado Secretaria do Estado de Sade que presta atendimento das localidades de Residencial Primavera, So Joo da Boa Vista, Cidade Nova, Argola, Tambor e Gapara.

16

4.3 estrutura do campo 4.3.1 Fluxograma

Encaminhamento por ACS demanda espontneo

Direo Geral Administrao Servios Gerais SAME - SAME Marcao de consulta e orientao

TRIAGEM, Nebulizao, pesagem, estatura, verificao de PA, temperatura e teste de glicemia

CONSULTA MDICA

CONSULTA ODONTOLGICA

CONSULTA DE ENFERMAGEM

FARMCIA

RETORNO E APRAZAMENTO

Vacina Curativo Nebilizao Terapia de reidratao oral-TRO Educao em sade Atividade fsica

17

4.3. 2 Organograma

SECRETARIA MUNICIPAL DE SO LUIS - MA

Centro de Sade

Recepo

Sala de Curativo Sala vacina SAME

Farmcia Sala de Triagem

Consultrio mdico 1

Consultrio Mdico 1

Consultrio de Enfermagem 1

Consultrio de enfermagem1

Consultrio Odontolgico

Sala de coleta de material

18

4.3.3 Nmero de funcionrios 01 Diretora Geral; 01 Diretora administrativa; 02 Mdicos; 01 Mdica Residente; 02 Enfermeiras; 01 Odontloga 03 Auxiliares de Enfermagem 03 AOSD (Auxiliar Operacional de Servios Diversos) 10 ACS (Agente Comunitrio de Sade) 06 Vigias.

4. 3. 4 Estrutura Fsica da Unidade Diretoria geral; Diretoria Administrativa; Sala de vacina; Sala de nebulizao e mensurao; 02 Consultrios Mdicos; Sala de Enfermagem; Consultrio Odontolgico; Auditrio; Consultrio Ginecolgico; Sala de Curativo; Almoxerifado; Copa/cozinha; Lavanderia; Depsito de material de limpeza; Banheiro para funcionrios; Banheiros adaptados; Sala para CEMARC; Sala de espera;

19

SAME; Farmcia Bsica; Banheiros para servidores; Sala de reunio para 50 pessoas; Sala para guarda de lixo hospitalar.

4.4 A importncia do Centro de Sade para a Comunidade O Centro de Sade Gapara realiza importante papel junto comunidade na qual est inserido por proporcionar servios de assistncia curativa, e principalmente preventiva e, por melhorar o acesso populao s aes de promoo de sade. Atravs de sua administrao procura junto equipe multiprofissional avaliar a situao da populao, observando os casos e traando metas para solucionar os problemas. Empregando uma boa assistncia a sade, oferecendo qualidade e quantidade de acordo com os problemas da comunidade. Alm das consultas realizadas na UBS, so realizadas visitas nos domiclios, o que favorece uma boa interao com a equipe de sade da famlia.

4. 5 Descrio dos setores onde foi realizado o estgio

- Recepo: o local destinado triagem dos pacientes, onde os mesmos recebem informaes de todos os procedimentos e tratamentos disponibilizados comunidade. - SAME: o Servio de Arquivos Mdicos e Estatstico, onde ficam armazenados os pronturios dos pacientes e onde realizado o agendamento das consultas. - Local de Espera: local confortvel onde o cliente espera pelo atendimento solicitado. - Consultrio de Enfermagem: o local destinado as consultas de enfermagem em todos os ciclos da vida: criana, adolescente, mulher, adulto e idoso. - Consultrio Mdico: o local destinado as consultas mdicas em todos os ciclos da vida: criana, adolescente, mulher, adulto e idoso. - Sala de Imunizao: o local destinado a administrao de imunobiolgicos em crianas, jovens, adultos e idosos com devido aprazamento e orientados para

20

possveis reaes, tambm nesse mesmo local realizado teste do pezinho. - Sala de Preventivo: o local destinado coleta do material para o tratamento de DSTs e exame de preveno de cncer do colo do tero. - Sala de Curativos: so realizado curativos, retiradas de pontos e pequenas suturas. - Sala de triagem: aferio de P.A, peso, estatura, realizao do tesde de glicemia capilar e nebulizao. - Farmcia: destinado ao armazenamento dos medicamentos da farmcia bsica, disponibilizados pelo Ministrio da Sade. - Setor Administrativo: destinado ao planejamento das aes, organizao dos recursos humanos e materiais, direcionamento e controle dos meios de produo. - Almoxerifado: o local destinado ao armazenamento de materiais de uso exclusivo da Unidade de Sade local. - Sala de reunies: um local amplo climatizado onde so realizadas as confraternizaes, palestras educativas, treinamentos com os ACS, planejamento das atividades, reunies entre funcionrios da unidade, ESF, residentes e acadmicos. - Consultrio odontolgico: onde so realizadas restauraes, exodontias, AFT, encaminhamentos dentre outros; - Sala de preventivo: sala reservada onde as paciente obtm orientao de enfermagem e fazem coleta do PCCU. 5. O ESTGIO O estgio iniciou-se no dia 03/08/2009 (trs de agosto de dois mil e nove), no Centro de Sade Gapara com trmino no dia 18/12/2009 (dezoito de dezembro de dois mil e nove), cumprido uma jornada diria de 4,5 horas e semanal de 18 horas, concluindo-se a carga horria de 360 horas. Descreveremos a seguir as etapas realizadas no campo de estgio no Centro de Sade Gapara para que haja uma melhor compreenso e acompanhamento das funes desempenhadas

21

5.1 Conhecimento e adaptao ao campo de estgio Primeiramente foi realizado o reconhecimento do campo de estgio no Centro de Sade Gapara, juntamente com a nossa supervisora tcnica Gilmrcia Pinheiro, que nos orientou sobre a rotina da instituio. Os funcionrios do Centro de Sade, durante todo estgio foram receptivos e em muitas ocasies se propuseram a orientar-nos em alguns procedimentos, pois diariamente acontecia um rodzio de setores entre os membros da nossa equipe, o que nos proporcionou a conhecer todas as atividades e procedimentos disponibilizados comunidade. As atividades realizadas no perodo do estgio foram: consultas de enfermagem a crianas, adultos e idosos, palestras educativas, realizado preventivos e grande contribuio na sala de triagem e vacinao. 5.2 Atividades desenvolvidas no campo de estgio

- Visita Domiciliar: As visitas domiciliares so agendadas pelos ACS, onde os mesmos acompanhados do enfermeiro/ e do mdico atendem os pacientes que no podem dirigir-se ao Posto de Sade, um instrumento de interveno fundamental da estratgia de Sade da Famlia, pois os integrantes das equipes de sade podem reconhecer as condies de vida e sade da famlia sob sua responsabilidade. Tem como objetivo principal levar para o indivduo no seu domiclio, assistncia e orientao sobre a sade, atravs de: prestao de cuidados de enfermagem no domiclio para pacientes que no podem se locomover ao posto, quando necessrio; levantamento de dados sobre moradia e saneamento bsico da famlia e orientaes sobre sade geral. - Consulta de Enfermagem: As consultas so realizadas pelo Enfermeiro consistem nas seguintes atividades: solicitao de exames, prescrever/transcrever medicaes conforme protocolos estabelecidos nos programas do MS e nas disposies legais da profisso. Oferece assistncia integral em todas as reas do ciclo da vida: criana, adolescente, mulher adulto e idoso. Criana/Adolescente: Na consulta da criana verificamos peso, estatura, PC, PA, PT temperatura,

22

realizvamos o exame cfalo-caudal, com objetivo de verificar qualquer indicio de patologia. Acompanhamos o Crescimento e Desenvolvimento, atravs da caderneta da criana solicitamos exames laboratoriais. Os adolescentes em suas consultas recebiam orientaes sobre o planejamento familiar, preveno sexual, tratamento de DST, usvamos uma linguagem apropriada aos adolescentes sempre mantendo a tica e evitando crticas. Adulto/Idoso: As consultas de adulto/idoso geralmente eram focadas aos grupos de risco de hipertensos e/ou diabticos. Nos casos de hipertensos: cadastramos os portadores no programa do HIPERDIA; preenchamos ao final de cada consulta a ficha de acompanhamento do programa HIPERDIA; transcrevemos medicamentos; Nos casos de diabticos: investigamos em usurios fatores de risco (obesidade, sedentarismo, genticos), que apresentaram sinais e sintomas associados (sede excessiva, cansao, sudorese, polifagia, poliria); cadastramento dos portadores no programa de HIPERDIA; preenchamos ao final de cada consulta a ficha de acompanhamento do programa HIPERDIA acompanhamos mensalmente dos pacientes cadastrados por meio do plano de reorganizao, juntamente com a ficha B-DIA e o carto de acompanhamento; solicitamos e fornecemos medicao de acordo com o atendimento mensal; todos os pacientes recebiam informaes quanto a dieta, a importncia da prtica de exerccios fsicos associados teraputica profiltica. Sade da Mulher: Focamos nas palestras educativas para as mulheres, sobre as DSTs e AIDS com destaque na preveno das mesmas pelo uso de mtodos de barreiras como a camisinha feminina e masculina explicando a forma adequada como us-las. Nas consultas da mulher no fornecimento de medicamentos e de mtodos anticoncepcionais; solicitamos exames laboratoriais; controle do cncer, climatrio e planejamento familiar, tanto na consulta como nas palestras educativas Gestante: Foi realizado consulta de pr-natal enfocando os sinais e sintomas da gravidez e por meio de diagnostico laboratorial, cadastramos a gestante no Sisprenatal no 1 trimestre de gravidez, preenchemos o carto da gestante onde constavam DUM, DPP, AU, IG, P.A, peso, estatura, BCF, movimentao fetal e imunizao, de acordo com a curva do peso e da idade gestacional; classificamos o risco gestacional desde a 1 consulta, enfocando os fatores de risco (peso, vcios, antecedente familiares, etc.); para

23

gestantes com prescrio de cido flico e Sulfato Ferroso; Falamos da importncia do aleitamento materno exclusivo at os seis meses de idade, essencial para a involuo uterina e para o crescimento e desenvolvimento cognitivo do beb; Administramos vacina antitetnica, seguindo o esquema vacinal, visando a preveno do ttano neonatal, atravs do controle do carto de vacinao. - Consulta de Paciente com Hansenase: A consulta de Acompanhamento do Tratamento de clientes com Hansenase tem como objetivo fazer a superviso do paciente como um todo, observar as leses no corpo, perguntar sobre o uso da medicao diria, os efeitos colaterais, fazer as anotaes sobre a conduta, entregar o blister da medicao e na hora da consulta o cliente toma a dose supervisionada pelo profissional e realiza-se aprazamento para retorno da consulta subseqente, que se refere carto de acompanhamento da medicao para Hansenase e se for primeira consulta tem que preencher as fichas, pois a ficha de notificao e investigao de Hansenase. - Sala se imunizao: Sala utilizada somente para conservao e aplicao de imunobiolgicos. Espao fsico contendo uma pia de inox, balco para preparo de imunobiolgicos, piso de fcil limpeza. A conservao da vacina feita em refrigerador, com fonte de energia eltrica nica e prpria, com limpeza quinzenal observando cuidados especiais para no deixarem os imunobiolgicos sofrerem alterao. As vacinas so armazenadas da seguinte maneira - na primeira prateleira vacinas contra vrus, na segunda vacina contra bactrias e toxinas, no terceiros soros. So vacinas que contm no Centro de Sade - BCG formas mais grave de tuberculose; 0,1 ml; via intradrmica; validade aberto: 6 horas; Contra Hepatite B; 0,5 ml at 19 anos e 1,0 ml at 39 anos; < 5 anos no vasto lateral; > 7 anos no deltide; validade aberto: at acabar; Tetravalente Difteria, Ttano, Coqueluche e Meningite e outras infeces causadas por Haemophilus influenzae tipo b; 0,5 ml; intramuscular; validade ate acabar; Vacina Oral Poliomielite; 02 gotas; validade: 5 dias; Vacina oral contra Rotavrus Humano; dosador prprio; oral; validade: 24 horas. Febre Amarela: 0,5 ml; subcutnea; validade: 8 horas; Sarampo, Rubola e Caxumba; 0,5 ml; subcutnea; validade: 8 horas. Difteria, Ttano e Coqueluxe; 0,5 ml; intramuscular; validade: at acabar. Dt Difteria e Ttano; 0,5 ml; intramuscular; validade: at acabar. Influenza: gripe; 0,5 ml; intramuscular; validade: at acabar.

24

- Teste do Pezinho: Triagem neonatal realizada em crianas at 30 dias. Inicialmente preenchamos as fichas com os dados do beb, pedamos que a acompanhante segurasse a criana e aps feita a assepsia com lcool 70% do calcneo direito, puncionvamos o mesmo com uma lanceta, coletvamos o sangue at o total preenchimento dos crculos do papel filtro, deixando-o secar em temperatura ambiente. - Sala de Triagem: Fizemos antes da consulta verificao do peso, estatura, quadril, cintura, glicemia capilar (nos casos de diabticos e hipertensos) e orientamos quanto aos cuidados bsicos de sade. - Sala de Preventivo: Na sala de preventivo fizemos o rastreamento de cncer de colo de tero, por meio de anamnese; coletamos o material para exame citopatolgico e preenchimento da ficha de requisio de exame do mesmo; antes da coleta foi preenchido o livro de ata com nome, telefone, data da coleta, nmero do pronturio. Utilizamos para a coleta uma lmina que coletada com o lpis as iniciais do nome do paciente, nmero do pronturio e ordem do nmero da coleta. No rtulo do recipiente descrita a data da coleta, idade, DUM, nmero do pronturio e o local, prescrevemos medicamentos quando necessrio e orientamos as pacientes quanto a importncia da higiene ntima e preveno nas relaes sexuais. - SAME: Observei a organizao do armazenamento dos pronturios dos pacientes de acordo com a rea, microrea e famlia cadastrada no PSF, so guardados dentro de envelopes de papel pardo individualmente por famlias, os pronturios da demanda espontnea ficam dentro de pastas organizados em ordem alfabtica. No local onde os ACS marcam as consultas e os pacientes podem solicitar a marcao de alguns exames, como: ECG e preventivo. - Recepo: Realizamos vrias palestras educativas como higiene corporal, aleitamento materno, vacinao, higiene bucal, preveno do cncer do colo do tero, DSTs/AIDS e antes das consultas dirias dos pacientes foram esclarecidas vrias dvidas. - Farmcia: o local aps a consulta que o paciente recebe o medicamento prescrito pelo medico/enfermeiro. A entrega realizada ao paciente mediante apresentao do receiturio

25

este contendo duas vias (uma fica retirada na farmcia e a outra com o paciente). Os medicamentos so armazenados de acordo com os grupos farmacolgicos ou de acordo com o programa estabelecido pelo PSF. - Atividades realizadas no Centro de Sade Gapara Ao social no dia 21/11/2009 com apresentaes de palestras, caminhada no dia mundial e nacional de combate ao diabetes, foi realizado o concurso beb leite para estimular a amamentao, para isso foi realizado palestras com alunos de medicina e enfermagem, com direito a brindes e lanche.

6 CONSIDERAES FINAIS

Com base na prtica vivenciada no Centro de Sade Gapara, obtive uma viso clara sobre o PSF. O PSF visa tratar e prevenir o cliente de forma esclarecedora, pois a medicina esteve presente em todos os setores por onde passei no neste centro de sade. Pode-se notar uma integrao entre os setores para que eles venham alcanar os objetivos e metas propostas, que so indispensveis para uma equipe de trabalho. Essas normas devem ser conhecidas por todos da equipe. No contexto geral o estgio de fundamental importncia para o acadmico de enfermagem, pois na prtica diria em diversas situaes vivenciadas no PSF o acadmico adquire tantos conhecimentos tericos como prticos para que ele esteja mais preparado no mercado de trabalho e seja reconhecido como um bom profissional.

26

REFERNCIAS

BRASIL. Ministrio da Sade. Conselho Nacional de Sade, 2002


_________. Ministrio da Sade. Ateno Bsica e a Sade da Famlia. Diretriz conceitual. 2009. Disponvel em: http://dtr2004.saude.gov.br/dab/atencaobasica.php. Acesso em: 14 nov. 2009.

FERREIRA, Nbia Maria Almeida de. Ensinado a cuidar em Sade Pblica. So Caetano do Sul: Difuso Editora, 2005.

GHIORZI, ngela da Rosa. Entre o dito e o no-dito: da percepo expresso comunicacional. Florianpolis: NFR/UFSC, 2004.

KAWAMOTO, Emilia Emi. Enfermagem Comunitria. So Paulo: EPU, 2004.

LUZ, Madel Therezinha. Notas sobre as polticas de sade no Brasil de "transio democrtica" - anos 80. PHYSIS - Revista de Sade Coletiva, So Paulo, v.1, n.1. 2001.

MURTA, Genilda Ferreira. Saberes e Prticas: Guia para ensino e aprendizado de enfermagem. 3. ed. So Paulo: Difuso Editora, 2007.
POLIGNANO, Marcus Vincius. Histria das polticas de sade no Brasil, 2000. Disponvel em: http://www.medicina.ufmg.br/dmps/internato/saude_no_brasil.rtf. Acesso em: 12 nov. 2009.

ANEXOS

28

ANEXO A- CARTO DA CRIANA

29

ANEXO B- PROGRAMA DE CONTROLE DE DIABETES

30

ANEXO C- REQUISIO DE EXAMES

31

ANEXO D -REQUISIO DE EXAMES MAIS ESPECIFICO

32

ANEXO E- PROGRAMA DE CONTOLE DE HIPERTENSO ARTERIAL

33

ANEXO F- CADERNETA DE VACINO (FRENTE E VERSO)

34

ANEXO G- CARTO DA GESTANTE

35

ANEXO H- FICHA PERINATAL

36

ANEXO I- FICHA DE CADASTRAMENTO DA GESTANTE

37

ANEXO J- FICHA DE CADASTRAMENTO DO PROGRAMA SADE DA FAMLIA

38

ANEXO K- FICHA DE REGISTRO DE TIVIDADES, PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTOS E NOTIFICAES

39

ANEXO L- FICHA B-DIA DIA ACOMPANHAMENTO DE DIABTICO (FRENTE)

40

ANEXO M- RELATRIO SSA2

41

ANEXO N- FICHA B-HA HA ACOMPANHAMENTO DE HIPERTENSOS

42

ANEXO O- FICHA B-TB ACOMPANHAMENTO DE TUBERCULOSE

44

ANEXO P- FICHA B-HAN ACOMPANHAMENTO DE PESSOAS COM HANSENASE

38

ANEXO Q- PROGRAMA DE CONTROLE DE HANSENASE

45

ANEXO R- PROGRAMA DE CONTROLE DE HANSENASE (VERSO)

46

ANEXO S- PESQUISA DE BAAR PARA TUBERCULOSE

47

ANEXO T- PROGRAMA DE CONTROLE DA HANSENASE (PARTE I)

48

ANEXO T- PROGRAMA DE CONTROLE DA HANSENASE (PARTE II)

49

ANEXO T- PROGRAMA DE CONTROLE DA HANSENASE (PARTE III)

50

ANEXO U- RELATRIO DE PRODUO E DE MARCADORES PARA AVALIAO

51

ANEXO V- FICHA GERAL

Das könnte Ihnen auch gefallen