Sie sind auf Seite 1von 6

REGISTRO DE ESTABELECIMENTO ARTESANAL

A produo, o processamento e a comercializao de produtos comestveis de origem animal, vegetal e de microorganismo ou fungo, sob forma artesanal, no Distrito Federal, depende de registro do estabelecimento na Secretaria de Agricultura junto DIPOVA Diretoria de Inspeo de Produtos de Origem Vegetal e Animal responsvel pela fiscalizao e inspeo das normas sanitrias, tcnicas e legais das instalaes e processo de produo. Entende-se por forma artesanal de produo, processamento e comercializao de produtos comestveis de origem animal, vegetal e de microorganismo ou fungo, o processo utilizado na obteno, no transporte e na venda de produtos comestveis que mantenham caractersticas tradicionais, culturais ou regionais, realizado em pequena escala.

Todo estabelecimento de produo, processamento e comercializao artesanal de alimentos de origem animal, vegetal e de microorganismo ou fungo situado no mbito do Distrito Federal deve possuir registro na DIPOVA.

OBJETIVO Registrar estabelecimentos que pretendem fazer a comercializao de produtos artesanais comestveis no mbito do Distrito Federal.

MBITO DE APLICAO aplicvel aos estabelecimentos elaboradores/manipuladores de produtos artesanais comestveis que iro atuar sob a fiscalizao do Servio de Inspeo Distrital SID.

ESTABELECIMENTOS SUJEITOS INSPEO PELA DIPOVA Todo estabelecimento que produza, processe e comercialize produto artesanal comestvel de origem animal, vegetal e de microorganismo ou fungo em pequena escala com renda bruta anual de at R$120.000,00 (cento e vinte mil reais) por estabelecimento e que possuir mo-de-obra predominantemente familiar, limitando-se as contrataes a 50% (cinquenta por cento) da quantidade total de pessoas envolvidas na produo, no processamento e na comercializao dos produtos.

DOCUMENTOS PARA REGISTRO

1 PASSO Solicitao de vistoria s instalaes 2 PASSO Documentao: 1. Requerimento de registro de estabelecimento dirigido ao Secretrio de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal 2. Croqui ou planta baixa das instalaes, domsticas ou micros industriais 3. Relao discriminada dos equipamentos e fluxograma simplificado de produo 4. Frmula do produto processado 5. Cpias dos documentos pessoais: carteira de identidade RG, cadastro de pessoa fsica CPF ou cadastro nacional de pessoa jurdica CNPJ, contrato social e alteraes 6. Documento de propriedade, aluguel ou arrendamento do imvel sede do estabelecimento de produo e comercializao artesanal 7. Autorizao de acesso ao estabelecimento pelos tcnicos da inspeo e fiscalizao 8. Laudo de anlise da gua de servio, quando no for gua fornecida pela companhia de saneamento ambiental do distrito federal caesb, emitido por laboratrio conveniado com os rgos competentes 9. Laudo mdico de exames peridicos de todas as pessoas envolvidas na produo e no processamento dos produtos artesanais comestveis 10. O responsvel pela produo e comercializao dos produtos artesanais dever apresentar diploma recente, at 12 (doze) meses de concluso, de curso de qualificao profissional e gerencial em produo e comercializao de produtos de origem animal, vegetal e de microorganismo ou fungo, relacionado atividade pretendida e ministrado por entidade idnea, sendo esta exigncia especfica para o processo inicial ou quando houver alterao da produo ou mudana do responsvel pelo estabelecimento.

Diretoria de Inspeo de Produtos de Origem Vegetal e Animal

SOLICITAO DE VISTORIA

Eu, ______________________________________________, CPF: __________________, proprietrio da Empresa _______________________________________, CNPJ (se tiver): _____________________, Inscrita no GDF (se tiver) sob o n ________________________, localizada no ________________________________________________________, venho por meio desta solicitar a esta Diretoria vistoria das instalaes do estabelecimento.

Braslia-DF, ______ de __________________ de 2012.

____________________________________________ Assinatura do Solicitante

Ao Senhor Secretrio de Estado de Agricultura Pecuria e Abastecimento do Distrito Federal Lcio Taveira Valado

REQUERIMENTO (Pessoa Fsica)

Eu, __________________________________________________, inscrita no CPF n __________________________, residente CEP estabecimento no

____________________________________________________________, _____________, telefone ____________________, proprietrio(a) do

__________________________________________________________,

localizado

endereo ________________________________________________________, venho, pela presente, requerer Registro e Inspeo por parte da Diretoria de Inspeo de Produtos de Origem Vegetal e Animal - DIPOVA , na modalidade de uma Agroindstria Artesanal de Fabricao de Produtos Alimentcios em conformidade com o disposto no art. 6 da Lei n 4.096, de 11 de fevereiro de 2008 e art. 4 do Decreto n 29.813, de 10 dezembro de 2008.

Nestes termos,

Aguarda deferimento

Braslia-DF, DIA de MS de ANO.

______________________________________

Requerente

Ao Senhor Secretrio de Estado de Agricultura Pecuria e Abastecimento do Distrito Federal Lcio Taveira Valado

REQUERIMENTO (Pessoa Jurdica)

A CNPJ_________________, Inscrio

Empresa____________________________________, no GDF n___________________ estabelecida telefone

______________________________________________________,

________________, representada pelo seu responsvel legal (proprietrio ou preposto) ____________________________________, CPF______________ __________, residente vem pela

_______________________________________________,CEP

presente requerer Registro e Inspeo por parte da Diretoria de Inspeo de Produtos de Origem Vegetal e Animal - DIPOVA , na modalidade de uma Agroindstria Artesanal de Fabricao de Produtos Alimentcios em conformidade com o disposto no art. 6 da Lei n 4.096, de 11 de fevereiro de 2008 e art. 4 do Decreto n 29.813, de 10 dezembro de 2008.

Nestes termos,

Aguarda deferimento

Braslia-DF, DIA de MS de ANO.

______________________________________

Requerente

Diretoria de Inspeo de Produtos de Origem Vegetal e Animal

AUTORIZAO DE ACESSO

Eu, _______________________________________, CPF: _____________, proprietrio (a) da Empresa ______________________________, CNPJ (se tiver):________________________, Inscrita no GDF sob o autorizo o n_____________________, acesso dos fiscais da localizada DIPOVA ao

____________________________,

estabelecimento, para fins de inspeo e fiscalizao sanitria.

Braslia-DF, ___ de ______________ de 2012.

____________________________________________ Nome e assinatura do Proprietrio

Das könnte Ihnen auch gefallen