Sie sind auf Seite 1von 11

ARTIGO

NATUREZA, SADE E SUSTENTABILIDADE

FIBRA ALIMENTAR COMO MECANISMO PREVENTIVO DE DOENAS CRNICAS E DISTRBIOS METABLICOS


Thamires Moraes Brito Macedo Gracilene Schmourlo Ktia Danielle Arajo Loureno Viana

Resumo A bra alimentar (FA) desempenha papel regulador e remissivo nos distrbios gastrointestinais e nas doenas crnicas no transmissveis. O efeito benco da FA tem gerado aprovao em seu uso para ns preventivos e teraputicos. Fibra alimentar a parede celular dos vegetais, que no digerida pelo organismo humano, por no possuir enzima especca, e tem propriedades funcionais importantes no organismo humano. Portanto, so inegveis os benefcios que a FA associada dieta desempenha na sade humana. Palavras-chave: bra alimentar, constipao, doenas crnicas no transmissveis. Abstract The dietary ber (DF) acts as a digestion regulator and also in the treatment of common and chronic non-communicable disorders in the human gastrointestinal tract. The DF benecial eects have been proven to be useful for preventive and therapeutic purposes. The DF is the plant cell wall, it is not digested by the human body due to a lack of gastrointestinal specic enzymes, with important functional properties for the human gastrointestinal tract. Therefore, the DF benets associated with human diet are undeniable. Keywords: dietary ber, constipation, chronic non communicable diseases.

67

As autoras
Thamires Moraes Brito Macedo Acadmica do curso de Nutrio da Unisulma (macedo.thamires@hotmail.com). Gracilene Schmourlo Bioqumica, professora do curso de Nutrio da Unisulma (gschmourlo@gmail.com). Ktia Danielle Arajo Loureno Viana Mestre em Cincia e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraba (katnutri@hotmail.com).

1. INTRODUO

A alimentao tem desempenhado um papel fundamental na preveno e possvel cura de algumas doenas da ps-modernidade. Frente a essa sociedade que suporta um grande nmero de patologias relacionadas alimentao, v-se a necessidade de se trabalhar uma alimentao que previna tais transtornos. As fibras alimentares, como alimento funcional, tm tido relevncia nesse aspecto, uma vez que atuam diretamente na preveno de doenas. Elas atualmente so foco de grande ateno devido aos inmeros distrbios metablicos e doenas crnicas no transmissveis geradas pelo mau hbito alimentar enfrentados pela sociedade atual. Elas tm sido apontadas como substncias preventivas de doenas, evitando ou minimizando os efeitos dos alimentos industrializados ou daqueles sem propriedades benficas ao organismo, promovendo uma melhor qualidade alimentar e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. A fibra alimentar (FA) desempenha papel regulador e remissivo nos distrbios do trato gastrointestinal (TGI), alm de evitar priso de ventre. Distrbios esses gerados por modificaes dietticas, principalmente pela diminuio, na dieta, de alimentos ricos em fibras. Estudos mostram que a ocidentalizao propiciou o aumento dessas molstias, j que a alimentao ocidental pobre em fibras e rica em alimentos refinados. Dentre muitas doenas que assolam a sociedade moderna, temse a constipao intestinal, fruto principalmente da m alimentao, que tem cada vez mais se intensificado entre homens e mulheres. Apesar de o universo feminino sofrer, visivelmente, mais de constipao, a grande maioria da sociedade, constituda por trabalhadores e estudantes que passam a maior parte do seu tempo fora de casa, atualmente apresenta distrbios relacionados constipao (JAIME et al., 2009). Nas doenas crnicas no transmissveis ps-modernas mais comuns, como o diabetes mellitus, a obesidade, as doenas cardiovasculares e o cncer, o efeito benfico causado pela fibra

Revista UNI Imperatriz (MA) ano 2 n.2 p.67-77 janeiro/julho 2012

69

FIBRA ALIMENTAR COMO MECANISMO PREVENTIVO DE DOENAS CRNICAS...

A FIBRA ALIMENTAR ENCONTRADA EM GROS COMO SOJA, AVEIA E EM CASCAS DE ALIMENTOS

tem gerado aprovao em seu uso para fins preventivos e teraputicos, uma vez que tem efeito hipocolesterolmico frente gordura e efeito hipoglicemiante, beneficiando os diabticos; alm de prevenir o cncer de intestino, pela diminuio do contato das fezes com a mucosa intestinal, e consequentemente o contato com carcingenos e, de um modo geral, promover o desenvolvimento da mucosa intestinal (OLIVEIRA; MARCHINI, 2008). O objetivo da presente reviso apresentar os benefcios da fibra alimentar como mecanismo preventivo de doenas crnicas no transmissveis e de distrbios metablicos.

THAMIRES M. BRITO MACEDO, GRACILENE SCHMOURLO, KTIA D. A. LOURENO VIANA

2. FIBRA ALIMENTAR
A fibra alimentar nada mais do que a parede celular dos vegetais, que no digerida pelo organismo humano, por no possuir enzima especfica. geralmente um carboidrato exceto a lignina e atua com propriedades funcionais no organismo humano (OLIVEIRA; MARCHINI, 2008). A American Association Cereal Chemistry (2001 apud OLIVEIRA e MARCHINI, 2008) define que fibra da dieta a parte comestvel das plantas ou carboidratos anlogos que so resistentes digesto e absoro no intestino delgado de humanos, com fermentao completa ou parcial no intestino grosso. A fibra da dieta inclui polissacardeo, oligossacardeos, lignina e substncias associadas s plantas. A fibra da dieta promove efeitos fisiolgicos, benficos, incluindo laxao, atenuao do colesterol no sangue e/ou atenuao da glicose no sangue. J Waitzberg (2006) define, de forma mais simples, fibra alimentar como todos os polissacardeos vegetais da dieta (celulose, hemicelulose, pectinas, gomas e mucilagens), mais a lignina, que no so hidrolisados pelas enzimas do trato digestivo humano. Recentemente, o conceito de fibra foi estruturado de forma a incluir substncias semelhantes a elas, como a inulina, frutooligossacardeos (FOS ) e o amido-resistente, que por alguns so considerados prebiticos (CUKIER et al., 2005).

70

NATUREZA, SADE E SUSTENTABILIDADE

Estudos recentes mostram que a fibra alimentar tem sido aliada na terapia de doenas, sendo assim considerada modernamente como alimento funcional. Intitula-se a fibra diettica como alimento funcional porque
desempenha no organismo funes importantes, como intervir no metabolismo dos lipdeos e carboidratos e na fisiologia do trato gastrointestinal, alm de assegurar uma absoro mais lenta dos nutrientes e promover a sensao de saciedade (CUKIER et al., 2005, p. 142).

A fibra de grande relevncia para a comunidade em geral, sendo facilmente encontrada em gros como soja, aveia e em cascas dos alimentos em geral.
2.1 Classicao das bras alimentares
FIBRA ALIMENTAR COMO MECANISMO PREVENTIVO DE DOENAS CRNICAS...

De acordo com diversos autores, as fibras dietticas tm diversas formas de classificao. Salinas (2002) classifica-as em quatro grupos distintos, conforme a digestibilidade que elas desenvolvem no tubo digestivo humano. Segundo ele, o grupo I corresponde s fibras no digerveis, pertencendo a este grupo a celulose e a lignina; grupo II engloba as semidigerveis, grupo das hemiceluloses; o grupo III o das fibras que retardam a digesto, composta da pectina e da goma-guar; e o grupo VI so fibras viscosas de efeito ainda no determinado. Schneeman (1986 apud Salinas, 2002) classifica as fibras segundo o papel que elas cumprem nos vegetais: I) polissacardeos estruturais (celulose, hemicelulose, pectina e amido resistente); II) no polissacardeos estruturais (lignina e outras substncias); III) polissacardeos no estruturais (gomas e mucilagens). Porm, em nossa prtica cotidiana podemos visualizar duas formas diferentes de fibra diettica, devido a sua solubilidade em gua: fibra solvel e insolvel.
2.1.1 Fibra Alimentar Solvel (FAS)

As fibras solveis so encontradas mais frequentemente no interior da fruta ou do gro, ao contrrio da fibra insolvel que est presente principalmente na casca e entrecasca dos alimentos.

Revista UNI Imperatriz (MA) ano 2 n.2 p.67-77 janeiro/julho 2012

71

Algumas fibras solveis so pectinas, gomas, mucilagens e hemicelulose tipo A. Caracterizam-se por formarem um gel, em contato com a gua, geleificando-se a mistura (CUKIER et al., 2005). So facilmente fermentadas no clon pelas bactrias da flora banal. Como resultado da fermentao colnica, tm-se os cidos Graxos de Cadeia Curta (AGCC) e gases (CO2, H2 e CH4), que so obtidos pela fermentao de fibras e amido, principalmente, no clon. Uma vez formados, esses so rapidamente absorvidos no jejuno, leo, clon e reto (ROYALL et al., 1990 apud WATZBERG, 2006). Dentre os AGCC mais abundantes esto o acetato, seguido do propionato e do butirato (WATZBERG, 2006). Os AGCC so responsveis pelo fornecimento de energia ao hospedeiro, o que benfico em caso de m absoro; pela modulao da motilidade gastrointestinal; pelo estmulo do desenvolvimento das clulas epiteliais do leo e do clon; pela possvel proteo contra o cncer do clon; e pelos efeitos benficos sobre a homeostase da glicose e metabolismo dos lipdeos (CUKIER et al., 2005). A fibra solvel tambm atua intensamente no retardamento do esvaziamento gstrico e no trnsito do intestino delgado, aumenta o volume e a maciez das fezes (pelo seu efeito de geleificao), reduz a diarreia, diminui o potencial hidrogeninico (pH) do clon, aumenta a tolerncia glicose por diminuir e retardar o contato do bolo fecal com a superfcie da mucosa e diminui os nveis elevados de colesterol total e de LDL - colesterol, pelo seu efeito esponja, capturando assim os lipdeos e eliminando juntamente com as fezes (CUKIER et al., 2005).
2.1.2 Fibra Alimentar Insolvel (FAI)

THAMIRES M. BRITO MACEDO, GRACILENE SCHMOURLO, KTIA D. A. LOURENO VIANA

A fibra alimentar insolvel compreende a parte mais externa e resistente dos vegetais, ou seja, constitui elemento estrutural da parede celular dos vegetais. Tambm a parte da fibra que pouco fermentvel e capta pouca gua, formando misturas de pouca viscosidade. a parte da fibra responsvel por aumentar o volume das fezes, o que ir provocar uma eliminao pelo organismo, diminuindo o risco de doenas intestinais. Por aumentar a massa e maciez fecal, apresenta um efeito mecnico

72

NATUREZA, SADE E SUSTENTABILIDADE

no trato gastrointestinal, reduzindo consideravelmente a constipao (CUKIER et al., 2005). A FAI constituda pela celulose, hemicelulose tipo B e, principalmente, lignina. Esta a mais hidrofbica e, medida que a planta amadurece, vai se tornando mais rica em lignina e perdendo seu contedo em gua (OLIVEIRA; MARCHINI, 2008).

A AUSNCIA DE FIBRA ALIMENTAR NO ORGANISMO UMA DAS RAZES PARA OCORRER CONSTIPAO

Segundo a American Dietetic Association (ADA) apud Cukier et al. (2005), a ingesto recomendada de 20-35g de fibras ao dia para adultos e 5g ao dia para crianas.

3. CONSTIPAO INTESTINAL
A constipao pode ocorrer em qualquer idade e vai desde fezes duras, esforo para defecar e ausncia/diminuio de movimentos intestinais at fezes dirias com menos de 35g, defecaes inferiores a trs vezes por semana ou espao de trs dias ou mais sem defecar (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2005). Apesar de haver conceitos subjetivos e objetivos a respeito de constipao, o mais apropriado para se identificar tal patologia ainda baseado nesses estados acima citados. Com exceo de perodos fisiolgicos especiais, como na gestao e no envelhecimento, a constipao na fase adulta no considerada como normalidade, a no ser por algum distrbio secundrio. Na gestao h um aumento do hormnio progesterona, que leva ao relaxamento da musculatura do tero provocando uma presso sobre os intestinos, o que ir diminuir os estmulos contrteis do intestino e, consequentemente,

Revista UNI Imperatriz (MA) ano 2 n.2 p.67-77 janeiro/julho 2012

73

FIBRA ALIMENTAR COMO MECANISMO PREVENTIVO DE DOENAS CRNICAS...

Existem autores que intitulam a FAI como antioxidante por sua capacidade de excreo de algumas substncias. Ela aumenta a excreo de molculas de colesterol atravs dos cidos biliares nas fezes. Aumenta tambm a excreo de alguns minerais como o zinco, clcio, ferro e magnsio por ter efeito competidor com esses minerais, da a necessidade de controlar a ingesto de fibras a fim de prevenir essa competio na absoro de nutrientes (CUKIER et al., 2005).

tambm aumentar a absoro de gua gerando constipao na gestante. No envelhecimento, a musculatura do intestino torna-se mais flcida, ocasionando diminuio dos movimentos peristlticos. Apesar de no ser normal a constipao em adultos, nota-se um aumento gradual e constante dessa patologia. Em suas diretrizes, a American Gastroenterological Association define constipao como frequncia de eliminao de fezes menor que trs vezes por semana, sensao de esvaziamento retal incompleto, fezes endurecidas, esforo para eliminar fezes e necessidade de toque para esvaziamento retal. Estes critrios, conhecidos como critrios de Roma, so pouco prticos e, por consequncia, pouco aplicveis a pacientes graves (AZEVEDO, 2009). A ausncia de fibra na alimentao apontada como uma das principais causas da constipao intestinal. A FA, por ajudar a estimular movimentos peristlticos, tem se tornado uma aliada na preveno da constipao. Alm da ausncia de fibra alimentar no organismo, outras razes para a constipao podem ser: falta de exerccio fsico, uso progressivo de laxantes, pouca ingesto hdrica, alm de doenas sistmicas e gastrintestinais (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2005).

THAMIRES M. BRITO MACEDO, GRACILENE SCHMOURLO, KTIA D. A. LOURENO VIANA

4. ATUAO

DAS FIBRAS COMO MECANISMO PREVENTIVO DE

DISTRBIOS METABLICOS E DOENAS DO TRATO GASTROINTESTINAL

Mediante todos os efeitos da FA no organismo, seu papel como alimento funcional preventivo de vrias doenas tem despertado interesse cientfico na comprovao de sua atuao (OLIVEIRA; MARCHINI, 2008). No que tange ao diabetes mellitus, a fibra atua de forma positiva ao diminuir os nveis glicmicos, alm de a ingesto de fibras tambm prevenir o aparecimento do diabetes. A terapia nutricional no diabetes mellitus parte fundamental do cuidado teraputico (CUPPARI, 2005). O diabetes mellitus uma sndrome de etiologia mltipla, decorrente da falta de insulina e/ ou da incapacidade da insulina de exercer adequadamente seus

74

NATUREZA, SADE E SUSTENTABILIDADE

efeitos no organismo. Na composio do plano alimentar para diabetes mellitus, procura-se dar preferncia aos carboidratos complexos e ricos em fibras. A fibra alimentar age beneficamente no diabetes mellitus porque os alimentos com elevado teor de fibras tm geralmente a absoro mais lenta, devido ao retardamento do esvaziamento gstrico (efeito fisiolgico da fibra), evitando assim picos glicmicos. O menor contato da glicose com a mucosa do intestino tambm fator desencadeante para isso, devido competio na hora da absoro dos nutrientes (OLIVEIRA; MARCHINi, 2008). Uma evoluo positiva na prevalncia da obesidade vem sendo observada em homens e mulheres (SARTORELLI; FRANCO, 2003). A obesidade tambm pode ser vista como um sinal de falta de fibras na dieta. Estudos tm apontado que a grande ingesto de fibra, aliada atividade fsica, diminui o risco de obesidade. Isso se d devido ao estmulo perda de peso, aliado a uma alimentao equilibrada, alm do fato de que alimentos que tm FA geralmente proporcionam baixo ndice glicmico devido concentrao de carboidratos no disponveis, o que proporciona baixa resposta glicmica ps-prandial. No se pode esquecer tambm de que certas fibras tm a capacidade de diminuir a absoro de colesterol (LDL - colesterol) e triglicrides, diminuindo os nveis de gordura no sangue (OLIVEIRA; MARCHINI, 2008). As doenas cardiovasculares originam-se, principalmente, devido grande ingesto de gorduras e esto intimamente ligadas obesidade. Dessa forma, os mecanismos das fibras que agem nas doenas cardiovasculares tambm esto associados aos mecanismos que agem na obesidade. No caso do cncer, existem vrias hipteses que substanciam o aparecimento de cncer e o consumo precrio de fibra, como a produo de AGCC e a acidificao do ceco, resultado da fermentao, podem diminuir o risco de cncer coloretal. A fermentao tambm age pela produo de cidos volteis que diminuem o pH, alm do cido butrico produzido poder inibir o crescimento e a proliferao de clulas cancergenas (OLIVEIRA; MARCHINI, 2008).

Revista UNI Imperatriz (MA) ano 2 n.2 p.67-77 janeiro/julho 2012

75

FIBRA ALIMENTAR COMO MECANISMO PREVENTIVO DE DOENAS CRNICAS...

A FIBRA ALIMENTAR PARTICIPA EFETIVAMENTE DA PREVENO DE DOENAS CRNICAS E DISTRBIOS METABLICOS

A alta exposio da mucosa s fezes pode tambm aumentar a exposio a fatores cancergenos. A ingesto adequada de fibras pode prevenir esse problema por aumentar o volume fecal e reduzir o tempo de trnsito intestinal (OLIVEIRA; MARCHINI, 2008). Acredita-se que as fibras diminuam o risco de cncer porque as fibras insolveis movem o alimento mais rpido pelo trato gastrointestinal e este decrscimo no tempo de trnsito do alimento diminui a quantidade de tempo em que carcingenos esto em contato com a mucosa gastrointestinal (PECKENPAUGH; POLEMAN, 2007). Nos demais casos de doenas do TGI, como o megaclon e a diverticulose, a falta de fibra em geral que ocasiona a enfermidade. A diverticulose, por exemplo, uma doena de maior prevalncia em pases onde a dieta com baixo teor em fibra faz parte do padro alimentar. Quando as fibras alimentares esto ausentes na alimentao, como acontece nas dietas base de carboidratos refinados e protenas, a presso dentro do intestino aumenta e facilita a herniao. Isso tambm crescente onde a ocidentalizao da dieta e ingesto aumentada de alimentos refinados frequente (SALINAS, 2002; CARUSO et al., 2005). Em geral, a doena diverticular : primeiro, relativamente rara em pases onde a dieta de alto teor de fibra parte do padro de vida; e segundo, crescente onde a ocidentalizao da dieta e ingesto aumentada de alimentos refinados da dieta comearam (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2005).

THAMIRES M. BRITO MACEDO, GRACILENE SCHMOURLO, KTIA D. A. LOURENO VIANA

5. CONSIDERAES FINAIS
So inegveis os benefcios que a FA, associada dieta, desempenha na sade humana. A qualidade de vida tem sofrido mudanas importantes durante muitos anos, fruto do fato de que grande parte da populao tem se mobilizado na busca por alcan-la. Percebe-se que o espectro de ao da FA no se limita somente s funes fisiolgicas e estruturais, mas atua de forma conjunta no organismo como um todo, participando efetivamente na preveno de doenas crnicas e distrbios metablicos.

76

NATUREZA, SADE E SUSTENTABILIDADE

Apesar de as fibras alimentares ainda serem objeto de constantes pesquisas, a ingesto adequada e suficiente mostra resultados positivos, que j so mais que comprobatrios para uma vida alimentar saudvel. Portanto, faz-se imprescindvel usar dos benefcios promovidos pela FA no trato gastrointestinal e tentar inseri-la no manejo teraputico do nutricionista.

REFERNCIAS
AZEVEDO, Rodrigo Palcio de et al. Constipao intestinal em terapia intensiva. Revista brasileira de terapia intensiva, So Paulo, v.21, n.3, jul./ago. 2009. Disponvel em: http://www.amib.org.br/rbti/download/artigo_201051218820.pdf. Acesso em 13 de maro de 2011. CARUSO, Lcia et al. Dietas Hospitalares: uma abordagem na prtica clnica. So Paulo: Atheneu, 2005. CUPPARI, Lilian. Nutrio: Nutrio clnica no adulto. 2 ed. So Paulo: Manole, 2005. CUKIER, Celso et al. Nutrio baseada na fisiologia dos rgos e sistemas. So Paulo: Sarvier, 2005. JAIME, Raquel Peixoto et al. Prevalncia e fatores de risco da constipao intestinal em universitrios de uma instituio particular de Goinia, GO. Revista Inst. Cinc. Sade, n.27, ano 2009. Disponvel em: http://files. bvs.br/upload/S/0104-1894/2009/v27n4/ a1637.pdf. Acesso em: 20 de fevereiro de 2011. MAHAN, L. Kathllen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause: alimento, nutrio e dietoterapia. 11 ed. So Paulo: Roca, 2005. OLIVEIRA, J. E. Dutra de; MARCHINI, J. Srgio. Cincias nutricionais: aprendendo a aprender. 2 ed. So Paulo: Sarvier, 2008. PECKENPAUGH, Nancy J.; POLEMAN, Charlote M. Nutrio: essncia e dietoterapia. 7 ed. So Paulo: Roca, 1997. SALINAS, Rolando D. Alimentos e nutrio: introduo bromatologia. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. SARTORELLI, Daniela Saes; FRANCO, Larcio Joel. Tendncias do diabetes mellitus no Brasil: o papel da transio nutricional. Caderno de Sade Pblica Rio de Janeiro, v. 19, ano 2003. Disponvel em: http://www. scielo.br/pdf/csp/v19s1/a04v19s1.pdf. Acesso em: 10 de janeiro de 2011. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Consenso brasileiro sobre diabetes 2002: diagnstico e classificao do diabetes melito e tratamento do diabetes melito do tipo 2. Rio de Janeiro: Diagraphic, 2003. WAITZBERG, D. L. Nutrio oral, enteral e parenteral na prtica clnica. 3 ed. So Paulo: Atheneu, 2006. v.1.

Revista UNI Imperatriz (MA) ano 2 n.2 p.67-77 janeiro/julho 2012

77

FIBRA ALIMENTAR COMO MECANISMO PREVENTIVO DE DOENAS CRNICAS...

Das könnte Ihnen auch gefallen