Sie sind auf Seite 1von 12

Yves Luan Carvalho Guachala

TTULOS DE CRDITO IMPRPRIOS

Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo So Paulo ` 2013

[Type here]

TTULOS DE CRDITO IMPRPRIOS

1. Introduo

1. Ttulos de Crdito

So trs os princpios que distinguem o regime jurdico-cambial o da cartularidade, o da literalidade e o da autonomia cambial. Apesar dos processos revisionais pelos quais passam esses princpios, principalmente em decorrncia do desenvolvimento da informtica, eles, os princpios, ainda se aplicam aos ttulos de crdito, cuja conceituao, pode-se afirmar, gravita em torno deles.

De uma maneira geral, ttulo de crdito um documento que tem como objetivo representar um crdito relativo a uma transao especfica de mercado, garantindo a segurana da transao, alm de facilitar, desta maneira, a sua circulao entre diversos titulares distintos, substituindo num dado momento o dinheiro em espcie ou a moeda corrente. Assim, a considerar as suas caractersticas principais e o que a doutrina apregoa, pode-se conceituar ttulo de crdito como um documento representativo do direito de crdito pecunirio que nele se contm e que pode ser executado por si mesmo, de forma literal e autnoma, independentemente de qualquer outro negcio jurdico subjacente ou subentendido, bastando que os requisitos legais sejam preenchidos.

2. Ttulos de Crdito Imprprios

Existem alguns instrumentos jurdicos que, apesar de estarem sujeitos a uma disciplina legal que aproveita, parcialmente, os elementos do regime jurdico-cambial, no podem ser considerados ttulos de crdito, apesar de disciplinados por um regime prximo aos dos cambiais. Isso porque no se empregam, totalmente, os elementos que caracterizam o regime jurdico-cambial em sua disciplina. Esses instrumentos jurdicos so designados como ttulos de crdito imprprios.

Foi a sistemtica dos ttulos de crdito (celeridade e segurana) que proporcionou o surgimento dos denominados ttulos de crdito imprprios, isto , ttulos cujo contedo no espelha uma verdadeira operao de crdito, mas que, revestidos de certos requisitos dos ttulos de crditos prprios, circulam com as garantias que caracterizam esses papis (ttulos de legitimao, como exemplo, bilhetes de espetculo pblico, ttulos de participao como aes das sociedades annimas).

[Type here] No Brasil, hoje, tem-se inmeros ttulos de crdito que, apesar de estar neles embutidos os princpios regentes nos ttulos de credito, no possuem legislao que regule a sua circulao, como exemplo: conhecimento de transporte; conhecimento de depsito, conhecimento de "warrant" entre outros.

2. Ttulos Imprprios

So imperfeitos ou imprprios porque o elemento confiana desses ttulos de crdito fundamenta a necessidade de uma garantia, estando vinculados a sua origem. E so considerados ttulos de crdito, pois so suscetveis de circulao por endosso e levam em si corporificada a obrigao.

COELHO (2011) distingue os ttulos de crdito imprprios em quatro categorias: ttulos de legitimao, ttulos representativos, ttulos de financiamento e ttulos de investimento. Antes de detalhar cada um deles, vale ressaltar a observao feita por esse autor de que alguns outros autores adotam um conceito mais elstico de ttulo de crdito imprprio, incluindo nesta categoria o cheque, por se tratar de ordem de pagamento vista e, portanto, no representar operao de crdito, bem como todos os ttulos causais, incluindo as duplicatas. De acordo com esse ltimo entendimento, somente a letra de cmbio e anota promissria seriam, rigorosamente, ttulos de crdito.

1. Ttulos de Legitimao

Os ttulos de legitimao tm por funo conferir ao seu portador a prestao de um servio ou acesso a prmios em certame promocional ou oficial. Conferem ao possuidor a legitimao ativa para o exerccio de certos direitos e, consequentemente, tambm conferem outra parte a respectiva legitimao passiva. Mas, no tm por funo prpria a circulao, no se destinam a viabilizar e facilitar a transmisso de direitos, e, por isso, no so verdadeiros e prprios ttulos de crdito, muito embora no estejam impedidos de circular, mas no foi para a circulao que foram concebidos e emitidos. Exemplos: bilhetes de entrada em salas de espetculo, bilhetes de transporte transmissveis, o volante sorteado da Loteria Numrica etc. A estes se aplicam os princpios da cartularidade e da autonomia, mas eles no so ttulos executivos.

[Type here]

2. Ttulos Representativos

So os instrumentos jurdicos que representam a titularidade de mercadorias custodiadas e que se encontram sob os cuidados de terceiro no proprietrio. Afora o fato de exercerem a funo meramente documental, esses instrumentos podem desempenhar a funo de ttulo de crdito, uma vez que, sem prejuzo da custdia, possibilitam ao proprietrio da mercadoria custodiada a negociao com o valor que ela possui. A esta categoria pertencem os ttulos armazeneiros (conhecimentos de depsito e warrant, gerais ou agropecurios) e o conhecimento de frete. Estes ttulos representam mercadorias custodiadas e permitem, em alguns casos, a negociao do valor que elas possuem pelo proprietrio.

Cabe ressaltar que os ttulos representativos no se encontram completamente sujeitos ao regime jurdico-cambial, uma vez que possuem finalidade originria diversa dos ttulos de crdito. Enquanto estes se destinam a representar obrigao pecuniria, os ttulos representativos tm por escopo mercadorias consignadas. Apenas em carter secundrio que os ttulos representativos podem referirse a obrigaes pecunirias.

2.2.1. Conhecimento de Depsito e "Warrant"

Existem empresas cuja finalidade a guarda e conservao de mercadorias, emitindo ttulos especiais que representam mercadorias. So os armazns gerais, organizaes teis para o comrcio, indstria e lavoura. Produzindo ou adquirindo mercadorias, para fazer estoque, nele o empresrio inverte vultosos capitais, que somente seriam convertidos em dinheiro, para novas aplicaes, quando as mercadorias fossem vendidas. Enquanto persistissem esses capitais aplicados sob a forma de produtos em estoque, nenhum rendimento o empresrio deles fruiria.

Depositando as mercadorias naqueles estabelecimentos, de cuja disposio no necessita de imediato, ou esperando aguardar melhores preos e oportunidades do mercado, o empresrio adquire dois ttulos que as representam, e que lhe ensejam a mobilizao dos crditos nelas imobilizados.

Esses ttulos de crdito de exclusiva emisso dos armazns gerais, onde ficam as mercadorias depositadas, so o conhecimento de depsito e o Warrant. Embora esses dois ttulos estejam associados um ao outro, cada um tem natureza e funo diferentes.

[Type here] Ao ser entregue as mercadorias pelo depositante guarda de armazm geral, expedido um recibo, no qual est declarada a natureza, quantidade, nmero e marca da mercadoria, bem como o seu peso e medida, se for o caso. esse documento um simples recibo de entrega, no lhe sendo reconhecida qualquer outra funo. Desejando mobilizar o crdito invertido nas mercadorias depositadas, o depositante pode solicitar ao armazm geral a expedio de conhecimento de depsito e Warrant, contra a entrega daquele recibo de depsito. E de posse desses ttulos pode destac-los, pois enquanto o conhecimento de depsito incorpora o direito de propriedade sobre as mercadorias que representa, o Warrant se refere ao crdito e valor das mesmas.

Esses ttulos podem ser negociados, unidos ou separados, e sua transferncia se opera pelo endosso, que confere ao portador os direitos de cessionrio. Observe-se que a Lei no 8.088/90, art. 19, vedou o endosso em branco. Mas, se os ttulos unidos forem negociados, o endosso confere ao cessionrio o direito de livre disposio da mercadoria, pois lhe transfere a propriedade. No entanto, se o depositante no desejar vender a mercadoria transferindo o conhecimento ao comprador, pode operar apenas o crdito do Warrant separado do conhecimento de depsito e o cessionrio se investe no direito de penhor sobre a mesma mercadoria.

O Warrant, com o seu destaque do conhecimento, s ento efetivamente emitido como ttulo de crdito. No primeiro endosso deve ser declarada a importncia do crdito garantido pelo penhor da mercadoria, a taxa dos juros e a data do vencimento, que so transcritas no conhecimento de depsito, declaraes assinadas pelo endossatrios do Warrant. A mercadoria depositada s ser retirada do armazm geral contra a entrega do conhecimento de depsito e do Warrant correspondente, liberado pelo pagamento do principal e juros da dvida, se foi negociado. Se consignar no armazm geral o principal e os juros at o vencimento, o portador do conhecimento de depsito pode retirar a mercadoria antes do vencimento da dvida constante do Warrant averbada naquele ttulo

Enfim, o conhecimento do depsito representa a mercadoria e legitima o seu portador como proprietrio da mesma. O Warrant um ttulo de crdito causal, constituindo, uma promessa de pagamento. O subscritor, de fato, ao mesmo tempo em que se obriga a pagar uma certa soma em dinheiro no vencimento, confere ao beneficirio e aos seus portadores sucessivos um penhor sobre mercadorias depositadas. Muito embora o crdito seja garantido pelo penhor sobre mercadorias, o Warrant ser regido pelas regras gerais da nota promissria, quanto sua criao, sua circulao e ao seu pagamento.

2.2.2. Conhecimento de Frete

O conhecimento de frete ou de transporte o ttulo representativo de mercadorias transportadas, institudo pelo Decreto n 19.473 de 10 de dezembro de 1930. um documento emitido por empresas

[Type here] de transporte terrestre, martimo ou areo, que alm de servir como prova do contrato de transporte, atua como um ttulo de crdito representativo da mercadoria transportada.

O conhecimento de frete pode ser transferido atravs de endosso, desde que no contenha expressamente a clusula "no ordem". Se emitido ao portador, transfere-se pela simples tradio. A transferncia do conhecimento de transporte ao endossatrio ou ao novo portador exime a respectiva mercadoria de arresto, sequestro, penhora, arrecadao ou qualquer outro embarao judicial de fato, dvida, falncia ou causa estranha ao prprio dono atual do ttulo, salvo caso de m f comprovada.

So requisitos essenciais para o conhecimento de frete: o nome, ou denominao da empresa emissora; o nmero de ordem; a data, com indicao de dia, ms e ano; os nomes do remetente e do consignatrio, por extenso (o remetente por designar-se como consignatrio e, neste caso, a indicao substitui-se pela clusula ao portador; portanto, o conhecimento que no contiver a indicao do consignatrio ser ao portador); o lugar da partida e do destino (faltando a indicao do lugar da partida, entende-se ser este o mesmo da emisso); a espcie e a quantidade ou peso da mercadoria, bem como as marcas e os sinais exteriores dos volumes de embalagens; a importncia do frete, com a declarao de que pago ou a pagar, e do lugar e da forma do pagamento; a assinatura do empresrio ou de seu representante.

3. Ttulos de Financiamento

Certos instrumentos cedulares representativos de crdito decorrem de financiamento aberto por uma instituio financeira. Se o muturio der garantia de direito real do pagamento do valor financiado, esta garantia constituda no prprio ttulo, independentemente de qualquer outro instrumento jurdico. Ademais pode-se afirmar que os ttulos de financiamento so importantes meios de incremento de atividades econmicas, sendo utilizado para financiamento da casa prpria.

So os seguintes ttulos de crdito imprprios que se enquadram na categoria de ttulo de financiamento: Cdula e Nota de Crdito Rural, associadas ao financiamento das atividades agrcolas e pecurias; Cdula e Nota de Crdito Comercial, designadas ao financiamento de atividade comercial ou de prestao de servios; Cdula e Nota de Crdito Exportao, cujo objetivo o financiamento da produo de bens para a exportao, da prpria exportao e de atividades complementares; e a Cdula de Crdito Imobilirio (CCI), destinada a representar crditos derivados de operaes com imveis.

Quando o pagamento do financiamento a que se referem garantido por hipoteca ou penhor, esses ttulos so comumente denominados de Cdula de Crdito. Na ausncia de garantia de direito real, o ttulo chamado, usualmente, de Nota de Crdito.

[Type here]

Devido s certas particularidades, como o endosso parcial, mas, essencialmente, em razo do princpio da cedularidade, estranho ao direito cambirio, os ttulos de financiamento no se enquadram, inteiramente, no regime jurdico-cambial. E, por este princpio, a constituio dos direito reais de garantia se faz na prpria Cdula, no prprio instrumento de crdito.

1. Cdula e Nota de Crdito Rural

Aps diversas tentativas de implantao de adequado sistema de crdito rural, sem que nenhuma delas vingasse, surgiu o Decreto-lei no167, de 14 de fevereiro de 1967, que reorganizou, racionalizando e simplificando a emisso e circulao dos respectivos ttulos de crdito. Essa lei disciplinou, como ttulos de financiamento rural, a cdula rural pignoratcia, a cdula rural hipotecria, a cdula rural pignoratcia e hipotecria e a nota de crdito rural.

Essas quatro espcies de ttulos tm como finalidade exclusiva o financiamento de explorao de propriedades rurais, tendo o emitente por obrigao comprovar essa aplicao no prazo e na forma exigidos pela instituio financeira, para o que lhe ser facultada a mais ampla fiscalizao, exibindo o devedor, inclusive, os elementos que forem exigidos. Tendo a lei, no art. 2o, se referido a financiamento feito pela instituio financeira, conclui-se que esses ttulos somente podero ser operados por instituies dessa natureza, entre as quais se incluem os estabelecimentos bancrios e as chamadas sociedades financiadoras.

Existem ainda, mais duas espcies de ttulos disciplinados pelo Decreto-lei no 167, e que so: a nota promissria rural e a duplicata rural. Enquanto aqueles quatro primeiros ttulos se prestam exclusivamente para fins de financiamento em instituies financeiras, estes dois ltimos se fundam em contratos de venda a prazo de bens de natureza rural, de circulao irrestrita.

2.3.1.1. Cdula Rural Pignoratcia

A cdula rural pignoratcia se caracteriza pelo fato de o crdito ser incorporado no ttulo com a garantia de penhor rural ou de penhor mercantil. O devedor ser sempre um ruralista ou pecuarista, e a garantia oferecida poder ser de bens mveis relacionados com a atividade rural ou comercial, como admite a lei.

Os bens adquiridos ou pagos com o financiamento decorrente da cdula rural pignoratcia podem servir de garantia pignoratcia da prpria operao. So requisitos da cdula rural pignoratcia: a denominao

[Type here] Cdula Rural Pignoratcia; a data e condies do pagamento; o nome do credor e a clusula ordem; o valor do crdito deferido, lanado em algarismos e por extenso, com indicao da finalidade ruralista a que se destina o financiamento concedido e a forma de sua utilizao; a descrio dos bens vinculados em penhor, que se indicaro pela espcie, qualidade, quantidade, marca ou perodo de produo, se for o caso, alm do local ou depsito em que os mesmos bens se encontrarem; a taxa dos juros a pagar e da comisso de fiscalizao, se houver, e o tempo de seu pagamento; a praa do pagamento; a data e o lugar da emisso; e a assinatura do prprio punho do emitente ou do representante com poderes especiais.

2.3.1.2. Cdula Rural Hipotecria

Na cdula rural hipotecria institui-se, reduzindo o formalismo da escritura pblica, a hipoteca cedular. Isso significa que o ttulo de crdito incorpora e representa no s o crdito, como tambm a garantia hipotecria, tanto que de seus requisitos consta a descrio do imvel. De acordo com o Decreto no 62.141, de 18 de janeiro de 1968, o penhor e a hipoteca originam-se com a descrio, nas cdulas de crdito rural, dos bens oferecidos em garantia das dvidas a que lhes correspondem, e produzem todos os efeitos decorrentes de sua constituio a partir da assinatura delas pelo emitente.

So requisitos essenciais lanados no contexto da cdula rural hipotecria: a denominao Cdula Rural Hipotecria; a data e condies do pagamento; o nome do credor e a clusula ordem; o valor do crdito deferido, lanado em algarismos e por extenso, com indicao da finalidade ruralista a que se destina o financiamento concedido e a forma de sua utilizao; a descrio do imvel hipotecado com indicao do nome, se houver, dimenses, confrontaes, benfeitorias, ttulos e datas de aquisio e anotaes (nmero, livro, folha) do registro imobilirio; a taxa dos juros a pagar e da comisso de fiscalizao, se houver, e o tempo de seu pagamento; a praa do pagamento; a data e o lugar da emisso; a assinatura do prprio punho do emitente ou do representante com poderes especiais.

2.3.1.3. Cdula Rural Pignoratcia e Hipotecria

Lanados o contexto, a cdula rural pignoratcia e hipotecria dever possuir os seguintes requisitos essenciais, lanados no contexto: a denominao Cdula Rural Pignoratcia e Hipotecria; a data e condies do pagamento; o nome do credor e a clusula ordem; o valor do crdito deferido, lanado em algarismos e por extenso, com indicao da finalidade ruralista a que se destina o financiamento concedido e a forma de sua utilizao; a descrio dos bens vinculados em penhor, os quais se indicaram pela espcie, qualidade, quantidade, marca ou perodo de produo se for o caso, alm do local ou depsito dos mesmos bens; a descrio do imvel hipotecado com indicao do nome, se houver, dimenses, confrontaes, benfeitorias, ttulos e datas de aquisio e anotaes (nmero, livro, folha) do registro imobilirio; a taxa dos juros a pagar e da comisso de fiscalizao, se houver, e o tempo de

[Type here] seu pagamento; a praa do pagamento; a data e o lugar da emisso; e a assinatura do prprio punho do emitente ou do representante com poderes especiais.

2.3.1.4. Nota de Crdito Rural

Embora destituda de garantia pignoratcia ou hipotecria, a nota de crdito rural tambm um ttulo de financiamento rural. Tem o privilgio especial sobre os bens discriminados no art. 1.563 do Cdigo Civil, assim como as notas promissrias rurais e a duplicata rural constituem ttulos representativos de compra e venda de bens de natureza agrcola. No entanto, ao contrrio dessas, a Nota de Crdito Rural est sujeita a inscrio no Registro de Imveis, na circunscrio em que esteja situado o imvel a cuja explorao se destina o financiamento cedular.

So requisitos essenciais da Nota de Crdito Rural: a denominao Nota de Crdito Rural; a data e condies do pagamento; o nome do credor e a clusula ordem; o valor do crdito deferido, com indicao da finalidade ruralista a que se destina o financiamento concedido e a forma de sua utilizao; a taxa dos juros a pagar e da comisso de fiscalizao, se houver, e o tempo de seu pagamento; a praa do pagamento; a data e o lugar da emisso; e a assinatura do prprio punho do emitente ou do representante com poderes especiais.

2.3.1.5. Nota Promissria Rural

A nota promissria rural poder ser utilizada pelo comprador, nas vendas a prazo de bens de natureza agrcola, extrativa ou pastoril, quando forem efetuadas diretamente por produtores rurais ou por suas cooperativas. Ainda, ela pode ser usada para constituir o crdito, nos recebimentos feitos pelas cooperativas aos seus associados, e constituir promessa de pagamento representativa de adiantamento por conta do preo dos produtos recebidos para venda.

Compem seus requisitos essenciais: a denominao Nota Promissria Rural; a data do pagamento; o nome da pessoa ou entidade que vende ou entrega os bens e qual deve ser paga, seguido da clusula ordem; a praa do pagamento; a soma a pagar em dinheiro, lanada em algarismo e por extenso, que corresponder ao preo dos produtos recebidos para venda; a indicao dos produtos objeto da compra e venda ou da entrega; a data e o lugar da emisso; e a assinatura do prprio punho do emitente ou do representante com poderes especiais.

2.3.1.6. Duplicata Rural

[Type here] A duplicata rural pode ser utilizada nas vendas a prazo de quaisquer bens de natureza agrcola, extrativa ou pastoril, quando efetuadas diretamente por produtores rurais ou por suas cooperativas. O vendedor emite a duplicata rural, remetendo-a ao comprador para que a acete e depois a devolver assinada.

Constituem requisitos da duplicata rural: a designao Duplicata Rural; a data do pagamento, ou a declarao de dar-se a tantos dias da data da apresentao ou de ser vista; o nome e domiclio do vendedor; o nome e domiclio do comprador; a soma a pagar em dinheiro, lanada em algarismo e por extenso, que corresponder ao preo dos produtos adquiridos; a praa do pagamento; a indicao dos produtos objeto da compra e venda; a data e o lugar da emisso; o reconhecimento de sua exatido e a obrigao de pag-la, para ser firmada do prprio punho do comprador ou de representante com poderes especiais; e a assinatura do prprio punho do vendedor ou de representante com poderes especiais.

2. Cdula e Nota de Crdito Industrial

A Cdula de Crdito Industrial a promessa de pagamento em dinheiro, com garantia real, cedularmente constituda. Esta pode ser garantida por penhor cedular, alienao fiduciria ou hipoteca cedular. Este tipo de ttulo lquido e certo, exigvel pela soma dela constante, ou do endosso, alm de juros, da comisso de fiscalizao se houver, e mais despesas que o credor fizer para segurana, regularidade e realizao de seu direito creditrio.

Prevalecer a soma declarada no ttulo, acrescido dos acessrios, deduzido o valor das quitaes parciais no prprio ttulo, se no constar do endosso o valor pelo qual se transfere a cdula. Vale observar que na cdula far-se- meno ao oramento, que a ela ficar vinculado.

3. Cdula e Nota de Crdito Comercial

A finalidade da Cdula de Crdito Comercial estimular o desenvolvimento econmico nacional, atravs do comrcio e da prestao de servios, assegurando os instrumentos que garantam a esse segmento econmico a obteno do crdito necessrio ao incremento de sua produo, facilitando o financiamento comercial.

So os seus requisitos essenciais: denominao "Cdula de Crdito Comercial"; data do pagamento; nome do credor e clusula ordem; valor do crdito, em algarismos e por extenso, e a forma de sua utilizao; descrio dos bens do penhor ou da alienao fiduciria; taxa de juros a pagar e comisso de fiscalizao; obrigatoriedade de seguro dos bens objeto de garantia; praa de pagamento; data e lugar de emisso; e a assinatura do emitente ou de representante com poderes especiais.

[Type here]

4. Ttulos de Investimento

Os instrumentos jurdicos desta quarta categoria de ttulo de crdito imprprio possuem a finalidade de captar recursos pelo emitente. Pode-se afirmar que representam a parcela de um contrato de mtuo que o sacador do ttulo celebra com os seus portadores. Para estes, o negcio tem o significado de um investimento, emprego de capital no desenvolvimento de certa atividade econmica com fins lucrativos. As debntures, espcie de valor imobilirio, e outros tipos de ttulos, apesar de possurem esse mesmo perfil, se enquadram em conceito diverso e com regime jurdico prprio.

Pode-se destacar dentre os ttulos de investimento: a letra de cmbio financeira, ou cambial financeira, emitida ou aceita por sociedades de fins econmicos, inclusive as instituies financeiras; os Certificados de Depsito Bancrio, emitidos pelos bancos de investimento de natureza privada, para o os depsitos com prazo superior a 18 meses; o Certificado de Recebveis Imobilirios (CRI), emitido pelas companhias securitizadoras de crditos imobilirios; a Letra de Crdito Imobilirio (LCI), emitida por bancos com lastro em crditos imobilirios; a Letra de Arrendamento Mercantil (LAM), de emisso das sociedades de arrendamento mercantil.

Com o propsito de possibilitar ao fisco a identificao do titular do investimento, no se aplicar aos ttulos de crdito de investimento a vedao que consta no art. 2, II, da Lei n 8.021/90, pela qual no se admite a emisso nas formas ao portador e nominativo-endossvel.

3. Concluso

Pode-se concluir que os ttulos de crditos imprprios so aqueles que esto conectados sua procedncia e, como tais, so imperfeitos. E so considerados ttulos de crdito porque so suscetveis de circulao por endosso e por levarem neles corporificada a obrigao.

[Type here]

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

COELHO, Fbio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 23. ed, So Paulo: Saraiva, 2011.

FHRER, Maximilianus Cludio Amrico. Resumo de Direito Comercial (Empresarial). 34. ed, So Paulo: Malheiros, 2005.

MARTINS, Fran. Curso de Direito Comercial. 16. ed, Rio de Janeiro. Forense, 1991.

REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 20. ed, So Paulo. Saraiva, 1991.

BULGARELLI, Waldrio. Direito Comercial. 8. ed, So Paulo. Atlas, 1981.

Das könnte Ihnen auch gefallen