Sie sind auf Seite 1von 11

QFD (QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT) Visitas: 9055

o o o o o o

Currently 3/5 Stars. 1 2 3 4 5 Nota: 3/5 (157 votos) http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/content/view/full/10294

Melhores Prticas QFD (Quality Function Deployment) Criado por PDPNet Knowledge Network ( NUMA / USP ) em 05 de Fevereiro de 2009 - 12:12. Atualizado por Henrique Rozenfeld em 05 de Maro de 2010 - 08:12. Objetivos dessa pgina Fontes Definies e histrico Mecanismos e princpios Tipos ou verses de QFD o QFD das Quatro Fases o QFD estendido o QFD das Quatro nfases o A Matriz das Matrizes o Desdobramento da qualidade (QD) o Casa da Qualidade Aplicaes o Caso 1 de aplicao acadmica: Fbrica Integrada Modelo (FIM) o Caso 2 de aplicao: Exemplo do desdobramento de alguns requisitos de uma impressora o Recomendaes para aplicao Sumrio: o Benefcios da aplicao do QFD no desenvolvimento de produtos o Novas contribuies para essa pgina so bem vindas Como aprender: roteiro de estudo Especialistas Instituies, eventos e sites Softwares para aplicao do QFD Cursos on line e outras fontes de ferramentas QFD gratuitas Melhores prticas relacionadas Publicaes importantes e referncias citadas na descrio Material para download o Mtodo 1: Mtodo para confeco da casa da qualidade o Arquivos principais Arquivos auxiliares (so arquivos citados no roteiro) Exemplo de aplicao Exemplo didtico passo a passo em power point Descrio:

Objetivos dessa pgina

fornecer uma viso ampla e superficial do QFD, indicando ao visitante onde ele pode buscar informaes adicionais; mostrar com um pouco mais de detalhes onde este mtodo pode ser aplicado no processo de desenvolvimento de produtos; colocar disposio do visitante ferramentas para download de formulrios, roteiros e planilhas que o auxiliaro a aplicar um tipo de QFD (por enquanto, aguardamos contribuies para aumentar o contedo de material gratuito).

Se voc j conhece o QFD v direto para a seo que traz o material gratuito para download visando sua aplicao

Fontes
Grande parte do material inicial dessa pgina foi elaborada a partir da pgina existente do NUMA e confeccionada por Manuel Otelino. Na ocasio, diversas partes de sua dissertao de mestrado foram utilizadas. Utilizamos tambm novos conhecimentos documentados no livro QFD do Prof. Cheng. Agora que este contedo est aberto comunidade em geral, convidamos a todos para adicionar as suas contribuies.

Definies e histrico
A definio mais genrica e tradicional do QFD um mtodo de sistemtico de projetar a qualidade de um produto ou servio. Ele traduz as necessidades do cliente em caractersticas do produto ou servio. Porm sua aplicao pode ser muito mais ampla do que essa definio tradicional indica. Seus princpios so to gerais, que ele pode ter vrios tipos de aplicaes. Sua origem remonta no movimento da gesto da qualidade total (TQM), que evolui da garantia da qualidade pela inspeo, para a garantia da qualidade pelo controle do processo e cada vez mais a nfase atual na garantia da qualidade no desenvolvimento de produtos. E considera-se essa prtica um avano do desenvolvimento de produtos. No incio era somente uma tcnica para desdobrar por meio de matrizes as necessidades dos clientes em caractersticas tcnicas de produto. Hoje o conceito de QFD bem mais amplo e se divide em dois grupos o QFDr (quality function deployment in a restricted sense) e o QD (quality deployment). O QFDr, tambm conhecido em portugus como o processo gerencial de desenvolvimento do produto orientado para cliente, um modelo de referncia para gesto do desenvolvimento de produtos. Ou seja, o QFDr define as atividades e padres para se realizar o processo de desenvolvimento de produtos (PDP). O QD, desdobramento da qualidade, corresponde tcnica original. Confira no site do QFD institute a histria do QFD. No do Prof. Cheng existe uma viso histrica muito bem estruturada (captulo 2.2). livro sobre QFD Assim a definio mais atual e completa do QFD dual, devido aos dois focos complementares, porm de natureza distinta:

1. QFDr uma referncia para a gesto do desenvolvimento de produtos (GDP) com foco na sistematizao do PDP 2. QD um mtodo para desdobrar a voz do cliente em caractersticas (de qualidade, funcionais, de custo e confiabilidade) do produto ou servio - foco na sua aplicao operacional durante o PDP Nessa pgina estaremos apresentando somente o QD, com nfase na Gesto do Desenvolvimento de Produtos. O QD pode ser empregado durante todo o processo de desenvolvimento de produto e tem por objetivo auxiliar o time de desenvolvimento a incorporar no produto as reais necessidades dos clientes. A nova verso do QD introduziu o modelo conceitual no desdobramento da qualidade. Devido difuso de mtodos mais tradicionais nos USA, principalmente pela American Supplier Institute (ASI) e Europa, o termo QFD ainda empregado, mas somente como QD. Assim, comum observar publicaes que utilizam o termo QFD, mas que tratam somente do desdobramento da qualidade do produto. Algumas vezes associa-se o QD confeco da casa da qualidade, tambm conhecida como primeira casa da qualidade. O prprio criador do QFD Akao insiste em dizer que QFD no a primeira casa da qualidade, pois bem mais que isso. Alm disso, muitas aplicaes do QD nem necessitam da primeira casa da qualidade.

Mecanismos e princpios
Os elementos principais do QD so as tabelas, matrizes e modelo conceitual. A tabela o elemento que pode representar de forma hierrquica diversas caractersticas envolvidas no QD, que podem ser tanto entradas como sadas, por exemplo: requisitos dos clientes, do produto, do processo etc. As matrizes relacionam duas tabelas. Por meio de um conjunto de matrizes parte-se dos requisitos expostos pelos clientes e realiza-se um processo de desdobramento transformando-os em especificaes tcnicas do produto. As matrizes servem de apoio para o grupo orientando o trabalho, registrando as discusses, permitindo a avaliao e priorizao de requisitos e caractersticas e, ao final, ser uma importante fonte de informaes para a execuo de todo o projeto. Neste trabalho com as matrizes realizam-se algumas operaes bsicas de extrao, relao e converso, em que:

a extrao o processo de criar uma tabela a partir de outra, ou seja, de utilizar os elementos de uma tabela como referncia para se obter os elementos de outra tabela. a relao o processo de identificar a intensidade do relacionamento entre os dados das duas tabelas que compem a matriz. a converso o processo de quantificar a importncia relativa dos dados de uma tabela em funo da intensidade da relao destes com os dados da outra tabela. Nesse processo tambm considerada a importncia relativa

dos dados que compem a tabela que ser convertida. O modelo conceitual relaciona as tabelas e matrizes. Define a sequncia de desdobramentos. Pode-se realizar desdobramentos relacionados com a qualidade do produto (caracterstica de qualidade ou qualidade projetada), com a tecnologia (processo de fabricao), com o custo e com a confiabilidade. Na definio de uma aplicao especfica do QD, o primeiro passo definir o modelo conceitual, ou seja, quais desdobramentos sero realizados. A fora do QFD est em tornar explcitas as relaes entre necessidades dos clientes, caractersticas do produto e parmetros do processo produtivo, custos, confiabilidade permitindo a harmonizao e priorizao das vrias decises tomadas durante o processo de desenvolvimento do produto, bem como em potencializar o trabalho de equipe. Outro aspecto importante a considerar que, por ser um mtodo que se baseia no trabalho coletivo, os membros da equipe desenvolvem uma compreenso comum sobre as decises, suas razes e suas implicaes, e se tornam comprometidos com iniciativas de implementar as decises que so tomadas coletivamente.

Tipos ou verses de QFD


QFD das Quatro Fases
Foi a primeira verso existente do QFD. Criado por Macabe e divulgado nos EUA por Don Clausing (CLAUSING, 1993) e pela American Supplier Institute (ASI). Definia uma sequncia rgida de desdobramento da qualidade: planejamento do produto (caractersticas de qualidade com qualidade projetada com requisitos do produto); componentes, planejamento do processo e planejamento da produo.

QFD estendido
uma evoluo do anterior. Don Clausing no seu livro clssico Total Quality Development (TQD) prope uma aplicao integrada do QFD (QD) ao processo de desenvolvimento de produtos (TQD), com nfase no ensaio de experimentos com base no Robust Design. Suas matrizes representando o desdobramento de caractersticas de qualidade de sistemas, subsistemas, componentes e processos,

QFD das Quatro nfases


Criado pelos Professores Akao e Mizuno fomentados pela Union of Japanese Scientists and Engineers (JUSE). Adicionou ao conceito de qualidade total a necessidade de se considerar a qualidade durante o desenvolvimento de produtos. A relao entre as matrizes neste tipo de QFD pode ser vista na figura abaixo. Na primeira casa (A casa da qualidade) faz-se o desdobramento dos requisitos do cliente transformando-os em especificaes do produto. Em seguida na casa do Planejamento dos Componentes estes requisitos do produto so desdobrados em requisitos para os componentes do produto. Na casa do Planejamento dos Processos, os requisitos gerados na etapa anterior, requisitos dos componentes, so

transformados em requisitos dos parmetros de processo e estes, por sua vez, so desdobrados nos requisitos dos padres de operao do processo. Garante-se com esta abordagem que toda a especificao de produto, componentes, processos e padres de operao estejam orientadas s necessidades dos clientes.

A Matriz das Matrizes


Criado por Bob King e divulgado pela Goal/QPC. uma extenso da verso das quatro nfases (KING, 1989). Todas as verses apresentadas anteriormente no possuam o modelo conceitual. Esta ferramentao nao funciona

Desdobramento da qualidade (QD)


o mtodo mais flexvel e pragmtico. O modelo conceitual mostra qual a melhor combinao de correlao entre as matrizes, focando no que essencial. Foi descrito na seo Elementos, mecanismos e princpios.

Casa da Qualidade
Tambm conhecida como a primeira casa da qualidade. Apesar de no ser um mtodo de QFD propriamente dito, pois ele pode acontecer no incio de alguns mtodos (como o QFD das quatro fases), ela algumas vezes a nica matriz empregada. A essa matriz foram agregadas vrias tabelas que auxiliam a calcular o grau de importncia de um requisito do cliente (qualidade exigida) a partir: (a) da anlise da natureza do requisito segundo o grau de percepo do cliente (requisito bvio, excitante etc); (b) de uma avaliao comparativa com os principais concorrentes (benchmarking) e (c) de um fator que mede o impacto deste requisito na venda (argumento de venda). O caso 2 de aplicao mostra um exemplo acadmico dessas tabelas, que ficam incorporadas casa da qualidade.Dentro do material para download, pode-se baixar planilhas, formulrios e checklists, para se aplicar este mtodo de QFD.

Aplicaes
O QFD pode ser aplicado em planejamento estratgico, no desenvolvimento de produtos, para avaliar custos e muito mais. A sua aplicao mais usual na gesto do desenvolvimento de produtos, foco desta pgina. No livro do Cheng existem relatos de aplicaes na indstria de alimentos, automotiva, autopeas, de materiais e software. As aplicaes abrangem definio de caractersticas dos produtos, processos de fabricao, melhoria do processo de desenvolvimento de produtos, melhoria do servio de atendimento a clientes, definio de requisitos de usabilidade, entre outras. Por enquanto temos somente dois casos de aplicao em ambientes acadmicos ou voltadas para o ensino de QFD, ou seja, aplicaes didticas.

Caso 1 de aplicao acadmica: Fbrica Integrada Modelo (FIM)


Essa aplicao foi realizada em 1998 e uma aplicao acadmica realizada em um ambiente que procurava representar uma fbrica real, a FIM. Foi realizado o QFD do projeto do redutor de velocidades. Neste exemplo de aplicao do QFD foi empregada somente a casa da qualidade, compreendendo desde a pesquisa de mercado, a manipulao dos dados originais at o preenchimento da casa. Para tando, seguiu-se os passos da metodologia desenvolvida por PEIXOTO (1998) que conjuga os diferentes mtodos dos principais autores sobre QFD e inova-os no aspecto do desdobramento das falhas potenciais do produto. Como se limitou apenas Casa da Qualidade, o QFD na Fbrica Integrada modelo (FIM) utilizado apenas como uma ferramenta para introduzir a "voz do cliente" no processo de desenvolvimento do produto. Essa uma aplicao alternativa do QFD, muito encontrada na literatura e em casos reais em empresas.

Caso 2 de aplicao: Exemplo do desdobramento de alguns requisitos de uma impressora


Este um exemplo didtico em uma apresentao power point, que mostra passo a passo como foi sendo desenvolvido o QFD de uma impressora. A matriz vazia e depois completa utilizada como material didtico de apoio tambm esto disponveis

Apresentao power point com o passo a passo Matriz vazia Matriz preenchida

Recomendaes para aplicao


O texto a seguir foi adaptado do livro sobre QFD do Prof. Cheng. Primeiramente deve-se saber se a empresa conhece o potencial do QFD ou no. Caso ela conhea deve-se colocar a pergunta o que se pretende atingir com o QFD?. Se a respostar estiver relacionada com a fase de pr-desenvolvimento, quando o planejamento estratgico da empresa desdobrado em um portflio de projetos de desenvolvimento, com grande integrao entre a reas de marketing, engenharia e diretoria, deve-se empregar somente a casa da qualidade. No entanto, quando o produto for muito inovador, as informaes dessa matriz devem ser aprimoradas durante a fase de projeto informacional e conceitual, aps a aprovao do desenvolvimento do produto e levantamento de informaes de mercado mais focadas para aquele produto. Se for durante a fase de projeto de desenvolvimento, deve-se construir um modelo conceitual que abranja as atividades e nveis de detalhamento desejados. Conforme as dimenses que se deseja desdobrar, mais refinado deve ser o modelo conceitual. Um cuidado a ser tomado aqui comear pequeno, ou seja, utilizar inicialmente uma matriz e conforme o time de desenvolvimento adquirir experincia, mudar de patamar de maturidade e aplicar outras matrizes. Deve-se focar nos elementos e parmetros crticos do produto para no aumentar

desnecessariamente o tamanho das tabelas e matrizes. Essa uma causa frequente do fracasso na aplicao de QFD. Outras recomendaes mais especficas podem ser consultadas no livro de QFD do Prof. Cheng (resumidas na tabela 2.16 do prprio livro).

Benefcios da aplicao do QFD no desenvolvimento de produtos


Foco no consumidor; Considera a concorrncia; Registro das informaes; Interpretaes convergentes das especificaes; Reduo do tempo de lanamento e reparos aps o lanamento; Seu formato visual ajuda a dar foco para a discusso do time de projeto, organizando a discusso; Aumenta o comprometimento dos membros da equipe com as decises tomadas; Os membros da equipe desenvolvem uma compreenso comum sobre as decises, suas razes e implicaes.

Novas contribuies para essa pgina so bem vindas


Esperamos algumas contribuies para registrar alguns casos reais de aplicao. Estamos ainda compilando algumas aplicaes de publicaes existentes para inserir aqui. Os anais dos congressos de QFD e do CBGDP do IGDP trazem o relato de muitas aplicaes. Conforme forem sendo inseridas neste portal novas publicaes sobre aplicaes, iremos colocar o link nessa seo. Mas voc pode procurar neste site outros contedos relacionados com QFD, clicando nas palavras chave relacionadas.

Como aprender: roteiro de estudo


Existem muitas possibilidades de estudo do QFD, dependendo do foco de sua aplicao. Por enquanto vamos colocar um roteiro genrico. Roteiro de estudo 1: Vamos descrever aqui uma aplicao abrangente e atual, mas com foco na aplicao do mtodo QD (quality deployment). 1. Obtenha as informaes e gerais iniciais estudando a melhor prtica QFD deste site, considerando como uma introduo sobre o assunto.. 2. Estude os captulos 2.4.1; 4; 5; 6; 7 e 8 do livro sobre QFD do Prof. Cheng (esse material bem completo e detalhado) 3. Selecione alguns dos casos presentes no mesmo livro, que possa estar relacionado com o seu problema para estudar em maior profundidade 4. Tente utilizar o material para download deste site para exercitar a realizao da (primeira) casa de qualidade e analise os casos colocados aqui.

Especialistas
O Prof. Cheng o maior especialista brasileiro em QFD. Confira o registro deste

especialista neste site.

Instituies, eventos e sites


QFD Institute - Instituto formado em 1993 para divulgar o QFD. Veja a definio de QFD na Wikipedia, que apresenta diversos outros links relacionados com o tema.

Softwares para aplicao do QFD

O QFD designer o software mais conhecido de QFD. A empresa distribuidora deste software no Brasil a Vicente Luz Consultores Associados Ltda. Muitas aplicaes so realizadas com planilhas excell, como o prprio exemplo para download deste site. A soluo da Sigma zone integra o QFD com FMEA e critrios de seleo de Pugh Esta empresa possui vrios templates para aplicao de QFD

Cursos on line e outras fontes de ferramentas QFD gratuitas


Existem muitas opes. Digite no google QFD e excell para conhecer muitas opes Este tutorial de como preencher a (primeira) casa da qualidade simples e bem feito em flash. Neste site pode-se entrar em contato com uma comunidade relacionado ao QFD e ter acesso a tutoriais e templates de matrizes de QFD

Melhores prticas relacionadas


Por enquanto, como estamos ainda iniciando a insero de contedo no portal de conhecimentos, vou listar somente algumas melhores prticas que utilizam o QFD, mas no futuro pretendemos associar com hyperlinks, conforme o contedo for inserido. As seguintes melhores prticas podem estar relacionadas com o QFD.

Planejamento estratgico Planejamento estratgico de produtos Matriz de Pugh Gerenciamento de parmetros crticos de produto Processo de desenvolvimento de produtos Gesto do desenvolvimento de produtos Gesto da qualidade total TRIZ - Teoria da Soluo Inventiva de Problemas FMEA (failure mode and effect analysis) - anlise do modo e efeito de falhas FTA (failure tree analysis) - anlise da rvore de falhas VCO (voice of customer) - voz do cliente (integrada normalmente casa de qualidade)

DFSS (design for six sigma)

E outros que vamos inserir no futuro

Publicaes importantes e referncias citadas na descrio


OHFUJI, T.; MICHITERU, O; AKAO, Y. (1997). Mtodo de desdobramento da qualidade (1): elaborao e exerccio da matriz da qualidade. Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG. ( Manual de aplicao do desdobramento da funo da qualidade, v. 1). ( Disponvel na biblioteca da EESC - USP ). OHFUJI, T.; MICHITERU, O; AKAO, Y. (1997). Mtodo de desdobramento da qualidade (1): elaborao e exerccio da matriz da qualidade. Belo Horizonte: Escola de Engenharia da UFMG. ( Manual de aplicao do desdobramento da funo da qualidade, v. 2). ( Disponvel na biblioteca da EESC - USP ). CHENG, L. C. (1995). CHENG, L.C.; MELO FILHO, L.D.R. Desdobramento da funo qualidade na gesto do desenvolvimento de produtos. So Paulo, Editora Blcher, CLAUSING, D. (1994). Total quality development: a step by step guide to world class concorrent engineering. New York: ASME press. ( t: 322 ).

Material para download


Por enquanto temos somente um mtodo de QFD e suas ferramentas correspondentes para download gratuito.

Mtodo 1: Mtodo para confeco da casa da qualidade Arquivos principais


Descrio Roteiro de aplicao da primeira casa da qualidade do QFD: Contm os passos para a criao da primeira casa da qualidade, indicando quais os outros documentos a serem aplicados, e tambm uma lista de lies aprendidas. Planilha da casa da qualidade: uma planilha Excell associada ao roteiro, que contm algumas regras automticas, descritas no roteiro. Arquivo para Download

roteiro QFD
M001-A01 QFD roteiro v04.pdf 35,89 kB

Planilha QFD
M001A02_QFD_1a_casa_v04.xls 33,00 kB

Arquivos auxiliares (so arquivos citados no roteiro)

Descrio

Arquivo para Download

Critrios para aplicao do QFD (1 casa da Critrios QFD qualidade): Critrios gerais para auxiliar o preenchimento da planilha, indicando padres de valores M001-A03 criterios relacionados com o clculo da importncia geral do QFD gerais.pdf 19,04 requisito do cliente; benchmarking dos requisitos dos kB produtos concorrentes; definio do argumento de venda; e as frmulas para clculo do ndices que resultam no peso do requisito do cliente (clculos efetuados automaticamente pela planilha). Critrios de Kano: Checklist para definir a categoria do requisito e respectivo valor, que entra no clculo da importncia do requisito.

Critrios de Kano
M001-A04 criterios de kano.pdf 19,59 kB

Matriz de transformao de requisitos do cliente em requisitos do produto

Matriz: req cliente > req. produto


M001-A05 Transf_req_prod.doc 43,50 kB

Critrios para definir o grau de dificuldade tcnica e a reutilizao

Grau de dificuldade
M001-A06 Crit_dificul.pdf 7,91 kB

Exemplo de aplicao Descrio Arquivo para Download

Exemplo 1: a planilha da casa da qualidade Exemplo QFD preenchida com um exemplo de um produto fictcio de um despertador de cabeceira, com M001um dispositivo para ser colocado no travesseiro A07_QFD_1a_exemplo_v03.xls e assim no acordar, ao despertar, outras 50,50 kB pessoas que estejam no mesmo ambiente (realizados por alunos do curso SEP 171 na USP em 2005). Exemplo didtico passo a passo em power point Descrio Arquivo para Download

Apresentao Power Point didtica que acompanha passo a Exemplo em passo a aplicao da planilha QDF com base no roteiro (M001-A01). mais abrangente que a propria aplicao do power point QFD, pois apresenta uma possibilidade de se transformar a voz dos clientes (necessidades) em requisitos dos clientes. Apei0401 pratica Somente aps a definio desses requisitos que se comea QFD v06 a trabalhar com a planilha. simplificada p podecon.ppt 3,18 MB Voc pode fazer o download total de todo o material existente aqui para aplicao prtica desse mtodo de QFD. Descrio Todo o material existente aqui para aplicao prtica Arquivo para Download

Das könnte Ihnen auch gefallen