Sie sind auf Seite 1von 4

Guia Prtico dos Pronomes em Ingls Bsico

02/08/2011 | Comentrios Escrito por: Renato Alves | Em Gramtica na Rede | 75 Mesmo que no percebemos, a gramtica est presente em todos os lugares. Seja em um pequeno recado que deixamos no Twitter ou em uma redao que fazemos no vestibular. Ns brasileiros, como estamos acostumados a linguagem do dia a dia no percebemos muito. Porm quando vamos falar em ingls, sentimos a necessidade de nos expressar de forma correta, no apenas passando a mensagem desejada, mas tambm sendo educado e gramaticamente correto. Por isso, hoje trago um guia bsico sobre os pronomes em ingls. No uma lista completa dos pronomes que so usados na lngua inglesa, apenas os principais pronomes com explicaes e exemplos de onde e como voc deve us-los. Tenho certeza que ir lhe dar uma pequena ideia de quais so e como so usados os pronomes em ingls.

Os pronomes em ingls como em portugus so divididos em: demonstrativos, interrogativos, pessoais e possessivos. Vamos abordar cada deles um hoje e entender onde e como so usados em ingls.

Se mesmo aps de ler este guia bsico sobre os pronomes em ingls ainda ficar alguma dvida, voc poder tirar-la na rea de comentrios ou em nossa comunidade no Twitter e no Facebook.

Pronomes Pessoais Personal Pronouns


Acredito que todos j saibam mas no custa nada relembrar. Entre os pronomes pessoais temos os sujeitos (ou reto) e os oblquos (objeto). Neste guia explico sobre os pronomes pessoais sujeitos, irei reservar os pronomes pessoais oblqios para outra dica. Como o nome por si j diz, os pronomes sujeitos so usados quando so sujeitos de uma orao, ou seja, so a parte principal da frase. Vejamos quais so os pronomes pessoais sujeitos em ingls. I eu You voc, tu He ele She ela It ele, ela (neutro) We ns You vocs, vs They eles, elas (neutro) Observaes:

O pronome I sempre escrito com letra maiscula, seja no incio ou no fim de uma frase. You se emprega tanto no singular quanto no plural, seja formal ou informalmente. He e she so usados com pessoas do sexo masculino e feminino, tambm em animais se de estimao. Emprega-se they com pessoas, animais ou coisas no plural, masculino ou feminino, para se referir s autoridades e para se referir a he ou she com referncia no singular, em linguagem informal, e por vezes considerado incorrecto. Exemplos: I like playing with my friends. Gosto de jogar com meus amigos. You can go alone. Pode ir sozinho. He goes to work every day. Ele vai trabalhar todos os dias. She teaches English and Spanish. Ela lecciona ingls e espanhol.

Pronomes Possessivos Possessive Pronouns


Os pronomes possessivos em ingls como em portugus so usados para indicar que algo pertence a algum ou alguma coisa.

Vejamos quais so suas formas em ingls com suas tradues: Mine (o) meu, (a) minha Yours (o) teu, (a) tua , (o) seu , (a) sua His (o)/(a) dele Hers (o)/(a) dela Its (o)/(a) dele, (o)/(a) dela (neutro) Ours (o) nosso, (a) nossa Yours (o) vosso, (a) vossa, (o) seu, (a) sua Theirs (o)/(a) deles, (o)/(a) delas (neutro) Observaes:

Os pronomes possessivos no se empregam antes de substantivos. Eles tambm servem para responder a perguntas quando comeadas por Whose?(De quem?) Vale lembrar tambm que os pronomes possessivos em ingls no se flexionam, eles valem tanto para o plural como para o singular. Exemplos: This is not your key. This is mine. Esta no sua chave. a minha. Whose is the book? Its his. De quem o livro? Dele. That house is hers. Aquela casa dela.

Pronomes Interrogativos Interrogative Pronouns


Em ingls, os pronomes interrogativos so chamados de question words. As perguntas com eles elaborados so chamadas de whquestions, pois, exceto how (como), todas as outras so feitas com pronomes interrogativos que comeam com wh. Vejamos quais so os pronomes interrogativos em ingls. Who quem (sujeito) Whose de quem Why Porque Which qual, quais What o que, que Where onde How como Exemplos: Who is that girl in the corner? Quem aquela garota na esquina? Who was present in the party? Quem estava presente na festa? Whose book is this? De quem este livro?

Which English do you prefer: American or British? Que ingls voc prefere: americano ou britnico? Where were you? Onde voc estava? How are you? Como voc est? Why are you doing this? Por que est fazendo isso?

Pronomes Demonstrativos Demonstratives Pronouns


Os pronomes demonstrativos em ingls tem um uso bastante amplo, fica fcil de nos perdemos, principalmente quando somos iniciantes em ingls. Como este um guia bsico dos pronomes em ingls, irei abordar os mais simples e depois escrevo um dica mais completa para estudantes de ingls avanados. Vejamos como os pronomes demonstrativos so e como so usados em ingls. This este, esta, isto These estes, estas (plural) That aquele, aquela, aquilo, esse, essa, isso Those aqueles, aquelas, esses, essas (plural) Exemplos: This is my car. Este meu carro. These are their books. Estes so os livros deles. That is my car. Aquele meu carro. Those are my friends. Aqueles so meus amigos. Hoje vimos como e so usados alguns dos principais pronomes em ingls. Esses so os pronomes mais bsico em ingls que voc precisa conhecer. Em nossa prxima dica sobre gramtica em ingls irei trazer outros pronomes em ingls para estudantes com nvel avanado. Se voc tiver alguma dvida sobre os pronomes do guia acima, deixe sua pergunta na rea de comentrios, ou se preferir, visite nossa pgina no facebook e no twitter. Aguardo-lhe na prxima dica. Cya around!

Das könnte Ihnen auch gefallen