Sie sind auf Seite 1von 22

Captulo 1

INTRODUO SEGURANA DO TRABALHO

LEGISlAO ESPECFICA SOBRE SEGURANA DO TRABAlHO


A atividade de segurana e medicina do trabalho no Brasil est regulamentada pela Lei no 6.514, de 22 de dezembro de 1977, e as NBRs. Esta Lei constituda de trinta e cinco (35) NRs (Normas Regulamentadoras), e cada uma das NRs estabelecem parmetros para que os profissionais, a fiscalizao e as empresas tenham onde se fundamentar em seus programas e melhorias na segurana do trabalho. Cada uma destas normas estabelece programas, treinamentos e procedimentos que devero ser adotados pelas empresas que tenham seus funcionrios regidos pela CLT (Consolidao das leis trabalhistas). Toda empresa precisa estar enquadrada dentro das obrigatoriedades das NRs, pois est passiva de receber sanes do MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego) quando encontradas irregularidades em inspees realizadas por fiscais do rgo citado. Deve-se atentar para o fato das NRs estarem divididas por ramos de atividades, isto , algumas NRs so especficas para alguma atividade econmica, por exemplo, a NR 18, que trata exclusivamente da indstria da Construo Civil.

Segurana e Medicina do Trabalho - Norma Regulamentadoras.

Figura 7 - Legislao referente Segurana do Trabalho

Fonte: Disponvel em: <http://solgiudice.blogspot.com.br/2011/04/resumodas-normas-regulamentadoras-de.html>. Acesso em: 17 set. 2012.

21

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

As trinta e cinco NRs possuem um interrelao entre si e cabe ao profissional de segurana do trabalho identificar a necessidade de cada empresa, a fim de executar uma prtica prevencionista.

As trinta e cinco NRs possuem um inter-relao entre si e cabe ao profissional de segurana do trabalho identificar a necessidade de cada empresa, a fim de executar uma prtica prevencionista. As Normas so elaboradas por uma comisso Tripartite, composta por representantes do governo, dos empregadores e dos empregados. Em 11 de abril de 1996, a Portaria SSST/ MTE n 02 criou a Comisso Tripartite Paritria Permanente (CTPP), composta por cinco representantes da bancada do governo (SSST e FUNDACENTRO), cinco representantes da bancada dos empregadores (CNC, CNI, CNA, CNT, CNF) e cinco representantes da bancada dos trabalhadores (FS, CUT, CGT), contando com representantes dos Ministrios da Sade e Previdncia e Assistncia Social. Os membros da CTPP tm direito a voz e voto em igualdade de condies, num mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos. As principais vantagens da elaborao e reviso de uma norma de forma tripartite so: transparncia, corresponsabilidade, engajamento e harmonizao dos interesses. (CAMARGO, 2010).

As NRs podero ser obtidas, na ntegra, pelo site http:// portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-1.html, site do Ministrio do Trabalho e Emprego, alm de publicaes de inmeros autores e de diversas editoras.

As normas de segurana e sade no trabalho devem ser implementadas em conjunto com a produtividade, qualidade, responsabilidade social e lucratividade. Os programas de preveno de acidentes e melhorias na sade do trabalhador somente tero sua efetividade com a participao ativa dos trabalhadores, encarregados e diretoria.

As normas regulamentadoras se dividem nas seguintes partes (FIESP, 2003): NR1 - Disposies Gerais Estabelece a obrigatoriedade do cumprimento das normas de segurana para as empresas privadas e pblicas e pelos rgos pblicos de administrao direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Conciliao das Leis do Trabalho - CLT. Estabelece a importncia, funes e competncia da Delegacia Regional do Trabalho.

22

Captulo 1

INTRODUO SEGURANA DO TRABALHO

NR2 - Inspeo Prvia Determina que todo estabelecimento novo deve solicitar aprovao de suas instalaes ao rgo regional do Ministrio do Trabalho e Emprego. NR3 - Embargo ou Interdio A DRT poder interditar/embargar o estabelecimento, as mquinas, o setor de servios se eles demonstrarem grave e iminente risco para o trabalhador, mediante laudo tcnico, e/ou exigir providncias a serem adotadas para preveno de acidentes do trabalho e doenas profissionais. Caso haja interdio ou embargo em um determinado setor, os empregados recebero os salrios como se estivessem trabalhando. NR4 - Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT A implantao do SESMT depende da gradao do risco da atividade principal da empresa (Classificao Nacional de Atividades Econmicas - CNAE) e do nmero total de empregados do estabelecimento. Dependendo desses elementos, o SESMT dever ser composto por um Engenheiro de Segurana do Trabalho, um Mdico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Tcnico de Segurana do Trabalho, todos empregados da empresa. NR5 - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA Todas as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, instituies beneficentes, cooperativas, clubes, desde que possuam empregados celetistas, dependendo do grau de risco da empresa e do nmero mnimo de 20 empregados, so obrigadas a manter a CIPA. Este dimensionamento depende da Classificao Nacional de Atividades Econmicas - CNAE, que remete a outra listagem de nmero de empregados. Seu objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, tornando compatvel o trabalho com a preservao da sade do trabalhador.

23

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

A CIPA composta de um representante da empresa Presidente (designado) e representantes dos empregados, eleitos em escrutnio secreto, com mandato de um ano e direito a uma reeleio e mais um ano de estabilidade. Figura 8 - Smbolo da CIPA

Fonte: Disponvel em: <http://www.fop.unicamp.br/galeria/displayimage. php?album=31&pos=4>. Acesso em: 17 set. 2012.

NR6 - Equipamentos de Proteo Individual - EPIs As empresas so obrigadas a fornecer aos seus empregados equipamentos de proteo individual, destinados a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador. Todo equipamento deve ter o CA - Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho e Emprego e a empresa que importa EPIs tambm dever ser registrada junto ao Departamento de Segurana e Sade do Trabalho, existindo para esse fim todo um processo administrativo.

24

Captulo 1

INTRODUO SEGURANA DO TRABALHO

Figura 9 - Relao de Equipamentos de Proteo Individual

Fonte: Disponvel em: <http://paulochianezzi.blogspot.com. br/2010/08/ficha-de-entrega-de-epi.html#!/2010/08/ficha-deentrega-de-epi.html>. Acesso em: 20 set. 2012.

NR7 - Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO Trata dos exames mdicos obrigatrios para as empresas. So eles exame admissional, exame peridico, de retorno ao trabalho, de mudana de funo, demissional e exames complementares, dependendo do grau de risco da empresa ou empresas que trabalhem com agentes qumicos, rudos, radiaes ionizantes, benzeno, etc., a critrio do mdico do trabalho e dependendo dos quadros na prpria NR7, bem como na NR15, existiro exames especficos para cada risco que o trabalho possa gerar. NR8 - Edificaes Esta norma define os parmetros para as edificaes, observando-se a proteo contra a chuva, insolao excessiva ou falta de insolao. Devem-se observar as legislaes pertinentes nos nveis federal, estadual e municipal.

25

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

NR9 - Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA Esta norma objetiva a preservao da sade e integridade do trabalhador, atravs da antecipao, avaliao e controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em vista a proteo ao MEIO AMBIENTE e RECURSOS NATURAIS. Levam-se em conta os Agentes FSICOS, QUMICOS e BIOLGICOS. Alm desses agentes, destacamos, tambm, os Riscos Ergonmicos e os Riscos Mecnicos. importante manter esses dados no PPRA, a fim de as empresas no sofrerem aes de natureza civil por danos causados ao trabalhador. NR10 - Instalaes e Servios de Eletricidade Trata das condies mnimas para garantir a segurana daqueles que trabalham em instalaes eltricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execuo, operao, manuteno, reforma e ampliao, incluindo terceiros e usurios. Esta Norma encontra-se sob consulta pblica para a sua reviso. NR11 - Transporte, Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Materiais Destina-se Operao de Elevadores, Guindastes, Transportadores Industriais e Mquinas Transportadoras. NR12 - Mquinas e Equipamentos Determina as instalaes e reas de trabalho; distncias mnimas entre as mquinas e os equipamentos; dispositivos de acionamento, partida e parada das mquinas e equipamentos. Contm Anexos para o uso de motosserras, Cilindros de Massa, etc. No Estado de So Paulo, as empresas devem observar a Conveno Coletiva para Melhoria das Condies de Trabalho em Prensas e Equipamentos Similares, Injetoras de Plsticos e Tratamento Galvnico de Superfcies nas Indstrias Metalrgicas no Estado de So Paulo, assinada em 29.11.02, em vigncia a partir de 28.01.03.

26

Captulo 1

INTRODUO SEGURANA DO TRABALHO

NR13 - Caldeiras e Vasos de Presso So de competncia do engenheiro especializado nas atividades referentes a projeto de construo, acompanhamento de operao e manuteno, inspeo e superviso de inspeo de caldeiras e vasos de presso. Norma que exige treinamento especfico para os seus operadores, contendo vrias classificaes e categorias, nas especialidades, devido, principalmente, ao seu elevado grau de risco. NR14 - Fornos Define os parmetros para a instalao de fornos; cuidados com gases, chamas, lquidos. Devem-se observar as legislaes pertinentes nos nveis federal, estadual e municipal. NR15 - Atividades e Operaes Insalubres Considerada atividade insalubre quando ocorre alm dos limites de tolerncia, isto intensidade, natureza e tempo de exposio ao agente, que no causar dano sade do trabalhador, durante a sua vida laboral. As atividades insalubres esto contidas nos anexos da Norma e so considerados os agentes: Rudo contnuo ou intermitente; Rudo de Impacto; Tolerncia para Exposio ao Calor; Radiaes Ionizantes e no ionizantes; Trabalho sob condies hiperbricas, Frio, Umidade, Vibraes, Agentes biolgicos, Agentes Qumicos e Poeiras Minerais. A NR15 nos d parmetros para identificar os limites que o trabalhador pode ficar exposto a agentes que podem ser nocivos a sua sade. Este fato depende de percia, a cargo do mdico ou do engenheiro do trabalho, devidamente credenciado aos rgos competentes de sua classe. O exerccio de trabalho em condies de insalubridade, de acordo com os subitens do item anterior, assegura ao trabalhador a percepo de adicional, incidente sobre o salrio mnimo da regio, equivalente a:

27

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau mximo; 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau mdio; 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mnimo. NR16 - Atividades e Operaes Perigosas So as atividades perigosas quelas ligadas a Explosivos e Inflamveis. O exerccio de trabalho em condies de periculosidade assegura ao trabalhador a percepo de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salrio, sem os acrscimos resultantes de ratificaes, prmios ou participao nos lucros da empresa. NR17 - Ergonomia Esta norma estabelece os parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas, mquinas, ambiente, comunicaes dos elementos do sistema, informaes, processamento, tomada de decises, organizao e consequncias do trabalho. Observe-se que as LER - Leses por Esforos Repetitivos, hoje denominadas DORT - Doenas Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho constituem o principal grupo de problemas sade, reconhecidas pela sua relao laboral. O termo DORT muito mais abrangente que o termo LER, constante hoje das relaes de doenas profissionais da Previdncia. Figura 10 - Ergonomia

Fonte: Disponvel em: <http://pedagogiapostural.blogspot.com.br/2009/10/ ergonomia-educacional.html>. Acesso em: 20 set. 2012.

28

Captulo 1

INTRODUO SEGURANA DO TRABALHO

NR18 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo - PCMAT So obrigatrios a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurana. O PCMAT deve contemplar as exigncias contidas na NR 9 Programa de Preveno e Riscos Ambientais. Resume-se no elenco de providncias a serem executadas, em funo do cronograma de uma obra, levando-se em conta os riscos de acidentes e doenas do trabalho e as suas respectivas medidas de segurana. NR19 - Explosivos Determina parmetros para armazenagem de explosivos. o depsito, manuseio e

NR20 - Lquidos Combustveis e Inflamveis Define os parmetros para o armazenamento de combustveis e inflamveis. NR21 - Trabalho a cu aberto Define o tipo de proteo aos trabalhadores que trabalham sem abrigo, contra intempries (insolao, condies sanitrias, gua, etc.). NR22 - Trabalhos subterrneos Destina-se aos trabalhos em mineraes subterrneas ou a cu aberto, garimpos, beneficiamento de minerais e pesquisa mineral. Nesses trabalhos, necessrio ter um mdico especialista em condies hiperbricas. Esta atividade possui vrias outras legislaes complementares.

29

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

NR23 - Proteo contra Incndios Todas as empresas devem possuir proteo contra incndio; sadas para retirada de pessoal em servio e/ ou pblico; pessoal treinado e equipamentos. As empresas devem observar as normas do Corpo de Bombeiros sobre o assunto. NR24 - Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais do Trabalho Todo estabelecimento deve atender as denominaes desta norma, que o prprio nome contempla. E, cabe CIPA e/ou ao SESMT, se houver, a observncia desta norma. Deve-se observar, tambm, nas Convenes Coletivas de Trabalho de sua categoria se existe algum item sobre o assunto. NR25 - Resduos Industriais Tratam da eliminao dos resduos gasosos, slidos, lquidos de alta toxidade, periculosidade, risco biolgico, radioativo, a exemplo do csio em Gois. Remete s disposies contidas na NR15 e legislaes pertinentes nos nveis federal, estadual e municipal. NR26 - Sinalizao de Segurana Determina as cores na segurana do trabalho como forma de preveno, evitando distrao, confuso e fadiga do trabalhador, bem como cuidados especiais quanto a produtos e locais perigosos. NR27 - Registro Profissional do Tcnico de Segurana no Ministrio do Trabalho e Emprego Todo tcnico de segurana deve ser portador de certificado de concluso do 2 grau de Tcnico de Segurana e Sade no Trabalho, com currculo do Ministrio do Trabalho e Emprego, devidamente registrado atravs das DRTs regionais. NR28 - Fiscalizao e Penalidades Toda norma regulamentadora possui uma gradao de multas para cada item das normas. Estas gradaes so divididas por nmero de empregados, risco na segurana e risco em medicina do trabalho.

30

Captulo 1

INTRODUO SEGURANA DO TRABALHO

O agente da fiscalizao, baseado em critrios tcnicos, autua o estabelecimento, faz a notificao, concede prazo para a regularizao e/ou defesa. Quando constatar situaes graves e/ou iminentes ao risco sade e integridade fsica do trabalhador prope autoridade regional a imediata interdio do estabelecimento. NR29: Segurana e Sade no Trabalho Porturio As disposies contidas nesta NR aplicam-se aos trabalhadores porturios em operaes tanto a bordo como em terra, assim como aos demais trabalhadores que exeram atividades nos portos organizados e instalaes porturias de uso privativo e retro porturias, situadas dentro ou fora da rea do porto organizado. NR30 Segurana e Sade no Trabalho Aquavirios Esta norma regulamentadora tem como objetivo a proteo e a regulamentao das condies de segurana e sade dos trabalhadores aquavirios. Aplica-se aos trabalhadores das embarcaes comerciais, de bandeira nacional, bem como s de bandeiras estrangeiras, no limite do disposto na Conveno da OIT n 147 - Normas Mnimas para Marinha Mercante, utilizadas no transporte de mercadorias ou de passageiros, inclusive naquelas embarcaes utilizadas na prestao de servios. NR31 - Segurana e Sade no Trabalho na Agricultura, Pecuria Silvicultura, Explorao Florestal e Aquicultura. Estabelece os preceitos a serem observados na organizao e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatvel o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuria, silvicultura, explorao florestal e aquicultura com a segurana e sade e meio ambiente do trabalho. NR32: Segurana e Sade no Trabalho em Servios de Sade Estabelece as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores dos

31

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

servios de sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral. NR33: Segurana e Sade no Trabalho em Espaos Confinados Estabelece os requisitos mnimos para identificao de espaos confinados e o reconhecimento, avaliao, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurana e sade dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaos. NR34: Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo e Reparao Naval A finalidade estabelecer os requisitos mnimos e as medidas de proteo segurana, sade e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indstria de construo e reparao naval. NR35 Trabalho em Altura Esta Norma estabelece os requisitos mnimos e as medidas de proteo para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organizao e a execuo, de forma a garantir a segurana e a sade dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
Fonte: FIESP. Legislao de Segurana. So Paulo, 2003.

LEGISlAO PREVIDENCIRIA
Como j vimos no nosso estudo anteriormente, os acidentes de trabalho afetam a produtividade e so responsveis por um impacto importante na economia brasileira e mundial. Porm, no se sabe com exatido nmeros concretos de acidentes e/ou mortes, devido informalidade dos trabalhos e o fato de em muitos no haver a notificao de acidente do trabalho, por intermdio da Comunicao do Acidente do Trabalho - CAT. O conceito tcnico de Acidente do Trabalho, segundo Xavier (2002), toda a circunstncia no prevista ao andamento normal da atividade do trabalho, que poder resultar danos fsicos e/ ou funcionais, ou morte e perdas materiais e econmicas.

32

Captulo 1

INTRODUO SEGURANA DO TRABALHO

Segundo a Lei n 8.213 de 24 de Julho de 1991, atravs do Art. 19, definise acidente do trabalho como sendo aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. considerado tambm acidente do trabalho: - - o acidente ocorrido no trajeto entre a residncia e o local de trabalho; a doena profissional, produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho; a doena do trabalho, adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado.

Os acidentes ocorridos pelos trabalhadores, no horrio e local de trabalho, devido a agresses, sabotagens ou atos de terrorismo praticados por terceiros ou colegas de trabalho tambm so considerados acidentes de trabalho. Igualmente aqueles acidentes sofridos fora do local e horrio de trabalho, desde que o trabalhador esteja executando ordens ou servios sob a autoridade da empresa. Outra situao seria o acidente que ocorre durante viagens a servio, mesmo que seja com fins de estudo, desde que financiada pela empresa. (CAMARGO, 2010). Todo o trabalhador que sofrer um acidente de trabalho ou desenvolver uma doena ocupacional dever ser analisado pelo corpo tcnico (mdicos) do INSS, isto , passar por uma percia mdica, que ter o entendimento tcnico no caso de se observar um nexo causal entre o acidente e a leso; a doena e o trabalho; a causa mortis e o acidente. O Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio (NTEP) aplicvel quando houver significncia estatstica da associao entre o cdigo da Classificao Internacional de Doenas (CID) e o da Classificao Nacional de Atividade Econmica (CNAE), na parte inserida pelo Decreto no 6.042/2007, na lista C do anexo II do Decreto no 3.048/1999 (alterado pelo Decreto no 6.957/2009), sendo, assim, o nexo e a correlao do CID com o CNAE encontrados na lista C do Decreto no 6957/2009.

Defini-se acidente do trabalho como sendo aquele que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou pelo exerccio do trabalho dos segurados, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho.

O Fator Acidentrio de Preveno - FAP fundamenta-se no disposto na Lei n 10.666/2003.

33

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

O FAP um importante instrumento das polticas pblicas relativas sade e segurana no trabalho e permite a flexibilizao da tributao coletiva dos Riscos Ambientais do Trabalho.

O FAP um importante instrumento das polticas pblicas relativas sade e segurana no trabalho e permite a flexibilizao da tributao coletiva dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) - reduo ou majorao das alquotas RAT de 1, 2 ou 3%, segundo o desempenho de cada empresa no interior da respectiva Subclasse da CNAE. O FAP anual reflete a aferio da acidentalidade nas empresas relativa aos dois anos imediatamente anteriores ao processamento (exemplo: o FAP 2010 tem como perodo-base de clculo janeiro/2008 a dezembro/2009). O FAP anual tem como perodo de vigncia o ano imediatamente posterior ao ano de processamento (exemplo: o FAP 2010 ter vigncia de janeiro a dezembro de 2011). O FAP o mecanismo que permite Receita Federal do Brasil (RFB*) aumentar ou diminuir a alquota de 1% (risco leve), 2% (risco mdio) ou 3% (risco grave) que cada empresa recolhe para o financiamento dos benefcios por incapacidade (grau de incidncia de incapacidade para o trabalho decorrente dos riscos ambientais). Essas alquotas podero ser reduzidas em at 50% ou aumentadas em at 100%, conforme a quantidade, a gravidade e o custo das ocorrncias acidentrias em cada empresa em relao ao seu segmento econmico. O FAP entrou em vigor em janeiro de 2010. (SESI, 2011). A empresa que tiver, durante seu procedimento de trabalho, qualquer tipo de acidente deve elaborar a comunicao de acidente de trabalho (CAT) junto ao INSS. A CAT um importante documento, pois registra o acidente do trabalho ou doenas ocupacionais, podendo ser emitido pelo INSS, sindicato ou mdico de outra instituio, caso a empresa no queira fornece-lo. O trabalhador tem direto a uma cpia da CAT. A Lei n 8.213 de 1991 determina, em seu artigo 22, que todo o acidente do trabalho ou doena profissional dever ser comunicado pela empresa ao Instituto Nacional de Seguro Social INSS, sob pena de multa em caso de omisso (BRASIL, 1992a). Destaca-se a importncia da CAT, principalmente o completo e exato preenchimento do formulrio, tendo em vista as informaes nele contidas, no apenas do ponto de vista previdencirio, estatstico e epidemiolgico, mas tambm trabalhista e social. (BRASIL, 1992a). Os trabalhadores que estiverem em dia com as contribuies junto ao INSS tm direito a uma srie de benefcios:

34

Captulo 1

INTRODUO SEGURANA DO TRABALHO

a) Benefcio Acidentrio Os benefcios acidentrios relacionam-se ocorrncia de acidentes do trabalho, tpicos ou de trajeto, e a doenas causadas ou relacionadas ao exerccio de atividades laborais. Isso se encontra em conformidade com a Constituio Federal de 1988, que garante aos trabalhadores o seguro de acidentes do trabalho, a cargo do empregador (Inciso XXVIII do Art. N. 70), para os que tm vinculao empregatcia, consolidando o domnio da esfera pblica sobre esta atuao, j prevista na Lei no 5.316 de 1967. (SANTANA, 2003).

b) Auxlio Doena Acidentrio concedido ao segurado impedido de trabalhar por doena ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias so pagos pelo empregador e a Previdncia Social paga a partir do 16 dia de afastamento do trabalho. O trabalhador que recebe auxlio-doena obrigado a realizar exame mdico peridico e participar do programa de reabilitao profissional, prescrito e custeado pela Previdncia Social, sob pena de ter o benefcio suspenso (BRASIL, 1992b).

c) Auxlio-Doena Ter direito ao benefcio sem a necessidade de cumprir o prazo mnimo de contribuio, desde que tenha qualidade de segurado, o trabalhador acometido de tuberculose ativa, hansenase, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, doena de Paget (ostete deformante) em estgio avanado, sndrome da deficincia imunolgica adquirida (Aids) ou contaminado por radiao (comprovada em laudo mdico). (BRASIL, 1992b).

d) Aposentadoria Especial Para ter direito aposentadoria especial, o trabalhador dever comprovar, alm do tempo de trabalho, efetiva exposio aos agentes fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais pelo perodo exigido para a concesso do benefcio (15, 20 ou 25 anos). (BRASIL, 1992b).

35

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

Quem recebe aposentadoria por invalidez tem que passar por percia mdica de dois em dois anos, caso contrrio, o benefcio suspenso. A aposentadoria deixa de ser paga quando o segurado recupera a capacidade e volta ao trabalho.

e) Aposentadoria por Invalidez Quem recebe aposentadoria por invalidez tem que passar por percia mdica de dois em dois anos, caso contrrio, o benefcio suspenso. A aposentadoria deixa de ser paga quando o segurado recupera a capacidade e volta ao trabalho. (BRASIL, 1992b).

f) Penso por Morte Se o bito ocorrer aps a perda da qualidade de segurado, os dependentes tero direito penso desde que o trabalhador tenha cumprido, at o dia da morte, os requisitos para obteno de aposentadoria, concedidos pela Previdncia Social. (BRASIL, 1992b). No Brasil ocorre cerca de uma morte a cada 3 horas, motivada pelo risco decorrente dos fatores ambientais do trabalho e, ainda, cerca de 14 acidentes ocorrem a cada 15 minutos na jornada diria.

g) Preenchimento comunicado o acidente do trabalho Atravs do formulrio prprio de Comunicao de Acidente do Trabalho - CAT adquirido nas papelarias ou nas Agncias da Previdncia Social ou atravs da Internet.

O site para adquirir o formulrio da CAT : (www.previdenciasocial.gov.br) .

Dever ser preenchido em 06 (seis) vias, com a seguinte destinao: 1 via - ao INSS; 2 via - empresa; 3 via - ao segurado ou dependente; 4 via - ao sindicato de classe do trabalhador; 5 via - ao Sistema nico de Sade - SUS;

36

6 via - Delegacia Regional do Trabalho.

Captulo 1

INTRODUO SEGURANA DO TRABALHO

O PAPEl DAS EMPRESAS NA SADE DO TRABAlHADOR


A empresa tem um papel fundamental e indispensvel na preservao da sade e da segurana no ambiente de trabalho, sendo o trabalhador a pea chave para o seu bom desempenho econmico. Desse modo, fica indispensvel ter um ambiente produtivo e de qualidade. Os resultados esto intimamente relacionados com a valorizao do ser humano dentro da empresa, como um dos fatores primordiais. Segundo Chiavenato (1989), por causa das novas descobertas, das crescentes inovaes e da rapidez no processamento das informaes sobre a preveno dos riscos profissionais, tornou-se imprescindvel a valorizao da qualidade de vida, da sade e do conforto do trabalhador no seu ambiente de trabalho, tendo como principais objetivos: a eliminao das causas das doenas profissionais; a reduo dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho, em pessoas doentes ou portadoras de defeitos fsicos; a preveno do agravamento de doenas e de leses e pelos estudos e observaes dos novos processos ou materiais a serem utilizados. Perante a lei, a empresa obrigada a adotar aes de medidas preventivas no mbito coletivo e individual, a fim de promover a proteo e segurana da sade do trabalhador. Fica responsvel tambm pela divulgao pormenorizada dos riscos durante a execuo de suas atividades laborais, cumprimento das normas de segurana e medicina do trabalho; treinamento dos empregados, instruo por meio de ordens de servio. Quando o empregado, sem justificativa, recusar-se a observar os procedimentos de segurana ou recusar-se a utilizar os equipamentos de proteo individual fornecidos pela empresa (art. 158 da CLT) poder ser punido por esta. Antes da Constituio de 1988, o empregador s respondia civilmente nos casos de acidente do trabalho se houvesse culpa grave. Atualmente, o empregador responsvel pela reparao do dano mesmo que a culpa seja levssima. O Novo Cdigo Civil Brasileiro (BRASIL, 2012), por sua vez, tambm assegura punio ao empregador em Segurana e Sade no Trabalho:
Art. 186 Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. [...]

A empresa tem um papel fundamental e indispensvel na preservao da sade e da segurana no ambiente de trabalho, sendo o trabalhador a pea chave para o seu bom desempenho econmico. Desse modo, fica indispensvel ter um ambiente produtivo e de qualidade.

A empresa obrigada a adotar aes de medidas preventivas no mbito coletivo e individual, a fim de promover a proteo e segurana da sade do trabalhador.

37

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

Art. 927 - Aquele que, por ato ilcito (art.186/187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. [...] Art. 949. No caso de leso ou outra ofensa sade, o ofensor indenizar o ofendido das despesas de tratamento e dos lucros cessantes at ao fim da convalescena, alm de algum outro prejuzo que o ofendido prove haver sofrido. Art. 950. Se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido no possa exercer o seu ofcio ou profisso, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenizao, alm das despesas do tratamento e lucros cessantes at ao fim da convalescena, incluir penso correspondente importncia do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciao que ele sofreu. Pargrafo nico. O prejudicado, se preferir, poder exigir que a indenizao seja arbitrada e paga de uma s vez. Art. 951. O disposto nos arts. 948, 949 e 950 aplica-se ainda no caso de indenizao devida por aquele que, no exerccio de atividade profissional, por negligncia, imprudncia ou impercia, causar a morte do paciente, agravar-lhe o mal, causar-lhe leso, ou inabilit-lo para o trabalho.

Figura 11 - Guindaste

Fonte: Disponvel em: <http://portalmaritimo.com/tag/fup/>. Acesso em: 17 set. 2012.

38

Captulo 1

INTRODUO SEGURANA DO TRABALHO

Atividades de Estudos: 1) Quais os fatores que influenciam na eficcia do trabalho de SST? __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ 2) Por que as empresas devem enquadrar-se na legislao de Segurana do Trabalho? __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ 3) Quantas so as NRs e quais so as que se encaixam em sua rotina de trabalho? __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________

39

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

4) O que CAT e qual sua importncia? __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ 5) O que o FAP? __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ 6) O que o NTEP e como pode ser importante para a empresa? __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________

40

Captulo 1

INTRODUO SEGURANA DO TRABALHO

AlGUMAS CONSIDERAES

Este captulo teve como objetivo fornecer um conhecimento inicial do significado e a importncia da segurana do trabalho. fundamental, conhecermos os conceitos bsicos que esto envolvidos na segurana do trabalho para podermos identific-los na nossa rotina de trabalho, auxiliando, provendo sade e contribuindo par o melhoramento do ambiente laboral. O conhecimento da existncia das normas regulamentadoras importante no dia a dia do engenheiro de segurana, pois so elas que fortalecero os parmetros e os procedimentos deste profissional diante de uma gesto de segurana ou implementao de melhorias ou, at mesmo, de adequaes ou novas instalaes. Aps a leitura deste captulo, ser dada continuidade disciplina e ao fortalecimento da importncia desta profisso, a qual somente dever ter o foco de contribuir para um ambiente de trabalho saudvel e de qualidade.

REFERNCIAS
BBLIA. Portugus. Bblia Comentada. Disponvel em: <http://www. bibliacomentada.com/Biblia.aspx#axzz2DN1uqeEo>. Acesso em: 10 set. 2012. BRASIL. Decreto n. 611, de 21 de julho de 1992. D nova redao ao regulamento dos Benefcios da Previdncia Social. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v.56, p.488, jul./set. 1992. BRASIL. Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispes sobre o Plano de Benefcios da Previdncia Social e d outras providncias. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v. 55, p. 461-493, jul./set. 1992. CAMARGO, Miria Elisabete Bairros de. Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2010. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao de Recursos Humanos. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1989. DREHER, Mary Adriana. Conceitos e Fundamentos. Tubaro: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2004.

41

Introduo Engenharia de Segurana do Trabalho

FERREIRA JNIOR, Mrio. Sade no trabalho: Temas Bsicos para o Profissional que Cuida da Sade dos Trabalhadores. So Paulo: Roca, 2000. MARTINS, Caroline de Oliveira; MICCHELS, Glaycon. Programas de promoo da sade do Trabalhador: exemplos de sucesso. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Florianpolis, v. 5, n. 1, 2003. MESQUITA, Luciana Sobreira de. Gesto da segurana e sade no trabalho: um estudo de caso em uma empresa construtora. 1999. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Universidade Federal da Paraba Joo Pessoa, 1999. PACHECO JNIOR, Waldemar et al. Gesto da segurana e higiene do trabalho: contexto estratgico, anlise ambiental, controle e avaliao das estratgias. So Paulo: Atlas, 2000. SANTANA V. I. J. Sub-notificao de acidentes de trabalho e a utilizao de servios de sade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SADE COLETIVA. 7. Cincia & Sade Coletiva. Anais... , 2003. p. 22. SESI - SERVIO SOCIAL DA INDSTRIA. DEPARTAMENTO NACIONAL. Manual NTEP e FAP: Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio (NTEP) e suas implicaes na composio do Fator Acidentrio de Preveno (FAP) Braslia: SESI/DN, 2011. XAVIER, A. A P. Introduo engenharia do trabalho. [S.l.]: [s.n.], 2002. (Apostila do Curso de Especializao de Engenharia), FIESP. Legislao de Segurana. So Paulo, 2003.

42

Das könnte Ihnen auch gefallen