Sie sind auf Seite 1von 28

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1

CADERNO DE PROVAS Este Caderno de Provas contm 60 (sessenta) questes objetivas com 4 (quatro) alternativas cada uma, de A a D e dever ser utilizado pelos candidatos dos Cursos do Grupo II. O quadro abaixo indica o Grupo, os Cursos e as respectivas Provas: GRUPO II CURSOS Cincias da Religio, Cincias Sociais, Comunicao Social, Direito, Filosofia, Geografia, Histria, Letras, Pedagogia, Servio Social e Msica. PROVAS Histria Questes de 01 a 30 Geografia Questes de 31 a 60

FOLHA DE RESPOSTAS 1) Confira seus dados na Folha de Respostas e assine-a no espao reservado para tal fim. 2) Leia cuidadosamente as questes de cada uma das provas e marque a resposta correta na Folha de Respostas. 3) Use caneta esferogrfica de tinta azul ou preta, ao assinalar sua resposta na Folha de Respostas e ) a ela destinado, sem ultrapassar os seus preencha completamente o espao (marcao correta limites. 4) Existe apenas uma resposta correta para cada questo objetiva.

ATENO! de sua inteira responsabilidade a marcao correta na Folha de Respostas. Voc ter 4 (quatro) horas para responder a estas Provas e s poder ausentar-se provisoriamente da sala de provas aps 01 (uma) hora delas iniciadas e ausentar-se definitivamente da sala de provas aps 02 (duas) horas. Somente ser permitido sair levando os Cadernos de Provas, devidamente identificados, no segundo dia de sua aplicao, a partir das 11h (horrio local). Os objetos devem ser colocados em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e sem a bateria, estando devidamente identificado com etiqueta. Somente em caso de urgncia pedir ao fiscal para ir ao sanitrio, devendo no percurso permanecer absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista atravs de detector de metais. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio e prestar esclarecimentos sobre o contedo das provas. Cabe nica e exclusivamente a voc interpretar e decidir. Ao concluir as provas, entregue ao fiscal a Folha de Respostas Objetivas e de Redao (2 dia). obrigatria a devoluo das Folhas de Respostas, sob pena de eliminao do Processo Seletivo. A desobedincia a qualquer uma das recomendaes constantes nas presentes instrues poder implicar na anulao da prova do candidato.

Confira a sequncia das pginas e das questes do seu Caderno de Provas. Se for identificado algum problema, informe-o ao Fiscal.

UERN 2 2011
Pgina 2

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
HISTRIA QUESTES DE 01 A 30 Esta prova dever ser respondida pelos candidatos aos cursos do Grupo II: Cincias da Religio, Cincias Sociais, Comunicao Social, Direito, Filosofia, Geografia, Histria, Letras, Pedagogia, Servio Social e Msica.
QUESTO 01

Na costa litornea do sudeste e do sul do Brasil h uma grande quantidade de locais com concentrao de conchas e moluscos, utenslios caseiros, armas de caa e pesca e esqueletos. Esses locais so chamados sambaquis. Trata-se de uma expresso da lngua tupi: tamba (marisco) combinado com ki (amontoamento). Nos sambaquis ainda so encontrados vestgios das habitaes, da culinria, dos procedimentos funerrios, alm de pequenas esculturas em forma de animais. Esses stios arqueolgicos que demoraram sculos para serem formados, tm sido destrudos, sistematicamente, para a obteno de cal, desde o perodo colonial.
(Mello, Leonel Itaussu de A. Histria: Construindo Conscincia. So Paulo. Scipione. pg. 31)

Tomando como referncia o texto anterior, pode-se reconhecer que os achados arqueolgicos constituem um elemento fundamental para o estudo da Pr-Histria das terras que hoje compem o Brasil. Assim, pode-se concluir que: A) Os primitivos habitantes da Amrica eram formados por grupos de agricultores que utilizavam simultaneamente as prticas da caa e da pesca. B) Os registros rupestres pinturas e gravuras atestam que os primeiros agrupamentos humanos j apresentavam uma hierarquia social nas terras que viriam a constituir o Brasil. C) Os restos humanos encontrados nos sambaquis significam que esses locais foram usados como cemitrios e como centros cerimoniais brasileiros. D) Os sambaquis encontrados na faixa litornea do Brasil, compostos de grande quantidade de moluscos e ossos de peixe revelam muito sobre o modo de vida dos primeiros habitantes do Brasil.
QUESTO 02

Thomas Hobbes, na obra Leviat, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades. No estado natural, enquanto alguns homens podem ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue to acima dos demais por forma a estar alm do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de ns tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas so escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos (Bellum omnia omnes). No entanto, os homens tm um desejo, que tambm em interesse prprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social. Assim, para Hobbes: A) A fora do Estado resulta de um contrato entre os homens e o governante para garantir a sobrevivncia da sociedade, uma vez que, no estado da natureza, os homens so violentos. B) A violncia que afeta os homens no estado natural resulta da competio, da ganncia daqueles que se apoderam da fora do Estado e exploram o trabalho da maioria. C) O Estado s aparece no momento em que a sociedade passa a controlar os governantes e, assim, asseguram a permanncia da paz com o fim da violncia. D) O Estado surge de um contrato social, em que todos garantem o direito propriedade e liberdade e a participao nas Assembleias Deliberativas.
UERN 2 2011
Pgina 3

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 03

A civilizao grega apresentou o escravismo como caracterstica fundamental na sua organizao scio-econmica. Os escravos tinham vrias origens: o nascimento, a guerra e a compra. Sobre as condies de um escravo na Grcia Antiga, pode-se afirmar: A) Em Esparta, os hilotas eram escravos pblicos e estavam sujeitos matana peridica, conhecida como kriptia. B) Os escravos na Grcia Antiga eram utilizados exclusivamente no trabalho agrcola, uma vez que eram considerados subalternos e tinham a condio de estrangeiros na sociedade. C) Os atenienses defendiam que a posse de um escravo conferia ao cidado o direito de fazer parte do Conselho da Gersia. D) A escravido por dvidas, tpica da Grcia Antiga, permaneceu at o momento de dominao macednica, ao final do perodo Clssico.
QUESTO 04

A decadncia do Imprio Romano pode ser atribuda a fatores internos e externos. Dentre eles, pode-se apontar: A) A poltica tributria que recaa sobre todas as camadas sociais e acabava por penalizar os mais ricos, gerando constantes revoltas da aristocracia contra o governo. B) O crescente aumento do nmero de escravos, decorrente das conquistas, levou valorizao excessiva das atividades urbanas em detrimento das atividades rurais. C) A desorganizao econmica do Imprio, o xodo urbano e as revoltas nas provncias foram elementos que enfraqueceram o Imprio e abriram caminho para as incurses brbaras. D) A reforma agrria, realizada pelos irmos Graco, provocou xodo rural e gerou a necessidade de abrir as fronteiras do Imprio para a entrada de estrangeiros, considerados brbaros.
QUESTO 05

Observe a figura a seguir:

(Life2point0.com)

A passagem da Idade Mdia para a Idade Moderna foi marcada, no campo cultural, pelo Renascimento. A esttua de Davi, de Michelangelo, representante do Renascimento Italiano, retrata caractersticas desse movimento, tais como: A) O positivismo e o realismo. B) O teocentrismo e o monofisismo. C) O humanismo e o antropocentrismo. D) O naturalismo e o platonismo.
UERN 2 2011
Pgina 4

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 06

A imagem a seguir aborda elementos essenciais do feudalismo medieval. Observe:

(http://mestresdahistoria.blogspot.com)

Aps analise, correto afirmar que: A) A relao de suserania e vassalagem, que caracterizava a sociedade feudal, tambm estava presente entre os servos e seus senhores. B) O trabalho agrcola cabia aos viles, que viviam em comunidades e prestavam servios aos senhores, como o pagamento da corveia. C) As relaes servis serviram para garantir o sustento da populao do feudo, pois apresentaram uma grande produtividade graas aos avanos das tcnicas agrcolas. D) Os camponeses, na condio de servos, viviam na dependncia de seus senhores devendo-lhes obrigaes e no podiam abandonar a terra.
QUESTO 07

Observe a figura a seguir:

(rechavia.wordpress.com)

As Cruzadas, em certa poca, foram consideradas como a causa principal de quase todo o progresso europeu da ltima fase da poca feudal. Supunha-se que tinham contribudo para o crescimento das cidades, para a runa do feudalismo e para a introduo na Europa Latina, da filosofia e da cincia muulmana. No entanto, a maioria dos historiadores d um valor limitado a tal suposio por que: A) As Cruzadas no atingiram o objetivo de libertar Jerusalm do domnio dos turcos. B) O crescimento das cidades foi muito mais uma decorrncia de fatores internos do que pelos resultados provocados pelas Cruzadas. C) Os participantes das expedies militares desprezaram a cultura muulmana por consider-la inferior. D) As Cruzadas tm uma importncia apenas no aspecto militar, enquanto a crise feudal tem aspecto econmico e social.
UERN 2 2011
Pgina 5

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 08

Na expanso martimo-comercial moderna, Portugal foi o grande pioneiro do processo. Esse fato poder ser explicado pelos seguintes fatores: A) A posio geogrfica favorvel que colocou o pas na rota de navegadores que se dirigiam para o Mar Bltico e o Mar do Norte. B) A grande contribuio da Escola de Sagres e o financiamento de navegadores por parte da nobreza. C) O interesse da burguesia e da Igreja Catlica que queriam expandir o processo inquisitorial para as colnias. D) As rivalidades entre Portugal e Espanha em torno do comrcio pelo Mar Mediterrneo e o controle portugus do comrcio das especiarias.
QUESTO 09

Nassau: A guerra entre Holanda e Portugal nunca existiu. Durante todos esses anos tivemos um inimigo comum: a Espanha. A vida Castela dos Felipes que, no satisfeitos de humilhar Portugal, pretendiam estender suas garras imperialistas at os Pases Baixos. Queriam ocupar o trono da Holanda e conquistar o mundo, os Felipes. Mas a restaurao de Portugal vem marcar o incio de um novo tempo. E o fim de um longo equvoco (abraa o Frei e enche os dois clices) Viva D. Joo IV, Rei de Portugal! (Buarque, Chico e Guerra, Rui. Calabar, o Elogio da Traio) De acordo com o texto, podemos concluir que: A) A dominao dos holandeses nas reas aucareiras do Nordeste brasileiro uma consequncia da restaurao do trono portugus, colocando um fim no perodo da Unio Ibrica. B) A ascenso de D. Joo IV ao trono portugus foi comemorada juntamente com a notcia da expulso dos holandeses do Brasil. C) Nassau reconhece a inexistncia de rivalidade entre Holanda e Portugal e atribui a invaso holandesa ao Nordeste brasileiro Unio Ibrica. D) O texto demonstra que a ao imperialista da Espanha sobre os Pases Baixos foi responsvel pelo fracasso da atuao de Nassau na administrao das regies dominadas pela Holanda.
QUESTO 10

Em setembro de 1822, apenas Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais aderiram independncia proclamada por D. Pedro nas margens do Ipiranga. As demais provncias ou ainda estavam sob controle das tropas portuguesas, caso da Bahia, ou discordavam da ideia de trocar a tutela at ento exercida por Lisboa pelo poder centralizado no Rio de Janeiro, caso de Pernambuco, que reivindicava maior autonomia regional. Na regio Norte, Par e Maranho se mantiveram fiis aos portugueses. Por alguns meses, obedecendo s ordens das cortes de Lisboa, ambas as provncias chegaram a se declarar separadas do restante do Brasil e ligadas diretamente a Portugal. No sul, as foras estavam divididas entre interesses brasileiros e portugueses.
(Gomes, Laurentino. 1822, Como um homem sbio, uma princesa triste e um escocs louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil, um pas que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2010 p. 61)

A Independncia do Brasil, ocorrida no contexto da crise do Antigo Sistema Colonial, significou: A) Um processo conduzido pela camada dominante colonial, interessada em manter a Monarquia para garantir a integridade territorial e a base latifundiria e escravista. B) Um momento que refletiu os interesses revolucionrios das regies mais distantes da capital do Rio de Janeiro. C) Um processo semelhante aos demais ocorridos na Amrica Espanhola que se definiram pela instalao de governos monrquicos e fortemente centralizados. D) O rompimento da tutela de Portugal, de forma revolucionria, uma vez que os interesses ingleses j se faziam presentes desde o momento da abertura dos portos, em 1808.
UERN 2 2011
Pgina 6

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 11

Metamorfose Meu av foi buscar prata, mas a prata virou ndios. Meu av foi buscar ndio, mas o ndio virou ouro. Meu av foi buscar ouro, mas o ouro virou terra. Meu av foi buscar terras. e a terra virou fronteira: E o Brasil tomou forma de harpa.
(Cassiano Ricardo Martim Cerer)

No poema anterior de Cassiano Ricardo, as vrias metamorfoses significam: A) O processo histrico do perodo colonial, em que ocorreram o alargamento e a ocupao do territrio brasileiro. B) A ocupao do territrio brasileiro atravs dos principais rios nas regies Sudeste e Sul. C) A importncia do ndio na composio tnica brasileira, o papel desempenhado no processo produtivo e sua contribuio na ocupao do territrio. D) O processo histrico de interiorizao do Brasil, no perodo colonial, com destaque para a explorao das drogas do serto, com mo-de-obra indgena.
QUESTO 12

Em matria de organizao, a lavoura cafeeira seguiu os moldes tradicionais e clssicos da agricultura do pas: a explorao em larga escala, tipo plantao fundada na grande propriedade monocultural trabalhada por escravos negros, substitudos mais tarde... por trabalhadores assalariados. (Caio Prado Jnior) Sobre a economia do Brasil no Segundo Reinado, analise: I. O pioneiro da iniciativa de adotar trabalho livre foi o Senador Nicolau de Campos Vergueiro, nas suas fazendas de Ibicaba, no sistema de parceria. II. O latifndio de caf seguia muito de perto o velho modelo do engenho aucareiro nordestino: tendia autossuficincia, com produo de bens de consumo, possua casa grande, senzala, oficinas de pequenos servios etc. III. Devido economia cafeeira, ocorreu o desenvolvimento de estradas de ferro, que interligavam o interior aos portos exportadores de caf. IV. O sucesso do sistema de parceria levou o governo a entusiasmar-se com a adoo do trabalho livre, assalariado, passando a criar as colnias de imigrantes, na regio Sul e Sudeste do pas. V. A economia cafeeira ajudou a dinamizar a vida urbana com as atividades mercantis, a instalao de bancos, o crescimento da classe mdia, o enriquecimento de pessoas ligadas exportao do caf. VI. A Era Mau foi um grande momento na industrializao brasileira, na medida em que eliminou uma srie de dificuldades que entravavam o crescimento interno do pas. Esto corretas apenas as afirmativas: A) I, II, IV, VI B) II, III, IV, V C) I, II, III, V D) I, III, IV, VI
UERN 2 2011
Pgina 7

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 13

Os atos autoritrios de D. Pedro I, logo no incio do Brasil Imprio, provocaram reaes contrrias ao governo. A Confederao do Equador enquadra-se nesse contexto. O seu lder, Frei Caneca, negou-se a admitir a Constituio de 1824 por consider-la iliberal e contrria liberdade, independncia e direitos do Brasil. Sobre a Confederao do Equador, pode-se considerar que: A) O movimento teve um carter separatista, inspirado no modelo unitrio e representativo, adotado pelos EUA. B) O Manifesto de Proclamao da Confederao obteve apoio das provncias do Maranho, Cear, Bahia, Alagoas, Paraba e Rio Grande do Norte, simpatizantes das ideias republicanas e federalistas. C) O fracasso do movimento pode ser atribudo ausncia de participao popular, uma vez que o movimento procurou assegurar os interesses da elite latifundiria. D) A estratgia utilizada pelo governo foi a de combater separadamente cada provncia para, assim, evitar uma represso que fosse marcada pela violncia e crueldade.
QUESTO 14

Analise o trecho a seguir: Era um sonho dantesco... o tombadilho Que das luzentes avermelha o brilho Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar de aoite Legies de homens negros como a noite, Horrendos a danar...
(Castro Alves, Navio Negreiro, VI)

A mo-de-obra escrava foi a soluo encontrada por Portugal para suprir a necessidade de braos para trabalhar na lavoura da cana-de-acar, nos primeiros tempos do Brasil Colnia. A respeito do escravismo colonial, correto afirmar: A) A deciso de adotar a mo-de-obra escrava negra obedeceu a critrios puramente raciais, na medida em que os europeus consideravam os negros inferiores e acostumados ao trabalho escravo. B) O que caracteriza um escravo a sua condio de dependncia em relao ao seu senhor e os pesados castigos, a que submetido, sempre que se demonstra rebelde sua condio. C) A Inglaterra manteve-se favorvel ao trfico de escravos at 1850, quando exigiu no s a extino do comrcio intercontinental de negros como a prpria abolio da escravido. D) No momento da Independncia, no se pensou em eliminar a escravido porque as insituies polticas achavam-se construdas sobre a base escravista e a sociedade patriarcal no conseguirira sobreviver sua extino.
QUESTO 15

As principais caractersticas econmicas do sistema liberal so: A) Sistema industrial de produo e mercado da livre concorrncia, regulamentado pela Lei da Oferta e da Procura. B) Sistema comercial de produo e mercado monopolizado pelos grupos econmicos, como os trustes, as holdings e os cartis. C) Sistema industrial de produo e trabalho compulsrio como forma de garantir a lucratividade da produo. D) Sistema mercantil de produo e o controle do Estado para regular a concorrncia e evitar uma economia oligopolizada.
UERN 2 2011
Pgina 8

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 16

O Congresso de Viena, realizado em 1815, aps a derrota de Napoleo Bonaparte, foi uma reao conservadora das monarquias europeias, apoiadas pela aristocracia, com o interesse de barrar a possvel onda revolucionria burguesa. Os princpios que nortearam o Congresso de Viena foram: A) Liberalismo, Legitimidade e Equilbrio Poltico das naes europeias. B) Conservadorismo, Restaurao da Monarquia e Positivismo que norteia a evoluo das sociedades. C) Constitucionalismo, Republicanismo e Industrialismo proposto pela Segunda Revoluo Industrial. D) Restaurao da Monarquia, Legitimidade do Trono e Equilbrio Poltico da Europa que fora ameaado por Napoleo.
QUESTO 17

Observe a figura apresentada:

(Blog-da-81.blogspot.com)

A Revoluo Industrial promoveu a consolidao do modo de produo capitalista. Dentre as profundas transformaes scio-econmicas decorrentes desse processo, pode-se apontar: A) A progressiva interveno do Estado na rea econmica, levando concentrao dos meios de produo nas mos da burguesia. B) A formao do trabalho assalariado, que se organizou em comunidades e com uma relao de dependncia entre empregados e patres. C) O crescimento desordenado das cidades, provocando a formao de bairros perifricos com precrias condies de moradia e de saneamento. D) A introduo de novas tecnologias no processo de produo, garantindo a plena capacitao dos trabalhadores e a absoro de toda a mo-de-obra disponvel no mercado.
QUESTO 18

O pensamento do socialismo cientfico iniciou-se com Karl Marx e Friedrich Engels, com o lanamento do Manifesto Comunista, em 1848, em pleno momento de avano do capitalismo liberal e do movimento operrio na Europa. Este pensamento tem como base os seguintes pontos principais: A) Para Marx e Engels, a histria o resultado da luta de classes, que na economia capitalista trava-se entre a burguesia e o proletariado. Por isso, os trabalhadores deveriam realizar greves para derrubar o poder da burguesia. B) Na teoria da mais-valia, os dois pensadores buscaram demonstrar uma das maneiras pelas quais o capital expropriava e explorava a classe trabalhadora. C) Na teoria da evoluo socialista, o primeiro momento deveria ocorrer com a ditadura do proletariado e a eliminao do Estado. O segundo momento, a etapa do comunismo, a sociedade seria totalmente igualitria. D) A revoluo do proletariado compreenderia a reunio de todas as foras sociais burguesia e proletariado para colocar um fim luta de classes.
UERN 2 2011
Pgina 9

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 19

Observe a figura apresentada:

EL REY, NOSSO SENHOR E AMO, DORME O SONNO DA... INDIFERENA. OS JORNAIS, QUE DIARIAMENTE TRAZEM OS DESMANDOS DESTA SITUAO, PARECEM PRODUZIR EM S.M. O EFEITO DE UM NARCTICO. BEM AVENTURADO SENHOR! PARA VS O REINO DO CO E PARA O NOSSO POVO... O DO INFERNO!

(ngelo Agostini. 1887. El Rey Nosso Senhor e Amo. Jpg)

A Proclamao da Repblica no Brasil, em 1889, est ligada a uma srie de transformaes econmicas, sociais e polticas ocorridas a partir de 1870. Sobre os ltimos anos do Imprio, pode-se afirmar: A) Em 1870, a criao do Partido Republicano significou o fim dos Partidos Liberal e Conservador. A partir de ento, a propaganda republicana passou a veicular livremente nos jornais, criticando as atitudes do imperador. B) A charge de ngelo Agostini coloca a figura de D. Pedro II cansado e distanciado do mundo poltico e, por isso, considerado extremamente conservador e lento nas decises que trariam a eliminao do trfico de escravos. C) Os conflitos entre a Igreja e o Estado, envolvendo o Regime do Padroado e a questo da maonaria tiveram um resultado satisfatrio com o decreto do Imperador criando o Estado laico. D) O fim da Guerra do Paraguai trouxe o fortalecimento do Exrcito que, com a influncia das ideias positivistas, passou a defender a instaurao de um governo republicano.
QUESTO 20

As posies de poltica econmica, no Brasil, na dcada de 1950, variaram entre concepes defensoras do Nacionalismo e outras defensoras do Desenvolvimentismo, significando: A) A interveno do Estado na economia se alternava com propostas de protecionismo alfandegrio, levando a um isolacionismo econmico. B) A restrio total remessa de lucros das multinacionais e sua participao no setor de indstrias de base se alternava com a concepo de favorecimento da instalao de grupos estrangeiros. C) A defesa de tomar apenas medidas protetoras da indstria nacional, a fim de criar uma economia em bases sustentveis, sem recorrer a investimentos externos, chocava-se com o princpio de abertura total s empresas multinacionais. D) O princpio de que as relaes entre empresas e trabalhadores deveriam ser diretamente controladas pelo Congresso Nacional em oposio ideia de que os sindicatos deveriam ter livre organizao e o direito de eleger deputados classistas.
UERN 2 2011
Pgina 10

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 21

s vsperas da primeira Guerra Mundial, a Frana detinha cerca de 40% da frica (grande parte desse territrio correspondia ao deserto do Saara), a Inglaterra controlava 30%, e a Alemanha, Blgica, Portugal e Espanha repartiam entre si, aproximadamente 23% do territrio africano.
(Sherman & Hunt. Histria do Pensamento Econmico 24 edio. Petrpolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2008. pg. 153)

O texto contribui para uma avaliao do Imperialismo, na frica, em pleno incio do sculo XX. Sobre o referido processo, analise: I. No sculo XIX, a Europa estava beira de uma crise. O nacionalismo econmico, praticado pelos pases capitalistas, e a formao de grandes monoplios financeiros estavam tornando-se entraves para a expanso do capital. Da, a necessidade de exportar capitais para reas fora da Europa. II. Em 1885, a Conferncia de Berlim decidiu a partilha da frica. Tal fato passou a ser considerado um marco poltico para o incio do Imperialismo. III. A poltica expansionista da Companhia Britnica da frica do Sul culminou na Guerra dos Bers, esmagando as repblicas holandesas do Estado Independente de Orange e a Repblica do Transvaal, quando a Inglaterra passou a adquirir o controle total sobre a frica do Sul. IV. Em nome da Misso Civilizadora, os pases industrializados europeus cometeram as piores atrocidades contra as populaes nativas, submetendo-as a um opressivo sistema fiscal, que inclua, inclusive, impostos pagveis em matrias-primas. V. Aps a segunda Guerra Mundial, o processo de descolonizao do continente ganhou fora. A Conferncia de Bandung assinalou a disposio do no-alinhamento pelas naes afro-asiticas recmindependentes. Esto corretas apenas as afirmativas: A) I, III, IV B) II, III, IV, V C) I, II, IV, V D) I, II, III, IV, V
QUESTO 22

(Guernica Pablo Picasso 1837)

A Guerra Civil-Espanhola, de 1936 a 1939, assinalou a ascenso de Franco ao governo da Espanha. O quadro mural de Pablo Picasso foi um protesto contra a violncia e contra a ascenso de um governo de caracterstica fascista. Sobre este episdio, podemos considerar: A) Guernica era uma aldeia basca, reduto de resistncia contra Franco e o Partido da Falange. O seu bombardeio pelas foras nazistas significou o golpe final nas foras contrrias ascenso do fascismo. B) Hitler promoveu o bombardeio de Guernica para aplacar a resistncia nacionalista dos espanhis e conter os interesses expansionistas de Mussolini. C) No bombardeio de Guernica ficou comprovado o sucesso da Poltica do Apaziguamento, adotada pela Liga das Naes. D) Com o bombardeio de Guernica ocorreu o incio da segunda Guerra Mundial.
UERN 2 2011
Pgina 11

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 23

Observe a figura:

(salacristinageo.blogspot.com)

No perodo entre guerras, a crise do capitalismo liberal e financeiro abalou profundamente a economia dos pases capitalistas. Pela sua intensidade e pelas suas repercusses, afirma-se que foi uma crise universal. S no abalou a URSS, que se encontrava em pleno processo de implantao de uma economia socialista, j sob a conduo de Stalin. De acordo com a charge e com os seus conhecimentos, assinale a alternativa correta: A) A crise foi provocada pela falta de mercado consumidor, uma vez que a Europa praticava o protecionismo alfandegrio e sobretaxava os produtos norte-americanos. B) As greves operrias tambm contriburam para a crise de superproduo, uma vez que a paralisao dos trabalhadores provocou diminuio da produo nas fbricas e a queda do consumo. C) A crise foi diagnosticada como prpria do funcionamento do capitalismo quando, no ps-guerra, a crena norte-americana no progresso ilimitado gerou investimentos na produo sem que houvesse aumento de salrios dos trabalhadores. D) Para contornar a crise, milhares de empresrios queimaram a produo de suas fbricas para garantir o equilbrio entre a oferta e a procura.
QUESTO 24

Polir a inteligncia e temperar o carter do cidado (...) o primeiro dever do Estado. A afirmao de Getlio Vargas, feita no perodo do Estado Novo, de 1937 a 1945. Durante esse perodo, foi adotada uma srie de medidas, dentre elas: A) A criao do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), tendo como funes patrocinar manifestaes cvicas e estimular espetculos e publicaes, valorizando o carter liberal do governo. B) A publicao de livros e cartilhas escolares, exaltando o patriotismo e a figura de Vargas, como exemplo de brasileiro e dando nfase ao ensino universitrio, voltado para ampliar o grau de profissionalizao dos trabalhadores. C) Foi promulgada a C.L.T. baseada na Carta del Lavoro de Mussolini, refletindo a poltica de Vargas de aproximao com os trabalhadores e a valorizao de sindicatos livres no Brasil. D) Ocorreu uma poltica de valorizao da harmonia social, dentro de uma viso corporativista, que atribui ao Estado a funo de tutelar as divergncias e conflitos baseados em interesses particularistas.
UERN 2 2011
Pgina 12

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 25

Observe a charge:

(gilvanmelo.blogspot.com)

A charge apresentada nos remete ao perodo histrico da Repblica Velha, que apresentou as seguintes caractersticas: A) O controle poltico de Minas Gerais e So Paulo, atravs de mecanismos eleitorais praticados pelos coronis e, na maioria das vezes, fraudulentos, como por exemplo, o voto de cabresto. B) Durante o perodo, a poltica do caf-com-leite sofreu frequentes contestaes dos estados do Nordeste, principalmente da Bahia e de Pernambuco, que no aceitavam a monopolizao do poder pelos partidos republicanos de MG e de SP. C) A contestao a essa poltica ocorreu, no final da dcada de 1920, quando Rio Grande do Sul, Paraba e Rio de Janeiro formaram a Aliana Liberal e lanaram Getlio Vargas para a presidncia do pas. D) A Poltica dos Governadores, iniciada no governo de Campos Sales, provocou um enfraquecimento da aliana entre Minas e So Paulo na medida em que fortaleceu o governo central.
QUESTO 26

Sobre a primeira Guerra Mundial, analise: I. O nacionalismo foi um dos fatores mais importantes para a ecloso da primeira Guerra Mundial, uma vez que gerou o recrudescimento de sentimentos que justificavam uma ao agressiva, como o paneslavismo, o pan-germanismo e o revanchismo francs. II. A primeira Guerra Mundial tornou-se uma soluo para a crise da sociedade liberal, provocando a eliminao das razes de governos extremistas de direita. III. O conflito teve repercusses profundas ao modificar o mapa poltico europeu, promover a ascenso da economia norte-americana no cenrio mundial e provocar a queda do governo autocrtico na Rssia, tornando-a o primeiro pas socialista na Histria. IV. Na Amrica Latina, vrios pases tiveram a acelerao da economia capitalista, com a instalao de indstrias de bens de consumo durveis. Esto corretas apenas as afirmativas: A) I, II B) I, III C) II, IV D) I, IV
UERN 2 2011
Pgina 13

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 27

Antes de 7 de dezembro de 1941, duas guerras estavam sendo travadas na face da terra. Uma era a guerra europeia, nascida do ataque de Hitler Polnia, em setembro de 1939. A outra era a guerra entre o Japo e a China, que havia comeado em 7 de julho de 1937. Essas duas guerras fundiram-se numa s naquele dia de dezembro, quando avies japoneses bombardearam a grande base naval norteamericana de Pearl Harbor, no Hava (...)
(Burns, Edward McNall. Histria da Civilizao Ocidental. Porto Alegre. Editora Globo. 1972. pg. 948)

Sobre a segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos, pode-se afirmar: A) O bombardeio japons a Pearl Harbor provocou a entrada dos EUA na Guerra e assinalou o momento em que o Eixo passou a obter vitrias no norte da frica. B) Com o desenrolar da segunda Guerra Mundial, o governo Vargas foi forado a assinar um acordo de defesa mtua com os EUA, permitindo a instalao de uma base area e naval norte-americana em Natal. C) Vrios pases da Amrica Latina tiveram um processo de industrializao por substituio de importaes e foram ajudados pelo Plano Marshall, no ps-guerra. D) A Doutrina Truman, em 1947, assinalou o incio da Guerra Fria no momento em que os EUA invadiram o Vietn para conter os avanos do sul sobre o norte.
QUESTO 28

A segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar razoavelmente, como uma terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar: pois, como observou o grande filsofo Thomas Hobbes, a guerra consiste no s na batalha, ou no ato de lutar: mas num perodo [...] A Guerra Fria entre os EUA e URSS, que dominou o cenrio internacional na segunda metade do breve sculo XX, foi sem dvida um desses perodos. Geraes inteiras se criaram sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento de devastar a humanidade.
(Hobsbawn. Eric J. A Era dos Extremos: O breve sculo XX:1914-1991. So Paulo. Cia. Das Letras,1995)

No contexto da Guerra Fria: A) Os EUA anunciaram a Doutrina Trumam, que estabelecia o combate ao comunismo, a qualquer custo e, para isso, tornava-se necessria a diviso da Alemanha. B) Pelos Acordos de Bretton-Woods, o dlar tornou-se o padro financeiro internacional, foram criados o Fundo Monetrio Internacional e o Banco Mundial. C) O Macarthismo desencadeou nos EUA uma onda de perseguio a supostos simpatizantes comunistas, que atuavam no movimento estudantil clandestino, com influncia de grupos guerrilheiros da Amrica Latina. D) O Plano Marshall configurou a poltica externa dos EUA no sentido de promover ajuda na reconstruo europeia e asitica para, assim, evitar o avano do socialismo nessas regies.
QUESTO 29

O AI-5, legislao excepcional editada durante o governo Costa e Silva, em 1968, resultou entre outros fatores, de: A) Crise econmico-financeira, com acelerado processo inflacionrio decorrente da poltica adotada no governo de Castelo Branco. B) Necessidade de reformulao da estrutura administrativa altamente burocratizada do pas, que concentrava poderes nas mos do Legislativo. C) Manifestaes contrrias ao governo, como a Passeata dos Cem Mil e do comportamento do Congresso Nacional, que relutou em cassar o mandato do deputado Mrcio Moreira Alves. D) Presses da burguesia e das Foras Armadas que insistiam na necessidade de se criar mecanismos de controle das multinacionais para evitar a desnacionalizao da economia.
UERN 2 2011
Pgina 14

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 30

As duas ltimas dcadas do sculo XX assistiram desmontagem do Estado do Bem-Estar Social, tambm conhecido como Welfare State. Nesse momento, surgiu um conjunto de medidas que trouxeram novas tendncias de polticas econmicas e sociais com o objetivo de recuperar a economia capitalista. Desta forma, deve-se considerar que: A) Em 1980, no Consenso de Washington, foram definidas as medidas que previam a reduo da participao do Estado na economia, gerando os princpios do Neoliberalismo. B) Com o Neoliberalismo e o fim do Welfare State, os princpios liberais de interveno do Estado foram garantidos, a fim de regular a crise do capitalismo. C) O Estado do Bem-Estar Social foi uma poltica econmica baseada na estatizao da economia pelos governos sociais-democratas, a fim de evitar o confronto direto com as economias dos pases socialistas. D) A poltica da boa vizinhana foi adotada pelo governo dos EUA como forma de estimular a adoo do Neoliberalismo pelos pases latino-americanos.

UERN 2 2011
Pgina 15

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
GEOGRAFIA QUESTES DE 31 A 60 Esta prova dever ser respondida pelos candidatos aos cursos do Grupo II: Cincias da Religio, Cincias Sociais, Comunicao Social, Direito, Filosofia, Geografia, Histria, Letras, Pedagogia, Servio Social e Msica.
QUESTO 31

(http://www.frigoletto.com.br/GeoFis/translacao.htm)

A partir da ilustrao e considerando o conhecimento relativo aos movimentos da Terra, assinale a alternativa correta: A) O movimento de rotao da Terra explica suas diferentes posies em relao ao Sol e, portanto, as diferentes estaes do ano. O movimento se completa ao longo de um ano e a trajetria da Terra descreve um formato de elipse. B) Os equincios mostrados na ilustrao indicam uma maior variao da durao dos dias e das noites, nas diferentes localizaes da Terra. A longitude dos locais em anlise deve ser levada em considerao, para que se possa entender melhor as variaes de luminosidade. C) O incio do vero no Hemisfrio Sul est indicado pela posio 4 da Terra na imagem. Durante trs meses, os dias se apresentam longos no Hemisfrio Sul e menores no Hemisfrio Norte. A variao dos dias depende tambm da posio latitudinal dos locais em anlise. D) Devido inclinao do eixo da Terra nos solstcios, os Hemisfrios Norte e Sul recebem quantidades iguais de luz e calor. Os solstcios marcam o incio da primavera ou do outono, dependendo do Hemisfrio em questo.
QUESTO 32

Considerando que a posio geogrfica mdia de Natal, capital do Rio Grande do Norte, determinada aproximadamente pela interseo das coordenadas 5 Sul e 35 Oeste, correto afirmar que o ponto diametralmente oposto, ou seja, o respectivo ponto antpoda est localizado: A) Numa posio definida pelo paralelo 5 Norte e a longitude de 145 Leste de Greenwich. B) Sobre o paralelo 5 Norte e o meridiano 35 Leste de Grenwich. C) Na interseo entre o paralelo de 85 Norte e 145 Leste de Grenwich. D) Em um ponto identificado pela latitude 35 Norte e pela longitude de 5 Leste de Grenwich.
UERN 2 2011
Pgina 16

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 33

Nova Ordem Mundial o nome dado configurao de relaes internacionais que emergiu aps o fim da bipolaridade. Sobre o assunto, correto afirmar que: A) Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, dentre outros importantes acontecimentos, a Ordem Bipolar se afirmou de vez no cenrio poltico internacional. B) A dissoluo do Pacto de Varsvia, em julho de 1991, no deve ser entendida como um dos acontecimentos marcantes para o fim da bipolaridade, j que essa organizao militar, no serviu de instrumento de manuteno da ideologia socialista em nenhum momento do ps-Segunda Guerra. C) Uma das maneiras de configurar o mundo atual atravs da Ordem Multipolar, onde o poder medido muito mais pela capacidade econmica (disponibilidade de capitais, avano tecnolgico, qualificao de mo-de-obra, nvel de produtividade, ndices de competitividade), do que pelo poder blico das naes. D) Em uma Ordem Multipolar, o poder mundial estaria dividido entre Estados Unidos, Rssia, Inglaterra, ndia e Coreia do Sul.
QUESTO 34

Observe o mapa:

(Simielli, Maria Elena. Geoatlas. So Paulo: tica, 2008)

Os conhecimentos sobre correntes martimas e sobre a dinmica climtica permitem afirmar que: A) As correntes martimas quentes so responsveis pela formao dos desertos costeiros. B) No Sudoeste da frica, em funo da atuao da corrente de Benguela, os ndices pluviomtricos so maiores que no Sudeste do Brasil, que so influenciados diretamente pela passagem de uma corrente fria. C) As correntes martimas frias e quentes compem uma das principais explicaes climticas para se entender a dissimetria significativa na distribuio da pluviosidade entre as costas ocidentais e orientais dos continentes, sobretudo no Hemisfrio Sul. D) O El Nio e a La Nia, fenmenos climticos que ocorrem todos os anos na Terra, so explicados pela atuao das correntes martimas.
UERN 2 2011
Pgina 17

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 35

O Neoliberalismo: A volta s teorias do liberalismo econmico (neoliberalismo) se efetivou nas dcadas de 1970 e 1980. O governo Thatcher, no Reino Unido, j no fim da dcada de 1970, foi o pioneiro, entre os pases desenvolvidos, a adotar o programa neoliberal. Logo depois, na dcada de 1980, Ronald Reagan fez o mesmo nos Estados Unidos. Entre os pases subdesenvolvidos, o Chile foi o neoliberal pioneiro, nos anos de 1970, durante os tempos de ditadura do general Pinochet. Na verdade, a teoria neoliberal nasceu na Europa e na Amrica do Norte como uma reao ao Estado intervencionista e ao Estado do Bem-Estar Social (Welfare State). Sua origem est no texto do economista austraco Friedrich Hayek (1899 - 1992), O caminho da servido, de 1944. Para os neoliberais, o objetivo do capitalismo estava ameaado pelas reivindicaes trabalhistas (sindicatos) e pelos gastos sociais. Cortar os gastos e manter uma taxa de desemprego que diminusse o poder dos sindicatos foram as solues apontadas pelos neoliberais pra eliminar esses obstculos. A privatizao de empresas estatais faz parte da poltica neoliberal.
(Rigolin, Trcio Barbosa e Almeida, Lcia Marina Alves de. Fronteiras da Globalizao: Geografia Geral e do Brasil. 1 ed. So Paulo: tica, 2005)

Acerca disso, correto afirmar que: A) Entre as consequncias da aplicao da doutrina neoliberal, destaca-se a diminuio substancial do desemprego em todo o mundo. B) Com o neoliberalismo, pequenas e mdias empresas nacionais dos diferentes pases capitalistas do mundo se tornaram mais competitivas em relao aos grandes conglomerados internacionais. C) As bolsas de valores perderam capacidade de participao no cenrio econmico mundial, j que os Estados fortalecidos que ditam todas as regras do neoliberalismo global. D) Uma das caractersticas do novo cenrio neoliberal a presena do desemprego estrutural, que pode ser entendido como a reduo dos postos de trabalho atravs dos investimentos tecnolgicos. Nesse caso, o desemprego se d tanto nos pases desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos.
QUESTO 36

Caatinga

(IBGE. Tipos e aspectos do Brasil, Ilustraes: Percy Lau. Rio de Janeiro: Fundao IBGE, 1970, Bico de pena de Percy Lau, 1940)

De acordo com a imagem, podemos identificar uma das formaes vegetais do territrio brasileiro. Sobre tal formao, correto afirmar que: A) Predomina na regio de clima semi-rido do Nordeste, constitui uma formao tipicamente xerfila, ou seja, adaptada escassez de gua. Esparsa, distribui-se pelos macios e tabuleiros, por onde correm rios, em geral, intermitentes. B) uma formao homognea, de solos profundos e pouco salinos. C) Os vegetais resistem a pouca umidade sem perder as folhas ao longo do ano, as razes so pouco profundas em funo do lenol fretico que tambm se apresenta raso. D) O clima dessa formao predominantemente o Tropical de Altitude, o que explica a irregularidade das chuvas.
UERN 2 2011
Pgina 18

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 37

As cidades constituem os principais polos de poder, tomada de decises, de desenvolvimento e de organizaes dos espaos, ainda que sejam tambm (e cada vez mais) os locais onde se concentra e se origina a maior gama de problemas locais, tais como criminalidade, uso de drogas, poluio, doenas e falta de moradia. Embora as maiores taxas de urbanizao sejam encontradas nos pases centrais, os subdesenvolvidos industrializados contam com um maior nmero absoluto de populao urbana, ou seja, maior quantidade de pessoas vivendo nas reas urbanas.
(Terra, Lygia e Coelho, Marcus de Amorim. Geografia Geral e Geografia do Brasil: O Espao Natural e Scio-econmico. 1 ed. So Paulo: Moderna, 2005)

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre a Geografia Urbana, correto afirmar que: A) A populao ativa dos pases desenvolvidos s absorvida pelo setor secundrio e, em funo disso, surge o desemprego das grandes cidades. B) Nos pases subdesenvolvidos no existe macrocefalia urbana, em funo do lento processo de urbanizao. C) Nas cidades do mundo subdesenvolvido, os segmentos no formais esto diminuindo em funo do crescimento da terceirizao de setores tradicionais da indstria, como a automobilstica. D) Em quase todo o mundo, parte da segregao econmica das cidades convertida em uma segregao tnica, pois muitas vezes a poro pobre da cidade coincide com bairros de migrantes estrangeiros, fato muito comum hoje em pases europeus.
QUESTO 38

O continente hipottico mostrado pela figura possui localidades representadas por letras. O entorno do continente corresponde ao oceano. Observe:

A partir dessa anlise e com base em conhecimentos de cartografia e de questes climticas, marque alternativa correta: A) Partindo da ideia de que a distncia entre os pontos B e E no mapa de 3cm, a distncia real entre esses pontos de 9000Km. B) O ponto B possui maiores variaes das mdias trmicas entre as estaes do ano em relao ao ponto A, devido s condies de continentalidade, maritimidade e latitude dos pontos. C) O clima das localidades representadas pelos pontos C, D e E o Tropical, com chuvas concentradas no vero e escassas no inverno. D) O clima da localidade representada pelo ponto A, em funo das informaes que podem ser obtidas da figura, o Temperado Continental, com as quatro estaes bem definidas.
UERN 2 2011
Pgina 19

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 39

Os fatores locacionais da indstria so determinados em funo do tipo de produo que se quer e tambm na escala do tempo em que a instalao industrial se d. Sobre os fatores locacionais da indstria, correto afirmar que: A) Com a globalizao e a revoluo tcnico-cientfica e os consequentes avanos nos transportes e nas comunicaes, as indstrias diminuram, em parte, suas dependncias em relao a fatores locacionais tradicionais, como a matria-prima e o mercado consumidor. Para as grandes corporaes, o mercado consumidor se d em escala global. B) As isenes fiscais, que tambm podem ser entendidas dentro da ideia de dumping social, no representam fatores locacionais importantes da indstria moderna, porque os impostos no chegam a pesar no custo da produo final das indstrias, sobretudo em pases com carga tributria baixa, como o Brasil. C) As indstrias evitam se deslocar para novas reas de produo, j que nessas reas, os sindicatos esto mais fortalecidos do que nos centros industriais tradicionais, fazendo com que a mo-de-obra encarea substancialmente. D) Os fatores locacionais tradicionais impunham a ideia de que as indstrias de base deveriam se localizar junto ao mercado consumidor e as indstrias de bens de consumo, junto s matrias-primas. A matria-prima e o mercado consumidor deixaram de ser fatores locacionais na indstria moderna, diante da fora da economia global e do dumping social.
QUESTO 40

O mapa a seguir representa as Unidades do Relevo do Brasil de acordo com a classificao de Jurandyr Ross:

(http://www.uniblog.com.br/ehprapassar/386481/relevo-brasileiro-2.html)

O Planalto da Borborema e os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paran esto indicados no mapa, respectivamente, pelos nmeros: A) 19 e 26 B) 28 e 7 C) 10 e 3 D) 2 e 21
UERN 2 2011
Pgina 20

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 41

Segundo a classificao do Relevo de Jurandyr Ross, as duas formas de relevo predominantes no Brasil so: A) Serras e Mares de Morros. B) Plancies e Depresses. C) Planaltos e Depresses. D) Planaltos e Plancies.
QUESTO 42

Os grficos de pluviosidade e mdias trmicas representam, respectivamente, os seguintes tipos climticos encontrados no territrio brasileiro: A) Temperado e Subtropical. B) Equatorial e Semi-rido. C) Tropical de Altitude e Equatorial. D) Subtropical e Tropical de Altitude.

(http://www.klickeducacao.com.br)

QUESTO 43

BRIC uma sigla que se refere a Brasil, Rssia, ndia e China: pases que esto se destacando no cenrio mundial pelo crescimento rpido de suas economias nos ltimos anos, sobretudo quando esse crescimento comparado com o do mundo subdesenvolvido. O acrnimo foi criado pelo economista Jim ONeill do grupo financeiro Goldman Sachs, em 2001. Sobre os BRICs correto afirmar que: A) Dois integrantes dos BRICs, Brasil e ndia, so membros permanentes do Conselho de Segurana das Naes Unidas. B) A China dever atingir nas prximas dcadas, a condio de maior economia mundial, com base em um acelerado crescimento econmico que se sustenta, sobretudo na produo de bens de consumo. C) A ndia acabou com as diferenas internas, econmicas e culturais de sua populao, o que lhe d um papel de grande destaque no grupo dos BRICs. D) A grande virtude da Rssia a de ter debelado todas as possibilidades de movimentos separatistas em seu vasto territrio, compondo um espao de grande harmonia tnica e religiosa.
QUESTO 44

Uma das tcnicas utilizadas pela cartografia moderna a do Sensoriamento Remoto que permite uma interpretao e uma anlise mais detalhada dos espaos geogrficos em estudo. So materiais utilizados por essa tcnica: A) Bssolas, curvmetros e cartas topogrficas. B) Plantas baixas, telescpios e altmetro. C) Mapas temticos, bssolas e cartas nuticas. D) Imagens de satlites, imagens de radar e fotos areas.
UERN 2 2011
Pgina 21

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 45

Observe a figura a seguir: Atuao das massas de ar no Brasil: inverno e vero

(http://geoblogueiro.blogspot.com/2009/04/mapas-e-texto-massas-de-ar-lince.html)

Sobre a atuao das massas de ar no Brasil correto afirmar: A) A massa equatorial atlntica responsvel pelas chuvas em todo o litoral nordestino, sobretudo durante o inverno. B) A massa equatorial continental a principal responsvel pelas chuvas de vero na poro central do territrio brasileiro. C) A massa polar atlntica considerada estvel pelo fato de atuar com a mesma intensidade em todas as estaes do ano. D) A massa tropical continental responsvel pelas chuvas orogrficas junto aos tabuleiros litorneos da regio Sudeste.
QUESTO 46

Observe os esquemas que representam o modelo clssico e o atual de hierarquia urbana:

(http://geoguia.blogspot.com/2009/10/rede-urbana.html)

Referindo-se ao territrio brasileiro, assinale a alternativa que se pode atribuir ao fato da concepo tradicional de hierarquia urbana estar sendo substituda: A) Avanos tecnolgicos das comunicaes e dos transportes que encurtam as distncias. B) Emancipao de uma enorme quantidade de municpios na ltima dcada. C) Contnua concentrao das atividades industriais nas metrpoles. D) Desaparecimento da maioria das vilas e pequenas cidades em funo do intenso xodo rural.
UERN 2 2011
Pgina 22

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 47

Sobre as tendncias da lgica moderna da localizao industrial, correto afirmar: A) A concentrao territorial da indstria depende cada vez mais de fontes de energia e matria-prima. B) Ocorre uma contnua instalao dos estabelecimentos industriais em localidades de tradio manufatureira, mantendo-se a elevada concentrao. C) Promove-se uma desconcentrao da atividade industrial, o que faz emergir novos espaos industriais, estruturados por redes globalizadas. D) Os sindicatos fortes atraem novas instalaes industriais para os locais onde atuam.
QUESTO 48

A integrao europeia nasceu no terreno da geopoltica da Guerra Fria e alicerou-se sobre o eixo franco-alemo. Mas o encerramento da Guerra Fria suprimiu os fundamentos estratgicos originais do bloco europeu. O fim da ameaa sovitica abria espao para o ressurgimento das velhas rivalidades nacionais europeias, ameaando a frgil relao entre Frana e Alemanha.
(Magnoli, Demtrio e Arajo, Regina. Geografia, A construo do mundo: Geografia Geral e do Brasil. 1 ed., So Paulo: Moderna, 2005)

Sobre o assunto, correto afirmar que: A) A etapa de incorporao dos pases da Europa Centro-Oriental revoluciona a identidade da Unio Europeia, antes limitada Europa Ocidental e que agora agrega antigos membros do Pacto de Varsvia e at da Unio Sovitica. B) Todos os pases membros da Unio Europeia participam da unio monetria, ou seja, tm como moeda oficial, o Euro. C) Vrios pases da Europa Oriental, como a Bulgria, destacam-se hoje dentro da Unio Europeia, com PIBs que ultrapassam os dos pases da Europa Ocidental. D) Portugal, Espanha, Grcia e Irlanda, identificados pela sigla PIGs, vivem atualmente um momento de crescimento acelerado em suas economias.
QUESTO 49

Pode-se apontar como causa que prejudica a navegao fluvial no Brasil: A) Os rios de plancie esto em grande parte situados distantes das principais reas econmicas do pas. B) A rede de drenagem brasileira predominantemente formada por rios intermitentes. C) O transporte rodovirio e ferrovirio apresentam custos menores no transporte de carga em relao ao hidrovirio. D) baixo o volume de gua da maioria dos rios brasileiros.
QUESTO 50

A interveno britnica, com a ocupao militar iniciada em 1969, conduziu o conflito para um novo patamar. O IRA deflagrou uma persistente campanha terrorista. Depois, formaram-se grupos paramilitares unionistas, que conduziram campanhas de terror contra catlicos.
(Magnoli, Demtrio e Arajo, Regina. Geografia, A construo do mundo: Geografia Geral e do Brasil. 1 ed., So Paulo: Moderna, 2005)

O IRA est diretamente relacionado com a situao poltica do seguinte pas: A) Espanha. B) Frana. C) Itlia. D) Irlanda.
UERN 2 2011
Pgina 23

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 51

Sobre as fronteiras africanas correto afirmar:

(Glassner, Martin I. Political Geography. Nova York, John Wiley & Sons, 1995)

A) A frica no havia constitudo Estados Nacionais at o avano avassalador dos poderes coloniais. Contestar as fronteiras herdadas resolver a maior parte dos problemas tnicos daquele continente, pois o resgate do passado pr-colonial a soluo para a diluio das atuais guerras naquele continente. B) Na dcada de 1990, alastraram-se guerras civis no continente africano. Isso decorre, dentre outras causas, do encerramento da Guerra Fria. A partir desse momento, alguns pases foram abandonados prpria sorte, pois perderam sua importncia estratgica para as grandes potncias. C) Angola no pode ser usada como exemplo de pas que passou por guerras civis no ps-Guerra Fria, pois vive, por dcadas, uma situao de equilbrio poltico e econmico, uma exceo no contexto da frica subsaariana. D) As atuais fronteiras polticas africanas devero solucionar os problemas econmicos do continente africano, muito em funo de que todos os pases daquele continente possuem amplas sadas martimas, o que aumenta o poder de barganha deles no cenrio internacional.
QUESTO 52

Sobre a questo ambiental no mundo, correto afirmar: A) O Protocolo de Kyoto um acordo ambiental definido em 1997 em Kyoto, no Japo. Estabelece metas de reduo das emisses de Dixido de Carbono, que so os maiores viles do aquecimento global, e de outros gases causadores do efeito estufa. B) Os pases subdesenvolvidos so os principais responsveis pelas alteraes ambientais registradas no mundo. C) As chuvas cidas no mundo so registradas principalmente em reas rurais densamente povoadas. D) A maior reduo de oznio na estratosfera terrestre ocorre, principalmente, sobre as reas de clima equatorial.
UERN 2 2011
Pgina 24

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 53

A anlise do grfico permite concluir que h uma necessidade urgente na poltica pblica brasileira: a reforma previdenciria. Sobre o assunto, correto afirmar:
Mudana na estrutura etria da populao brasileira

(www.ibge.gov.br)

A) A queda vertiginosa do nmero de idosos no total da populao permite a reduo da idade mnima para aposentadoria no Brasil. B) O aumento da populao idosa no interfere na proporo de populao economicamente ativa, o que faz com que assunto no se torne pauta urgente da poltica nacional. C) No Brasil, como em boa parte do mundo, inclusive em pases europeus, os governos esto impondo uma elevao da idade mnima para se aposentar, alm de um achatamento dos valores das penses. D) A prioridade do Estado brasileiro, de acordo com os nmeros, com a populao jovem, j que essa vem apresentando um aumento percentual significativo.
QUESTO 54

Observe o grfico:
Brasil: evoluo da populao urbana e rural (1940 2000)

(Fonte: Thry, Herv; Melo, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: disparidades e dinmicas do territrio 2. ed. So Paulo: EDUSP, 2008. pg. 92)

O grfico demonstra o processo de urbanizao da populao brasileira. Diante do exposto, correto afirmar: A) A urbanizao no Brasil se deu independentemente do processo de industrializao. B) A urbanizao brasileira j era intensa antes da Segunda Guerra; este fato amenizou a possibilidade de macrocefalia urbana no Brasil. C) A urbanizao brasileira se intensificou no ps-Segunda Guerra, muito em funo da intensificao do processo de industrializao ocorrido no mesmo perodo. D) Uma caracterstica da urbanizao brasileira de no ter causado um processo de metropolizao.
UERN 2 2011
Pgina 25

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 55

Sobre a populao mundial, analise: I. Aps a Segunda Guerra, houve um grande crescimento da populao mundial, sobretudo nos pases desenvolvidos, fato que se perpetua at os dias atuais. II. Nos pases subdesenvolvidos, a estrutura etria se caracteriza, em geral, pelo reduzido nmero de jovens. III. O percentual de idosos nos pases desenvolvidos normalmente maior em relao aos pases subdesenvolvidos. IV. Na maioria dos pases do mundo, ocorre uma enorme retrao da populao ativa do setor tercirio e, consequentemente, um aumento dos setores primrio e secundrio. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): A) II, III, IV B) I, III C) III D) I, II, IV
QUESTO 56

Sobre os conflitos no Oriente Mdio, assinale a afirmativa correta: A) As colinas de Gol, pertencentes ao Egito, apresentam elevado valor estratgico e garantem o domnio sobre as terras baixas do Norte de Israel. B) Apesar da represso sofrida ao longo de dcadas, os palestinos ocupam toda a rea da Cisjordnia, destinada a eles na partilha realizada pela ONU, em 1947. C) Com a construo dos muros de segurana, que isolam os palestinos em enclaves dentro do territrio da Cisjordnia, Israel continua a desrespeitar a partilha da Palestina proposta pela ONU, em 1947. D) A existncia de grupos armados no Oriente Mdio, como o Hezbollah e o Setembro Negro, no tem relao com as aes militares de Israel naquela regio.
QUESTO 57

Por duas vezes, em 1962 e 1965, a __________________ foi palco de confrontos de fronteira envolvendo a China, a ndia e o Paquisto. O acordo de paz de 1966, embora respeitado at hoje, no regulamentou, em definitivo, o traado das fronteiras internacionais. Atualmente, as pretenses territoriais indianas e paquistanesas sobre a regio funcionam como combustvel para a rivalidade entre os dois Estados e servem de justificativa para a corrida armamentista que eles protagonizam. Assinale a regio a seguir que completa corretamente a afirmativa anterior: A) Tchechnia B) Osstia do Norte C) Cordilheira do Condor D) Caxemira
QUESTO 58

Sobre a estrutura geolgica do Brasil, marque a alternativa correta: A) Os terrenos cristalinos apresentam valor econmico por estarem associados presena de minerais metlicos. B) O Brasil possui dobramentos modernos, cenozicos, espalhados por todo o territrio nacional. C) As reservas de petrleo aparecem exclusivamente em estruturas cristalinas. D) As reservas de minrio de ferro esto presentes nos terrenos sedimentares, a exemplo do quadriltero ferrfero.
UERN 2 2011
Pgina 26

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1
QUESTO 59

Em relao aos movimentos populacionais, analise: I. O nomadismo corresponde ao modo de vida de uma populao, caracterizado pela inexistncia de habitao fixa. Os deslocamentos vinculam-se, normalmente, s possibilidades da natureza. Ocorre, entre outras reas do mundo, na frica subsaariana. II. A transumncia diferencia-se do nomadismo por possuir tempo e espao de deslocamentos prdeterminados. A colheita da cana realizada na Zona da Mata Nordestina pode servir de exemplo, j que feita de forma sazonal e nem sempre por mo-de-obra local. III. A enorme migrao africana em direo ao continente europeu uma das causas do aumento da xenofobia em pases, como a Frana e a Alemanha. IV. A migrao pendular ocorre cotidianamente entre centros urbanos, como por exemplo, entre cidades dormitrios e metrpoles industriais. Esto corretas apenas as afirmativas: A) II, III, IV B) I, II C) III, IV D) I, II, III, IV
QUESTO 60

Sobre a China, correto afirmar que: A) Grande parte da produo industrial chinesa ocorre nas ZEEs (Zonas Econmicas Especiais), que esto localizadas prximas ao litoral, facilitando a exportao da produo de bens de consumo. B) A China reivindica uma cadeira no Conselho Permanente de Segurana da ONU, utilizando como argumento o fato de ser uma potncia blica nuclear. C) A regio da Manchria no se destaca pela produo industrial, por estar distante do litoral e pelos escassos recursos minerais. D) Na busca da condio de lder mundial, a China alm de se destacar na produo industrial, tambm procura evoluir em questes de interesse global, como a ambiental. Um dos exemplos dessa nova postura, a contundente diminuio das emisses de gases estufa, em consequncia de novas tecnologias de produo, desenvolvidas internamente naquele pas.

UERN 2 2011
Pgina 27

U UN NI IV VE ER RS SI ID DA AD DE ED DO OE ES ST TA AD DO OD DO OR RI IO OG GR RA AN ND DE ED DO ON NO OR RT TE E P PS SV V/ /2 20 01 11 1

Das könnte Ihnen auch gefallen