Sie sind auf Seite 1von 28

A interao retrico-discursiva e suas mltiplas variveis

The rhetoric discursive interaction and its multiple variables


Melliandro Mendes Galinari
Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Fapemig

Resumo
O presente artigo procura construir uma viso de conjunto acerca dos elementos envolvidos numa interao retrico-discursiva e suas respectivas designaes terico-conceituais. A enunciao, vista sob uma tica argumentativa e entendida como um processo comunicativo estabelecido entre uma instncia de produo e outra de recepo do discurso, institui-se pela atuao de inmeras variveis. Como exemplo, pode-se citar os prprios argumentos veiculados pelo discurso (logos, ethos e pathos), as modalidades possveis de adeso (teses, aes e emoes), o gnero discursivo/textual e uma srie de fatores situacionais ( orador , auditrio , elementos dxicos , caractersticas scio-histricas, etc.). O artigo, enfim, salienta a importncia de se levar em considerao, conjuntamente, tais elementos durante uma anlise discursiva e procura aproximar a Anlise do Discurso da Retrica e da Sofstica.

Palavras-chave
Anlise do Discurso, Argumentao, Retrica, Sofstica

162

GALINARI

Abstract
This paper intends to create a combined view on elements involved in a rhetoric discursive interaction and its respective theoretical conceptual designations. The enunciation, analyzed by an argumentative view is understood as a communicative process, established between an instance of production and another of reception of discourse, institutes itself by the interaction of several variables. For example, the own arguments in the discourse can be mentioned (logos, ethos and pathos), possible adhesion modalities (theses, action and emotion), the discursive/textual genre and a series of situational factors (orator, auditorium, social historical characteristics, etc.). This article emphasizes the importance of considering, conjointly, these elements during a discursive analysis and tries to approximate the Discourse Analysis to the Sophistic and the Rhetoric.

Keywords
Discourse Analysis, Argumentation, Rhetoric, Sophistic

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

163

1. Introduo

oje sabemos que a argumentao e vrios de seus conceitos, como o logos, o ethos e o pathos, tem sido sistematicamente inserida e reaproveitada pelos estudos lingustico-discursivos, seja em suas reflexes tericas, seja em suas mltiplas anlises de corpus. As conexes possveis entre as categorias e pensamentos retricos e/ou argumentativos (antigos) e a Lingustica discursiva contempornea no deveriam causar, a meu ver, nenhum espanto, qualquer estranhamento e, menos ainda, sensaes eufricas de novidade. Basta lembrarmos que, no longnquo tempo dos Sofistas, na Atenas do V sculo a.C., ou seja, na to falada Era de Pricles, Gramtica, Dialtica, Retrica e Cultura Geral (VIGNALI, 2007) eram as quatro disciplinas reunidas e solidrias no mesmo engenho de formar eficientemente o orador, o que nos permite cogitar a existncia e persistncia, ao longo da longa histria, de uma Arte Geral da Influncia, com foco, no momento em questo, na preparao pragmtica do cidado para os embates da vida pblica. Naquela conjuntura, assim como se delineia hoje, inmeras questes de lngua e estilo ligavam-se j a questes de discurso e a seus impactos no meio social, embora muitas diferenas terminolgicas e o ostracismo de que gozam (ainda) os estudos sofsticos no mbito dos estudos discursivos nos impeam de ver as ligaes. A partir de Aristteles, tal Arte Geral da Influncia contaria tambm, e mais claramente, com uma vertente de cunho terico-analtico, voltando-se para a especulao filosfica e o estabelecimento daquilo que seria persuasivo em cada caso particular, tendncia dada como a mais prxima dos postulados da Anlise do Discurso atual (AD). Entretanto, tal vertente mais especulativa ou terica de Aristteles, em razo de uma leitura parcial feita por estudiosos atuais do discurso, contrape-se ao suposto utilitarismo pragmtico dos sofistas apenas em aparncia: em diversos momentos da Retrica aristotlica v-se claramente que o autor d conselhos para o xito prtico do orador na vida pblica. Em contrapartida, os sofistas, como se ver rapidamente na

164

GALINARI

concluso deste artigo, procuraram a seu modo tecer consideraes de cunho terico, das quais a AD atual poderia igualmente tirar proveito. Com a decadncia da Retrica em seu aspecto combativo/controverso, fenmeno bastante teorizado aqui e ali, com o seu resgate no sculo XX pelas mos de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2002), Toulmin (1958) e outros, e com o desenvolvimento da Lingustica do discurso, verossmil dizer que, atualmente, os cacos daquela cincia geral da influncia, que havia se quebrado,1 vm se recompondo no interior do campo disciplinar da AD, o que nos leva fatalmente a indagar: no seria a AD uma neorretrica a seu modo, com seus encaminhamentos tericos particulares/modernos? E, da mesma forma, no seria a antiga Retrica em seu conjunto (ou seja, no somente Aristteles, mas tambm as reflexes dos Sofistas, de Ccero, de Quintiliano e outros) uma AD avant la lettre? Noutras palavras, difcil afirmar se o que est ocorrendo hoje realmente uma apropriao por parte de um campo disciplinar (os estudos lingustico-discursivos) de conceitos de outro campo mais antigo, o da Retrica, ou se, na verdade, aquilo a que estamos assistindo uma recomposio ou reunificao de uma Arte Geral da Influncia no espao interdisciplinar e contemporneo da AD. Querelas parte, procuro neste texto traar um panorama geral das variveis mnimas que integram uma interao retrico-discursiva, apoiando-me nas reflexes retricas antigas e modernas e nos postulados da Anlise do Discurso, mas sem me preocupar com uma distino rgida entre Anlise do Discurso, Retrica ou Sofstica. Essa viso geral do que acontece numa interao e do que o analista do discurso vai caa para realizar o seu trabalho visa alertar para uma malcia terica que deveramos ter antes de partirmos para uma anlise de corpus, pois existem muitas variveis a serem consideradas, conjuntamente, ao redor de um objeto discursivo.

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

165

2. O processo enunciativo/argumentativo
Condies de produo do discurso Fatores scio-histricos Elementos culturais Dados psicolgicos

Gnero

Relao Argumentaviva
ARG (Logos, Ethos, Pathos) TAE

Instncia de produo do discurso (O orador e suas caractersticas)

Gnero

Graus de argumentatividade dos discursos sociais Graus, modalidades ou Intensidade da adeso

Gnero

Instncia de recepo do discurso (O auditrio e suas caractersticas)

2
Gnero

Elementos dxicos Saberes partilhados Valores, opinies, crenas Suscetibilidades de influncia Expectativas recprocas

Figura 1

Apresento, ento, um possvel Esquema Geral do Processo Enunciativo/Argumentativo, que comportaria as vrias variveis envolvidas numa interao retrico-discursiva, agrupadas acima em trs nveis: (i) a moldura scio-histrica e situacional na qual a argumentao se desenvolve, com as suas respectivas variveis ou categorias tericas [faixa 1], (ii) um gnero que funciona como ambiente textual/discursivo e veculo para a interao argumentativa [faixa 2] e, finalmente, (iii) uma relao argumentativa visvel com base nos textos fixados como corpora pelo analista do discurso [centro da figura]. No poderei tratar em profundidade de cada detalhe da figura acima, mas procurarei traar aqui uma viso de conjunto dos elementos importantes que

166

GALINARI

deveramos levar em considerao durante uma atividade de anlise discursiva ou argumentativa. Comecemos, portanto, pela parte central e interna do esquema: pelo seu olho.
2.1. A relao argumentativa

Inicialmente, seria interessante reafirmar a posio j expressa em Galinari (2007a e 2007b) de que precisamos ter em mente uma concepo mais ampla da argumentao e de seus efeitos (possveis) num eventual auditrio, antes de partirmos para a anlise de corpus propriamente dita. A argumentao no se reduz abordagem, muito difundida, de que um discurso retrico desencadeia um processo de adeso estritamente cognitivo, mental, no sentido de influenciar seus interlocutores em termos de teses sobre o mundo. Os prprios autores citados correntemente como fontes legitimantes dessa perspectiva (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2002), pelo fato de terem dito que a argumentao seria o ato de provocar ou aumentar a adeso dos espritos s teses que se apresentam a seu assentimento (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2002, p. 50) (grifo meu), logo em seguida revelam que tal posicionamento terico limitado, ou melhor, que ele representa uma concepo errnea dos efeitos da argumentao:
(...) a eficcia de uma exposio, tendente a obter dos ouvintes uma adeso suficiente s teses apresentadas, s pode ser julgada pelo objetivo que o orador se prope. A intensidade da adeso que se tem de obter no se limita produo de resultados puramente intelectuais, ao fato de declarar que uma tese parece mais provvel que outra, mas muitas vezes ser reforada at que a ao, que ela deveria desencadear, tenha ocorrido. (PERELMAN; OLBRECHTSTYTECA, 2002, p. 54) (grifo nosso)

Temos a uma varivel chamada intensidade da adeso que no se restringe transmisso persuasiva de ideias abstratas (um fazer-crer em teses): discursos polticos, publicitrios e tantos outros possuem como meta retrica principal a instituio de aes ou comportamentos, tais como fazervotar ou fazer-comprar/consumir. Obviamente, isso no exclui uma dimenso racional da adeso, que muitas vezes funciona como um meio intermedirio para se chegar a outros fins: fazer-crer para fazer-fazer ou fazer-crer

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

167

para fazer-sentir, etc. A propsito, com o resgate recente das emoes no plano terico,2 podemos ainda acrescentar que afetos e sentimentos so elementos integrantes de uma determinada intensidade da adeso: pode-se querer, simplesmente, fazer-sentir, ou fazer-sentir para fazer-fazer, ou, ainda, fazer-sentir para fazer-crer. Acredito, em razo desse leque amplo de possibilidades, que uma considerao conjunta dos trs elementos bsicos da intensidade de adeso teses, aes e emoes , a meu ver indissociveis, poderia abrir caminho para um melhor entendimento das reais potencialidades de influncia dos discursos sociais. Se partirmos para as nossas anlises com essa malcia terica prvia ser muito produtivo. Seria, pois, uma forma de perguntarmos aos nossos corpora: o que queres (ou podes) tu ocasionar em funo de teu contexto de circulao, das caractersticas psicolgicas e sociais dos sujeitos sociais que colocas em interao? Queres tu apenas fazer-crer em algo? Levar algum a agir ou a se comportar de tal modo? A sentir algo? Um pouco de tudo isso? Voltando, ento, ao olho do esquema apresentado [figura 1], encontra-se sistematizada o que eu prefiro chamar agora de relao argumentativa, e no mais processo enunciativo/argumentativo, como fiz na bibliografia mencionada (GALINARI, 2007a e 2007b), visto que tal processo , na verdade, o todo da figura, ou seja, a completude das variveis contidas numa interao retrica nos seus trs nveis citados, objeto geral deste texto. A relao argumentativa ARG (LOGOS, ETHOS E PATHOS)TAE pode ser descrita da seguinte maneira, como j tenho feito: direita da seta, temos as variveis da intensidade de adeso (teses, aes e emoes) visadas por um discurso persuasivo e, esquerda, os seus elementos deflagradores (os argumentos ou provas retricas). Note-se que, por um lado, temos a dimenso ou inteno retrica dos discursos sociais, isto , um certo grau de argumentatividade (retomando uma expresso de Amossy [2006]), que vai se configurar em funo de um contexto situacional e de um enquadramento genrico. Por outro lado, coerentemente, temos um grau (possvel) de adeso. Essa seria, teoricamente, a relao argumentativa bsica que apreenderamos, enquanto analistas do discurso, com base em qualquer texto que julgamos capaz de influenciar, tendo em mente a interrelao das provas retricas e as formas possveis da adeso.3 Com o esquema da relao argumentativa [ARG (LOGOS, ETHOS E PATHOS) TAE], tenho procurado nem tanto apresentar novidades, mas

168

GALINARI

ampliar (e reaproveitar), em benefcio de nossas anlises, frmulas presentes em Toulmin (1958), Anscombre & Ducrot (1983), Charaudeau (1992) e Plantin (1996), pois acredito que estas, da maneira como foram apresentadas, consideram como efeito possvel da argumentao uma adeso traduzvel em teses sobre o mundo, dando ateno menor (ou nula) s aes ou comportamentos e s emoes. Assim, somos comumente confrontados a estruturaes do tipo: (i) A C (ou AT), que esquematizam a passagem de um argumento a uma concluso ou tese, e (ii) E1 E2, que esquematiza a passagem de um enunciado 1, com valor de argumento, a um enunciado 2, com valor conclusivo. Essa reduo terica da adeso a resultados meramente intelectuais parece ter origem na concepo estritamente racional do logos, proveniente de uma releitura provavelmente equivocada de Aristteles, onde logos sinnimo de demonstrao (verdadeira ou aparente), sendo tais demonstraes portadoras de concluses ou teses, seja pelo mtodo da deduo entimemtica, que encontra a sua forma plena no silogismo dialtico, seja pelo artifcio do exemplo, que se constri com a tcnica da induo. Sabemos, contudo, que Aristteles leva em considerao tambm o pathos e as paixes dirigidas ao auditrio e, ao teorizar sobre a oratria judicial e deliberativa, deixa a entender que o discurso retrico pode se dirigir a aes, ao fazer-deliberar, ao fazer-julgar. E o que dizer dos Sofistas, como Protgoras de Abdera ou Grgias de Leontini, que se colocaram a servio da formao de uma aret (virtude) poltica, exigncia mor da democracia ateniense, onde a palavra (logos) no se restringia apenas aos mbitos tericos, privados ou dialticos, mas s aes polticas e pblicas? Lembremos que, no tempo dos Sofistas e de Pricles, os cargos pblicos e as magistraturas no eram mais distribudos pelo direito oligrquico de sangue, mas atravs do preparo e do mrito individual daqueles que se sobressaam pela performance oratria, e a entrava a importncia educativa dos Sofistas na formao de um cidado ativo (VIGNALI, 2007). Enfim, as aes e as emoes no escapavam conscincia terica e especulativa daqueles pensadores, que tinham a perfeita noo de que, valendo-me das palavras de Grgias,
o discurso [ logos ] um tirano poderoso que, com um corpo microscpico e invisvel, executa aces divinas. Consegue suprimir o medo e pr termo dor e despertar a alegria e intensificar a paixo. (...) Os encantamentos inspirados pelas palavras levam ao prazer

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

169

e libertam da dor. Na verdade, a fora do encantamento, misturandose com a opinio da alma, sedu-la, persuade-a e transforma-a por feitiaria. (...) A fora do discurso em relao disposio da alma comparvel s prescries dos medicamentos em relao natureza dos corpos. Assim como os diferentes medicamentos expulsam do corpo os diferentes humores e uns pem termo doena e outros vida, assim tambm de entre os discursos uns entristecem e outros alegram, uns amedrontam e outros incutem coragem nos ouvintes, outros h que envenenam e enfeitiam a alma com uma persuaso perniciosa (GRGIAS, Elogio de Helena, in PINTO e SOUZA, 2005, p. 127-133).

O logos gorgiano, ento, para (re)agir, depende do interlocutor, misturase com as suas opinies atingindo a sua subjetividade, seus valores e imaginrios; alm de tudo, comparvel magia, feitiaria e ao poder dos frmacos, tendo consequncias mltiplas no plano da adeso. Parece-me que temos aqui uma viso mais ampla do logos grego, ou pelo menos uma viso a mais, que no se reduz a uma perspectiva estritamente racional e de instituio intelectual de teses sobre o mundo. Em relao ao olho da figura, resta-me dizer que teramos muito ainda o que fazer para aperfeioar uma metodologia de anlise argumentativa e estabelecer, assim, os mecanismos de configurao lingustica dos argumentos ou provas retricas (logos, ethos e pathos), ressaltando, ao mesmo tempo, os efeitos possveis desses elementos, ou seja, a sua capacidade de instaurar crenas, opinies, teses, sentimentos, comportamentos ou aes.
2.2. A importncia dos gneros para a anlise argumentativa

Alm da relao argumentativa, interessante para a anlise levar em considerao e a passamos camada imediatamente exterior ao olho da figura 1 o gnero do discurso em estudo, se se trata, por exemplo, de um outdoor publicitrio, de uma alocuo de comcio poltico ou de uma cano popular, e assim por diante. Isso porque a relao argumentativa, j exposta, concretizada no interior de um ambiente discursivo/textual, veculo indispensvel da atividade retrica. Sendo assim, o pertencimento do discurso a um gnero j funcionaria para ns como um indcio de quais tipos preponderantes de argumentos poderamos encontrar na estrutura textual e quais modalidades da

170

GALINARI

adeso eles poderiam instituir, levando-se em considerao, claro, que o enquadramento genrico incontornavelmente construdo pelas condies de produo do discurso e suas respectivas variveis. Um gnero artigo acadmico como este, por exemplo, poderia apenas fazer-crer em teses tericas, embora essa fosse apenas a face mais aparente da adeso, pois o contedo poderia influenciar, num segundo momento, a prxis de anlise de algum leitor (fazeranalisar). Trata-se, em suma, de dinmicas prprias ao campo institucional acadmico; j um gnero jingle poltico poderia sobretudo fazer-fazer, isto , fazer-dar-o-voto ao candidato x, e no ao candidato y, o que no exclui como meios intermeditrios uma adeso racional (fazer-crer) prpria do campo poltico ideolgico ou, mesmo, uma adeso sentimental (fazer-sentir). Pode-se dizer, assim, que os efeitos persuasivos variam segundo o gnero utilizado, que tambm influi na configurao dos argumentos, ou melhor, na predominncia do ethos, do pathos ou do logos e nos seus modos de inter-relao. Como bem ressalta Amossy (2006, p. 215-217), os gneros, com a sua carga retrica especfica, so capazes de socializar a palavra individual, encaixando-a em formas conhecidas e repertoriveis, que determinam um certo horizonte de expectativas; so importantes como elementos mediadores da comunicao, instauram a finalidade da troca, a distribuio dos papis e as relaes de fora entre os parceiros. A propsito, a colocao dos papis pelos gneros discursivos liga-se construo do ethos e tambm presena em maior ou menor grau do pathos. No gnero alocuo de comcio poltico-eleitoral, por exemplo, o homem pblico (candidato) poderia assumir um papel messinico, at mesmo numa relao de intertextualidade com a bblia, ou de ex-sindicalista etc., contando com um auditrio capaz de avaliar tais eth como compatveis ao exerccio do poder pblico. O gnero assim o permite. Pelo contrrio, no caberia a ele um papel ou comportamento discursivo de locutor de futebol, prprio do gnero narrao de jogo (ao vivo), em que o narrador, apesar de desenvolver seu ethos particular e caracterstico, influi nitidamente nas emoes de quem assiste partida. No caso dos argumentos mais racionais ou demostrativos, ligados ao logos aristotlico, eles seriam tambm mais ou menos desenvolvidos de acordo com o gnero, como o caso dos textos acadmicos (artigos, teses, dissertaes...), embora de uma maneira ou outra acabe-se construindo um ethos do orador-pesquisador, que no deixa de ter/mostrar o seu estilo e posicionamento.

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

171

A importncia de se abordar, em determinado momento da anlise, o enquadramento genrico do discurso, o seu histrico de funcionamento social, a sua recorrncia, as suas funes e configuraes possveis, parece gozar de um certo consenso entre linguistas do discurso, visto que, para o estudioso, tais variveis acabam revelando de antemo algo significativo sobre o seu objeto.4 O problema da categoria gnero continua sendo a dificuldade de defini-la precisamente e de torn-la operativa para a anlise lingustico-discursiva que vir pela frente. Infelizmente, no h espao aqui para realizar essa faanha, mas, sim, ressaltar que a considerao da dimenso genrica do discurso pode ser frutfera para a anlise discursiva/argumentativa. Passemos, ento, camada exterior do Esquema do Processo Argumentativo/Enunciativo e as suas respectivas categorias tericas.
2.3. Condies de produo e conceitos afins

As condies de produo do discurso, tambm sistematizadas na imagem do processo enunciativo/argumentativo (figura 1), representam a moldura scio-histrica e cultural dos enunciados fixados como corpora pelo analista e, por isso, comportam uma srie de vriaveis e informaes fundamentais para a interpretao dos efeitos de sentido e da funcionalidade dos discursos sociais. Eis alguns exemplos de tais variveis: as figuras centrais do orador e do auditrio, as suas intenes, as suas caractersticas e estatutos sociais, as suas competncias discursivas, as suas suscetibilidades de influncia, a poca ou o arco de tempo no qual circulou o corpus, as caractersticas histricas, culturais e psicossociais de tal conjuntura, as crenas e valores partilhados, as representaes dominantes ou conhecidas, etc. Trata-se, enfim, da realidade efetiva do discurso, ou seja, de tudo aquilo que est ao seu redor (espacialmente/temporalmente/ simbolicamente), constituindo-o e sendo constitudo/modificado por ele, em funo de uma ou vrias circunstncias enunciativas particulares. Numa perspectiva terica ou noutra, analistas do discurso tm trabalhado para tornar operativas as informaes conjunturais/situacionais em benefcio das anlises discursivas , elaborando reflexes e processos metodolgicos, o que aponta para a existncia de um consenso, mesmo que relativo, entre as variadas correntes ou teorias em AD. No caso da argumentao, no poderia ser diferente: como bem relata Amossy (2006, p. 3),

172

GALINARI

(...) lanalyse argumentative se prsente comme une branche de lanalyse du discours (AD) dans la mesure o elle entend claircir des fonctionnements discursifs en explorant une parole situe et au moins partiellement contrainte. Telle que la dfinissent les tendances franaises contemporaines (...), il sagit dune discipline (1) rapportant la parole un lieu social et des cadres institutionnels, (2) dpassant lopposition texte/contexte: le statut de lorateur, les circonstances socio-historique dans lesquelles il prend la parole ou la plume, la nature de lauditoire vis, la distribution pralable des rles que linteraction accepte ou tente de djouer, les opinions et les croyances qui circulent lpoque, sont autant de facteurs qui construisent le discours et dont lanalyse interne doit tenir compte, (3) refusant de poser la source du discours un sujet nonciateur individuel qui serait matre chez lui (Mazire, 2005:5) : le locuteur est toujours, comme lauditoire, travers par la parole de lautre, par les ides reues et les vidences dune poque, et de ce fait conditionn par les possibles de son temps.5

Nos anos de consolidao da Anlise do Discurso na Frana, ou seja, nas dcadas de 1960 e 1970, Michel Pcheux procurou elaborar as primeiras consideraes sobre as condies de produo do discurso e sobre a sua importncia terica para a realizao das anlises propriamente ditas, apropriando-se de conceitos oriundos de outras reas do conhecimento (Histria, Filosofia, Cincias Sociais...) e dialogando com pensadores como Louis Althusser e Michel Foucault. Para Pcheux (1997, p. 77), todo discurso surge apoiado em determinadas condies de produo, como aquelas que caracterizam o campo poltico ou o religioso, e sempre produzido por sujeitos sociais que participam de relaes de fora movidas por posicionamentos antagnicos. Segundo ele, as condies de produo implicam a relao de duas instncias de discurso (A destinador e B destinatrio), no se tratando tanto, aqui, da presena fsica de dois organismos individuais:
(...) A e B designam lugares determinados na estrutura de uma formao social, lugares dos quais a sociologia pode descrever o feixe de traos objetivos caractersticos: assim, por exemplo, no interior da esfera da produo econmica, os lugares do patro (diretor, chefe da empresa etc.), do funcionrio de repartio, do contramestre, do operrio, so marcados por propriedades diferenciais determinveis (PCHEUX, 1997, p. 82).

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

173

Esse era, nos idos tempos da dcada de 1960, um ponto de vista dado, hoje, como mais rgido, embora no menos interessante, na medida em que d margem interpretao de que o sujeito, com a sua subjetividade ou a sua individualidade (meras iluses), no marca tanto uma presena em seu prprio enunciado, sendo este uma (re)produo do lugar institucional de onde o indivduo fala. Por isso temos, por exemplo, o lugar do patro, como disse acima Pcheux, ou o lugar institucional da Presidncia da Repblica, e assim por diante, que determinariam (ou melhor, assujeitariam) as falas dos sujeitos que por ventura viessem a ocupar tais lugares. Essa rigidez, entretanto, no seria tanto um engano terico ou, mesmo, uma imaturidade/ingenuidade de uma disciplina nascente a AD , mas, certamente, uma necessidade de mostrar enfaticamente, diante do imprio estruturalista, que a linguagem est visceralmente ligada aos espaos sociais/institucionais, luta pelo poder e poltica como arte e elemento opressor, assim como s suas formaes discursivas e ideologias dominantes, e que havia a necessidade de entend-la a linguagem nessa dinmica, onde o homem um ser social e determinado/formado discursivamente pelo seu meio. No que o Estruturalismo pecava, a AD nascente transbordava... Superada essa questo, o conceito de condies de produo ganhou uma certa maleabilidade a partir de tericos como Charaudeau, Maingueneau e outros, admitindo-se que existe, por menor que seja, um espao para o sujeito em sua prpria manifestao discursiva, para o seu estilo e individualidade, o que vai depender tambm da situao e do seu grau (maior ou menor) de formalidade e/ou predeterminao dos papis discursivos. A linguagem e o homem, aqui, no deixam de ser concebidos como um produto do meio, nem como elementos de construo do meio, mas reconhece-se, tambm, a subjetividade dos indivduos nas suas produes verbais. Em relao a isso, Machado (2001, p. 46), falando da Teoria Semiolingustica, de Patrick Charaudeau, nos d uma boa sntese de como a questo vista hoje:
o Homem um ser social (sentido amplo da palavra), criado/ condicionado pela sociedade/cultura do lugar onde vive. Logo, enquanto sujeito-falante, ele repete a voz do social, mas o lado psicossocial-situacional lhe garante tambm uma individualidade. Nem completamente individual, nem completamente coletivo: um amlgama dos dois.

174

GALINARI

Em relao Teoria Semiolingustica, uma tentativa interessante de operacionalizao dos elementos situacionais em benefcio das anlises discursivas/argumentativas est na formalizao do conceito-metfora de contrato de comunicao. Tal conceito abarcaria boa parte das informaes contextuais mais importantes para se enfatizar no incio de uma anlise, no sentido de elucidar os efeitos possveis que uma manifestao lingustico-discursiva teria sobre o(s) interlocutor(es). Com o referido conceito, enfatiza-se a existncia de acordos estabelecidos pelos parceiros da troca e de convenes sociodiscursivas. Um contrato de comunicao, assim como um contrato jurdico, seria, pode-se interpretar, constitudo de clusulas bsicas a serem descritas pelo analista: (i) a identidade psicossocial dos parceiros, ou seja, daqueles que falam ou escrevem (quem comunica com quem? Quais papis/estatutos linguageiros eles possuem?); (ii) a finalidade do ato de linguagem (o sujeito falante est aqui para fazer o qu e para dizer o qu?); (iii) o contedo temtico mais ou menos estabelecido e/ou previsto pela situao (qual o assunto da conversao? Os parceiros comunicam para falar de qu? De quais temas?); (iv) os recursos, canais ou circunstncias materiais da comunicao (os sujeitos comunicam em qual ambiente, com quais recursos, valendo-se de qual canal de transmisso?) (CHARAUDEAU, 1983 e 1994). Roulet, Filliettaz & Grobet (2001), Roulet & Pires (2001), Marinho, Pires & Villela (2007), no mbito da Teoria Modular, tambm procuram, de um modo particular, operacionalizar as informaes contextuais em proveito das anlises discursivas. Nesse sentido, dois mdulos em particular da mencionada teoria chamam ateno: o Mdulo Referencial e o Mdulo Interacional. O primeiro engloba instrumentos metodolgicos que permitem descrever o entorno histrico do discurso analisado, assim como as representaes conceituais e a estrutura acional a presentes:
o mdulo referencial define no s as representaes como tambm as estruturas praxeolgicas das aes, seres e objetos que constituem os universos do discurso, ou seja, tanto o universo no qual se inscreve o discurso como aquele que se revela atravs do discurso (ROULET; PIRES, 2001, p. 73).

O Mdulo Interacional, por sua vez, procura descrever pormenorizadamente a materialidade das interaes subjacentes a um dado discurso, enfatizando trs

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

175

parmetros essenciais de qualquer comunicao: (i) o canal da interao, ou seja, o suporte fsico utilizado pelos interactantes: se se trata de um canal oral, escrito ou visual, por exemplo; (ii) o modo da interao, ou melhor, o grau de copresena espacial e temporal dos interactantes; (iii) o elo da interao, ou seja, a retroao, que revela se h reciprocidade ou no reciprocidade entre os interactantes. A teoria conta com um interessante quadro, que no apresentarei aqui,6 capaz de caracterizar qualquer interao atravs de tais parmetros, essenciais para a anlise de um discurso e para a elucidao de seus efeitos, na viso dos pesquisadores envolvidos nessa perspectiva terica (modular). Enfim, independentemente da teoria ou das teorias adotadas, seria em funo da considerao de parmetros situacionais como os expostos acima, somados s caractersticas do perodo histrico (ou arco de tempo) no qual circulou o corpus, que poderamos elucidar a maneira pela qual as formas da lngua so/esto organizadas de modo a atender determinadas demandas sociais. No caso da argumentao, saberamos melhor (ou teramos uma pista a priori) sobre as modalidades de influncia possveis e/ou visadas pelo discurso, ou seja, a sua prioridade em relao instituio de teses, aes ou emoes, sejam elas quais forem. Da mesma forma, construiramos melhor alguma expectativa em relao aos elementos deflagradores destas trs variveis, ou seja, os argumentos e sua trplice natureza: logos, ethos e pathos. Entretanto, a noo de condies de produo do discurso no uma noo to simples quanto possa parecer. Maingueneau (1991) a problematiza pela dificuldade de defini-la claramente, apesar ser muito utilizada pela AD com a designao geral de um contexto social que envolve um corpus, ou de elementos que permitam descrever uma conjuntura. Apoiando-se em Bakhtin, o autor diz o seguinte:
sil est vrai que, comme lcrivait Bakhtine, en aucun cas la situation extraverbale nest uniquement la cause extrieure de lnonc, [qu] elle nagit pas du dehors comme une force mcanique, mais entre dans lnonc comme un constituant ncessaire de sa structure smantique, alors il faut reconnatre que dans son usage courant la notion de conditions de production se rvle tout fait insuffisante7 (MAINGUENEAU, 1991, p. 188).

176

GALINARI

Essa insuficincia preenchida em seu trabalho com o acrscimo de conceitos salutares para a AD, entre os quais ficarei aqui com a noo de interdiscurso , que nos permite contestar la trompeuse vidence de la conception qui oppose un intrieur du texte lextrieur des conditions qui les rendent possibles8 (MAINGUENEAU, 1991, p. 188). A meu ver, o primado da interdiscursividade viria assegurar dita realidade externa, ou seja, s circunstncias materiais de produo do discurso, um carter tambm discursivo e simblico, pois, como diria Maingueneau (1991, p. 20), o dizer inseparvel de um interdizer. Ao falar de condies de produo, no imagino, portanto, uma realidade extralingustica (ou pr-discursiva) demarcada do discurso a ser analisado, instituindo-o mecanicamente.9 Acredito que tal realidade, supostamente externa, onde se encontram os seres empricos e as variveis psicossocioculturais, tambm plenamente constituda de linguagem e, no fundo, ela em si tambm linguagem para ns, pois o discurso analisado pelo pesquisador, ou melhor, fixado por ele como corpus e ponto de referncia, coexiste, relaciona-se e/ou constituise de outros discursos que se imbricam no presente ou momento histrico da enunciao, o que comumente se chama de interdiscurso. Sendo assim, para o analista, cada corpus instituiria uma busca por essa parafernlia simblica que o constituiu como discurso e que, reciprocamente, tambm acabou sendo constituda por ele quando de sua enunciao. Por outro lado, o homem (ou analista) s poderia acessar esse mundo real, pretensamente extralingustico, atravs do material simblico que o reveste e, concomitantemente, com o material semitico que constitui a sua prpria subjetividade, isto , suas vivncias e competncias lingustico-discursivas, o que o leva a produzir uma leitura que nunca pode ser confundida com uma descrio objetiva do contexto (imparcial ou rigorosamente cientfica). Isso fica mais evidente quando devemos descrever um contexto histrico ou as condies de produo de um discurso enunciado h 50 ou 100 anos. S temos acesso quela realidade atravs de discursos: sejam eles arquivos ou documentos disponveis em acervos ou museus, sejam eles bibliografias historiogrficas concernentes ao perodo, onde pode no haver consenso sobre as reais caractersticas da conjuntura em questo. Aqui est, pois, a importncia da noo de interdiscurso sempre que falamos de condies de produo: ela permite ver claramente que tais condies so (re)constitudas com o auxlio de outros discursos, ou melhor, que so acessveis ao analista atravs de discursos, e que, portanto, no se trata de uma

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

177

realidade mecnica e objetiva extraverbal, extralingustica ou extrassemitica determinadora dos corpora analisados e espera de um pesquisador capaz de reproduzi-la fielmente.10 Com a noo de interdiscurso pode-se, enfim, problematizar a to falada descrio do contexto realizada por ns como praxe epistemolgica e termos, mais que tudo, uma maior conscincia do nosso fazer acadmico/discursivo: essa descrio do contexto infalvel? Reproduz a realidade tal como ela ? Ou acaba sendo uma leitura particular do analista, em funo das fontes (inter)discursivas que ele consulta sobre/no contexto? Precisamos pensar mais nessas questes se admitimos que a Lingustica discursiva/argumentativa antes de tudo uma Cincia Humana, falvel e sujeita a controvrsias. Por fim, caberia ainda ressaltar que, no interdiscurso, ligadas s condies de produo, encontram-se vrias outras variveis j tratadas pelos antigos e que se mostram de suma importncia para a determinao dos sentidos e efeitos dos enunciados sociais, a saber, os valores, as representaes, os saberes e os conhecimentos partilhados, presentes nas reflexes antigas sob o nome de topos , por um lado, e doxa , por outro. Seriam esses mecanismos que viabilizariam a passagem de ARG a TAE, ou seja, que autorizariam propriamente um argumento a desencadear intensidades de adeso determinadas. Em outros termos, a travessia simbolizada pela seta da relao argumentativa ( ) realizase via articulao de elementos dxicos ou, noutras palavras, via atuao de saberes partilhados. Trata-se de uma complexa e fluida trama de ideias comuns: conhecimentos prvios, representaes sociais, juzos de valor, esteretipos, provrbios, clichs etc.11 Nessa lista, incluir-se-ia tudo aquilo que se encontra no territrio comum entre locutor e alocutrio. Em teoria, isso implica tambm especular (na medida do possvel, claro) sobre os auditrios possveis de um dado discurso e, mais ainda, sobre as suas suscetibilidades de influncia, a sua adeso a certos valores e representaes, os seus conhecimentos e vises de mundo, as suas caractersticas psicolgicas e outras informaes dessa natureza, pois tudo isso, fazendo parte da subjetividade do auditrio, permitir a ele no momento da interao avaliar os argumentos apresentados (logos, ethos e pathos), o que resultar (ou no) em determinados tipos de adeso. Por exemplo: um poltico-candidato, querendo atravs de seu discurso instituir a ao de fazer-votar, poderia construir estrategicamente um ethos ou imagem de si de economista ou de sujeito

178

GALINARI

entendido do assunto, valendo-se do lxico complexo e dos jarges prprios a esse campo da atividade humana. Essa adeso s ocorrer ou se tornar provvel se o auditrio for propenso a avaliar tal ethos como algo positivo e apropriado para o exerccio do poder, ou se o auditrio pelo menos possuir uma inclinao para tal avaliao ou, ainda, tiver pouca previsibilidade de rejeio a tal ethos. Ora, para que isso seja possvel, esse auditrio (ou parcela dele) deve partilhar certas representaes positivas sobre o campo da economia, possuir determinados valores e conhecer esteretipos polticos ligados ao ethos veiculado. Da, enfim, a importncia para a anlise e para a elucidao dos efeitos possveis do discurso de se considerar o auditrio e a sua posio diante da doxa, pois este, para sofrer essa ou aquela modalidade da adeso, realiza conscientemente ou no um julgamento responsivo-moral dos objetos discursivos a ele apresentados (algo, algum, uma ideia, um fato, um argumento, um raciocnio, uma imagem de si...),12 via vises de mundo, valores e representaes presentes em sua subjetividade. Termino, ento, minhas consideraes panormicas em relao ao Esquema do Processo Enunciativo/Argumentativo [figura 1], onde, acredito, as condies de produo representam uma rede conceitual importante, principalmente quando associada noo terica de interdiscurso e aos diversos elementos dxicos a presentes. Considerando-se o Esquema como um todo, pode-se dizer que cada discurso representado por um corpus institui, em seu(s) presente(s) enunciativo(s), um processo argumentativo particular, onde cada categoria terica aqui apresentada ganha nuances e significaes especficas; procurei sistematizar esse processo enunciativo/argumentativo num esquema circular, fruto de uma tentativa de compreenso do todo da interao retrica e, portanto, longe de ser algo definitivo ou absoluto, podendo sempre sofrer alteraes, crticas ou acrscimos. A seguir, nas consideraes finais, procuro voltar ao assunto presente na introduo e problematizar a separao disciplinar entre Retrica, Anlise do Discurso e Sofstica, dando nfase a este ltimo vocbulo. O objetivo seria apenas lanar a hiptese de que teramos, no fundo, uma Arte Geral da Influncia, que ora se concentra na formao prtica e na preparao do indivduo para o uso social da linguagem, ora na anlise especulativa de discursos. Tais vertentes so complementares e, por isso, desenvolveram formulaes tericas comuns AD moderna.

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

179

3. S ofisticando no final Sofisticando ofisticando

Algumas questes presentes na Sofstica13 so essenciais para percebermos a ligao dessa arte com a Retrica e com os problemas centrais trabalhados pela AD. Gostaria ento de aproveitar esse espao para reportar algo dessa antiga e erroneamente desprezada arte da argumentao, no que tange principalmente o que chamamos, hoje, de condies de produo do discurso, o que se traduzir num dilogo com as reflexes colocadas na parte introdutria.14 Embora com outras terminologias, os sofistas da Era de Pricles ressaltaram, cada um sua maneira, a importncia da subjetividade, do sujeito e das circunstncias comunicativas para a instaurao da adeso. Os seus fragmentos, os testemunhos e os trabalhos modernos que se ocupam do pensamento sofstico15 nos permitem dizer que um texto em si, com o seu contedo referencial, capaz de produzir efeitos variados, seja em funo de quem o concebe, de suas intenes, de suas expectativas, seja em funo de quem o interpreta, com seus valores e representaes. Como diria Grgias, o discurso produz seus efeitos (divinos, mgicos, farmacolgicos) misturando-se com a opinio da alma, da a importncia atribuda tambm naquela poca ao que hoje chamamos instncia de recepo do discurso. Dessa forma, no seria exagero dizer que o parmetro contexto comunicativo era dado como essencial tanto para a produo, quanto para a compreenso dos discursos sociais. A primeira coisa a se ressaltar no pensamento sofstico seria, valendo-me de terminologias modernas, a relatividade das significaes via subjetividade nos ditos de Protgoras de Abdera. Este, segundo o testemunho de Digenes Larcio, (...) foi o primeiro a afirmar que sobre todos os assuntos existem dois argumentos [ou logoi] antitticos (...). (apud SOUSA; PINTO, 2005, p. 59) Dito de outra maneira, a todo argumento [ou logos/discurso] se contrape um outro argumento [ou outro logos/discurso]. (CLEMENTE DE ALEXANDRIA apud SOUSA; PINTO, 2005, p. 73) Esse pensamento revela duas caractersticas importantes do movimento sofstico: (i) a valorizao do debate e do choque de pontos de vista, que fariam parte das questes pblicas e polticas da Era de Pricles, e (ii) o pensamento crtico-relativstico, onde a verdade inexistia como algo a ser buscado e constatado, mas era dada como algo construdo pelo discurso e pelo homem em razo de suas necessidades circunstanciais e sua atmosfera sociocultural (o Kairos, como veremos adiante). As reflexes filosficosofsticas sobre a relatividade que nos cerca so centrais no sofista de Abdera.

180

GALINARI

Seguindo o testemunho de Sexto Emprico, que cita um trecho de uma das obras perdidas (Verdade ou Discursos Demolidores),
(...) alguns incluram tambm Protgoras de Abdera no grupo dos filsofos que aboliram o critrio, porque afirma que todas as aparncias e todas as opinies so verdadeiras e que a verdade algo de relativo, pois que tudo o que aparncia ou opinio para um indivduo existe desde logo para ele. Assim, ao comear os Discursos Demolidores, declarou: O homem a medida de todas as coisas, das que so que so, das que no so que no so (SEXTO EMPRICO apud SOUSA; PINTO, 2005, p. 78).

Digenes Larcio (apud SOUSA; PINTO, 2005, p. 59), entre outros testemunhos, tambm ressalta essa mesma caracterstica radical do pensamento relativstico de Protgoras, para o qual (...) a alma nada mais do que sensaes, conforme afirma Plato no Teeteto, e que tudo verdadeiro. Sendo assim, poderamos dizer que, por trs do princpio filosfico do homem medida, est a subjetividade enquanto componente experiencial, valorativo e avaliativo da alma humana. por isso que uma mesma coisa pode parecer bela a um e o contrrio a outro indivduo, seguindo o comentrio de Aristteles sobre o pensamento de Protgoras (apud UNTERSTEINER, 1967, p. 41).16 Por sua vez, o testemunho de Sexto Emprico (apud SOUSA; PINTO, 2005, p. 70) salienta que essa variedade de critrios na avaliao das coisas est ligada ao fator idade e s disposies corporais, o que nos permite ver, enfim, nesse conjunto de fatores, a subjetividade em sua constituio social, afetiva e valorativa. Tratase de fatores cruciais, tambm, para as modalidades de recepo dos discursos e dos efeitos de sentido deles, uma vez que o auditrio se deixa influenciar (ou no) em funo de seus valores e representaes. Vejamos outro ponto essencial do pensamento sofstico que o liga AD. Protgoras e a Sofstica em geral, com destaque para Grgias, deram tambm importncia noo de Kairos, termo traduzido geralmente como circunstncias oportunas ou ocasio propcia. Por trs dessa noo, acredito, encontra-se muito daquilo que hoje chamamos de condies de produo do discurso. O termo refere-se incialmente competncia tcnica do orador em captar a hora exata para bem agir oratoriamente, o que se assemelha bem a conceitos modernos como competncia discursiva e/ou situacional. Sendo

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

181

assim, para os sofistas e todos aqueles que se ocupavam das artes do logos, adquirem importncia (...) a mobilizao do oportuno, a ateno s particularidades de uma situao concreta, marcada pelas contingncias do aqui e do agora (...) (PINTO, 2000, p. 220). Dessa forma, o bom orador, em razo de sua experincia oratria e/ou do seu talento, aquele que possui uma presena de esprito para agir discursivamente na hora certa e de modo pertinente. Em muitos momentos, como nos mostra Mortara Garavelli (1995, p. 28-29), o termo Kairos pode ser entendido tambm como as prprias condies ou circunstncias da comunicao, mesmo porque captar o momento oportuno para agir de modo pertinente/eficaz exige do orador uma capacidade de se adaptar conjuntura particular na qual se desenvolve a comunicao, s suas restries situacionais e tambm ao auditrio visado. Em outros termos, a importncia da noo terica de kairos reside no fato de que (...) a eficcia do dizer depende, acima de tudo, do sentido do que apropriado ou conveniente num determinado momento, num contexto particular (...) (PINTO, 2000, p. 225). Com base nessa mesma autora (Pinto), quando se busca sintetizar o pensamento de Grgias, podese dizer que o engano ou a seduo so institudos pela fora exterior de uma circunstncia comunicativa, que define e fixa a dimenso retrica do discurso, revelando que (...) logos e kairos conjugam-se no sentido de persuadir aquele que sofre os seus efeitos17 (PINTO, 2000, p. 225). Enfim, Pinto (2000, p. 226), citando Kennedy (1974, p. 66-67), salienta:
e uma vez que qualquer problema dado envolve escolha ou compromisso entre duas antteses, apenas a considerao do kairos, isto , do tempo, lugar e circunstncia (...) pode resolver o dilema e conduzir escolha da verdade relativa aco. No mbito da retrica, o conceito de kairos abrange a organizao dos diversos elementos do discurso de forma a que o mesmo se adapte variedade multiforme da vida, bem como maneira de ser daquele que fala e daquele que ouve.

Em outras palavras, temos aqui claras menes ao que, na lingustica discursiva, chamamos de a fora desambiguizadora do contexto no processo de compreenso dos atos de linguagem. Ao mesmo tempo, nota-se a ligao (e a dependncia) dos processos de estruturao dos enunciados com as

182

GALINARI

necessidades daqueles que comunicam numa dada conjuntura. Sendo assim, as discusses sofsticas sobre o Kairos englobam muitos elementos de interesse da AD moderna, pois temos aqui, embora com outras terminologias, uma preocupao central com as ditas condies de produo do discurso e uma teorizao acerca do sujeito e da subjetividade, conforme foi visto h pouco no pensamento de Protgoras. Volto, ento, s indagaes da parte introdutria, que problematizam a separao da Retrica, da Sofstica e da Anlise do Discurso como mundos diversos no que concerne aos estudos sobre a argumentao, deixando como interrogao se no teramos, no fundo, uma arte maior dos estudos sobre a influncia capaz de se recompor no interior da AD. Tal arte, ao longo da histria, ora se ramificou numa dimenso performativa, voltando-se para o desempenho prtico dos oradores, ora se ramificou em estudos especulativos sobre o que seria capaz de persuadir em termos de efeitos possveis. Acredito que todas as vertentes teceram e tecem consideraes tericas teis ao trabalho de analisar discursos e, ao mesmo tempo, no deixaram de lado consideraes de cunho lingustico e gramatical. Tal assunto se mostra de imensa complexidade e mereceria certamente um trabalho parte, seguido de acirradas discusses. Procurei, enfim, apenas chamar a ateno para o problema do esquecimento da Sofstica por parte da AD e para a impossibilidade de separarmos a AD dos estudos antigos sobre a influncia, considerando-a um campo de questes novas. Apenas a ttulo de ilustrao e curiosidade, deixo aos leitores trechos de uma obra sofstica annima, os Dissoi Logoi (Duplos Discursos ou Discursos Contraditrios). At hoje no se conhece o autor, nem mesmo se se tratava de um texto de especulao terica ou mesmo um caderno (ou modelo) de exerccios para os alunos desenvolverem a habilidade oratria via argumentao pelos contrrios. Vejamos os trechos (SOUSA e PINTO, 2005, p. 283 e seguintes):
[Dissoi Logoi Duplos Discursos ou Discursos Contraditrios] 1. Do bem e do mal (1) Duplos discursos sobre o bem e o mal so proferidos na Grcia por aqueles que se dedicam filosofia. Uns dizem que uma coisa o bem e outra coisa o mal; mas outros dizem que so o mesmo, e que uma coisa um bem para uns, enquanto para outros um mal ou que, para a mesma pessoa, uma coisa um bem numa certa ocasio e um mal noutra ocasio. (2) Eu prprio partilho da perspectiva destes

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

183

ltimos e analisarei o argumento a partir da vida humana, cujos cuidados so a comida, a bebida e os prazeres sexuais; tudo isto um mal para o que est doente, mas um bem para o que est de sade e deles sente necessidade. (3) E o desregramento nestas coisas um mal para os desregrados, mas um bem para o que negocia e vende. E a doena um mal para os que esto doentes, mas um bem para os mdicos. E a morte um mal para os que morrem, mas um bem para os comerciantes de servios funerrios e para os fornecedores de tmulos (...) (....................................................................................................) 3. Do justo e do injusto (1) Tambm se proferem duplos discursos sobre o justo e o injusto. Uns defendem que uma coisa o justo e outra coisa o injusto; outros dizem que justo e injusto so o mesmo. Quanto a mim, tentarei defender este timo argumento. (2) E, em primeiro lugar, direi que justo dizer mentiras e enganar. Dir-se-ia que fazer isto aos inimigos [decente e justo] e vergonhoso e perverso faze-lo [aos amigos]. [Mas como que justo faze-lo aos inimigos] e no aos mais amados? Por exemplo, aos pais: se o pai ou a me precisarem beber ou ingerir um medicamento e no quiserem, no justo dar-lho na comida ou na bebida e no dizermos que se encontra a? (3) Por conseguinte, justo mentir e enganar os pais. E justo roubar o que pertence aos amigos e exercer violncia sobre os mais amados. (4) Por exemplo, se um dos familiares, abatido e transtornado por qualquer motivo, estiver prestes a matar-se com um punhal ou com uma corda ou com qualquer outro instrumento, justo roubar-lhe esses utenslios, se possvel, ou se se chegar demasiado tarde e j tiver o instrumento na mo, no justo arrancar-lho fora? (...)

Nessa obra enigmtica, enfim, o annimo autor deixa de modo interessante claro a relatividade da verdade, a importncia do kairos e da subjetividade humana na interpretao/definio das palavras, das coisas e dos contedos. Ao falar do bem e do mal, do justo e do injusto (e de outros parmetros presentes na obra completa), tenta-se provar que tudo uma coisa ou outra apenas em funo das circunstncias e do tempo oportuno/preciso. Sendo assim, no existe uma verdade em si ou apenas uma interpretao possvel para os logoi sociais: tudo depende das ocasies propcias e dos interesses e valores dos sujeitos sociais que se valem da linguagem.

184

GALINARI

Notas
Essa quebra refere-se ao desmembramento dos estudos sobre a influncia, onde se teria, de um lado, a Retrica transformada em mera arte dos estudos das figuras de linguagem, desprovida de sua dimenso controversa e persuasiva. De outro lado, ter-se-ia a Dialtica em sua acepo lgica, no campo das discusses especializadas ticas e filsoficas e, por fim, pode-se mencionar a Sofstica em seu sentido negativo usual, entendida como a arte de manipular atravs de sofismas. Aqui no se adota separaes do gnero.
1

Sobre a abordagem das emoes na AD, pode-se citar, como exemplo, Machado, Menezes e Mendes (2007), Plantin, Doury e Traverso (2000) e tantos outros trabalhos elencados no interior dessas referncias.
2

Sobre a interrelao das provas retricas na instaurao da adeso, cada vez mais no vistas como elementos independentes, ver Galinari (2007b) e Menezes (2007).
3

Dois exemplos de como a dimenso genrica do discurso foi descrita em proveito da anlise podem ser vistos nos trabalhos de Lessa (2009), que descreveu o gnero ensaio, e Galinari (2007a), que descreveu o gnero hino.
4

(...) a anlise argumentativa se apresenta como um setor da anlise do discurso (AD), na medida em que ela procura elucidar funcionamentos discursivos explorando uma palavra situada e ao menos parcialmente determinada. Como a definem as tendncias francesas contemporneas (...), trata-se de uma disciplina (1) que associa a palavra a um lugar social e a quadros institucionais, (2) que ultrapassa a oposio texto/contexto: o estatuto do orador, as circunstncias scio-histricas nas quais ele toma a palavra ou a caneta, a natureza do auditrio visado, a distribuio prvia dos papis que a interao aceita ou tenta impedir, as opinies ou as crenas que circulam na poca, so os vrios fatores que constroem o discurso e que a anlise interna deve levar em conta, (3) que recusa de colocar na origem do discurso um sujeito individual e autosuficiente (MAZIRE, 2005, p. 5): o locutor sempre, como o auditrio, atravessado pela palavra do outro, pelas ideias recebidas e as evidncias de uma poca, e por isso ele condicionado pelas possibilidades de seu tempo. (Traduo minha)
5

Em Galinari (2007c), procurei adaptar esse quadro a um corpus formado por hinos de Villa-Lobos no contexto poltico da Era Vargas.
6

Se verdade, como dizia Bakhtin, que em nenhum caso a situao extraverbal no a nica causa exterior do enunciado, [que] ela no age de fora como uma fora mecnica, mas entra no enunciado como um constituinte necessrio de sua estrutura semntica, ento necessrio reconhecer que no seu uso corrente a noo de condies de produo se revela de fato insuficiente.
7

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

185

A enganosa evidncia da concepo que ope a um interior do texto o exterior das condies que o tornam possveis.
8

Alis, por isso, prefiro evitar termos como extralingustico, extraverbal, prdiscursivo e similares.
9

Maingueneau (1991) aborda com mais detalhes o conceito de interdiscurso e, principalmente, o define mais precisamente, no sentido de torn-lo um conceito mais operativo para a AD, revelando-o de trs maneiras possveis: (i) como universo discursivo, (ii) como campo discursivo e (iii) como espao discursivo. Como aqui no temos espao para entrar em detalhes, remetemos o leitor mencionada obra.
10

Para maiores detalhes acerca dos elementos dxicos, interessante a seguinte bibliografia: sobre a doxa em geral e no campo da argumentao, ver Amossy (2006); especificamente sobre os valores, ver Perelman e Olbrechts-Tyteca (2002); sobre esteretipos, cliches e outros, ver Amossy (1991) e Amossy et Pierrot (1997).
11

Note-se, portanto, que o termo objeto discursivo aqui entendido de maneira bem abrangente.
12

Ao falar da Sofstica e seus personagens, refiro-me a Protgoras de Abdera, Grgias de Leontini, Prdico de Ceos, Trasmaco da Calcednia, Hpias de Elis, Crtias, Antifonte e outros pensadores em atividade a partir do sculo V a. C., quando Pricles instituiu a democracia ateniense. No se deve confundi-los com as atividades de Crax e Tsias na Siclia grega.
13

So vrios os trabalhos e estudos contemporneos que resgatam o valor filosfico e educativo dos sofistas, livrando-os do preconceito platnico-aristotlico que os consagrou como enganadores, mercenrios ou sujeitos que do conhecimento detinham apenas a aparncia. Como exemplo, podemos citar: Untersteiner (2008), Vignali (2007), Pinto (2000), Romilly (1988) e Saitta (1938), entre outros.
14

Como se sabe, o conhecimento produzido pelos sofistas desapareceu quase que totalmente. O que nos resta so apenas alguns fragmentos e, principalmente, testemunhos como os de Digenes Larcio, Sexto Emprico, Plato, Aristteles e tantos outros que citam e discutem as questes colocadas pelos sofistas. Felizmente, hoje contamos com autores que reuniram em uma s obra tais fragmentos e testemunhos antigos por meio do grego e do latim. Os primeiros foram Diels e Kranz que os traduziram para o alemo, na obra Die Fragmente der Vorsokratiker. Algum tempo depois, o italiano Untersteiner (1967) traduziu-os para seu idioma, porm com uma edio mais completa e aperfeioada (I Sofisti: testimonianze e framenti). Sousa e Pinto (2005), por sua vez, realizaram uma verso em portugus a partir dos trabalhos anteriores, a qual estamos utilizando neste artigo por questes de comodidade.
15

186

GALINARI

A relatividade das verdades e das significaes das palavras e das coisas mostrase tambm no testemunho de Plato (Crtilo): Protgoras sustentava que (...) o homem a medida de todas as coisas, tal como as coisas me parecem ser, assim elas so para mim; tal como elas te parecem a ti, assim elas so para ti (PLATO apud SOUSA e PINTO, 2005, p. 70).
16

Unterstainer (2008, p. 169), que em sua obra analisa em detalhes tais questes, ressalta, reproduzindo o pensamento sofstico, que il rilievo impresso a um logos o a quello opposto opera di Kairos e leffetto , appunto, apate. [o relevo impresso a um logos ou quele oposto obra do Kairos e o efeito , certamente, apate (engano/iluso)]
17

Referncias bibliogrficas
AMOSSY, Ruth. Largumentation dans le discours. Deuxime dition. Paris: Armand Colin, 2006. AMOSSY, Ruth. Les Ides Reues. Smiologie du Strotype. Paris: Nathan, 1991. AMOSSY, Ruth; PIERROT, Anne Herschberg. Strotypes et Clichs : langue, discours, socit. Paris: Nathan, 1997. ANSCOMBRE, Jean-Claude; DUCROT, Oswald. Largumentation dans la langue. Bruxelles: Mardaga, 1983. CHARAUDEAU, Patrick. Le contrat de communication de linformation mdiatique. In: Le Franais dans le Monde. Paris: Hachette/Edicef, Juillet 1994, numro spcial, p. 8-19. CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du Sens et de lExpression. Paris: Hachette, 1992. CHARAUDEAU, Patrick. Langage et Discours. Paris: Hachette, 1983 GALINARI, Melliandro Mendes. A Era Vargas no Pentagrama: dimenses polticodiscursivas do canto orfenico de Villa-Lobos. 2007a. Tese (Doutorado em Lingustica) Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte. GALINARI, Melliandro Mendes. As Emoes no Processo Argumentativo. In: MACHADO, I. L.; MENEZES, W.; MENDES, E. As emoes no discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007b. p. 221-239. GALINARI, Melliandro Mendes. Os Hinos Cvicos de Villa-Lobos e a Era Vargas: uma abordagem modular em Anlise do Discurso. In: MARINHO, J. H. C.; PIRES, M. S. de O.; VILLELA, A. M. N. Anlise do Discurso: ensaios sobre a complexidade discursiva. Belo Horizonte: CEFET, 2007c. p. 67-86.

Rev. Est. Ling., Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 161-188, jul./dez. 2009

187

LESSA, Cludio Humberto. Marcao e Destituio de Identidade PolticoDiscursiva em Ensaios de Intelectuais de Esquerda: Valores, Imaginrios e a Projeo de Auto e Hetero-Imagens. 2009. Tese (Doutorado em Lingustica) Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte. MACHADO, Ida Lucia; MENEZES, William; MENDES, Emlia. As Emoes no Discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. MACHADO, Ida Lucia. Uma Teoria de Anlise do Discurso: A Semiolingustica. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lucia; MELLO, Renato de. Anlise do Discurso: Fundamentos e Prticas. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2001. p. 39-62. MAINGUENEAU, Dominique. LAnalyse du Discours: introduction aux lectures de larchive. Paris: Hachette, 1991. MARINHO, Janice Helena Chaves; PIRES, Maria Sueli de Oliveira; VILLELA, Ana Maria Npoles. Anlise do Discurso: ensaios sobre a complexidade discursiva. Belo Horizonte: CEFET, 2007. MENEZES, William Augusto. Um Pouco sobre as Emoes no Discurso Poltico. In: MACHADO, Ida Lucia; MENEZES, William; MENDES, Emlia. As Emoes no Discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 310-328. MORTARA GARAVELLI, Bice. Ricognizioni. Retorica, grammatica, analisi di testi, Napoli, Morano, 1995. PCHEUX, Michel. Anlise automtica do discurso (AAD-69). In: GADET, F. e HAK, T. Por uma Anlise Automtica do Discurso: uma introduo obra de Michel Pcheux. Campinas: Unicamp, 1997. p. 61-161. PERELMAN, Cham; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentao: a Nova Retrica. So Paulo: Martins Fontes, 2002. PINTO, Maria Jos Vaz. A Doutrina do Logos na Sofstica, Lisboa, Edies Colibri/ Instituto de Filosofia da Linguagem, 2000. PLANTIN, Christian; DOURY, Marianne; TRAVERSO, Vronique. Les motions dans les interactions. Lyon: Presses universitaires de Lyon, 2000. PLANTIN, Christian. Largumentation. Paris: Seuil, 1996. ROMILLY, Jacqueline de. Les Grands Sophistes dans lAthnes de Pricls. Paris : ditions de Fallois, 1988. ROULET, Eddy; FILLIETTAZ, L.; GROBET, A. Un modle et un instrument danalyse de lorganisation du discours. Bern: Lang, 2001.

188

GALINARI

ROULET, Eddy ; PIRES, Sueli. Uma Viso Modular da Complexidade Discursiva. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lucia; MELLO, Renato de. Anlise do Discurso: Fundamentos e Prticas. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2001. p. 63-91. SAITTA, Giuseppe. LIlluminismo della Sofistica Greca. Milano: Fratelli Bocca, 1938. SOUSA, Ana Alexandre Alves de; PINTO, Maria Jos Vaz. Sofistas: Testemunhos e Fragmentos. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2005. TOULMIM, Stephen. E. The uses of argument. Cambridge: Cambridge University Press, 1958. UNTERSTEINER, Mrio. I Sofisti. Milano: Bruno Mondadori, 2008. UNTERSTAINER, Mario. Sofisti: Testimonianze e Frammenti, Firenze, La Nuova Italia, 1967. VIGNALI, Daniele. I Sofisti: Retori, Filosofi ed Educatori. Roma: Armando Editore, 2007.

Das könnte Ihnen auch gefallen