Sie sind auf Seite 1von 12

VC-Reprter: a colaborao a servio da notcia1 Adriana Santiago Arajo 2 Juliana Mara Lima Maia3 Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE Resumo

O presente trabalho busca avaliar se o canal VC-Reprter, do Portal Verdes Mares, caracteriza-se, de fato, como um espao onde o contedo feito em colaborao entre reprter e pblico, e como esse contedo colaborativo tratado pelos jornalistas. No nosso estudo, observamos que existe um esforo por parte da equipe do veculo em dar conta de toda a demanda, mas identificamos que algumas atitudes ainda permanecem apenas no planejamento, no mbito do discurso. Para a verificao das hipteses, propomo-nos a observar a rotina produtiva do veculo e foram examinados: acolhimento, checagem, publicao, repercusso e comentrios.

Palavras-chave Webjornalismo colaborativo; Interao mediada por computador; Jornalismo de portal; Comunidade de leitores. Abstract This study aims to assess whether the channel-VC Reporter, Portal Verdes Mares, characterized, in fact, as a space where the content is done in collaboration between reporter and audience, and how this collaborative content is treated by journalists. In our study, we observed that there is a team effort on the part of the vehicle to account for all the demand, but we found that some attitudes are still only in planning, in the speech. To verify the hypothesis, we propose to observe the routine production of the vehicle. Were examined: reception, checking, publishing, buzz and commentary. Key words Collaborative web journalism; Computer-mediated interaction; Journalism portal; Community of readers. O jornalismo na era da produo colaborativa

Artigo cientfico apresentado ao eixo temtico Jornalismo, Mdia livre e Arquiteturas da Informao, do V Simpsio Nacional da ABCiber. 2 Professora no Curso de Comunicao Social da Unifor, mestre pelo Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Cultura Contempornea (UFBA) e jornalista, e-mail: adrisantiago@gmail.com. 3 Jornalista e ps-graduanda em Gesto Marketing pela Faculdade Nordeste\FANOR, e-mail: julianalima.m@gmail.com.
1 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

Atravs do desenvolvimento tecnolgico, novas ferramentas foram inseridas no dia a dia do cidado, e, hoje, com a internet e a telefonia mvel, a relao entre a sociedade e os veculos de comunicao foi revolucionada. Passamos de uma estrutura verticalizada, hierrquica, institucionalizada e fechada para a contribuio do pblico, para um modelo horizontal e aberto participao. As novas tecnologias permitem, alm da participao na produo dessas informaes, uma propagao mais rpida desse contedo. Para Gillmor (2005), a audincia no mais somente mera consumidora de notcias, pois aprendeu como conseguir contedos melhores e mais oportunos e como levar esse contedo at os jornalistas. Castilho e Fialho (2009) defendem que tal processo colaborativo no s est alterando os processos informativos da sociedade, como est gerando uma cultura digital que incorpora novas rotinas, crenas e valores (CASTILHO e FIALHO, 2009, p. 121). Essa nova prtica jornalstica, que optamos por conceituar para fins dessa pesquisa como webjornalismo colaborativo, caracteriza-se pela produo de contedo por qualquer usurio comum da rede, ou seja, uma prtica jornalstica que seria aberta a todos, jornalistas ou no. Quem antes era somente receptor, passa tambm a ser um agente produtor de contedo. Gillmor (2005), ao se referir s novas tecnologias, fala em democratizao da mdia, pois propicia abertura maior e permite a contribuio efetiva de todos, assim definida como sendo uma conversao entre o pblico e os jornalistas, o que o autor define como sendo o jornalismo cvico . O crescimento do jornalismo cvico nos ajudar a ouvir. A possibilidade de qualquer pessoa fazer notcia dar nova voz aos que se sentiam sem poder de fala (GILLMOR, 2005). De acordo com Fonseca e Lindemann (2007), somente dessa forma, a interatividade ser efetivamente valorizada, ao passo que, para as autoras, nos demais meios como o rdio, a TV e o jornal e at alguns sites, a interatividade, uma forte caracterstica da rede, utilizada de forma superficial. O que se percebe, na prtica, que ainda est acontecendo uma adaptao do profissional s novas ferramentas e nova lgica de fazer notcias, agora com os mecanismos de interatividade potencializando a voz do usurio, prec iso dividir poder, sair da cmoda posio de gatekeeper (WHITE, 1950) e assumir definitivamente a condio de gatewatcher (BRUNS, 2007). Ou seja, de porteiro a bibliotecrio, de dizer o que ou no notcia para ser um selecionador de algumas notcias entre tantas na globosfera.

2 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

Estamos cientes de que inmeras transformaes ocorreram para que o webjornalismo colaborativo se desenvolvesse, mas entendemos que seria ampliar demais o debate para levantar tais condies. E para demarcar algumas delas, concordamos com Primo e Trsel (2006) quando citam o maior acesso internet e interfaces simplificadas para publicao e cooperao online, popularizao e miniaturizao de cmeras digitais e celulares, filosofia hacker como esprito de poca, insatisfao com veculos jornalsticos e a herana da imprensa alternativa como os principais fatores para tal. Para os autores, quando levamos em considerao as formas possveis de interao com o pblico do rdio, da TV ou do jornal certificamo-nos de que as tecnologias digitais encurtaram o caminho entre o meio e o receptor:
Qualquer noticirio inclui, sempre, em alguma medida, a participao de seu pblico. Antes do e-mail, essa participao j ocorria atravs de cartas e ligaes, por exemplo, na forma de sugestes de pauta ou mesmo para alguma seo do tipo cartas do leitor. Porm, a filtragem daquelas cartas, o pequeno espao disponvel para sua publicao e a necessidade de utilizao de outro meio para envio (no se pode responder atravs da televiso) acabam por desestimular uma maior participao (PRIMO e TRSEL, 2006, p.3).

Entendendo a transformao no conceito de comunidade

Para Castilho e Fialho (2009), ao se falar em webjornalismo colaborativo, no estamos mais somente trazendo para a discusso a gerao de contedo por parte da audincia, mas indo alm, ao passo que o termo como novidade colocando parte a antiga tradio de colaborao do leitor, que, atualmente, em ambiente digital, assume uma funo ainda mais importante que produzir contedo:
A produo colaborativa em ambiente comunitrio permite captar o conhecimento que as pessoas adquiriram por experincias vividas, e usam de forma individual, em um conhecimento que pode ser publicado em forma escrita, oral ou por imagens. Esse processamento de conhecimentos essencial para a evoluo cultural, econmica e social da humanidade, porque permite a incorporao de dados, fatos, notcias e processos que at agora estavam fora do circuito normal da informao, e que so essenciais na produo de inovaes tecnolgicas, hoje, o motor do progresso humano (CASTILHO e FIALHO, 2009, p. 120).

Ainda segundo os autores, se a mesma internet que criou a avalanche informativa que presenciamos nesse momento no tivesse tambm potencializado o processo de produo colaborativa, existente desde a descoberta da imprensa, h 500 anos, grande parte das informaes acabariam sendo perdidas, pois no haveria condies de serem processadas somente pelos sistemas informativos convencionais, tendo em vista a rotina da produo.
3 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

Sendo assim, importante frisar que o processo colaborativo no uma novidade, ele acompanha a comunicao desde sempre. Hoje, amparada pela tecnologia, essa colaborao foi ampliada e tem transformado profundamente o processo de produo de contedo jornalstico. Castilho e Fialho (2009) observam que o termo comunidade sofreu algumas rupturas, principalmente se levarmos em considerao o modelo convencional de comunidade, que tem como principais caractersticas o sentimento de pertencimento, territorialidade, permanncia, alm da relao entre os membros, senso de organizao, emergncia de um projeto em comum, e que beneficie o todo, assim como o uso de vrios canais de comunicao e tendncia institucionalizao. Por sua vez, nas comunidades virtuais, segundo Castilho e Fialho (2009), os interesses definem a adeso, que muitas vezes instvel, o senso de territorialidade praticamente nulo, o projeto em comum desvinculado de pertencimento, a comunicao basicamente virtual, mas pode incluir sistemas presenciais e existe uma baixa tendncia institucionalizao. Mas, segundo Habermas (2007) e Benkler (2006) apud Castilho e Fialho (2009), tais comunidades virtuais so parte integrante da esfera pblica e so elas que tornam capaz que se formem as redes entre os que se interconectam por meio da plataforma fsica da internet (CASTELLS 2003). Concordamos ainda com os autores quando definem comunidade virtual como sendo um agrupamento de indivduos com interesses, vivncias ou problemas em comum, conectados atravs de um meio basicamente no presencial, e que usam algum tipo de ferramenta miditica para alcanar a meta coletiva.

O Portal Verdes Mares

A escolha do Portal Verdes Mares se baseou no fato de ser um veculo sediado em Fortaleza, cidade onde os pesquisadores residem, com linha editorial voltada principalmente para acontecimentos locais, o que permite familiaridade com o objeto, como tambm facilita a imerso na rotina produtiva e, consequentemente no desenvolvimento da anlise. O Portal Verdes Mares, portal de notcias do Sistema Verdes Mares de Comunicao (SVM), completa 10 anos em 2011, e passa por um processo de mudanas estruturais e editoriais. vila Bessa, editora de mdias digitais do SVM, explica que o Portal Verdes Mares est voltado para a produo e reproduo de contedo local, como tambm interessado em estabelecer contato com o seu pblico, e fortalecer a atuao nas mdias sociais, alm de
4 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

aumentar e melhorar o dilogo com os usurios atravs dos comentrios. Atualmente a equipe se empenha em incentivar o uso da ferramenta VC-Reprter, canal com foco em jornalismo colaborativo e cidado. A mudana estrutural ocorrida no Portal permitiu que todos os veculos do Sistema Verdes Mares na web (Dirio do Nordeste, TV Verdes Mares, TV Dirio, Rdio Verdes Mares, FM 93 e Recife FM) passassem a dispor, cada um, de uma equipe com editor e reprter, o que confere mais autonomia a cada um deles, ao mesmo tempo em que proporciona condies para que haja produo de contedo prprio, alm do que disponibilizado pelo veculo oficial. Sobre as mudanas ocorridas, vila Bessa observa que, apesar de serem veculos distintos, ainda h a possibilidade de aproveitar cada um a pgina do outro para convergirem pautas e dar visibilidade maior e agregar valor s informaes.

O VC-Reprter

Idealizado e implantado h pouco menos de dois anos4, o VC-Reprter quer ser um canal que centraliza e organiza todas as publicaes oriundas da colaborao e sugesto do usurio. vila Bessa ressalta que as pautas acerca da realidade social da rua, do bairro e da cidade so o foco deste canal de jornalismo colaborativo, pois uma oportunidade para ouvir e manter o pblico mais prximo, sem deixar de lado o Jornalismo formal com suas normas de apurao. A editora de mdias digitais informou que a implantao do canal foi uma deciso estratgica ao visar associao de valores positivos marca, ao mesmo tempo em que se passou a cobrir com maior extenso os problemas localizados no Estado, tornando-se um veculo referncia no recebimento de furos5, flagrantes e sugestes. Em tempo: o grande desafio do canal dialogar com os leitores do Portal Verdes Mares, para que, assim, eles se sintam instigados a dar suas contribuies, como tambm estender o projeto s mdias sociais.

vila Bessa no se recorda da data exata, mas garante que foi a primeira ao assim que assumiu a editoria do Portal Verdes Mares, em julho de 2009. 5 Em Jornalismo, furo o jargo para a informao publicada em um veculo antes de todos os demais. O furo dado quando uma equipe de reprteres e editores consegue apurar uma notcia, um fato ou um dado qualquer e publica esta informao sem que os veculos concorrentes tenham acesso a ela. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Furo_(jornalismo) ), acessado em 31 de maio de 2011.
5 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

Delimitando os processos metodolgicos

Como este resultado de um projeto monogrfico, alm da pesquisa exploratria da bibliografia sobre o tema para construir um marco terico, utilizamos de observao participante (PERUZZO, 2005), entrevista em profundidade (DUARTE, 2005) com a editora de mdias sociais vila Bessa, e ainda montamos uma grelha de observao apoiada nos critrios propostos por Brambilla (2007). A partir destes critrios, avaliamos frequncia das contribuies; estmulo para a participao; assuntos recorrentes; quantidade de e-mails recebidos; quantidade de matrias publicadas. Para tal, definimos cinco modelos de grelha, cada uma referente a uma fase da rotina a ser observada: acolhimento, checagem, publicao, repercusso e comentrios. Na grelha de acolhimento, as perguntas a serem respondidas eram: O contedo era recebido por jornalista ou estagirio? O tema do contedo enviado era de carter pblico ou privado? Opinativo ou informativo? Local, regional ou nacional? Continha contedo multimdia? O envio se dava espontaneamente ou era estimulado? Tratava-se de pautas novas ou eram na sua maioria desdobramentos de contedos anteriores? Na grelha de checagem, nosso intuito era verificar se, aps o acolhimento, o jornalista checava ou no o contedo e como ele realizava esse procedimento. Primeiro foi observado se ele entrava em contato com a fonte da informao e, em caso positivo, se entrava em contato com outras partes envolvidas. Na grelha de publicao, como no estvamos considerando o volume total recebido, procurou-se responder outras questes: Tratava-se de uma pauta estimulada ou no? Continha contedo multimdia? Pauta nova ou desdobramento? Se fosse um desdobramento, de que contedo especificamente? Ela tratava-se de uma informao checada ou no? Foi editada ou no? Possua caractersticas interativas? Como tambm observvamos o local onde ela estava a ser publicada. Na grelha de repercusso, a observao procurava dar conta primeiramente do tema da notcia. O passo seguinte foi verificar: Se a notcia repercutiu em redes sociais? Quais redes? Se foi destacada nos demais portais do grupo (convergncia de contedo)? Qual portal? E na grelha de comentrios, procurava-se saber se eles eram moderados ou no? Como procediam ao excluir os comentrios? Havia retorno para o usurio por parte do jornalista/estagirio? E, principalmente, se urgiam novas pautas?
6 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

Por fim, estabelecemos o horrio da tarde como o padro, com o intuito de no haver variaes nos resultado. O tempo estimado para a pesquisa era de cinco dias, mas um problema tcnico deixou o portal fora do ar por 24horas.

O perodo de observao

Nos quatro dias de observao da rotina produtiva do VC-Reprter, na redao do Portal Verdes Mares, tivemos acesso a todos os e-mails recebidos pelo servio colaborativo durante o dia. No total, contabilizamos a chegada de dezenove e-mails, sendo oito deles referentes a dois temas especificamente, trs destes enviado pela mesma pessoa, informando um acidente de trnsito que derrubou um poste e invadiu um estabelecimento comercial; e os outros cinco, cada um de um remetente, sugerindo uma pauta que discutisse o episdio de racismo que aconteceu no Twitter, logo aps um jogo de futebol entre Flamengo e Cear Os demais e-mails tratavam de temas como: irregularidades e acidentes de trnsito, bueiros transbordando gua suja, esgotos jogados diretamente no mar, pessoas desaparecidas, focos de dengue, entulhos nas caladas etc. O perodo analisado foi de rotina normal do canal, j que no estava havendo nenhum estmulo para que houvesse contribuies para temas especficos, como tambm no acompanhamos contribuies com variante climticas ou hefemrides, que costumam tornar o volume de e-mails maior. Assim, analisando uma rotina sem situaes atpicas, podemos constatar que a mdia de colaboraes recebidas por eles fica em torno de cinco a seis envios dirios, podendo chegar at a oito. No perodo observado, apenas dois, destes dezenove e-mails recebidos, foram publicados. Um no perodo da manh, quando no acompanhamos o processo de checagem, publicao e repercusso da informao, mas ficamos cientes de que a colaborao trazia fotos e tratava-se de um acidente de trnsito. J a outra colaborao foi publicada no perodo em que estvamos na redao realizando a observao e trazia uma denncia de irregularidades no trnsito, continha, tambm, caractersticas multimdia, dessa vez um vdeo. A informao no foi checada pelo jornalista e a descrio do fato, tambm enviada pelo colaborador no e-mail, foi apenas adaptada para a linguagem de internet. Essa notcia,
7 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

especificamente, no repercutiu nas redes sociais, mas habitualmente o contedo colaborativo tambm postado nos perfis do Portal Verdes Mares. Essas notcias receberam destaque na homepage do portal. Observou-se que todas as publicaes so creditadas com o nome de quem a enviou, como tambm recebem o selo do canal, sinalizando que aquele contedo produzido em colaborao entre veculo e pblico. Observamos, ainda, que, no momento em que a notcia publicada, o remetente da informao recebe um e-mail no qual informado que a sua contribuio foi utilizada, sendo o link da notcia encaminhado pela equipe. vila Bessa destaca esse contato como primordial, pois, algumas vezes, o material enviado no vira notcia. O papel do jornalista do VC-Reprter checar toda e qualquer informao antes de ser publicada, mas na rotina produtiva do jornalista na web, vila Bessa uma das que reconhece que a atividade de acompanhar o acolhimento dessas colaboraes ainda uma tarefa que chega para somar a outras tantas atividades dos jornalistas. O que pde ser observado que muitas vezes algumas contribuies chegam a ser descartadas por falta de tempo e possibilidade de checagem, como o caso especificamente de vdeos e fotos. Uma das reprteres que trabalha no Portal relatou que necessrio cuidado e ateno antes de publicar, pois o material pode ser antigo; ou falso. Referente aos e-mails, citando o caso de preconceito no Twitter, vlido destacar que, inicialmente foi enviado para o VC-Reprter ainda na madrugada, logo aps o acontecido na rede social, e trazia exatamente a descrio do fato, incluindo citaes ditas pela estudante. Mas como no havia ningum mais na redao, que mantm os horrios e a rotina do impresso, o contedo no foi utilizado nessa ocasio. Na manh seguinte, aps a notcia ter sido publicada e repercutida em um dos blogs hospedados no portal do Dirio do Nordeste, um dos veculos pertencentes ao Sistema Verdes Mares, a notcia recebeu destaque na homepage Portal Verdes Mares e tornou-se um dos contedos mais acessados durante todo o dia. Nos desdobramentos do caso, chegou-se a gerar novas informaes que foram publicadas na manchete do portal no fim do dia. Ainda

8 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

com a repercusso nas redes sociais, foi comentada 643 vezes na pgina do blog, e replicada6 pelos usurios do Twitter 235 vezes. preciso pontuar que, no caso especfico do Portal Verdes Mares, o contedo chegou primeiro para o canal VC-Reprter e poderia ter sido publicado como tal caso tivesse o jornalista na redao no momento. Ou seja, houve a sugesto de pauta atravs de um canal de colaborao, sobre uma informao que mais tarde ganhou destaque no Pas inteiro. Consideraes finais

Este um trabalho com observaes imprecisas, porque estamos estudando um objeto em processo e podemos apontar apenas algumas observaes para o estudo das rotinas produtivas diante de um novo desafio, que a ampliao da colaborao do leitor e a possibilidade de ser uma fonte eficiente e freqente de pautas. Ainda questionamos os termos adotados como jornalismo cidado ou jornalismo colaborativo, uma vez que desde o princpio do jornalismo, o leitor colaborou e criticou os jornais impressos, ou ouvinte de rdio dava sua opinio ou fazia sua programao musical. a nossa noo de comunidade e nem sempre jornalismo. O que defendemos que existe uma colaborao eficiente e efetiva do usurio no novo jornalismo e preciso saber como esta colaborao est sendo tratada. Utilizamos a anlise do Vc-Reprter e descobrimos que a ferramenta ainda pouco utilizada. Quando a utilizam, perdem prazos, desprezam a pauta por no checar ou ainda a publicam sem checagem por conta do acmulo de trabalho. Assim, as concluses preliminares nos fazem constatar que apenas os jornalistas do Vc-Reprter tm acesso ao material enviado. E, alm de publicar e repercutir, eles devem enviar relatrio para o remetente, alertando da utilizao do material, como tambm para a equipe do Portal, evitando assim gasto de tempo com a manipulao de um material que j foi publicado ou descartado.

O retweet uma funo do Twitter que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usurio para a lista de seguidores, dando crdito a seu autor original. Na pgina de incio do site existe um boto chamado retwittear, que faz o envio automtico da mensagem para todos seguidores da pessoa. Antigamente, os usurios realizavam isto de forma manual, acrescentando um RT ao lado da @ de quem escreveu. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter, acessado em 22 de maio de 2011).
9 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

A moderao de comentrios, por sua vez, realizada por toda a equipe, inclusive os estagirios. Os comentrios que chegam com dvidas so respondidos quando possvel, mas a pesquisa no conseguiu detectar a constncia com que os comentrios geram novas pautas. Tambm foi observado durante o perodo em que estivemos na redao do veculo, que a orientao recebida pelos reprteres checar informaes com potencial noticioso antes de ser publicada, mas constatamos que existe a publicao sem checagem, como tambm o descarte de contedo com potencial noticioso por falta de tempo para checar a informao. Um movimento contraditrio, que fica reduzido avaliao do profissional responsvel, ou ao fator tempo, que um dos problemas maiores para a boa apurao jornalstica. Outra observao que vale ser colocada que notcias colaborativas so sempre publicadas em destaque, pois na sua maioria so denncias de infraestrutura, o que, para o veculo, tem grande valor-notcia. O contedo colaborativo tambm repercutido nas redes sociais do veculo, no Twitter chegamos a identificar o uso da hashtag #Vc-Reporter. No perodo observado, o colaborador participou sempre que se sentiu incomodado com alguma situao do universo dele, um buraco, o trnsito, a chuva. Com a observao, entendemos que a colaborao jornalstica ainda se trata de uma experincia que est se adaptando rotina do novo leitor de notcias on-line e que divide espao com a rotina dos veculos tradicionais. No caso especfico do Portal Verdes Mares, observamos que existe um esforo visvel por parte da equipe do veculo em dar conta de toda a demanda que chega at eles, mas identificamos que algumas atitudes ainda permanecem apenas no planejamento, no mbito do discurso. Este um estudo com potencial para ainda se desenvolver adiante, pois obtivemos resultados que nos estimularam a prosseguir, pois alm do tratamento que dado ao contedo colaborativo, podemos dar nfase no modo como esses veculos que esto apostando nesses formatos esperam desenvolver esses projetos. Esperam adaptar sua rotina produtiva? Que posio de fato o colaborador deve assumir? E o profissional? E como ser tratado

futuramente o problema dos direitos autorais? Quais competncias necessrias para o novo profissional enfrentar isso? So alguns dos nossos questionamentos futuros. Por fim, o que se vislumbra um caminho longo a ser percorrido, que passa por uma mudana de comportamento dos jornalistas e uma mudana de lgica de negcio dos seus
10 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

superiores. preciso investir em pessoal, turnos frequentes e incentivo criao de comunidades de leitores, que prezem pela fidelidade e se sintam parte deste veculo de comunicao. Uma simbiose de reconhecimento entre leitor e suporte, que possam sustent-lo diante desta superabundncia de informaes que a web hoje.

Referncias bibliogrficas

BARBOSA, Suzana. "Jornalismo de Portal: novo formato e categoria para o jornalismo digital". In: MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. Modelos de jornalismo digital. Salvador: Calandra, 2003. (Coleo Pixel: 1) 233 p: il.

BRAMBILLA, Ana Maria. Contedo Colaborativo Conceitos, iniciativas e tendncias. 2007. Disponvel em: <http://www.slideshare.net/ambrambilla/keynote-jornalismocolaborativo>. Acesso em: 12 de mai. 2011.

BRUNS, Axel. Gatewatching: Collaborative Online News Production. New York: Peter Lang, 2005. CASTELLS, Manuel. A Galxia Internet - reflexes sobre Internet, Negcios e Sociedade. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2004.

CASTELLS, Manuel. Internet e Sociedade em Rede. In: MORAES, D. (Org.) Por uma outra comunicao: mdia, mundializao cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 255 287.

CASTILHO, Carlos; FIALHO, Francisco. "O jornalismo ingressa na era da produo colaborativa de notcias". In: RODRIGUES, Carla (org) Jornalismo on-line: modos de fazer. Porto Alegre: Sulina, 2009.

DUARTE, Jorge. "Entrevista em profundidade". In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. (orgs.). Mtodos e tcnicas de pesquisa em comunicao. So Paulo: Atlas, 2005.

FONSECA, Virginia; LINDEMAN, Cristiane. Webjornalismo participativo: repensando algumas questes tcnicas e tericas. In: Revista Famecos: mdia, cultura e tecnologia. Faculdade de Comunicao Social, PUCRS. n. 34. Porto Alegre: EDIPUCRS, dez. 2007. p. 86-94.
11 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

GILLMOR, Dan. Ns, os Media. Trad. Saul Barata. Lisboa: Presena, 2005.

PERUZZO, Ceclia. "Obsevao participante". In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. (orgs.). Mtodos e tcnicas de pesquisa em comunicao. So Paulo: Atlas, 2005.

PRIMO, Alex ; TRSEL, Marcelo Ruschel. Webjornalismo participativo e a produo aberta de notcias. Contracampo (UFF), v. 14, p. 37-56, 2006.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Florianpolis: Insular, 2005.

12 V Simpsio Nacional ABCiber - Dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2011 UDESC/UFSC

Das könnte Ihnen auch gefallen