Sie sind auf Seite 1von 16

D I S C I P L I N A

Instrumentao para o Ensino de Qumica II

Organizando o trabalho prtico na aprendizagem


Autores
Mrcia Gorette Lima da Silva Isauro Beltrn Nez

aula

15

Governo Federal Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia SEED Carlos Eduardo Bielschowsky Universidade Federal do Rio Grande do Norte Reitor Jos Ivonildo do Rgo Vice-Reitora ngela Maria Paiva Cruz Secretria de Educao a Distncia Vera Lcia do Amaral Secretaria de Educao a Distncia- SEDIS Coordenadora da Produo dos Materiais Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Projeto Grco Ivana Lima Revisores de Estrutura e Linguagem Eugenio Tavares Borges Jnio Gustavo Barbosa Thalyta Mabel Nobre Barbosa Revisora das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva

Revisoras de Lngua Portuguesa Janaina Tomaz Capistrano Sandra Cristinne Xavier da Cmara Revisora Tipogrca Nouraide Queiroz Ilustradora Carolina Costa Editorao de Imagens Adauto Harley Carolina Costa Diagramadores Bruno de Souza Melo Dimetrius de Carvalho Ferreira Ivana Lima Johann Jean Evangelista de Melo Adaptao para Mdulo Matemtico Andr Quintiliano Bezerra da Silva Kalinne Rayana Cavalcanti Pereira Thasa Maria Simplcio Lemos Imagens Utilizadas Banco de Imagens Sedis (Secretaria de Educao a Distncia) - UFRN Fotograas - Adauto Harley Stock.XCHG - www.sxc.hu

Diviso de Servios Tcnicos Catalogao da publicao na Fonte. UFRN/Biblioteca Central Zila Mamede

Silva, Mrcia Gorette Lima da. Instrumentao para o ensino de qumica II / Mrcia Gorette Lima da Silva, Isauro Beltrn Nez. Natal, RN :EDUFRN Editora da UFRN , 2007. 226 p. 1. Qumica - Ensino. 2. Ensino fundamental. 3. Fenmenos qumicos. 4. Teoria de Ausubel. 5. Capacidades metacognitivas. 6. Aprendizagem Atividades prticas. 7. Pesquisa orientada. I. Nez, Isauro Beltrn. II. Ttulo. ISBN 978-85-7273-358-8 RN/UF/BCZM CDD 540.7 CDU 54:37

2007/37

Copyright 2007 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzida sem a autorizao expressa da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Apresentao

a disciplina de Instrumentao para o Ensino de Qumica I, discutimos, entre outros pontos, que h diferenas entre demonstraes, aulas prticas e aulas de campo. Destacamos a importncia do trabalho em grupo e os cuidados em organizar o ambiente (no caso, o laboratrio ou, se preferir, a sala de aula, quando a atividade for demonstrativa). Nesta aula, procuramos discutir a existncia de diculdades que permeiam as atividades experimentais, entre elas o planejamento e a orientao ao estudante para realiz-las. Para tanto, apresentarmos alguns pontos importantes relativos organizao de atividades experimentais de carter demonstrativo e quelas nas quais os estudantes realizam o experimento, guiando-se por um roteiro.

Objetivos
1 2 3
Dimensionar as diculdades referentes aos trabalhos prticos para o desenvolvimento de habilidades do trabalho individual e em grupo. Planejar situaes de ensino para o trabalho prtico dos estudantes. Organizar atividades prticas para os estudantes do tipo predizer-observar-descrever.

Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II

Destacando algumas diculdades do trabalho prtico na escola

ntre as diculdades que permeiam as atividades experimentais, encontra-se o fato de, em certas ocasies, o planejamento no estar relacionado com as disciplinas tericas ou essas atividades apresentarem pouco vnculo com elas. Isto , no laboratrio, na aula prtica de Qumica, so realizadas atividades desconexas ou pouco relacionadas com o que trabalhado na teoria. s vezes, as exigncias do currculo geram diculdades na programao das atividades, considerando, por exemplo, a limitao de horrio para trabalhar um determinado contedo, tanto em sala de aula quanto no laboratrio. Outra diculdade pode ocorrer quando as aulas experimentais ou prticas so realizadas antes dos estudantes conhecerem a teoria, o que, por sua vez, pode levar o professor a supor que eles j conheam o contedo. Por outro lado, comum os estudantes terem diculdade em relacionar os modelos tericos com os dados observados na atividade experimental (CAMPANARIO, 2002), o que pode ser associado ao fato deles no conseguirem captar o objetivo da realizao do experimento. Dessa forma, podem realiz-lo aleatoriamente, ao fazer manipulaes no laboratrio sem um conhecimento cientco e sem uma orientao geral do objetivo do professor (DAZ; JIMENEZ, 1999; HODSON, 1994). Isso, conseqentemente, leva ao no entendimento do objetivo da atividade e a uma possvel surpresa com relao ao resultado obtido; ou, ainda, ao no reconhecimento da teoria envolvida no experimento, no permitindo, assim, que os estudantes relacionem uma atividade experimental outra, ou seja, que eles sejam capazes de situar a atividade experimental no marco conceitual da disciplina. Como j discutimos anteriormente (na aula 7 Pensando formas de ensinar o conhecimento qumico: o ensino por descoberta e a experimentao da disciplina Instrumentao para o Ensino de Qumica I), as atividades experimentais, ou trabalho prtico, podem ser classicadas em demonstraes prticas, experimentos ilustrativos, demonstrativos e investigativos (as tm nveis diferentes de orientao e acompanhamento do professor), e aulas de campo (visitas, excurses etc). As aulas demonstrativas (ou experimentos demonstrativos) so aquelas em que o professor tem maior controle da atividade e, muitas vezes, so utilizadas para ilustrar leis, princpios, como tambm para realizar atividades mais dinmicas com os estudantes.

Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II

Segundo Campanario (2002), as causas mais freqentes das diculdades de aprendizagem dos estudantes, quando o professor utiliza como recurso a atividade demonstrativa, so resumidas a seguir:

a)a ausncia de um referencial terico para interpretar as informaes observadas nos


experimentos;

b)a

interferncia de outros conhecimentos qumicos num mesmo contexto, outras demonstraes ou experimentos semelhantes;

c) as diculdades para relacionar todas as informaes sobre o experimento; d)a no utilizao, em geral, das aulas demonstrativas nos processos usuais de avaliao
da aprendizagem;

e)a pouca oportunidade para que os estudantes explicitem suas idias e interpretaes
sobre o fenmeno observado no experimento, antes e durante sua realizao. No caso das atividades demonstrativas, importante que o professor tenha conscincia de que o que evidente para ele pode no ser para o estudante. Isso porque eles (os estudantes) podem no saber diferenciar o fenmeno, que objeto de estudo, de outros aspectos do experimento que lhes so mais chamativos.

Viram a decomposio do dicromato de amnia? Agora escrevam a equao qumica.

Di... o qu? Eu s vi essa exploso.

Bem legal, professora!

Quando o professor for planejar a aula demonstrativa com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos estudantes, pode considerar os pontos a seguir.
Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II 3

 Promover durante a atividade a oportunidade dos estudantes explicarem as bases tericas dos resultados da aula demonstrativa. Uma possibilidade seria o professor solicitar que elaborem por escrito um breve roteiro explicando, em termos de conhecimento qumico, o experimento e as concluses mais importantes. Ou ainda organizar os estudantes em grupos e pedir que apresentem, discutem e socializem suas opinies com relao aos resultados observados, relacionando-os com aspectos tericos j estudados.  Ao optar por utilizar a aula demonstrativa para promover uma mudana nas idias ou opinies dos estudantes sobre um determinado fenmeno, deve-se considerar o fato de que colocar em conito as idias prvias no necessariamente os leva a question-las.  Solicitar dos estudantes a elaborao de um esquema ou mapa conceitual em que sejam relacionados os aspectos tericos e metodolgicos da aula demonstrativa.  Rever a literatura (ou sua experincia docente anterior, se for o caso) sobre as possveis interpretaes errneas dos estudantes para explicar o experimento. Isso porque, muitas vezes, eles recorrem as suas concepes alternativas para explicar o fenmeno observado.  Incluir nas avaliaes escolares pelo menos uma questo sobre a experincia da aula demonstrativa.

Antes da realizao da aula demonstrativa, o professor dever informar aos estudantes sobre os pontos ou aspectos que sero abordados na atividade e orientar a observao por parte deles. Por exemplo, se for realizar uma medida de temperatura, o professor deve apresentar o fundamento terico do funcionamento do termmetro. No caso de um equipamento mais complexo, deve mostrar o seu esquema de funcionamento. Depois, pode descrever o procedimento experimental e, por m, orient-los na organizao dos resultados observados, se em tabelas, registros etc. Deve ainda discutir e analisar os possveis fatores que interferem no desenvolvimento da experincia e os resultados obtidos, bem como solicitar que os estudantes dem sugestes ou faam comentrios que permitam melhorar a experincia. Alm das aulas demonstrativas, outra atividade so os experimentos ilustrativos, nos quais os estudantes seguem um roteiro, a ser realizado no laboratrio ou na prpria sala de aula. No caso de roteiros fechados, a atividade pode no ter muito signicado para o estudante. Por exemplo, se o professor propuser como atividade a preparao e a padronizao de uma soluo de NaOH (hidrxido de sdio) com uma determinada concentrao e, a partir da, zer diluies, em que o estudante far clculos matemticos sem um acompanhamento do que est fazendo. Em atividades como esta, so feitas medidas que precisam ser correlacionadas, convertidas em outras unidades e, muitas vezes, requerem muita ateno dos estudantes. Como conseqncia, eles tm diculdade de captar os aspectos conceituais, podendo realiz-la de forma mecnica, sem saber ou entender a fundamentao terica. Outro ponto que as habilidades desenvolvidas nesse tipo de atividade so muito especcas e podem no ser utilizadas em outros contextos.

Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II

Atividade 1
1 2 3
Faa uma sntese das possveis diculdades que permeiam a realizao de atividades experimentais na escola, tanto nas demonstraes experimentais como nos experimentos ilustrativos. Sistematize os cuidados que um professor de Qumica dever ter para organizar uma atividade demonstrativa cujo objetivo vericar a condutibilidade de diferentes compostos inicos e moleculares para uma turma do 9 ano do Ensino Fundamental. Identique as condies necessrias para a organizao do trabalho prtico individual e em grupo.

Algumas recomendaes para organizar o trabalho no laboratrio

o h dvidas de que quando se planeja as atividades prticas (ou experimentais) importante que se considere as limitaes e diculdades inerentes a esse tipo de atividade. Por exemplo, para interpretar e analisar os resultados experimentais, necessria a utilizao de modelos tericos que, muitas vezes, so abstratos. Outra a interferncia das concepes alternativas durante a explicao e interpretao dos resultados experimentais. O experimento pode reforar, involuntariamente, tais concepes se a atividade no estiver orientada para a explicitao e modicao dessas concepes. Por exemplo, o professor pode apresentar o experimento realizado por Rutherford como imprescindvel para o entendimento entre uma teoria e outra j existente (modelo de Thompson), o que pode reforar uma concepo inadequada da Cincia. Uma sugesto seria a de que o professor, nas aulas que antecedem o experimento, pudesse antecipar contedos que subsidiaro no entendimento do fenmeno ou propor problemas que sejam abordados nas aulas de laboratrio. Dessa forma, estimula-se no

Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II

estudante o interesse e o questionamento sobre outros aspectos do experimento, bem como a discusso das decises que os envolvem. Muitas vezes, dada a limitao de tempo, o professor se v diante da possibilidade de ter que usar um roteiro de uma determinada atividade experimental. Nesses casos, possvel avaliar o roteiro e procurar adapt-lo aos objetivos que se deseja. No planejamento pode ser solicitado ao estudante que formule perguntas e hipteses explicativas, que prediga os resultados experimentais, e que planeje sua observao. H atividades nas quais os estudantes podem prever, observar e explicar os fenmenos. As atividades para prever podem ser aquelas nas quais os estudantes so chamados a levantar hipteses sobre o acontecimento de um determinado fenmeno. Nesse caso, o objetivo lev-los a se conscientizarem do papel dos conhecimentos prvios, isto , daquilo que j sabem sobre o fenmeno, seu objeto de estudo. Na execuo do experimento, deve-se orientar os estudantes para que realizem as observaes, medidas, utilizem as vidrarias e equipamentos, registrem os dados, faam clculos numricos e expliquem os procedimentos. A atividade de observao implica solicitar aos estudantes que contrastem o que foi previsto com a experincia, o que constitui uma atividade valiosa: a confrontao na Cincia. Uma sugesto de orientao aos estudantes para realizar a observao apresentada a seguir.

Roteiro de orientao para a observao de um objeto de estudo

a) Determinar o objetivo da observao. b)Determinar os indicadores (indcios ou caractersticas) das manifestaes


do fenmeno.

c)

Elaborar um modelo para o registro das informaes coletadas.

Na anlise dos resultados, solicita-se aos estudantes que procurem explicar as observaes realizadas. Assim, eles devero: represent-las na forma de grcos, tabelas, desenhos, esquemas, mapas etc.; inferir concluses a partir dos resultados, relacionando-as com a base terica; denir as limitaes do experimento; formular generalizaes e novas perguntas; comparar seus resultados com os obtidos por outros grupos, a m de discutir as diferenas, se houver.

Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II

Na aplicao, o professor pode propor novos problemas ou situaes em que estenda o resultado para outro contexto. Outra forma de avaliao seria vericar se o estudante conhece o objetivo da atividade experimental e das manipulaes; se consegue destacar os contedos mais relevantes e interpretar as observaes realizadas; se contribuiu para resolver as diculdades surgidas durante o trabalho (avaliando, inclusive, os contedos atitudinais do trabalho coletivo).

Atividade 2
1
Pesquise atividades experimentais com relao ao contedo Reaes qumicas, em livros de Cincias para o Ensino Fundamental ou na Internet. Selecione dois experimentos e analise as propostas a partir dos seguintes pontos:

a) a relao entre a fundamentao terica e o experimento; b) os conhecimentos prvios dos estudantes; c)a proposio de atividades do tipo: prever hipteses, observar,
comparar, entre outras. Com relao questo anterior, apresente sugestes de como adequar os dois experimentos a partir das orientaes dadas nesta aula.

Leituras complementares
Campos, Maria Cristina da Cunha; Nigro, Rogrio Gonalves. Atividades: para qu?. In: __ ____. Didtica das cincias: o ensino-aprendizagem como investigao. So Paulo: FTD, 1999, p. 117-137. Neste captulo, os autores discutem a importncia de considerar o nvel cognitivo dos estudantes do Ensino Fundamental, ao propor atividades e a sua realizao em grupo. Fazem uma discusso clara e objetiva acerca do papel da observao, apresentando vrias orientaes a serem consideradas durante o planejamento de atividades de observao de
Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II 7

um fenmeno. Ressaltam os procedimentos relacionados s atividades de investigao e apresentam alguns exemplos de orientao aos estudantes para organizarem o registro das observaes feitas. KINALSKI, Alvina Canal; ZANON, Lenir Basso. O leite como tema organizador de aprendizagem em qumica no ensino fundamental. Qumica Nova na Escola, So Paulo, n. 2, p. 15-18, 1997. Este artigo apresenta o relato de uma experincia vivenciada com estudantes da 8 srie (9o ano) do Ensino Fundamental. Nele, os autores procuram associar na proposta de abordagem do tema Leite os contedos conceituais e os temas transversais. Para tanto, partem de uma abordagem problematizadora que enfatiza a viso dos grupos de alimentos semelhantes quanto ao valor nutricional. Foram realizadas atividades experimentais para constatar a existncia de vrias substncias constituintes do leite, assim como a presena de sais minerais. Por m, uma outra atividade citada foi a fabricao de queijo.

Resumo
Nesta aula, destacamos que, em geral, as atividades experimentais mais utilizadas na escola de Educao Bsica podem ser organizadas em dois grupos: as demonstraes experimentais e os experimentos ilustrativos. Essas atividades adequam-se, em certa medida, realidade de muitas escolas brasileiras, tendo em vista o nmero excessivo de estudantes e a presso imposta pelo currculo. Pretendemos, nesta aula, chamar a ateno para a importncia do trabalho prtico, mesmo em aulas de carter demonstrativo ou ilustrativo (aquelas nas quais os estudantes realizam em grupo os experimentos sob a orientao do professor), para que se fomente uma atitude mais crtica e criativa. No pretendemos rechaar esses tipos de atividade, mas alertar para a necessidade de um planejamento que considere as limitaes e diculdades inerentes a esse recurso. A realizao de atividades experimentais visa promover a formao de atitudes dos estudantes, tanto em relao aos comportamentos ou posturas assumidos no momento da realizao da experincia, quanto no sentido de conduzi-los a outras discusses como, por exemplo, as imagens negativas da Cincia ou de cientistas isolados em laboratrios que detm a verdade. Nesse sentido, as atividades experimentais devem ser planejadas para facilitar, entre outros, o desenvolvimento conceitual e despertar o interesse dos estudantes pela Qumica.

Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II

Auto-avaliao
1
Veja o roteiro do seguinte experimento, disponvel no site da SBQ <http://www. sbq.org.br>.

Comparao do tipo de leite quanto quantidade de protena Material: 200 mL de leite (tipo A, B, C e leite em p); 10 mL de vinagre; 2 pedaos de pano no (20 cm x 20 cm, aproximadamente); 2 bqueres de 250 mL; sistema de aquecimento (trip com tela refratria). Procedimento: aquea o leite em um dos bqueres at car bem morno, mas sem ferver. Retire do fogo e acrescente vinagre aos poucos, at que se formem grumos de um material branco. Esse material uma das protenas do leite: a casena. Coe a casena utilizando um dos pedaos de pano, recolhendo o soro no outro bquer. Lave o bquer que continha o leite para utilizao na prxima etapa. Aquea agora o soro, deixando-o ferver. Aps algum tempo de fervura, formam-se grumos que so constitudos por outra protena do leite: a albumina. Tal como procedeu com a casena, coe o material para reter a albumina no pano e recolha o soro em outro bquer, que j dever estar limpo. Guarde o soro para testes que sero realizados na prxima experincia. Compare as quantidades de casena e de albumina que seu grupo obteve com as que outros grupos obtiveram e registre as observaes, anotando tipos e marcas de leite usados. Procure ordenar os tipos de leite de acordo com a quantidade de cada protena que contm.

Fonte: Lisboa e Bossolani (1997, p. 30-32).

A partir desse experimento, planeje situaes de atividades em grupo, reforando a observao, o registro de dados e a discusso.

Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II

Referncias
CAMPANARIO, J. M. La enseanza de las Ciencias en preguntas y respuestas. Espanha, 2002. Disponvel em: <http://www2.uah.es/jmc/webens/portada.html>. Acesso em: 20 ago. 2006. Campos, Maria Cristina da Cunha; Nigro, Rogrio Gonalves. Atividades: para qu?. In: __ ____. Didtica das cincias: o ensino-aprendizagem como investigao. So Paulo: FTD, 1999. p. 117-137. Daz, J.; Jimnez, M. P. Aprender ciencias, hacer ciencias: resolver problemas en clase. Alambique, n. 20, p. 9-16, 1999. HODSON, D. Hacia un enfoque ms critico del trabajo de laboratrio. Enseanza de las Ciencias, Barcelona, v. 12, n. 3, p. 299-313, 1994. KINALSKI, Alvina Canal; ZANON, Lenir Basso. O leite como tema organizador de aprendizagem em qumica no ensino fundamental. Qumica Nova na Escola, So Paulo, n. 2, p. 15-18, 1997. LISBOA, J. C. F; BOSSOLANI, M. Experincias lcteas. Qumica Nova na Escola, So Paulo: SBQ, n. 6, p. 30-32, 1997. Rebustillo, Marisela Rodrguez; SARGUERA, Rogelio Bermdez. Cmo utilizar el mtodo de observacin? Havana: Editorial Pueblo y Educacin, 2002.

10

Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II

Anotaes

Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II

11

Anotaes

12

Aula 15 Instrumentao para o Ensino de Qumica II

Das könnte Ihnen auch gefallen