Sie sind auf Seite 1von 5

1

O MOODLE COMO FERRAMENTA DIDTICA


Andria de Souza Alencar Engenharia Mecnica (UFMG) Fernanda Cristina de Paula Matias Engenharia Mecnica (UFMG) Fernanda Pereira Guimares Engenharia Mecnica (UFMG) Rodrigo Sanches de Oliveira Engenharia Mecnica (UFMG)

Resumo: Educao a distncia (EaD) e Software Livre so dois assuntos muito abordados atualmente e que apresentam uma profunda relao entre si, sendo trabalhados muitas vezes em parceria. Este o caso do Moodle, um software livre e talvez a ferramenta mais conhecida para a criao e gerenciamento de cursos de EaD. O presente artigo vem ento abordar o uso do Moodle como ferramenta didtica no s para os cursos de EaD, como tambm para os cursos presenciais. As suas vantagens e desvantagens em ambas as situaes, e os resultados que esto sendo obtidos com seu uso cada vez mais abrangente.

Palavras Chaves: EaD, Moodle, didtica.

INTRODUO

A Educao Distncia (EAD) uma modalidade da Educao, com a mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente, ou combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicao (TESSAROLLO, 2000). A EAD , principalmente, caracterizada pela separao fsica/temporal entre professor e aluno por meio de comunicaes sncronas e assncronas, caracterizada por cursos ministrados a distncia. Atualmente a EAD auxiliada pelo uso de tecnologias de comunicao e informao, com destaque para a internet, que hoje sinnimo de interatividade, diminuindo as distncias e permitindo a aprendizagem colaborativa.

MOODLE E O ENSINO A DISTNCIA

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) a distncia, regido pela GLP e desenvolvido inicialmente pelo australiano Martin Douglas em 1999. Foi desenvolvido sob a teoria construtivista social, a qual defende a construo de idias e conhecimentos em grupos sociais de forma colaborativa, uns para com os outros, criando assim uma cultura de compartilhamento de significados.

O Moodle considerado um Software Livre. Numa traduo simples e rpida, um software gratuito, que pode ser baixado, utilizado e modificado por qualquer indivduo em todo o mundo.

Este ambiente vem sendo utilizado por diversas instituies no mundo, inclusive pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possuindo uma grande comunidade cujos membros esto envolvidos em atividades que abrangem desde correes de erros e o desenvolvimento de novas ferramentas discusso sobre estratgias pedaggicas de utilizao do ambiente e suas interfaces.

A instituio que utiliza o Moodle, independente da finalidade, est colaborando com o seu desenvolvimento de alguma maneira, mesmo que de forma simples, como divulgar sua existncia e possibilidades, identificar problemas ou experimentar novas perspectivas pedaggicas.

Como qualquer outro LMS (Learning Management System), o Moodle permite ao professor gerenciar um curso a distncia, provendo o planejamento, implementao e gesto do aprendizado a distncia, permitindo inclusive o uso em cursos semipresenciais ou para a publicao de materiais que complementem os cursos presenciais.

MOODLE: FERRAMENTA DIDTICA COM VANTAGENS E DESVANTAGENS

O Moodle se apresenta como uma ferramenta didtica online, uma vez que disponibiliza ao professor a escolha de ferramentas como fruns, chat, dirios, dentre outras que se enquadram dentro do objetivo pretendido pelo professor durante a disciplina. Alm disto, fornece um

espao de aprendizagem como um processo dinmico, baseado no construcionismo social, proporcionando a colaborao mtua dos participantes, o cooperativismo, a troca e compartilhamento de materiais, pesquisas, coletas e reviso de tarefas, avaliao entre colegas e registro de notas no ensino a distncia, presencial ou parcialmente presencial.

Com o uso do Moodle, o aluno passa a ser responsvel pela aquisio de seu conhecimento, desenvolvendo autonomia, perseverana, domnio de leitura e interpretao, ou seja, formando-se autodidata. Na era da informao, esta caracterstica se torna imprescindvel e potencializa a capacidade dos estudantes de lidar com a sociedade globalizada. Alm disto, a utilizao do Moodle permite a personalizao de cursos em hipertextos com diferentes nveis, e a navegao pelo aluno realizada segundo seu ritmo de aprendizagem pessoal e cabvel aos horrios mais compatveis (RAMAL, 2005). Somando-se a isto, existe a flexibilidade dos materiais didticos concebidos e estruturados no formato digital, que permite a atualizao constante de dados e informaes.

Logicamente, como em qualquer outra proposta, a utilizao do Moodle pode apresentar alguns problemas. Nem todas as tentativas de se aprender colaborativamente sero bem sucedidas e nem sempre os objetivos alcanados, havendo circunstncias que podero levar perda do processo, falta de iniciativa, mal-entendidos, conflitos, entre outros. No entanto, preciso que o professor tenha preparo para lidar com as diferentes situaes que possam surgir, atuando como mediador de modo a realmente acrescentar disciplina o trabalho em conjunto, visando a aprendizagem colaborativa, e no, simplesmente, inserir o processo de colaborao sem preparar previamente os alunos, podendo, com isto, no se chegar aos resultados esperados.

Enfim, o Moodle ou outro ambiente de ensino escolhido por cada instituio, ou por cada professor, no suficiente para garantir uma educao eficiente e de qualidade. Faz-se necessrio analisar as formas que os alunos esto aprendendo e principalmente, se eles possuem o comprometimento, a autonomia e o conhecimento necessrios ao curso e a seu processo de ensino.

RESULTADOS OBTIDOS COM O USO DO MOODLE

Cada vez mais pessoas e instituies de ensino esto utilizando o Moodle como ferramenta de aprendizagem colaborativa.

Tabela 1: Estatsticas do Moodle (fonte: www.moodle.org/stats)

Estudos mostram (ABEGG, 2009) que atividades que exigem interaes dialgicoproblematizadoras, como as realizadas atravs do Moodle, potencializam a aprendizagem no mbito da formao pessoal e profissional. Segundo Freire (1997), uma das caractersticas da ao dialgica a colaborao, a unio e a organizao. A colaborao requer dois ou mais indivduos produzindo colaborativamente, compartilhando ideias e experincias entre si. Portanto, interagindo dialgico-problematizadoramente, pode surgir nessa interao, novos conhecimentos, onde ambos so favorecidos. Atividades de estudos mediadas pelo Moodle tornam-se potencializadoras deste processo. Alm disto, desenvolvem o senso colaborativo, agregando valor e enriquecendo o grupo, estimulando, assim, a produo em conjunto e gerando a aprendizagem.

CONCLUSO

Atravs das informaes apresentadas, pode-se observar que o Moodle uma ferramenta didtica largamente utilizada e que pode contribuir muito para o desenvolvimento acadmico dos seus usurios. Esta ferramenta proporciona tambm, a facilidade do acesso informao por ser um software livre e pela grande interao que proporciona entre seus usurios. Dessa

forma, conclui-se que o Moodle uma ferramenta de aprendizado que traz muitos benefcios para a comunidade acadmica e que deve ser disseminada entre os centros acadmicos, a fim de melhorar e facilitar o acesso informao por parte de um nmero cada vez maior de pessoas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABEGG, I., BASTOS, F. P., MULLER, F. M., FRANCO, R. K. Aprendizagem Colaborativa em rede mediada pelo wiki do Moodle. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessrio prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1997.

MORAN, J. M. Novos Caminhos no Ensino a Distncia. Centro de Educao a Distncia (CEAD). SENAI, Rio de Janeiro, 1994.

RAMAL, A. Por que o e-learning vem crescendo tanto?. Escola de Extenso da UNICAMP, (Disponvel em: <http://www.extecamp.unicamp.br/materia34.asp> Acessado em 25 de outubro de 2011), 2005.

TESSAROLO, M. R. Ambiente de Autoria de Cursos a Distncia. Dissertao (Mestrado) Departamento de Computao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2000.

Das könnte Ihnen auch gefallen