Sie sind auf Seite 1von 3

ESTUDO DIRIGIDO 1.

Com base em seus conhecimentos bsicos sobre bioenergtica e termodinmica, se em um processo de reao, a constante de equilbrio (Keq) for menor que 1 (Keq<1), a variao de energia livre (G) ser positiva ou negativa nessa reao? Explique sua resposta. 2. Em relao aos conhecimentos sobre metabolismo, bioenergtica e termodinmica, incorreto afirmar que: a) Uma reao somente termodinamicamente favorvel quando a quantidade de energia liberada for alta, ou seja, quando o valor de G for alto e negativo. b) As reaes anablicas so consideradas reaes endergnicas. c) As reaes catablicas requerem energia, uma vez que durante estas reaes h formao de compostos fosforilados. d) O metabolismo da glicose at o piruvato constitui uma reao exergnica. Justifique sua resposta na questo 2. 3. Organismos auttrofos fotossintetizantes necessitam de organismos hetertrofos e vice-versa, ambos possuem uma relao de interdependncia metablica devido a alguns fatores. Identifique tais fatores e comente sobre sua importncia na manuteno de um equilbrio constante. 4. Os processos metablicos so rigorosamente regulados no organismo a fim de que no haja desperdcio ou acmulo desnecessrio de energia. Comente sobre as principais formas de regulao que um organismo dispe para o controle da atividade metablica celular. 5. Um atleta ter que produzir muito ATP para que ele consiga exercer a funo de movimentao atravs dos seus msculos esquelticos em uma corrida. Ao correr por um longo tempo, o seu tecido muscular esqueltico ir comear a ter contraes muito vigorosas e o seu organismo no conseguir captar oxignio o bastante para continuar a sua via principal de obteno de energia e ter que recorrer ao uso de outra via nesse tecido. Qual essa via e por que fazer o uso da mesma? 6. A frutose-2,6-bifosfato funciona como um potente regulador para a via glicoltica. Isso ocorre: a) Devido a sua afinidade pela glicoquinase no fgado, onde estimula essa enzima a fosforilar uma molcula de glicose a glicose-6-fosfato. b) Por se ligar alostericamente a PFK-1 estimulando essa enzima a realizar um dos passos chaves da via glicoltica. c) Por ser um substrato competidor pelo stio ativo da enzima piruvato quinase, inibindo a converso de fosfoenolpiruvato em piruvato. d) Devido a sua afinidade pela glicose, com a qual se condensa dando origem a um composto chamado 1,3-bifosfoglicerato. 7. Considerando que uma molcula entra na via glicoltica e degradada at lactato, qual o saldo de ATP para os seguintes compostos: a) Sacarose b) Frutose

c) Gliceraldedo-3-fosfato 8. Uma criana chega a um consultrio mdico acompanhada da me e apresentando sintomas como fraqueza muscular, diminuio de reflexos, dificuldade respiratria e distrbios motores. Atravs de uma anamnese mais profunda o mdico constata a carncia da criana em relao a vitamina B1(tiamina). Discorra sobre o impacto bioqumico dessa deficincia no organismo. 9. Bruce possui uma alimentao balanceada, porm, certo dia ele resolve mudar parte de sua alimentao, substituindo o arroz parboilizado por um tipo de arroz branco polido (Com ausncia de tiamina).Bruce, aps algum tempo, comea a apresentar sintomas de uma doena caracterstica apresentando problemas em realizar suas funes cardacas e neurolgicas. A partir das informaes acima, qual seria o possvel diagnostico para os sintomas de Bruce? Por que esses sintomas acontecem? 10. Considere um indivduo que possua um defeito no gene que codifica a protena malato desidrogenase. Qual o impacto deste acontecimento para o ciclo de Krebs? 11. Sobre o ciclo de Krebs correto afirmar que: a) A piruvato desidrogenase ativa quando fosforilada. b) A energia liberada no ciclo de Krebs conservada exclusivamente na forma de coenzimas reduzidas. c) O complexo da -cetoglutarato funciona de modo semelhante ao complexo da piruvato quinase compartilhando das mesmas coenzimas. d) O oxaloacetato sempre regenerado no ciclo de Krebs, por isso sua concentrao na clula alta. 12. A enzima succinato desidrogenase faz parte do complexo multienzimtico tanto do ciclo de Krebs quanto da CTE. Discorra sobre o benefcio trazido por esse compartilhamento. 13. No ciclo do cido ctrico existe um precursor de grande importncia que ira gerar outras molculas com uma capacidade energtica muito grande, o citrato. O citrato formato a partir da condensao de Acetil-coA e oxaloacetato. Quando o ciclo do cido ctrico est muito ativo, ir haver uma produo muito alta de citrato, que ir ter grande funo na produo de energia, porm, a grande concentrao de citrato possui outro efeito de grande importncia para a homeostasia da clula. Qual seria essa funo e como ela seria exercida? 14. Em um experimento, realizado em ratos, cientistas procuraram testar algumas hipteses sobre a formao de ATP pela fosforilao oxidativa. Os cientistas ento aplicaram um composto chamado rotenona e foi observado que esse composto impedia que ocorresse o fluxo de eltrons dos centros Fe-S para a ubiquinona (Q). Qual ser a consequncia desse processo para o rato? 15. Durante o transporte de eltrons existe a movimentao de prtons da matriz mitocondrial para o espao intermembranar, gerando assim um gradiente de prtons que varia de acordo com cada coenzima reduzida. Com base nos conhecimentos sobre o movimento de prtons pelos complexos da CTE, correto afirmar que: a) Cada par de eltrons doados pelo FADH2 reponsvel por gerar um gradiente de 10 prtons que resultar na sntese de 1,5 ATPs.

b) Cada par de eltrons doados pelo NADH+ responsvel por gerar um gradiente de 8 prtons que resultar na sntese de 2,5 ATPs. c) A transferncia de prtons da matriz mitocondrial para o espao intermembranar ocorre pelo movimento dos eltrons em todos os complexos, exceto no complexo III. d) O complexo II responsvel pela captao dos eltrons do FADH2, no ocorrendo transferncia de prtons por esse complexo. 16. A membrana interna da mitocndria impermevel ao NADH. Para que esse seja transportado do citoplasma para o interior desta e possa continuar o processo de oxidao necessrio que a clula lance mo de alguns mecanismos de transporte, os quais definiro o saldo final de ATP da oxidao completa de uma molcula de glicose. Discuta o por que da diferena de saldo energtico considerando a utilizao de cada um desses mecanismos de transporte.

Das könnte Ihnen auch gefallen