Sie sind auf Seite 1von 20

Ciclos de Vida

Unidade e diversidade
Aula n 24_12-Nov Prof. Ana Reis 2008

Unidade vs. Diversidade

dos ciclos de vida


Uma das caractersticas inerentes aos seres vivos a sua capacidade de reproduo.

Os seres vivos com reproduo sexuada passam por processos especficos.


O conjunto de processos por que passa um indivduo desde a sua formao at concepo de outro organismo semelhante a si denomina-se ciclo de vida. O ciclo de vida de uma espcie repete-se de gerao em gerao.

Os ciclos de vida de todos os seres vivos apresentam aspectos comuns, nomeadamente:


A ocorrncia de meiose permite, em determinado momento do ciclo, formar clulas haplides (n), contribuindo para a diversidade da espcie; A ocorrncia de fecundao, que corresponde fuso de gmetas, repe a diploidia no ciclo celular e contribui tambm para a variabilidade da espcie; Presena de clulas sexuais - clulas especializadas haplides - podendo ser gmetas (comuns a todos os ciclos) ou esporos (presentes apenas em alguns ciclos);

Os ciclos de vida de todos os seres vivos apresentam aspectos comuns, nomeadamente:


A presena de ovo ou zigoto, clula inicial de todos os seres vivos quando recorrem reproduo sexuada, que sempre diplide;

A alternncia de fases nucleares (apesar de estas poderem ter duraes variadas), existe em todos os ciclos uma fase haplide (que, no mnimo, se resume aos gmetas) e uma fase diplide ( que, no mnimo, representada pelo zigoto); a passagem da fase geraes

Alternncia de fases nucleares


Existe em todos os ciclos: uma fase haplide (que, no mnimo, se resume aos gmetas) e uma fase diplide ( que, no mnimo, representada pelo zigoto); A passagem da fase haplide para a fase diplide da responsabilidade da fecundao, enquanto a passagem da fase diplide para a fase haplide se deve meiose.

Dos fenmenos de meiose e fecundao resulta sempre uma alternncia de fases nucleares (apesar de estas poderem ter duraes variadas) caracterstica.

Alternncia de fases nucleares


Embora a meiose e a fecundao sejam fenmenos comuns a todos os organismos que se reproduzem sexuadamente, podem ocorrer em alturas diferentes do ciclo de vida do organismo.

Desta variao na ocorrncia de meiose e fecundao, resultam trs tipos principais de ciclos de vida:

Ciclo de vida Haplonte Ciclo de vida Diplonte Ciclo de vida Haplodiplonte

Ciclo de vida Haplonte


A maioria dos fungos e alguns protistas, incluindo algumas algas, apresentam um tipo de ciclo de vida caracterstico. A meiose ocorre logo a seguir formao do zigoto diplide (meiose ps-zigtica). Esta meiose no produz gmetas, mas sim clulas haplides, que se dividem por mitose para dar origem a um organismo multicelular haplonte. Subsequentemente, este organismo produz gmetas, no por meiose, mas por mitose. O nico estado diplide o zigoto.

Ciclo de vida Diplonte


No caso da maioria dos animais, o ciclo de vida diz-se diplonte. Os gmetas so as nicas clulas haplides. A meiose ocorre durante a produo dos gmetas (meiose pr-gamtica), que no sofrem mais divises celulares at fecundao. O zigoto diplide divide-se por mitose, dando origem a um organismo pluricelular diplonte.

Ciclo de vida Haplodiplonte


As plantas e algumas espcies de algas exibem um terceiro tipo de ciclo de vida onde se verifica alternncia de geraes.

Este tipo de ciclo de vida inclui estados multicelulares diplides e haplides, sendo, por isso, denominado haplodiplonte.

Em que diferem os ciclos de vida?


A principal diferena entre os ciclos de vida est relacionada com o momento em que ocorre a meiose. Esta pode dar-se em trs momentos diferentes, o que tem implicaes na caracterizao do ciclo.

Assim pode-se considerar: Meiose pr-gamtica; Meiose ps-zigotica; Meiose pr-esprica.

A meiose ocorre para que se d a formao de gmetas.


Como antecedem a fecundao, estas clulas so, nestes casos, as nicas entidades haplides. O ciclo designa-se por diplonte. Ocorre nos animais e algumas algas.

Meiose pr-gamtica

A meiose ocorre logo aps a formao do zigoto.

O zigoto a nica estrutura diplide do ciclo. O ciclo de vida designa-se por haplonte.
Ciclo de vida de algumas algas e dos fungos.

Meiose ps-zigtica

Meiose pr-esprica
Acontece s em indivduos que apresentam gmetas e esporos. A meiose ocorre para que se d a formao de esporos.
Nestes seres existe: uma gerao produtora de esporos gerao esporfita ou esporfito, e uma gerao produtora de gmetas gerao gametfita ou gametfito.

A gerao esporfita inicia-se com o zigoto e termina com a meiose, que leva produo de esporos; Assim a, todas as clulas das estruturas desta gerao so diplides, existindo correspondncia entre a gerao esporfita e a fase diplide. A gerao gametfita inicia-se com os esporos e termina com a fecundao. Todas as clulas das estruturas desta gerao so haplides, sendo possvel estabelecer uma correspondncia entre a gerao gametfita e a fase haplide.

Os ciclos de vida destes indivduos designam-se por haplodiplontes.

ContMeiose pr-esprica

Das könnte Ihnen auch gefallen