Sie sind auf Seite 1von 7

DOI: 10.4025/actascieduc.v32i2.

10429

A instruo pelo riso em Santo Agostinho


Marcia Maria Medeiros
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Rod. Dourados/Itahum, km 12, 79800-000, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. E-mail: marciamaria@uems.br

RESUMO. Santo Agostinho autor de vrias obras, entre elas a que originou este artigo, intitulada A Instruo aos Catecmenos, e referenda partindo do pressuposto de que o ser humano est em peregrinao nesse mundo rumando para a Jerusalm Celeste. No livro analisado neste artigo, Santo Agostinho mostra como o catequista deve se utilizar da alegria e do riso enquanto elementos que facilitem o ensino da religio crist aqueles e aquelas que pretendem fazer parte dela. A partir desse processo possvel perceber como o riso possui uma lgica de fundamental importncia no que tange ao funcionamento das prticas sociais e culturais de um determinado grupo humano em um determinado momento histrico, servindo como ferramenta para aes prticas em torno de vrios assuntos, inclusive pedaggicas.
Palavras-chave: educao, histria medieval, igreja catlica.

ABSTRACT. Religious instruction by amusement in St. Augustine. St. Augustine, the author of several books, including Instruction for catechumens, analyzed in current essay, bases his arguments on the presupposition that all human beings are on a pilgrimage towards the Heavenly Jerusalem. In the book reviewed in the present essay, Augustine shows how the catechist should use mirth and amusement as factors that facilitate the teaching of the Christian religion to people who desire to partake of the latter. Such process shows the manner amusement has a fundamentally important logic with regard to the functioning of social and cultural practices of a particular group within a given historical moment. Actually it is a tool for practical activities on several issues, especially pedagogical ones.
Key words: education, medieval history, catholic church.

Introduo
O riso tambm tem uma histria Jacques Le Goff

Figura exponencial do pensamento cristo, considerado um dos grandes pais da Igreja, Santo Agostinho presena que dispensa maiores comentrios e apresentaes. Conhecido pelo seu livro A Cidade de Deus, deixou para a posteridade outra obra tambm importante, qual seja ela, A Instruo aos Catecmenos. No referido texto, o autor remete aos processos catequticos que devem ser utilizados no sentido de instruir na f os catecmenos bem como de tornar tais processos atrativos e agradveis. Nas sugestes pedaggicas demonstradas para tanto, Santo Agostinho enfoca as medidas que devem ser utilizadas para se evitar o enfado daqueles que escutam a instruo. Entre os elementos apontados por ele, fica expressa a manifestao da alegria que leva ao riso ou ao risvel como um dos pressupostos que articularia a construo da instruo, sendo este o elemento ordenador de momentos importantes de A Instruo dos Catecmenos. Antes de proceder anlise do texto em
Acta Scientiarum. Education

questo, faz-se necessrio situar no contexto da Idade Mdia as questes que envolvem o riso e o risvel, no sentido de construir o arcabouo do qual a obra de Santo Agostinho faz parte. Dentre as obras que trabalham sobre o tema e que foram utilizadas neste artigo esto as de George Minois (2003), Histria do Riso e do Escrnio; Jos Rivair de Macedo (2000), Riso, Cultura e Sociedade na Idade Mdia; e, Mikhail Bakhtin (2002), A Cultura Popular na Idade Mdia e no Renascimento.
O Riso e o Risvel na Idade Mdia

Segundo Jacques Le Goff, o fenmeno do riso, expresso aparentemente natural no homem cultural e de acordo com a sociedade e a poca as atitudes em relao a ele, a maneira como ele praticado, seus alvos e formas so passveis de transformao. Dessa forma, o riso torna-se um elemento que faz parte da sociedade e da cultura, exigindo pelo menos a interlocuo de duas ou mais pessoas sejam elas reais ou imaginrias: aquele que provoca o riso, aquele de quem se ri e tambm, a pessoa ou pessoas com quem se ri (LE GOFF, 2000, p. 65).
Maring, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2010

186

Medeiros

No caso da Idade Mdia, o riso foi um dado ideolgico de grande importncia, a qual foi brilhantemente ilustrada por Umberto Eco no livro O Nome da Rosa. As atitudes em relao ao riso na Alta Idade Mdia (IV-X) tiveram uma preponderncia muito grande da Igreja, a qual considerava esse fenmeno perigoso e, porque no consegue controllo, o rejeita totalmente. Essa atitude s vai mudar em torno do sculo XII, quando ela subverte o fenmeno do riso, distinguindo o riso bom (admissvel) do mau1 (inadmissvel): percebe-se ento uma codificao da prtica do riso, a qual possui grande influncia da escolstica. Jacques Le Goff faz meno a esse processo de codificao quando diz que:
O riso um fenmeno expresso no corpo e pelo corpo. [...]. A codificao do riso e a sua condenao nos crculos monsticos resultam, ao menos em parte, de sua perigosa relao com o corpo (LE GOFF, 2000, p. 72).

Entretanto, preciso salientar que mesmo com a invectiva da Igreja de tornar o riso uma coisa sria, o texto bblico possui referncias abertas ao fenmeno que causava grandes discusses e era visto de acordo com a sua aplicao e medida, em alguns momentos como coisa malfica, em outros, como atitude beatfica que iluminava o rosto daquele que acreditava na palavra de Deus. O grande dilema que ao lado dessas invectivas existem aquelas que lhe so contrrias e que sustentam que a tristeza e as lgrimas so melhores do que o riso. Segundo Minois, isso demonstra que o texto bblico possui uma concepo clssica e at mesmo equilibrada do fenmeno, a qual acaba por dessacralizar o riso, que passa a no ter mais nenhuma relao com o sobrenatural. Sobre o assunto diz o autor que:
Certamente, Deus ri de tempos em tempos, mas isso apenas uma imagem. No h mais o riso ritual, organizado, com uma funo religiosa de retorno peridico ao caos ou idade de ouro, no mais saturnais, lupercais nem dionsicas. A concepo linear da Histria e do tempo probe, alis, qualquer idia desse tipo, j que a criao aconteceu de uma vez por todas. O riso um comportamento estritamente humano, logo, alheio ao mundo divino, surgido depois da queda e que um dos smbolos da decadncia da condio humana (MINOIS, 2003, p. 120).

Nas primeiras regras monsticas da Alta Idade Mdia, sobretudo no sculo V, observa-se que o riso surge geralmente conjugado ao silncio (taciturnitas), sendo considerado o jeito mais ttrico e obsceno de se quebrar o silncio. Dada seriedade e a importncia desse silncio monstico que uma virtude essencial ao monge, o riso aparece como uma forma sria de violao. J com So Bento, no sculo VI, o riso evolui do domnio do silncio que o constrange para a esfera da humildade, tornando-se o exato oposto a ela, criando assim uma nova forma de sensibilidade e emoo devocional. Georges Minois, na obra Histria do Riso e do Escrnio, diz que a Alta Idade Mdia promoveu o processo de diabolizao do riso. Segundo esse autor:
O Cristianismo pouco propcio ao riso. [...]: o riso no natural no Cristianismo, religio sria por excelncia. Suas origens, seus dogmas, sua histria o provam. Para comearmos, o monotesmo estrito exclui o riso do mundo divino. Do que poderia rir um Ser todo-poderoso, perfeito, que se basta a si mesmo, sabe tudo, v tudo e pode tudo? (MINOIS, 2003, p. 111).

Em relao a esse tom contrastante do texto bblico que equilibra o jogo entre tristeza e riso, tome-se como exemplo o livro de J, 40, 15-19, em que revelado que o hipoptamo a obra-prima da criao divina:
Contempla agora o beemote, que eu fiz contigo, que come erva como o boi. Eis que sua fora est nos seus lombos, e o seu poder, nos msculos do seu ventre. Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas esto entretecidos. Os seus ossos so como tubos de bronze; a sua ossada como barras de ferro. Ele a obra-prima dos caminhos de Deus; o que o fez o proveu da sua espada (BBLIA DE ESTUDO, 1995, p. 732, grifo nosso).

No universo que constitui o Cristianismo, termos blasfematrios e/ou sacrlegos pesam sobre toda e qualquer brincadeira em relao ao divino. No se deve nem se pode zombar de Deus: liberdades tomadas em relao figura do Pai ou do Filho so veementemente condenadas.
1

Perceber o hipoptamo como a obra-prima dos caminhos de Deus, no mnimo cmico dado expressiva figura do animal. Ademais, considerando que o Senhor criou o homem para que dominasse sobre a terra inteira, subentende-se que ele seria o pice da Sua criao, portanto a Sua verdadeira obra-prima. J o livro de Eclesiastes traz a seguinte passagem:
Disse eu no meu corao: Ora, vem, eu te provarei com a alegria; portanto, goza o prazer, mas eis que tambm isso era vaidade. Do riso disse: Est doido; e de alegria: De que serve esta? (BBLIA DE ESTUDO, 1995, p. 877)2.
2

Entende-se por riso mau o riso de zombaria ou o riso de escrnio. J o riso bom poderia ser considerado o riso discreto, ou melhor, o sorriso. O latim tinha certa dificuldade para dirimir essa questo pelo problema relacionado lingustica: o grego possui duas palavras derivadas da mesma raiz para expressar o riso: gln (riso natural bom) e katagln (riso malicioso mau). O latim s possua uma palavra (risus) e teve dificuldade para construir outra palavra (subrisus) que no necessariamente significou sorriso, mas riso socapa, ou furtivo.

Entretanto o mesmo livro no captulo 3, versculo 4, traz o seguinte epteto tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar. A partir

Acta Scientiarum. Education

Maring, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2010

A alegria como mote para ensinar

187

Exemplos bblicos, a parte, existiram uma grande questo sobre o riso que movimentou o pensamento intelectual da Idade Mdia, pelo menos no perodo em questo analisado neste artigo, qual seja ela: havia Jesus Cristo rido em algum momento de sua vida? Caso a resposta fosse positiva, em sendo Cristo um modelo perfeito de homem, o riso no poderia ser condenado. Entretanto, se a assertiva no fosse verdadeira, o riso de fato seria uma manifestao diablica criada pelo Demnio com o intuito de fazer o homem se perder das sendas da f verdadeira. Minois trata esse assunto da seguinte maneira:
O tom nitidamente mais grave no Novo Testamento. Mesmo que o mito de que Jesus nunca riu s se tenha desenvolvido no fim do sculo IV, com Joo Crisstomo, preciso admitir que os Evangelhos, os Atos e as Epstolas so muito severos em relao ao riso. No fazem nenhuma meno de riso em Cristo (MINOIS, 2003, p. 120).

Vale ressaltar que as epstolas de Paulo, Tiago e Pedro, por exemplo, possuem passagens nas quais o riso condenado3. Destarte, percebe-se que, no Novo Testamento, quando se fala de forma explcita sobre o riso, existe um tom de condenao: ele tido por uma zombaria mpia e/ou sacrlega. No se v o riso como um elemento positivo: da a ideia de que Cristo nunca riu, e se Ele no riu os cristos do mundo inteiro deveriam imit-lo. Minois se refere da seguinte forma ao assunto:
[...] qualquer apresentao de Sua vida [de Cristo] que saia do esquema oficial definido nos Evangelhos, que questione esse ou aquele aspecto de sua obra, que lhe confira, por exemplo, uma sexualidade normal, imediatamente submetida ao antema, como o ilustra a srie de livros e filmes censurados com esse pretexto. O Cristianismo afirma que Jesus inteiramente homem, mas lhe recusa as particularidades da natureza humana, tais como o riso e o sexo (MINOIS, 2003, p. 123).

elemento prprio do homem decado e pecador, constituindo-se ele prprio em um pecado. Diante das questes expostas at o presente momento, aufere-se que, para os primeiros cristos o riso um elemento diablico, atitude que se inscreve dentro de uma mentalidade apocalptica, marcada por uma obsesso em relao ao Demnio e suas aes, na qual se situa o Cristianismo nascente. Nesse contexto de luta do bem contra o mal, no existe lugar para o riso. No houve quem melhor contribusse para a demonologizao do riso que os Pais da Igreja e, embora em A Instruo dos Catecmenos Santo Agostinho denote a importncia da alegria para instruir na f, ele foi um dos pensadores deste perodo (junto com Tertuliano, Santo Ambrsio, entre outros) que condenou o riso como sendo um elemento desprezvel. Entretanto, o Bispo de Hipona reconhecia que o mesmo era uma faculdade humana.
Santo Agostinho e a Instruo dos Catecmenos

Some-se a isso o fato de que os grandes Santos monsticos constantes nas hagiografias no riam, passando a sua vida terrestre em uma profunda tristeza ou na total impassibilidade. Assim, vai se construindo a ideia de que a verdadeira alegria oposta ao riso, tornando-se o xtase o qual reservado para uma elite monstica, marcada pela beatitude celeste, um privilgio dos poucos eleitos. Esse comportamento exclui o riso, visto como
desse pressuposto possvel dizer que existe em meio tristeza pungente um espao para o sorriso, para a alegria e para o gudio que dela decorre. 3 Observe-se o texto da Epstola de Paulo aos Efsios, captulo 4, versculo 5: nem torpezas, nem parvoces, nem chocarrices, que no convm; mas, antes, aes de graa (BBLIA DE ESTUDO, 1995, p. 905). J o livro de Tiago, captulo 4, versculo 9 diz que: Senti vossas misrias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, vosso gozo, em tristeza. J no II livro de Pedro, percebe-se que o apstolo coloca-se em guarda contra os escarnecedores: sabendo primeiro isto: que nos ltimos dias viro os escarnecedores, andando segundo as suas prprias concupiscncias.

A Instruo dos Catecmenos constitui-se em uma obra que retrata o gnio teolgico e a profunda percepo psicolgica de Santo Agostinho. O livro possui uma vasta enumerao de conselhos e tcnicas isoladas para a instruo daqueles e daquelas que buscavam abraar o Cristianismo, marcando um ponto importante nesses primeiros tempos de evangelizao. O texto surgiu pelo pedido feito ao Bispo de Hipona, por Deogratias4 pois o mesmo dizia em sua solicitao que por vezes, ao realizar o processo de catequizao, ele percebia que o auditrio que o ouvia se enfadava, quando no ele prprio. Por isso, solicita que Santo Agostinho lhe diga que instrumentos utilizar para evitar esse problema. Para solucionar o problema do irmo na f, Santo Agostinho divide a sua obra em trs partes quais sejam elas: como conduzir a narrao; a arte e os preceitos de realizar a exortao; e por fim, os meios de adquirir alegria ou bom humor. Logo nas pginas iniciais do texto, o Santo revela aos seus leitores e leitoras o fato de que ouvido com maior prazer a pessoa a quem o prprio trabalho agrada, pois segundo ele, o fio da nossa elocuo tocado pela nossa alegria (AGOSTINHO, 2005, p. 41). Percebe-se aqui o fato de que a pessoa a quem agradam suas tarefas consegue fazer com que elas se desenrolem de forma mais fcil e inteligvel, tornando-se, pois agradvel a
4

Deogratias seria o nome latinizado do dicono a quem se dirige o autor do texto. Esse tipo de nome era comum na Cartago de ento: observe-se como exemplo desse contexto o nome do filho de Santo Agostinho Adeodatus.

Acta Scientiarum. Education

Maring, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2010

188

Medeiros

quem assiste ao processo. Realizado assim, o trabalho deleita, constituindo-se em um prazer, em um divertimento, representando a ideia de alegria em oposio ideia de tristeza. Do captulo X ao captulo XIV do livro, Santo Agostinho sugere a Deogratias como conseguir a alegria combatendo as seis causas do enfado. Ao iniciar essa preleo diz o autor:
Talvez desejes um modelo de exposio. Talvez desejes que eu te mostre com a prpria obra como pr em prtica o que aconselhei. o que farei como puder com a ajuda de Deus, antes porm falarei, como prometi, a respeito da alegria que preciso alcanar (AGOSTINHO, 2005, p. 60).

Nesse processo, Santo Agostinho se refere ao bom humor, a alegria interior que preciso conquistar para desempenhar bem o papel de catequizador. necessrio que aquele que ensina no se lamente por sua preleo lhe parecer vulgar ou sem riqueza de elucubraes. Segundo o autor, pode parecer aborrecido quele que ensina, harmonizar, para a sensibilidade alheia, palavras improvisadas, sem saber se correspondem exatamente s idias ou se so recebidas com proveito (AGOSTINHO, 2005, p. 61). No h nada que desgoste mais ao catequizador (que aqui desempenha um papel de educador, de introdutor nas verdades da f) do que no saber se est sendo compreendido ou no. Isso lhe causa um processo de desconfiana em seu trabalho e em sua prdica, que lhe rouba a alegria de ensinar e, portanto, enfraquece a sua exortao. Esse tipo de sentimento deve ser combatido. Ademais, chega um momento em que aquele que ensina atinge um grau de erudio que lhe torna difcil e montono ensinar aos catequizandos sempre as mesmas verdades: dessa forma o caminho se torna comum e quem segue por ele j no sente mais prazer em faz-lo: isso contribui para o enfado de quem ensina. Entretanto, Santo Agostinho exorta Deogratias dizendo:
No que se deva ambicionar o louvor humano, mas porque vem de Deus o que ensinamos: e quanto mais amamos aqueles a quem falamos, tanto mais desejamos que lhes agrade o que lhes oferecemos para sua salvao. Entristecemo-nos quando tal no acontece, e nos esgotamos e abatemos na nossa marcha, como se trabalhssemos inutilmente! (AGOSTINHO, 2005, p. 61, grifo nosso).

(ou tem o sentimento de que no conseguiu) executar a contento sua tarefa. Essa circunstncia outro vilo que lhe rouba a alegria de ensinar e quanto mais ela se instaura, mais enfraquecido fica aquele que ensina e consequentemente menos atrativa se torna a sua prdica. Quem no ensina com alegria no consegue executar a sua tarefa a contento. necessrio que se observe e se procure seguir sempre na tranquilidade de um bom trabalho o que traz alegria ao corao de quem educa5. Outro elemento que pode trazer tristeza ao corao do catequista o fato de que, para se fazer entender pelo seu auditrio ele necessite, s vezes, baixar o nvel de seu discurso, demorando-se na lentido das palavras com o intuito de se fazer compreender. Acarreta desgosto quele que prepara a prdica, no se fazer compreender como desejado ou como imaginou que fosse ser compreendido. Diante desse quadro, Santo Agostinho chama a ateno ao fato de que preciso evitar que essa tristeza se manifeste no corao de quem ensina o catecismo, pois ela denota que ele est beira do orgulho de si mesmo e de seu conhecimento. No se deve esquecer o exemplo das aves, para as quais mais suave para a me colocar na boca do filho pequeninos bocados mastigados que mastigar ela prpria, ou engolir, maiores (AGOSTINHO, 2005, p. 63). preciso salientar que, neste contexto, o Bispo de Hipona se refere ao prazer e alegria pura (gaudium) que causa a quem ensina ver o progresso daquele ou daquela que aprende a lio ensinada. Ademais, some-se a isso o fato de que o retorno solcito as verdades mais simples, consolida o conhecimento das verdades mais profundas, e mesmo quem acredita j ter domnio sobre o conhecimento primrio pode aprender coisas novas ao rev-lo e apresent-lo a uma nova plateia. Nem todos os grupos de aprendizes se comportam da mesma maneira, por isso os temas devem se abordados de forma diferente o que se constitui em um desafio para o educador, salvaguardando-lhe destarte, o prazer de ensinar. No captulo XI, Santo Agostinho concede a Deogratias o remdio contra a segunda causa do enfado. Segundo o autor:
Preferimos ler ou ouvir prelees j prontas e melhores e por isso aborrece-nos improvisar, com resultado incerto, o que dizemos. Basta o esprito se no afaste da verdade. Se algo em nossas palavras ferir o ouvinte, o prprio fato deve ensinar-lhe at que ponto se podem desprezar os sons menos
5

Percebe-se na citao que Santo Agostinho deixa claro que, quando o educador no atinge seu alvo, qual seja ele, a educao do seu (as) catecmeno (as) esse processo o entristece, pois ele no conseguiu
Acta Scientiarum. Education

Nesse contexto, encerrando a explicao desse captulo, Agostinho deixa uma lio magistral: Deus ama a quem d com alegria (AGOSTINHO, 2005, p. 62).

Maring, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2010

A alegria como mote para ensinar corretos ou menos apropriados se a verdade for apreendida: realmente, as palavras soam apenas para que a coisa seja entendida (AGOSTINHO, 2005, p. 64, grifo do autor).

189

Nesse captulo, Santo Agostinho refora a ideia de que a verdadeira alegria daquele que ensina a catequese perceber que suas palavras esto sendo ouvidas e entendidas (logo aceitas) pelo seu auditrio. preciso salientar que ao catequista, possivelmente j douto nas questes da f (embora seja qualidade maior manter a humildade em relao a elas), agrada mais ouvir um pensamento mais elaborado e mais elevado ou realizar leituras mais profundas sobre o Cristianismo. No entanto, agir assim faz com que a prdica seja feita com preguia ou tdio, o que desagrada aos ouvintes. O catequista deve buscar o processo contrrio: ele no deve sentir o prazer da leitura isolada que fornece alimento apenas ao seu esprito. Maior glria e alegria ele ter aps realizar seu trabalho pedaggico com entusiasmo e alegria. Ele precisa ter conscincia de que o caminho que leva a educao dos catecmenos um caminho que acabar pisadssimo por seus passos, mas no qual ele deve conduzir com segurana aqueles e aquelas que depositaram em sua prdica a confiana para realizar a sua converso. Assim, se ao catequista aborrece repetir muitas vezes estrias [sic] comuns e prprias para crianas (AGOSTINHO, 2005, p. 67) torna-se necessrio que ele adapte-as aos seus ouvintes realizando essa tarefa com amor e cuidado, unido a sua plateia pelo corao. Destarte, as histrias parecero novas a quem ensina tambm. Nota-se o cuidado que Santo Agostinho demonstra com o processo de ensino-aprendizagem: o mesmo deve ser feito com amor fraterno, paterno e materno (AGOSTINHO, 2005, p. 67) alm de exortar ao ministrante dos ensinamentos que ele se esmere no preparo do material utilizado para a educao dos catecmenos. No se deve repisar o conhecimento que se tem: ele precisa necessariamente ser renovado, o que exige ateno e dedicao por parte daquele que educa. medida que essa tcnica aplicada, o catequista perceber que, na plateia, desperta por ele um sentimento de simpatia (pois o educando sente o esforo do educador no sentido de realizar o melhor por ele) e assim o processo de ensino-aprendizagem torna-se uma via de mo dupla6 e extremamente prazerosa para ambos os lados, denotando aqui a ideia de voluptas, ou seja, a alegria no sentido do prazer, do contentamento.
6

Nesse contexto educacional, o educador se alegra por estar ensinando a verdade, abrindo os olhos de seus educandos para que eles no se alegrem e admirem ao contemplar obras de humanas mos (AGOSTINHO, 2005, p. 68). Ou, dito de outra forma, sua prdica conduz ao caminho da verdadeira alegria, que traz ao rosto sorriso tranquilo e paz de esprito, qual seja ela, a admirao e o louvor a Deus, o grande criador do universo, em quem se encontra o amor mais profundo e a verdadeira felicidade. opinio de Santo Agostinho sobre o assunto:
Qual no deve ser nossa alegria quando, para conhec-lo, os homens se aproximam finalmente do prprio Deus, por quem deve aprender-se tudo o que se aprende? Reviveremos ante a novidade dos fatos e nossa palestra, ainda que habitualmente fria, ferver. Acresce, para alegrar-nos, o podermos refletir e observar que o homem, morto pelo erro, passa vida pela f (AGOSTINHO, 2005, p. 68).

Assim, tanto eles como que dizem em ns o que ouvem, como ns, de certo modo, aprendemos neles o que ensinamos (AGOSTINHO, 2005, p. 67, grifo do autor).

Se o catequista mostra o caminho correto para algum que est sofrendo, se ele resgata da ignorncia ou da iluso a alma perdida, ento ele deve alegrar-se mesmo que atravesse caminhos conhecidssimos para ele. Tais trilhas tortuosas sero percorridas com gudio e contentamento, pois o catequista tornar-se- guia das almas dignas de compaixo as quais, cansadas dos erros deste mundo, salvar-se-o por meio da doutrina ensinada. No captulo XII de seu livro, Santo Agostinho traz baila um problema que at a contemporaneidade atormenta os educadores: a dificuldade de se continuar falando quando no se v sinal nenhum de comoo na audincia. Segundo o Bispo de Hipona, esse processo ocorre por duas razes: ou porque o catecmeno est constrangido pelo temor da religio, ou porque est contido pelo respeito humano, receando demonstrar com qualquer movimento do corpo, a sua aprovao. Quando o educador se depara com um grupo de catecmenos que apresenta esse tipo de reao, seu esprito indistinto para ns e no podemos examin-lo; devemos, pois, tudo tentar pela palavra: tudo o que possa despert-lo e como arranc-lo do seu refgio (AGOSTINHO, 2005, p. 69). No contexto de um grupo de educandos desse porte, qualquer temor excessivo que eles tenham deve ser afastado de forma branda, sendo permitido assim que eles deem a sua opinio, moderando a sua timidez e fazendo com que o grupo note que est entre iguais, no existindo membros superiores ou inferiores na escala de conhecimento. Destarte, Santo Agostinho exorta no educador seu papel de articulador e incentivador no processo de construo do conhecimento, deixando claro que
Maring, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2010

Acta Scientiarum. Education

190

Medeiros

seu papel, por meio de tcnicas pedaggicas como a persuaso a fala por meio de perguntas, incutir confiana no educando para que este fale sem temor se quiser colocar seu ponto de vista ou alguma objeo. Entretanto, existe uma dificuldade a qual o catequista talvez tenha problemas em superar, qual seja o fato de que existem catecmenos que no querem ouvir:
Se o ouvinte demasiado inepto, surdo e indiferente a tais encantos, deve ser suportado misericordiosamente. Pela narrao concisa do resto, devem ser-lhe inculcadas as verdades mais importantes a respeito da unidade catlica, das tentaes, da vida crist, por causa do Juzo que h de vir. E mais se dever dizer a Deus, por ele, que de Deus, a ele (AGOSTINHO, 2005, p. 69, grifo do autor).

Ademais, outro problema de vulto assombra o catequizador: seus ouvintes, cansados de prestar ateno ou de permanecer em p, comeam a dispersar a sua ateno dos ensinamentos ministrados. Assim, condizente adotar-se o costume de ensinar o catecismo estando os catecmenos todos sentados. Santo Agostinho deixa claro que quando o educando comea a sentir enfado, mesmo inicialmente tendo escutado com prazer, quando ele j no mais elogia a prdica, abrindo os lbios apenas para bocejar, faz-se necessria a presena imediata do educador, restaurando o nimo de quem aprende. De que forma? Assim, ensina o Bispo de Hipona:
Diremos alguma frase temperada com honesta alegria e adequada ao assunto de que tratamos. Algo maravilhoso e estupendo [...] ou aflitivo e lastimvel [...]. Algo que diga respeito a ele mesmo para que, picado pelo prprio interesse desperte. Cuidaremos entretanto de no lhe ofender a modstia com qualquer aspereza, mas atra-lo com familiaridade (AGOSTINHO, 2005, p. 70).

que as causas pelas quais os que se educam na f crist se calam ou se recusam a ouvir7 so incertas e difceis de dirimir. Entretanto, sempre que o catequista observar que sua prdica causa enfado nos seus ouvintes, ele deve dizer algo que venha contra os pensamentos voltados para os negcios do mundo, ou de forma alegre, como eu disse, ou triste8 (AGOSTINHO, 2005, p. 71). Entretanto, importante frisar que essas digresses no so o elemento central do processo de ensino: elas esto fora de ordem, sendo utilizadas apenas como arma para remediar o mal do fastio, o qual no deve aumentar pelo uso do prprio remdio. Seu uso deve ser pontual e abreviado, assim como o prprio ensinamento da catequese, sempre lembrando quele que ensina que todo o ensinamento deve apresentar um comeo, um meio e um fim. Santo Agostinho tambm exorta ao catequista que ele exera seu ofcio com o corao cheio de piedade, e com a mais sincera caridade (AGOSTINHO, 2005, p. 72). Essa exortao parte do pressuposto de que aquele que educa na f crist pode sentir-se por vezes, abatido pelo abandono de alguma outra atividade que lhe parea mais necessria. Entretanto, o esprito do catequista no se deve enganar: a sua melhor ao est justamente em ensinar o prximo, pois no se sabe que desgnios Deus tem para como prximo. Ento, necessrio que:
Organizemos os nossos trabalhos segundo nossa capacidade; se pudermos lev-los ao fim como programamos, alegremo-nos porque a Deus no a ns agradou que assim se realizassem. Se porm surgir alguma obrigao imperiosa e a nossa ordem for perturbada, submetamo-nos de bom grado no nos deixando abater: seja a nosso prpria ordem a ordem que Deus anteps nossa. mais justo que ns sigamos a vontade dele que Ele a nossa (AGOSTINHO, 2005, p. 72, grifo do autor).

Observe-se que Santo Agostinho deixa muito claro que um dos instrumentos dos quais se pode fazer uso durante a prtica pedaggica a alegria, elemento que desperta o riso e chama a ateno. Ela serve como ferramenta para despertar no catecmeno o interesse que estava perdido. Em sendo assim, ela afasta sua mente do cansao servindo para quebrar a monotonia de uma prdica que gerava enfado e para, a partir dela restabelecer o interesse dos ouvintes na fala do catequista. Concluso Seguindo sua lista de conselhos a Deogratias, o autor de A Instruo dos Catecmenos deixa claro
Acta Scientiarum. Education

Dessa forma, percebe-se novamente que o gudio em se realizar bem o trabalho do ensinamento das palavras divinas, necessariamente passa pela observao da vontade de Deus em relao ao trabalho do catequista. Cabe ao Senhor ordenar as coisas conforme Lhe agradam e a partir da traar Seus planos que so desconhecidos dos mortais, aos quais a maior das felicidades e das alegrias perceber-se como instrumento de Deus na execuo desse plano celestial. Santo Agostinho tambm
7

Importante notar que, para Santo Agostinho, o processo de ensinoaprendizagem que constitui a catequese se d pelo dilogo entre o catequista e o catecmeno. 8 Percebe-se pela citao que existe um prisma de equilbrio entre o uso da alegria/ou da tristeza como ferramenta pedaggica por parte de quem educa. Ambos os elementos podem ser utilizados, desde que afastem o catecmeno de sua apatia.

Maring, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2010

A alegria como mote para ensinar

191

declara que o catequista deve afastar de si a tristeza, justamente pela presena do catequizando, pois seu desejo de tornar-se Cristo deve ser motivo de alegria. Diante das consideraes expostas neste artigo, possvel auferir algumas questes relativas ao processo do riso e do risvel na Idade Mdia, bem como em relao s prticas educativas utilizadas por Santo Agostinho para ensinar a catequese. Primeiramente, h que se auferir se possvel reduzir o riso a um fenmeno cultural nico, pois quando o estudioso ou estudiosa se debrua no estudo desse objeto, percebe que ele constitudo de vrias facetas, as quais se imiscuem em palavras, conceitos e no somente nas prticas compreendidas como riso dentro de seu campo semntico. Segundo Le Goff, as questes que envolvem o estudo do riso so quase sempre to diversas que se chega a duvidar de estar-se falando do mesmo assunto (LE GOFF, 2000, p. 74)9. importante observar que vrios legados culturais construram expresses e conceitos em torno do riso durante a Idade Mdia. Dentre eles, o legado bblico foi um dos mais preponderantes, pois pelo menos at o sculo XIV a Bblia continuou sendo o livro de excelncia, que respondia a todas as questes: reflexes tericas e regras prticas dependem dela e partem dela. Assim sendo, quando se buscava o entendimento sobre um determinado assunto para, a partir dele, formar uma opinio, a Bblia era o ponto de partida das reflexes. Os intelectuais do perodo, fossem eles clrigos ou no, partiam do texto bblico para elaborar dossis que continham possveis respostas para os problemas enfrentados pela sociedade medieval. Diz Jacques Le Goff sobre o assunto que:
Esse um jogo muito importante, e revelador notar que, dependendo da poca, certos textos so citados e outros ignorados. nesse jogo de citaes, em dossis compilados, que a evoluo das atitudes culturais relativas a vrios fenmenos pode ser percebida. Esse tambm o caso do riso (LE GOFF, 2000, p. 75, grifo do autor).

momento histrico, servindo como ferramenta para aes prticas em torno de vrios assuntos, inclusive pedaggicas. Nesse contexto, a obra de Santo Agostinho, A Instruo dos Catecmenos, sintetiza a pedagogia da f e o que de melhor a Igreja desenvolveu na sua prtica catequtica em seus primeiros anos de existncia. Este texto constitui-se em um documento que se refere forma como a catequese era ministrada e retoma um trip no qual se alicerava a dimenso da prtica catequtica nesses primeiros tempos: instruo na f, introduo na orao litrgica e converso de costumes. Neste texto, Santo Agostinho revela sua sagacidade teolgica e sua percepo psicolgica, orientando pelos conselhos e tcnicas a maneira pela qual os catequizandos deveriam ser instrudos. Seu texto breve e simples, descrevendo maneiras pelas quais se deve conduzir a narrao, a arte de exortar e dar preceitos. Ademais, ele ensina como evitar nos ouvintes o cansao, utilizando-se para isso de ferramentas pedaggicas que envolvem a alegria e o bom humor. Referncias
AGOSTINHO, S. A instruo dos catecmenos. Petrpolis: Vozes, 2005. BAKHTIN, M. A Cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento. So Paulo: Annablume, 2002. BBLIA DE ESTUDO Aplicao Pessoal. Verso Almeida. So Paulo: CPAD, 1995. BREMMER, J.; ROODENBURG, H. Uma histria cultural do humor. Rio de Janeiro: Record, 2000. LE GOFF, J. O Riso na Idade Mdia. In: BREMMER, J.; ROODENBURG, H. (Ed.). Uma histria cultural do humor. Rio de Janeiro: Record, 2000. MACEDO, J. R. Riso, cultura e sociedade na Idade Mdia. So Paulo: Unesp, 2000. MINOIS, G. Histria do riso e do escrnio. So Paulo: Unesp, 2003.

Dentro do contexto observado neste artigo, o que se pretende deixar claro que o riso possui uma lgica de fundamental importncia no que tange ao funcionamento das prticas sociais e culturais de um determinado grupo humano em um determinado

Received on June 16, 2010. Accepted on October 25, 2010.


License information: This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.

O riso um fenmeno interdisciplinar o texto de Bremmer e Roodenburg (2000), Uma Histria Cultural do Humor, demonstra perfeitamente essa questo, pois ali o fenmeno analisado por antroplogos historiadores, socilogos, filsofos, fazendo com que o estudiosos e estudiosas interessados no fenmeno entendam a complexidade desse elemento o qual exige uma abordagem que j foi inclusive assunto da psicanlise pois j contou com a anlise de Freud.

Acta Scientiarum. Education

Maring, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2010

Das könnte Ihnen auch gefallen