Sie sind auf Seite 1von 7

RDIO: HBITOS E SIGNIFICADOS ATRAVS DE GERAES

Cssia Helena Pereira Limai Gilberto Braga Pereiraii


Minha imaginao quase me levava a enxergar homenzinhos l dentro das vlvulas, andando de l para c, subindo e descendo compartimentos secretos no interior do rdio. Vivi parte da infncia nesse mundo imaginrio, onde o maior mistrio era descobrir de onde e como vinham aquelas vozes para dentro do rdio. Que fora tinha aquela caixa! Um misto de magia, mistrio e curiosidade de criana. (CSAR, 2005, p. 11)

O rdio imaginao. Dos meios de comunicao, por mais paradoxal que possa parecer, ele um dos que mais tem imagem. Apesar de estimular apenas a audio, seu som pode fazer com que seu ouvinte se transcenda, idealizando configuraes a partir de uma voz, de uma entonao especial, de uma msica, de uma histria ou de uma notcia. Formaes essas, concomitantemente, nicas, pessoais ou pertencentes ao domnio coletivo. Imagens responsveis pela criao de significados peculiares sobre este veculo to popular. Mas falar em rdio falar exatamente de quais significados? O que tem se sucedido, transcorrido o tempo e as geraes1, acerca dos hbitos relacionados ao rdio e a seus conseqentes significados? Essas indagaes foram objeto de uma pesquisa qualitativa realizada em Belo Horizonte (MG), atravs de entrevista semi-estruturada aplicada em uma amostra aleatria. Os dados apurados foram tratados atravs de anlise de contedo, considerando, primariamente, a categorizao das respostas de acordo com a gerao a qual o entrevistado pertencia. Este trabalho contemplou trs geraes, associando-se a juventude2 de cada uma delas a uma fase marcante da histria do rdio. Essa segmentao levou em conta que a histria deste veculo no Brasil comeou timidamente em 22 de setembro de 1922, com a primeira transmisso sendo realizada durante a comemorao do centenrio da Independncia. Nas dcadas de 20 e 30 surgiram as primeiras emissoras (Rdio Sociedade, Rdio Clube do Brasil, Rdio Mayrink Veiga, Rdio Tupi e Rdio Nacional), mas suas difuses s se intensificaram alguns anos depois (CALABRE, 2004). Portanto, a primeira gerao pesquisada, considerou homens e mulheres jovens do meado da dcada de 30 ao meado da dcada de 50, perodo no qual se firmou. Nessa poca,

Sinteticamente, entende-se por gerao o espao de tempo correspondente ao intervalo que separa cada um dos graus de uma filiao e que avaliado em cerca de 25 anos (GERAAO, 2002). Em conformidade com ries (1997), o termo recebe a conceituao de uma populao relativamente homognea, que corresponde aos homens e s mulheres nascidos no espao de uma vintena de anos. 2 Para esta pesquisa, juventude compreende a fase que vai da adolescncia ps-puberdade de 15 a 20 anos idade adulta jovem de 20 a 35 anos (DANDREA, 1997).

reconhecida como a era de ouro do rdio, este criou modas e costumes, transformou-se em cone de modernidade e cumpriu um destacado papel social tanto na vida privada como na vida pblica, promovendo um processo de integrao que suplantava os limites fsicos e os altos ndices de analfabetismo do pas (Ibidem, p. 7). A segunda gerao considerada na pesquisa englobou pessoas jovens do final da dcada de 50 at meados da dcada de 70, intervalo no qual o rdio comeou a ceder espao televiso, perdendo o lugar de destaque nos domiclios. As novelas de rdio sucesso ao longo dos anos 50, quando chegaram a alterar a rotina de horrios do comrcio, dos jogos de futebol e dos cinemas tambm se transferiram gradual e definitivamente para a televiso. Segundo Thompson (1995, p. 310), os horrios de programas especficos podem ser um ponto-chave de referncia, de acordo com o qual as pessoas organizam as suas atividades dirias no curso de um dia ou de uma noite; e, no caso dos seriados, esse processo organizacional pode se distender por vrios dias, semanas ou mesmo meses. Esses padres temporais da atividade receptiva so comuns no rdio, ainda que no sejam exclusividade deste. A terceira gerao que dentro dos parmetros da pesquisa jovem atualmente acompanha uma era na qual o rdio busca um novo posicionamento no mercado e para os seus ouvintes, atravs de segmentao da produo radiofnica e de busca de targets mais especficos de audincia. O rdio deixou de ser tratado como commodity. Agora existe a conscincia de que cada um tem seu nicho e que h espao para todos (CAMARGO3, apud MAGALHES, 2005, p. 216). Um dado significativo ao se avaliar a penetrao e o papel atuais do rdio que, em 2001, o nmero de moradias com televisor ultrapassou a quantidade das que tm rdio. Em 2003 existiam 43.163.006 domiclios com rdio no Brasil, o que representa 87,8% dos domiclios no Pas, enquanto que os que tinham TV j chegavam a 44.248.829, ou seja, 90,0% do total (MAGALHES, 2005)4. Alm do que, atualmente, a inovao tecnolgica ainda propicia uma multiplicidade de meios que se inter-relacionam com o rdio, j que a programao pode ser acessada atravs de diversos canais, dos convencionais rdios de pilha aos modernos IPods, e multiplicam-se tambm as formas de distribuio como os servios de msica via satlite, nos moldes da TV por assinatura (Ibidem, p. 208). Algumas rdios j dispem de sites atravs dos quais se podem ouvir no apenas a programao on-line, como tambm as edies de semanas ou meses anteriores. Ento, levanta-se um questionamento que permanece a
3

Declarao de Jos Ernesto Camargo, do Grupo Bandeirante de Comunicao, em mesa-redonda organizada pelo Grupo de Mdia de So Paulo, registrada no anurio Mdia Dados (MAGALHES, 2005, p. 207-232). 4 Dados apurados na Pesquisa Nacional por Amostras de Domiclio (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE).

descoberto: at que ponto as rdios ouvidas atravs de computadores pessoais so de fato produes radiofnicas ou podem ser consideradas como tal, j que, de certa forma, fogem s tradicionais caractersticas do veculo? Complementando o breve panorama e objetivando-se dar suporte a anlise das narrativas orais colhidas, relacionam-se algumas caractersticas funcionais do rdio para o ouvinte e para a sociedade. Segundo McLeish (2001) e Csar (2005), no tocante ao indivduo, o rdio o desvia de seus problemas e ansiedades, proporcionando-lhe relaxamento e lazer; reduz seus sentimentos de solido; serve-lhe de fonte de informao e aconselhamento; amplia conhecimentos pela divulgao de eventos, assuntos e pessoas por ele at ento desconhecidos; satisfaz suas necessidades de educao formal e informal5; contribui para seu autoconhecimento e para sua conscientizao, conectando-o com lderes e especialistas e propiciando sua avaliao em relao aos outros; orienta seu comportamento social, estabelecendo padres e oferecendo modelos para identificao; auxilia-o nos contatos pessoais e, pela disseminao de notcias e informaes, capacita-o a tomar decises e a exercitar sua cidadania. Em relao sociedade, o rdio atua como multiplicador, acelerando o processo de informar populao, e tambm como vigilante sobre os detentores do poder; auxilia a desenvolver, atravs de debates, objetivos comuns, opes sociais e polticas; contribui para a cultura artstica e intelectual; divulga idias que podem levar reviso de crenas e valores; promove a noo de comunidade e mobiliza recursos pblicos e privados para fins pessoais ou comunitrios. Algumas dessas funes so possveis pelas prprias caractersticas do rdio de: a) instantaneidade na divulgao da informao; b) imediatismo; c) agilidade na produo de materiais; d) grande penetrao geogrfica; e) possibilidade de microregionalizao da informao; f) mobilidade (tanto do emissor quanto do receptor); g) custo de produo relativamente baixo; h) modelos de aparelhos baratos venda no mercado (ORTRIWANO, 1983). Contudo, para McLeish (2001, p. 18), o rdio sofre com sua prpria generosidade ao manter uma ligao mais tnue com o usurio do que a televiso ou a imprensa escrita, j que permite a ele fazer outras atividades ao mesmo tempo em que o escuta. O autor ressalta que a grande vantagem de um meio auditivo sobre o meio impresso est no som da voz humana [...] ela tem inflexo e modulao, hesitao e pausa, uma variedade de nfases e velocidade (Ibidem, p. 19), possibilitando ao ouvinte a criao de imagens particulares.
5

Particularmente questiona-se essa assertiva, considerando as caractersticas da programao atual. Acredita-se que alguns programas/rdios possam colaborar com a educao formal e informal, mas no satisfazer tais necessidades.

O que dizem as geraes Os jovens da era de ouro do rdio desenvolveram, conforme os depoimentos orais, um forte vnculo emocional com o veculo na sua juventude e que foi se fragilizando ao longo do tempo concomitante ao enfraquecimento desta mdia. Eles relatam seus hbitos daquela poca carregados de saudade, marcando dois aspectos: a) a importncia da informao levada pelo rdio, principalmente para quem estava fora dos grandes centros e que podia ter notcias da capital; e b) a reunio das pessoas entorno do rdio para ouvir as radionovelas ou a disputa das cantoras do rdio (quando eu era nova, o rdio era um encanto, lembro que ficvamos em volta do rdio esperando para ver o que ia acontecer e no dia seguinte conversvamos sobre o captulo, imaginvamos como seriam os atores), afirma uma entrevistada. Vale ressaltar o recurso imagtico utilizado em seu discurso, que transforma a percepo auditiva (ouvir) em imagem (ver), reforando a idia que se preconizou na introduo desse relato de que o veculo permite a criao de imagens a partir dos sons que propaga. Sobre seus hbitos atuais, os indivduos desta primeira gerao relatam que no escutam rdio ou ouvem-no pouco. Quando o fazem em momentos especficos: para ouvir um jogo de futebol (gosto de ouvir o jogo de futebol pelo rdio, s vezes ligo a TV, tiro o som e ligo o radinho... isso me lembra do tempo quando eu ia ao campo ver os jogos); para ouvir um programa religioso especfico (todo dia s ligo o rdio para ouvir o Padre Marcelo, nem saio de casa nessa hora, imagino que estou do lado dele no santurio); ou para acompanhar, eventualmente, um noticirio. Os representantes deste grupo acreditam que o rdio ainda importante para a populao do interior do Brasil e para a de baixa renda. Espontaneamente, uma entrevistada relatou sua percepo sobre a relao da juventude atual com o rdio: o rdio do meu tempo de moa diferente de hoje. Os jovens no querem saber de rdio. Eles tm um meio de comunicao muito mais importante e que chama mais ateno: o computador. Ele substituiu o rdio at para a msica e eles tm tudo na tela ou naqueles aparelhinhos que gravam. Dentre os entrevistados da segunda gerao, aparece maior diversidade de hbitos e de significados. Se num extremo o rdio simboliza quase que uma divindade, por causa de convices religiosas (o rdio para mim Deus, pois nele que ouo o meu pastor. Ouo rdio todos os dias, o dia todo.), no outro praticamente ignorado por alguns, que quase nunca o ouvem. Entre esses limites, o rdio surge como fonte de informao no trabalho (um taxista menciona gostar de ouvir notcias, sobre o trnsito local); como alternativa para atualizao (no tenho tempo de ler jornais ou ver TV, ento ouo os noticirios nas rdios); como distrao; como antdoto para a solido; e como fonte de divertimento e

conhecimento (o rdio me faz companhia, gosto de rdios que tocam msica, do dicas, tm horscopo [...] ensinam muita coisa pra gente); ou, ainda, a simples funo de minimizar os barulhos externos da rua, substituindo-os por outros mais agradveis. Os hbitos, tais como os significados, so diversos: h os que o ouvem todo o dia - a primeira coisa que fao quando entro no carro ligar o rdio e no escritrio automtico, ao ligar a energia, liga o rdio tambm - e os que ouvem esporadicamente ou quase nunca. Alguns entrevistados resgataram algum gosto pelo rdio fundamentado na valorizao de um passado, no qual o rdio trazia as novidades das metrpoles, as msicas mais novas e representavam a modernidade. Ainda neste grupo, surgiu um aspecto curioso acerca da fidelidade a uma determinada emissora ou tipo de programao: um entrevistado disse no gostar de estaes com programaes divididas em blocos, porque seu dia tambm fica dividido em blocos, medido por aquele programa... nossa, acabou a Alvorada brasileira, 11 horas, est acabando a manh e a j comea o pnico.... O contraponto desta situao, na qual o ouvinte se orienta pela programao relatada por Juca Kfouri, que conta que ao final do primeiro dia de seu programa noite na CBN, recebeu uma mensagem de uma ouvinte, a D. Nadir. Ela perguntava se ele no sabia que o rdio tambm era prestao de servios, pois ela ouvia a rdio durante todo o dia e precisava saber das horas para tomar seus remdios. Sua queixa referia-se ao fato dele no informar as horas durante o programa. A partir de ento, a cada meia hora soa uma trilha de despertador e Kfouri anuncia: D. Nadir, so tantas horas [...] hora do seu remdio. Finalmente, na terceira gerao, a diversidade de hbitos se exacerba, o vnculo afetivo se desfaz quase por completo, dando espao a uma relao antes instrumental que emocional. No obstante, alguns hbitos se mostrem coincidentes com os precedentes prprios das duas primeiras geraes, surgiram depoimentos relacionando o rdio audincia de programas religiosos (o rdio para mim uma fonte de energia, que me renova a cada dia); distrao durante o lazer ou mesmo durante o trabalho (sou porteiro, com o rdio o tempo passa mais rpido, mas tem que ser baixinho para no atrapalhar o interfone); ao completo distanciamento do rdio (nunca ouo, careta); e a ser uma fonte de novidades musicais (s vezes no carro com meus pais ouo uma msica, chego em casa, baixo da internet. A ouo minhas msicas no computador ou no Ipod. Mas minhas colegas ouvem mais rdio do que eu, porque tm mais tempo livre e porque no tem players). Rdio: um sobrevivente h geraes Sem a pretenso de se esgotar o tema, viajou-se a galope atravs do significado do rdio para trs geraes, traando um paralelo com a prpria histria deste veculo. Uma das

constataes do levantamento indica que a intensidade da relao com o rdio ao longo do tempo em correlao com seu significado, seu poder de atuar sobre o imaginrio e a formao ou incorporao aos hbitos geracionais est diretamente ligada ao tipo de ao que se exerce na percepo de sua mensagem. Segundo Moles 6(apud CESAR, 2005, p. 166), existem quatro tipos de recepo de mensagens: a) ouvir: simplesmente, perceber o som; b) escutar: supe uma atitude mais ativa; c) prestar ateno: tem implcita uma dose de intencionalidade; e d) compreender: resulta da combinao de escutar e prestar ateno e tem, por conseqncia, a finalidade de assimilar. Quanto mais foco na programao, obviamente, maior o impacto sobre o significado e sobre a imaginao estimulada pela mensagem. Cada gerao a seu modo o representa e tem com ele um vnculo marcado pelo tempo em que vivem. O rdio, por exemplo, j no leva as geraes mais novas fantasia romntica que teve lugar na era de ouro do rdio. Ficam ntidas, nos depoimentos, a reconfigurao do espao do rdio nas trs geraes e a migrao do interesse para outras mdias ou novas tecnologias; alm de uma menor ateno aos estmulos proporcionados pelo rdio; da mudana considervel do significado, que basicamente passou de um agente aglutinador, com uma relao intensa e emocional para funes mais objetivas, menos afetivas e mais instrumentais. Todos estes parecem ser indicadores de que outros meios tomaram para si essa funo, devido, principalmente, a recursos e efeitos tecnolgicos. Porm, seguro que so necessrias mais pesquisas para que se aprofunde esta constatao. A preocupao com situao atual da mdia rdio j mobiliza diversos pblicos, principalmente o grupo dos profissionais que a ele se dedicam. Eles j tm trabalhado em prol da revitalizao do rdio, propagando uma nova era do rdio, visando aumento de audincia e de investimentos publicitrios neste meio que atualmente recebe apenas 4,4% de toda verba gasta em publicidade no Brasil (Ibidem, 2005) e analisando questes como digitalizao da transmisso (que permite mais canais por faixa), vinculao com internet e rdios on line e formatos diferenciados de programao. Com certeza essas so definies que influenciaro profundamente o significado do rdio, a imagem desta mdia e o seu poder de manter a grande riqueza do rdio de fazer com que as prximas geraes de jovens pblico consigam ver o que estar sendo transmitido. E, ento, cada um imaginar como quiser. Referncias ARIS, Philippe. Geraes. In: ENCICLOPDIA Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1997. v. 36. CALABRE, Lia. A era do rdio. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
6

MOLES, Abraham. Mensagens Radiofnicas. Compilao de artigos publicados no site da UFSC, 2004.

CSAR, Cyro. Radio: a mdia da emoo. So Paulo: Summus, 2005. DANDREA, Flvio Fortes. Desenvolvimento da personalidade: enfoque psicodinmico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. GERAO. In: INSTITUTO ANTNIO HOUAISS. Dicionrio eletrnico Houaiss da lngua portuguesa. Ed. especial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. No paginado. KFOURI, Juca. Juca Kfouri e Dona Nadir. In: CBN Central Brasileira de Noticiais. CBN ano 15. Rio de Janeiro: Sistema Globo de Rdio, 2006. Disponvel em <http://radioclick.globo.com/cbn/>. Acesso em: 02 out. 2006.
McLEISH, Robert. Produo de rdio: um guia abrangente de produo radiofnica. 2. ed. So Paulo: Summus, 2001.

MAGALHES, Ana Lcia (Coord.). Mdia dados. 18. ed. So Paulo: Grupo de Mdia de So Paulo, 2005. ORTRIWANO, Gisela Swetlana. Radio. In: SILVA, Roberto P. de Queiroz (Coord.). Temas bsicos em comunicao. So Paulo: Intercom/Paulinas, 1983. p. 65-69. THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. Petrpolis: Vozes, 1995.

Dados dos autores:


i

Mestre em Administrao. Especialista em Marketing e em Gesto de Negcios. Graduada em Comunicao Social. Coordenadora do curso de Comunicao Social da Faculdade Pitgoras. Professora em cursos de graduao e ps-graduao. cassiah@bhlink.com.br ii Mestre em Administrao. Graduado em Psicologia pela PUCMG. Scio-diretor da NUCLEO RH. Professor em cursos de ps-graduao (FEADMG e IECPUC). gilberto@nucleorh.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen