Sie sind auf Seite 1von 3

Orientao

A orientao feita atravs dos pontos cardeais, alm dos pontos cardeais podemos tambm citar os pontos colaterais, subcolaterais e intermedirios, formando um total de 32 pontos de orientao expressos na rosa dos ventos. No difcil encontrar os pontos cardeais. O lugar onde o Sol nasce o Leste ou Oriente; onde se pe o Oeste ou Ocidente.

ROSAS DOS VENTOS


Determina a nossa posio em relao aos pontos cardeais, colaterais, sub colaterais e intermedirio totalizando trinta e duas direes.

Pontos Cardeais
Sul (S) meridional e austral Leste (E) oriente e nascente Oeste (O) ocidente ou poente

Pontos Colaterais
Nordeste (NE) entre o norte e o leste Sudeste (SE) entre sul e o oeste Sudoeste (SO) entre o sul e o oeste Noroeste (NO) entre o norte e o oeste

Pontos Subcolaterais
Norte Nordeste (NNE) entre o norte e o nordeste Este Nordeste (ENE) entre o leste e o nordeste Este Sudeste (ESE) entre o leste e o sudeste Sul Sudeste (SSE) entre o sul e sudoeste Sul Sudoeste (SSO) entre o sul e sudoeste Oeste Sudoeste (OSO) entre o oeste e sudoeste Oeste Noroeste (ONO) entre o oeste e o noroeste Norte Noroeste (NNO) entre o norte e o noroeste

Coordenadas Geogrficas
Conjuntos de linhas imaginrias (paralelos e meridianos) que determinam a localizao de qualquer lugar ou acidente geogrfico sobre a superfcie do planeta. Os paralelos medem as latitudes, e os meridianos medem as longitudes.

Latitudes (paralelos)
As latitudes so os paralelos, linhas traadas paralelamente ao Equador perfazendo 180 (90 no hemisfrio norte e 90 no hemisfrio sul) e que per mitem determinar a latitude de um lugar. Latitude a distncia, em graus, que vai do Equador a qualquer ponto da Terra. Os pontos situados acima do Equador tm latitude norte e os pontos localizados abaixo tm latitude sul. Existem cinco paralelos especiais que voc no pode esquecer: Crculo Polar rtico Trpico de Cncer Equador Trpico de Capricrnio Crculo Polar Antrtico

Trpicos
Trpicos, dois paralelos de latitude no globo terrestre equidistantes do equador; situados a 23 26 de latitude Norte e 23 26 de latitude Sul. Essas linhas imaginrias delimitam a faixa da superfcie terrestre onde os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Terra ao meio-dia, pelo menos um dia por ano. O trpico situado ao norte do equador denominado trpico de Cncer. O trpico situado ao sul denominado trpico de Capricrnio. Essa zona da superfcie terrestre conhecida como zona tropical.

Longitude
Trpico de Cncer, paralelo a uma latitude de 23 2 6 situado ao norte do equador. No trpico de Cncer os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Terra um dia por ano, no solstcio de vero do hemisfrio norte. O trpico de Cncer indica o limite setentrional da zona conhecida como trpicos ou zona tropical. Trpico de Capricrnio, paralelo situado na latitude de 23 26, situado ao sul do equador. No trpico de Capricrnio, os raios de Sol incidem verticalmente sobre a Terra no solstcio de vero do hemisfrio sul. O trpico de Capricrnio marca o limite meridional da zona conhecida como zona tropical ou trpicos.

Longitudes (Meridianos)
Os meridianos tambm so linhas imaginrias, traadas unindo os plos e perfazendo um total de 360 (180 em cada hemisfrio: leste oeste), cruz am perpendicularmente o Equador, e que determinam a longitude do lugar. Longitude a distncia, em graus, que vai de qualquer lugar da Terra ao meridiano de Greenwich. Greenwich, conhecido como o meridiano principal ou de origem e divide a Terra em dois hemisfrios: o Ocidental e o Oriental. Todos os pontos situados leste de Greenwich tm longitude leste e os situados oeste longitude oeste.

Mediano de Greenwich
Meridiano de Greenwich, metade do crculo mximo terrestre que passa pela antiga sede do observatrio astronmico de Greenwich, atualmente um bairro da Grande Londres. Convencionouse em 1884 utiliz-lo como ponto de partida para a medio das longitudes, consideradas Leste ou Oeste segundo estejam a um ou outro lado dessa linha. Seu complemento e oposto, o meridiano de 180 graus, foi adotado como Linha internacional de mudana de data.

Equador
Equador (geografia), crculo mximo imaginrio traado na superfcie da Terra. Eqidistante dos plos, divide a Terra em dois hemisfrios. A latitude 0 em qualquer ponto do equador.

Zonas Climticas
Zonas climticas da Terra, reas diferenciadas do planeta que, graas ao movimento da Terra, so expostas ao calor do sol de tal forma que no recebem a mesma proporo de radiao solar. Isso leva ocorrncia de trs grandes zonas climticas no globo terrestre - a zona intertropical ou tropical, as zonas temperadas e as glaciais ou polares. A zona intertropical ou zona tropical, limitada pelos trpicos de Cncer e de Capricrnio. Abrange as regies atingidas mais diretamente pelos raios solares durante o ano todo, sendo por isso a faixa mais quente e iluminada do planeta. As zonas temperadas localizam-se entre os trpicos e os crculos polares. Como recebem os raios de sol mais inclinados, so menos aquecidas e iluminadas. Nessas zonas, as quatro estaes do ano so facilmente percebidas, pois cada uma apresenta caractersticas que as diferenciam nitidamente umas das outras. As zonas polares ou glaciais situam-se nos extremos norte e sul da Terra e so limitadas pelos crculos polares rtico e antrtico. Estas zonas recebem os raios solares muito inclinados, insuficientes para aquec-las, e, por esse motivo, so muito frias, ocorrendo nelas a formao de grandes geleiras.

Das könnte Ihnen auch gefallen