Sie sind auf Seite 1von 15

Militares da FAB e os UFOs

CIOANI investigou caso de disco voador em Serra Negra SP


Por Edison Boaventura Jnior* De Guaruj-SP Para UFOVIA www.viafanzine.jor.br

Carteira usada pelos militares da FAB (IV COMAR) que integravam o Centro de Investigao de Objetos Voadores No Identificados (CIOANI). Esta mais uma prova concreta do envolvimento de militares brasileiros com a pesquisa dos UFOs nas dcadas de 60 e 70.

FAB REGISTRAVA CASOS DE UFOs - Em 1969, no IV COMAR (Comando Areo Regional), localizado no bairro do Cambuci, So Paulo, Brasil, foi criado o SIOANI Sistema de Investigao de Objetos Areos No Identificados, sendo este o primeiro rgo oficial da Fora Area Brasileira (FAB) para pesquisa de Objetos Voadores No Identificados (OVNI, ou UFO do ingls), sendo nomeado o majorbrigadeiro Jos Vaz da Silva como chefe administrativo daquele rgo de pesquisa ufolgica militar. Muitas ocorrncias de pousos, avistamento de UFOs e seus tripulantes, alm de fotografias dos supostos discos voadores, foram analisados na poca pelos militares, chefiados operacionalmente pelo major Gilberto Zani de Mello.

Fac-smile de documentos expedidos pelos militares sobre os UFOS: Carta e capa do relatrio do caso 036; no detalhe, a pgina 10 do relatrio.

No mesmo ano de fundao do SIOANI foram editados dois boletins informativos pela FAB, totalizando 52 pginas com informaes normativas e estatsticas dos casos pesquisados. No segundo Boletim SIOANI foram relatados 58 casos acontecidos no Brasil, sendo que a maioria deles, ocorrida no interior de So Paulo. Alguns se tornaram clssicos, como por exemplo, o Caso Maria Cintra, o Caso Tiago Machado, dentre outros.

Entre os anos de 1997 e 2004, eu estive no IV COMAR, em So Paulo e por trs vezes no ano de 2004 no COMDABRA, em Braslia, para obter informaes sobre as atividades do SIOANI. Eu me lembro que numa das ocasies, estive l acompanhado do pesquisador do GEONI (Grupo de Estudos de Objetos No Identificados), senhor Osmar de Freitas e na oportunidade, obtivemos algumas informaes interessantes sobre aquele rgo. Em 18 de dezembro de 1997, tive a satisfao de conhecer pessoalmente o major Zani, que foi o chefe operacional do rgo e aprendi muito com ele, tirando algumas dvidas que eu tinha sobre o SIOANI. Posteriormente, falei com o Tenente Carvalho que integrava o SIOANI e descobri como e o porqu era realizado a anlise psiquitrica nas testemunhas.

Investigador Osmar de Freitas (GEONI) e Edison Boaventura (GUG), no IV COMAR.

Mais alguns anos se passaram e com as informaes repassadas pelo Major Zani, conheci um outro militar e vi pela primeira vez os documentos oficiais e originais. O militar me passou este material riqussimo e hoje, de forma indita para a UFOVIA, revelo o modelo da carteirinha utilizada pelos militares nas investigaes e tambm pela primeira vez, divulgo um relato sobre o caso nmero 36, acontecido em Serra NegraSP, em 1968, devidamente registrado e comprovado por meio dos relatrios, documentos, croquis e cartas originais. Um detalhe importante que menciono que, apesar do caso ter acontecido em 1968 antes da criao do CIOANI (Centro de Investigao de Objetos Areos No Identificados) ntido o interesse dos militares em saber o que estava acontecendo em nosso Pas nos anos anteriores, pois o relatrio s foi preenchido em maio de 1969, pelo 1 tenente R/R Aer., Srgio Desidrio Moiss. CORRESPONDNCIAS OFICIAIS - Em 02 de maio de 1969, o major Zani, por meio do ofcio nmero 3 do CIOANI solicitou que fosse realizada pesquisa completa

sobre o caso, incluindo coleta de desenho da testemunha, depoimento e o envio do recorte de jornal referente quela apario. No dia 23 de maio de 1969, foi encaminhada ao IV COMAR, pelo militar responsvel pela pesquisa, toda a documentao sobre o avistamento do senhor Jos Augusto de Lima Gonalves, de 51 anos.

Edison Boaventura mostra a edio do jornal 'O Serrano' e documentos ufolgicos da FAB.

VRIAS ANTENAS LUMINOSAS - A ocorrncia foi descrita no jornal O Serrano, edio n 3.520, de 20 de outubro de 1968, como matria de capa sob o ttulo Avistado Disco Voador em Serra Negra. Entretanto, a reportagem no revela muitos detalhes da ocorrncia. O relatrio de 19 pginas dos militares tem mais contedo e riquezas de detalhes, pois explora aspectos que no foram abordados na matria jornalstica como, por exemplo, o blackout ocorrido no momento da aproximao do estranho objeto voador e sua aterrissagem. Consta que o senhor Jos Augusto de Lima Gonalves, de origem portuguesa, no dia 12 de outubro de 1968, se encontrava assistindo um programa de televiso por volta das 20h, em sua casa no Parque Turstico da Estncia de Serra Negra, quando foi chamado por sua filha menor e sua esposa que avistaram primeiramente o UFO. Ele se dirigiu at a janela e viu o objeto estacionado numa altura de 15 a 17 metros, um pouco acima de um pinheiro. O objeto estava a uma distncia aproximada de 50 metros, era luminoso e possua vrias antenas luminosas. Tinha um formato arredondado e com forma de pra , disse Augusto. Foi estimado pelas testemunhas que o objeto tivesse o tamanho de um automvel de 4 a 5 metros, possua a cor azul brilhante e no emitia nenhum som. Movido pela curiosidade, o senhor Augusto pulou a janela e rumou em direo ao objeto, juntamente com outros moradores, mas, imediatamente, o UFO se deslocou para uma distncia de aproximadamente 400 metros, pousando no solo. No foi possvel chegar ao local do pouso naquele momento, pois havia um barranco intransponvel. O mximo que conseguiram se aproximar foi por cerca de 50 metros de distncia daquele inslito objeto.

No alto, o desenho do UFO, feito pelo senhor Agusto; abaixo, reproduo colorida feita pelos militares.

HOUVE BLACKOUT NO MOMENTO DA APARIO - Um detalhe importante foi que no momento do avistamento, as 12 lmpadas dos postes eltricos existentes no local se apagaram, bem como as luzes residenciais tambm sofreram um blackout. Toda a observao durou 15 minutos e no total foram sete pessoas que presenciaram a apario: os integrantes da famlia do senhor Augusto, mais os integrantes de uma famlia vizinha que morava a cerca de 600 metros de distncia da sua residncia. Pouco antes de desaparecer, o UFO elevou-se do solo, a uns 2 metros de altura e apagou totalmente suas luzes. Aps o seu desaparecimento as luzes dos postes e do interior da sua residncia acenderam normalmente. No dia seguinte, as testemunhas foram ao local do possvel pouso, mas no viram nenhuma marca no solo, devido s chuvas que caram pela manh. TESTEMUNHA CONFIVEL - O jornal O Serrano em relao ao carter da testemunha escreveu: O entrevistado de O Serrano pessoa de hbitos moderados, mereceu, deste reprter, a mais slida confiana. O tenente Srgio, em carta datada de 23 de maio daquele ano, informou que foi dificultosa a coleta de informaes sobre o caso, por causa da m vontade da testemunha, provavelmente em funo de j ter se passado cinco meses entre o avistamento e a coleta de informaes para o relatrio da FAB. Todavia, ele informou que a emissora de rdio local fez uma entrevista com o observador, na poca do avistamento. O diretor da rdio, senhor Alcebades Feliz se prontificou a fornecer cpia da gravao, caso houvesse interesse da Aeronutica.

Verso da carteira usada pelos militares da FAB (IV COMAR).

CARTEIRINHA DE IDENTIFICAO DO CIOANI - Todos os informantes do CIOANI possuam uma carteira de identificao com fotografia para obter facilidade em suas investigaes. Cada integrante era enquadrado em uma categoria e tambm era atribudo um nmero de identificao. Na parte da frente da carteira [no incio dessa matria], alm do nome, categoria, nmero de identificao, foto do informante e assinatura do responsvel, havia o smbolo do CIOANI. No verso [foto acima] da carteirinha havia cinco recomendaes: 1) 2) 3) 4) 5) Oua com ateno Narre por escrito; Faa perguntas e colha respostas Registre; Fotografe: coisas, pessoas, lugares; Preencha o relatrio; Envie urgente ao CIOANI.

Tambm constava no verso os seguintes dizeres: Solicitamos imediato apoio das Foras Armadas e Policiais.

Envelope, com selos da poca e um dos relatrios do CIOANI.

Tornando pblicos estes comprobatrios documentos, que demonstram o interesse dos militares brasileiros pelos UFOs avistados no Pas, espero ter agregado mais informaes aos leitores sobre o SIOANI. A minha inteno paulatinamente, tornar acessvel ao pblico, dentro de um contexto histrico, toda a informao existente e a metodologia utilizada pela FAB na poca do SIOANI. Assim, voltaremos ao tema futuramente com mais novidades para preencher estas lacunas histricas da Ufologia militar no Brasil.
- Mais sobre o SIOANI: Leia outros artigos do autor em Brazilian Ufo Research Network: www.burn.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=311 www.burn.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=312 * Edison Boaventura Jnior pesquisador h 27 anos, fundador e atual presidente do Grupo Ufolgico de Guaruj (GUG). Possui diversos trabalhos publicados em revistas, jornais e peridicos de vrios pases. Realizou e participou de vrios congressos nacionais e internacionais. Participou de vrios programas de televiso e rdio. Como pesquisador, adota a linha cientfica, tendo investigado centenas de casos de abduo, pousos e contatos com OUFOs, principalmente no Litoral Paulista. Participou intensamente da investigao do Caso Varginha, em Minas Gerais. Viajou para vrios pases para investigar o fenmeno, como por exemplo, Egito, Grcia, Turquia, Inglaterra, Frana, Peru, Chile e Argentina. Atualmente vem desenvolvendo levantamentos sobre a atuao de militares brasileiros em pesquisas relacionadas com o Fenmeno Disco Voador. o pesquisador brasileiro que possui a maior quantidade de documentos oficiais sobre o assunto. Endereo para contato: boaventura_gug@hotmail.com. colaborador dos portais Via Fanzinee UFOVIA. - Todas as imagens: Arquivo GUG e FAB. - Produo: Pepe Chaves. Copyright 2004-2008, Pepe Arte Viva Ltda.

* * *

Rio Grande do Sul:

FAB confirmou UFOs no Rio Grande do Sul


Em 1967, pela primeira vez, a Fora Area Brasileira (FAB), confirmaria e forneceria informaes imprensa dando conta da interseo de uma aeronave militar brasileira, feita por um objeto voador no identificado. Entre os passageiros estavam cinco militares e dez civis, todos eles puderam observar as inusitadas manobras do objeto voador luminoso de pequenas dimenses, em formato discide e que parecia 'brincar' em torno da aeronave.
Por Edison Boaventura Jnior* De Guaruj-SP Para UFOVIA www.viafanzine.jor.br

Aeronave C-47 da FAB que sofreu interseo de um UFO e o ex-brigadeiro Ronald Eduardo Jaeckel, que estava a bordo e falou com o autor dessa matria.

SOBRE O RIO GRANDE DO SUL - Um inslito caso acontecido em maro de 1967, no Estado do Rio Grande do Sul, envolvendo um avio DC-47 da Fora Area Brasileira (FAB) e tambm a tripulao de um avio do servio aerofotogramtrico da Cia. Area Cruzeiro do Sul foi to importante quanto o conhecido caso acontecido em 19 de maio de 1986, que tambm envolveu militares da Aeronutica no avistamento de 21 UFOs, amplamente divulgado pelos meios de comunicao na poca. Entretanto, relevante mencionar o fato de que, j em 1967, a Imprensa obteve da FAB um documento oficial sobre este histrico acontecimento. Os registros da poca atestam que a torre de controle da base entrou em contato com o Douglas da Cruzeiro do Sul de prefixo PP-CES, que retornava do Uruguai e pediu ao comandante Aizemberg que se aproximasse do UFO e tentasse uma identificao. O comandante atendeu ao pedido, mas o estranho objeto voador acelerou em direo oposta ao avio e em 25 minutos desapareceu. Na ocasio, toda a imprensa escrita explorou o fato, atribuindo um teor mais sensacionalista, publicando matrias de capa, noticiando que um avio teria sido perseguido por um disco voador at Porto Alegre. Jornais como o Dirio de Notcias, de Porto Alegre-RS, nas suas edies de 21 e 23 de maro de 1967; Dirio de So Paulo, nas suas edies de 23 e 24 de maro de 1967; e Notcias Populares, de 30 de maro de 1967; trouxeram detalhes sobre este caso incomum. Os depoimentos militares foram prestados em uma das salas da Base Area de Canoas-RS. Atravs do documento formulado sobre o incidente, tivemos, pela

primeira vez, o reconhecimento do Ministrio da Aeronutica de que um fenmeno anmalo foi testemunhado por militares e civis.

Vernon Anthony Walters, militar adido no Brasil, que informou o caso ao Departamento de Defesa norte-americano e o coronel da FAB Zenith Borba dos Santos.

Vejamos a seguir mais detalhes do episdio e a sua confirmao por meio de documentos e depoimentos recentes dos envolvidos. DOCUMENTO OFICIAL - Antes de agregarmos mais informaes ao caso, transcrevo na ntegra o primeiro documento oficial devidamente assinado por autoridades militares da Aeronutica que foi fornecido Imprensa por determinao do comandante da Base Area de Canoas, coronel Zenith Borba dos Santos:
- INCIO DA TRANSCRIO -

"Cerca de dez minutos aps a decolagem que realizaram num avio Douglas C-47, prefixo 2077, do aeroporto de Florianpolis, com destino a Porto Alegre, o capito Jaeckel, verificou que havia uma luz bastante intensa ao lado direito do aparelho. A luz se deslocava no rumo de Porto Alegre, o mesmo que seguia o aparelho militar, num nvel pouco acima e numa velocidade equivalente a do avio. At as proximidades de Torres a luz se manteve na mesma posio, quando foi encoberta pelas nuvens. As condies atmosfricas, naquele momento, no eram muito propcias a observaes visuais. Logo aps, j nas proximidades da cidade de Taquara, onde as condies atmosfricas eram excelentes, com noite bastante clara e enluarada, a luz foi novamente avistada, desta vez, frente e um pouco abaixo do avio. O capito Jaeckel nesta ocasio chamou o Centro de Controle do Aeroporto Salgado Filho, para transmitir a posio do aparelho e indagar se havia algum outro avio voando naquele setor. O Controle informou negativamente e deu liberdade de ao para que o avio militar averiguasse o que havia. A partir de ento, o capito Puget passou a realizar manobras tentando a aproximao com o objeto luminoso. Toda a vez que o avio se dirigia em direo luz, esta apagava e surgia em outra posio. Os capites Puget e Jaeckel disseram, ainda, que a partir do momento em que foram feitas manobras de aproximao, ocorreram algumas mudanas na intensidade da luz. A luz que era intensa e azulada, aumentava e diminua a luminosidade. No sabem informar se essas mudanas na intensidade da luz se deviam aproximao e afastamento desta em relao ao avio ou se tal luminosidade diminua e aumentava de forma natural. Foi ento que surgiu nos dois aviadores a suspeita de que havia dois objetos luminosos no espao; tal a rapidez com que a luz desaparecia num ponto e surgia em outro.

Verificando a inutilidade da perseguio, pois que o Douglas no conseguia se aproximar da luz, os capites Puget e Jaeckel resolveram aproar para o Aeroporto de destino, na Base Area de Canoas. Foi nesta ocasio que as suspeitas de ambos foram confirmadas: avistaram duas luzes iguais, circulando sobre a cidade de Novo Hamburgo, apagando e acendendo alternadamente. Verificaram tambm que a luminosidade daqueles objetos era cada vez mais intensa. Antes que fosse realizado o pouso, as duas luzes surgiram prximo ao avio, do lado direito, sendo que uma mudou, nesta ocasio, a colorao da luz, passando de azulada para vermelho forte. A preocupao da manobra de aterragem fez com que os militares no prestassem muita ateno naqueles objetos. O capito Puget ficou inteiramente absorvido na manobra para pousar, enquanto o capito Jaeckel ainda viu uma ltima vez aquela luz, agora com a colorao avermelhada, que ficara situada sobre Canoas. A aterrissagem foi completada s 20h45 de sbado, dia 19 de maro de 1967. Alm dos dois pilotos, capites Puget e Jaeckel, tripulavam o avio o mecnico de bordo, sargento Anacleto e o rdio-telegrafista, sargento Arajo. Como passageiros vinham mais cinco oficiais da Fora Area Brasileira, e dez civis. interessante frisar que os cinco oficiais que vinham como passageiros foram convidados a comparecer cabina para que observassem o objeto luminoso. Todos constataram a luz que seguia o avio, sem, no entanto, saberem dar uma explicao do que se tratava. Enfim, todos os que estavam a bordo tiveram oportunidade de ver aquela luz e constatar o que se passava".
Porto Alegre, 22 de maro de 1967. (assinado) Capito Alberto Esprito Santo Puget (assinado) Capito Ronald Eduardo Jaeckel

- FIM DA TRANSCRIO -

Fac-smile do documento oficial assinado pelos capites Jaeckel e Puget, disponibilizado imprensa na poca, transcrito na ntegra, acima.

O fato relatado causou surpresa e apreenso entre todos os passageiros do avio militar. Esta sensao s amenizou quando o avio pousou. Mas os passageiros informaram que, ao pisarem em terra, verificaram que o estranho UFO pairava imvel sobre a base area. OUTROS DEPOIMENTOS - Nos dias seguintes ao caso, a 5 Zona Area instaurou um inqurito com base nos dados que foram registrados na Torre de Controle do Aeroporto Salgado Filho, para receber os relatrios das testemunhas e apurar todos os fatos. Um outro depoimento militar interessante que transcrevemos abaixo exemplifica este fato, pois foi elaborado dez dias depois da ocorrncia:
"MINISTRIO DA AERONUTICA 5 ZONA AREA -BASE AREA DE CANOAS 1/14 GRUPO DE AVIAO
- INCIO DA TRANSCRIO -

RELATRIO Estava eu a bordo do Avio C-47 n. 2077, dia 18 de maro de 1967, quando notei que os passageiros da aeronave observavam e falavam num objeto que acompanhava o avio. Estava na ocasio entretido lendo um artigo da Selees, motivo pelo qual no dei maior importncia ao fato. Aproximadamente a uns 10 (dez) minutos antes do pouso do avio na Base Area de Canoas, fui chamado pelo Capito Sperry para ver o estranho objeto, ocasio em que notei um objeto luminoso de uns 30 (trinta) centmetros de dimetro, deslocando-se abaixo e em sentido contrrio do avio 2077, desaparecendo ao atingir a perpendicular sob a asa direita da aeronave, sendo imediatamente visto no lado oposto da mesma por outros passageiros. Desloquei-me para o lado esquerdo da aeronave, na expectativa de rever o objeto, porm nada mais vi, pois o mesmo j havia desaparecido.
Quartel em Canoas, 28 de maro de 1967. (assinado) Eron Teixeira Appel 1 Tem. Esp. Sup. Tec.".
- FIM DA TRANSCRIO -

Fac-smile do documento oficial assinado pelo tenente Eron Teixeira Appel, transcrito na ntegra, acima.

PERSEGUIO - No documento acima citado outro capito com nome de guerra: Sperry. Esclareo que se tratava do co-piloto da aeronave. A Torre de Controle do Aeroporto Salgado Filho tomou medidas especiais e solicitou ao comandante Bernardo Aizemberg, do avio da Cruzeiro do Sul, para que perseguisse e tentasse uma identificao do OVNI. O comandante Aizemberg estava em companhia do comandante Ricardo Wagner, do piloto Costa Maia, do telegrafista Vicente Arno e

do fotgrafo Francisco Urbano, no avio especializado e levantamentos aerofotogramtricos, que voltava de Montevidu.

aparelhado

para

Aps serem informados de que o estranho objeto estava na direo da cabeceira n. 28 do Aeroporto Salgado Filho, na direo nordeste, a tripulao voou nesta direo e logo avistou a "bola luminosa". O avio perseguiu a esfera luminosa por cerca de 15 minutos mas no conseguiu se aproximar para fotograf-lo. O UFO desapareceu e a aeronave retornou. O fotgrafo Urbano declarou que no fotografou o objeto porque a tripulao no conseguiu chegar mais perto e por causa da escurido da noite. Veiculou-se a notcia no Aeroporto de que vrias pessoas observaram o fenmeno e que minutos antes daquela ocorrncia em cus gachos, havia sido recebida uma mensagem de Montevidu, que indicava ter aparecido tambm um UFO sobre o Aeroporto de Carrasco, na capital uruguaia. FOIA LIBERA DOCUMENTO - Na dcada de 1980, a FOIA - Freedom of Information Act (Lei da Liberdade de Informao), nos Estados Unidos, liberou um documento do Department Of Defense Intelligence Information Report que mencionava o caso de maro de 1967. Este documento apresentava um erro na data do acontecimento, pois informava que o fato ocorreu no dia 22 de maro e estava assinado pelo falecido Brig. General de Defesa e Ataque norte-americano, Vernon Anthony Walters. Vernon Walters foi um general conspirador utilizado pela CIA e foi adido militar dos EUA no Brasil a partir de 1964, sendo testemunha de vrios golpes, e naquela poca forneceu vrias informaes de avistamentos ufolgicos acontecidos no Brasil para o governo norte-americano. Segundo alguns historiadores, Walters faria parte de uma equipe que no media esforos para esconder a existncia do fenmeno ufolgico.

Detalhe do documento norte-americano do Department of Defense liberado pelo FOIA sobre o Caso de Canoas.

OUTRAS CONFIRMAES - No dia 16 de maro de 1998 estive em Braslia-DF para conhecer pessoalmente o pesquisador Thiago Luiz Tichetti, na ocasio fui motivado por uma mensagem de e-mail recebida no Guaruj-SP que continha a seguinte informao:

- INCIO DA TRANSCRIO -

"Sou filho de um ex-coronel da Aeronutica que no final da carreira foi trabalhar no III COMAR, no Departamento A2, uma espcie de servio de segurana da Aeronutica no Rio de Janeiro, entre 1992 e 1993. Algumas vezes eu ia fazer companhia para meu pai no seu trabalho e ficava at o final do expediente, e nessa poca eu j tinha um enorme gosto por Discos Voadores. Ento certa vez pedi ao meu pai, por curiosidade, se ele poderia, se existisse, me deixar ver os documentos que o III COMAR tinha em relao aos OVNIs. E no que tinham! E eram muitos documentos! Eu tentei tirar cpias, mas meu pai no deixou. Portanto a nica sada foi copiar tudo mo, o mximo que pude. (...) eu vou relatar algo espetacular que aconteceu no dia 18 de maro de 1967. So nada menos do que nove avistamentos de um OVNI. Todos os relatos foram feitos por pilotos privados e da FAB (...) no tenho como provar que esses relatos so verdadeiros. Somente a minha palavra como testemunha visual e principal. Thiago Luiz Tichetti".
- FIM DA TRANSCRIO -

Recebi na ocasio um dossi das mos do jovem Ticchetti contendo os depoimentos de 1967 e outros casos ocorridos em outras pocas. Este compilado de casos confirmou os fatos ocorridos no Rio Grande do Sul, demonstrando que algo excepcional realmente aconteceu em maro daquele ano. Dois anos mais tarde, no incio de 2000 tive a oportunidade de conversar, por telefone, com os dois capites que pilotavam o C-47 da FAB na poca: Puget e Jaeckel. Puget disse: "Eu me concentrei na pilotagem... Estou convicto que houve no caso nosso, histeria coletiva... porque vrias pessoas vieram cabine... Eu vi luz, s luz intensa... O Jaeckel ficou com a fonia e eu decidi pilotar...". Atualmente reformado, o brigadeiro Ronald Eduardo Jaeckel seguiu carreira sempre se especializando em Defesa Area, sendo comandante, no incio dos anos de 1990, do Nucomdabra (Ncleo do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileira) em Braslia-DF. Atualmente o Nucomdabra chama-se Comdabra (criado em 1980) e se trata do rgo que centraliza o material mais consistente sobre o fenmeno dos UFOs. "Fui eu que fiz fora para levar tudo isso para o Comdabra. Institucionalizei uma ficha para as pessoas registrarem os casos. Foi em cima de uma diretriz que fizemos o questionrio e divulgamos a todos os Comares" , afirmou Jaeckel em nossa conversa telefnica. Durante o telefonema, o brigadeiro demonstrou seu ceticismo em relao ao assunto e comentou que na poca deu entrevista por escrito para no haver distores no fato acontecido em 1967. "Na poca saiu na revista O Cruzeiro... No sou nenhum fantico. Tenho o p muito atrs, nunca vi nada consistente... Ns vimos uma luz, no lusco fusco. Tinha nebulosidade... A prpria variao do avio dificultava saber se a luz estava em cima ou embaixo... Como a noite todos os gatos so pardos... No teve nenhum significado...", declarou Jaeckel lembrando-se do caso de 1967. Em 2002 tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o ex-brigadeiro Jaeckel na sua residncia em Braslia-DF. Na ocasio, ele me confirmou os fatos vivenciados pelos militares naquela poca e ainda contou outros casos similares, informando que a Aeronutica sempre pesquisou com seriedade este assunto, frisando que o Comdabra era o rgo competente para tratar destes casos na atualidade.

Edison Boaventura Filho mostra os jornais da poca que reportam o fato..

AVISTADO TAMBM EM PELOTAS - Est registrado na imprensa jornalstica da poca que, no dia 19 de maro de 1967, cerca de 20 pessoas observaram um objeto redondo e luminoso, de cor avermelhada, deslocando-se rapidamente no sentido sul a norte. O fato teria acontecido por volta das 20h30 e foi visto primeiramente pelas esposas de veranistas do Hotel Costinha, em Cascata (localidade situada a 20 km de Pelotas). Dentre os observadores estavam os senhores Paulo Arajo, Jos Jlio Pereira da Silva, tenente Mireno Kaster, todos de Pelotas e o doutor Mariante Lopes, este de Rio Grande. Por cerca de meia hora um UFO evoluiu nos cus passando da cor avermelhada para a cor caracterstica de estrela. Depois de subir a grande altitude, o UFO mudou a direo e seguiu para o leste, onde desapareceu. Na poca, questionou-se a possibilidade de se tratar do mesmo UFO avistado pelos militares e civis em Canoas. 41 ANOS DEPOIS: A CONFIRMAO! - Nos dias 14 e 15 de janeiro de 2008 troquei algumas mensagens eletrnicas com o filho do major reformado Eron Teixeira Appel (hoje com 76 anos de idade), um dos tripulantes do C-47 e obtive as seguintes informaes:
- INCIO DA TRANSCRIO -

Prezado Edison. Procurei os relatrios oficiais, que dispunha (cpia dos originais entregues ao comando do V COMAR, mas no os encontrei, pois j h alguns anos deixei as pesquisas formais de lado e pelo que me recordo, doei todo material que dispunha para bibliotecas, uma parte para Curitiba e outra para Porto Alegre). Conversei com meu pai a pouco e pedi-lhe um relato. Para minha surpresa ele tem o fato vvido na memria, mesmo transcorrido mais de 40 anos, pelo que repasso a voc:
Declarante: Eron Teixeira Appel - Major RR - Fora Area Brasileira Patente a poca do evento: Tenente Especialista em Suprimento Tcnico.

Segundo informes de colegas que estavam a bordo do 2077, aps decolar de Florianpolis com destino a Base Area de Canoas - BACO, no RS, o avio C-47 da FAB comeou a ser seguido por OVNIs. Meu pai a princpio, no deu maior

importncia ao fato, pois estava lendo um artigo muito interessante na revista Selees, embora toda agitao reinante, em decorrncia do avistamento. J prximo da Base Area de Canoas (BACO) - por insistncia dos colegas, ele resolveu verificar o que estava ocorrendo. Da janela, avistou um objeto com cerca de 30 cm de dimetro aparente, pequeno, mas bem visvel, como o formato discide - tipo dois pires sobrepostos, numa cor bronze (ou mbar), que no lhe pareceu ser tripulado, e sim uma sonda teleguiada, haja vista que o tipo e a alta velocidade das manobras, bem como, a estabilidade/controle de vo atingido pelo objeto, o fizeram crer no ser um artefato de tecnologia humana. Ressalta que o avio estava mais alto que o UFO e este manobrava de um lado a outro, por baixo da aeronave, como que "brincando". Relata ainda, que algumas testemunhas, inclusive os pilotos, verificaram a existncia de dois UFOs, e ambos manobravam da mesma forma. Por vezes, quando um sumia, outro aparecia e, eventualmente, ambos apareciam, porm, isso no foi verificado pelo meu pai. A torre de controle da BACO, avisada pelos pilotos, confirmou existncia visual dos UFOs. Pouco antes do pouso, os UFOs teriam se afastado em velocidade vertiginosa, segundo informaram colegas. Meu pai j no mais assistia ao UFO na ocasio do pouso, voltara a ler o artigo da revista Selees... Este vo saiu do Rio de Janeiro e fez escala em Florianpolis. Eu, Eron Teixeira Appel Jnior, filho do declarante, colhi na data abaixo este depoimento de Eron Teixeira Appel, o qual transcrevo, atestando ser este a mais fiel verso dos fatos que me foram narrados.
Canoas, 14 de janeiro de 2008.
- FIM DA TRANSCRIO -

O pesquisador Edison Boaventura Jnior, autor dessa matria e o ex-brigadeiro Ronald Eduardo Jaeckel.

INFLUNCIAS - Em uma das mensagens recebidas por mim, o filho do militar reformado, senhor Eron Teixeira Appel Jnior, relatou ainda um fato digno de nota... Disse que aquele vo quase sofreu um acidente gravssimo, pois ao decolar do RJ, o avio que estava com muita carga, quase se chocou contra o morro em frente pista (do "Calabouo" no RJ), pois teve de ser arremetido durante a decolagem por no ter atingido sustentao de vo e, para no cair ao mar, teve de decolar imediatamente aps a arremetida, quando restava pouca pista.

Segundo as palavras do meu pai, o avio foi acelerado ao mximo e subiu quase na vertical e em paralelo ao morro em questo, escapando por frao de segundos de acidente gravssimo dado a situao, escreveu Eron. Eron lembrou ainda que, Outro fato, que embora no tenha a ver com este relato que cerca de nove anos depois, quando meu pai foi fazer a EAO Escola para Oficiais Superiores (quando o oficial vai ser promovido a Major) havia necessidade de apresentao de uma palestra. E meu pai, um pouco por influncia minha poca, apresentou o tema: OVNIs ou UFOs. O comandante do vo 2077 na poca capito - hoje brigadeiro Jaeckel, ao saber do tema que seria abordado pelo meu pai, enviou-lhe uma declarao sobre o seu avistamento, a qual, tambm possua cpia, mas que infelizmente no est mais comigo, talvez numa das bibliotecas j citadas. A palestra atingiu seu objetivo (conseguir pontos para aprovao no curso), embora alguns colegas olhassem com desdm para o tema, outros, aps a palestra, procuraram meu pai pensando que era um estudioso/interessado pelo assunto, o que no bem verdade. Para ele (meu pai) o fenmeno existe, porm no lhe chama tanto a ateno e por isso no lhe dedica tempo. Em vista do que foi apresentado neste artigo, hoje tenho a convico que este episdio foi e de suma importncia para Ufologia brasileira, pois foi a primeira vez que a Aeronutica reconheceu oficialmente o fenmeno ufolgico, liberando documentos oficiais imprensa da poca. Com o passar dos anos, muitos outros documentos e casos com envolvimento militar ainda viro tona. Quem viver, ver!
* Edison Boaventura Jnior pesquisador h 27 anos, fundador e atual presidente do Grupo Ufolgico de Guaruj (GUG). Possui diversos trabalhos publicados em revistas, jornais e peridicos de vrios pases. Realizou e participou de vrios congressos nacionais e internacionais. Participou de vrios programas de televiso e rdio. Como pesquisador, adota a linha cientfica, tendo investigado centenas de casos de abduo, pousos e contatos com OUFOs, principalmente no Litoral Paulista. Participou intensamente da investigao do Caso Varginha, em Minas Gerais. Viajou para vrios pases para investigar o fenmeno, como por exemplo, Egito, Grcia, Turquia, Inglaterra, Frana, Peru, Chile e Argentina. Atualmente vem desenvolvendo levantamentos sobre a atuao de militares brasileiros em pesquisas relacionadas com o Fenmeno Disco Voador. o pesquisador brasileiro que possui a maior quantidade de documentos oficiais sobre o assunto. Endereo para contato: boaventura_gug@hotmail.com. colaborador dos portais Via Fanzinee UFOVIA. - Fotos: FAB / Arquivo GUG / FOIA / U.S. Army - Produo: Pepe Chaves. Copyright 2004-2008, Pepe Arte Viva Ltda.

Das könnte Ihnen auch gefallen