Sie sind auf Seite 1von 9

INTELECTUS GARRA Qumica Geral - Prof Valquria

1. Qual o estado fsico (slido, lquido ou gasoso) das substncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arbia, temperatura de 50C (presso ambiente=1atm)? esto numa mesma fase lquida, enquanto que o cloreto de prata se encontra numa fase slida. Descreva como podemos realizar, em um laboratrio de qumica, a separao dos componentes desta mistura. De sua descrio devem constar as etapas que voc empregaria para realizar esta separao, justificando o(s) procedimento(s) utilizado(s). 6. Uma mistura constituda de GUA, LIMALHA DE FERRO, LCOOL e AREIA foi submetida a trs processos de separao, conforme fluxograma. IDENTIFIQUE os processos 1, 2 e 3 e COMPLETE as caixas do fluxograma com os resultados destes processos.

2. Quantos componentes apresenta um sistema formado por: um pouco de areia, uma pitada de sal de cozinha, 100m de lcool, 100m de gua e dois cubos de gelo? 3. Um sistema formado por trs cubos de gelo, soluo aquosa de sal de cozinha, areia e gasolina apresenta quantas fases e quantos componentes? 4. A figura adiante mostra o esquema de um processo usado para a obteno de gua potvel a partir de gua salobra (que contm alta concentrao de sais). Este "aparelho" improvisado usado em regies desrticas da Austrlia.

7. Tm as seguintes misturas: I. areia e gua, II. lcool (etanol) e gua, III. sal de cozinha(NaC) e gua, neste caso uma mistura homognea. Cada uma dessas misturas foi submetida a uma filtrao em funil com papel e, em seguida, o lquido resultante (filtrado) foi aquecido at sua total evaporao. Pergunta-se: a) Qual mistura deixou um resduo slido no papel aps a filtrao? O que era esse resduo? b) Em qual caso apareceu um resduo slido aps a evaporao do lquido? O que era esse resduo? 8. Qual a diferena entre vapor e gs? 9. Relacione trs exemplos distintos de corpo e objeto. 10. Os diferentes tipos de matria podem ser classificados em dois grupos: - substncias puras; - misturas. As substncias puras podem ser simples ou compostas... (NABUCO, p. 24)

a) Que mudanas de estado ocorrem com a gua, dentro do "aparelho"? b) Onde, dentro do "aparelho", ocorrem estas mudanas? c) Qual destas mudanas absorve energia e de onde esta energia provm? 5. Um copo contm uma mistura de gua, acetona, cloreto de sdio e cloreto de prata. A gua, a acetona e o cloreto de sdio

Considerando-se esse modo de classificao, pode-se afirmar: (01) O ar atmosfrico uma substncia pura. (02) A gua uma substncia simples. (04) O sangue uma mistura. (08) Uma soluo de acar uma mistura. (16) O oxignio e o oznio so substncias distintas, embora constitudas por tomos de um mesmo elemento qumico. (32) A matria que contm trs tipos de molcula uma substncia composta. (64) A matria que contm apenas um tipo de molcula uma substncia simples, mesmo que cada molcula seja formada por dois tomos diferentes. 11. Um estudante construiu, em um mesmo diagrama, as curvas da temperatura em funo do tempo resultantes do aquecimento, sob presso normal, de trs lquidos em trs bqueres distintos.

d) substncia composta, substncia simples e mistura. e) substncia simples, mistura e substncia composta. 14. Assinalar a alternativa FALSA: a) O sangue uma mistura heterognea. b) As misturas so formadas por dois ou mais componentes. c) As misturas eutticas se comportam como substncias puras durante a fuso. d) As misturas azeotrpicas se comportam como substncias puras durante a fuso. e) A mistura de gases constitui sempre uma nica fase. 15. So substncias compostas: a) alumnio, oznio e ferro. b) oxignio, gs carbnico e hidrognio. c) gs carbnico, gua e amnia. d) oxignio, hidrognio e alumnio. e) ferro, hidrognio e gua. 16. Leia atentamente as afirmaes a seguir: I - Toda soluo uma mistura homognea. II - As misturas no conservam as propriedades das substncias componentes. III - A gua uma mistura de hidrognio e oxignio. Assinale: a) se apenas a afirmativa I estiver correta. b) se apenas a afirmativa II estiver correta. c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. 17. O filamento metlico de alguns fusveis constitudo por uma mistura de bismuto, estanho, chumbo e cdmio, que se funde aproximadamente a 70C, enquanto que seus componentes isoladamente se fundem a partir de 270C. O filamento exemplo de: a) mistura azeotrpica; b) mistura heterognea; c) substncia pura simples; d) mistura euttica; e) substncia pura composta. 18. Um sistema constitudo de trs gases a) sempre polifsico b) sempre monofsico c) pode ser homogneo ou heterogneo, dependendo da natureza dos gases d) pode ser monofsico, bifsico ou trifsico, dependendo dos gases. e) varia em nmero de fases, dependendo de os gases serem substncias simples ou compostas.

Com base na anlise das curvas de aquecimento, so feitas as seguintes afirmaes: I - o lquido do bquer 1 apresentou uma temperatura de ebulio constante, igual a 100C; portanto, esse lquido ou uma substncia pura ou uma mistura azeotrpica; II - o lquido do bquer 2 apresentou uma faixa de temperaturas de ebulio entre 101C a 103C; portanto, esse lquido uma mistura; III - o lquido do bquer 3 apresenta o mesmo soluto e a mesma concentrao que o lquido do bquer 2 . Est correto o contido em a) I apenas. b) I e II apenas. c) I e III apenas. d) II e III apenas. e) I, II e III. 12. Qual dos seguintes procedimentos o mais indicado quando se quer distinguir entre uma poro de gua destilada e uma soluo de gua aucarada, sem experimentar o gosto? a) Filtrar o lquidos. b) Determinar a densidade. c) Medir a condutividade eltrica. d) Usar papel tornassol. e) Decantar os lquidos. 13. Bronze, "gelo seco"e diamante so, respectivamente, exemplos de: a) mistura, substncia simples e substncia composta. b) mistura, substncia composta e substncia simples. c) substncia composta, mistura e substncia simples.

19. I - gua () e gua(s). II - gs oxignio. III - etanol e areia. IV - gs carbnico e gs hidrognio. Relativamente aos sistemas acima, podemos afirmar que existe uma: a) substncia pura em I. b) substncia composta em II. c) mistura monofsica em III. d) mistura bifsica em IV. e) mistura que pode ser separada por decantao em IV. 20. caracterstica de substncia pura: a) ser solvel em gua. b) ter constantes fsicas definidas. c) ter ponto de fuso e ponto de ebulio variveis. d) sofrer combusto. e) ser slida temperatura ambiente. 21. I - Substncias qumicas diferentes so sempre formadas por tomos de elementos qumicos diferentes. II - tomos de um nico elemento qumico podem formar substncias qumicas diferentes. III - A massa molar do dixido de carbono (CO) igual do monxido de carbono (CO). IV - Quantidades iguais de molculas de quaisquer gases, nas mesmas condies de presso e temperatura, ocupam sempre o mesmo volume. V - Com o aumento da temperatura, aumenta a solubilidade de um gs em gua. Dentre as afirmaes anteriores, so corretas, somente: a) I, IV, e V. b) II, III e IV. c) II e V. d) II e IV. e) III e V. 22. As proposies a seguir foram formuladas por um estudante, aps o estudo de substncias puras e misturas. I. O leite puro no pode ser representado por frmula molecular porque uma mistura de vrias substncias. II. Como se trata de substncia pura, o lcool anidro apresenta ponto de ebulio e densidade caractersticos. III. A gua mineral substncia pura de composio definida. IV. O ar empoeirado mistura heterognea slido + gs. V. Por ser substncia pura, o caf coado no pode ser submetido a processos de fracionamento de misturas. Quantas proposies esto corretas? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

23. Sobre substncias simples so formuladas as seguintes proposies: I. so formadas por um nico elemento qumico; II. suas frmulas so representadas por dois smbolos qumicos; III. podem ocorrer na forma de variedades alotrpicas; IV. no podem formar misturas com substncias compostas. So INCORRETAS a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV 24. Uma mistura euttica definida como aquela que funde temperatura constante. O grfico que melhor representa o comportamento dessa mistura at sua completa vaporizao

25. A camada de oznio (O) que protege a vida na Terra da incidncia dos raios ultravioleta produzida na atmosfera superior pela ao de radiao solar de alta energia sobre molculas de oxignio, O. Assinale a alternativa correta: a) O oznio e o oxignio so altropos b) O oznio e o oxignio so istopos c) O oznio e o oxignio so ismeros d) O oznio e o oxignio so molculas isoeletrnicas e) O oznio e o oxignio tm nmeros atmicos diferentes 26.

Um tubo de ensaio contm duas camadas lquidas, incolores e imiscveis; a superior gua e a inferior clorofrmio. Nesse tubo efetuam-se, seqencialmente, as operaes descritas a seguir: I) adio de pequenas quantidades de A e de hidrxido de sdio aquoso, agitao e repouso.

II) adio de cido clordrico e quantidade suficiente para que, aps agitao e repouso, haja descoramento total de uma das camadas. III) adio de hidrxido de sdio aquoso em quantidade suficiente para que, aps agitao e repouso, haja descoramento total de uma das camadas. Ao final de cada uma das operaes I, II e III, a camada aquosa apresenta-se, respectivamente a) azul, incolor e incolor. b) azul, vermelha e incolor. c) incolor, vermelha e incolor. d) vermelha, incolor e azul. e) azul, incolor e azul. 27. Assinale a alternativa correta: a) Todo sistema homogneo uma mistura homognea. b) Todo sistema heterogneo uma mistura heterognea c) Todo sistema heterogneo monofsico d) Todo sistema homogneo polifsico e) Todo sistema heterogneo pode ser uma mistura heterognea ou uma substncia pura em mais de um estado fsico 28. gua e lcool formam sistema: a) monofsico, desde que a quantidade de gua seja maior b) monofsico, quaisquer que sejam as quantidades de gua e lcool c) monofsico, desde que a quantidade de lcool seja maior d) bifsico, quaisquer que sejam as quantidades de gua e lcool e) bifsico, desde que a quantidade de gua seja maior 29. gua, areia e cubos de gelo formam um sistema: a) monofsico b) bifsico c) trifsico d) tetrafsico e) pentafsico

30. Considere os vasos I, II e III a seguir:

Qual das alternativas corresponde identificao mais adequada dos seus contedos? a) vaso I (zinco + gua); vaso II (querosene + gua); vaso III (cloreto de sdio + gua). b) vaso I (cloreto de sdio + gua); vaso II (querosene + gua); vaso III (zinco + gua). c) vaso I (querosene + gua); vaso II (zinco + gua); vaso III (cloreto de sdio + gua). d) vaso I (cloreto de sdio + gua); vaso II (zinco + gua); vaso III (querosene + gua). e) vaso I (zinco + gua); vaso II (cloreto de sdio + gua); vaso III (querosene + gua). 31. cido actico e bromo, sob presso de 1atm, esto em recipientes imersos em banhos, como mostrado na figura adiante. Nessas condies, qual o estado fsico preponderante de cada uma dessas substncias? Dados: o cido actico apresenta temperatura de fuso igual a 17C e temperatura de ebulio a 1 atm igual a 118C. O bromo apresenta temperatura de fuso igual a - 7C e temperatura de ebulio a 1 atm igual a 59C.

a) cido actico slido e bromo lquido. b) cido actico lquido e bromo gasoso. c) cido actico gasoso e bromo slido. d) cido actico slido e bromo gasoso. e) cido actico gasoso e bromo lquido. 32. Considere os pontos de ebulio, a 1,0 atm de presso, das cinco substncias a seguir:

Nas CNTP, NO so gasosos: a) amnia e cloro. b) Sulfeto de hidrognio e fluoreto de hidrognio. c) benzeno e cloro. d) benzeno e fluoreto de hidrognio. e) amnia e sulfeto de hidrognio. 33. Considere as seguintes afirmaes: I. na fuso de substncias slidas h absoro de calor; II. combustes de compostos orgnicos so fenmenos endotrmicos; III. na temperatura de ebulio de substncias qumicas ocorre mudana de estado fsico. So verdadeiras SOMENTE a) I b) II c) III d) I e II e) I e III 34. Sobre o diagrama de fases do CO, apresentado a seguir, pode-se afirmar:

35. Um liquido puro est em ebulio em um recipiente aberto. Em relao ao sistema e aos seus componentes, todas as afirmativas esto corretas, EXCETO a) A energia cintica mdia das molculas no lquido igual das molculas no vapor. b) A energia potencial das molculas no lquido igual das molculas no vapor. c) A energia trmica absorvida pelo lquido usada para transform-lo em vapor. d) A presso de vapor do lquido igual presso atmosfrica. e) A temperatura permanece constante durante a ebulio. 36. Uma substncia foi resfriada no ar atmosfrico. Durante o processo foram feitas medidas de tempo e temperatura que permitiram construir este grfico.

A anlise desse grfico permite concluir que todas as alternativas esto corretas, EXCETO a) A solidificao ocorreu durante 10 minutos. b) O sistema libera calor entre 5 e 15 minutos. c) A temperatura de solidificao da substncia 35C. d) A temperatura da substncia caiu 5C/min at o incio da solidificao. e) A substncia se apresentava nos estados liquido e slido entre 5 e 15 minutos. 37. A tabela, a seguir, contm os pontos de fuso e ebulio de algumas substncias:

a) presso de 8 atm e -40C de temperatura, o CO um gs. b) no ponto A, h um equilbrio slido-lquido. c) presso de 1 atm e 25C de temperatura o CO slido se sublima. d) o ponto B pode ser chamado ponto de ebulio. e) o ponto C representa um sistema monofsico.

A 25 e 1 atmosfera tem-se: a) NaBrO slido; Br; BrC lquidos; C gasoso. b) NaBrO slido; Br lquido; C; BrC gasosos. c) NaBrO slido; C, Br; BrC lquidos. d) NaBrO lquido; C; Br; BrC gasosos. e) C; Br; BrC lquidos; NaBrO gasoso.

38. presso ambiente, o iodo tem pontos de fuso e de ebulio superiores a 100C. Um estudante colocou iodo slido em um frasco limpo, que foi hermeticamente fechado. O frasco ficou em absoluto repouso temperatura ambiente. Aps algum tempo, notou-se a formao de cristais de iodo na tampa do frasco devido : a) presso osmtica do iodo. b) sublimao do iodo. c) fuso do iodo. d) decomposio do iodo. e) alta reatividade qumica do iodo. 39. Associar os mtodos (indicados na coluna A) que devem ser utilizados para separar as misturas (indicadas na coluna B):

III - Solubilizao em gua, IV - Separao magntica, V - Decantao, indique a ordem de procedimentos que separar os trs componentes desta mistura: a) I, II, III. b) I, III, II. c) IV, III, I. d) IV, III, II. e) III, I, V. 42. Considere a seguinte cadeia de produo de derivados de petrleo:

a) 1 - IV ; 2 - III ; 3 - V ; 4 - II ; 5 - I b) 1 - III ; 2 - IV ; 3 - V ; 4 - I ; 5 - II c) 1 - I ; 2 - V ; 3 - III ; 4 - II ; 5 - IV d) 1 - II ; 2 - IV ; 3 - III ; 4 - V ; 5 - I e) 1 - III ; 2 - IV ; 3 - V ; 4 - II ; 5 - I 40. Contendo mais de uma centena de compostos, o petrleo uma mistura natural. Esses compostos so separados em grupos (por exemplo: gasolina, querosene, leos, etc). O processo mais indicado para obteno desses grupos : a) cristalizao; b) flotao; c) levigao; d) filtrao; e) destilao fracionada. 41. Dentro de um frasco, esto bem misturados p de ferro, areia e sal de cozinha, todos finamente divididos. Baseado nas operaes de I - Filtrao, II - Centrifugao,

Que opo apresenta os mtodos de Separao I, II e III utilizados nesta cadeia, nesta ordem? a) centrifugao, decantao, flotao. b) decantao, flotao, destilao fracionada. c) filtrao, decantao, flotao. d) decantao, tamizao, destilao simples. e) tamizao, evaporao, destilao fracionada. 43. O aparelho a seguir usado na:

a) destilao com coluna de fracionamento. b) separao por evaporao. c) separao de lquidos imiscveis. d) destilao simples. e) liquefao seguida de destilao.

44. Tm-se as seguintes misturas binrias: I. gua e acar (heterognea) II. lcool etlico e gua III. gua e alumnio em p IV. lcool etlico e lcool metlico V. gua e leo Assinale a alternativa CORRETA. a) O acar pode ser parcialmente separado por filtrao da mistura gua e acar. b) A mistura lcool etlico e gua pode ser separada por destilao simples. c) A mistura lcool metlico e lcool etlico no pode ser separada. d) A mistura gua e alumnio em p pode ser separada empregando-se magnetismo (separao magntica). e) A mistura gua e leo pode ser separada por sublimao nas CNTP. 45. Um sistema heterogneo, constitudo por uma soluo colorida e um slido esbranquiado, foi submetido ao seguinte processo de separao. Com relao a esse processo, a afirmativa FALSA

Os nmeros da segunda coluna, lidos de cima para baixo, so: a) 3, 2, 5, 4, 1 b) 1, 3, 4, 5, 2 c) 4, 3, 2, 1, 5 d) 3, 2, 4, 5, 1 e) 4, 1, 5, 3, 2 47. Um sistema heterogneo bifsico formado por trs lquidos diferentes A, B e C. Sabe-se que A e B so miscveis entre si; C imiscvel com A e com B; A mais voltil que B. Com base nessas informaes, os mtodos mais adequados para separar os trs lquidos so a) centrifugao e decantao. b) decantao e fuso fracionada. c) filtrao e centrifugao. d) filtrao e destilao fracionada. e) decantao e destilao fracionada. 48. Ao estudar alguns aspectos da cincia e da tecnologia dos alimentos, em especial a dissoluo, um estudante, trabalhando em laboratrio com quatro amostras de substncias slidas, obteve os resultados apresentados na tabela seguinte.

a) a operao X uma filtrao. b) o lquido B uma soluo. c) o lquido D o solvente da soluo contida no sistema original. d) o slido A contm grande quantidade de impurezas. e) uma destilao produz o efeito da operao Y. 46. Associe as atividades dirias contidas na primeira coluna com as operaes bsicas de laboratrio e fenmenos contidos na segunda coluna. (1) preparar um refresco de caj a partir do suco concentrado (2) adoar o leite (3) preparar ch de canela (4) usar naftalina na gaveta (5) coar a nata do leite ( ) sublimao ( ) diluio ( ) filtrao ( ) extrao ( ) dissoluo

A partir da anlise dos dados contidos na tabela, julgue os itens a seguir. (1) As substncias I, II e IV so polares. (2) A propriedade analisada pelo estudante independe da temperatura do sistema. (3) A separao da substncia II do material obtido com o solvente gua pode ser realizada por destilao; a da substncia III, por filtrao. (4) Os resultados obtidos pelo estudante demonstram que I e IV correspondem a uma mesma substncia. 49. Uma maneira rpida e correta de separar uma mistura com ferro, sal de cozinha e arroz, , na seqncia: a) filtrar, aproximar um im, adicionar gua e destilar. b) adicionar gua e destilar. c) aproximar um im, adicionar gua, filtrar e destilar. d) destilar, adicionar gua, aproximar um im. e) impossvel de separ-la. 50. Comparando as situaes INICIAL e FINAL nos sistemas I, II e III, observa-se:

a) a ocorrncia de um fenmeno qumico no sistema I. b) a formao de uma mistura no sistema II. c) uma mudana de uma mistura no sistema III.c) uma mudana de estado no sistema III. d) a formao de uma mistura no sistema I. e) a ocorrncia de um fenmeno qumico no sistema II.

GABARITO
1. clorofrmio - lquido ter etlico - gasoso etanol - lquido fenol - lquido pentano - gasoso 2. Quatro componentes. 3. Quatro fases e quatro componentes. 4. a) evaporao e liquefao b) A evaporao na superfcie da gua salobra e a liquefao na superfcie do plstico. c) A evaporao, que absorve energia do Sol. 5. Etapa 1 - Filtrao para separar o cloreto de prata dos outros componentes. Etapa 2 - Destilao fracionada. Aps o aquecimento temos, respectivamente acetona, gua e cloreto de sdio como resduo slido. 6. Observe a tabela e o fluxograma preenchidos: 12. [B] 13. [B] 14. [D] 15. [C] 16. [A] 17. [D] 18. [B] 19. [A] 20. [B] 21. [D] 22. [C] 23. [D] 24. [C] 25. [A] 26. [E] 27. [E] 28. [B] 29. [C] 30. [B] 31. [E] 32. [D] 33. [E] 34. [C] 35. [B] 36. [D] 37. [B] 38. [B] 39. [B] 40. [E] 41. [C] 42. [B] 43. [A] 44. [A] 45. [D] 46. [E] 47. [E] 48. V F V F 49. [C] 50. [E]

7. a) mistura I resduo : areia b) mistura III resduo : NaC 8. Costuma-se diferenciar o gs do vapor da seguinte maneira: Se a substncia estiver habitualmente no estado gasoso, como o oxignio, o nitrognio considerado gs. No estando habitualmente no estado gasoso, como os vapores de gua, mercrio, e iodo ao passar para este estado a substncia considerada vapor. 9. Corpo: uma lmina de ao, um pedao de pano, um pedao de madeira, uma barra de ferro. Objeto: panela, cala, armrio, prego. 10. 04 + 08 + 16 = 28 11. [B]

Das könnte Ihnen auch gefallen