Sie sind auf Seite 1von 13

1

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC CURSO DE FARMCIA

ANDREY EDUARDO MARQUES CASTRO HENRIQUE DE PELEGRINI

DESTILAO SIMPLES

CRICIMA, SETEMBRO DE 2010

ANDREY EDUARDO MARQUES CASTRO HENRIQUE DE PELEGRINI

DESTILAO SIMPLES

Relatrio apresentado ao Curso de Farmcia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, solicitado na disciplina de Qumica Experimental, pelo Profo Elton Mendes.

CRICIMA, SETEMBRO DE 2010

SUMRIO 1 INTRODUO ....................................................................................................................... 4 2 REVISO BIBLIOGRFICA................................................................................................5 2.1 O processo de destilao.......................................................................................................5 2.2 Lei de Raoult.........................................................................................................................5 2.3 Destilao simples.................................................................................................................6 3 OBJETIVO GERAL................................................................................................................8 4 MATERIAIS E MTODOS....................................................................................................9 4.1 Materiais e reagentes.............................................................................................................9 4.2 Procedimentos experimentais...............................................................................................9 5 APRESENTAO DE RESULTADOS...............................................................................11 6 CONSIDERAES FINAIS.................................................................................................12 REVISO BIBLIOGRFICA.................................................................................................13

1 INTRODUO Destilao o processo de separao dos componentes de uma mistura por meio de ebulio seguida da condensao do vapor. Os componentes vaporizam e condensam em diferentes temperaturas, o que permite que sejam separados uns dos outros. Neste trabalho ser descrito o roteiro para o procedimento experimental de Destilao Simples.

2 REVISO BIBLIOGRFICA 2.1 O processo de destilao O processo de destilao a tcnica mais utilizada e mais importante para a separao de lquidos (MARAMBIO,2007). muito utilizada para separar dois ou mais lquidos que tenham pontos de ebulio diferentes, ou impurezas no volteis presentes na soluo. Em outras palavras, trata-se da evaporao de um lquido mais voltil seguido do esfriamento do vapor para promover sua condensao em outro recipiente. As misturas de lquidos se dividem segundo sua solubilidade em: Lquidos imiscveis: no se misturam de maneira nenhuma e apresentam duas fases quando em contato. Parcialmente miscveis: apresentam uma solubilidade mtua limitada. Completamente miscveis: formam uma mistura homognea em qualquer proporo. Entretando, apenas os lquidos completamente miscveis podem ser separados por meio da destilao. 2.2 Lei de Raoult Quando se aquece uma soluo com dois ou mais componentes,a ebulio comea quando a presso de vapor total da soluo se iguala a presso atmosfrica. Segundo a Lei de Raoult,a presso parcial de cada componente em uma mistura igual ao produto da presso total da mistura e da frao molar dela na soluo. Ento, atravs da lei de Raoult, MARAMBIO(2007) relaciona as seguintes afirmaes com o processo de destilao: O ponto de ebulio de uma mistura ideal,depende dos pontos de ebulio de seus componentes e de suas proporoes dentro da mistura(frao molar). Em uma mistura ideal de dois componentes,o ponto de ebulio da mistura em qualquer composio est compreendida entre os pontos de ebulio das susbtancias puras presentes. O vapor produzido ser sempre composto pelo componente de ponto de ebulio mais baixo do que o lquido com o qual est em equilbrio.

Baseado nas afirmaoes da Lei de Raoult, a figura 1 mostra que para separar uma mistura de compstos volteis por destilao, necessrio que se tenha uma diferena considervel entre os pontos de ebulio dos componentes. A figura trata-se de um diagrama de temperetura de ebulio e composio,em equilbrio e presso constante.

Figura 1:Diagrama da Lei de Raoult para uma mistura de dois lquidos.(Mrambio,2007)

2.3 Destilao simples Em geral,o procedimento de destilao simples utilizado para separar duas substncias em que uma delas apenas voltil. Para substancias que tenham uma diferea de ponto de ebulio em torno de 20C - 30C, repete-se o procedimento at obter a pureza desejada. Neste procedimento,o lquido comea a ferver em um balo e o vapor gerado ascende em direo ao condensador anexado ao conjunto, onde ser resfriado em o condensado comear a escorrer no erlenmeyer. Um termmetro acomplado na entrada do condensador permite acompanhar a temperatura e interromper o aquecimento caso ultrapasse o limite permitido, que far destilar o lquido de fundo (menos voltil), j que este tem o ponto de ebuliao mais alto. importante que se mantenha uma gota do lquido no bulbo do termmetro durante a destilao, e que se proceda o processo de forma lenta e initerrupta. necessrio tambm neste processo, que se adicione no balo de destilao pequenas esferas de vidro apropriadas para este processo. Elas evitam que a fervura ocorra a temperaturas mais elevadas que o ponto de ebulio.

O liquido de fundo, ento fica retido no balo de destilao.

Figura 2 - :Desenho de sistema de destilao simples(DOMINGUINI,2010).

3 OBJETIVO GERAL Aplicar a tcnica de destilao simples como mtodo de purificao de compostos orgnicos em uma amostra de vinho tinto, a fim de separar o alcool presente na mistura.

4 MATERIAIS E MTODOS No desenvolvimento deste procedimento experimental, foram usados os mtodos, materiais e equipamentos descritos abaixo. 4.1 MATERIAIS E REAGENTES Suporte universal Garras Balo Manta trmica Pipeta Pipetador Prolas de ebulio Conexes para destilao Condensador de Leibig Erlenmeyer Vinho tinto. 4.2 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS Para montagem do conjunto de destilao, os procedimentos abaixo foram adotados na sequncia apresentada. Fixar o balo ao suporte universal tendo sido apoiado em uma manta de aquecimento. Medir 150 mL de amostra de vinho e introduzir no balo, contendo 4 a 5 prolas de ebulio. Na parte superior do balo fixar um termmetro, cuidando para que o bulbo fique rente a sada lateral. Na abertura lateral do tubo, anexar o condensador de Liebig; O condensador dever estar em posio inclinada;

10

O condensador possui dois orifcios, sendo que no inferior ser a entrada de gua atravs de uma mangueira. No orifcio superior, ser a sada de gua, conectar outra mangueira. Aquecer gradativamente, cerca de 2C/min. Colocar na extremidade final do condensador um erlenmeyer, para avaliar o volume coletado do lquido destilado.

11

5 APRESENTAO DE RESULTADOS Foi utilizado neste experimento 150 ml de vinho tinto da marca FELIPPE, com uma graduao alcolica determinada pelo fabricante de 12%. No experimento realizado foi obtido aproximadamente 17,5 ml de destilado (lcool), o que representa aproximadamente 11,6 % de lcool.

12

6 CONSIDERAES FINAIS O processo de destilao operado neste experimento, apesar da simplicidade da tcnica, obteve um resultado satisfatrio que foi confirmado pelo rtulo do fabricante do vinho utilizado como amostra. H que se considerar em qualquer processo de destilao operado com fins comerciais ou de pesquisa, controles mais rigorosos da temperatura de ebulio e da sada do lquido do condensador. A importncia dos balanos de energia bem como de massa indispensvel para dimensionar o sistema de aquecimento e o consumo de combustvel. O controle da temperatura importante tambm para evitar que ocorra a evaporao do lquido menos voltil,que no se quer presente no destilado.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MARAMBIO,O.G., Mtodos Experimentales en Qumica Orgnica. Pizarro DC.1a Ed. UTEM, , Mayo 2007 .Editorial Universidad Tecnolgica Metropolitana. DOMINGUINI. L. Aula 06 Processos de Separao de Misturas. Apostila de Aulas Prticas. Laboratrio de Qumica Farmcia/UNESC. Cricima, Agosto, 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen