Sie sind auf Seite 1von 2

MAPA GRATUITO

PARQUE TANGU

Curitiba
PERA DE ARAME
25

4h30
26 PARQUE TANGU Est situado em uma rea com pedreiras desativadas. Possui um tnel que passa em meio a uma rocha que une dois lagos, com cerca de 50 metros de extenso, cascata e um ancoradouro. O local tambm conta com o Jardim Poty Lazzarotto, que possui o portal de acesso caracterstico do local. Na mata de preservao presente no parque possvel encontrar vrias espcies da fauna e ora brasileira. 27 PARQUE TINGUI Tingui o nome de uma tribo indgena que habitava a regio de Curitiba na poca da sua fundao. Segundo a lenda, o cacique tingui Tindiquera indicou aos fundadores o local onde deveria ser construda a Cidade. Dentro do Parque, encontra-se o Memorial Ucraniano, inaugurado em 1995. 28 UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) ca no Bosque Zanielli. O local foi construdo em uma antiga pedreira de granito e conta com um lago de 120 m de extenso. A principal atrao do espao um mirante de 15 m de altura, que ca no prdio da Unilivre, onde possvel observar a beleza do local de um ponto privilegiado. Para retornar ao centro, pegue a linha JARDIM KOSMOS com parada frente da entrada.

CiDADE ECOLOGICA

26

Curitiba
para
walking tour

Albergues
29 KNOCK KNOCK HOSTEL Localizado num dos bairros mais bonitos e seguros da cidade. Espaos amplos e modernos, sala comum com tv, dvd, livros, violo e ping pong, churrasqueira coberta e um terrao com redes para se relaxar. 30 MOTTER HOME O ambiente, uma linda casa da dcada de 1950, foi todo reformado, mantendo-se, porm, os ricos detalhes do imvel. O agradvel jardim com horta de temperos e rvores frutferas complementa a rea comum do Motter Home. 31 CURITIBA HOSTEL O Curitiba Hostel um Casaro de 1930 totalmente reformado localizado no Centro Histrico de Curitiba o Largo da Ordem, lugar mais visitado pelos turistas.

Esta rota para respirar fundo e aproveitar o verde. Um pouco mais longa, reserve uma tarde inteira e abastea o cantil de gua que a caminhada vale a pena. Para iniciar este roteiro, v de nibus at o Parque So Loureno atravs das linhas MATEUS LEME, JARDIM CHAPARRAL ou VILA SUA, com sadas da R. Baro do Serro Azul, ao lado da Catedral, ou da linha GUA VERDE / ABRANCHES, com embarque na face sul da praa Tiradentes. 24 PARQUE SO LOURENO O parque funciona no local de uma antiga fbrica e, ainda hoje, possvel observar a chamin do antigo estabelecimento. O local abriga o Centro de Criatividade de Curitiba, a Casa Museu Erbo Stenzel e o teatro Cleon Jaccques 25 PERA DE ARAME

para

VIAJANTES

PARA ESTACIONAR A MOCHILA E REPOR AS ENERGIAS

PARQUE SO LOURENO
24

VIAJANTES INDEPENDENTES

32 CURITIBA CASA HOSTEL O Curitiba Casa Hostel um lugar acolhedor, seguro, com tima localizao e conscincia ecolgica, onde voc tem a oportunidade de conhecer outros viajantes, compartilhar experincias, descansar e se divertir. 33 CURITIBA BACKPACKERS Wi-, jardim, 2 cozinhas, sala de TV, lareira, ervas e pomar orgnico, espreguiadeiras, varanda, slackline e muito mais. 34 ROMA HOSTEL O mais antigo Hotel da cidade de Curitiba, possui grande rea aberta, sala de TV, cozinha, quartos com TV, privativos e compartilhados. PARQUE TINGUI
27 28

UNILIVRE
500m
12 minutos de caminhada

Exemplar signicativo da arquitetura moderna de Curitiba, a pera foi construda na cratera de uma pedreira desativada. O material transparente permite a viso da bela paisagem que circunda o espao que j abrigou espetculos de grandes nomes do meio artstico nacional e internacional.

PASSOS para UMA EXPERIENCIA CURITIBANA COMPLETA

Curitibanices
^

Cultura
35 JARDIM BOTNICO Marca registrada de Curitiba, faz referncia aos jardins franceses com seus tapetes de ores que do boas vindas a todos os visitantes da cidade. Na estrutura metlica que aparenta ser um verdadeiro palcio de vidro, h diversas espcies botnica de referncia nacional. 36 BOSQUE ALEMO O Bosque homenageia a cultura e tradies que os imigrantes alemes trouxeram para Curitiba. rico em atraes e paisagens bela. Destaque para a trilha que conta atravs de painis a histria de Joo e Maria, dos irmos Grimm. 37 MUSEU PARANAENSE

para

IMERGIR

MUSEUS, MEMORIAIS E HISTRIA PARA VOC IMERGIR NA CULTURA CURITIBANA

Cafes
60 CAF DA BOCA MALDITA
O mais tradicional da cidade, onde executivos fazem a pausa da tarde e aposentados se renem para jogar conversa fora.

para

RELAXAR
77 JAMES BAR

AMBIENTES CHARMOSOS, CAFS SABOROS E DELCIAS PARA BELISCAR

Baladas
Com uma grande diversidade de pessoas e estilo, o James o lugar ideal para quem quer danar e jogar conversa fora. Nas quartas-feiras o indie rock que manda na pista, quintas do lugar s diversas festas e bandas, sexta misturam-se o rock do pop e sbado pop line. Chegue cedo para evitar las!

para

FESTAR
Par agu

ao

GENTE BONITA, MUITA MSICA E O CLIMA CERTO PARA CAIR NA PISTA

Pa

ulo

Roube honestamente a canequinha do Submarino no 70 Bar do Alemo. Faa esquenta no 72 Torto Bar e coma um bolinho de carne (ou soja). Coma um cachorro quente prensado com frango, catupiry, calabresa, milho, farofa, batata palha, ... V 48 feirinha do Largo da Ordem no domingo de manh e coma um pastel com caf com leite. Tome quento com gemada na feira de inverno da 3 Praa Osrio e experimente o pinho. Fale leiTE quenTE, guria e pi.
Tire uma foto no 35 Jardim Botnico e tome um caldo de cana com limo. V assitir ao Natal do Palcio Avenida e se emocione com o coral infantil. Almoce em 52 Santa Felicidade e se encha de polenta e frango frito.

Pare na 1 Rua XV para ver os palhaos e tomar um caf na 60 Boca Maldita e conversar com os aposentados de planto. Aproveite um m de semana ensolarado para visitar Morretes ou a Ilha do Mel. Fale do tempo para puxar assunto. Nunca esquea o casaco e a o guarda chuva, o clima da Curitiba imprevisvel! No se assuste se ver um cara de sunga bezuntado de leo andando de bicicleta na rua. o famoso Oil Man. O Schwarzenegger curitibano. Procure pelo jacar no 8 Parque Barigui. O famoso jacar do papo-amarelo chegou ali de forma misteriosa e j virou smbolo do parque. Jogue o lixo no lixo e se-pa-re. Chame o nibus biarticulado de vermelho.
1842 Com 5.819 habitantes, foi elevada cidade. 1853 Foi criada a provncia do Paran e, j com o nome de Curitiba, a cidade foi escolhida como sua capital. 1867 O governo promoveu a colonizao atravs de imigrantes europeus, o que trouxe um novo surto de progresso. 1945 Mais um progresso para a cidade com a expanso do caf e o incentivo agricultura. 1972 O ento prefeito da cidade, Jaime Lerner, inicia um plano de desenvolvimento e humanizao da cidade que passa a melhorar a qualidade urbanstica e qualidade de vida. 2010 A cidade conquista o prmio de Globe Award Sustainable City, que anualmente elege a cidade mais sustentvel do mundo 2014 A cidade sedia, pela primeira vez, jogos da Copa do Mundo FIFA.

O museu ilustra a participao do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, em especial, a participao dos soldados paranaenses. Esto expostos vrios materiais blicos e armamentos utilizados na guerra pelas Foras Brasileiras. 40 MUSEU FERROVIRIO O Museu Ferrovirio de Curitiba, localizado no Shopping Estao, abriga mobilirios e peas que colaboram para o resgate histrico da memria ferroviria no Paran, que se iniciou em 1885 com a inaugurao do trecho entre Paranagu e Curitiba. Inaugurado em 1982, o espao possui a arquitetura da antiga Estao Ferroviria de Curitiba. 41 MUSEU DO AUTOMVEL Te m no a c e rv o c e rc a de 150 c a rros a nt igos . O e s pa o t a mbm possui antiguidades mecnicas, alm de abrigar uma biblioteca especializada em automobilismo. 42 MUSEU DO HOLOCAUSTO O Museu do Holocausto tem a proposta de resgatar a memria dos sobreviventes do maior genocdio do sculo XX. O local s recebe visitas mediante agendamento.

61 RAUSE CAF
Um charmoso caf e casa de vinhos. Seja para uma bebida quente ou gelada, um aperitivo, refeio ou sobremesa, o lugar uma tima escolha para todos os gostos.

Espao inspirado nos tradicionais cafs nova iorquinos com comida deliciosa e variada, cafs especiais e cervejas especiais. Ideal para almoo, descanso no meio da tarde ou jantar pr-balada. No inverno serve sopas e chs para aliviar o frio curitibano.

Inspirado nos pubs londrinos. O local conta com trs ambientes: palco, jardim de inverno e poro, onde os fs dos Beatles podem conferir uma coleo particular de objetos e escritos da banda.

ai

Coma um 49 X-Montanha no Montesquieu com refrigerante gasosa.

39 MUSEU DO EXPEDICIONRIO

64 BROOKLYN CAF

81 JOHN BULL PUB

OUTROS PASSEIOS pelo

Parana
5
1-2 di as

65 BROWNIERIA FANTSTICA
Possui 11 sabores de brownies, os famosos bolinhos de chocolate em formato quadrado. Entre os sabores, destaque para chocolate meio amargo com banana passa e paoca, chocolate meio amargo com laranja cristalizada ao perfume de Cointreau e Brownie Oriental.

82 CROSSROADS
Um espao para os fs de rock. Bandas locais se revezam na programao de shows tocando rock, MPB, pop-rock, blues e clssicos do rock. No cardpio, h mais de 30 tipos de coquetis

4
CURITIBA

78 JOKERS
Com uma decorao rstica, instalado numa casa tombada pelo patrimnio histrico. H seis ambientes no total. Nas paredes, fotograas e fantasias originais dos irmos Queirolo, famosos palhaos brasileiros.

3 2

62 CAF METRPOLIS
Lugar bonito e cafs timos com preo acessvel. Serve expressos, cappuccinos, mais de 30 drinques quentes e gelados. Destaques para o Cappuccino Frap, o Cappuccino Shake e os Nut Capucchinos.

Ar

gen

83 EMPRIO SO FRANCISCO
um reduto para o pblico de diversos estilos musicais. Aberto todos os dias, sempre tem apresentaes ao vivo. Domingo dia de samba. Nas teras, toca sucessos da MPB. Bandas curitibanas de rock dividem o palco nos demais dias da semana.

tina

Santa Catarina
s 5 VILA VELHA 1-2 dia
Tombado Patrimnio Histrico e Artstico Estadual em 1966, o Parque de Vila Velha possui diversos atrativos naturais. Destaques para os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada (guas cristalinas com cardumes visveis ao olho n). Toda a fauna do parque vive em habitat natural. Uma das principais atraes do Parque de Vila Velha so as Furnas que ocorrem nas formas de depresses circulares, com dimetro mdio de 80 metros, paredes verticais atingindo profundidades de at 100 metros, com uma lmina de gua de aproximadamente 50 metros.

66 LUCCA CAFS ESPECIAIS


Serve 18 tipos de cafs especiais torrados artesanalmente e 35 opes de drinques. O espresso servido segundo rigorosas tradies italianas. Destaque para os cafs premiados que so servidos ltrados.

1 MORRETES e ANTONINA

O primeiro museu do Paran e o terceiro do Brasil. O espao desenvolve estudos nas reas da Arqueologia, Antropologia, Histria e Numismtica. O principal destaque do local ca no Pavilho da Histria do Paran, que possui uma exposio em forma de linha do tempo de 8 mil anos. 38 MUSEU DA IMAGEM E SOM

79 SLAINTE PUB
Tradicional pub irlands com msica ao vivo dos diversos estilos do rock. Bebidas boas e um excelente cardpio de petiscos.

63 THE KETTLE
Inspirada nas casas de ch inglesas, a decorao do The Kettle produz um ambiente sosticado, contemporneo e aconchegante. Possui sofs, poltronas e uma lareira. No cardpio, os melhores chs do mundo. Destaque para o "owering tea" Yin Zen, um ch branco chins que um boto de or que em contato com gua quente desabrocha.

67 TIENDA CAFS ESPECIAIS


Tienda Caf e Design uma loja de presentes de design contemporneo, creperia e uma cafeteria, o que faz do local um espao que rene lazer, cultura e consumo.

80 BLUES VELVET
O Blues Velvet Bar tem clima de bar europeu. Nas paredes h fotograas de grandes jazzistas. O bar tem shows de Jazz, Blues e Rock e eventualmente, h discotecagem de msica pop e eletrnica.

84 VOX
Com o slogan se faz voc danar toca no vox, a proposta do Vox Bar bastante simples e direta: fazer com que os seus clientes se divirtam. Para tanto, o carro-chefe da casa a pista de dana, que sempre conta com DJs e bandas das mais variadas.

5 minutos de

Foi criado em 1969, buscando preservar a memria audiovisual do Paran. Est instalado no antigo Palcio do Governo, construdo entre 1870 e 1890.

Famosas pelas construes histricas e pelo Barreado, um prato tpico regional. Partindo de Curitiba tem trem todos os dias da semana, que faz uma belssima viagem de trs horas. So 110 quilmetros em meio serra do Mar, cortando a mata Atlntica e passando por 13 tneis e pontes. A cidade, s margens da baa de Paranagu possui construes histricas bem-preservadas e que hoje abrigam museus e espaos culturais. Nos arredores, a natureza oferece uma gama de atividades radicais.

HISTORIA

Comidinhas para PROVAR


QUITUTES DA CULINRIA CURITIBANA PARA DEIXAR COM GUA NA BOCA FEIRAS GASTRONMICAS De tera a sexta no nal da tarde, um charmoso bairro da cidade recebe uma feira gastronmica agitada de comidas tpicas polonesa, alem, mexicana, argentina, brasileira e vrias outras opes para atender todos os paladares. Aproveite os dias: 43 Tera-feira no Batel; 44 Quarta-feira no Alto da Glria; 45 Quinta-feira na Praa Garibaldi; 46 Sexta-feira na Praa da Ucrnia; 47 Sbado no Batel; 48 Domingo no Largo da Ordem. BAIXA GASTRONOMIA Carinhosamente chamada de Beg, fortemente apreciada pelos jovens curitibanos que buscam lanches saborosos gastando pouco. As maiores pedidas so 52 o X-Montanha do Montesquieu, 53 o Missal Shawarma, 54 Bolinho de Carne do Torto Bar e o 55 Cachorro-Quente do Dudu.

Bares
68 LA SANTA BAR 69 O BARBA HAMBURGUERIA

para

CURTIR
73 CASA DI BEL
Ambiente aconchegante, decorado como uma casinha do interior. No cardpio esto pratos bem brasileiros, servidos la carte.

DIVERSO, BEBIDA GELADA E PETISCOS PARA COMEAR A NOITE

Colecione

eus

MOMENTOS

3 PARANAGU

1-2 di

as

as 5 PRUDENTPOLIS 1-2 di
A regio repleta de cachoeiras, saltos, belas paisagens, serras, onde h a possibilidade de contemplar a natureza, praticar turismo de aventura, e relaxar, alm de possuir toda infra estrutura para receber seu visitante. Dentre os atrativos que se destacam, o Salto So Francisco com aproximadamente 196 metros de queda livre, onde se faz Rappel. 6 FOZ DO IGUAU

1500 Quando os portugueses chegaram ao Brasil, o local era habitado por ndios dos grupos Tupi-Guarani e J. Esses habitantes chamavam a regio de Kur'tba, palavra de origem Guarani que signica grande quantidade de pinheiros, pinheiral. 1654 Foi fundado o povoado de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais no local de encontro entre os mineradores e os criadores de gado. 1693 Incorporado Paranagu, o povoado foi elevado vila. 1820 Passou a se chamar Nossa Senhora dos Pinhais de Curitiba, com apenas 220 casas. Entretanto, o incio da explorao da erva-mate e da madeira provocou um impulso em seu crescimento.

Paranagu a cidade mais antiga do Paran. Com mais de 400 anos de histria, ainda guarda vestgios da poca da colonizao em seus casarios de fachada azulejadas, ladeiras de pedra e em suas igrejas. Possui um dos mais belos conjuntos arquitetnicos coloniais do Estado. 3 ILHA DO MEL

Comida mexicana da melhor qualidade, rpida e barata. Lugar ideal para forrar o estmago antes de cair na pista!

2-3 d

ias

74 ACADMICOS DO SALGUEIRO
A atrao principal do bar o samba. A casa conta com uma programao de msica ao vivo, que contempla todas as variaes do ritmo brasileiro, com direito a samba rock, samba de raiz, samba enredo, chorinho, entre outros.

56 ESTRELA DA TERRA
Um dos mais tradicionais restaurantes de cozinha tpica paranaense. Entre os destaques est o barreado, alm de pratos feitos com pinho, como o arroz de carne de cordeiro com pinho. O mercado tem de tudo e funciona como um grande emprio. Em sua praa da alimentao, encontre uma grande variedade de opes, incluindo pratos regionais e uma rea dedicada apenas a refeies orgnicas.

Deliciosas opes de hambrgueres e cervejas artesanais em um ambiente rock n roll old school que parece mais um navio pirata.

49

RESTAURANTE MADALOSSO

70 O TORTO BAR
Um bar onde compra-se a cerveja no balco e senta-se na calada para curtir o clima e conversar com os amigos. O preo acessvel e os diversos estilos que ali frequentam o tornam um dos preferidos dos curitibanos.

Maior restaurante das Amricas no bairro italiano de Santa Felicidade. Serve rodzio de churrasco e massas em um casaro que proporciona uma verdadeira experincia gastronmica.

57 MERCADO MUNICIPAL

75 AOS DEMOCRATAS
Esporte o grande tema do bar. Nas paredes do estabelecimento podem ser vistas camisetas autografadas por grandes atletas e fotograas de jogadores de futebol. Samba de raiz e MPB so os sons que tocam no bar.

Partindo de Paranagu ou Pontal do Paran, o acesso ao paraso feito de barco. O cenrio idlico ocupa uma rea de 27,5 quilmetros quadrados, sendo 35 quilmetros s de praias. A maioria selvagem, emoldurada pela Mata Atlntica e com caractersticas nicas - Fortaleza praticamente deserta, enquanto Encantadas o point do agito e praia Grande oferece as melhores ondas para a prtica do surf. O tempo passa devagar na Ilha do Mel, o que incentiva as longas caminhadas rumo aos cartes-postais.

2-3 d

ias

Com uma das molduras naturais mais bonitas do mundo. As cataratas do rio Iguau, um conjunto de 275 quedas dgua, que chegam a 90 metros, encantam. Alm das cataratas. h diversos passeios pela fauna e ora do local no Parque Nacional e arredores. O passeio s ca completo com uma visita Usina Hidreltrica de Itaipu, com tour tcnico que leva s turbinas.

50 MAFALDA BISTR
O restaurante mistura o antigo e o novo, o moderno e o arcaico, lembrando os bistrs franceses. Os destaques do cardpio so o mignon na mostarda e o mignon com vinho. Para dias frios, vale experimentar o chocolate quente com menta.

71 BARBARAN
Tpico ucraniano com um ambiente peculiar. A comida boa e barata com uma cerveja ou limonada gelada so ideais para se recompor no m de um longo dia de passeio.

58 PALETERIA
Picols mexicanos artesanais de dar gua na boca feitos com frutas frescas e refrescncia e doura na medida certa.

76 AVENIDA BATEL/R. BISPO DOM JOS


a mais movimentada da noite curitibana, com uma variedade gastronmica e de estilos musicais para todos os gostos. Destaque para o Santa Marta Bar com estilos brasileiros, Taco El Pancho para uma noite mexicana, Woods para danar o sertanejo e Soviet Vodka Bar para uma experincia sovitica regada boa msica.

MAPAS PARA VIAJANTES INDEPENDENTES.COM

Uma das mais antigas e favoritas do curitibano. Tudo que eles fazem de dar gua na boca.

Sorveteria italiana artesanal com diversas opes de sabores. Destaque para os sorbets e sabores de chocolates.

JAN T E S I ND

CONFEITARIA DAS FAMLIAS

Um dos mais tpicos da cidade, ca no meio do Largo da Ordem. O carro-chefe o chopp submarino, as tpicas salsichas alems e a carne de ona.

V IA

51

PE

Visite nosso site e baixe o aplicativo

Curitiba para Viajantes Independentes faz parte dO projeto Walking Tour para Viajantes Independentes: Design de Mapa Turstico com Rotas a P para Curitiba de autoria de Mariana Pavo como Trabalho de Concluso de Curso para o curso de Design Grco da Universidade Federal do Paran, sob orientao da Professora Doutora Carolina Calomeno. Todos os direitos reservados. Novembro 2013.

59 FREDDO GELATERIA

72 BAR DO ALEMO

NDE

e disqum o turis

V IA

JAN T E S I ND

E
PE

NDE

156 #curitibabackpacker CURTA e compartilhe!

NTES

NTES

Curitiba
URBANISMO CRIATIVO

3h30

RUA 24 HORAS

36

me

O cidado curitibano frequenta os parques, as ciclovias e os espaos de lazer, vai aos bares no Centro Histrico, participa das festas e feiras tradicionais, circula pelo transporte pblico, caminha pelo calado e est em sintonia com a vida urbana da metrpole moderna. Esta rota mostra diversas faces da cidade, bairros comerciais e residenciais. Aprecie o movimento da cidade e, por m, relaxe no Parque Barigui como um bom curitibano.

Uma galeria aberta ao pblico 24 horas por dia, em Curitiba. Inaugurada em 1992, a primeira rua desse estilo no Brasil. A Rua 24 Horas um espao coberto, com opes de lazer, comrcio e servios, e que simplesmente no dorme.

O S

BOSQUE ALEMO
81 23

Curitiba CIDADE SORRISO


BOSQUE DO PAPA CAROU, 24 ANOS Alm de ser um museu com contedo interessante, um exemplo de arquitetura e tem um ambiente agradvel para relaxar.
R. Euclides Bandeira

1h30
12 IGREJA DO ROSRIO A atual Igreja de Nossa Senhora do Rosrio dos Pretos de So Benedito uma construo de 1946, em estilo barroco. Construda no mesmo local da antiga igreja, demolida em 1931. 13 FONTE DA MEMRIA Em forma de uma cabea de cavalo, um tributo aos imigrantes e tropeiros que vinham a Curitiba para comercializar seus produtos transportados por carroas e mulas. Os animais utilizavam o bebedouro, ainda existente, no Largo da Ordem. 14 LARGO DA ORDEM O corao do Setor Histrico de Curitiba e onde se encontram diversos prdios histricos. Nos sculos 18, 19 e boa parte do sculo 20, o Largo da Ordem era uma rea de intenso comrcio. Hoje, a rea agitada principalmente noite, com diversos bares e pblico bastante variado. Aos domingos pela manh, a regio recebe a tradicional feira de artesanato e gastronomia. 15 RUNAS DE SO FRANCISCO Remanescentes de uma construo inacabada, iniciada pelos portugueses no sculo 19. Existem relatos, no conrmados, de que foram construdos tneis ligando as runas a outros pontos da cidade

PRAA DA ESPANHA

A Praa da Espanha um espao cultural que atrai crianas, jovens e adultos. Sbado o dia de mais movimento no local por causa da Feira de Antiguidades, Exposio de Carros, atividades de pintura para crianas, prtica de yga e shows de msica.
us Le

Um passeio histrico pelo corao da cidade. Aproveite uma manh calma para passear ou um m de tarde para conhecer estas atraes que fazem parte da alma de Curitiba. Depois emende em um caf ou um bar, converse com os locais e tire sua prpria concluso sobre essa cidade que tem tudo para qualquer um sorrir!

PRAA 29 DE MARO LUIZ, 28 ANOS Santa Felicidade o centro italiano da cidade, timos restaurantes e churrascarias. O Madalosso o principal, em um grande casaro!
49
Pio l i ar los
R. g Hu oS

R. Dep

R. C

. Mri

o de B

arros

rmes R. Mal. He

A principal rua da cidade foi transformada no primeiro calado do pas, em 1972. um importante eixo comercial da capital.

R. Ma te

RUA XV DE NOVEMBRO

PALCIO AVENIDA

Em homenagem ao aniversrio de fundao da capital. Com projeto do arquiteto Jaime Lerner e obra de Poty Lazzarotto, a praa conta a histria da cidade at os anos 1970. Aos domingos, abriga uma feira de artesanado pela manh.

R. Carlo
R. Nil oP n ea ha

s Pioli

MUSEU OSCAR NIEMEYER

22

PAO DA LIBERDADE

Inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, era a sede da antiga Prefeitura de Curitiba, com detalhes neoclssicos e desenhos art-nouveau. Em 2009 a Prefeitura entregou o Pao da Liberdade totalmente revitalizado. 10 PRAA TIRADENTES o bero histrico de Curitiba. A praa possui bustos de personalidades, o marco zero da capital paranaense e um monlito que representa um pelourinho que ali existia. No piso de vidro possvel ver a antiga calada de Curitiba.

a im s

aM

O Palcio Avenida um dos mais importantes edifcios histricos de Curitiba. A edicao, datada de 1929, j abrigou cafs e salas de cinema e hoje sede bancria. Todo ano, desde 1991, as janelas do Palcio recebem um espetculo natalino com coral de crianas e msicas tpicas.

TORRE PANORMICA

Com quase 110 metros de altura, a Torre possui um mirante com vista de 360 graus para a cidade de Curitiba e um museu que conta a histria da telefonia.

PALCIO IGUAU
21

SANTA FELICIDADE

42
ot ta
R. Ma

ho

R.

arezin

Ni co

r. Za

R. B

oso

la u

M ae d

o Barr

aro

Ca m

Robert

men hof

o parque mais frequentado de Curitiba. Alm de A praa nasceu no sculo 19, seu nome uma refgio para vrios animais, o parque tambm a homenagem a Manuel Luiz Osrio, Marqus do grande rea de preservao natural da regio R. August o Stress Herval, heri da Guerra do Paraguai e Ministro da central da cidade. Quem adora caminhar, correr ou er Guerra em 1878. andar de bicicleta, o Barigui uma boa opo!

R.

Eu

PRAA OSRIO

nuel

Ribas

bi

od

PARQUE BARIGUI

11 MEMORIAL DE CURITIBA Idealizado nos 300 anos de Curitiba, o Memorial foi projetado em linhas modernas, em contraste com as centenrias construes do setor histrico. Inaugurado em 1996, o edifcio, que tem projeto R. August o Stresser arquitetnico inspirado no pinheiro paranaense, transformou-se num destacado centro cultural.

Peanh

R. Nilo

33

R. Dr.

po

sS

al es

sta

Le

er

de G uara

R. Lysm

aco Ferr

eira da Co

R.

Ivo

R. Jac

R. D

R. Dr. G

R.

na

oulin

RT O

44
R. Ma u

o Pern

R. Jli

R. J
R. B

SHOP P M U E L IN G LER

8
PARQUE BARIGUI

41

R.

el R Manu

ibas

a lia W

rle nde

O centro histrico tem um charme prprio. um lugar bacana para andar a p, de um bar outro.
R. Port ugal

R. Bar

R. CN

ANA FLVIA, 31 ANOS


R. Trajan

DIDO

Curitiba CiDADE DA GENTE


R. Itupava
va

S LEME R. MATEU

REU

O O

2h30

GU

AL

BE

DE AB

eta

AV

.J

R. M e anu l Ri bas
es. R. D tta Mo

R . Duqu e de Caxi as

19 PRAA 19 DE DEZEMBRO

o de A

ntonin

ESTDIO CORITIBA F.C.


20
R. Lu iz Le

29
R. Des ias . Isa
ran

J R.

ac

e ar

zin

ho

TORRE PANORMICA

Bev

ilaq

uia
R. V

68

55

64 80

R. In

cio Lu

30

stosa

o
R.

R.

Ja

83

im

R. Pau R. Pre

Re

la Gom

70 54
es valcan os Ca

19
R. Pres. Fa

Itu

pa

is

56

erro A

CHRIS, 23 ANOS Curitiba tem muita rea verde. Os parques so excelentes para passar o dia e relaxar.
R. J l a ia W nde rley

7
R. F ern

s. Carl

o do S

d R. P

go e. A

stin

ho

ti

R. P

n e. A

ta chie

CENTRO HISTRICO
R. Kell ers

PASSEIO PBLICO
R. C nso

R. Tre

. Ar

aj

o Bar ros

Tambm conhecida como Praa do Homem Nu, foi inaugurada em 1953, como comemorao do Esta rota conta principalmente o desenvolvimento centenrio da emancipao poltica do estado do da cidade para seus cidades. Os grandes marcos Paran. e conquistas so representadas por suas obras e atraes. Fique atento e descubra o porqu de 20 MEMORIAL RABE Curitiba ser uma cidade de todos. O Memorial rabe edicao moderna inspirada 16 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN na arquitetura dos povos do deserto. tambm biblioteca pblica. Na Praa Santos Andrade localiza-se a Universidade Federal do Paran, a mais antiga instituio de ensino com concepo de universidade do Brasil , 21 CENTRO CVICO fundada em 19 de dezembro de 1912. Sede dos Poderes do Estado do Paran, com o 17 TEATRO GUARA Um dos maiores teatros da Amrica Latina, sua histria comea em 1884 como o primeiro teatro ocial do Paran. Durante a Revoluo Federalista, de 1893 a 1895 suas instalaes utilizadas como priso. Em 1900, o teatro foi re-inaugurado , mas foi demolido em 1935. Sua reconstruo, no local atual, durou 22 anos e foi nalizada em 1974, poca em que Curitiba via nascer uma evoluo cultural sem precedentes. 18 PASSEIO PBLICO O Passeio o primeiro parque pblico e o primeiro zoolgico de Curitiba, inaugurado em 1886. Seu porto principal rplica do antigo portal do cemitrio de ces de Paris. Palcio Iguau, a Assemblia Legislativa e o Tribunal de Justia, alm da Prefeitura de Curitiba. Implantado em 1953, no centenrio da emancipao poltica do Paran. 22 MUSEU OSCAR NIEMEYER Maior e mais moderno museu do Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "Museu do Olho" completa uma antiga obra que ele mesmo construiu, em 1976. 23 BOSQUE DO PAPA Memorial da imigrao polonesa, composto por sete casas de tronco e bosque nativo. Inaugurado em 1980, logo aps a visita do Papa Joo Paulo II a Curitiba.

o Reis

R . Alm ir

zul

riga dei ro F co

ante Bar

isc.

R. P rud ent ed eM ora

roso

R. V

do Rio Bra nco

R. U

isc. de N aca r

bald ino do A

ria

R. Bar

R. P res . Ta una

is

mar

R. A lam eda

15

ze de

al

Maio

Av

.C

did

oH

art

ma

nn

PRAA 29 DE MARO

R. M

artim

ns Afo

37

14
R. ban oP

13 72 45

12
11
R. d

18
R. Tre
R. A m

R. Riachuelo

31
o Ro

s inta

de

and oS ima s

Cab

R. S

78
o Fran

ze de

Maio
B edo ufre n

49

cisco

R. X

Vd

e Nov

mb

ro

ral

R. F

red

eric

oC

ar ant

elli

63
R. J lia d

o aC

sta

10

46
R. P de . Ag h ostin o

R. P

rof

. Fe

rna

ndo

Mo

reir

R. A

to gus

Ste

lfel

Tv. PRAA TIRADENTES PAO DA LIBERDADE


RO

Tob

ias

M de

d ace

R. A

lfr

16

17

R. M

al.

Deo

dor

o t tan

ere ira

39
in C ons

uric r. M R. D

srio

R. E rme lino Le o

9 1
51

UFPR

TEATRO GUARA

R. B

enj

am

R. d a Pa

e R. G

R. C
A R. M ib R. T

dor

.M

ace

do

JULIANA, 22 ANOS Os aromas e sabores do Mercado Municipal so de deixar qualquer um com gua na boca!

R. D r. F aiv re

n. C arn eiro

R. P

de.

h Anc

ieta

71 60
is ora

SHOPPING BARIGUI

a R. M

rtim

Afo

nso

R. J

lia

da

Cos

ta abe l

BRUNA, 21 ANOS Msica boa e grande diversidade de estilos e pessoas. A noite garantida!
62 59 77
R. Pr es .T au

R. X

VD

NO

B VEM

R. P

N RIA

R. N

ilo

airo

rud ent ed eM

agi

53
a

OT

ES ORR

61

PALCIO AVENIDA
r. M R. D

R. G A en. i rist des ayd Ath

R. P

edr

o Iv

o
r Neg oo R. J

Av.

Vis

de con

de

Gua

rap

uav

n R. C so. Lau

Legenda
HISTRIA E CULTURA CAFS BALADAS INFORMAES TURSTICAS COMIDINHAS BARES ALBERGUES NIBUS EXECUTIVOS

Al.

Prin

ces

a Iz

1 2 3 4

URBANISMO CRIATIVO CIDADE SORRISO CIDADE DA GENTE CIDADE ECOLGICA


R. E

o R. J

om s D

ako

ski
R
R. C

ld . Sa

anh

aM

o rinh

67

4
69 65
B R. rig

84

38

rind

M AV.

R. B

o ar

. e Jr

F AL.

uric y

do R

a R. C

rlos

64
R.
e ent c Ma o had

de

Car

valh

RUA 24 HORAS
sa dro

AV

TE . SE

DE

SET

EM

BRO

I LOR ANO X PEI

57
Av. So Jos

io B ran co

ap. Sou c ran za F

OTO

ra j o

LINHA NIBUS BIARTICULADO

na

R. D

e r. P

V Av.

d isc.

u eG

pu ara

ava

34

AV.

PRE

F. AF

RODOFERROVIRIA
NG PPI S H OTA O ES
58
OP

ONS

R. F ran cisc

O CA

R. S

MAR

GO

ad

o J

. Vd

ro ei

l Ce

ucl

do

oaq

R. M

och oR

Du

Fr

Cd or .A

R.

R. C el. Joa m qui In cio

Ca

an

ide

lc

D R.

R. V

ic

66
II

40
Av. Silv a Ja rdim

uim

co

pa

al. Jos B a ern rdin oB

o di

s da Cun ha R. D

m ne

R.

. es

Al f. ge n

ta ot M

R. J

ero

nim

oD

urs

73 75

.D

om

Pe

dr

ky

G PIN O P STA L H S RY C atel


74
Av. do B

75
R. 2

AV.
R. A

ED SET

ES

M ETE

BRO

r R. B

asl

io d

e It

ibe

32
R. S o Jo

AV.

R. ix Te ra ei el Co

lo m Sa pa io

MA L. F LOR

R. D aqu

r. Co

rra

Coe

lho

A Av. Batel, que continua na R. Bispo Dom Jos, a rua mais agitada da cidade. Tem bares para todos os gostos.
Av. d tel o Ba

T. R iba s

es.

BRENO, 21 ANOS

a orm nn

IAN

ho

52
R. D

im

Cos ta C arv o alh

ESTDIO PARAN CLUBE


I Av. u gua
Vd. Colo

EIXO TO

R. H

ilde

es lfer

bra

NG PPI A SHORITIB CU

ndo

4de

de A

R. L ame nha

ra

Poli

jo

rad

NG P P I AT E L B SHO O I PAT
R. B

Av

sc. . Vi

de

Gua

rap

uav

Av.

Pre

s. G

o tli

Var

gas

R. B

ras

lio

de

r tibe

35

Maio

es. tph Wes

Av .C om da en

Lins

alen

e R. B

do rF

i R. S lvei

nto Via

co ran

Av. P

76

R. E
AV.

ng.

Re

a bou

m . Al

te iran

Go

lve na

ref.

Oma

r Sa

r R. D . Al exa ndr eG rrez utie

bba

na

eixo ra P to

JARDIM BOTNICO AEROPORTO

47

R.

isp

o oD

Jos

Av.

Vis

c. d

Gua

ua rap

va MB RO

PRAA DO JAPO

Av

lva . Si

Jard

im tli oV arg as

r v. P

Ge es.

LUQUE, 24 ANOS O X-Montanha do Montesquieu nico! um X-Salada com um risles e um bolinho de carne dentro, inigualvel!

r R. B

asl

io d

e It

ibe

R. B

alta

ar ar C

ras

co d

os R

eis
Av. Prf. Lothrio Meissner

run o Fi lgu

KATIA, 26 ANOS
R. C hile

MA

R. B

AV.

SET

a R. C

L. F

eira

o ent

S DE

ETE

43

82

ua v. Ig

ESTDIO CLUBE ATLTICO PARANAENSE

R. A

lm

t iran

eG

on

alve

Carto postal da cidade. Aproveite um pr do sol e aprecie a vista!

iro rne Lob o

LOR

Via na

IAN

OP EIXO TO

R. B

alta

zar

sc arra

od

os R

eis
abir R. Gu

otuba

500m
12 minutos de caminhada

TEATRO PAIOL
R. C hile

Das könnte Ihnen auch gefallen