Sie sind auf Seite 1von 29

RESUMO DO TRABALHO TEMA PETROLEO E SEUS DERIVADOS

NOME: DOUGLAS PACHECO NOME: MATEUS HENRIQUE PEREIRA NOME: VALDEIR DE MATOS NOME: RENAN CAMPOS NOME: WILLIAN ROGERIO MISTURA

PRODUTOS DERIVADOS DO PETROLEO

AUTOMOTIVOS Gasolina Automotiva


As gasolinas automotivas so os combustveis usados nos motores de combusto interna com ignio por centelha. uma mistura complexa de hidrocarbonetos com faixa de destilao entre 30 e 220C. Os hidrocarbonetos componentes da gasolina so membros da srie parafnica, oleofnica, naftnica e aromtica, e suas propores relativas depende dos petrleos e processos de produo utilizados. Atualmente, as gasolinas que saem das refinarias so constitudas de misturas criteriosamente balanceadas desses hidrocarbonetos, visando atender os requisitos de desempenho desses motores e as especificaes vigentes.

Gasolina tipo A - Comum


So denominadas "Comum", por no receber aditivos. Esse produto atende as especificaes do mercado brasileiro, controlado pela ANP (Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis).

Gasolina tipo A - Premium


a gasolina produzida com formulao especial. Possui maior octanagem medida da resistncia da gasolina a detonao, e desenvolvida com o objetivo de atender veculos nacionais e importados com altas taxas de compresso e alto desempenho. Da mesma forma que a Gasolina "A" Comum, entregue as distribuidoras sem adio de etanol.

Gasolina de Alto Padro


Tais gasolinas obedecem a diversas exigncias das montadoras e seus laboratrios. So utilizadas principalmente para as seguintes funes: medio de consumo e emisses na homologao dos ensaios, testes de desempenho feitas sobre medida para cada necessidade e primeiro enchimento para as primeiras movimentaes nas fbricas e revendas.

LEO DIESEL
Combustvel derivado do petrleo, constitudo basicamente por hidrocarbonetos, o leo diesel um composto formado principalmente por tomos de carbono, hidrognio, e em baixas concentraes, por enxofre, nitrognio e oxignio. um produto inflamvel, medianamente txico, voltil, lmpido, isento de material em suspenso e com odor forte e caracterstico.

O leo diesel utilizado em motores de combusto interna e ignio por compresso (motores do ciclo diesel), empregados nas mais diversas aplicaes, tais como: automveis, furges, nibus, caminhes.

Tipos de leo diesel comercializados nos Postos Petrobras:


(Clique para saber mais)

H ainda, o Diesel de Inverno, desenvolvido para regies que apresentam temperaturas ambientes de at -5C. De acordo com a Resoluo ANP N 65, de 09.12.2011 - DOU 12.12.2011, os diferentes tipos de diesel automotivo podem ser comercializados em trs verses, diferindo basicamente pelo teor de enxofre, e pelas regies onde so comercializados. O Diesel Podium, exclusivo dos Postos Petrobras, possui 10 ppm de enxofre.

Biodiesel Petrobras
Em maio de 2006, o biodiesel passou a ser adicionado ao diesel. Desde janeiro de 2010 todo leo diesel automotivo comercializado no pas recebe a adio de Biodiesel, na proporo de 5%. Saiba mais sobre o Biodiesel Petrobras.

Programa De Olho no Combustvel


A qualidade de todo leo diesel comercializado na rede de postos Petrobras garantida pelo Programa de Olho no Combustvel.

GNV
O Gs Natural Veicular (GNV), conhecido como combustvel do futuro, uma mistura de hidrocarbonetos leves que, temperatura ambiente e presso atmosfrica, permanece no estado gasoso. constitudo predominantemente por metano (CH4) com teor mnimo em torno de 87%. Ele encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, freqentemente acompanhado por petrleo, constituindo um reservatrio. A queima do GNV reconhecidamente uma das mais limpas, praticamente sem emisso de monxido de carbono. Por no possuir enxofre em sua composio, a queima do Gs Natural no lana compostos que produzam chuva cida quando em contato com a umidade atmosfrica, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da populao.

ASFALTICOS EMULSO PARA IMPRIMAO - EMULPEN


EMULPEN uma emulso asfltica, de cor marrom escura, desenvolvida para imprimao de bases e solos granulares. Caractersticas e propriedades EMULPEN um produto ecolgico, uma vez que utiliza gua como veculo de aplicao. EMULPEN pode ser empregada em solo compactados que apresentem umidade de at 4%. Rendimentos O rendimento da EMULPEN varia de acordo com as caractersticas da base ou solos (mais porosos ou menos porosos). A taxa normalmente utilizada de 1,2 a 1,8 L/m. Embalagens e cuidados no armazenamento EMULPEN comercializada em tambores metlicos de 180Kg ou a granel, sendo transportada em caminhes tanques. Para perodos de armazenamento maior que 30 dias em tanque estacionrios na obra, se recomenda recirculao do produto, pelo menos 01 (uma) vez por semana. Para operaes de carregamento e descarregamento, necessrio verificar se os tanques receptores esto limpos, a fim de eliminar qualquer grau de contaminao, que poder comprometer o desempenho ou at mesmo provocar a ruptura da emulso.

No misturar o EMULPEN com outros produtos, tais como Asfaltos Diludos CM-30, CM-70, CR-250 etc. e tampouco com outros tipos de emulses, como de ruptura rpida, mdia e lenta. Especificaes tcnicas
ENSAIO Viscosidade Saybolt-Furol a 25C Sedimentao, 5 dias Peneirao (0,84mm) PH Solvente destilado Resduo por evaporao MTODO NBR 14491 NBR 6570 NBR 14393 NBR 6299 NBR 6568 NBR 14376 UNID. seg. % peso % peso ---% volume % peso ESPECIFICAO 90 mx. 10 mx. 0,1 mx. 8,0 mx. 0 15 45 mn.

ASFALTOS DILUDOS DE PETRLEO (ADP)

Os asfaltos diludos de petrleo (ADP) so produzidos a partir do CAP e diluentes adequados. So utilizados em pavimentao por penetrao e aplicados em temperaturas mais baixas que as usualmente empregadas quando se usa CAP. Servios tpicos que utilizam ADP so macadames betuminosos, os tratamentos superficiais e alguns prmisturados a frio, alm da imprimao impermeabilizante. So classificados pelo Departamento Nacional de Combustvel (DNC) de acordo com a velocidade de cura em trs categorias: cura rpida, cura mdia e cura lenta, sendo que os ADPs desta ltima categoria no so produzidos no Brasil. Quanto viscosidade, so subdivididos de acordo com as seguintes faixas: Asfaltos diludos de cura rpida Viscosidade Cinemtica a 60C,cSt Viscosidade do resduo a 60C,P 70-140 600 a 2400 250-500 600 a 2400

CR-70 CR-250

CM-30

Asfaltos diludos de cura mdia Viscosidade Cinemtica a 60C,cSt Viscosidade do resduo a 60C,P 30-60 300 a 1200

Obs: Os asfaltos de cura rpida so obtidos com a utilizao de uma nafta como

diluente na faixa de destilao da gasolina. Para os de cura mdia, o diluente empregado o querosene. O uso do asfalto diludo CM-30 recomendado para servios de imprimao, sendo indicado para superfcies com textura fechada. A taxa de aplicao varia de 0,8 a 1,6 1/m2, devendo ser determinada experimentalmente mediante absoro pela base em 24 horas. O tempo de cura geralmente de 48 horas, dependendo das condies climticas locais (temperatura, ventos etc.) O asfalto diludo CR-70 pode ser utilizado como pintura de ligao sobre superfcie de bases no absorventes e no betuminosas (solo cimento e concreto de cimento, por exemplo), pois no h necessidade de penetrao do material asfltico aplicado, mas, sim, de cura mais rpida. A taxa de aplicao em torno de 0,51/m2. Os asfaltos diludos CR-250 podem ser utilizados em tratamentos superficiais pelo mtodo de penetrao invertida, com taxa de aplicao conforme o nmero de camadas, quantidade e natureza do agregado, seguindo as indicaes do projeto. Outra aplicao para os asfaltos diludos CR 250N na preparao de pr-misturados a frio. As taxas de aplicao variam de acordo com o projeto. A Petrobras Distribuidora coloca sua disposio todos os tipos de ADP produzidos no pas, alm do suporte tcnico de seus laboratrios e de equipes de especialistas para auxili-lo na escolha do tipo mais adequado para seu servio.

EMULSES ASFLTICAS (EMA)

Emulso definida como uma mistura heterognea de dois ou mais lquidos, os quais normalmente no se dissolvem um no outro, mas, quando so mantidos em suspenso por agitao ou, mais freqentemente, por pequenas quantidades de substncias conhecidas como emulsificantes, formam uma mistura estvel (disperso coloidal). Emulses asflticas so disperses de cimento asfltico (CAP) em fase aquosa estabilizada com tensoativos. O tempo de ruptura depende, dentre outros fatores, da quantidade e do tipo do agente emulsificante e a viscosidade depende principalmente da qualidade do ligante residual. A quantidade de asfalto pode variar entre 60 a 70%. A cor destas emulses normalmente marrom. Esta caracterstica se transforma em elemento auxiliar para inspeo visual e constatao rpida das boas condies do produto. Aps a ruptura prevalece a cor preta do CAP. As emulses asflticas so utilizadas a frio, proporcionando ganhos de logstica e reduo de custos de estocagem, aplicao e transporte. Sua utilizao compatvel com praticamente todos os tipos de agregados, obtendo timos resultados. Podem tambm ser aplicadas com agregados midos, sem necessidades de aditivos melhoradores de adesividade. As emulses podem ser classificadas de acordo com o tipo de carga da partcula ou quanto ao tempo de ruptura.

Quanto carga da partcula classificam-se em catinicas e aninicas. Quanto ao tempo de ruptura classificam-se em: rpida, mdia, lenta e controlada ou instantnea. Emulses Asflticas Catinicas Caractersticas RR-1C RR-2C RM-1C RM-2C RL-1C Viscosidade sSf a 50C 20 a 90 100 a 400 20 a 200 100 a 400 Mx. 70 Resduo Mnimo, % peso 62 67 62 65 60 As emulses asflticas podem ser aplicadas em todo o tipo de pintura de ligao, em tratamentos superficiais simples, duplos ou triplos (Ruptura Rpida), pr-misturados a frio abertos e semidensos (Ruptura Mdia) ou densos (Ruptura Lenta). A Petrobras Distribuidora produz e comercializa todos os tipos de EMA. Alm de oferecer o suporte tecnolgico dos laboratrios de suas fbricas e de sua equipe de especialistas para auxili-lo na determinao do melhor tipo de emulso para a sua obra e, se necessrio, desenvolver um produto sob medida para suas necessidades.

ASFALTO-BORRACHA

O que ? O Asfalto-borracha um asfalto modificado por borracha moda de pneus. Alm de ser uma forma nobre de dar destino aos pneus inservveis, resolvendo um grande problema ecolgico, o uso de borracha moda de pneus no asfalto melhora em muito as propriedades e o desempenho do revestimento asfltico. Como aplicar? O Asfalto-borracha aplicado por equipamentos convencionais de pavimentao. Onde aplicar? recomendado para aplicaes que requeiram do ligante asfltico um desempenho superior, alta elasticidade e resistncia ao envelhecimento, tais como revestimentos drenantes, SMA (Stone Mastic Asphalt), camadas intermedirias de absoro de tenses, camadas anti-reflexo de trincas e outras. Vantagens: - Alta elasticidade; - Alta resistncia ao envelhecimento; - Alta coesividade; - Excelente relao benefcio/custo.

CIMENTOS ASFLTICOS DE PETRLEO (CAPs

A obteno de asfalto realizada atravs da destilao de tipos especficos de petrleo, na qual as fraes leves (gasolina, diesel e querosene) so retiradas no refino. O produto resultante deste processo passa a ser chamado de Cimento Asfltico de Petrleo (CAP).

O CAP um material termossensvel utilizado principalmente para aplicao em trabalhos de pavimentao, pois, alm de suas propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, possui caractersticas de flexibilidade e alta resistncia ao da maioria dos cidos inorgnicos, sais e lcalis. Em suas aplicaes, o CAP deve ser homogneo e estar livre de gua, e para que sua utilizao seja adequada, recomenda-se o conhecimento prvio da curva de viscosidade/temperatura. O CAP aplicado em misturas a quente, tais como pr-misturados, areia-asfalto e concreto asfltico; recomenda-se o uso dos 30/45, 50/70 e 85/100, com teor de asfalto de acordo com o projeto respectivo. O cimento asfltico pode ser encontrado em diversos graus de penetrao, de acordo com sua consistncia. Os CAP's que so produzidos e comercializados no Brasil seguem a classificao por penetrao. Todas as Refinarias: Classificao por penetrao CAP 30/45 CAP 50/70 CAP 85/100 Penetrao (100g, 5s, 25) 30 a 45 50 a 70 85 a 100

A Petrobras Distribuidora, alm de colocar sua disposio os tipos de CAP, oferece suporte dos laboratrios e de seus especialistas, que contam com o apoio do Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) para encontrar a soluo mais adequada para cada caso.

PARA AVIAO

LUBRIFICANTES - LUBRAX AVIATION

O novo Lubrax Aviation foi produzido em parceria com a ConocoPhillips, uma das maiores especialistas em lubrificantes, produtora de lubrificantes com qualidade reconhecida internacionalmente. A nova embalagem, mais funcional, dispensa o uso de funil ou qualquer outro acessrio, tornando a aplicao do produto mais prtica e fcil.

Na verses: AD 50 e AD 60, os lubrificantes esto disponveis em frascos de 964 ml ou em caixas com 12 frascos, nos mais de 100 aeroportos em que a BR Aviation est presente.

LUBRAX AVIATION AD 50
leo lubrificante para todos motores a pisto, nos quais o piloto prefira usar um leo de motor monoviscoso. Oferece proteo monoviscosa sem precedentes e contm a mesma tecnologia de aditivao isenta de cinzas de leos tipo X/C. Garante operao limpa do motor, baixo consumo de leo e baixo desgaste de motor. Pode ser usado desde o amaciamento (break-in) at amanuteno (TBO). Alto ndice de viscosidade e baixo ponto de fluidez. Classificao: SAE Standard J1899 (MIL-L-22851). Avco Lycoming Material Specification n 301G. Pratt & Whitney Bulletin n 1183 "U". Teledyne Continental Material Specification MHS-24B. Nmero de Aprovao QPL: D07L1-50. Viscosidade: SAE 50 ou Grau Comercial 100. Folheto Tcnico | Ficha de Segurana

LUBRAX AVIATION AD 60

leo lubrificante para motores radiais que requeiram ou que o piloto prefira usar um leo de motor monoviscoso. Oferece proteo monoviscosa sem precedentes e contm a mesma tecnologia de aditivao isenta de cinzas de leos tipo X/C. Garante operao limpa do motor, baixo consumo de leo e baixo desgaste de motor. Pode ser usado desde o amaciamento (break-in) at amanuteno (TBO). Alto ndice de viscosidade e baixo ponto de fluidez. Classificao: SAE Standard J1899 (MIL-L-22851). Avco Lycoming Material Specification n 301G. Pratt & Whitney Bulletin n 1183 "U". Teledyne Continental Material Specification MHS-24B. Nmero de Aprovao QPL: D07L1-60. Viscosidade: SAE 60 ou Grau Comercial 120

GASOLINA DE AVIAO - GAV


usada exclusivamente em avies de pequeno porte que possuem motores com ignio por centelha. As especificaes de qualidade so determinadas pela Agncia Nacional de Petrleo (ANP), definidas pela ASTM. A gasolina de aviao (AVGAS-100) apresenta propriedades, requisitos de desempenho e cuidados diferenciados das demais gasolinas. Por conter chumbo tetratila em sua composio, o seu uso proibido em veculos automotivos. Em todo o processo de manuseio, transporte e armazenamento da AVGAS-100 so usados equipamentos exclusivos para o produto, sendo o sistema periodicamente inspecionado para garantir que esteja meticulosamente limpo e isento de qualquer possibilidade de contaminao. O monitoramento constante do produto inclui a drenagem diria do tanque de armazenamento e das unidades abastecedoras, filtragem do produto antes do abastecimento (filtro micrmetro) e inspeo peridica dos respectivos filtros.

QUEROSENE DE AVIAO (JET A-1)


o combustvel usado nas aeronaves com motores a turbina, seja jato-puro, turbolices ou turbofans. produzido por fracionamento do petrleo, atravs de destilao a presso atmosfrica, seguido de tratamento, o que confere ao produto a qualidade adequada ao seu bom desempenho. A especificao brasileira do QAV-1 determinada pela Agncia Nacional de Petrleo (ANP), sendo compatvel com o Aviation Fuel Quality Requirements for Operated Systems (AFQRJOS) for JET A-1. O JET A-1 tem como requisitos: permanecer lquido e homogneo at a zona de combusto das aeronaves, ter poder calorfico o mais elevado possvel, apresentar

resistncia qumica e fsica s variaes de temperatura e presso e ter boas caractersticas lubrificantes. Esses requisitos so cobertos por itens de especificao. Para garantir a qualidade do produto at a entrega ao consumidor final, a Petrobras desenvolve, desde 1987, o Sistema de Garantia da Qualidade do JET A-1 (SGQ), que abrange toda a cadeia de distribuio, ou seja, desde a refinaria, passando por terminais martimos e terrestres, bases, depsitos de aeroportos, at o abastecimento das aeronaves pela BR Aviation.

PARA INDUSTRIAS TERMELTRICAS

LEO COMBUSTVEL

O leo combustvel derivado de petrleo, tambm chamado leo combustvel pesado ou leo combustvel residual, a parte remanescente da destilao das fraes do petrleo, designadas de modo geral como fraes pesadas, obtidas em vrios processos de refino. A composio bastante complexa dos leos combustveis depende no s do petrleo que os originou, como tambm do tipo de processo e misturas que sofreram nas refinarias, de modo que pode-se atender as vrias exigncias do mercado consumidor numa ampla faixa de viscosidade. Largamente utilizados na indstria moderna para aquecimento de fornos e caldeiras, ou em motores de combusto interna para gerao de calor, os leos combustveis subdividem-se em diversos tipos, de acordo com sua origem e caractersticas. A escolha do leo combustvel como fonte energtica em equipamentos industriais prev o mximo de eficincia possvel na queima dos mesmos. Deve-se levar em conta as recomendaes do fabricante do equipamento, e aspectos de segurana relativos ao armazenagem, transporte e manuseio do produto, para que sejam evitados maiores problemas. Add Cleaner Petrobras

LEO DIESEL

Combustvel derivado do petrleo, constitudo basicamente por hidrocarbonetos, o leo diesel um composto formados principalmente por tomos de carbono, hidrognio e em baixas concentraes por enxofre, nitrognio e oxignio e selecionados de acordo com as caractersticas de ignio e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. um produto inflamvel, medianamente txico, voltil, lmpido, isento de material em suspenso e com odor forte e caracterstico. O leo diesel utilizado em motores de combusto interna e ignio por compresso (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicaes, tais como: automveis, furges, nibus, caminhes, pequenas embarcaes martimas, mquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicaes estacionrias (geradores eltricos, por exemplo).

Veja tambm: leo Diesel Martimo para Pequenas Embarcaes.

Produo
A partir do refino do petrleo obtm-se, pelo processo inicial de destilao atmosfrica, entre outras, as fraes denominadas de leo diesel leve e pesado, bsicas para a produo de leo diesel. A elas podem ser agregadas outras fraes como a nafta, o querosene e o gasleo leve de vcuo resultando no produto conhecido como leo diesel. A incorporao destas fraes e de outras obtidas por outros processos de refinao, depender da demanda global de derivados de petrleo pelo mercado consumidor.

O atual modelo energtico brasileiro apoiado entre outros pontos, no transporte de cargas em motores diesel, por via rodoviria, em detrimento do transporte ferrovirio, fluvial ou cabotagem. Isso faz com que o leo diesel seja o derivado propulsor do refino em nosso pas. Para atender o suprimento do mercado nacional de derivados, com qualidade requerida e com custos competitivos, a Petrobras opera suas refinarias priorizando a produo de diesel. De forma a garantir a qualidade de seus produtos, bem como desenvolver melhorias, a Petrobras tem continuamente adequado o seu parque de refino destacando-se a implantao das unidades de hidrotratamento de diesel, processo que permite aumentar a produo de diesel a partir do refino de diferentes tipos de petrleo, reduzindo o seu teor de enxofre.

GRAXAS A petrobras possui um leque variado de graxas lubrificantes.

LUBRIFICANTES INDUSTRIAIS

A marca lder em lubrificantes e graxas mudou para melhor. Agora sua empresa encontra os produtos Lubrax para todos os tipos de mquinas e motores de maneira ainda mais organizadas e com novos nomes. Sempre com o apoio e a logstica da Petrobras Distribuidora em todo o Brasil.

QUEROSENE ILUMINANTE

Os Querosenes so usados na indstria de tintas e na limpeza industrial. Eles proporcionam tinta uma evaporao e uma secagem lenta. A Petrobras Distribuidora oferece dois tipos: Querosene Iluminante um excelente diluente de tintas, empregado para o acerto de viscosidade e para conferir tinta um poder de retocabilidade, que permitido por causa de sua evaporao lenta. ( Folheto tcnico | Ficha de Segurana ) Solbrax QP um excelente solvente de tintas, empregado na solubilizao de resinas formadoras de pelcula e para acerto de viscosidade. Devido a sua curva de evaporao, proporciona tinta secagem lenta, o que lhe confere uma tima caracterstica de retocabilidade.

PARA FROTAS

Combustvel derivado do petrleo, constitudo basicamente por hidrocarbonetos, o leo diesel um composto formado principalmente por tomos de carbono, hidrognio, e em baixas concentraes, por enxofre, nitrognio e oxignio. um produto inflamvel, medianamente txico, voltil, lmpido, isento de material em suspenso e com odor forte e caracterstico. O leo diesel utilizado em motores de combusto interna e ignio por compresso (motores do ciclo diesel), empregados nas mais diversas aplicaes, tais como: automveis, furges, nibus, caminhes.

Tipos de leo diesel comercializados nos Postos Petrobras:


(Clique para saber mais)

H ainda, o Diesel de Inverno, desenvolvido para regies que apresentam temperaturas ambientes de at -5C. De acordo com a Resoluo ANP N 65, de 09.12.2011 - DOU 12.12.2011, os diferentes tipos de diesel automotivo podem ser comercializados em trs verses, diferindo basicamente pelo teor de enxofre, e pelas regies onde so comercializados. O Diesel Podium, exclusivo dos Postos Petrobras, possui 10 ppm de enxofre.

Biodiesel Petrobras
Em maio de 2006, o biodiesel passou a ser adicionado ao diesel. Desde janeiro de 2010 todo leo diesel automotivo comercializado no pas recebe a adio de Biodiesel, na proporo de 5%. Saiba mais sobre o Biodiesel Petrobras.

Programa De Olho no Combustvel


A qualidade de todo leo diesel comercializado na rede de postos Petrobras garantida pelo Programa de Olho no Combustvel.

LUBRIFICANTES

Alm conhecer a linha completa para as mais diversas aplicaes automotivas, com novas embalagens e mais fceis de entender, voc tambm pode: - Efetuar a troca de leo em uma das unidades do Lubrax+; - Descobrir qual o leo lubrificante da linha Lubrax ideal para o seu carro; - Descobrir qual o lubrificante Lubrax equivalente ao de outras marcas; - Desvendar os principais mitos sobre lubrificao.

PARA EMBARCAES

LEO DIESEL
Combustvel derivado do petrleo, constitudo basicamente por hidrocarbonetos, o leo diesel um composto formados principalmente por tomos de carbono, hidrognio e em baixas concentraes por enxofre, nitrognio e oxignio e selecionados de acordo com as caractersticas de ignio e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. um produto inflamvel, medianamente txico, voltil, lmpido, isento de material em suspenso e com odor forte e caracterstico. O leo diesel utilizado em motores de combusto interna e ignio por compresso (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicaes, tais como: automveis, furges, nibus, caminhes, pequenas embarcaes martimas, mquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicaes estacionrias (geradores eltricos, por exemplo).

Veja tambm: leo Diesel Martimo para Pequenas Embarcaes.

Produo
A partir do refino do petrleo obtm-se, pelo processo inicial de destilao atmosfrica, entre outras, as fraes denominadas de leo diesel leve e pesado, bsicas para a produo de leo diesel. A elas podem ser agregadas outras fraes como a nafta, o querosene e o gasleo leve

de vcuo resultando no produto conhecido como leo diesel. A incorporao destas fraes e de outras obtidas por outros processos de refinao, depender da demanda global de derivados de petrleo pelo mercado consumidor.

O atual modelo energtico brasileiro apoiado entre outros pontos, no transporte de cargas em motores diesel, por via rodoviria, em detrimento do transporte ferrovirio, fluvial ou cabotagem. Isso faz com que o leo diesel seja o derivado propulsor do refino em nosso pas. Para atender o suprimento do mercado nacional de derivados, com qualidade requerida e com custos competitivos, a Petrobras opera suas refinarias priorizando a produo de diesel. De forma a garantir a qualidade de seus produtos, bem como desenvolver melhorias, a Petrobras tem continuamente adequado o seu parque de refino destacando-se a implantao das unidades de hidrotratamento de diesel, processo que permite aumentar a produo de diesel a partir do refino de diferentes tipos de petrleo, reduzindo o seu teor de enxofre.

LUBRIFICANTES PARA EMBARCAES

O lubrificante com a tecnologia que voc j conhece, agora tem mais embalagens modernas em um linha mais fcil de entender. Para desenvolver essas mudanas, a Petrobras ouviu milhes de pessoas. Porque uma relao de confiana s acontece quando uma empresa atende s necessidades dos seus clientes.

PARA LOCOMOTIVAS

LEO DIESEL
Combustvel derivado do petrleo, constitudo basicamente por hidrocarbonetos, o leo diesel um composto formados principalmente por tomos de carbono, hidrognio e em

baixas concentraes por enxofre, nitrognio e oxignio e selecionados de acordo com as caractersticas de ignio e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. um produto inflamvel, medianamente txico, voltil, lmpido, isento de material em suspenso e com odor forte e caracterstico. O leo diesel utilizado em motores de combusto interna e ignio por compresso (motores do ciclo diesel) empregados nas mais diversas aplicaes, tais como: automveis, furges, nibus, caminhes, pequenas embarcaes martimas, mquinas de grande porte, locomotivas, navios e aplicaes estacionrias (geradores eltricos, por exemplo).

Veja tambm: leo Diesel Martimo para Pequenas Embarcaes.

Produo
A partir do refino do petrleo obtm-se, pelo processo inicial de destilao atmosfrica, entre outras, as fraes denominadas de leo diesel leve e pesado, bsicas para a produo de leo diesel. A elas podem ser agregadas outras fraes como a nafta, o querosene e o gasleo leve de vcuo resultando no produto conhecido como leo diesel. A incorporao destas fraes e de outras obtidas por outros processos de refinao, depender da demanda global de derivados de petrleo pelo mercado consumidor.

O atual modelo energtico brasileiro apoiado entre outros pontos, no transporte de cargas em motores diesel, por via rodoviria, em detrimento do transporte ferrovirio, fluvial ou cabotagem. Isso faz com que o leo diesel seja o derivado propulsor do refino em nosso pas. Para atender o suprimento do mercado nacional de derivados, com qualidade requerida e com custos competitivos, a Petrobras opera suas refinarias priorizando a produo de diesel. De forma a garantir a qualidade de seus produtos, bem como desenvolver melhorias, a Petrobras tem continuamente adequado o seu parque de refino destacando-se a implantao das unidades de hidrotratamento de diesel, processo que permite aumentar a produo de diesel a partir do refino de diferentes tipos de petrleo, reduzindo o seu teor de enxofre.

A marca lder em lubrificantes e graxas mudou para melhor. Agora sua empresa encontra todos os produtos Lubrax para o segmento ferrovirio de maneira ainda mais organizada e com novos nomes. Sempre com o apoio e logstica da Petrobras Distribuidora em todo o Brasil.

LUBRAX RAIL
leo lubrificante isento de zinco para motores diesel ferrovirios, operando sob condies severas de temperatura e carga. Apresenta especificao Gerao 5 LMOA, e utiliza a mais avanada tecnologia para controlar a formao de depsitos no motor e nos filtros, evitando o desgaste e a corroso das partes lubrificadas. Sua aditivao ainda lhe garante maior resistncia oxidao, conserva a sua reserva alcalina e fornece maior proteo aos mancais revestidos a prata. Pode ainda ser utilizado em motores ferrovirios utilizados em outros servios, como rebocadores e grupos geradores. Disponvel em embalagens de 200L, 1000L ou a granel. Classificao: API CF/CF2, IBT 13 e 17, GE-K- 61436 Generation 4 Long Life, GM-EMD MI-1760 e MI-1761, Gerao 5 LMOA Viscosidade: SAE 40 Folheto Tcnico | Ficha de Segurana

LUBRAX RAIL MT
leo lubrificante para mancais de suspenso dos motores de trao de locomotivas GMEMD e GE. Possui resistncia formao de espuma, boa oleosidade e capilaridade adequada para uso em sistema de lubrificao por mecha. Disponvel em embalagens de 200L ou a granel.

Viscosidade: ISO 68 Folheto Tcnico | Ficha de Segurana

LUBRAX RAIL MV
Lubrificante para uso em mancais de deslizamento de mquinas ferrovirias. Possui resistncia formao de espuma e capilaridade adequada para uso em sistema de lubrificao por mecha. Lubrax Rail MV 240 especialmente recomendado para locomotivas SIEMENS. Lubrax Rail MV 68 atende especificao AAR M-906 (all year grade). Lubrax Rail MV 120 atende especificao AAR M-906A (summer grade). Disponvel em embalagens de 200L ou a granel. Especificaes: AAR M-906 (MV 68), AAR M-906A (MV 120) e SIEMENS (MV 240). Viscosidade: ISO 68, 120*, 220 e 240*.

QUIMICOS

SOLVENTES
Os solventes so utilizados em indstria de tintas, extrao de leos e gorduras (fabricao de leo de soja), adesivos, e so divididos nas seguintes categorias:

ALIFTICOS Aguarrs Mineral Usada nos processos de lavagem a seco, na formulao de tintas e vernizes e tambm empregada na fabricao de ceras e polidores.

Hexano BR Produto usado na extrao de leos e gorduras vegetais e animais. Devido o seu poder de solvncia, tambm utilizado na indstria de tintas e vernizes.

SPB BR - Solvente para Borracha Empregado na indstria de adesivos e artefatos de borracha. usado na instria de tintas e vernizes, como produto de limpeza industrial e outras diversas aplicaes como: desengordurante; na extrao de leos e gorduras para fins no alimentcios; e como combustvel para queimadores catalsticos e gerao de gs.

AROMTICOS AB9 Usado como solvente em tintas e vernizes. Alm disso, um excelente veculo para formulao de pesticidas.

Tolueno Devido ao poder de solvncia, amplamente usado na formulao de tintas e vernizes. Tambm pode ser usado na repintura de botijes de gs e na produo de secantes, aditivos, desinfetantes, cido benzico, entre outros.

Xileno Muito utilizado na indstria de defensores agrcolas (pesticidas), alm de desempenhar o papel de solvente na indstria de tintas e vernizes.

ESPECIAIS Solbrax 60/106 Produto utilizado na indstria de tintas, adesivos base de borracha natural ou sinttica, alm de ser usado tambm como produto de limpeza na indstria de metais.

OXIGENADOS Acetato de Etila Utilizado na formulao de thinners, lacas, tintas e vernizes. Tambm pode ser aplicado

na produo de adesivos, em fragrncias (perfumes) e aromas (assncias) e na produo de couro artificial.

LINHA BR AE (SOLVENTES COM ADITIVO ANTIESTTICO) Os solventes hidrocarbnicos so geralmente inflamveis, dessa forma eles podem formar com o ar uma atmosfera explosiva que, na presena de uma fonte inicializadora (ex.: descarga eltrica), poder entrar em combusto. A maior parte desses solventes possui uma baixa condutividade, esta caracterstica possibilita a gerao de cargas eletrostticas quando o fluido posto em movimento. Se a taxa de dissipao de cargas eletrostticas do sistema em que o solvente est inserido for baixa, existe o risco de ocorrer uma descarga eltrica. Visando minimizar este risco, a BR desenvolveu a Linha BR AE, composta por solventes aditivados com produto antiesttico, que possui a funo de aumentar a condutividade eltrica do fluido, facilitando a disperso de eventuais cargas eletrostticas que sejam formadas na manipulao do produto. Os solventes da Linha BR AE tm condutividade eltrica superior a 50pS/m, e so classificados como produtos semicondutivos, tendo alta capacidade de disperso de cargas.

PARAFINAS
A Petrobras Distribuidora comercializa parafinas com diferentes propriedades e caractersticas. As Parafinas BR se dividem em trs categorias, conforme o seu ponto de fuso: Parafinas Industriais As Parafinas Industriais BR so compostas de uma mistura de hidrocarbonetos saturados de alto peso molecular e so obtidas pelo refino dos leos lubrificantes. Possuem seus tomos de carbono organizados em cadeias abertas, utilizando apenas ligaes simples, podendo ser cadeias normais ou ramificadas. O alto grau de refino a que so submetidas faz com que possuam cor branca e excelente estabilidade qumica.

Parafina 120/125F-3% Parafina 130/135F-1% Parafina 140/145F-2% Parafina 170/190F-1% Parabrax Mole BS Parabrax Mole NP

Parafinas Especiais:

Parabrax OZONE 32

ENXOFRE
O enxofre usado na produo de cido sulfrico, detergentes, sabo em p, borracha e no ramo agropecurio. O enxofre um produto de cor amarela, slido, obtido na natureza temperatura ambiente. Pode ser extrado de minas de enxofre perfuradas a grandes profundidades, nos metais que possuem enxofre como impurezas ou ainda recuperao de gases cidos de petrleo. A Petrobras Distribuidora comercializa o Enxofre slido, lquido e pastilhado. Para saber mais sobre cada uma delas, faa o download dos Folhetos Tcnicos, no formato PDF, disponveis abaixo: Enxofre Escamado Enxofre Lquido Enxofre Slido Enxofre Pastilhado

LEOS DE PROCESSO
Os leos de processo so usados na indstria de pneus e artefatos de borracha. Eles so divididos nas seguintes categorias: TRADICIONAIS leo amaciante de Fibras O OAF BR utilizado pela indstria sisaleira para amaciar as fibras de sisal, que servem para amarrar o feno e outras raes para o gado. Tambm utilizado como veculo de fungicidas, evitando a proliferao de fungos nas fibras de sisal. leo Extensor Neutro Leve Parafnico (NLP) Utilizado na indstria de borrachas e plsticos, na indstria txtil e , como dispersante, na produo de tintas grficas. leo Extensor Neutro Mdio Parafnico (NMP) Utilizado na indstria de borrachas e plsticos, na indstria txtil e, como dispersante, na produo de tintas grficas. Alm disso, tambm encontra utilidade na indstria sucro-alcooleira e na indstria de fertilizantes.

leo Extensor NPA Utilizado na indstria de borrachas e plsticos, mas tambm usado como leo plastificante na formulao do polmero, e leo extensor no amaciamento do polmero. leo Extensor SPP Utilizado na indstria de borrachas e plsticos. alm disso, desempenha papel dispersante na indstria de tintas grficas, utilizado tambm como lubrificante de fios e fibras na indstria txtil. Na indstria sucro-alcooleira utilizado na diminuio da tenso superficial gerada pelo processo de fermentao alcolica.

ESPECIAIS Fluibrax 118 Utilizado na indstria de beneficiamento de couro (amaciamento), alm da indstria de borracha (emoliente e extensor) e indstria qumica (plastificante). Fluibrax 440 Possui excelente aplicabilidade na indstria lubrificantes, utilizado em diversas partes do processo de fabricao dos lubrificantes, como leo bsico do processo. Fluibrax EURO 40 Utilizado na formulao de borrachas (estendidas em leo ou no) e de plsticos.Tambm pode ser utilizado como leo plastificante e leo extensor. Alm disso encontra-se de acordo com normas europias em relao aos hidrocarbonetos policclicos. Fluibrax NL 29 Produto com grande utilidade na indstria de borrachas e plsticos, alm de ser utilizado como dispersante dos outros matriais que compem as tintas grficas. Na indstria txtil ele utilizado como lubrificante de fios e fibras. Fluibrax OBT utilizado na formulao de ceras polidoras e inseticidas. Alm disso, funciona como agente lubrificante e de amaciamento do couro. Fluibrax OBT-CE utilizado na formulao de ceras polidoras e inseticidas. Alm disso, funciona como agente lubrificante e de amaciamento do couro. Fluibrax TL 25 Utilizado na indstria de lubrificantes como leo bsico do processo de formulao de lubrificantes. Alm disso, tambm encontra utilidade como emoliente e extensor para borrachas de neoprene e SBR.

LEOS AGRCOLAS
Os leos agrcolas so utilizados como inseticida, fungicida ou adjuvante em diversas lavouras (ma, laranja, banana, soja, feijo, etc.). A Petrobras Distribuidora oferece dois tipos: OPPA Componente principal na formulao dos principais leos minerais agrcolas comercializados no mercado nacional. Utilizado como fungicida no controle do Mal-deSigatoka Amarela, doena severa que ataca a as folhas da bananeira, afetando a produo e qualidada das frutas. OPPA-BR-EC Utilizado no controle de cochonilhas de carapaa na cultura de citros, eliminando-as por asfixia. Alm da ao direta do leo, seu efeito adjuvante melhora a eficcia de outros inseticidas de contato.

QUEROSENES
Os Querosenes so usados na indstria de tintas e na limpeza industrial. Eles proporcionam tinta uma evaporao e uma secagem lenta. A Petrobras Distribuidora oferece dois tipos:

Querosene Iluminante um excelente diluente de tintas, empregado para o acerto de viscosidade e para conferir tinta um poder de retocabilidade, que permitido por causa de sua evaporao lenta. Solbrax QP um excelente solvente de tintas, empregado na solubilizao de resinas formadoras de pelcula e para acerto de viscosidade. Devido a sua curva de evaporao, proporciona tinta secagem lenta, o que lhe confere uma tima caracterstica de retocabilidade.

UREIA
Ureia Fertilizante A Uria um fertlizante nitrogenado slido, que se apresenta na forma de grnulos brancos, oferecendo maior concentrao de nitrognio (45%), reduzindo os custos de adubao, transporte, armazenamento e aplicao. Ureia Industrial A ureia industrial um produto slido que se apresenta na forma de grnulos brancos, contendo 46% de nitrognio, sendo higroscpico e solvel em gua, lcool e levemente solvel em ter. A ureia industrial utilizada na fabricao de melanina, resinas sintticas, plsticos diversos, impermeabilizantes, etc, alm de ser empregada na indstria farmacutica, alimentcia e de cosmticos. Reforce N

O reforce N um suplemento alimentar para ruminantes (bovinos, caprinos, ovinos e bubalinos), que se apresenta na forma de slido granulado, na cor branca, propiciando aos criadores substancial economia nos custos de rao, uma vez que fornece nitrognio no-protico.

Petrobras pode ter descoberto grande reserva de petrleo em Sergipe

Uma avaliao inicial na costa de Sergipe mostra que uma rea controlada pela Petrobras e um parceiro indiano possivelmente possui mais de um bilho de barris de petrleo, disseram agncia de notcias "Reuters" fontes do governo e da indstria. A informao refora esperanas de que a regio se tornar, em breve, a maior nova fronteira petrolfera do pas.

A Petrobras (PETR4) e a IBV Brasil, uma joint venture igualmente dividida entre as indianas Bharat Petroleum e a Videocon Industries, avaliaram que o bloco martimo de explorao SEAL-11 contm grandes quantidades de gs natural e petrleo leve de alta qualidade, segundo cinco fontes do governo e da indstria com conhecimento direto sobre os resultados da perfurao.

O bloco SEAL-11 e suas reas adjacentes, a 100 quilmetros da costa do Estado de Sergipe, podem conter mais de 3 bilhes de barris de petrleo "in situ", segundo duas das fontes. Se confirmada, a descoberta seria uma das maiores do ano no mundo. A Petrobras detm 60% do SEAL-11, enquanto a IBV possui 40%.

Petrobras aposta em Sergipe h 10 anos A Petrobras tem apostado, desde que comprou os direitos de perfurar a rea h uma dcada, que as guas de Sergipe possuem grandes quantidades de petrleo e gs. Como operadora do bloco, a Petrobras registrou descobertas na rea junto Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP) nos ltimos anos, conforme exigido por lei, mas ainda tem

que anunciar suas estimativas sobre o tamanho potencial da reserva. A ltima perfurao deixa claro o quo grande a descoberta pode ser, disseram as fontes.

A rea, onde a Petrobras est agora perfurando poos de avaliao, tambm oferece a oportunidade de aumentar a produo brasileira, com reservas de perfurao mais fcil e barata do que no pr-sal, gigantesca reserva em guas profundas, no litoral do Sudeste brasileiro. A primeira produo em SEAL-11 e suas reas adjacentes esperada para 2018, disse a Petrobras em nota.

"Sergipe, sem dvidas, tem um grande potencial e excelentes perspectivas", disse Reuters uma fonte do governo brasileiro com conhecimento direto sobre as descobertas da Petrobras e da IBV e de seus planos de desenvolvimento. "Eu diria que Sergipe a melhor rea do Brasil em termos de perspectiva depois do pr-sal."

Pr-sal o nome dado a uma srie de reservas de petrleo preso muito abaixo do leito marinho, sob uma camada de sal, nas Bacias de Campos e Santos.

Dez indcios de petrleo e gs em sete poos As estimativas e perspectivas sobre Sergipe s quais a "Reuters" teve acesso se baseiam em pelo menos dez indcios de petrleo e gs em sete poos, conforme comunicados enviados ANP desde 16 de junho de 2011.

Em respostas enviadas por email, a Petrobras declinou dizer quanto petrleo estima haver em SEAL-11 e seus blocos adjacentes, mas disse que 16 poos perfurados desde 2008 na regio de guas profundas de Sergipe encontraram vrios acmulos de petrleo, "que compem uma nova provncia de petrleo na regio".

Sites de Pesquisa
http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/paraaviacao/lubraxaviation/! ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAyNTD5egI EcnQ3dLA6B8JG75ACN8un1M8eo2cDImyW5_f09XoLyBq6uHsTlQuTEFLjcIwutyE xP8_nY0IGC3n0d-bqpQW4oEESUAwDdNo2t/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfOU8xT05LRzEwR1N JQzAyNUhEUlJBQjFHUDE!/

http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par3_cap7.pdf

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20130926214528&cat=economia&keys=petro bras-pode-ter-descoberto-grande-reserva-petroleo-sergipe

http://www.petrobras.com.br/pt

http://www.energia.sp.gov.br

Petrleo: A principal fonte de combustvel do mundo contemporneo


Comente
Assunto: geografia, Geografia Geral, Petrleo Luiz Carlos Parejo 23/05/200613h21


Comunicar erroImprimir O petrleo um combustvel fssil, no renovvel, de origem orgnica. Ele o resultado do soterramento de ambientes marinhos (zooplnctons e fitoplnctons) que se acumularam no fundo de oceanos e mares entre 135 e 65 milhes de anos atrs, no perodo Cretceo e Jurssico. Ao longo do tempo a matria orgnica depositada nos fundos ocenicos foi soterrada por sedimentos. O calor do manto e a presso das rochas, aliadas ao trabalho de bactrias transformaram esse material em uma substncia viscosa de cor escura, composta basicamente de hidrocarbonetos, um composto formado por hidrognio e carbono, encontrados em bacias sedimentares, normalmente nos oceanos e em terra em locais que j foram fundo de antigos mares rasos e quentes.

Ouro negro
A humanidade conhece o petrleo desde a antiguidade, mas foi somente depois da Segunda Revoluo Industrial, quando se inventou o motor a exploso, que o petrleo comeou a ser utilizado em grande escala. O primeiro poo petrolfero foi perfurado em Titusville, na Pensilvnia em 1859 e a partir da foi empregado como fonte de energia e combustvel para os meios de transportes e como matria-prima para uma infinidade de produtos. Hoje, a sociedade moderna movida pelo petrleo e seus derivados. Praticamente no h atividade econmica que no utilize produtos vindos do "ouro negro". A larga utilizao do petrleo como fonte de energia e matria-prima ocorreu devido a diversos fatores como seu alto poder calorfico, o fato de ser uma matriz energtica em estado lquido, o que facilita seu transporte, o de ser relativamente abundante e possuir vrios usos como matria prima.

Refinao
Porm, para ser utilizado o petrleo no pode estar em estado bruto, necessita passar por um processo chamado de refino, nele o petrleo aquecido em torres de ao, chamadas de torres de fracionamento (abaixo), onde, de acordo com a temperatura, obtm-se os seus subprodutos como o leo diesel, a gasolina, asfalto, solventes, plsticos, etc.


Apesar de toda essa necessidade de petrleo as reservas do minrio no so encontradas em todos os lugares, as principais reservas esto concentradas no Oriente Mdio (65%), golfo do Mxico, sul dos EUA, lago de Maracaibo (Venezuela), Sibria (Rssia) e golfo de Bohai (China). Atualmente, os maiores pases produtores de petrleo no mundo so Arbia Saudita, Rssia, Estados Unidos, Ir, Mxico e China. Nem todos os pases que possuem reservas petrolferas utilizam toda a sua produo e acabam destinando o excedente para a exportao, conseguindo enormes valores em dlares para o pas e colaborando para a manuteno do equilbrio entre a oferta e a procura pelo produto. Os maiores exportadores de petrleo so Arbia Saudita, Rssia, Noruega, Venezuela e Mxico.

Poltica e preos
A OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo), uma entidade que rene a maioria dos pases do Oriente Mdio, alm de pases produtores da frica (Lbia, Nigria, Gabo, Arglia) e a Venezuela, possui enorme poder de estabelecer a quantidade de petrleo a ser produzida e, portanto, influenciar o preo do petrleo, quando produzem mais petrleo o preo do barril cai e quando reduzem a produo o preo sobe. O preo do barril tambm influenciado pela instabilidade geopoltica nas reas produtoras e nas vias de distribuio, alm da especulao relacionada a investimentos nas bolsas de mercadorias e futuros e de petrleo. Desde a invaso do Iraque pelos EUA em 2003, o preo do petrleo que estava na casa dos U$17,00 o barril, apresentou uma enorme alta e ultrapassou os U$70,00 em maro/06.

Reservas estratgicas
Mesmo com a alta do preo, o consumo de petrleo continua em alta. Os pases dependentes da importao do produto tm apresentado um aumento no dficit de suas balanas comerciais. Embora o comrcio continue aquecido e a economia mundial tambm continue a crescer, verifica-se um aumento das pesquisas em torno de outras matrizes que permitam uma menor dependncia do petrleo e pases que possuem reservas estratgicas, como os EUA, aumentaram a produo interna. Os pases que mais importam petrleo no mundo so respectivamente EUA, Japo, Coria do Sul, Alemanha, Itlia e ndia. O Brasil, que at pouco tempo era importador de petrleo, anunciou que j auto-suficiente (isto quer dizer que o Brasil produz, pelo menos, o que consome) em 2006, com isso est menos sujeito s grandes incertezas quanto ao acesso do leo, mas continuar a praticar os preos de mercado mundial internamente. Alm disso, o pas um exportador de derivados de petrleo, principalmente, de gasolina. O grande problema desta medida que as reservas de petrleo brasileiro se esgotaro mais rapidamente a se continuar neste ritmo de extrao. Luiz Carlos Parejo professor de geografia. Comunicar erroImprimir

Das könnte Ihnen auch gefallen