Sie sind auf Seite 1von 6

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar

Tratamento de guas Residurias


Sala 2 Iguaba Grande
AA1.1 - Questionrio

Henrique Apolinrio Rody 331830

Niteri-RJ 16 de outubro de 2012

Questo 1. Conceituar os parmetros DBO, Nitrognio Total, Fsforo Total e Coliformes Fecais e o papel de cada um em termos ambientais e/ou sanitrios. DBO, como o prprio nome diz, a Demanda Bioqumica de Oxignio. Este parmetro informa quando do oxignio das guas utilizado pelos microrganismos presentes na gua. Este talvez seja um dos mais importantes indicadores do tratamento de efluentes. O Nitrognio Total e o Fsforo Total esto intimamente ligados alimentao destes microrganismos presentes na gua. Quando em excesso, estes componentes propiciam a reproduo acelerada destes microrganismos e consequentemente a eutrofizao do corpo hdrico, provocando a mortandade da vida subaqutica. Os coliformes fecais so bactrias presentes no intestino dos animais. A presena dessas bactrias em um curso hdrico indica a presena de esgoto sanitrio neste curso hdrico.

Questo 2. Caracterizar tratamento preliminar, primrio, secundrio e tercirio, indicando a funo de cada um deles. O tratamento preliminar consiste na remoo das partculas grosseiras e areia do esgoto. geralmente desempenhado pelas grades e caixas de areia. Os demais tratamentos se subdividem de acordo com o nvel do tratamento. O tratamento primrio compreende os tratamentos fsico-quimico do efluente por meio de equilbrios qumicos, decantao, floculao, etc. No tratamento secundrio ocorre a remoo da matria orgnica por meio de reaes bioqumicas, esto presentes neste tratamento os tanques de aerao, entre outros. Por fim o tratamento tercirio consiste na remoo de poluentes especficos face contaminao do corpo hdrico.

Questo 3. Explicar para que servem as grades e as caixas de areia no tratamento de esgotos e o seu funcionamento. Como bem sabemos o esgoto apresenta um conjunto de materiais slidos e lquidos em sua composio. As dimenses destes slidos muito diversificada, podem ocorrer desde peas grosseiras como pedaos de madeira, plstico e outros materiais, partculas menores, como areias e detritos, at partculas coloidais, e lquidos. Tendo em vista os materiais constituintes do esgoto, vemos que as grades servem para conter as peas grosseiras, constituindo um tratamento preliminar do efluente. Posterior a isto temos a caixa de areia, que realiza um papel semelhante a um sedimentador, contendo os slidos suspensos com grandes dimetros (partculas superiores a 0,2 mm).

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar


Tratamento de guas Residurias Sala 2

Questo 4. Pr-dimensionar um tratamento preliminar composto de Calha Parshall, Grade e Caixa de Areia para uma cidade de vinte e cinco mil habitantes, utilizando o exemplo do pr-dimensionamento fornecido para a cidade de dez mil habitantes. A menos da populao, adotar os mesmos parmetros de projeto. Para o desenvolvimento desta questo iremos determinar a especificao da calha mediante as vazes mnimas, mdias e mximas mediante a aplicao da seguinte frmula: [ ]

Para temos em vez de , ; para temos em vez de , e para temos em vez de , , sendo os valores de , e fixados em 1,3; 1,5 e 0,3 respectivamente. O coeficiente de retorno expressa as perdas de gua/esgoto ao longo da tubulao. Este coeficiente to maior quanto em melhor estado estiver a rede de abastecimento/coleta. Para dimensionamento de Estaes de Tratamento de Esgoto rotineiro o emprego de coeficientes de retorno entre 0,75 e 0,85. Neste exemplo prtico iremos adotar . Dados Populao ( ). Assim teremos ), consumo mdio per capta (

Aplicando estes valores no Quadro 3 da apostila (abaixo reproduzido) teremos como referncia a calha de garganta com 9 polegadas.

Iremos agora verificar os parmetros da calha face a esta escolha. O primeiro parmetro a ser avaliado a altura da gua na Parshall (Ha).

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar


Tratamento de guas Residurias Sala 2

Observe que e Assim teremos:

so extrados do Quadro 4 da apostila (no reproduzido neste trabalho).

Determinao do rebaixo da Calha Parshall ( ):

Pr-dimensionamento da caixa de areia: Altura:

O comprimento da caixa de areia determinado a partir das velocidades de sedimentao da partcula ( ) e velocidade horizontal do fluxo ( ). Assim teremos:

Na prtica adota-se a velocidade horizontal de fluxo , constante. Para a remoo de partculas com dimetro inferior a 0,2 mm temos a velocidade . Logo, aplicando estes parmetros teremos:

Para regime turbulento (caixa de areia na prtica), adota-se um coeficiente de segurana de 50% (1,5). Assim teremos:

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar


Tratamento de guas Residurias Sala 2

Utilizando a altura correspondente vazo mxima teremos:

Para a determinao da largura da caixa de areia ( ) basta comparar a vazo com a velocidade horizontal de fluxo e a altura mxima. Assim:

Aplicando os valores obtidos teremos:

Para a determinao da profundidade do depsito de areia entra no cmputo o intervalo de limpeza, bem como a quantidade de areia depositada por m de esgoto. A quantidade mdia de areia depositada de 30 a 40 litros para 1000 m de esgoto. Em 7 dias teramos o seguinte volume mdio de esgoto:

Convertendo este volume para volume de areia teremos considerando a taxa de 35Lde areia para 1000m de esgoto teremos:

E portanto a profundidade do depsito ser dada por:

A etapa final do trabalho consiste no pr-dimensionamento da grade mdia. Este dimensionamento consiste em verificar a largura do canal da grade. Para isto calcula-se a perda de carga na grade e com estes dados obtm-se a largura do canal. Espaamento entre barras: Espessura das barras: Seo das barras: Inclinao da grade: a = ou 2 cm t = 3/8 ou 0,95 cm 3/8 x 1 ou 0,95 x 3,81 cm 45

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar


Tratamento de guas Residurias Sala 2

Velocidade de passagem na grade: Eficincia da grade ( ): rea til ( ):

Seo de escoamento a montante ( ): Velocidade montante ( ): Grade limpa: Frmula de Metcalf & Eddy:
( )

Grade suja (obstruo de 50% da rea til):

Largura do canal da grade (b):

BACHARELADO DE ENGENHARIA AMBIENTAL EaD UAB/UFSCar


Tratamento de guas Residurias Sala 2

Das könnte Ihnen auch gefallen