Sie sind auf Seite 1von 2

MO-DE-OBRA DIRETA (Cap. 11) Mo-de-obra direta => refere-se ao funcionrios que trabalham diretamente na elaborao do produto.

O tempo aplicado deve ser mensurvel, assim como, identificvel quem executou o trabalho. 1 - Separao Entre Mo-de-obra Direta e Indireta. O que caracteriza a mo-de-obra direta a condio de se medir de forma direta (em relaao ao produto) o tempo empregado. Se houver necessidade de qualquer critrio de rateio ou estimativa, tratar-se- como indireta. Existem situaes em que a empresa opta por no medir o tempo de mo-de-obra por razes econmicas ou porque o seu valor no significativo, inexistindo interesse por uma avaliao mais apurada. Nesse caso a mo-obra deve ser tratada como indireta. Subclassificao da mo-de-obra indireta: (a) pode ser alocada com menor grau de erro e arbitrariedade ao produto, como a de um operador que trabalha com um grupo de mquinas; (b) s pode ser alocada aos produtos por meio de fatores de rateio, implicando sempre em algum nvel de arbitrariedade como no caso das chefias de unidades de produo. Note-se que se um operador trabalha com uma mquina ou grupo de mquinas processando um nico produto deve ser tratado como mo-de-obra direta. 2 - Mo-de-obra Direta: Custo Varivel Por se referir ao tempo trabalhado diretamente na elaborao do produto a Mo-de-obra Direta deve ser tratada como custo varivel. O valor da folha mesmo do pessoal direto fixo, pois o funcionrio deve ser remunerado por 220 horas mensais quando se manteve disposio da empresa durante todo o perodo. Tratamento das horas do pessoal direto no utilizado diretamente no produto: a) quando usado em outras funes deixa de ser MOD; b) havendo ociosidade por falta de material, de energia, quebra de equipamento etc., deve ser apropriado como mo-de-obra indireta em custos indiretos de fabricao; c) se provocado por fatos anormais e o valor for significativo, o valor correspondente deve ser transferido para perda do perodo (ex. Greve prolongada, acidentes, etc.) Quando se tem volume de produo determinado por regulagem de equipamento onde aumentando ou diminuindo a produo, o nmero de homens diretos no se altera, o custo da mo-de-obra direta sera fixo. 3 - O que Integra o Custo da MOD Os encargos sociais => so considerados no custo da hora por serem proporcionais pois incidem sobre o valor da remunerao; Demonstrao de clculo do custo de MOD, considerando salrio hora de $ 10,00, jornada semanal de 44 horas (conforme determina a nossa legislao ), e semana de 6 dias: A) Clculo das horas de trabalho por ano Total de dias no ano 365 ( - ) repouso semanal (excludos 4 dias includos em frias) 48 ( - ) Frias 30 ( - ) Feriados 12 Total de dias disponveis para o trabalho no ano 275 ( X ) Jornada diria de trabalho ( 44 h por semana / 6dias ) = 7.33 ( = ) Total de horas disponveis para o trabalho no ano 2,016.67

B)

Clculo da remunerao annual: a) Salrios = 2.016,67 X $ 10 b) Repousos semanais ( 48 dias X7,3333h X $ 10,00)= c) Frias: (30 dias X 7,3333 h X $ 10,00 ) d) 13 Salrio ( 220 h X $ 10,00 ) e) Adicional de Frias ( 1/3 X "c" ) f) Feriados ( 12 dias X 7,3333 h X $ 10,00) Total da remunerao do funcionrio Encagos sobre salrios Total custo annual do fucionrio Custo hora do Funcionri ( $ 40.629,595 : 2 016,67 )

$20,166.67 $3,520.00 $2,200.00 $2,200.00 $733.33 $880.00 $29,700.00 36.80% $40,629.59 $20.15

C) D) E)

Os encargos provaram uma acrscimo de 101,47% sobre o valor do salrio inicial 4 Tempo No Produtivo da MOD Regra geral : considerar como custo indireto de produo O tempo de espera para preparao das mquinas inclui-se nesse critrio. Somente em casos especficos quando for possvel a identificao do produto que provocou a parada que se atribuiu o custo correspondente a esse produto. As paradas normais prar descanso, caf, etc. so computadas normalmente como tempo de produo. Nos casos em que o tempo de produo for curto deve-se avaliar a distoro nos custos unitrios, para a escolha do procedimento a ser aplicado. Adicional de Horas Extras e Outros Adicionais a) Se as horas extras forem pagas regularmente durante o ano, o custo adicional deve ser includo no clculo do custo hora. b) Se as horas extras ocorrerem em determinadas pocas do ano ou ms, o custo adicional deve ser tratado como indireto. c) Quando as horas extras forem provocadas por uma encomenda especial, o cusadicional deve ser tratado como direto. d) Os casos de abonos tambm devem ser avaliados com o devido cuidado podendo ser tratados como diretos ou indiretos depedendo do caso Outros Gastos Decorrentes da Mo-de-Obra. Gastos com vesturio, alimentao, transporte, assistncia mdica, etc., incorridos pela empresa no guardam proporcionalidade com os valores dos salrios pagos aos empregados. Da serem tratados, normalmente, como custos indiretos de produo.

5 -

6 -

Exercicios 1.a) Com os dados abaixo, calcular o custo por hora por homem no Depto. de Esfriamento da Cia. : Alimentcia Cacau Salrio de cada um dos trs operrios:. Mdia de feriados e faltas abonadas : Encargos Sociais da empresa: INSS 13 Salrio e frias de 30 dias corridos. Os trs optaram por receber 1/3 das frias em dinheiro. b) Registrando-se em dezembro 4 domingos e 1 feriado, qual a contabilizao a ser feita pela Contabilidade de Custos em termos de MOD, sabendo-se que nenhum dos trs operrios faltou? Qual seria o total de custos apropriado pela Contabilidade Financeira nesse ms, se ela no trabalhasse com provisionamentos, e se nesse ms tivesse sido pago metade do 13 salrio? Comente a respeito. 2 - A Indstria Qumica Explosiva paga $25/hora para cada um de seus 7 funcionrios do Departamento 2. Todos eles fazem, regularmente, uma hora extraordinria por dia, a qual tem um adicional de 50%. Por trabalhar com materiais txicos, a empresa fornece diariamente leite aos funcionrios, implicando um custo mensal de $950 em mdia. A indstria ainda oferece transporte aos funcionrios; o rateio mensal mdio para o Departamento 2 de $1.260. E a Assistncia Mdica tambm mdia desse Departamento de $1.800/ms. Em mdia, ainda, cada funcionrio no trabalha, fora sbado e domingo, 14 dias teis por ano. A jornada de 7 h e 20 min Cinco dos sete funcionrios optam por receber 1/3 das frias em dinheiro e os outros dois preferem goz-las Os encargos a recolher da empresa totalizam 35,2% (INSS, FGTS e SAT). Os demais custos do Departamento 2, em agosto, foram: Materiais Diretos, $97.500, e outros Custos Indiretos, $13.000. a) Qual a taxa horria de mo-de-obra direta desse Departamento, dois funcionrios (em funo da diferena nas frias)? b) Quais foram os custos diretos totais em agosto, sabendo-se que no houve feriado, mas ocorreram 4 faltas abonadas e o ms terminou numa tera-feira? (trs faltas de optantes e uma de no optante por frias em dinheiro). c) Quais foram os Custos Indiretos desse ms nesse Departamento? d) Qual o Custo Total de agosto? separada para os cinco e para os $14.00 por hora 44 ; FGTS, horas 8% ; Seguro: 2% 12 25.20% dias por ano Regime de trabalho por semana de cada um deles:

Exercicios 1.a) Com os dados abaixo, calcular o custo por hora por homem no Depto. de Esfriamento da Cia. : Alimentcia Cacau Salrio de cada um dos trs operrios:. Regime de trabalho por semana de cada um deles: Mdia de feriados e faltas abonadas : Encargos Sociais da empresa: INSS 13 Salrio e frias de 30 dias corridos. Os trs optaram por receber 1/3 das frias em dinheiro. b) Registrando-se em dezembro 4 domingos e 1 feriado, qual a contabilizao a ser feita pela Contabilidade de Custos em termos de MOD, sabendo-se que nenhum dos trs operrios faltou? Qual seria o total de custos apropriado pela Contabilidade Financeira nesse ms, se ela no trabalhasse com provisionamentos, e se nesse ms tivesse sido pago metade do 13 salrio? Comente a respeito. 2 - A Indstria Qumica Explosiva paga $25/hora para cada um de seus 7 funcionrios do Departamento 2. Todos eles fazem, regularmente, uma hora extraordinria por dia, a qual tem um adicional de 50%. Por trabalhar com materiais txicos, a empresa fornece diariamente leite aos funcionrios, implicando um custo mensal de $950 em mdia. A indstria ainda oferece transporte aos funcionrios; o rateio mensal mdio para o Departamento 2 de $1.260. E a Assistncia Mdica tambm mdia desse Departamento de $1.800/ms. Em mdia, ainda, cada funcionrio no trabalha, fora sbado e domingo, 14 dias teis por ano. A jornada de 7 h e 20 min Cinco dos sete funcionrios optam por receber 1/3 das frias em dinheiro e os outros dois preferem goz-las Os encargos a recolher da empresa totalizam 35,2% (INSS, FGTS e SAT). Os demais custos do Departamento 2, em agosto, foram: Materiais Diretos, $97.500, e outros Custos Indiretos, $13.000. a) Qual a taxa horria de mo-de-obra direta desse Departamento, dois funcionrios (em funo da diferena nas frias)? b) Quais foram os custos diretos totais em agosto, sabendo-se que no houve feriado, mas ocorreram 4 faltas abonadas e o ms terminou numa tera-feira? (trs faltas de optantes e uma de no optante por frias em dinheiro). c) Quais foram os Custos Indiretos desse ms nesse Departamento? d) Qual o Custo Total de agosto? separada para os cinco e para os 12 $14.00 por hora 44 25.20% ; FGTS, horas 8% ; Seguro: 2% dias por ano

Das könnte Ihnen auch gefallen