Sie sind auf Seite 1von 15

INTERNA

Certificao em Produtos de Investimentos ANBIMA - Srie 10


Julho/2011

Mdulo I Sistema Financeiro Nacional (5% a 10% do exame)

Departamento de Treinamento

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

INTERNA

Programa para o Exame da CPA - Srie 10 - Mdulo I Introduo 1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (5% A 10%)
1.1. Funes Bsicas 1.1.1. Funo dos intermedirios financeiros e definio de intermediao financeira 1.2. Estrutura 1.2.1. rgos de Regulao, Autorregulao e Fiscalizao 1.2.1.1. Conselho Monetrio Nacional CMN 1.2.1.1.1. Principais atribuies: regular a constituio e regulamentos das Instituies Financeiras; estabelecer medidas de preveno ou correo de desequilbrios econmicos; disciplinar todos os tipos de crdito. 1.2.1.2. Banco Central do Brasil BACEN 1.2.1.2.1. Principais atribuies: autorizar o funcionamento e fiscalizar as Instituies Financeiras; emitir moeda; controlar crdito e capitais estrangeiros; executar a poltica monetria e cambial. 1.2.1.3. Comisso de Valores Mobilirios CVM 1.2.1.3.1. Principais atribuies: promover medidas incentivadoras da canalizao de poupana ao mercado de capitais; estimular o funcionamento das bolsas de valores e das instituies operadoras do mercado de capitais; proteger os investidores de mercado. 1.2.1.4. ANBIMA: 1.2.1.4.1. Atribuies: Conduo dos Processos de Regulao e Melhores Prticas das Instituies e dos Mercados. Abrangncia. 1.2.1.4.1.1. Cdigo Anbima de Regulao e Melhores Prticas para as Ofertas Pblicas de Distribuio e Aquisio de Valores Mobilirios 1.2.1.4.1.2. Cdigo Anbima de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento 1.2.4.1.1.3. Cdigo Anbima de Regulao e Melhores Prticas para Servios Qualificados ao Mercado de Capitais 1.2.1.4.1.4. Cdigo Anbima de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada 1.2.1.4.1.5. Cdigo Anbima de Regulao e Melhores Prticas para Atividade de Private Banking no Mercado Domstico 1.2.2. Principais Intermedirios Financeiros: conceitos e atribuies 1.2.2.1. Bancos Mltiplos 1.2.2.2. Bancos Comerciais 1.2.2.3. Bancos de Investimento 1.2.3. Outros Intermedirios ou Auxiliares Financeiros: conceito e atribuies 1.2.3.1. Bolsa: BM&FBovespa 1.2.3.2. Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios: principais funes 1.2.3.3. Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios: principais funes 1.2.4. Sistemas e Cmaras de Liquidao e Custdia (Clearing): atribuies e benefcios para o investidor 1.2.4.1. Sistema Especial de Liquidao e de Custdia SELIC: principais ttulos custodiados no SELIC (LFT; LTN; NTN-B, NTN-C e NTN-F) 1.2.4.2. Cmara de Custdia e Liquidao CETIP (Balco Organizado de Ativos e Derivativos): principais ttulos e contratos custodiados no CETIP (CDB, Swap, Debntures e Letras Hipotecrias) 1.2.4.3. Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia CBLC 1.2.4.4. Sistema de Pagamentos Brasileiro SPB Perguntas do Mdulo I Sistema Financeiro Nacional Gabarito

Pg.

1 2

10 11 12 13

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

INTERNA

Introduo
Esta apostila contm o primeiro dos seis mdulos do programa do Exame de Certificao ANBIMA - Srie 10. Antes de ter acesso ao contedo propriamente dito, voc ver no sumrio de cada mdulo os tpicos do programa, constante do Edital para o exame. Leia-o com ateno, pois exatamente o que ser exigido de voc. O mdulo I, por exemplo, trata do Sistema Financeiro Nacional. A proporo de incidncia desse assunto na prova varia de 5 a 10%. Ao final de cada mdulo sero apresentadas algumas questes. Depois de estudar o contedo, procure respond-las sem consulta ao material, pois o exame tambm ser sem consulta (o ambiente de exame semelhante ao dos exames vestibulares). O objetivo das questes no final de cada mdulo permitir que voc avalie sua absoro do contedo. Seja honesto consigo mesmo, pois voc s tem a ganhar. O seu processo preparatrio baseado em: simulado inicial, autoestudo, treinamento com foco exclusivo para tira-dvidas e o exame CPA 10. Para um bom aproveitamento das aulas presenciais com nfase em tira-dvidas, de fundamental importncia que voc concentre o mximo de esforo no autoestudo dos 6 mdulos do material texto. Esse material est disponvel na INTRANET Dependncia Treinamento - Certificao ANBIMA/Certificao ANBIMA CPA 10 (Agncias). Alm disto, recomendamos a realizao dos seis cursos disponveis no TreiNet, ricos em exerccios e com simulados ao final de cada um deles. A prova ANBIMA CPA 10 ser ser realizada de forma On-Line, com 50 questes e duas horas de durao. Sua aplicao ocorre em local definido e supervisionado pela ANBIMA. O candidato responder s questes diretamente no computador. As dvidas sobre o contedo de estudo e/ou sobre o processo de certificao, voc poder encaminhar por e-mail para: 4636.financeiro@bradesco.com.br. Elas sero respondidas pela equipe de instrutores. Para iniciar, veja uma breve introduo a respeito do Sistema Financeiro Nacional, principalmente a definio de intermediao financeira e a funo dos intermedirios financeiros. Bom estudo e sucesso absoluto no seu exame! Departamento de Treinamento rea Financeira
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 1 de 13

INTERNA

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - SFN


Definio o conjunto de instituies que possibilitam a transferncia de recursos dos ofertadores para os tomadores, sendo composto por rgos normativos, fiscalizadores e intermedirios/auxiliares financeiros.

1.1. Funes Bsicas


1.1.1 Funo dos Intermedirios Financeiros e Definio de Intermediao Financeira A intermediao financeira desempenha papel fundamental no cenrio econmico atual. Isso ocorre porque por meio dela que se podem transferir recursos dos agentes econmicos superavitrios para os deficitrios. So agentes superavitrios aqueles que dispem de recursos em excesso e desejam poup-los para consumir ou investir. Os agentes deficitrios, por sua vez, so os que tm necessidade de recursos superior quantidade possuda. A complexidade das economias modernas faz com que no seja possvel que a transferncia de recursos se d diretamente entre os agentes econmicos, sendo necessria a intermediao de instituies especializadas que fazem parte do mercado financeiro. Essas instituies formam o setor de intermediao financeira da economia. A funo dos intermedirios financeiros reunir a poupana da economia e aloc-la de forma eficiente, permitindo que os recursos fluam dos agentes superavitrios para os deficitrios e que todos tenham suas necessidades satisfeitas.

Resumo Intermediao financeira a atividade que permite a transferncia de recursos dos agentes superavitrios para os deficitrios. Intermedirios financeiros captam poupanas diretamente do pblico e posteriormente aplicam esses recursos (emprstimos e financiamentos). Exemplo: bancos comerciais, mltiplos e de investimento. Para que a intermediao financeira ocorra, existe uma estrutura que est representada pelo organograma do Sistema Financeiro Nacional.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 2 de 13

INTERNA

1.2. Estrutura SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL


Conselho Monetrio Nacional - CMN

Banco Central do Brasil - BACEN

Comisso de Valores Mobilirios - CVM

Bancos Comerciais

Bancos Mltiplos

Bancos de Investimento

Bolsas de Valores

Sociedades Corretoras

Sociedades Distribuidoras

Intermedirios financeiros

Auxiliares financeiros

O organograma acima est simplificado, mas abrange o exigido para a realizao do exame. Veja agora mais detalhes sobre a estrutura do SFN no que se refere a esses rgos.

1.2.1 rgos de Regulao, Autorregulao e Fiscalizao


1.2.2.1 Conselho Monetrio Nacional - CMN O Conselho Monetrio Nacional (CMN) o rgo superior do Sistema Financeiro Nacional e tem por finalidade formular a poltica da moeda e do crdito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econmico e social do Pas. 1.2.1.1.1 As principais atribuies do CMN so: - regular a constituio, funcionamento e fiscalizao das instituies financeiras, bem como a aplicao das penalidades previstas na Lei quando cabveis; - estabelecer medidas de preveno ou correo de desequilbrios econmicos; - disciplinar o crdito em suas modalidades e as formas das operaes creditcias; - coordenar as polticas: monetria, creditcia, oramentria, fiscal e da dvida pblica, interna e externa; - autorizar as emisses de papel-moeda; - determinar as taxas de recolhimento compulsrio das instituies financeiras. Portanto, o Conselho Monetrio Nacional um rgo deliberativo/normativo, ou seja, responsvel pelo estabelecimento de diretrizes para o Sistema Financeiro Nacional e para a economia do Pas.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 3 de 13

INTERNA

1.2.1.2 Banco Central do Brasil - BACEN O Banco Central do Brasil uma autarquia federal qual compete cumprir e fazer cumprir as disposies que lhe so atribudas pela legislao em vigor e as normas expedidas pelo Conselho Monetrio Nacional. Sua misso institucional assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e a solidez do Sistema Financeiro Nacional. 1.2.1.2.1 As principais atribuies do BACEN so: conceder autorizao para o funcionamento das instituies financeiras e outras entidades; fiscalizar e regular as atividades das instituies financeiras e demais entidades por ele autorizadas a funcionar; emitir moeda: o BACEN tem o monoplio da emisso de moeda; controlar crditos: o BACEN divulga as decises do Conselho Monetrio Nacional, baixa as normas complementares e executa o controle e a fiscalizao a respeito das operaes de crdito em todas as suas modalidades; controlar capitais estrangeiros: o BACEN o depositrio das reservas internacionais do Pas; executar a poltica monetria: o objetivo da ao dos bancos centrais na poltica monetria controlar a expanso da moeda e do crdito e a taxa de juros; executar a poltica cambial: essa funo consiste em manter ativos de ouro e moedas estrangeiras para atuao nos mercados de cmbio.

1.2.1.3 Comisso de Valores Mobilirios - CVM A Comisso de Valores Mobilirios uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda e tem a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobilirios, inclusive toda a indstria de fundos de investimentos. 1.2.1.3.1 As principais atribuies da CVM so:
-

promover medidas que incentivem os poupadores a investirem no mercado de capitais. A principal funo do mercado de valores mobilirios na economia o atendimento s necessidades de financiamento de mdio e de longo prazo por parte das empresas. estimular o funcionamento das bolsas de valores e das instituies operadoras do mercado de capitais, assegurando seu funcionamento eficiente e regular; proteger os investidores de mercado: para manter a confiabilidade do mercado e atrair um contingente cada vez maior de pessoas, h necessidade de um tratamento equitativo a todos os seus participantes, devendo se dar destaque especial ao investidor individual.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 4 de 13

INTERNA

1.2.1.4 ANBIMA - Associao Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais Foi criada em outubro de 2009 como resultado da unio da ANBID Associao Nacional dos Bancos de Investimento com a ANDIMA Associao Nacional das Instituies do Mercado Financeiro. A nova entidade representa 325 associados, entre bancos comerciais, mltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobilirios e consultores de investimento. 1.2.1.4.1 Atribuies: Conduo dos Processos de Regulao e Melhores Prticas das Instituies e dos Mercados - Abrangncia A atividade de regulao foi instituda na ANBIMA a partir da percepo de que os agentes dos mercados no devem se limitar a obedecer legislao criada pelo governo, mas ir alm, elaborando, atravs de suas entidades de classe, normas que, uma vez seguidas por todos, melhorem o nvel de suas atividades. Por meio do Cdigo Regulao para o mercado domstico, so estabelecidos padres operacionais semelhantes aos verificados nos pases onde o mercado de capitais encontra-se em nveis mais elevados de organizao. A observncia dos princpios e regras dos Cdigos de Regulao ser obrigatria para as Instituies Participantes, assim entendidas as instituies filiadas ANBIMA, bem como as instituies que, embora no associadas, expressamente aderirem ao Cdigo mediante a assinatura do competente termo de adeso. Citamos abaixo os principais Cdigos de Regulao e Melhores Prticas ANBIMA. 1.2.1.4.1.1 Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para as Ofertas Pblicas de Distribuio e Aquisio de Valores Mobilirios O objetivo deste Cdigo estabelecer princpios e normas que devero ser observados pelas Instituies Participantes nas Ofertas Pblicas de valores mobilirios, com a finalidade de propiciar a transparncia e o adequado funcionamento do mercado. As disposies do Cdigo aplicam-se s ofertas primrias e secundrias de valores mobilirios e s ofertas pblicas de aquisio de aes de companhias abertas, bem como aos programas de distribuio de valores mobilirios. 1.2.1.4.1.2 Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para os Fundos de Investimento O objetivo deste Cdigo estabelecer parmetros pelos quais as atividades das Instituies Participantes, definidas a seguir, relacionadas constituio e funcionamento de fundos de investimento (Fundos de Investimento ou Fundos), devem se orientar, visando, principalmente, a estabelecer: I. a concorrncia leal;
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 5 de 13

INTERNA

II. a padronizao de seus procedimentos; III. a maior qualidade e disponibilidade de informaes sobre Fundos de Investimento, especialmente por meio do envio de dados pelas Instituies Participantes da ANBIMA; e IV. a elevao dos padres fiducirios e a promoo das melhores prticas do mercado. As Instituies Participantes esto sujeitas s disposies tratadas no presente Cdigo caso desempenhem uma ou mais das seguintes atividades:
I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. administrao de Fundos de Investimento; gesto de carteira de Fundos de Investimento; consultoria de Fundos de Investimento; distribuio de cotas de Fundos de Investimento; tesouraria de Fundos de Investimento; controle do ativo de Fundos de Investimento; controle do passivo de Fundos de Investimento; custdia de ativos de Fundos de Investimento.

1.2.1.4.1.3 Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para Servios Qualificados ao Mercado de Capitais O objetivo deste Cdigo estabelecer parmetros pelos quais as atividades das Instituies Participantes relacionadas prestao de servios de custdia qualificada e controladoria (Servios), devem se orientar, com a finalidade de:
I - propiciar a transparncia no desempenho de suas atividades; II - promover a padronizao de suas prticas e processos; III - promover a sua credibilidade e adequado funcionamento; e IV - manter os mais elevados padres ticos e consagrar a institucionalizao de prticas eqitativas.

1.2.1.4.1.4 Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada: O objetivo do presente Cdigo estabelecer princpios e regras que devero ser observados pelas Instituies Participantes e pelos profissionais que atuam no mercado financeiro e de capitais, buscando a permanente elevao de sua capacitao tcnica, bem como a observncia de padres de conduta no desempenho de suas respectivas atividades. 1.2.1.4.1.5 Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para Atividade de Private Banking no Mercado Domstico O objetivo do presente Cdigo estabelecer, para as Instituies Participantes os parmetros relativos atividade de Private Banking no mercado domstico com as seguintes finalidades:
I - manter os mais elevados padres ticos e consagrar a institucionalizao das prticas equitativas no mercado; II - estimular o adequado funcionamento da atividade de Private Banking no mercado domstico; III - manter transparncia no relacionamento com os Clientes; IV - promover a qualificao das instituies e de seus profissionais envolvidos na atividade de Private Banking; e
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 6 de 13

INTERNA

V - comprometer-se com a qualidade da recomendao na distribuio de produtos e servios. Para um Cliente, individual ou coletivamente, ser elegvel ao atendimento por meio da Atividade de Private Banking, dever atender exigncia de capacidade de investimento mnima definida pela Instituio Participante, a qual no poder ser inferior ao equivalente a R$ 1.000.000,00 (um milho de reais), sem prejuzo de outros critrios eventualmente adotados pelas Instituies Participantes.

1.2.2 Principais Intermedirios Financeiros: conceito e atribuies


1.2.2.1 Banco Mltiplo a instituio financeira privada ou pblica que realiza as operaes ativas, passivas e acessrias das diversas instituies financeiras, por intermdio das seguintes carteiras: comercial, de investimento e/ou de desenvolvimento, de crdito imobilirio, de arrendamento mercantil e de crdito, financiamento e investimento. A carteira de desenvolvimento somente poder ser operada por banco pblico. O banco mltiplo deve ser constitudo com, no mnimo, duas carteiras (sendo uma delas, obrigatoriamente, comercial ou de investimento) e ser organizado sob a forma de sociedade annima. De sua denominao social deve constar a expresso Banco. O Banco Bradesco um banco mltiplo. 1.2.2.2 Banco Comercial Pode ser uma instituio financeira privada ou pblica. Tem como objetivo principal proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessrios para financiar, a curto e mdio prazo, o comrcio, a indstria, as empresas prestadoras de servios e as pessoas fsicas. A captao de depsitos vista, livremente movimentveis, atividade tpica do banco comercial. Deve ser institudo sob a forma de sociedade annima e de sua denominao social deve constar a expresso Banco. 1.2.2.3 Banco de Investimento uma instituio financeira privada especializada em operaes de participao societria de carter temporrio, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e da administrao de recursos de terceiros. No permitida a captao de depsitos vista. Deve ser constitudo sob a forma de sociedade annima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominao social, a expresso Banco de Investimento.

1.2.3 Outros Intermedirios ou Auxiliares financeiros: conceito e atribuies


1.2.3.1 BM&FBovespa Bolsas de Valores: so locais que oferecem condies e sistemas necessrios para realizao de negociao de compra e venda de ttulos valores mobilirios de forma transparente. Alm disso, sua atividade de autorregulao com o objetivo de preservar elevados padres ticos de negociao e divulgar as operaes executadas com rapidez, amplitude e detalhes.
Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 7 de 13

INTERNA

A essncia das bolsas de valores proporcionar liquidez aos ttulos negociados. Para tanto, devem apresentar todas as condies necessrias para o perfeito funcionamento dessas transaes, tais como organizao, controle e fiscalizao. A BM&FBovespa S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros foi criada em 2008 com a integrao da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e da Bolsa de Valores de So Paulo (BOVESPA). No cenrio global, em que acompanhar a velocidade das transformaes torna-se um diferencial competitivo, a BM&FBovespa apresenta atraentes opes de investimento com custos de operao alinhados ao mercado. A nova bolsa oferece para negociao aes, ttulos e contratos referenciados em ativos financeiros, ndices, taxas, mercadorias e moedas nas modalidades vista e de liquidao futura. 1.2.3.2 Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios: principais funes So instituies auxiliares do sistema financeiro que realizam a intermediao de compra e venda de aes em bolsa de valores. As corretoras so credenciadas pelo Banco Central, pela CVM e pelas prprias bolsas e esto habilitadas, entre outras atividades, a negociar valores mobilirios nos meios disponibilizados pelas bolsas de valores (prego eletrnico). Principais funes: promover ou participar de lanamentos pblicos de aes; administrar e custodiar carteiras de ttulos e valores mobilirios; efetuar operaes de intermediao de ttulos e valores mobilirios, bem como de compra e venda de metais preciosos, por conta prpria e de terceiros; operar em bolsa de mercadorias e futuros, por conta prpria e de terceiros; operar, como intermediria, na compra e venda de moedas estrangeiras, por conta e ordem de terceiros (operaes de cmbio); prestar servios de assessoria tcnica em operaes inerentes ao mercado financeiro.

1.2.3.3 Sociedades Distribuidoras de Ttulos e Valores Mobilirios: principais funes So instituies auxiliares do sistema financeiro que participam do sistema de intermediao de aes e outros ttulos no mercado, colocando-os venda ao pblico. Principais funes: efetuar aplicaes por conta prpria ou de terceiros (intermediao) em ttulos de valores mobilirios de renda fixa e varivel; realizar operaes no mercado aberto (compra e venda de ttulos pblicos federais);

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 8 de 13

INTERNA

participar de lanamentos pblicos de aes; fazer intermediao com as bolsas de valores e de mercadorias.

A credibilidade do SFN no depende exclusivamente do desempenho dos bancos, bolsas ou corretoras/distribuidoras. preciso que os participantes do sistema confiem que as transaes efetuadas sero liquidadas. Para isso, existem as Cmaras e os Sistemas de Liquidao e Custdia. Veja uma breve explicao sobre eles:

1.2.4 Sistemas e Cmaras de Liquidao e Custdia (Clearing): atribuies e benefcios para o investidor
Os sistemas de liquidao e custdia tm por objetivo organizar a liquidao e a transferncia dos ttulos pblicos e privados negociados no mercado financeiro. Os principais sistemas so: 1.2.4.1 Sistema Especial de Liquidao e de Custdia - SELIC um sistema gerido e operado pelo Banco Central do Brasil em parceria com a ANDIMA Associao Nacional das Instituies do Mercado Financeiro. O SELIC o depositrio central dos ttulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil processando a emisso, resgate, pagamento de juros e custdia desses ttulos. Todos os ttulos so escriturais, isto , emitidos exclusivamente na forma eletrnica. 1.2.4.2 Cmara de Custdia e Liquidao - CETIP A CETIP S.A. - Balco Organizado de Ativos e Derivativos uma sociedade administradora de mercados de balco organizados, ou seja, de ambientes de negociao e registro de valores mobilirios, ttulos pblicos e privados de renda fixa e derivativos de balco. , na realidade, uma cmara de compensao e liquidao sistemicamente importante, nos termos definidos pela legislao do SPB Sistema de Pagamentos Brasileiro, que efetua a custdia escritural de ativos e contratos, registra operaes realizadas no mercado de balco, processa a liquidao financeira e oferece ao mercado uma Plataforma Eletrnica para a realizao de diversos tipos de operaes on-line, tais como leiles e negociao de ttulos pblicos, privados e valores mobilirios de renda fixa. Criada pelas instituies financeiras e o Banco Central, iniciou suas operaes em 1986, proporcionando mais segurana e agilidade s operaes do mercado financeiro brasileiro. A CETIP, hoje uma sociedade annima, a maior depositria de ttulos privados de renda fixa da Amrica Latina e a maior Cmara de ativos privados do mercado financeiro brasileiro. Sua atuao garante o suporte necessrio a todo o ciclo de operaes com ttulos de renda fixa, valores mobilirios e derivativos de balco.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 9 de 13

INTERNA

Principais ttulos custodiados no SELIC e na CETIP:


SELIC CETIP LTN - Letra do Tesouro Nacional CDB - Certificado de Depsito Bancrio LFT - Letra Financeira do Tesouro Swaps NTN-B - Nota do Tesouro Nacional - Srie B Debntures NTN-C - Nota do Tesouro Nacional - Srie C LH Letras Hipotecrias NTN-F - Nota do Tesouro Nacional - Srie F CDI As caractersticas desses ttulos sero trabalhadas no mdulo VI.

J as Cmaras de Liquidao e Custdia, tambm conhecidas por Clearings, so entidades privadas que garantem e processam a liquidao de pagamentos, ttulos pblicos, aes e outros ativos financeiros. Uma das condies necessrias ao perfeito funcionamento dos mercados financeiro e de capitais a certeza aos seus participantes de que seus ganhos sero recebidos e que suas operaes de compra e venda sero liquidadas nas condies e nos prazos estabelecidos. Isso proporcionado, pelas cmaras de registro, compensao e liquidao, mediante um sistema de compensao que chama para si a responsabilidade pela liquidao dos negcios graas existncia de estruturas adequadas ao gerenciamento de risco de todos os participantes. Alm disso, elas monitoram os riscos resultantes das transaes realizadas pelos seus membros, ou seja, boa parte dos riscos do Sistema de Pagamentos gerido pelas Cmaras de Liquidao, e no pelo Banco Central. 1.2.4.3 Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia - CBLC uma entidade privada com fins lucrativos pertencente aos participantes do mercado e tem o objetivo de garantir a realizao de todos os negcios nela concretizados. Seus servios vo do registro de operaes e controle das posies, compensao dos ajustes dirios e liquidao fsica e financeira dos negcios, at a administrao das garantias vinculadas s operaes. Principais atribuies: compensar, liquidar e controlar riscos das obrigaes decorrentes de operaes vista e de liquidao futura com qualquer espcie de ativos, ttulos e valores mobilirios, realizadas nas bolsas de valores ou em outros mercados; assumir a posio de contraparte e garantidora da liquidao de operaes; receber e administrar garantias para operaes realizadas em bolsas de valores; prestar para a bolsa de valores e outras instituies servios de custdia de ttulos e valores mobilirios e de outros ativos fsicos e financeiros.

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 10 de 13

INTERNA

1.2.4.4 Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB A funo bsica de um sistema de pagamentos transferir recursos e tambm processar e liquidar pagamentos para pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituies financeiras. O Sistema de Pagamentos Brasileiro foi reestruturado em 2002, com a funo de reduzir o risco sistmico. A seguir as principais medidas adotadas com a reestruturao: - monitoramento, em tempo real, do saldo da conta Reservas Bancrias; - oferta de emprstimo ponte dirio (redesconto intradia), mediante operaes de compra pelo BACEN de ttulos pblicos federais em poder dos bancos , que devero recomprar os ttulos do BACEN no prprio dia, registrando em tempo real o resultado financeiro na conta Reservas Bancrias; - implantao de sistema que processa ordens de transferncia eletrnica de fundos entre bancos, inclusive dos Clientes, existindo dessa forma alternativa segura aos cheques e ao DOC para a realizao de pagamentos de grande valor. O principal objetivo da reestruturao do SPB foi melhorar os controles de risco no Sistema Financeiro, permitindo a reduo do risco sistmico. Principais benefcios trazidos pelo Novo SPB Agilidade: os recursos ficam disponveis no dia da transferncia. Segurana e confiabilidade: reduo do risco de crdito nos pagamentos, que so irreversveis (no podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos, como pode ocorrer com cheques), alm de proporcionar melhora na imagem do pas internacionalmente, reduzindo assim, o risco Brasil.

Chegamos ao fim do Mdulo I. Responda s questes a seguir e lembre-se de que voc pode contar com o apoio do Departamento de Treinamento. Dvidas: 4636.financeiro@bradesco.com.br

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 11 de 13

INTERNA

Perguntas do Mdulo I - SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL


1. responsvel pela autorizao de funcionamento das instituies financeiras: a. b. c. d. CMN CVM BACEN BM&FBovespa

2. Autarquia Federal qual compete cumprir e fazer cumprir as disposies que lhe so atribudas pela legislao em vigor e as normas expedidas pelo Conselho Monetrio Nacional. Essa definio corresponde ao: a. b. c. d. Banco Central do Brasil Ministrio da Fazenda Banco do Brasil Casa da Moeda

3. Entende-se por CVM Comisso de Valores Mobilirios: a. vinculada ao Banco Central do Brasil com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobilirios. b. vinculada ao Banco Central, com a finalidade de regular e fiscalizar o mercado de valores mobilirios e de capitais. c. autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda com a finalidade de disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobilirios. d. autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda com a finalidade de regular, disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobilirios. 4. O Cdigo ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada visa fortalecer o mercado de capitais brasileiro atravs da disponibilizao de informaes de melhor qualidade sobre os produtos desse mercado. Com isso: a. O Cliente prejudicado, pois acaba pagando pelos custos gerados pelo maior controle e manuteno dos fundos, sendo essas taxas debitadas da taxa de administrao do fundo. b. Alerta o Cliente em relao aos fatores de risco doravante conhecidos. c. Alternativas a e b esto corretas. d. Nenhuma alternativa est correta. 5. Instituio financeira privada especializada em operaes de participao societria de carter temporrio, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administrao de recursos de terceiros. a. b. c. d. Banco Comercial Banco Mltiplo Banco Brasileiro de Descontos Banco de Investimento

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 12 de 13

INTERNA

6. Prover a liquidao e a transferncia dos ttulos pblicos e privados negociados no mercado financeiro. Esse o objetivo do (a): a. b. c. d. Sistema de Liquidao e Custdia Banco Central do Brasil - BACEN BM&FBovespa Banco Mltiplo Privado

7. Qual dos ttulos abaixo NO custodiado no SELIC? a. b. c. d. LTN Letras do Tesouro Nacional CDB Certificado de Depsito Bancrio LFT Letras Financeira do Tesouro NTN-C Nota do Tesouro Nacional, srie C

8. So Cdigos ANBIMA de Regulao e Melhores Prticas: a. b. c. d. Atividade de Private Banking no Mercado Domstico Servios Qualificados ao Mercado de Capitais Para a indstria de CDBs e de ttulos e valores mobilirios Alternativas a e b esto corretas.

9. O SPB assegura: a. Possibilidade de transferncia imediata de dinheiro, entre Clientes de dois bancos diferentes independentemente da localidade. b. Segurana nas operaes com cheques a partir de R$ 5.000,00. c. Segurana nas operaes com cheques abaixo de R$ 5.000,00. d. Alternativas b e c esto corretas. 10. Os principais intermedirios financeiros do SFN (Sistema Financeiro Nacional) so: a. b. c. d. Banco Mltiplo, Comercial, Industrial e de Multimercado. Banco Comercial, Industrial, de Investimento e de Multimercado. Banco Mltiplo, Comercial, Multimercado e de Ttulos e Valores Mobilirios. Banco Mltiplo, Comercial e de Investimento.

Certificao em Produtos de Investimentos Srie 10 Mdulo I Validade Indeterminada 4636-1/Dep.de Treinamento rea Financeira 11 3684.5332 Antonia Clarice de Oliveira (4636.clarice@bradesco.com.br), Mrio da Silva Petronilho (4636.mario@nradesco.com.br) No h restrio Pblico alvo: Agncias Varejo, Empresas e Prime Confidencial/Uso interno Tamanho do arquivo: 287 kbytes MS Word

Gabarito: 1C,2A,3C,4B,5D,6A,7B,8D,9A,10D.

Atualizada em Julho de 2011


W:\Compartilhado\Entre_Secoes\D4636S010\Cursos Bradesco\CERTIFICAO ANBIMA 10 E 20\CERTIFICAO ANBIMA Srie 10\Apostilas

Este documento foi classificado pelo Departamento de Treinamento e o acesso est autorizado exclusivamente para os Colaboradores da Organizao. Propriedade do Bradesco.

Pg. 13 de 13

Das könnte Ihnen auch gefallen