Sie sind auf Seite 1von 10

PASSO 5 _______________________

9 Passos para Um Ministrio Infantil De Sucesso


_______________________
Um manual simples para o ministrio bblico com crianas

SAM DOHERTY

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

Passo 5:
Como as crianas podem responder ao Evangelho?
Resumo do Captulo (Entenda o que a Bblia ensina a respeito das crianas)

Elas precisam ser salvas. Esto todas mortas espiritualmente, perdidas e fora do reino de Deus. Elas podem ser salvas. possvel uma criana, mesmo uma criana pequena, confiar em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Elas esto abertas ao Evangelho. As crianas so mais abertas ao Evangelho que os adultos. Elas tm a vida inteira para ser vivida. Uma criana salva uma vida salva. Concluso. Precisamos evangeliz-las.

A Bblia nos ensina quatro verdades fundamentais a respeito das crianas e de sua reao ao Evangelho e ns, como professores, precisamos entender as quatro verdades. imprescindvel basearmos nosso ministrio com as crianas no que a Bblia diz, e no nas opinies e nos ensinamentos dos homens.

PARE! Antes de voc continuar, IMPRIMA esta lio. Tenho certeza que voc ser muito mais beneficiado ao ESTUDAR seu contedo do que simplesmente visualizar em seu computador. Antes de comear a ler IMPRIMA a lio em folhas de papel. Depois pegue um lpis e ESTUDE-A Faa crculos ou grife tudo o que for importante para voc. Faa anotaes nas margens, assim voc assimilar mais facilmente os princpios aqui apresentados. Recomendo que voc realmente imprima-a antes de seguir adiante.

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

Crianas precisam ser salvas


J aprendemos no ltimo captulo que as crianas precisam de Jesus Cristo como Salvador e, portanto, precisam ouvir o Evangelho, e responder a ele com f. Este ensinamento bblico oposto opinio de muitas pessoas que se dizem especialistas no assunto:

Alguns acham que todas as crianas so seres inocentes que no precisam ser salvos. Alguns acham que todas as crianas esto no reino de Deus desde o nascimento. Alguns acham que s as crianas que foram batizadas esto regeneradas, e esto no reino de Deus como resultado do batismo. Alguns acham no ser possvel a criana confiar em Jesus Cristo e ser salva.

Nenhum destes pontos de vista bblico. A Bblia ensina as seguintes verdades a respeito das crianas e de suas necessidades espirituais:

Que todas as crianas esto mortas espiritualmente at que confiem em Jesus Cristo e recebam vida espiritual: Ele vos vivificou, estando vs mortos nos vossos delitos e pecados (Efsios 2:1). estando ns ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graa sois salvos mediante a f)(Efsios 2:5) Que todas as crianas nascem com uma natureza pecaminosa, e medida que ficam mais velhas esta natureza se manifesta em atos pecaminosos: Eis que eu nasci em iniqidade, e em pecado me concebeu minha me. (Salmo 51:5) S Jesus pode lhes dar uma nova natureza que as ajudar a viver uma vida que agradvel a Ele. Pelo que, se algum est em Cristo, nova criatura ; as coisas velhas j passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Corntios 5:17). Que todas as crianas esto fora do reino de Deus at que nasam de novo: Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se algum no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus. (Joo 3:3). Que as crianas que tem idade suficiente para rejeitar a Jesus Cristo esto sob a condenao de Deus at que confiem em Cristo e sejam ento salvas:
www.apec.com.br

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

Quem cr no Filho tem a vida eterna; o que, porm, desobedece ao Filho no ver a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. (Joo 3:36). Que as crianas que ainda no atingiram a idade da responsabilidade, e no entendem o que pecado e o que precisam fazer para serem salvas, esto espiritualmente mortas e fora do reino de Deus. Mas se morressem no estariam perdidas para sempre porque no rejeitaram a Deus e a Sua revelao conscientemente: Quem cr nele no julgado; mas quem no cr, j est julgado; porquanto no cr no nome do unignito Filho de Deus. E o julgamento este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram ms. (Joo 3:18 e 19). Mas ns no sabemos qual a idade da responsabilidade. muito tempo antes da idade de treze ou catorze anos, e varia de criana para criana. No da nossa conta tentar descobrir se a criana responsvel ou no. Isso est nas mos de Deus. Quanto ao que se refere ns, todas as crianas esto perdidas, fora do reino de Deus e precisam ouvir o Evangelho. Nossa responsabilidade evangelizar todas. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15).

As crianas podem ser salvas


A Bblia ensina que possvel para a criana confiar em Jesus Cristo como seu Salvador e ser salva. Esta uma maravilhosa verdade que ns, como professores, precisamos entender e acreditar. As crianas no precisam esperar a idade adulta para confiar em Cristo:

Versculos bblicos nos mostram a possibilidade da converso da criana.


possvel para os pequeninos confiarem, ou crerem em Jesus Cristo. Mas qualquer que fizer tropear um destes pequeninos que crem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoo uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. (Mateus 18:6). possvel criana colocar sua esperana em Deus. para que as soubesse a gerao vindoura, os filhos que houvesse

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

de nascer, os quais se levantassem e as contassem a seus filhos, 7 a fim de que pusessem em Deus a sua esperana, e no se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos; (Salmo 78:6, 7).

possvel uma criana temer a Deus. Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que esto dentro das vossas portas, para que ouam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei; (Deuteronmio 31:12). As crianas esto includas no todo aquele de Joo 3:16 e outros versculos semelhantes desde que confiem no Salvador. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. (Joo 3:16). Nenhuma outra qualificao necessria. A Bblia no diz que a criana deve ter alcanado uma certa idade para que possa ser salva. A criana pode ouvir e responder voz de Deus. Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. (1 Samuel 3:10). A experincia nos mostra que as crianas podem confiar em Cristo. Muitos cristos bem conhecidos confiaram em Deus quando eram bem novos. Tenho certeza de que vrios dos leitores deste livro podem testemunhar que foram salvos quando criana. Tenho a mesma certeza que muitos de vocs, como eu, viram crianas confiarem em Cristo e crescerem espiritualmente. Muitos lderes cristos expressaram sua clara convico de que as crianas podem ser salvas.

Charles Spurgeon, o bem conhecido pastor e pregador ingls do fim do sculo 19, escreveu: Agradeo a Deus porque em nossa Escola Bblica ns cremos na salvao das crianas. Quantas vezes tem sido minha alegria ver crianas que vieram frente para confessar sua f em Cristo! E eu novamente desejo dizer que os melhores convertidos, os mais claros, e os mais inteligentes que j tivemos so os mais novos. Eu defendo que crianas so capazes de entender a salvao. Aquele que na sua divina soberania recuperou o pecador de cabelos grisalhos do erro dos seus caminhos, pode tirar uma criana de sua insensatez infantil.

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

A pergunta bvia que muitos professores faro agora - Com que idade uma criana pode confiar em Cristo e se converter? A resposta simples - Ns no sabemos. a Bblia no d uma idade. As crianas so diferentes umas das outras. Algumas esto prontas e capazes de confiar em Cristo, mais novas que outras. No devemos cometer o erro de estipular uma idade quando as crianas podem confiar em Cristo; no devemos certamente estipular a idade de treze ou catorze anos. As crianas podem confiar no Senhor Jesus (quando o Esprito Santo as capacita) muito antes dessa idade. O Senhor Jesus, em Mateus 18:6, fala sobre um destes pequeninos que crem (ou confiam) em mim, e o fato de Ele estar com uma pequena criana em seus braos, enquanto diz isso, mostra claramente que Ele est falando sobre crianas . possvel que crianas pequenas sejam salvas. Em minha prpria experincia com evangelismo de crianas, descobri que muitas crianas entre as idades de sete e onze anos esto prontas e capazes de confiar em Cristo. Isso no quer dizer que crianas abaixo de sete anos de idade no so capazes; muitas delas so. Nem quer dizer que os que tem mais de onze anos de idade no so capazes, no esto dispostos a faz-lo; obviamente, muitos esto. Mas essa idade entre sete e onze, eu creio, o perodo de maior abertura, entendimento e resposta. Assim que a criana tem idade suficiente para saber o que pecado, estar convicta do pecado e querer deixar o pecado; assim que tem idade suficiente para saber que Jesus Cristo morreu por ela na cruz; e ter idade suficiente para confiar em Jesus Cristo da sua maneira simples e infantil ela tem idade suficiente para ser salva. E lembre-se que, acima de tudo, a salvao obra do Esprito Santo. Ele capaz de trabalhar nos coraes das crianas pequenas e salv-las? Charles Spurgeon disse: No vou dizer com que idade as crianas so capazes de receber conhecimento de Cristo, mas muito mais cedo do que alguns imaginam; e vimos e conhecemos crianas que deram evidncias abundantes de que receberam a Cristo e que creram nEle com bem pouca idade.

As crianas so abertas ao Evangelho


Esta mais uma das grandes verdades que precisamos entender a respeito das crianas e de sua resposta. As crianas so abertas ao Evangelho. E esta abertura que faz o evangelismo de crianas to abundante em frutos e to agradvel. A Bblia ensina que os adultos devem se tornar como crianas para que

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

possam ser salvos. Eles precisam se tornar simples, confiveis, dependentes e humildes como crianas. e disse: Em verdade vos digo que se no vos converterdes e no vos fizerdes como crianas, de modo algum entrareis no reino dos cus. (Mateus 18:3). Em verdade vos digo que qualquer que no receber o reino de Deus como criana, de maneira nenhuma entrar nele. (Marcos 10:15). Mas uma criana j criana. Ela j simples, confivel, dependente e humilde e Deus pode abenoar e usar estas qualidades infantis, e direcion-las a Cristo.

A Bblia ensina que a infncia a melhor poca para confiar em Cristo, antes que o seu corao se torne duro e resistente. para que as soubesse a gerao vindoura, os filhos que ainda ho de nascer, os quais se levantassem e as contassem a seus filhos, 7 a fim de que pusessem em Deus a sua esperana, e no se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos; 8 e que no fossem como seus pais, gerao contumaz e rebelde, gerao de corao instvel, cujo esprito no foi fiel para com Deus. (Salmo 78:6,7,8). Lembra-te tambm do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirs: No tenho prazer neles; (Eclesiastes 12.1). As estatsticas nos mostram que a maioria das pessoas salva na infncia e na adolescncia; e quanto mais velha a pessoa, menos probabilidade h de confiar em Cristo. A experincia de trabalhar com crianas prova que elas so mais abertas e suscetveis ao nosso ensinamento que os adultos (e tambm mais abertas e suscetveis que os adolescentes). por essa razo que o evangelismo de crianas faz tanto sentido. Por que esperar at que no tenham mais interesse, e at que tenham endurecido os coraes para evangeliz-las? As crianas tambm so mais abertas para novas idias porque no tiveram tantas idias impostas a elas, ou por elas recebidas, do que algum mais velho. Como resultado, elas ainda no tm um sistema de crenas totalmente trabalhado.

Mas preciso dar-lhe dois alertas:


As crianas no esto somente abertas para o Evangelho, esto abertas a tudo. a natureza delas. por isso que ns precisamos alcan-las primeiro! No espere! Alcance-as agora! Se ns no as alcanarmos, algum as alcanar. A abertura das crianas para o nosso ensinamento e para o evangelismo, e o fato que so muito impressionveis, uma grande vantagem para ns, e algo pelo qual devemos ser gratos. Mas, ao mesmo

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

tempo, precisamos tomar cuidado para no abusar, ou explorar estas maravilhosas qualidades. A abertura das crianas facilita para que ns a influenciemos, e coloquemos presso sobre elas, para tomarem decises, que so resultados da nossa presso, e no o trabalho do Esprito Santo. Cuidado! No abuse por elas serem abertas. O tipo de abertura que estamos procurando resultado do trabalho do Esprito Santo dentro delas. No precisamos e nem devemos forar nada.

As crianas tm a vida toda para ser vivida


Uma criana salva no s uma alma salva; uma vida salva. Bom para o homem suportar o jugo na sua mocidade. (Lamentaes 3:27). Quando perguntaram para D. L. Moody quantas pessoas foram salvas em sua reunio evangelstica ele respondeu: - Duas e meia - A pessoa que perguntou, riu - Ah, o senhor quer dizer dois adultos e uma criana - No - respondeu o Sr. Moody: Eu quis dizer duas crianas e um adulto. Trs almas foram salvas, mas s duas vidas e meia foram salvas. O adulto s tem meia vida para viver para Jesus Cristo, as crianas tem quase a vida toda para viver para Ele. Corrie Ten Boom, a conhecida missionria e evangelista holandesa, foi salva aos cinco anos de idade e morreu aos oitenta e cinco. Ela viveu oitenta anos para Jesus Cristo! Ns, que evangelizamos crianas, no estamos somente interessados em almas a serem salvas. Estamos interessados tambm em vidas a serem vividas, e cremos que quanto mais cedo a pessoa vier a Cristo, melhor. O que voc acha? melhor confiar em Cristo aos setenta ou aos sete anos? Paulo escreveu a Timteo: e que desde a infncia sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sbio para a salvao, pela que h em Cristo Jesus. (2 Timteo 3:15).

Concluso
Podemos agora entender as quatro verdades bblicas a respeito das crianas e suas necessidades e respostas ao Evangelho:

As crianas precisam ser salvas. As crianas podem ser salvas. As crianas esto abertas ao Evangelho e para a salvao.

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

bom que as crianas sejam salvas.

Sabemos tambm pelas Escrituras que s podem ser salvas atravs da pregao do Evangelho e da Palavra de Deus. Porque no me envergonho do Evangelho, pois o poder de Deus para salvao de todo aquele que cr; primeiro do judeu, e tambm do grego. (Romanos 1:16). E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15). E como pregaro, se no forem enviados? assim como est escrito: Quo formosos os ps dos que anunciam coisas boas! (Romanos 10:15). PORTANTO, VAMOS EVANGELIZAR AS CRIANAS. (Voc pode receber ensinamentos mais detalhados e informao com respeito as crianas e sua resposta ao Evangelho no meu livro Por que Evangelizar Crianas?. DICA IMPERDVEL O Livro POR QUE EVANGELIZAR CRIANAS? Auxilia o lder a enxergar e compreender o objetivo principal de um ministrio com crianas a salvao de meninos e meninas. Levar uma criana a Cristo algo de muito valor, porque quando so salvas, podem viver a vida inteira para Jesus. Quando a criana se converte, ela influencia toda a famlia a ser salva por meio da transformao de sua vida. Quando ela cresce, Jesus pode us-la, como pregadores, lderes ou missionrios, para edificar a Sua igreja. Sua vida com Jesus ter uma influncia positiva em vrios aspectos da sociedade e da poltica. Elas influenciam a comunidade com seus valores bblicos e com sua forma de viver. Esse livro no pode faltar em sua biblioteca! Confira: http://loja.apec.com.br/detalhes.asp?pid=1597

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

9 Passos Para Um Ministrio Infantil de Sucesso - Sam Doherty

UM PADRO BBLICO A SER IMITADO


SALMO 78.1-8 1. A PROMESSA FEITA PELO SALMISTA No os encobriremos aos seus filhos, cantaremos s geraes vindouras os louvores do Senhor, assim como a sua fora e as maravilhas que tem feito. (Salmo 78:4) 2. O PRECEITO OBEDECIDO PELO SALMISTA Porque ele estabeleceu um testemunho em Jac, e instituiu uma lei em Israel, as quais coisas ordenou aos nossos pais que as ensinassem a seus filhos; 6 para que as soubesse a gerao vindoura, os filhos que houvesse de nascer, os quais se levantassem e as contassem a seus filhos (Salmo 78:5, 6). 3. O PROPSITO ESTABELECIDO PELO SALMISTA a fim de que pusessem em Deus a sua esperana, e no se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos; (Salmo 78:7). 4. A POSSIBILIDADE VISTA PELO SALMISTA e que no fossem como seus pais, gerao contumaz e rebelde, gerao de corao instvel, cujo esprito no foi fiel para com Deus. (Salmo 78:8).

APEC - Aliana Pr Evangelizao das Crianas - Todos os direitos reservados

www.apec.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen