Sie sind auf Seite 1von 44

Curso Profissional Tcnico de Instalaes Elctricas

Tecnologias Aplicadas
(Manual de Apoio)

Professor Rui Neto

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

Mdulo 1 - Organizao Laboral


1. A empresa e a sua realidade:

A Revoluo Industrial forneceu humanidade uma nova dinmica tecnolgica e, consequentemente, uma nova viso do trabalho. As mquinas e a energia substituram, gradualmente, o trabalho domicilirio (em casa) e as oficinas artesanais que deram origem s fbricas, onde passaram a concentrar-se as actividades produtivas e intelectuais. A fbrica, como unidade de trabalho de maiores dimenses, transformou-se num sistema de produo baseado na definio de funes e responsabilidades dos diferentes participantes que intervm no processo produtivo, ou seja, criou mecanismos de organizao. O que uma Organizao?

Nascemos em organizaes: hospitais Estudamos em organizaes: escolas, universidades Trabalhamos em organizaes: empresas, servios pblicos No lazer utilizamos servios de organizaes: hotis, restaurantes, cinemas, agncias de viagens Compramos produtos e servios oferecidos por organizaes: empresas industriais, bancos, seguradoras, operadores de telecomunicaes Somos protegidos por organizaes: exrcito, polcia, bombeiros Existem ainda organizaes sem fins lucrativos: religiosas, de solidariedade social, culturais (fundaes, misericrdias, associaes, etc.)
Fordismo Teoria de administrao industrial concebida pelo norteamericano Henry Ford, em 1908. Esta teoria visa alcanar o aumento da produo pela estandardizao dos produtos, reduo dos custos e maximizao da produtividade atravs de elevada especializao das funes laborais.

De um modo genrico pode-se dizer que uma organizao representada por um grupo de pessoas que trabalham em conjunto de modo a atingirem uma meta comum. Uma organizao uma combinao de esforos individuais que tem por finalidade atingir um objectivo comum. Atravs de uma organizao torna-se possvel atingir objectivos que seriam inatingveis para uma pessoa s. At aos anos 70 predominava na indstria mundial a organizao Fordista ou Taylorista do trabalho, caracterizada pela linha de montagem e funes especficas para cada operador do processo produtivo. Com o aparecimento da Microeletrnica e da Informtica, so possveis novas modalidades de organizao do trabalho humano.
FORD T PRIMEIRO AUTOMVEL PRODUZIDO EM SRIE

HENRY FORD (1863 - 1947)

Professor Rui Neto

Pgina 2 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Os novos padres de consumo, associados globalizao dos mercados, tm acentuado a necessidade do aumento da competitividade das empresas. Para dar resposta a essas exigncias, as empresas tm adoptado ado novos modelos organizacionais e novas filosofias de produo, de forma a: Reduzir o tempo e os custos de desenvolvimento e fabrico de um novo produto ou servio. Aumentar a flexibilidade do sistema produtivo, isto , adequando-o o s modificaes do mercado me e/ou do produto. Melhorar a qualidade do produto final.

2008/2009
Taylorismo Sistema de organizao baseado no controlo do tempo de execuo execu de cada tarefa, descrio minuciosa do trabalho e economia de gestos e movimentos. Foi desenvolvido pelo Eng. Frederick Taylor, no final do sculo XIX.

A introduo de novos modelos organizacionais do trabalho tem aumentado substancialmente a produtividade do mesmo. Contudo, esta crescente produtividade imposta pela revoluo tecnolgica tem vindo a originar o aumento do desemprego. Uma empresa pode ser definida definid como uma associao assente em adequado esquema organizativo, organizativo destinada a alcanar determinado fim, seja a produo de um bem, seja o fornecimento de um servio.
FREDERICK WINSLOW TAYLOR TA (1856 (1856-1915)

1.1.O mundo do trabalho: abalho: 1.1.1.1. A diferenciao das reas empresariais e a sua relao com o mercado. Actualmente as empresas podem ser enquadradas em trs sectores de actividade ou econmicos, conforme o ramo de actividade: Sector primrio ou extractivo engloba actividades extractivas do solo ou do subsolo como: Agricultura; Pecuria; Pescas; Explorao florestal; Extraco mineira; Extraco petrolfera.

Professor Rui Neto

Pgina 3 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

Sector secundrio ou transformador engloba actividades ligadas indstria transformadora, isto , que transforma tran a matria-prima, prima, obtida pelo sector primrio, em novos produtos utilizados pelo consumidor. Indstria alimentar. Indstria energtica. Indstria de calado. Construo civil. Construo naval. Sector tercirio ou de prestao de servios engloba oba actividades como: Educao; Comrcio; Bancos; Sade; Transporte e distribuio de mercadorias; Comunicao social.

As empresas podem ainda ser classificadas da seguinte forma:

Em funo do nmero de trabalhadores, as empresas podem ser classificadas class em:

Pequenas e mdias empresas (PME); Grandes empresas.

Em Portugal o governo criou um projecto que tem em vista simplificar a criao de pequenas e mdias empresas (PMEs): o projecto Empresa na Hora.

Seguindo as instrues do site http://www.empresanahora.pt //www.empresanahora.pt possvel obter as informaes necessrias para facilmente criar uma empresa, informao esta que vai desde os documentos necessrio at sugestes para nomes de empresas, assim como a legislao em vigor e respostas a perguntas frequentes. freq

Professor Rui Neto

Pgina 4 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


A estrutura de uma empresa industrial pode esquematicamente atravs do seguinte organograma. ser

2008/2009
representada

Este esquema permite-nos permite estabelecer uma cadeia hierrquica a nvel de responsabilidades, em que cada elemento dessa estrutura desempenha desempenha funes especficas.

EXERCICIO: Cria uma cadeia hierrquica a nvel de responsabilidades para uma empresa, certificada pela Qualidade, de Instalaes Elctricas.

As actividades Econmicas so tambm codificadas em sectores:

CAE (Cdigo de Actividade Actividade Econmica) / Sectores Ex: Uma empresa de Instalaes Elctricas tem o Cdigo CAE F43210
A - Agricultura, produo animal, caa, floresta e pesca B - Indstrias extractivas C - Indstrias transformadoras D - Electricidade, gs, vapor, gua quente e fria e ar frio E - Captao, tratamento e distribuio de gua; saneamento, gesto de resduos e despoluio F - Construo G - Comrcio por grosso e a retalho; reparao de veculos automveis e motociclos H - Transportes e armazenagem

Professor Rui Neto

Pgina 5 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


I - Alojamento, restaurao e similares J - Actividades de informao e de comunicao K - Actividades financeiras e de seguros L - Actividades imobilirias M - Actividades de consultoria, cientficas, tcnicas e similares N - Actividades administrativas e dos servios de apoio O - Administrao Pblica e Defesa; Segurana Social Obrigatria P - Educao Q - Actividades de sade humana e apoio social R - Actividades artsticas, de espectculos, desportivas e recreativas S - Outras actividades de servios

2008/2009

T - Actividades das famlias empregadoras de pessoal domstico e actividades de produo das famlias para uso prprio U - Actividades dos organismos internacionais e outras instituies extra-territoriais

1.1.1.2. O trabalho e as suas profisses. O Instituto Nacional de Estatstica responsvel pela elaborao e organizao das classes profissionais, bem como a Classificao Nacional de Profisses. A ltima classificao foi feita em 1994. Sugere-se a visita do stio da internet do Instituto Nacional de Estatstica (www.ine.pt) para um conhecimento mais aprofundado da organizao das profisses em Portugal.

Classificao Nacional de Profisses 1994

Fonte: http://metaweb.ine.pt/sine/UInterfaces/SineVers_Cat.aspx

Professor Rui Neto

Pgina 6 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

7.1.3.7 - ELECTRICISTAS DA CONSTRUO CIVIL E TRABALHADORES SIMILARES Os electricistas da construo civil e trabalhadores similares efectuam as instalaes elctricas nas obras. As tarefas consistem em: a) Instalar circuitos e aparelhagem elctrica; b) Executar outras tarefas similares; c) Coordenar outros trabalhadores. Profisses inseridas neste Grupo Base: 7.1.3.7.05 - Electricista da construo civil 7.1.3.7.90 - Outros electricistas da construo civil e trabalhadores similares ELECTRICISTA DA CONSTRUO CIVIL Instala circuitos e aparelhagem elctrica nas obras de construo civil: l e interpreta a planta da obra, os esquemas e outras especificaes tcnicas; marca os roos e providencia pela respectiva abertura, nas paredes e nos tectos; coloca e fixa, sobre a obra em tosco, equipamentos de medida de controlo e outra aparelhagem elctrica; prepara os cabos ou instala cabos isolados; realiza as ligaes necessrias e isola-as; monta e liga, quando necessrio, armaduras de iluminao de diversos tipos; controla as redes, utilizando aparelhos de medida e verifica o funcionamento da instalao; localiza, quando necessrio, as deficincias e repara-as ou efectua as modificaes necessrias. Por vezes incumbido de instalar outros sistemas de iluminao, sinalizao, fora motriz ou pra-raios. OUTROS ELECTRICISTAS DA CONSTRUO CIVIL E TRABALHADORES SIMILARES Esto aqui includos electricistas da construo civil e trabalhadores similares que no esto classificados em outra parte. 7.2.4.1 - ELECTROMECNICOS E ELECTRICISTAS Os electromecnicos e electricistas montam, instalam, conservam e reparam circuitos, equipamentos e aparelhagem elctrica em centros de produo de energia, edifcios, fbricas e lugares de utilizao. As tarefas consistem em: a) Montar, instalar, afinar, reparar e proceder manuteno dos componentes elctricos e mecnicos de circuitos, equipamentos, aparelhos e sistemas; b) Instalar, reparar e proceder manuteno de instalaes elctricas de alta e baixa tenso; c) Instalar, reparar e proceder manuteno de circuitos, aparelhagem e equipamentos elctricos e electrnicos; d) Inspeccionar instalaes elctricas e telefnicas; e) Enrolar, manual ou mecanicamente, fio elctrico ou barras de cobre em bobinas; f) Executar outras tarefas similares; g)Coordenar outros trabalhadores. Profisses inseridos neste Grupo Base: 7.2.4.1.00 - Electromecnico, em geral 7.2.4.1.05 - Electromecnico de mquinas elctricas 7.2.4.1.10 - Electromecnico de instrumentos de preciso Professor Rui Neto Pgina 7 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

7.2.4.1.15 - Electromecnico de elevadores e aparelhos similares 7.2.4.1.20 Electromecnico de refrigerao e climatizao (Electromecnico de frio) 7.2.4.1.25 - Electromecnico de electrodomsticos 7.2.4.1.30 - Mecatrnico 7.2.4.1.35 - Electricista-montador de instalaes de alta tenso 7.2.4.1.40 - Electricista-montador de instalaes de baixa tenso 7.2.4.1.45 - Electricista naval 7.2.4.1.50 - Electricista auto 7.2.4.1.55 - Electricista-montador de anncios luminosos 7.2.4.1.60 - Electricista de redes - distribuio de energia elctrica 7.2.4.1.65 - Electricista de manuteno - produo e distribuio de energia 7.2.4.1.70 - Electricista de manuteno de equipamentos industriais 7.2.4.1.75 - Fiscal de instalaes elctricas e telefnicas 7.2.4.1.80 - Bobinador 7.2.4.1.85 - Encarregado - construo e instalao de equipamentos elctricos e electrnicos 7.2.4.1.90 Outros electromecnicos e electricistas ELECTRICISTA-MONTADOR DE INSTALAES DE ALTA TENSO Instala, repara e efectua a manuteno de circuitos, aparelhagem e equipamentos de alta e baixa tenso em habitaes, estabelecimentos comerciais, industriais e outros locais de utilizao: l e interpreta desenhos, esquemas e especificaes tcnicas; instala rgos, equipamentos, circuitos elctricos, aparelhagem de comando, proteco, sinalizao e controlo; executa e isola as ligaes a fim de obter os circuitos pretendidos; ensaia as instalaes e localiza e determina as deficincias de funcionamento, utilizando aparelhos de deteco e medida; repara as avarias ou substitui os conjuntos, peas ou materiais deficientes; efectua ensaios e afinaes, utilizando aparelhagem de medida e ensaio, de bases tecnolgicas distintas. 7.2.4.1.40 ELECTRICISTA-MONTADOR DE INSTALAES DE BAIXA TENSO Instala, repara e efectua a manuteno de instalaes elctricas de baixa tenso em habitaes, estabelecimentos comerciais, industriais e outros locais de utilizao: l e interpreta desenhos, esquemas e especificaes tcnicas, executando, sempre que necessrio, os respectivos clculos; instala instalaes elctricas de baixa tenso para iluminao, fora motriz, sinalizao e climatizao; monta os equipamentos de medida (contadores) e de controlo (disjuntores diferenciais) e outra aparelhagem elctrica; efectua a manuteno de equipamentos e instalaes; localiza e determina deficincias de instalao e/ou de equipamentos; repara as avarias ou substitui conjuntos, peas ou materiais deficientes; efectua ensaios e afinaes, utilizando aparelhagem electrnica de medida e ensaio; presta assistncia tcnica e atende reclamaes de consumidores; faz as leituras do consumo de energia e verifica o cumprimento das normas regulamentares. Pode ocupar-se da instalao de circuitos e aparelhagem elctrica em palcos e estdios, tendo em conta as exigncias especficas de som e luz.

Professor Rui Neto

Pgina 8 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


7.2.4.1.45 ELECTRICISTA NAVAL

2008/2009

Instala, repara e efectua a manuteno de equipamentos, circuitos e aparelhagem elctricos e/ou electrnicas de navios: l e interpreta esquemas e especificaes tcnicas; instala circuitos e aparelhagem elctrica, tais como de intercomunicao, sinalizao acstica e luminosa, ventilao, alarme contra incndios e estabelece os circuitos de alimentao; colabora na instalao de servomotores do leme, girabssolas, radares, emissores-receptores de rdio e de outros equipamentos que utilizam energia elctrica; verifica, repara e efectua a manuteno de mquinas, equipamentos elctricos de produo de fora electro-motriz; localiza e repara deficincias de funcionamento, consoante o tipo de avaria elctrica ou mecnica; controla os materiais sobressalentes e ferramentas com que trabalha. Pode ocuparse da manuteno dos circuitos, aparelhagem e mquinas elctricas a bordo de um navio e ser designado em conformidade, como: Electricista martimo 7.2.4.1.50 ELECTRICISTA AUTO Instala, afina, repara e efectua a manuteno de aparelhagem e circuitos elctricos em veculos automveis e similares: l e interpreta esquemas e especificaes tcnicas; instala circuitos e aparelhagem elctrica, nomeadamente, de sinalizao acstica e luminosa, iluminao interior e exterior, ignio e arranque do motor e de acumulao e distribuio de energia elctrica; localiza e determina as deficincias de instalao e de funcionamento; substitui ou repara platinados, reguladores de tenso, motores de arranque ou outros componentes elctricos avariados; ensaia os diversos circuitos e aparelhagem; realiza afinaes e reparaes nos elementos mecnicos na sequncia das reparaes e afinaes dos circuitos elctricos. 7.2.4.1.55 ELECTRICISTA-MONTADOR DE ANNCIOS LUMINOSOS Instala, afina, repara e efectua manuteno dos circuitos e aparelhagem elctricos de reclames luminosos: l e interpreta os esquemas e as especificaes tcnicas; monta os tubos de non e de outros gases ou lmpadas e os seus acessrios nos respectivos suportes; efectua as ligaes elctricas dos tubos e estabelece os circuitos de alimentao; instala contadores, combinadores de contactos, transformadores, relgios e outra aparelhagem elctrica; coloca e fixa os condutores, isola e protege as respectivas ligaes; monta nas instalaes filtroscondensadores e bobinas de choque a fim de evitar interferncias nas ondas rdioelctricas; estabelece, quando necessrio, linhas de terra e outros dispositivos de segurana; procede a ensaios, afinaes e reparaes, sempre que necessrio. 7.2.4.1.60 ELECTRICISTA DE REDES - DISTRIBUIO DE ENERGIA ELCTRICA Instala, repara e efectua a manuteno de redes de distribuio de energia elctrica de alta e baixa tenso: l e interpreta desenhos, plantas, esquemas e especificaes tcnicas, executando, sempre que necessrio, os respectivos clculos; monta ou colabora na montagem, ampliao e renovao de redes subterrneas e areas de alta e baixa tenso; controla o estado de conservao dos cabos atravs de testes e ensaios ao isolamento e efectua, sempre que necessrio, os tratamentos adequados; localiza e repara avarias em redes areas e Professor Rui Neto Pgina 9 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

subterrneas, postos de transformao e em instalaes de alimentao a consumidores e substitui os rgos deficientes ou em mau estado; corta e restabelece o fornecimento de energia e efectua vistorias devido ao aumento de potncia, novos contratos ou outras, e d assistncia aos consumidores; controla as cargas e resistncias de terra das redes de AT e BT, intervindo, quando necessrio, no restabelecimento dos nveis estabelecidos; executa croquis para actualizao dos desenhos e plantas das redes subterrneas e areas. ELECTRICISTA DE MANUTENO - PRODUO E DISTRIBUIO DE ENERGIA

7.2.4.1.65

Localiza e repara avarias, efectua ensaios e a manuteno de aparelhagem, equipamentos, instalaes e rgos de diferentes bases tecnolgicas, em laboratrio ou nos lugares de produo e distribuio: l e interpreta esquemas, desenhos, especificaes tcnicas e leituras de aparelhos de medida e ensaio; desmonta e localiza avarias em rgos, aparelhagens e equipamentos de medida, regulao, comando e proteco de diferentes bases tecnolgicas; substitui os componentes avariados, ou que se encontrem fora dos limites de rendimento estabelecidos; repara avarias, afina, monta e efectua a manuteno de aparelhagem, equipamento e instalaes de comando, sinalizao, controlo, medidas e outros em laboratrio ou nos locais de utilizao. Pode deslocar-se, em casos de emergncia, ao local da avaria e tomar as medidas necessrias. 7.2.4.1.70 ELECTRICISTA DE MANUTENO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS Instala, repara e efectua a manuteno de elementos e circuitos elctricos de equipamentos industriais: l e interpreta esquemas e especificaes tcnicas e determina a quantidade, tipo de material e os equipamentos necessrios; monta estruturas, tubos e caixas para suporte da aparelhagem elctrica e de proteco a condutores e respectivas ligaes; instala rgos, equipamentos, circuitos e outra aparelhagem elctrica de alta e baixa tenso; prepara os condutores e efectua as ligaes, a partir do esquema de cablagem; assegura a estanqueidade das instalaes e o isolamento das ligaes elctricas; verifica a continuidade elctrica e detecta e localiza deficincias nas ligaes; efectua a manuteno preventiva dos rgos elctricos dos equipamentos industriais; repara ou substitui, em laboratrio ou no local de utilizao, os elementos ou rgos deficientes; efectua ensaios e afinaes aps a reparao; realiza alteraes na cablagem ou nos componentes a fim de evitar avarias repetitivas, aumentar o rendimento e melhorar a segurana. 7.2.4.1.90 OUTROS ELECTROMECNICOS E ELECTRICISTAS Esto aqui includos electromecnicos e electricistas que no esto classificados em outra parte.

Proposta de Trabalho: Procura o cdigo das seguintes profisses: 1. 2. 3. 4. Cabeleireira Pintor de construo Civil Advogado Professor do Ensino Secundrio Publico

Professor Rui Neto

Pgina 10 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


1.1.1.3. A globalizao.

2008/2009

Globalizao um conceito que descreve um processo de tendncia para a mundializao da economia, dos negcios, dos mercados, gostos e hbitos de consumo. Trata-se de algo mais que a internacionalizao (que j existia enquanto fenmeno multidomstico) e caracteriza-se, essencialmente, pela reduo do Tempo e do Espao. Trata-se de um fenmeno planetrio que nos coloca novos desafios e faz emergir a necessidade de novas competncias que ainda no esto a ser objecto da ateno merecida. Causas e Efeitos da Globalizao da Economia Um dos principais factores, que tem conduzido para a corrida generalizada globalizao, tem sido o fenmeno das privatizaes, um pouco por toda a parte. Privatizao das empresas pblicas, por um lado, e da desregulamentao (reduzindo ou desmantelando os monoplios), por outro, tem contribudo para o aumento da fluidez dos mercados e da concorrncia. A liberdade de trocas tornou-se num fenmeno de moda e levou constituio de zonas de total liberdade econmica, como o exemplo da criao do mercado nico entre os Estados Unidos e o Canad, desde 1988, e do mercado nico europeu, desde 1993. tambm nesta linha que se insere a assinatura de acordos de livre-troca entre o Brasil e a Argentina e a Austrlia e a Nova Zelndia. Neste novo contexto, a ideologia da economia de mercado encontra-se numa fase de expanso e assiste-se internacionalizao dos mercados e da concorrncia que se acelera, conforme se sumaria na tabela seguinte:

Factores de Acelerao da Globalizao


Circulao dos produtos internacionais Multiplicao das aquisies e fuses de empresas Abertura das Fronteiras: EUA/Canad, Europa Multiplicao do nmero de multinacionais Aumento das viagens de homens de negcios Servios Internacionais para as empresas: bancos, consultores, auditores, etc.

Circulao das imagens Transmisso rpida das modas Globalizao dos gostos e convergncia das preferncias Comunicaes Segmentao de clientes transnacionais: adolescentes, executivos, etc Produtos e marcas com abrangncia mundiais Mensagens universais ou transculturais

Professor Rui Neto

Pgina 11 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Baixo custo da tecnologia Fbricas de vocao mundial Produtos Mundiais International sourcing ou aquisio fora das fronteiras

2008/2009

Internacionalizao de equipamentos, componentes, sub-contratantes e fornecedores

Transportes internacionais mais rpidos Distribuio Mundial Redes de transmisso de dados de equipamentos de telecomunicaes Padres mundiais e internacionalizao dos servios

Clientes - Viajantes Necessidade de presena dos produtos noutros pases Viagens - Turismo Padres mundiais de qualidade e internacionalizao dos servios aos clientes - viajantes Internacionalizao dos hotis, bancos, organizadores de viagens, etc.

A globalizao tomou a forma actual nos anos 80 com as telecomunicaes e as tecnologias de informtica e estende-se aos capitais, informao, cultura e consumo. O fenmeno caracterizado pelo movimento dirio de muitos milhes de Euros e Dlares, por computador, nas bolsas de todo o mundo; poder comprar o mesmo produto em qualquer parte do mundo; a padronizao dos produtos e de marketing a nvel mundial, bem como da imagem junto dos consumidores. A desregulamentao financeira e do comrcio internacional acelerou a globalizao, porque facilitou os movimentos de capitais e de mercadorias entre os blocos econmicos. So estimadas, por dia, operaes financeiras avaliadas em 1500 mil milhes de dlares (325 mil milhes de contos/1624 mil milhes de euros), o que equivale ao volume do comrcio internacional em um ano. Argumentos contra a globalizao Os opositores globalizao argumentam que esta gere a explorao da mo-de-obra e dos recursos naturais dos pases do Terceiro Mundo e em desenvolvimento. As multinacionais apostam na deslocalizao das empresas para os pases que oferecem melhores condies de investimento, preo mais baixo da mo-de-obra e menor incidncia fiscal sobre a economia e o movimento dos capitais. Essas multinacionais "sem rosto" secam os recursos naturais dos pases do Terceiro Mundo e em vias de desenvolvimento e quando os abandonam levam a riqueza, degradam o ambiente e a economia social, denunciam as organizaes no governamentais. Os Estados que se queiram impor contra a sada desses conglomerados correm o risco de sofrer sanes econmicas por parte das grandes potncias ou por parte de organismos internacionais.

Professor Rui Neto

Pgina 12 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

No topo desses organismos encontram-se o Fundo Monetrio Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organizao Mundial do Comrcio, segundo as mesmas organizaes no governamentais. Os subsdios atribudos agricultura europeia limitam e inviabilizam a exportao dos produtos dos pases menos desenvolvidos. Os opositores globalizao renem-se nas conferncias denominadas Frum Social Mundial, por oposio ao Frum Econmico Mundial, que se realiza na cidade sua de Davos, e defendem a criao de um fundo mundial de reparao, com o objectivo de apoiar os pases do Terceiro Mundo a renovar as florestas, minorar os impactos sobre a extraco das matrias-primas e contribuir para melhorar as condies de vida das suas populaes. A fonte de financiamento para esses projectos viria da chamada taxa Tobin, correspondente a 0,05 por cento de todas as transaces financeiras internacionais. Dessa forma, poderia dar-se corpo chamada globalizao solidria, apoiada por algumas organizaes no governamentais, e que prev o perdo da dvida externa dos pases do Terceiro Mundo. O fim dos parasos fiscais outro dos temas em cima da mesa, bem como a reforma da Organizao Mundial do Comrcio e das instituies financeiras internacionais e limites crescente liberdade de circulao dos capitais. Argumentos (dos opositores) a favor da globalizao Os opositores globalizao reconhecem que h fortes investimentos que beneficiam o meio ambiente, designadamente na melhoria da tecnologia utilizada por indstrias poluentes. So exemplos da emisso de gazes das indstrias, em geral, e dos automveis, em particular, para a atmosfera. A indstria automvel tem evoludo ao nvel das vrias componentes dos automveis, utilizando materiais sintticos e equipamentos mais evoludos ao nvel dos motores, minimizando os efeitos sobre o ar que respiramos. A evoluo tecnolgica estende-se aos refrigeradores e aparelhos de ar condicionado - reconhecem as organizaes no governamentais -, admitindo que se est a criar um mercado ligado proteco e recuperao ambiental. A lista inclui equipamentos de controlo da poluio, sistemas de colecta, tratamento e reciclagem de resduos slidos e lquidos e novas tcnicas de produo. Defensores da globalizao Para os defensores da globalizao, com assento no Frum Econmico Mundial, este um meio de multiplicar os recursos financeiros - permite expandir os mercados de exportao dos produtos, comprar as matrias-primas nos pases cujo preo mais barato, deslocar as indstrias para os parasos fiscais, mo-de-

Professor Rui Neto

Pgina 13 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


obra e capital menos onerosos.

2008/2009

Apostam na desregulamentao das barreiras alfandegrias dos pases e dos blocos econmicos ao movimento de mercadorias. Centram a estratgia na melhoria dos vrios acordos mundiais sobre transaces comerciais, destacando-se os acordos norte-americano de livre comrcio (NAFTA), o acordo geral de tarifas e comrcio (GATT), a comunidade econmica entre a sia e o Pacfico (APEC) e o acordo de livre comrcio entre as amricas (ALCA). Efeitos negativos da globalizao Os pases industrializados do Primeiro Mundo reconhecem no ambiente o principal efeito da globalizao, j que a deslocalizao das indstrias para pases mais pobres e em desenvolvimento aumenta, nesses pases, os gazes emitidos para a atmosfera.
Proposta: Elabora um quadro onde identifiques as vantagens e as desvantagens da Globalizao.

1.2.A empresa: O que uma empresa? Uma empresa um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma actividade particular, pblica, ou de economia mista, que produz e vende bens e/ou servios, com o objectivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na viso moderna das empresas privadas, consequncia do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Pblico tm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou colectivas, dependendo do nmero de scios que as compem. PELO SECTOR ECONMICO Dependendo do tipo de prestao da empresa, tem-se as seguintes categorias: Sector primrio, correspondendo agricultura; Sector secundrio, correspondendo indstria; Sector tercirio, correspondendo ao sector de servios.

PELO NMERO DE PROPRIETRIOS O proprietrio da empresa pode ser apenas uma pessoa, como o caso dos empresrios em nome individual, como podem ser mais de uma, formando sociedades.

Professor Rui Neto

Pgina 14 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


PELO TAMANHO

2008/2009

A empresa pode ser ainda classificada pelo seu tamanho, de acordo com um ou uma srie de critrios, como o nmero de empregados, , volume de negcios, etc. Uma forma rpida para traduzir genericamente este compndio de critrios dizer que a empresa pode ser: Microempresa Macroempresa Pequena empresa Mdia Empresa Grande empresa

PELO FIM Fim lucrativo Fim no lucrativo

Uma empresa ao declarar que obter lucros no a sua finalidade, no implica que a empresa no crie lucros, mas sim que esses lucros no iro ser redistribudos redistribu pelos dono(s) da empresa. A empresa pode aplicar esses lucros para poder suportar os custos da sua actividade, e o restante (o chamado lucro) poder muito bem ser aplicado na expanso da sua actividade (alargamento), aumentos de eficincia (melhoria da qualidade de funcionamento), ou ainda como tambm tem t sido muito praticado: praticar um preo igual ao custo.

Objectivos especficos de uma empresa


Uma Empresa um agente gente econmico e tipo de organizao com objectivos especficos: Gerar lucros ucros para assegurar a sua longevidade e remunerar o capital dos accionistas ou investidores Produzir riqueza (bens e servios) Criar postos de trabalho Contribuir para o desenvolvimento econmico e social

Como tem de actuar uma empresa? Desenvolver, produzir roduzir e vender bens e servios Com eficincia, i.e. optimizando o rcio entrada/sada Com eficcia, i.e. satisfazendo o mercado Gerando valor acrescentado e lucros Pgina 15 de 44

Professor Rui Neto

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

O que mais se espera de uma empresa? Um comportamento socialmente responsvel e contribuio para um desenvolvimento econmico sustentado Eficincia e eficcia dos processos de fabrico e de negcio Racionalizao na utilizao de energia e matrias-primas, produo limpa, reciclagem, tratamento de resduos, descontaminao, etc. Estabilidade e qualificao do emprego oferecido

1.2.1.1. A organizao empresarial. Para que as empresas possam crescer e tornarem-se competitivas necessrio que estas adoptem critrios exigentes na organizao do trabalho. Dentro destes critrios podemos destacar: Estudo do mercado: conhecimento da aceitao do produto junto dos consumidores; Planificao: criao de planos de execuo do trabalho nas diferentes etapas; Diviso do trabalho: consiste na distribuio de tarefas a executar ao longo do trabalho; Segurana no trabalho: criao de mecanismos com vista diminuio dos riscos e acidentes de trabalho; Produo: execuo das diferentes tarefas que constituem o trabalho; Controlo de qualidade: exame em pormenor do trabalho realizado.

1.2.1.2. A definio da empresa face ao mercado e ao produto. Formas Jurdicas de uma Empresa Os aspectos jurdicos no so meras formalidades legais, uma vez que tm implicaes para o empresrio e para o negcio. Os negcios desenvolvidos por uma pessoa podero ter a forma jurdica de: Empresrio em Nome Individual, Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada Sociedade Unipessoal por Quotas.

J os negcios desenvolvidos por um conjunto de pessoas podem assumir-se como: Sociedade em Nome Colectivo, Sociedade por Quotas, Sociedade Annima Sociedade em Comandita Cooperativas.

Professor Rui Neto

Pgina 16 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


EMPRESRIO EM NOME INDIVIDUAL

2008/2009

A empresa que tem o estatuto jurdico de Empresrio em Nome Individual titulada por uma nica pessoa que pode desenvolver a sua actividade em sectores como o comercial, industrial de servios ou agrcola. Os bens do Empresrio em Nome Individual passam a estar directamente afectos explorao da sua actividade econmica e os credores de dvidas sero satisfeitos com os bens que integram a totalidade do seu patrimnio. Isto , no existe separao entre o seu patrimnio pessoal e o patrimnio afecto sociedade que tutela. A responsabilidade do empresrio confunde-se com a responsabilidade da sua empresa. Para iniciar a sua actividade, o empresrio precisa de se inscrever na Repartio de Finanas da sua rea de residncia. A firma que matricular ser constituda pelo nome civil completo ou abreviado do empresrio individual e poder, ou no, incluir uma expresso alusiva ao seu negcio ou forma como pretende divulgar a sua empresa no meio empresarial. Cada indivduo apenas pode deter uma firma e, em caso de ter adquirido a empresa por sucesso, no poder acrescentar ao nome a expresso Sucessor de ou Herdeiro de. O empresrio individual no obrigado a ter um capital mnimo para iniciar a sua actividade. As empresas juridicamente definidas como Empresrio em Nome Individual tambm no necessitam de contrato social.

ESTABELECIMENTO INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA


A empresa com estatuto jurdico de Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada constituda por uma pessoa singular que pretenda exercer uma actividade comercial. Neste tipo de negcio h uma separao entre os bens afectos ao indivduo e os bens afectos empresa. Para garantir que o patrimnio do Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada est apenas afecto ao fim respectivo, existem determinados mecanismos de controlo. Em caso de falncia da pessoa singular que tutela o estabelecimento, o falido responde com todo o seu patrimnio pelas dvidas contradas nesse exerccio se se provar que no decorria uma separao total dos bens. O capital inicial no pode ser inferior a cinco mil euros, podendo ser realizado no mnimo em 2/3 ( 3333,33) com dinheiro e o restante em objectos susceptveis de penhora. A parte do capital em numerrio dever, deduzido o montante dos impostos e taxas pela constituio do estabelecimento, encontrar-se depositada em conta especial que s poder ser movimentada aps o registo definitivo do estabelecimento. A constituio de um Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada no carece de celebrao de Escritura Pblica, sendo apenas obrigatrio o Registo Comercial e a respectiva publicao em Dirio da Repblica. Professor Rui Neto Pgina 17 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


SOCIEDADES

2008/2009

Existem diferentes tipos de sociedades de acordo com a legislao nacional. A ttulo de esclarecimento, segue-se uma breve descrio de cada uma. Nas Sociedades Unipessoais por Quotas, a direco e a responsabilidade so assumidas por uma s pessoa, o titular da totalidade do capital social, que corresponde a um montante mnimo de cinco mil euros. Em caso de dvida, os credores recebem apenas os bens que constiturem o patrimnio social. O nome da firma destas sociedades deve ser formado pela expresso Sociedade Unipessoal ou pela palavra Unipessoal antes da palavra Limitada ou da abreviatura Lda.. Nos negcios com o estatuto de Sociedade em Nome Colectivo, os scios respondem de uma forma ilimitada e subsidiria perante a empresa e solidariamente entre si perante os credores. O nmero mnimo de scios dois, sendo que estas firmas devem conter pelo menos o nome de um dos scios, com o aditamento, abreviado ou por extenso, de Companhia ou qualquer outra palavra ou expresso que indique a existncia de outros scios. No caso das Sociedade por Quotas, o capital est dividido em quotas e no pode ser inferior a cinco mil euros. Em caso de dvida responde apenas o patrimnio social da empresa. Os scios so solidariamente responsveis por todas as entradas convencionais no contrato social e pagam uma quantia mnima de 100 pela quota. A denominao destas empresas deve ser criada, com ou sem sigla, pelo nome de um ou mais scios, sendo imprescindvel que termine com a palavra Limitada ou a abreviatura Lda.. O capital das Sociedades Annimas est divido por aces, sendo equivalente a 50 mil euros e as dvidas so pagas pelos bens sociais. Os scios tm a sua responsabilidade limitada ao valor das aces por si subscritas e, no mnimo, preciso cinco scios para formar uma Sociedade Annima. A firma pode ser composta pelo nome de algum ou de todos os scios, por uma denominao particular ou uma reunio dos dois, sendo que em todos os casos tem que ser seguida do aditamento obrigatrio Sociedade Annima. Nas Sociedades em Comandita cada um dos scios comanditrios responde apenas pela sua entrada. Os scios comanditados respondem pelas dvidas da sociedade nos mesmos termos que a Sociedade em Nome Colectivo. A firma da sociedade formada pelo nome de um dos scios, no mnimo, e pelo aditamento Em Comandita ou Comandita por Aces

COOPERATIVAS
"As cooperativas so pessoas colectivas autnomas, de livre constituio , de capital e composio variveis, que, atravs da cooperao e entreajuda dos seus membros, com obedincia aos princpios cooperativos, Professor Rui Neto Pgina 18 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

visam, sem fins lucrativos, a satisfao das necessidades e aspiraes econmicas, sociais ou culturais daqueles. As cooperativas, na prossecuo dos seus objectivos, podem realizar operaes com terceiros, sem prejuzo de eventuais limites fixados pelas leis prprias de cada ramo". A entidade responsvel pelo sector cooperativo em Portugal o Instituto Antnio Srgio para o Sector Cooperativo, que fornece toda a informao necessria sobre as Cooperativas.

1.2.1.3.

Estudo de um caso prtico da organizao de uma empresa.

Exerccio: Faz o estudo de uma empresa que conheas bem e caracteriza-a quanto ao sector econmico, tamanho, nmero de proprietrios, fim e forma jurdica. Faz tambm o desenho do organograma da empresa.

2. A Profisso: 2.1.A empregabilidade e o emprego. As novas realidades profissionais.


Sugesto: Ver Apresentao em PowerPoint

Acesso ao mercado de emprego aberto


Centros de emprego Jornais/revistas Concursos pblicos Relaes pessoais Cartazes

Acesso ao mercado de emprego fechado


Candidatura espontnea Contacto telefnico Publicao do prprio anncio Atravs de pessoas que trabalham no local pretendido

Etapas a percorrer
Identificar o objectivo a atingir Perfil da entidade, posto de trabalho, funo Localizar entidades que correspondam escolha Lista telefnica, familiares, amigos... Redigir carta de candidatura espontnea

Professor Rui Neto

Pgina 19 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Curriculum vitae

2008/2009

Resumo de dados pessoais, formao, experincia profissional e actividades no profissionais. Para interessar o empregador em conhec-lo Para conseguir uma entrevista com a entidade empregadora

Tipos de curriculum vitae


Cronolgico Citao cronolgica das instituies onde trabalhou Funcional A experincia de trabalho descrita por blocos de actividades Biogrfico Semelhante a uma carta

Curriculum vitae Regras para a sua elaborao


Escrito em computador No deve exceder 2 pg. (3/4 se houver exp. Profissional) Redigido na 1 pessoa Utilizar verbos de aco Elaborei Produzi Palavras Simples e concretas Frases curtas Pargrafos 5 Linhas no mximo e 1 ideia por pargrafo Nmeros No escrever por extenso Siglas e iniciais Escrever entre parntesis o significado das siglas Datas Escritas sempre da mesma forma

Professor Rui Neto

Pgina 20 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio Exemplo de currculo:

2008/2009

CURRICULUM VITAE
DADOS PESSOAIS Nome: Joaquim Antnio Ferro Morada: Praceta da Alegria, n X, r/c, 3000 Coimbra Data de Nascimento: 6/8/1976 Telefone: 239.876543 B.I. n 12345678 Emitido em 19/09/1996. Arquivo de Identificao: Coimbra Situao Militar: Reserva Territorial Carta de Conduo n: C-876543 e-mail:j_ferro@hotmail.com HABILITAES LITERRIAS Acadmicas: 2000 - Bacharelato em Engenharia Mecnica, no ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra) com a classificao de 15 valores. Formao complementar: 2001 Curso de Tcnico de Qualidade, obtido no CEQUAL (Centro de Formao Profissional para a Qualidade), Lisboa, com a durao de 1200 horas.
EXPERI CIA PROFISSIO AL 1998 - Estgio voluntrio no mbito do Programa PEJENE, na empresa SORFAME (Porto) 2000 - Estgio curricular na empresa FUCOLI SOMEPAL, Coimbra, durante 6 meses 2003 Ingressei na empresa FUCOLI SOMEPAL, desempenhando entre outras, as seguintes tarefas: Estudo e elaborao de pareceres sobre equipamentos Superviso da reparao e manuteno de mquinas de metalomecnica, nomeadamente, fresas e tornos. OUTROS DADOS Conhecimentos Especficos: Conhecimentos de Informtica na ptica do utilizador. Bom domnio do Ingls, a nvel escrito e falado. Projectos futuros: Integrar quadros mdios/superiores de empresa com grande prospeco no mercado nacional.

Carta de apresentao
uma carta simples e breve, escrita mo, que dever acompanhar o currculo.

Identificao: Nome, Morada, Telefone; Fonte do Anncio: Nome do Jornal, Data de Publicao, N. de Referncia; Ttulo do Posto de Trabalho; Razes de Candidatura; Envio do Currculo.

Professor Rui Neto

Pgina 21 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Exemplos de Carta de apresentao:

2008/2009

Catarina Almeida Sotto Av. 24 de Julho, n5 - 4Dto. 8000-050 Faro Exmo. Senhor Director Financeiro do Hotel rabe Rua Visconde de Valmar, 63 3000-420 Coimbra Em resposta ao vosso anncio, com a referncia n. 53, publicada no Jornal Dirio no dia 15 de Dezembro de 2000 relativo a uma vaga de assistente financeiro, venho apresentar a minha candidatura a este lugar. Tenho 26 anos e terminei h trs meses a Licenciatura em Gesto de Empresas. Presentemente, estou a estagiar numa empresa do ramo alimentar, o que me tem permitido adquirir uma experincia prtica aprecivel. Sou uma pessoa responsvel e organizada, capaz de trabalhar em grupo ou individualmente. Nas actividades em que me tenho envolvido, tenho dado provas de flexibilidade e iniciativa. Estou disponvel para uma entrevista e agradeo o interesse que a minha candidatura lhe possa merecer. Na expectativa de ser brevemente contactada, apresento os meus melhores cumprimentos. Lisboa, 20 de Dezembro de 2000

Tiago Tinoco dos Santos Rua dos Aflitos, n X, 1 K 3000 Coimbra Tel.: 239.333333 Exmo Senhor Director .. Data: Coimbra, 6/06/04 Aps obter formao como Documentalista, adquiri com algumas experincias profissionais um razovel conhecimento na rea da imprensa. Participei com a equipa do Jornal .., no estudo e lanamento de um banco de dados sobre Educao. Desde Junho de 2003 trabalho no , onde sou responsvel pelo sector de documentao. Esta rea interessa-me particularmente porque o seu campo de aco variado e actual. Atravs dele, vejo a utilidade do meu trabalho. Soube que a vossa empresa est a pensar criar um banco de dados em economia sectorial. Desejaria pois, caso a minha experincia vos interesse, ter a oportunidade de fazer parte da equipa que ir trabalhar nesse projecto. Sem outro assunto de momento e na expectativa das v/ prezadas notcias, me subscrevo com elevada estima e considerao. Atenciosamente, Tiago dos Santos

Professor Rui Neto

Pgina 22 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Entrevista

2008/2009

Sistema de comunicao. Conversa mais ou menos formal. Troca de impresses/ informaes atravs de contacto directo com objectivo determinado: a escolha da pessoa certa. Tcnica de seleco mais utilizada e a que mais influencia a deciso final a respeito do aproveitamento ou no de um candidato a emprego.

Preparao da entrevista
Obtenha informaes sobre a entidade Releia o currculo Prepare documentao Apresente-se de forma cuidada

O que deve fazer numa entrevista


Apresentar-se, saudando quem o recebe Aguardar que o convidem a sentar Manter postura correcta Responder com determinao Boa apresentao Simptico/sorridente Olhar nos olhos Evidenciar as qualidades Citar as informaes sobre a empresa que recolheu anteriormente Provar ao entrevistador como a sua experincia/capacidade contribuir para resolver os problemas da organizao

podem

O que no deve fazer numa entrevista


Chegar atrasado Chegar com muita antecedncia Sentar no bordo da cadeira Fumar sem autorizao Olhar para o relgio Dizer que a nica entrevista que conseguiu obter Tentar ler os documentos sobre a secretria Dizer mal do empregador actual ou passado Apresentar como super -homem/mulher Apresentar como algum que duvida demasiado de si Apresentar-se como algum com fraca capacidade de iniciativa Envolver em discusses Dar informaes confidenciais sobre empregos anteriores Responder por monosslabos Alongar demasiado com questes pessoais Cortar a palavra ao entrevistador

Professor Rui Neto

Pgina 23 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


2.2. A diferenciao profissional e a polivalncia.

2008/2009

Profisses e empresas da indstria Elctrica e Electrnica


Instalaes elctricas
Profisses

Instalador de instalaes de energia elctrica. Instalador de instalaes de distribuio e produo de energia elctrica. Fiscal de instalaes elctricas. Desenhador projectista de instalaes elctricas. Assistente de equipamentos elctricos.

Empresas

Empresas de produo e distribuio de energia elctrica. Empresas de construo civil. Empresas de construo metalomecnica. Empresas de fabrico e comrcio de equipamento elctrico. Empresas de montagem de instalaes de utilizao de energia elctrica. Instituies pblicas ou privadas de fiscalizao.

Telecomunicaes

Instalador de instalaes de telecomunicaes. Reparador de equipamentos de telecomunicaes. Fiscal de instalaes de comunicao.

Electrnica
Profisses

Instalador de equipamentos de udio e de vdeo. Reparador de hardware de equipamentos de electrnica digital. Tcnico de venda de equipamentos de udio e vdeo.

Empresas

Empresas do ramo comercial de equipamento de udio e vdeo. Empresas de prestao de servios de reparao e assistncia de equipamentos. Indstria de produo de equipamentos de udio e vdeo.

Automao industrial
Profisses

Instalador de sistemas automticos. Operador de comando e regulao. Programador.

Professor Rui Neto

Pgina 24 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Empresas Empresas de produo e distribuio de energia elctrica. Empresas com processos de produo automatizada. Empresa de comrcio e fabrico de equipamentos

2008/2009

Ligaes a visitar: Associao Industrial Portuguesa http://www.aip.pt Instituio representativa da comunidade empresarial portuguesa http://www.aeportugal.pt Associao Nacional de Industriais de Material Elctrico e Electrnico http://www.animee.pt Pgina para profissionais de instalaes elctricas Http://www.voltimum.pt

2.3. As relaes laborais.

Direitos e deveres nas relaes de trabalho


DIREITOS Ser tratado com igualdade no acesso ao emprego, formao e promoo profissional; Receber retribuio, devendo ser entregue ao trabalhador documento que contenha, entre outros elementos, a retribuio base e as demais prestaes, os descontos e dedues efectuados e o montante lquido a receber; Trabalhar o limite mximo de 40 horas por semana e 8 horas por dia, com excepo de situaes especiais como, por exemplo, em regime de adaptabilidade; Descansar pelo menos um dia por semana; Receber uma retribuio especial pela prestao de trabalho nocturno; Receber uma retribuio especial pela prestao de trabalho suplementar, que varia consoante o trabalho seja prestado em dia de trabalho ou em dia de descanso; Gozar frias (em regra o perodo anual 22 dias teis, que pode ser aumentado at 3 dias se o trabalhador no faltar); Receber subsdio de frias, cujo montante compreende a remunerao base e as demais prestaes retributivas e que deve ser pago antes do incio do perodo de frias; Receber subsdio de Natal de valor igual a um ms de retribuio que deve ser pago at 15 de Dezembro de cada ano; Recorrer greve para defesa dos seus interesses; Ser protegido na maternidade e paternidade (a trabalhadora tem direito a uma licena por maternidade de 120 dias consecutivos, podendo optar por uma licena de 150 dias); Segurana no emprego, sendo proibidos os despedimentos sem justa causa, ou por motivos polticos ou ideolgicos; Regime especial caso seja trabalhador estudante;

Professor Rui Neto

Pgina 25 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

Constituir associaes sindicais para defesa e promoo dos seus interesses socioprofissionais; Receber por escrito do empregador informaes sobre o seu contrato de trabalho como, por exemplo, a identificao do empregador, o local de trabalho, a categoria profissional, a data da celebrao do contrato, a durao do contrato se este for celebrado a termo, o valor e periodicidade da retribuio (normalmente mensal), o perodo normal de trabalho dirio e semanal, o instrumento de regulamentao colectiva aplicvel, quando seja o caso. DEVERES Respeitar e tratar com educao o empregador, os companheiros de trabalho e as demais pessoas com quem estabelea relaes profissionais; Comparecer ao servio com assiduidade e pontualidade; Realizar o trabalho com zelo e diligncia; Cumprir as ordens do empregador em tudo o que respeite execuo do trabalho, salvo na medida em que se mostrem contrrias aos seus direitos e garantias; Guardar lealdade ao empregador, nomeadamente no negociando por conta prpria ou alheia em concorrncia com ele, nem divulgando informaes referentes sua organizao, mtodos de produo ou negcios; Velar pela conservao e boa utilizao dos bens relacionados com o seu trabalho que lhe forem confiados pelo empregador; Promover ou executar todos os actos tendentes melhoria da produtividade da empresa.

2.4.As responsabilidades, os deveres, os direitos do profissional. Constituio da Repblica Portuguesa PARTE I - Direitos e deveres fundamentais TTULO III Direitos e deveres econmicos, sociais e culturais CAPTULO I Direitos e deveres econmicos Artigo 58. (Direito ao trabalho) 1. Todos tm direito ao trabalho. 2. Para assegurar o direito ao trabalho, incumbe ao Estado promover: a) A execuo de polticas de pleno emprego; b) A igualdade de oportunidades na escolha da profisso ou gnero de trabalho e condies para que no seja vedado ou limitado, em funo do sexo, o acesso a quaisquer cargos, trabalho ou categorias profissionais; c) A formao cultural e tcnica e a valorizao profissional dos trabalhadores. Professor Rui Neto Pgina 26 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Artigo 59. (Direitos dos trabalhadores)

2008/2009

1. Todos os trabalhadores, sem distino de idade, sexo, raa, cidadania, territrio de origem, religio, convices polticas ou ideolgicas, tm direito: a) retribuio do trabalho, segundo a quantidade, natureza e qualidade, observando-se o princpio de que para trabalho igual salrio igual, de forma a garantir uma existncia condigna; b) A organizao do trabalho em condies socialmente dignificantes, de forma a facultar a realizao pessoal e a permitir a conciliao da actividade profissional com a vida familiar; c) A prestao do trabalho em condies de higiene, segurana e sade; d) Ao repouso e aos lazeres, a um limite mximo da jornada de trabalho, ao descanso semanal e a frias peridicas pagas; e) assistncia material, quando involuntariamente se encontrem em situao de desemprego; f) A assistncia e justa reparao, quando vtimas de acidente de trabalho ou de doena profissional. 2. Incumbe ao Estado assegurar as condies de trabalho, retribuio e repouso a que os trabalhadores tm direito, nomeadamente: a) O estabelecimento e a actualizao do salrio mnimo nacional, tendo em conta, entre outros factores, as necessidades dos trabalhadores, o aumento do custo de vida, o nvel de desenvolvimento das foras produtivas, as exigncias da estabilidade econmica e financeira e a acumulao para o desenvolvimento; b) A fixao, a nvel nacional, dos limites da durao do trabalho; c) A especial proteco do trabalho das mulheres durante a gravidez e aps o parto, bem como do trabalho dos menores, dos diminudos e dos que desempenhem actividades particularmente violentas ou em condies insalubres, txicas ou perigosas; d) O desenvolvimento sistemtico de uma rede de centros de repouso e de frias, em cooperao com organizaes sociais; e) A proteco das condies de trabalho e a garantia dos benefcios sociais dos trabalhadores emigrantes; f) A proteco das condies de trabalho dos trabalhadores estudantes. 3. Os salrios gozam de garantias especiais, nos termos da lei.
Fonte: http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Portugal/Sistema_Politico/Constituicao/constituicao_p06.htm

Professor Rui Neto

Pgina 27 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


2.5. A legislao laboral.

2008/2009

No ordenamento jurdico portugus a lei principal pela qual se regem as Relaes de Trabalho, a Lei n. 99/2003 de 27.08 mais conhecida pelo CDIGO DO TRABALHO onde se estabelecem as normas orientadoras do regime geral do contrato de trabalho subordinado privado. No domnio dos Acidentes de Trabalho e Doenas Profissionais mantiveram-se em vigor alguns diplomas legais, realando-se os mais significativos: Lei dos Acidentes de Trabalho e Doenas Profissionais Lei n. 100/97 de 13.09; Regulamento dos Acidentes de Trabalho Dec. Lei n. 143/99 de 30.04; Regulamento das Doenas Profissionais Dec. Lei n. 248/99 de 02.07.

3. A organizao do trabalho:

Princpios de uma organizao:


Posio (hierarquia):
A hierarquia estabelece como a diviso do trabalho feita, distribuindo tarefas mediante as qualidades de cada elemento da organizao, estas qualidades podero ser definidas pelo grau acadmico ou de experincia numa determinada rea de conhecimentos. A hierarquia s por si no funciona, necessrio que haja troca de informao, comunicao entre os elementos para que sejam conhecidos os objectivos j alcanados e os objectivos prioritrios no momento, de modo a que o projecto siga de uma forma slida o seu rumo em direco meta final. Quando se tem uma hierarquia bem construda, e a comunicao funcional, ento uma organizao est coordenada funcionando como uma mquina bem oleada.

Recursos
Os recursos so uma parte importante do planeamento dos objectivos, sejam eles humanos, materiais ou financeiros. Por exemplo, necessrio saber quantas pessoas esto disponveis para cumprirem uma certa tarefa e se tm os meios necessrios para atingirem esse fim. Professor Rui Neto Pgina 28 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Actividade

2008/2009

Talvez uma das partes mais importantes da organizao, visto a tecnologia de ponta que surge cada vez mais rapidamente e em grande escala nos nossos dias e a procura cada vez maior de qualidade da parte da populao em geral. De facto cada tarefa efectuada por um indivduo apresenta um esforo que combinado com outros, vir a ser uma actividade que ser de meio social, de negcio ou de humanidade. Essa prpria tarefa tem de ser efectuada, com as ferramentas necessrias para que seja concluda com exactido, no tempo exigido, de modo a que a actividade cresa cada vez mais. Nenhuma tarefa dessa actividade pode entrar em choque com outra, o que criaria atrasos e dificuldades no crescimento da prpria actividade. Por exemplo: cada bloco pode no ser independente e precisar do outro para comear a funcionar, da que se houver um atraso no primeiro ir influenciar toda a actividade, tornando-a mais lenta.

Coordenao e Integrao
A ltima etapa a capacidade da organizao dos trs blocos, de trabalhar em conjunto. O verdadeiro poder de organizao surge da sua capacidade de coordenao e integrao das pessoas, da actividade e da sistematizao. Quando os vrios departamentos e divises passarem do isolamento a serem coordenados e integrados, o verdadeiro poder da organizao ser ento atingido. So as ferramentas que permitem que se chegue a grandes organizaes. A coordenao ento a juno de vrios grupos para que eles funcionem para o beneficio da organizao, ou seja, um grupo coordenado consegue realizar vrias tarefas em muito menos tempo e com muito menos problemas, do que um grupo descoordenado. A integrao por sua parte no tem a ver com o tempo mas com o bemestar entre os vrios indivduos e os blocos da actividade ou organizao. O sentido lgico da integrao tentar adaptar vrias tarefas entre si para que funcionem o melhor possvel. A coordenao a possibilidade de juntar vrios grupos para que estes funcionem para o benefcio da organizao.

Actuao de uma organizao num projecto

Professor Rui Neto

Pgina 29 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Organizao Laboral
(Segundo Taylor 1920) Diviso de Responsabilidades Mtodos Cientficos de Organizao Tempos e Movimentos Seleco da pessoa adequada Especializao da Mo-de-Obra Controlo do Desempenho Incentivo produo pelo pagamento (regalias)

2008/2009

Evoluo das Formas de Organizao do trabalho


Rotao nos Postos de Trabalho Alargamento das Tarefas Enriquecimento do trabalho Trabalho em Equipa Equipas Semi -Autnomas Crculos de Qualidade Tele-trabalho

Problemas na Organizao Laboral


Paragens Absentismo Deficit de Cooperao Baixa Produtividade Defeitos Inrcia Mudana Rigidez

Factores na Evoluo da Organizao Laboral


SOCIAIS Evoluo Tecnolgica Massificao da Educao Concorrncia Globalizao Alterao dos Critrios de Mercado ORGANIZACIONAIS Motivao dos Trabalhadores Produtividade Flexibilidade da Mo-de-obra Qualidade Flexibilidade da Produo

Professor Rui Neto

Pgina 30 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


DEFINIES: Posto de Trabalho

2008/2009

Conjunto de tarefas com exigncias (aptides, responsabilidades, esforos e condies de trabalho) especficas, confiadas a um ou mais trabalhadores, inseridas numa unidade de trabalho.

Funo
Conjunto de tarefas com exigncias (aptides e responsabilidades) idnticas ou semelhantes, confiadas a um ou mais postos de trabalho, inseridas em unidades de trabalho diferenciadas.

Cargo
Posio hierrquica de um conjunto de funes dentro da organizao de pessoal de uma Empresa/Organizao.

3.1. A definio de funes e responsabilidades de um tcnico.


Fonte: Texto retirado da brochura Guia da Profisso Tcnico de Electricidade, Electrnica e Telecomunicaes

Se bem que a existncia da electricidade seja conhecida desde a Antiguidade, s a partir do sculo XVII foram feitas experincias sistemticas semelhana do que sucedia com tantos outros fenmenos naturais para investigar, produzir e, mais tarde, controlar esta fonte de energia. Foi assim que, ao longo do tempo, o engenho dos investigadores criou o gerador de energia, a pilha elctrica, o acumulador e o dnamo. Com a Revoluo Industrial verificaram-se os maiores avanos no campo da utilizao da energia elctrica. J no sculo XX, a produo em srie e os condicionalismos a que esta esteve e est ainda hoje sujeita, motivaram um conjunto de investigaes a partir das quais se desenvolveram as tecnologias que iriam permitir alimentar ininterruptamente as mquinas que mudaram o mundo. Com essas tecnologias, e acompanhando a sua crescente importncia, surgiram aqueles que as conheciam a ponto de lhes serem confiadas as tarefas conducentes instalao e bom funcionamento dos sistemas e equipamentos elctricos. H muito que os profissionais desta rea so sujeitos a legislao que regulamenta a instalao de sistemas elctricos. Desde o incio do sculo XX que em Portugal foram sendo criados mecanismos legais para garantir que determinadas intervenes no campo da electricidade contassem com a participao de tcnicos devidamente habilitados para o efeito. Hoje em dia, o tcnico de instalaes elctricas, do qual falaremos, confrontado com duas situaes distintas: a primeira tem a ver com as instalaes elctricas de servio particular e a segunda com as instalaes de servio pblico. No que concerne primeira situao, este tcnico, para exercer a sua actividade nos domnios do projecto, execuo ou explorao de instalaes elctricas, dever cumprir as disposies impostas pelo Estatuto do Tcnico

Professor Rui Neto

Pgina 31 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

Responsvel, aprovado pelo Decreto Regulamentar n. 31/83 de 18 de Abril. Daquele estatuto consta, no Captulo VI, art. 25. que: para o exerccio da sua actividade, o tcnico responsvel dever estar inscrito na Direco-Geral de Energia. O segundo caso remete a responsabilidade pela interveno destes tcnicos para as entidades contratantes, por estas, como consta no decreto acima referido, serem conhecedoras dos problemas inerentes ao estabelecimento, execuo e explorao de instalaes elctricas. As funes que desempenham passam pela instalao e manuteno de sistemas elctricos em centrais elctricas, em subestaes elctricas e em diversos tipos de edificaes, onde instalam os sistemas e os correspondentes equipamentos de medida (contadores) e de controlo (disjuntores, diferenciais e fusveis), procedendo montagem das canalizaes elctricas e respectivas proteces, e efectuando a sua ligao. De salientar tambm a montagem e ajustamento, nos chamados "edifcios inteligentes", de sofisticados equipamentos de deteco e controlo de incndios, de intruso e de iluminao, como sejam: clulas fotoelctricas, sensores, contactores, etc. Na rea do transporte de electricidade, nas ditas "auto-estradas da electricidade", atravs das quais se faz o encaminhamento da energia elctrica para as redes de distribuio (subestaes), este profissional cuida da vigilncia, manuteno e conservao dos equipamentos. No que concerne primeira situao, este tcnico, para exercer a sua actividade nos domnios do projecto, execuo ou explorao de instalaes elctricas, dever cumprir as disposies impostas pelo Estatuto do Tcnico Responsvel, aprovado pelo Decreto Regulamentar n. 31/83 de 18 de Abril. Daquele estatuto consta, no Captulo VI, art. 25. que: para o exerccio da sua actividade, o tcnico responsvel dever estar inscrito na Direco-Geral de Energia. O segundo caso remete a responsabilidade pela interveno destes tcnicos para as entidades contratantes, por estas, como consta no decreto acima referido, serem conhecedoras dos problemas inerentes ao estabelecimento, execuo e explorao de instalaes elctricas. As funes que desempenham passam pela instalao e manuteno de sistemas elctricos em centrais elctricas, em subestaes elctricas e em diversos tipos de edificaes, onde instalam os sistemas e os correspondentes equipamentos de medida (contadores) e de controlo (disjuntores, diferenciais e fusveis), procedendo montagem das canalizaes elctricas e respectivas proteces, e efectuando a sua ligao. De salientar tambm a montagem e ajustamento, nos chamados "edifcios inteligentes", de sofisticados equipamentos de deteco e controlo de incndios, de intruso e de iluminao, como sejam: clulas fotoelctricas, sensores, contactores, etc. Na rea do transporte de electricidade, nas ditas "auto-estradas da electricidade", atravs das quais se faz o encaminhamento da energia elctrica para as redes de distribuio (subestaes), este profissional cuida da vigilncia, manuteno e conservao dos equipamentos. Ensaia e aplica rgos e circuitos antes da sua instalao, podendo depois, e a partir dos ensaios de rendimento, propor, executar ou participar nas modificaes Professor Rui Neto Pgina 32 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

de circuitos de diversas bases tecnolgicas e na actualizao dos respectivos esquemas. Tendo em conta as mesmas bases, estes tcnicos tm muitas vezes a tarefa de fiscalizar trabalhos de montagem ou conservao efectuados por empreiteiros. Os tcnicos de instalaes elctricas devem ser pessoas muito cuidadosas e concentradas quando no exerccio da sua actividade, tendo sempre em ateno os procedimentos de segurana que o trabalho com a electricidade exige. Assim, devero ter conscincia das normas e regulamentos a cumprir, tais como: o "Regulamento de Segurana de Instalaes de Utilizao de Energia Elctrica" e o "Regulamento de Segurana de Instalaes Colectivas em Edifcios e Entradas". As suas capacidades so ainda frequentemente utilizadas nas empresas do ramo para fazer oramentos, uma vez que tm de conhecer bem os materiais, a sua aplicabilidade e as quantidades necessrias em obra. Do mesmo modo, podem tambm elaborar as propostas de encomenda dos materiais. O recurso Informtica comea tambm a fazer parte do dia-a-dia destes tcnicos, quer para consultas sobre os preos e evoluo comercial dos materiais, quer nos gabinetes onde so concebidos os sistemas elctricos e onde o CAD (computer-aided design desenho assistido por computador) ferramenta indispensvel. A Electrnica tambm uma rea importante para um tcnico de instalaes elctricas, porque a ela est ligado o funcionamento de muitos dos equipamentos que se alimentam de energia elctrica e que vo da mquina mais complexa de uma fbrica ao mais simples dos electrodomsticos utilizados em nossas casas. mesma rea pertencem as ligaes entre equipamentos, tendo estes profissionais a capacidade para executar tais tarefas. Para l de tudo isto, estes profissionais devem ter bons conhecimentos de Ingls, para lerem os manuais ligados profisso, pois atravs deles que podero fazer a ponte entre os seus conhecimentos e a evoluo das tecnologias aplicadas aos diferentes sectores de actividade. As capacidades de comunicao merecem tambm um registo relevante quando se examina atentamente o desempenho destes profissionais. Um bom exemplo da necessidade dessas competncias a actividade do tcnico de instalaes elctricas no terreno, pois, aos espaos fsicos j enunciados, convm adicionar o trabalho em estaleiro e em obra (ex:Construo Civil), que possuem um denominador comum: a articulao com outros profissionais. Dependentes da complexidade das tarefas a realizar, esto as responsabilidades do tcnico de instalaes elctricas, que est apto a desempenh-las como chefe de equipa ou como encarregado de obra, dirigindo fundamentalmente electricistas especializados em diferentes reas profissionais (electricista auto; electricista da construo civil; electricista de manuteno; electricista de redes; electricista naval; etc.). No sector da construo, a interveno ao nvel das instalaes elctricas tem de ser coordenada com a de outros profissionais pedreiros, carpinteiros, canalizadores, etc. , Responsveis por aces suas complementares. Quando a complexidade exige maiores habilitaes acadmicas, entram em cena os engenheiros tcnicos e os engenheiros electrotcnicos, com os quais o tcnico de instalaes elctricas trabalha sempre que solicitado, devendo estar apto a interpretar, a transmitir e a executar as directrizes do projecto.

Professor Rui Neto

Pgina 33 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Emprego

2008/2009

Vivemos numa poca em que a electricidade, bem como o seu uso nas mais variadas aplicaes, est implantada praticamente em todo o territrio portugus. No entanto, continuam a ser as empresas situadas junto dos grandes centros urbanos as maiores empregadoras destes profissionais, no existindo investimento que permita um desenvolvimento uniforme da procura. A concentrao junto das maiores cidades portuguesas, constituindo o maior mercado para os tcnicos de instalaes elctricas desenvolverem a sua actividade, fica tambm a dever-se ao perodo menos favorvel que atravessa a indstria em Portugal, tendo as empresas do sector reduzido o nmero de efectivos. Diga-se que este um factor que atinge mais as empresas pblicas, uma vez que tambm a EDP, no campo da utilizao energtica propriamente dita, levou a cabo uma reduo do seu pessoal. Mas, se empresas como a EDP continuam a constituir-se como os principais utilizadores dos prstimos destes trabalhadores, ao nvel da construo e obras pblicas que existem as maiores probabilidades de empregabilidade e de autoempregabilidade. Quando falamos de construo, temos de encar-la a montante e a jusante, j que, concepo e instalao de sistemas e equipamentos elctricos em diversos espaos, se segue a manuteno dos mesmos, sendo aqui mais frequente a procura destes profissionais, por fora da grande utilizao de energia elctrica quer a nvel domstico, quer em obras de interesse colectivo espaos pblicos ou de carcter privado , como sejam escolas, hospitais, estabelecimentos comerciais, etc. Pode-se portanto afirmar que, no nosso pas, a maioria dos tcnicos de instalaes elctricas trabalha por conta de outrem, muito embora existam condies para que estes profissionais acumulem funes e ao trabalho na empresa juntem outras actividades remuneradas, como pequenas reparaes de aparelhos elctricos e afins, que efectuam por conta prpria.

Formao e Evoluo na Carreira


Actualmente, o acesso profisso dever passar pela aquisio de habilitaes ao nvel do 12.o ano de escolaridade, atravs das ofertas formativas que seguidamente se apresentam:

Professor Rui Neto

Pgina 34 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

Aps o ingresso na profisso, so geralmente as empresas que acrescentam, aos aspectos formativos obtidos nas escolas ou nos centros de formao, outros conhecimentos especficos que permitem ao tcnico de instalaes elctricas solidificar as suas competncias, adequando-as aos interesses da prpria empresa. So vrias as matrias que integram a componente bsica de formao destes profissionais, de entre as quais se destacam a Matemtica e a Fsica. A primeira, porque o clculo matemtico faz parte do dia-a-dia destes tcnicos, sobre o qual devem ter grande rapidez de raciocnio, a segunda porque fundamental que saibam interpretar e reagir aos fenmenos ligados utilizao de energia elctrica.

Condies de Trabalho
Um profissional desta rea deve estar preparado para trabalhar em todo o tipo de espaos fsicos e sob as mais variadas, e mesmo adversas, condies climatricas. Devem por isso ser pessoas que possuam boas capacidades fsicas uma profisso que exige um elevado grau de percia manual e sejam capazes de se adaptar facilmente aos diferentes cenrios de trabalho. uma profisso, em Portugal, desempenhada por homens e mulheres. O normal, em termos de horrio semanal de trabalho, so as 40 horas, muito embora existam condicionalismos que tm a ver com o cumprimento de prazos em que, por fora das datas estipuladas para a realizao das obras e eventos (ex. Expo98), o horrio de trabalho pode estender-se s 50 horas ou mais e obrigar ao trabalho por turnos (diurnos e nocturnos) ou s "horas -extra". Estas so situaes mais frequentes nas empresas prestadoras de servios. O constante contacto com cabos elctricos, principalmente para quem trabalha com cabos e linhas de alta tenso, tem de ser feito segundo normas rigorosas de segurana. Nestas situaes devem ser adoptados os procedimentos determinados nos regulamentos atrs referidos, de modo a evitar choques elctricos, que podem resultar em queimaduras, cegueira e at males maiores.

Remuneraes
No incio da carreira, e isto se estiver a trabalhar em alguma empresa, um tcnico de instalaes elctricas aufere, como salrio base, cerca de 500, aos quais acrescem subsdios de transporte e de refeio. No topo da carreira, estes tcnicos ganham aproximadamente 1250, sendo a antiguidade na empresa o principal factor que permite aceder a esse posto. A progresso no incio da carreira pode ocorrer mais rapidamente quando, em matria de desempenho e eficincia, um trabalhador demonstra capacidade e dinamismo perante as responsabilidades que lhe vo sendo atribudas. Aqui tem muito peso a formao obtida no interior da empresa, pelo que o interesse demonstrado relativamente utilizao de novos processos muito importante.

Professor Rui Neto

Pgina 35 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Perspectivas

2008/2009

Embora o mercado que absorve estes profissionais atravesse nesta altura, em Portugal, algumas flutuaes adversas, relativas reduo de trabalhadores em algumas grandes empresas e no s do sector especfico da electricidade, o facto que a grande diversidade de aplicaes e o impulso dado pelas novas tecnologias, continuaro a fazer dos tcnicos de instalaes elctricas qualificados, pessoas muito requisitadas. O crescimento econmico do pas, assente na modernizao e desenvolvimento dos sectores de actividade em que a electricidade indispensvel, faz perspectivar um incremento na procura destes profissionais. Actualmente, um tcnico de instalaes elctricas que tenha a capacidade de se actualizar e se mantenha atento s mudanas que vo acontecendo no sector, ter sempre colocao, seja no campo industrial, na construo naval, no ramo automvel, na informtica ou nas telecomunicaes.

Alguns Contactos para Informaes Adicionais

Associao Nacional das Indstrias de Material Elctrico e Electrnico ANIMEE Avenida Guerra Junqueiro, n.0 11, 2.0 Esq. 1000-166 LISBOA Tel.: 218437110 Fax: 218407525 P. na Internet: www.animee.pt C. Electrnico: animee@mail.telepac.pt

Associao Portuguesa dos Industriais de Engenharia Elctrica (APIEE) Rua Marqus de Fronteira, n.0 76, 1.0 1070-299 LISBOA Tel.: 213878922 / 213878956 Fax: 213878977 P. na Internet: www.apiee.pt C. Electrnico: apiee@apiee.pt

Professor Rui Neto

Pgina 36 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


Direco-Geral de Energia DGE Avenida 5 de Outubro, n.0 87 1069-039 LISBOA Tel.: 217922700 Fax: 217939540 P. na Internet: www.dge.pt C. Electrnico: energia@dge.pt

2008/2009

Federao dos Sindicatos dos Trabalhadores das Indstrias Elctricas de Portugal Rua dos Douradores, n.0 160 1100-207 LISBOA Tel.: 218818560 Fax: 218818584

Sindicato Nacional da Indstria e da Energia SINDEL Rua da Madalena, n.0 75, 3.0 1100-138 LISBOA Tel.: 218800020 Fax: 218800049 P. na Internet: www.sindel.pt C. Electrnico: lisboa@sindel.pt

3.2. Enquadramento de um tcnico: 3.2.1.1. 3.3.1.1. 3.3.1.2. 3.3.1.3. 3.3.1.4. Perante o trabalho; Perante a equipa. A definio das tarefas. A organizao dos procedimentos. A definio dos processos. A execuo da obra. 3.3. A organizao da produo:

NOTA: Os pontos anteriores (3.1 e 3.2) j foram abordados ao longo deste manual de apoio, pelo que se considerou desnecessrio repetir matrias e sobrecarregar os temas a abordar.

Professor Rui Neto

Pgina 37 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


4. A Qualidade:

2008/2009

Histria da Qualidade
Desde os seus primrdios, a industrializao levantou questes relativas padronizao e qualidade de processos e produtos. No incio do sculo XX, destacaram-se os estudos de Frederick Taylor visando racionalizar as etapas de produo, aproveitados com sucesso por Henry Ford, que implantou a linha de montagem. A padronizao internacional comeou pela rea electrotcnica, com a constituio, em 1906, da International Electrotechnical Commission (IEC). O seu exemplo foi seguido em 1926, com o estabelecimento da International Federation of the National Standardizing Associations (ISA), com nfase na engenharia mecnica. As actividades da ISA cessaram em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. Nesta poca, as empresas britnicas de alta tecnologia, nomeadamente as de produo de munies, registavam inmeros problemas com a qualidade de seus produtos, o que ocasionava srios acidentes com perda de vidas e de patrimnio. O governo passou ento a solicitar aos seus fornecedores, procedimentos de fabricao conforme normas registadas por escrito, visando garantir que esses procedimentos estavam sendo seguidos. Esta norma tinha a designao "BS 5750", e ficou conhecida como norma de gesto, uma vez que no apenas especificava como se produzir, mas tambm como gerir o processo de produo. Com o final do conflito, em 1946 representantes de 25 pases reuniram-se em Londres e decidiram criar uma nova organizao internacional, com o objectivo de "facilitar a coordenao internacional e unificao dos padres industriais". A nova organizao, a Organizao Internacional para Padronizao, iniciou oficialmente as suas operaes em 23 de Fevereiro de 1947 com sede em Genebra, na Sua. Com a acentuao da globalizao1 na dcada de 1980, aumentou a necessidade de normas internacionais, nomeadamente a partir da criao da Unio Europeia.
1

- A globalizao um dos processos de aprofundamento da integrao econmica, social, cultural, poltica, com o minimizar dos custos dos meios de transporte e comunicao dos pases do mundo no final do sculo XX e incio do sculo XXI. um fenmeno gerado pela necessidade da dinmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os pases centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos j esto saturados.

Conforme Seddon, "Em 1987, o governo britnico persuadiu a Organizao Internacional para Padronizao (ISO) a adoptar a BS 5750 como uma norma padro internacional. A BS 5750 tornou-se a ISO 9000."

Professor Rui Neto

Pgina 38 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio TERMINOLOGIA


2008/2009

Aco correctiva - aco para eliminar a causa de uma no-conformidade identificada ou de outra situao indesejvel Aco preventiva - aco para eliminar a causa de uma potencial noconformidade Cliente - organizao ou pessoa que recebe um produto Conformidade - satisfao com um requisito Eficcia - medida em que as actividades planejadas foram realizadas e obtidos os resultados planejados Eficincia - relao entre os resultados obtidos e os recursos utilizados Fornecedor - organizao ou pessoa que fornece um produto Poltica da Qualidade - conjunto de intenes e de orientaes de uma organizao, relacionadas com a qualidade, como formalmente expressas pela gesto de topo Procedimento - modo especificado de realizar uma actividade ou um processo Processo - conjunto de actividades inter-relacionadas e inter-atuantes que transformam entradas em sadas Produto - resultado de um processo Qualidade - grau de satisfao de requisitos dado por um conjunto de caractersticas intrnsecas Requisito - necessidade ou expectativa expressa, geralmente implcita ou obrigatria Satisfao de clientes - percepo dos clientes quanto ao grau de satisfao dos seus requisitos Sistema de Gesto da Qualidade - sistema de gesto para dirigir e controlar uma organizao no que respeita qualidade

Ligaes a visitar:
Instituto Portugus da Qualidade http://www.ipq.pt Museu de Metrologia do Instituto Portugus da Qualidade http://www.ipq.pt/museu/index.htm Empresa de certificao http://www.apcer.pt/

4.1. O Sistema de Garantia da Qualidade. O Sistema ISO.

Tal como se pode ler na Terminologia, um Sistema de Garantia (ou Gesto) da Qualidade um sistema de gesto para dirigir e controlar uma organizao no que respeita qualidade

Professor Rui Neto

Pgina 39 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio O Sistema ISO.


Organizao no governamental criada em 1947, com sede em Genebra abrangendo cerca de 160 pases Elabora e aplica os standards internacionais da Qualidade Desenvolve a normalizao com vista Melhoria Contnua

2008/2009

Intercmbio Internacional de bens e servios e desenvolvimento da cooperao nas esferas intelectual, cientfica, tecnolgica e de actividade econmica

ISO 9000
A expresso ISO 9000 designa um grupo de normas tcnicas que estabelecem um modelo de gesto da qualidade para organizaes em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimenso. A sua funo a de promover a normalizao de produtos e servios, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. Esta famlia de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitao dos colaboradores, a monitorizao do ambiente de trabalho, a verificao da satisfao dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contnuo de melhoria do sistema de gesto da qualidade. Aplicam-se a campos to distintos quanto materiais, produtos, processos e servios. A adopo das normas ISO vantajosa para as organizaes uma vez que lhes confere maior organizao, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados atravs de auditorias externas independentes.

Evoluo das ISO 9000


ISO 9000:1987 ISO 9000:1994 ISO 9001:2000 ISO 9000:2005 ISO 9001:2008

Professor Rui Neto

Pgina 40 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


4.2. Os sistemas de Normalizao.

2008/2009

Normalizar significa padronizar, isto , criar padres que sejam igualmente utilizados por um conjunto de pessoas, pases ou at pelo mundo inteiro (caso das normas ISO). Ao criar normas possvel comunicar-mos com o mundo inteiro. Por exemplo 1 metro igual em Portugal ou na China. Imaginas como seria se fosse diferente? Outro exemplo para a importncia da normalizao o facto de as empresas poderem vender os seus produtos para todo mundo, j que as suas caractersticas so iguais. Por exemplo os pneus de um automvel podem ser vendidos para todo mundo pois as suas medidas so padres iguais em todo lado. At a prpria numerao uma forma de normalizao. De facto 1 laranja continua a ser 1 laranja na China. Imagina que para os chineses o nmero 1 significava 7. Ests a ver a confuso que podia ser? Em Portugal, o organismo responsvel pela normalizao o IPQ (Instituto Portugus da Qualidade). este organismo que cria normas para Portugal ou adopta normas internacionais, tornando-as como legalmente vlidas no nosso pas. Em Portugal so usadas normas portuguesas, normalmente designadas pela sigla NP, ou normas de outros pases, como a Alemanha (Normas DIN) e normas que so internacionalmente reconhecidas e aceites (ISO).
O que uma norma? Uma norma um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, linhas directrizes ou caractersticas, para actividades ou seus resultados, garantindo um nvel de ordem ptimo num dado contexto. O que o controlo metrolgico?

O controlo metrolgico, cuja origem em Portugal remonta ao incio da nacionalidade, uma disciplina regulamentada pelo Estado destinada a promover a defesa do consumidor e a proporcionar sociedade, em geral, e aos cidados, em particular, a garantia do rigor das medies efectuadas com os instrumentos de medio. o que acontece, em Portugal, com 39 diferentes categorias de instrumentos de medio regulamentadas, alm dos produtos pr-embalados e das garrafas recipiente-medida.
Visita o Museu da Metrologia: http://www.ipq.pt/museu/index.htm

NORMAS, PORQU? Progresso Mundial


o Desenvolvimento do comrcio mundial

Interactividade dos sectores Sistemas Mundiais de Comunicao


o Sociedade de Informao

Globalizao

Professor Rui Neto

Pgina 41 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


4.3. O Manual da Qualidade.

2008/2009

Segundo a Norma ISO 8402, o Manual da Qualidade "um documento que exprime a poltica da qualidade, o sistema da qualidade e as prticas da qualidade de uma organizao". A sua importncia reside do facto de ser no apenas um instrumento de demonstrao para as entidades externas (clientes e entidades oficiais) mas, sobretudo, um guia para o pessoal da prpria organizao. Colocar por escrito uma actividade (em termos de planeamento, execuo, verificao e avaliao dos resultados) uma boa disciplina e uma forma de melhor compreender e dominar essa actividade. O que Poltica da Qualidade? So intenes e directrizes globais de uma organizao, relativas qualidade, formalmente expressas (e documentadas) e aprovadas pela Direco da Empresa. Ex: Politica de Qualidade do ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade)
P OLTICA DA Q UALIDADE O Instituto de Soldadura e Qualidade pretende garantir a satisfao e as expectativas dos clientes bem como dos seus colaboradores mantendo-se como entidade prestigiante e fornecedora de servios de qualidade reconhecida. Nesse sentido, o Conselho de Administrao do ISQ declara o seu empenho e compromisso em assegurar, na Direco de Laboratrios: 1 - Que a qualidade dos servios prestados satisfazem continuamente as necessidades e expectativas dos clientes internos e externos, 2 - O permanente exerccio de boas prticas profissionais, de acordo com os requisitos contratuais, a legislao, os regulamentos, as recomendaes e as normas aplicveis actividade, 3 - A manuteno e melhoria contnua de um Sistema de Gesto que cumpra com os requisitos da norma NP EN ISO/IEC 17025 Requisitos gerais de competncia para laboratrios de ensaios e calibrao e, caso aplicvel, tambm com os requisitos da norma NP EN ISO/IEC 17020 Critrios gerais para o funcionamento de diferentes tipos de organismos de inspeco, 4 - A valorizao pessoal dos seus colaboradores, 5 - Os meios operacionais, logsticos e informticos, necessrios satisfao dos clientes e manuteno e melhoria do Sistema de Gesto implementado. Por forma a que esta Poltica da Qualidade seja efectiva e adoptada de um modo concertado condio necessria que todo o pessoal relacionado com as actividades da Direco de Laboratrios esteja familiarizado e aplique no seu trabalho as directrizes e procedimentos que lhe esto associados. A poltica ser revista anualmente quanto sua adequao e aos objectivos para a sua concretizao. Presidente do Conselho de Administrao 2007-05-25

Professor Rui Neto

Pgina 42 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio


4.4. Os Procedimentos do Sistema.

2008/2009

Um Procedimento Operacional Padro (POP') (em ingls: Standard Operating Procedure) uma descrio detalhada de todas as operaes necessrias para a realizao de uma actividade, ou seja, um roteiro padronizado para realizar uma actividade. INSTRUES DE TRABALHO Consideradas como o instrumento mais simples do rol das informaes tcnicas e de gesto da rea da Qualidade, as Instrues de Trabalho IT, tambm, conhecidas como NOP (Norma Operacional Padro) ou POP (Procedimento Operacional Padro), tm uma importncia capital dentro de qualquer processo funcional, cujo objectivo bsico o de garantir, mediante uma padronizao, os resultados esperados por cada tarefa executada (Colenghi, 2007). Quando da elaborao de uma IT, mais importante do que a forma essencial colocar todas as informaes necessrias ao bom desempenho da tarefa, e no deve ser ignorado que a Instruo um instrumento destinado a quem realmente vai executar a tarefa, ou seja, o operador. Preferencialmente, as IT devero operadores, executores de cada tarefa. Itens Procedimentos de segurana para realizar a actividade A seleco e uso adequado de recursos e ferramentas Condies para assegurar a repetio do desempenho dentro das variaes previstas ao longo do tempo ser elaboradas pelos prprios

4.5. Os Planos da Qualidade. Os Planos da Qualidade so documentos que especificam quais os procedimentos e recursos que sero utilizados, quando sero, por quem e como. O plano da Qualidade possibilita de forma adequada e fcil, localizar no e atravs do tempo, o conjunto de actividades relevantes para a Qualidade, cuja execuo possvel prever, e que, de forma geral, devem acontecer num determinado perodo.

4.6. A Certificao atribuio do Q. A certificao indispensvel porque um factor de credibilidade e poder ser tambm um factor de desempate de empresas concorrentes. Exteriormente no vale, nem mais nem menos, do que apenas isso, em termos de competitividade. Mas, no suficiente para garantir a competitividade. A certificao pode ser exigida por alguns clientes, podendo tambm ser influenciada por exigncias regulamentares ou estatutrias. Professor Rui Neto Pgina 43 de 44

Tecnologias Aplicadas Manual de Apoio

2008/2009

Ver Brochura: O Porqu da Certificao da Qualidade

Gesto da qualidade total


A gesto da qualidade total (em lngua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratgia de administrao orientada para criar conscincia da qualidade em todos os processos organizacionais. referida como "total", uma vez que o seu objectivo a implicao no apenas de todos os escales de uma organizao, mas tambm da organizao estendida, ou seja, os seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negcios. Compe-se de diversos estgios, como por exemplo, o planeamento, a organizao, o controlo e a liderana. A Toyota, no Japo, foi primeira organizao a empregar o conceito de "TQM", superando a etapa do Fordismo, onde esta responsabilidade era limitada apenas ao nvel da gesto. No "TQM" os colaboradores da organizao possuem uma gama mais ampla de atribuies, cada um sendo directamente responsvel pela concretizao dos objectivos da organizao. Deste modo, a comunicao organizacional, em todos os nveis, torna-se uma pea-chave da dinmica da organizao. Tem sido amplamente utilizada, na actualidade, por organizaes pblicas e privadas, de qualquer porte, em materiais, produtos, processos ou servios. A consciencializao para a qualidade e o reconhecimento da sua importncia, tornou a certificao de sistemas de gesto da qualidade indispensvel uma vez que: Aumenta a satisfao e a confiana dos clientes; Aumenta a produtividade; Reduz os custos internos; Melhora a imagem e os processos de modo contnuo; Possibilita acesso mais fcil a novos mercados.

A certificao permite avaliar as conformidades determinadas pela organizao atravs de processos internos, garantindo ao cliente um material, processo, produto ou servio concebido conforme padres, procedimentos e normas. Uma organizao que se prope a implementar uma poltica de gesto voltada para a "qualidade total" tem conscincia de que a sua trajectria deve ser reavaliada periodicamente.

Professor Rui Neto

Pgina 44 de 44

Das könnte Ihnen auch gefallen