Sie sind auf Seite 1von 8

Como preparar leites vegetais

Os leites vegetais so bebidas feitas a partir de gros, sementes, cereais, que substituem os leites de origem animal. Opo para veganos e para quem possui intolerncia a lactose, so altamente nutritivos e saudveis. Existem verses cruas (germinadas) e cozidas, e a escolha vai de acordo com o gosto pessoal e disponibilidade. Aprenda a prepar-los:

Como preparar leite de soja


Mea uma xcara de gros de soja. Para dar um choque trmico e evitar sabor desagradvel, deixe os gros cozinharem em gua fervente por 5 minutos, escorra e em seguida lave-os em gua fria. Deixe-os de molho em recipiente de vidro ou cermica de 4 a 8 horas. Passado esse perodo, lave-os e bata-os no liquidificador em uma proporo de 5 xcaras de gua filtrada para cada xcara do gro de soja hidratado. Aps bem batidos, coe-os com um pano de algodo reservado especialmente para isso (uma fronha pequena funciona bem). Esprema bem para retirar todo o lquido. Em uma panela, cozinhe o leite por aproximadamente 25 mins em fogo baixo, mexendo de vez em quando e tomando cuidado para que o leite no transborde da panela. - Para saborizar o leite, voc pode adicionar um pouco de baunilha, canela ou cravo. Conserve em geladeira por no mximo 3 dias.

Leite de amendoim
Leve 4 copos de gua para ferver (se desejar um leite bem encorpado, adicione uma colher de aveia e deixe ferver por 3 minutos). Bata bem no liquidificador, junto com 1 xcara cheia de amendoins torrados e sem sal. Coe.

Leite de gergelim
Coloque 1/2 xcara de gergelins crus de molho em um copo de gua de 40 mins a 1 hora. Descarte a gua do molho, adicione 2 copos de gua e bata bem no liquidificador. Coe.

Leite de Alpiste
Coloque cinco colheres de alpiste em um copo com gua. Deixe de molho de um dia para o outro. Escoe a gua e substitua por um litro de gua filtrada. Bata no liquidificador, coe.

Leite de aveia
Coloque uma xcara de aveia em p e duas xcaras de gua, e bata no liquidificador. Se preferir, coe. Este leite tambm serve para substituir creme de leite em receitas que vo ao forno, basta acrescentar uma quantidade maior de aveia para que o leite fique mais cremoso.

Leite de coco
Retire a gua de um coco seco, e quebre-o. Leve ao forno por alguns minutos, isso ir fazer com que a polpa se desgrude da casca mais facilmente. Retire a polpa e bata no liquidificador com 900 ml de gua. Coe com um pano de algodo. Use a polpa que sobrar no pano para fazer receitas que levem coco ralado.

Leite de girassol
Coloque uma xcara de sementes de girassol sem a casca, de molho de um dia para o outro (8 horas). Lave-os com gua corrente e bata-os em liquidificador com 4 copos de gua filtrada. Coar opcional.

Leite de inhame
Descasque 1 inhame japons pequeno e bata no liquidificador com uma xcara de gua. Coe em pano de algodo.

Leite de linhaa
Para preparar 1 copo de leite, mea 2 colheres de sopa de linhaa para cada copo de leite que ir preparar(para crianas, utilize apenas 1 colher de sobremesa para cada copo); lave os gros em uma peneira, cubra-os com gua e deixe de molho em um recipiente de vidro ou cermica, idealmente entre 2 a 4 horas. Aps este perodo, bata-os bem no liquidificador com um copo de gua filtrada, e coe-os em uma peneira.

Leite de castanha
Deixe as castanhas de molho na gua, por varias horas ou de um dia para o outro. A proporo 1 xcara de castanhas para 3 copos de gua filtrada. Bata no liquidificador e coe.

Leite de amndoas
Deixe as amndoas de molho na gua, por varias horas . A proporo 1 xcara de amndoas para 3 copos de gua filtrada. Bata no liquidificador e coe.

Leite de quinoa

Em uma panela, adicione 4 colheres de gros de quinoa e um litro de gua. Espere at que a gua ferva e ento, descarte-a mantendo apenas os gros (isso necessrio para retirar uma resina de sabor amargo presente na quinoa); em seguida adicione mais 1 litro de gua filtrada e deixe cozinhar por aproximadamente 25 mins. Bata-os no liquidificador; co-los opcional. Conserve em geladeira.

Manteiga vegana
Creme de milho, substituto para manteiga de origem animal

Ingredientes

1 xcara de farinha de milho pr-cozida 2 e 1/2 xcaras de gua 1/2 xcara de leo de milho 1 colher de ch de sal marinho 1 colher de sopa de suco de limo
Preparo

Misture a farinha de milho e o sal com a gua e leve para cozinhar em fogo mdio, mexendo por cerca de 5 minutos. Bata no liquidificador, com o leo e o limo at ficar bem homogneo. Utilize para passar no po, torradas, biscoitos, etc. Conserve em geladeira; consuma em temperatura ambiente. Aps esfriar o creme fica firme, porm cremoso. possvel variar para uma textura mais mole, adicionando um pouco mais de gua no cozimento e de leo ao bater.

Receita de Baba ganoush

Ingredientes

1 berinjela grande 2 colheres de sopa de tahine 3 dentes de alho picados e amassados Sumo de meio limo
Preparo

Asse a beringela inteira no forno por 25 minutos. Retire a polpa e deixe esfriar. Misture o alho amassado com tahine, limo e sal, acrescente a beringela, e misture bem, sirva com po srio ou outro po de sua preferncia.

Receita de margarina vegana caseira


Substituto vegano para margarina industrializada
Ingredientes

1/2 xcara de extrato de soja em p sem sabor ou acar 1/2 xcara de gua 1 colher de sopa de vinagre ou suco de limo 1/2 xcara de leo de milho, azeite ou soja sal a gosto
Preparo

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Quanto mais batida, melhor ser a consistncia. Leve geladeira por algumas horas antes de utilizar. Dica: experimente adicionar ervas e temperos seu gosto. Pode ser feita com leite de soja fresco no lugar da gua.

Molho de iogurte para salada


Com iogurte de soja

Ingredientes

1/2 xcara de iogurte de soja (aprenda a preparar em casa) 1/2 pepino sumo de 1/2 limo 3 colheres de azeite extra virgem 1 colher de sopa de hortel picada mida 1 pitada de pimenta do reino sal gosto
Modo de preparo

Descasque o pepino e rale bem fino (despreze o miolo com as sementes). Adicione os ingredientes um a um, misturando. Deixe o iogurte por ltimo. Caso no tenha hortel fresca, utilize a erva desidratada. Coloque em uma molheira e sirva com saladas variadas. Combina bem com rcula e tomate.

manteiga feita de azeite e ervas substituto da margarina e da manteiga


Indicada pelo nutricionista Mrcio Leandro Ribeiro de Souza

A receita bem simples e fcil de preparar. Basta colocar azeite extra-virgem (acidez 0,3% e acondicionado em vidro escuro) com ervas em uma vasilha e lev-lo geladeira. Pode colocar inicialmente no congelador, e depois na geladeira. O azeite de qualidade se solidifica em baixas temperaturas. Se o azeite no solidificar, ele pode estar batizado com outros leos.

Algumas ervas so timas opes: manjerico, salsinha, alecrim, tomilho, organo, entre outras. Variar as ervas. Sufl de couve flor

ingredientes

1 xicara e meia de gro de bico 4 colheres de azeite 2 colheres de farinha de arroz 1 mao de couve flor 1 xcara de leite de soja 1 colher de sobremesa de polvilho azedo 1 pitada de pimenta do reino 2 cebolas grandes 2 dentes de alho
Preparo

Deixe o gro de bico de molho em gua de um dia para o outro. Escorra. Cozinhe o couve flor na gua com 1 pitada de sal e uma cebola, pique e reserve. Bata no liquidificador o gro de bico com cebolinha, sal, alho e cebola, at ficar homogneo. Para o creme: refogue a cebola picada no azeite, acrescente a farinha de arroz, o leite de soja e misture bem, tempere com pimenta do reino a gosto, sal e o polvilho. Na forma, coloque metade da mistura de grao de bico; recheie com o couve flor e uma camada de creme; por fim, cubra com a outra metade do gro de bico. Asse em forno mdio por cerca de 25 a 30 minutos

Torta de arroz
Torta salgada de liquidificador com massa de arroz; sem farinha de trigo.

Ingredientes Massa

1 e 1/2 xcaras de farinha de arroz 1/2 xcara de amido de milho 1/4 de xcara de leo 1/2 xcara de cebola picada 1 copo de gua 2 colheres de sopa de farinha de quinoa 1/2 colher de sobremesa de sal 1 colher de sobremesa de fermento em p 1 pitada de aafro (opcional)
Recheio

1 xcara de protena texturizada de soja 2 tomates maduros picados e sem pele 1 cebola mdia picada 1/2 abobrinha ralada com a casca 1 colher de sopa de molho shoyu 1 colher de sopa coentro em p 1 pitada de pimenta-do-reino 5 azeitonas verdes picadas salsinha e cebolinha picadas gosto 1 xcara de queijo vegetal de sua preferncia (cremoso ou ralado)
Preparo

Para o recheio hidrate a soja cobrindo-a com gua quente por 15 minutos. Esprema com as mos para retirar a gua e reserve. Refogue a cebola at dourar; acrescente os tomates picados, a abobrinha e os temperos e deixe refogar por 5 minutos. Por ltimo acrescente a soja e as ervas, misture bem e refogue por mais alguns minutos. Espere esfriar. Para a massa bata a gua, a farinha de quinoa, o leo e a cebola no liquidificador; quando estiver homogneo, acrescente aos poucos e bata a farinha de arroz e o amido de milho. Por ltimo, adicione e bata o fermento em p. Em uma forma untada e enfarinhada, despeje metade da massa. coloque por cima o refogado de soja e por cima o queijo vegetal. Por ltimo, cubra com o resto da massa.

Esta mesma massa pode ser utilizada com o recheio de sua preferncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen